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Varia Historia, Volume: 37, Número: 75, Publicado: 2021
  • Editorial Sobre dossiês Editorial

    LIEBEL, Sılvıa
  • Apresentação Oceanos como espaços de produção de conhecimento Dossiê

    LOPES, Maria Margaret
  • O Estudo científico do mar entre ciência e política Estado, laboratórios e cientistas (1910-1926) Dossiê

    SALGUEIRO, Ângela

    Resumo em Português:

    Resumo Estudar o processo de institucionalização da biologia marinha em Portugal é fundamental para a compreensão do estudo científico do mar, espaço que permanecia bastante desconhecido no início do século XX. Partindo da análise das primeiras estações experimentais, a Estação da Foz e a Estação de Biologia Marítima, cuja atividade tem lugar no Atlântico europeu, pretende-se compreender o papel desempenhado pelos diferentes atores em presença; a sua influência na definição, ou não, de políticas públicas para o oceano; e identificar casos de interseção entre ciência, política e economia. Apesar de se verificarem iniciativas anteriores ao período republicano (1910-1926), seria nesse contexto que se criariam as condições indispensáveis à afirmação disciplinar da biologia marinha e à formação de especialistas, pelo apoio governamental ao setor e pela valorização pública das instituições científicas. Partindo de uma análise extensiva das fontes impressas disponíveis em arquivos e bibliotecas públicas, sob a perspetiva da história da ciência, tornou-se evidente a vantagem do modelo estatal no desenvolvimento de estabelecimentos dedicados à investigação em biologia marinha, o que possibilitaria um diálogo frutífero entre ciência, as necessidades estratégicas estatais e a definição de políticas públicas de governança do oceano, no âmbito do ICES.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Studying the institutionalization process of marine biology in Portugal is mandatory to understand the scientific study of the sea, a space which was very unknown in the beginning of the 20th century. Starting with the first experimental stations, the Estação da Foz and the Estação de Biologia Marítima, whose activity took place in the European Atlantic, we aim to understand the role of the different actors; their influence in the definition, or not, of public policies concerning the ocean; and to identify cases of intersection between science, politics, and economy. Despite the existence of initiatives prior to the Republic period (1910-1926), it was among this context that the indispensable conditions would be created to the disciplinary affirmation of the marine biology and the training of specialists, by the government support and by the public valorisation of scientific institutions. Starting from an extensive analysis of the printed sources available in public archives and libraries, under the history of science perspective, it became evident the advantage of the state model in the development of establishments dedicated to research, enabling a rich dialogue between science, the State strategical needs and the definition of public policies of ocean governance, within the scope of ICES.
  • Culturas científicas sobre os oceanos na historiografia das ciências no Brasil Dossiê

    LOPES, Maria Margaret

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo menciona iniciativas relacionadas à construção das culturas científicas sobre os oceanos no Brasil, dos meados do século XIX à primeira metade do século XX. Identificando os oceanos como espaços de produção de conhecimentos, aborda como os oceanos, desde suas águas, sua biodiversidade, suas ilhas, profundidades, tornaram-se objetos específicos de pesquisas. Nesses processos, agentes e agências se forjaram no contexto de complexos campos científicos interdisciplinares, que se modificaram internacionalmente e nas instituições brasileiras. Dialogando com conhecidos autores da História das Ciências, o artigo se organiza em subtemas que se intercruzam, como expedições oceânicas, publicações e instituições. Conclui destacando a necessidade de reflexão historiográfica sobre os atuais empreendimentos globais de exploração dos recursos minerais do mar, especialmente nestes anos em que a ONU celebra a Década das Ciências dos Oceanos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article mentions some initiatives related to the construction of scientific cultures about the oceans in Brazil, from the midi-19th century to the first half of the 20th century. It characterizes oceans as spaces of knowledge production, addressing how the oceans, with its waters, biodiversity, islands, and depths, became specific research objects. In these processes, agents and agencies were forged in the context of complex interdisciplinary scientific fields, which were modified both internationally and in Brazilian institutions. Dialoguing with well-known authors of the History of Sciences, the article is organized in intersecting subthemes, such as ocean expeditions, publications, and institutions. It concludes highlighting the need for historiographical reflection on the current global undertakings to explore the mineral resources of the sea, especially in the years between 2021 and 2030, in which the UN celebrates the Decade of Ocean Sciences.
  • Los Balleneros y el conocimiento de los mares del sur en la primera parte del siglo XIX Dossiê

