Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 28, Número: 1, Publicado: 2022
  • Afinidades e Diferenças: Algumas Considerações sobre a Política da Consideração (Parte 2) Artigo

    Fausto, Carlos; Costa, Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo é a segunda parte de nossa discussão sobre a “política da consideração” proposta por José Kelly e Marcos Matos, e sua relação com as nossas teorias da maestria. Na primeira parte, publicada no número anterior deste periódico, analisamos as premissas dos autores e reinterpretamos os dados etnográficos nos quais estas se sustentam. Nesta segunda parte, reivindicamos o lugar central dos esquemas relacionais da maestria na etnologia indígena, e traçamos sua pertinência em diferentes contextos etnográficos. Em seguida, nós nos voltamos para a região do médio Juruá-Purus e dos povos Arawá e Katukina que habitam a região para oferecer uma análise diferente da suposta ‘alternância’ e ‘mutualidade’ que vigorariam na região segundo a ótica da política da consideração. Por fim, refletimos sobre a importância política da figura do ‘mestre’ ou ‘dono’ nas relações dos povos indígenas com os Estados-nações em que vivem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo es la segunda parte de nuestra discusión sobre la “política de la consideración” propuesta por José Kelly y Marcos Matos, y su relación con nuestras teorías de la maestría. En la primera parte, publicada en el número anterior de esta revista, analizamos las premisas de los autores y reinterpretamos los datos etnográficos sobre los cuales estos se sustentan. En esta segunda parte, reivindicamos el lugar central de los esquemas relacionales de la maestría en la etnología indígena, y trazamos su pertenencia en diferentes contextos etnográficos. En seguida, nos dedicamos a la región del medio Juruá-Purus, y de los pueblos Arawá y Katukina que habitan la región, para ofrecer un análisis diferente de la supuesta “alternancia” y “mutualidad” que adquirirían vigor en la región desde la óptica de la política de la consideración. Por último, reflexionamos sobre la importancia política de la figura del “maestro” o “dueño” en las relaciones de los pueblos indígenas con los estados-nación en los que viven.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This is the second part of our discussion of José Kelly and Marcos Matos’s “politics of regard” and its relation to our theories of mastery. In the first part, published in the previous issue of this journal, we analysed the authors’ premisses and reinterpreted the ethnographic data that they use to support it. In this second part, we reclaim the central place of the relational schema of mastery in lowland South American anthropology, and trace its pertinence in different ethnographic contexts. We then shift the middle course of the Juruá and Purus rivers, and the Arawá and Katukina speaking people that inhabit it, to provide a different analysis of the purported ‘alteration’ and ‘mutuality’ that would characterise the region according to politics of regard. Finally, we consider the political importance of the figure of ‘master’ or ‘owner’ in the relations that Indigenous peoples sustain with the nation states in which they live.
  • “A doença do mundo”: xamanismo baniwa contra a pandemia Artigo

    Vianna, João; Fontes, Afonso; Cardoso, Ilda da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo explora a pesquisa de um iñapakaita, benzedor, Afonso Fontes, homem baniwa do clã Hoohodene, por uma encantação xamânica para uma doença: a covid-19. Essa busca será compreendida como inventiva, nos termos da dialética wagneriana (2010), pois ocorre a partir de seus conhecimentos do cosmos, dos mundos mítico e atual, não humanos e humanos, indígenas e não indígenas. A análise das fórmulas verbais contidas na encantação de Afonso contra o coronavírus descreverá o seu caráter composicional, explicitando perspectivas a partir das quais são constituídas, bem como a agência xamânica atua na reordenação do cosmos. Por fim, realizam-se apontamentos de ordem especulativa, desde uma crítica xamânica, sobre o surgimento das doenças como conectadas a outros colapsos e associados ao modo de vida dos não indígenas no Antropoceno.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo explora la investigación realizada por un iñapakaita, benzedor, Afonso Fontes, un hombre baniwa del clan Hoohodene, en la procura de un encantamiento chamánico para una enfermedad desconocida: el Covid-19. La búsqueda se entenderá como inventiva, en los términos de la dialéctica wagneriana (2010), porque se produce a partir de su conocimiento del cosmos, de los mundos míticos y presentes, no humanos y humanos, indígenas y no indígenas. El análisis de las fórmulas verbales contenidas en el encantamiento de Afonso contra el coronavirus describirá su carácter compositivo, explicando las perspectivas desde las que se constituyen, así como la agencia chamánica en la reordenación del cosmos. Por último, se hacen apuntes especulativos, desde una crítica chamánica, sobre la aparición de enfermedades entendidas como conectadas a otros colapsos y asociadas al modo de vida y a las elecciones de los no indígenas en el Antropoceno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores how a healer (iñapakaita), Afonso Fontes, a Baniwa man of the Hoohodene clan, searches for a shamanic incantation against an unknown disease: Covid-19. The iñapakaita's quest is understood to be inventive, in terms of Wagnerian dialectics (2010), because it derives from his knowledge of the cosmos, of mythical and actual worlds, of non-human and human, and of indigenous and non-indigenous. The analysis of the verbal formulas contained in Afonso's incantation against the coronavirus describes their compositional character, making explicit the perspectives from which they are constituted, as well as the shamanic agency in reordering the cosmos. Finally, starting from a shamanic critique, the article speculates on the emergence of illnesses as connected to other collapses and associated with the way of life of non-indigenous people in the Anthropocene.
  • O subsistema é nosso: mobilizações indígenas e a coletivização do cuidado no Brasil Artigo

    Magalhães, Aline Moreira

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo visa esboçar um panorama histórico e político sobre a relação entre indígenas e Estado no Brasil à luz do processo da Reforma Sanitária ocorrida a partir da década de 1970. Recupera e problematiza, com base em pesquisa e literatura em torno do tema, as concepções políticas subjacentes à diretriz participação, conforme prevista pela Constituição de 1988 e pela Lei Arouca de 1999, que implementa o subsistema de saúde indígena (SASI-SUS), assim como, em contrapartida, as operacionalidades efetivas da participação. À diferença do SUS, o SASI-SUS priorizou o aspecto federativo da gestão e a incorporação sistemática do debate sobre práticas e estratégias de cuidado indígenas no âmbito do atendimento cotidiano do subsistema, ambos apropriados pelo movimento indígena. Argumenta-se que a incorporação desses princípios constitui um elemento importante das relações entre movimento indígena e Estado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo traza un panorama histórico y político sobre la relación entre indígenas y Estado en Brasil, a la luz del proceso de la Reforma Sanitaria ocurrida a partir de la década de 1970. Recupera y problematiza, en base a investigaciones y literatura en torno al tema, las concepciones políticas subyacentes en la directriz de participación, prevista en la Constitución de 1988 y en la Ley de Arouca de 1999, que implementa tanto el subsistema de salud indígena (SASI-SUS) así como, en contrapartida, las operatividades efectivas de la participación. A diferencia del SUS, el SASI-SUS priorizó la dimensión federativa de la gestión y la incorporación sistemática del debate sobre prácticas y estrategias de cuidado indígenas en el atendimiento cotidiano del subsistema, ambas apropiadas por el movimiento indígena. Se argumenta que la incorporación de esos principios constituye un elemento importante de las relaciones entre movimiento indígena y Estado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article sketches a historical and political overview of the relationship between Indigenous people and the state in Brazil in light of the process of healthcare reform that took place in the 1970s. Based on research and a literature review of this issue, it resumes and problematizes political concepts that underlie the guidelines for participation, as enshrined in the Constitution of 1988 and the Arouca Law of 1999, which established the Indigenous Healthcare Subsystem (SASI-SUS), as well as its counterpart, the effective operational forms of participation. Unlike the national Unified Healthcare System, the Indigenous Healthcare Subsystem gave priority to the federative aspect of administration and the systematic incorporation of the debate on Indigenous healthcare practices and strategies in the realm of daily care within the subsystem, both appropriated by the Indigenous movement. The article affirms that the incorporation of these principles is an important element in relations between the Indigenous movement and the state.
  • Artes marciais no Alto Xingu: mito, história e transformações entre guerra e ritual Artigo