    GARCÍA, Susana V.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La industria ballenera constituyó un negocio a gran escala que generó diversos documentos escritos. Sus agentes tuvieron una gran movilidad, operando en puertos distantes y regiones no mapeadas e interactuando con diferentes espacios naturales y tradiciones culturales. En este trabajo se examinan los tipos de registro y observaciones producidas por esta actividad en los mares del sur durante la primera parte del siglo XIX y las maneras en que esa información circuló, se organizó y fue utilizada entre sectores científicos y navales. Focalizando en la explotación pelágica y la navegación a vela se busca demostrar que la información sobre recursos explotables y descubrimiento de islas y buenos fondeaderos, circuló por amplias redes conformadas por nodos de encuentro y comunicación como los barcos, los muelles y los periódicos comerciales. A partir del análisis de diferentes fuentes históricas, se revisan algunas cuestiones para pensar de qué forma la cultura marítima del mundo ballenero ayudó a modelar un conocimiento global de los océanos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The whaling industry was a large-scale business that generated a variety of written documents. Its agents were highly mobile, operating in distant ports and unmapped regions and interacting with different natural spaces and cultural traditions. This paper examines the types of records and observations produced by this activity in the South Seas during the first part of the nineteenth century and the ways in which this information circulated, was organised and used among scientific and naval sectors. Focusing on pelagic exploitation and sailing, the aim is to demonstrate that information on exploitable resources and the discovery of islands and good anchorages circulated through wide networks made up of meeting and communication nodes such as ships, wharfs and commercial newspapers. From the analysis of different historical sources, some questions are reviewed in order to think about how the maritime culture of the whaling world helped to shape a global knowledge of the oceans.
  • “Para a boa ordem e decoro de minha corte” O decoro no vocabulário político do século XVIII português Artigos

    SANTOS, Antonio Cesar de Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo Neste texto, pretendo apresentar uma discussão sobre o uso e os significados da palavra decoro no contexto da cultura letrada portuguesa do século XVIII, considerando a hipótese de que o vocabulário de uma determinada sociedade permite acesso à realidade histórica desta mesma sociedade. A partir de documentação variada e de bibliografia concernente ao assunto, adoto uma perspectiva que leva em conta quem se utilizava dessa palavra - decoro -, em que situações e com que intenção. Igualmente, utilizei a noção de representação como parte da estratégia para alcançar o sentido atribuído por diferentes agentes àquela palavra. Como resultado, pude encontrar uma estreita relação com o preceito retórico da adequação (o decorum latino), presente em Cícero e em outros autores da Antiguidade, cujas obras circularam naquele contexto intelectual, alcançando, especialmente, o domínio da política, como ficou manifesto no episódio da expulsão da Companhia de Jesus de Portugal e de seus domínios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this text, I intend to present a discussion about the use and the meanings of the word “decorum” in the context of the Portuguese literate culture of the 18th century, considering the hypothesis that the vocabulary of a given society allows access to the historical reality of that same society. From a varied documentation and bibliography on the subject, I adopt a methodological perspective that takes in consideration who used this word - decorum -, in which situations and with what intent. Likewise, the notion of representation is seen as part of the strategy to achieve the meaning attributed by different agents to that word. With that, I was able to find a new relationship as a rhetorical precedent of adequacy (or Latin decorum), present in Cicero and other authors of Ancient History, whose works circulate in an intellectual context, reaching mainly the domain of politics, as it was manifest in the expulsion episode of the Society of Jesus from Portugal and its domains.
  • Um códice perdido de José de Santa Rita Durão A tradução portuguesa do Ensaio Sobre a Poesia Épica, de Voltaire (Lisboa, 1783) Artigos

    MAGALHÃES, Pablo Antonio Iglesias

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo revela a existência de um códice manuscrito setecentista contendo uma tradução portuguesa do Essay sur La Poésie Épique (1727), de Voltaire (1694-1778), que ofereceu as bases para o surgimento da literatura comparada no Ocidente. O tradutor manteve-se sob anonimato, mas o uso da bibliografia material enquanto método de pesquisa, combinado à consulta de outros manuscritos e impressos setecentistas custodiados em arquivos e bibliotecas de Portugal e do Brasil, revelou que o códice, submetido à Real Mesa Censória em 1783, foi produzido por José de Santa Rita Durão, um dos autores mais importantes da segunda metade do século XVIII, e amplia o conhecimento acerca dos estudos literários em Portugal no referido período. O códice apresenta, além da tradução desconhecida, notas autorais inéditas do poeta mineiro, que agregam novas informações sobre o pensamento e a obra do autor de o Caramurú (1781).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article reveals the existence of an eighteenth-century manuscript codex containing a Portuguese translation of Voltaire’s (1694-1778) Essay sur La Poésie Épique (1727), which provided the basis for the emergence of comparative literature in the Western. The translator remained anonymous, but the use of material bibliography as a research method, combined with the consultation of other eighteenth-century manuscripts and printed matter held in archives and libraries in Portugal and Brazil, revealed that the codex, submitted to the Real Mesa Censória in 1783, was produced by José de Santa Rita Durão, one of the most important authors of the second half of the 18th century and expands knowledge about literary studies in Portugal in that period. The codex presents, in addition to the unknown translation, unpublished author notes by the poet from Minas Gerais, which add new information about the thought and work of the author of Caramurú (1781).
  • O fotógrafo Romão Pereira e a criação de uma paisagem tecnocientífica em Moçambique colonial (1886-1891) Artigos

    PEREIRA, Hugo Silveira

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, abordo o uso da fotografia na construção de uma paisagem tecnocientífica em contexto colonial. Para tal, analiso o caso das imagens que o fotógrafo português Manoel Joaquim Romão Pereira produziu sobre a então colónia portuguesa de Moçambique entre 1886 e 1891, e que estão preservadas no Arquivo Histórico Ultramarino (em Lisboa) e no Centro Português de Fotografia (no Porto). Partindo dos princípios de que a fotografia é uma ferramenta crucial na construção de paisagens e que essas não são fenómenos naturais, mas sim construções sociais, argumento que Romão Pereira, ao se focar em objetos da modernização técnica e científica de Moçambique, concorreu para a construção de uma ilusória paisagem tecnocientífica da colónia, que não representava fielmente a realidade local. Ao fazer isto, contribuiu para a representação de Portugal como um país avançado e com capacidade imperial, ao mesmo nível que outras nações coloniais da Europa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper I analyse the use of photography to create a technoscientific landscape in the colonial context. To do so, I study the case of the images produced by Portuguese photographer Manoel Joaquim Romão Pereira about the then Portuguese colony of Mozambique between 1886 and 1891, which are preserved in the Arquivo Histórico Ultramarino (Lisbon) and in the Centro Português de Fotografia (Porto). Drawing from the principles that photography is a key instrument in the construction of landscapes and that these are not natural phenomena, but social constructs, I argue that Romão Pereira, by focusing in objects of technical and scientific modernization of the colony, contributed to the construction of an illusory technoscientific landscape in Mozambique, which did not represent faithfully the colonial reality. By doing so, he added to the representation of Portugal as an advanced country with imperial vocation, on the same level as other colonial nations of Europe.
  • Oceano sem lei A história do Brasil vista do porão do Navio Manaus Artigos