    Costa, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto pretende debater as artes marciais no Alto Xingu. A luta corporal (kindene) e os dardos (jawari) são competições esportivas realizadas durante os rituais interétnicos. O egitsü, ritual pós-funerário aruak-karib, é celebrado em homenagem aos chefes falecidos. É o momento de maior visibilidade e a luta que o encerra, o evento principal, um ensinamento mitológico. O jawari, ritual de origem tupi e também relacionado à chefia, faz a incorporação desses grupos ao universo xinguano no plano histórico. Tais artes marciais serão pensadas como mecanismos voltados à pacificação das relações entre os povos que passam a compor esse sistema regional, a especificidade da pax xinguana. Para tanto, utilizaremos a ferramenta do “enfraquecimento das oposições”, desenvolvida por Lévi-Strauss, na demonstração das transformações entre guerra e ritual.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto tiene como objetivo discutir las artes marciales en el Alto Xingu. Las peleas corporales (kindene) y los dardos (jawari) son competencias deportivas que se llevan a cabo durante los rituales interétnicos. Egitsü, un ritual aruak-karib post funerario, se celebra en honor a los jefes fallecidos. Es el momento de mayor visibilidad y la lucha que lo termina, el evento principal, una enseñanza mitológica. El jawari, un ritual de origen tupí y también relacionado con el liderazgo, incorpora estos grupos al universo xinguano en el plan histórico. Tales artes marciales serán consideradas como mecanismos destinados a pacificar las relaciones entre los grupos que forman parte de este sistema regional, la especificidad de la pax xinguana. Con este fin, utilizaremos la herramienta de “debilitamiento de las oposiciones”, desarrollada por Lévi-Strauss, para demostrar las transformaciones entre la guerra y el ritual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article debates martial arts in the Upper Xingu. Wrestling (kindene) and darts (jawari) are sporting competitions held during interethnic rituals. Egitsü, the aruak-karib post-funerary ritual, is celebrated in honour of deceased chiefs. It is the moment of greatest visibility and the match that ends it, the main event, is a mythological lesson. Jawari, a ritual of Tupi origin and also related to chieftaincy, historically incorporated these groups into the Xinguan universe. These martial arts are to be understood as mechanisms aimed at pacifying the relations between the peoples who come to compose this regional system, the specificity of the pax xinguana. I therefore plan to use the idea of the ‘weakening of oppositions’, developed by Lévi-Strauss, to demonstrate the transformations between war and ritual.
  • Os “massacres” e a “cultura” na produção de memórias entre coletivos pilagá e qom em contextos interculturais Artículo

    Greco, Lucrecia Raquel; Gustavsson, Anne

    Resumo em Português:

    Resumo Analisamos os modos com que alguns coletivos indígenas toba qom e pilagá de Formosa, Argentina, se relacionam com o passado no marco de pesquisas participativas focadas na produção de memórias junto com atores não indígenas. Consideramos os modos com que a história recente se sedimentou nos posicionamentos atuais dos coletivos e indagamos sobre situações concretas de produção de memórias identificando noções-chave e tensões na elaboração de historicidades. Observamos que tais noções divergem entre os dois coletivos. No caso qom, ativar memórias sobre a “cultura” do passado faz parte dos projetos e das práticas cotidianos de algumas/alguns atores com os quais trabalhamos. Já entre nossas/os interlocutores pilagá, o trabalho de memória sobre o passado indígena prioriza a reflexão e a indagação sobre episódios de violência sofridos por eles.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Analizamos los modos en que algunos colectivos indígenas toba o qom y pilagá de Formosa, Argentina, se relacionan con el pasado en el marco de investigaciones participativas enfocadas en la producción de memorias junto con actores no indígenas. Consideramos los modos en que la historia reciente sedimentó en las experiencias y prácticas actuales de los colectivos, e indagamos en situaciones concretas de producción de memorias identificando nociones claves y tensiones en la elaboración de historicidades. Observamos que tales nociones divergen entre ambos colectivos. En el caso qom, activar memorias en torno a la “cultura” de antes forma parte de los proyectos y prácticas cotidianos de algunas y algunos actores con los cuales trabajamos. Mientras que para nuestras y nuestros interlocutoras/es pilagá el trabajo de memoria sobre el pasado indígena prioriza la reflexión e indagación sobre episodios de violencia que sufrieron ellos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We analyse how some Toba or Qom and Pilagá Indigenous groups in Formosa, Argentina relate to their past in the context of participatory research projects focused on the production of memories alongside non-indigenous actors. We consider how recent history has become sedimented in these groups' current positionings and practices and inquire into concrete situations of memory production by identifying key notions, as well as tensions in the construction of their historicities. We observe that the notions mobilized diverge between both groups. In the Qom case, memories about the “culture” they once had are activated and become part of their everyday practices and projects. In contrast, for our Pilagá interlocutors, memory work on the Indigenous past prioritizes reflections of and research on episodes of violence suffered by their people.
  • Estado, Gênero e Covid-19: trânsitos de mulheres por setores da administração pública em tempos de pandemia Artigo