    FARIA, Daniel

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo é dividido em duas partes. Na primeira, são comentados três poetas (Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa e Murilo Mendes) que, na primeira metade do século XX, tematizaram as experiências históricas das guerras, da ascensão dos fascismos e das heranças coloniais em poemas em que a voz lírica se coloca à beira-mar. Na segunda parte, tomaremos o Navio Manaus como objeto de reflexão, sobretudo o uso de seu porão como prisão, tal como relatado em Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos. Aqui, novamente, temos uma experiência histórica contemporânea tematizada por meio de conexões entre história, poesia e imaginário, no que se refere ao espaço oceânico, o qual adquire assim um estatuto de alegoria histórica. Nessa alegoria temos a figuração do emigrante sem porto de chegada, sem lar, aqueles que, segundo Hannah Arendt, perderam o direito de ter direitos. As duas partes do artigo confluem para uma reflexão sobre os frágeis, mas necessários, poderes da narração frente a experiências extremas e traumáticas, em contraste com o esquecimento inocente num mundo sem inocência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is divided into two parts. In the first, three poets are commented (Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes and Fernando Pessoa) who, in the first half of the twentieth century, discussed the historical experiences of wars, the rise of fascisms and colonial inheritances in poems in which the lyrical voice stands by the sea. In the second part, we will take the Manaus Ship as an object of reflection, above all the use of its basement as a prison, as reported in Memórias do Cárcere, by Graciliano Ramos. Here, again, we have a contemporary historical experience thematized through connections between history, poetry and the imaginary, with regard to the oceanic space, which thus acquires a status of historical allegory. In this allegory we have the figure of the emigrant without a port of arrival, without a home, those who, according to Hannah Arendt, lost the right to have rights. The two parts of the article converge for a reflection on the fragile, but necessary, powers of narration in the face of extreme and traumatic experiences, in contrast to the innocent forgetfulness in a world without innocence.
  • Depois da tempestade, o relato Experiência e narrativa em Primo Levi Artigos

    FELIPE, Cleber Vinicius do Amaral

    Resumo em Português:

    Resumo Neste ensaio investigamos de que maneira o longevo topos “depois da tempestade, a bonança” comparece em autores como Homero, Aristóteles, Virgílio, Dante Alighieri, Giacomo Leopardi e Herman Melville para, em seguida, analisarmos sua presença no trabalho de Primo Levi (1919-1987), químico turinense e escritor que sobreviveu e testemunhou os horrores de Auschwitz. Embora o referido lugar-comum apareça, de forma mais evidente, em Os Afogados e os sobreviventes (1986/2016), seus pressupostos ampararam as reflexões de Levi sobre as experiências no Lager, especialmente no que diz respeito aos limites da representação. O itinerário de uma tópica em diferentes (con)textos admite significados nem sempre análogos, pois cada formulação se ampara em prescrições, categorias, orientações e estilos particulares. Por meio deste estudo, pretende-se contribuir com as reflexões sobre o “irrepresentável” na literatura de testemunho, evidenciando um esforço no sentido de figurar o inaudito e amplificar eventos dramáticos e/ou trágicos com argumentos convencionais, muitos deles provenientes de práticas letradas antigas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this work we investigate how the old topos “after the storm comes the calm” appears in authors such like Homer, Aristotle, Virgil, Dante Alighieri, Giacomo Leopardi, and Herman Melville, so as to analyze its presence in the work of Primo Levi (1919-1987), a chemist and writer from Turin who survived and witnessed the horrors of Auschwitz. Although this commonplace appears in a more evident way in The Drowned and the Saved (1986), its assumptions supported Levi’s reflections on the experiences in the Lager, especially in what concerns the limits of representation. The itinerary of a topical in different (con)texts admits meanings not always analogous, because each formulation is based on prescriptions, categories, orientations, and particular styles. Through this study, it is intended to contribute with reflections on what is “unrepresentable” in the literature of testimony, by showing an effort to figure the unheard and amplify dramatic and/or tragic events with conventional arguments, many of them derived from ancient literate practices.
  • A Necessidade de se atentar aos lugares comuns da história urbana e social das cidades Resenhas

    REIS, Philippe Arthur dos
  • A História e o protesto Fios invisíveis entre movimentos sociais e História Social Resenhas

    MINELLI, Ivia
Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antônio Carlos, 6627 , Pampulha, Cidade Universitária, Caixa Postal 253 - CEP 31270-901, Tel./Fax: (55 31) 3409-5045, Belo Horizonte - MG, Brasil - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: variahis@gmail.com