    Lacerda, Paula

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa práticas de Estado que estiveram em curso durante a pandemia da Covid-19, bem como reações e percepções acionadas por mulheres negras, moradoras da cidade de Altamira, no Pará. Em perspectiva etnográfica, o artigo argumenta que a pandemia da Covid-19 apresenta novos elementos para o estudo da administração pública, tanto no que se refere às práticas quanto no que se refere às representações sobre serviços e setores públicos. A pandemia da Covid-19, compreendida como evento excepcional incorporado ao fluxo das relações sociais e às dinâmicas dos serviços públicos, aponta para a tendência na fragilidade de direitos que afeta sobretudo a dinâmica do cotidiano das mulheres, uma vez que elas estão implicadas em práticas de cuidado e dedicação de tempo a outras pessoas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo analiza las prácticas estatales ocurridas durante la pandemia Covid-19, así como las reacciones y percepciones por parte de las mujeres negras residentes en la ciudad de Altamira, Pará. En perspectiva etnográfica, el artículo sostiene que la pandemia Covid-19 presenta nuevos elementos para el estudio de la administración pública, tanto en términos de prácticas como en términos de representaciones sobre servicios y sectores públicos. La pandemia Covid-19, entendida como un evento excepcional incorporado al flujo de las relaciones sociales y la dinámica de los servicios públicos, apunta a la tendencia de la fragilidad de los derechos que afecta principalmente la dinámica de la vida cotidiana de las mujeres, ya que están implicadas en prácticas de cuidado y dedicación de tiempo a los demás.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes state practices during the Covid-19 pandemic, as well as the reactions and perceptions of Black women living in the city of Altamira, in the Brazilian state of Pará. Through an ethnographic perspective, the article argues that Covid- 19 presents new elements for the study of public administration, both in terms of its practices and in terms of representations of services and public sectors. The Covid-19 pandemic, understood as an exceptional event incorporated into the flow of social relations and the dynamics of public services, points to the fragile tendency of rights that affects, first and foremost, the dynamics of women's daily lives, since they are implicated in care and dedicate their time to others.
  • O Cuidado além do Reparo Artigo

    Drotbohm, Heike

    Resumo em Português:

    Resumo Importar-se com os outros e cuidar dos outros - sejam outras pessoas, coletividades, plantas, animais ou o clima - é um ato cotidiano e recorrente. Em algum momento da vida, quase todos os seres humanos precisam ser cuidados, são cuidados e, por fim, cuidam. Na antropologia, a noção crítica de cuidado constitui uma ferramenta analítica para considerar seriamente as contingências da vida e para compreender os modos como as pessoas atribuem sentido a diferentes tipos de atos, atitudes e valores. Este artigo argumenta que a dimensão normativa do conceito é parte de um binarismo cultural que hierarquiza o mundo de acordo com esferas da existência às quais são atribuídos valores distintos. Concentrando-se nesta normatividade como algo intrínseco à noção, o artigo estabelece uma distinção entre três campos empíricos complementares: o cuidado como reprodução social (globalizada), o cuidado como assimetria institucionalizada, e o cuidado para além do excepcionalismo humano. Fica claro que o cuidado oscila entre duas perspectivas distintas, produzindo uma tensão específica: por um lado, o conceito de cuidado apresenta uma dimensão protetora e conservadora ligada ao passado, por outro, incorpora uma dimensão transformativa por meio de suas noções de desenvolvimento, progresso e aprimoramento. Para ir além de nossa própria concepção (potencial ou inevitavelmente) acadêmica, eurocêntrica ou humanocêntrica da noção de cuidado, este ensaio sugere levar “o cuidado além do reparo”: podemos fazê-lo, em primeiro lugar, indagando qual é o papel da pesquisa nesta ética da diferenciação e, em seguida, identificando perspectivas e posicionalidades as quais, à primeira vista, parecem indistintas ou desarticuladas e, por isso, desafiam categorias já familiares de avaliação e distinção. Encarado desta maneira, o cuidado além do reparo nos chama a atenção para o fazer e o desfazer da existência humana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Importarse con los otros y cuidar a los otros -es decir, a otras personas, colectividades, plantas, animales o al clima- es un acto cotidiano y recurrente. En algún momento de la vida, casi todos los seres humanos necesitan ser cuidados, encuentran cuidados y, finalmente, cuidan. En la antropología, la noción crítica de cuidado constituye una herramienta analítica para considerar seriamente las contingencias de la vida y para comprender las formas en que las personas atribuyen significado a diferentes tipos de actos, actitudes y valores. En este artículo se argumenta que la dimensión normativa del concepto forma parte de un binarismo cultural que jerarquiza el mundo de acuerdo con esferas de existencia valoradas de forma diferente. Concentrándose en esta normatividad como inherente a la noción del concepto, el texto distingue tres campos empíricos complementarios: el cuidado como reproducción social (globalizada), el cuidado como asimetría institucionalizada y el cuidado más allá del excepcionalismo humano. Queda claro que el cuidado oscila entre dos perspectivas diferentes, produciendo una tensión particular: por un lado, el concepto de cuidado representa una dimensión protectora y conservadora ligada all pasado. Por otro lado, incorpora una dimensión transformadora a través de sus nociones de desarrollo, progreso y mejora. Para ir más allá de nuestra propia comprensión (potencial o inevitablemente) académica, eurocéntrica o humanocéntrica de la noción de cuidado, este ensayo sugiere entender “el cuidado más allá de la reparación”: Podemos hacerlo, en primer lugar, preguntando qué papel desempeña la investigación en esta ética de la diferenciación y, en segundo lugar, identificando perspectivas y posicionamientos que, a primera vista, parecen indistintos o inarticulados y, por tanto, desafían las categorías ya familiares de evaluación y distinción . Visto de este modo, “el cuidado más allá de la reparación” llama la atención sobre el hacer y deshacer de la existencia humana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract To care about and for others - i.e. other people, collectivities, plants, animals or the climate - is a mundane and ubiquitous act. At some point in life, almost every human being needs to be cared for, encounters care and, eventually, provides care. In anthropology, the critical notion of care provides an analytic tool for seriously considering life’s contingencies and for understanding the ways people ascribe meaning to different kind of acts, attitudes and values. This chapter argues that the concept’s normative dimension forms part of a cultural binarism that hierarchizes the world according to differently valued spheres of existence. Concentrating on this normativity as inherent to the notion, the chapter distinguishes three complementary empirical fields: care as (globalized) social reproduction, care as institutionalized asymmetry and care beyond human exceptionalism. It becomes clear that care oscillates between two different perspectives, producing a particular tension: on the one hand, the care concept features a protective and conservative dimension that is congruent with the past; on the other hand, the concept incorporates a transformational dimension through its notions of development, progress and improvement. To move beyond our own (potentially or inevitably) academic, Eurocentric or human-centric understanding of the notion, this article suggests moving ‘care beyond repair’. We can do so, first, by asking what role research plays in this differentiating ethics and, second, by identifying perspectives and positionalities that, at first glance, appear indistinct or inarticulate, and hence do not confirm already familiar categories of evaluation and distinction. Seen this way, care beyond repair draws attention to the making and unmaking of human existence.
  • Comendo com(o) Caipora: Encontros que “encantam” o sertão na Bahia Artigo

    Lopes, Gabriel Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo Na caatinga da Bahia, os encontros cinegéticos entre Caipora, a “mãe-das-caças”, e caçadores têm como relação privilegiada uma diplomacia cosmopolítica (prestar atenção, doar, respeitar, negociar, ser advertido). No entanto, um encontro solitário com Caipora exprime relações sociais que implicam tanto uma diferença como uma luta de perspectivas. Ou seja, na primeira (diferença), a comensalidade, iniciada pelos sedutores e enganadores sons (“ariar”) que afetam o sujeito (“idear”), é tomada como captura, pelos nativos, e como familiarização, por Caipora, pois ao comer com ela, a pessoa “se encanta”, desaparece “das vistas” da humanidade como a conhecemos e vira-Caipora; na segunda (luta), há uma disputa entre dois sujeitos para ocupar o ponto de vista, posto que a posição dêitica do “eu” não está dada de antemão, gozará dela quem for capaz de amedrontar o outro, que se tornará o “tu” neste encontro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la caatinga de Bahia, los encuentros cinegéticos entre Caipora, la “mãe-das-caças”, y cazadores tiene como relación privilegiada una diplomacia cosmopolítica (prestar atención, donar, respetar, negociar, ser advertido). Sin embargo, un encuentro solitario con Caipora exprime relaciones sociales que implican tanto una diferencia como una lucha de perspectivas. Es decir, en la primera (diferencia), la comensalidad, iniciada por los seductores y engañadores sonidos (“ariar”) que afectan al sujeto (“idear”), es tomada como captura, por los nativos, y como familiarización, por Caipora, pues al comer con Caipora la persona “se encanta”, desaparece “das vistas” de la humanidad como la conocemos y vira-Caipora; en la segunda (lucha) hay una disputa entre dos sujetos para ocupar el punto de vista, puesto que la posición deíctica del “yo” no está dada de antemano sino que gozará de ella quien sea capaz de amedrantar al otro, que se volverá el “tú” en este encuentro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Bahia’s caatinga, cosmopolitical diplomacy (paying attention, donating, respecting, negotiating, being warned) is a privileged relationship in cynegetic encounters between Caipora, the “mãe-das-caças” (mother-of-game) and hunters. However, a solitary encounter with Caipora expresses social relationships that imply both a difference and a struggle of perspectives. That is, in the former (difference), a commensality, defined by the seductive and deceiving sounds (“ariar”) that affect the subject (“idear”), is taken as capture by the natives and as familiarization by Caipora, since by eating with it, a person “becomes enchanted”, disappears das vistas (from sight) of humanity as we know it and becomes Caipora; in the latter (struggle), there is a dispute between two subjects as to which occupies the point of view, since the deictic position of the “I” is not pre-given and whosoever is able to frighten the other will accede to it, while that other will become the “you” in this meeting.
  • AMARASURIYA, Harini; KELLY, Tobias; MAUNAGURU, Sidharthan; OUSTINOVA-STJEPANOVIC, Galina & SPENCER, Jonathan (eds.). 2020. The Intimate Life of Dissent: Anthropological Perspectives. London: University College of London - UCL Press. 224 pp. Resenha

    Macedo, Victor Miguel Castillo de
  • Lévi-Strauss, Claude. 2019. Anthropologie structurale zéro, préfacé et édité par Vincent Debaene, Editions du Seuil, 333p. Resenha

    Olavarría, María Eugenia
  • PENNY, H. Glenn 2021. In Humboldt's Shadow: A Tragic History of German Ethnology. Princeton: Princeton University Press. 240 pp. Resenha

    Françozo, Mariana
  • FRANCHETTO, Bruna & BALYKOVA, Kristina (orgs.). 2020. Índio não fala só tupi: uma viagem pelas línguas dos povos originários no Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras. 249 pp. Resenha

    Sá, Thiago Braga
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com