Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Pro-Posições, Volume: 32, Publicado: 2021
  • Uma partida... e uma chegada Editorial

    Gallo, Sílvio
  • Paulo Freire e a Educação: cem anos de dialogação, problematização e transformação Editorial

    Carvalho, Alexandre Filordi de; Gallo, Silvio

    Resumo em Português:

    Resumo O presente dossiê apresenta um conjunto de artigos visando a atualizar a força e a expressão do pensamento e da pedagogia freirianos para a educação contemporânea. A efeméride oportuniza o convite para que distintos campos da educação e seus pesquisadores, abrangendo letramento, educação de jovens e adultos, educação popular, fundamentos da educação, inclusão, educação etnicorracial, metodologias pedagógicas, didática, dentre outros, oportunizem sentido, alcance e atualização teórico-empírico ao vasto trabalho do patrono da educação brasileira. A revista Pro-Posições se soma às inúmeras homenagens feitas ao educador ao longo deste ano, reunindo um conjunto de artigos de autores brasileiros e estrangeiros que, longe da simples apologia à sua obra (tanto nos aspectos teóricos quanto nos práticos), investem em uma espécie de “atualização” do pensamento de Freire, ao trazer para o debate contemporâneo as operações de dialogação, problematização e transformação postas na mesa pelo educador brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This dossier presents a set of articles aimed at updating the strength and expression of Freirian thought and pedagogy for contemporary education. The ephemeris provides an opportunity to invite different fields of education and its researchers, including literacy, youth and adult education, popular education, fundamentals of education, inclusion, ethnic-racial education, pedagogical and didactic methodologies, among others, to create opportunities for meaning, reach and updating theoretical-empirical to the vast work of the patron of Brazilian education. The Pro-Posições journal adds to the numerous tributes paid to the educator throughout this year, bringing together a set of articles by Brazilian and foreign authors who, far from a simple apology for his work (both in theoretical and practical aspects), invest in a kind of “updating” of Freire’s thought, by bringing to the contemporary debate the operations of dialogue, problematization and transformation impulsed by the Brazilian educator.
  • Didática-criação: uma perspectiva freiriana Dossiê: “paulo Freire E A Educação: Cem Anos De Dialogação, Problematização E Transformação”

    Pereira, Irène

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, na continuidade da obra de Paulo Freire, tomada como uma pedagogia emancipatória, propõe desenvolver uma perspectiva estética para a pedagogia crítica, através de uma didática-criação, derivada da noção de pesquisa-criação, que propõe uma articulação entre as investigações no campo das ciências sociais e a dimensão artística. O texto critica a adoção da dimensão estética na perspectiva puramente técnica, visto que na sociedade capitalista também a arte e o estético foram instrumentalizados pelo capital, reivindicando um agir ético como aquele que pode fazer frente a tal realidade. A didática-criação é apresentada em sua dimensão teórica e são apresentados seus usos práticos em uma pedagogia crítica. Ao longo do artigo, colagens digitais são introduzidas para ilustrar as questões trabalhadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In continuation of Paulo Freire’s work, taken as an emancipatory pedagogy, this work proposes to develop an aesthetic perspective for critical pedagogy. To this end, it relies on a didactic-creation, derived from the notion of research-creation, which proposes an articulation between investigations in the field of social sciences and the artistic dimension. Considering that, within a capitalist society, art and the aesthetics were also instrumentalized by capital, the text criticizes the adoption of the aesthetic dimension in a purely technical perspective, claiming an ethical action as one that can deal with such reality. Through a theoretical dimension, this study presents the didactics-creation and its practical uses in a critical pedagogy, introducing digital collages to illustrate the issues addressed.
  • A presença de Paulo Freire na filosofia da práxis de Steve Biko Dossiê: “paulo Freire E A Educação: Cem Anos De Dialogação, Problematização E Transformação”

    Silveira, Paulo Henrique Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo Após a publicação da tradução para o inglês do livro Pedagogia do Oprimido, o método freireano passou a influenciar Steve Biko e outros militantes do movimento da Consciência Negra, na África do Sul. Em comum, Freire e Biko estabelecem uma relação direta entre suas reflexões filosóficas e suas práticas políticas e educacionais. O objetivo deste artigo é investigar os pontos de convergência entre as filosofias da práxis desses dois autores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract After the publication of the English version of the book Pedagogy of the Oppressed, the Freirean method began to influence Steve Biko and other militants of the Black Consciousness movement in South Africa. Both Freire and Biko establish a direct association between their philosophical reflections and their political and educational practices. This text aims to investigate the convergence points between these two authors’ philosophies of praxis.
  • Marcas históricas do movimento ativista surdo em articulação ao pensamento prático de Paulo Freire e Michel Foucault Dossiê: “paulo Freire E A Educação: Cem Anos De Dialogação, Problematização E Transformação”

    Cabello, Janaina; Martins, Vanessa Regina de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Com as conquistas legais e certa visibilidade dada à língua brasileira de sinais (Libras), houve maior aparição das pessoas surdas em variados espaços político-sociais. Ao mesmo tempo, nota-se o contínuo retrocesso de direitos advindo dos discursos assistencialistas do atual governo federal, que, sob a égide de um suposto “cuidado” às pessoas surdas, tem creditado para si o reconhecimento das pautas desta comunidade, configurando um processo de captura no qual as lutas históricas do movimento surdo no país são apagadas. Neste trabalho, buscamos rememorar a história do ativismo surdo no Brasil, cartografando vozes surdas na articulação com as perspectivas freireana e foucaultiana no sentido de esperançar a partir de contracondutas como as feitas por algumas vidas surdas na atualidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The legal achievements and visibility conferred to the Brazilian Sign Language (Libras) led to a greater appearance of deaf people in various socio-political spaces. At the same time, the welfarist discourse of the current federal government, under the auspices of a supposed “care” for deaf people, establishes a setback for rights, assigning for itself the recognition of this community agenda and erasing the historical struggles of the deaf movement in the country. In an attempt to instill hope from counter-conducts such as those made by some deaf lives today, this work aims to recall the history of deaf activism in Brazil, mapping deaf voices in articulation with the Freirean and Foucaultian perspectives.
  • Recepção e não recepção de Paulo Freire na França: das ciências da educação à educação popular Dossiê: “paulo Freire E A Educação: Cem Anos De Dialogação, Problematização E Transformação”

    Olivier, Alain Patrick; Faucher, Eva

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo passa em revista a publicação de obras de Paulo Freire traduzidas na França, bem como a publicação de obras francesas sobre o autor, de modo a colocar em discussão a recepção (ou não recepção) das ideias desse pensador da educação no país europeu. Outra linha investigativa deste artigo é a apresentação de alguns resultados de uma pesquisa realizada com militantes da educação popular na França, também para compreender como a obra e o pensamento de Freire impactam esse campo naquele país. O texto reafirma a ideia corrente de que Paulo Freire é bastante conhecido, mas mostra que é pouco lido naquele país. A recepção de seu pensamento se faz muito mais por meio de comentadores e circulação geral das ideias do que de estudos sistematizados de sua obra. O artigo está dividido em duas partes. A primeira delas tem foco no mundo acadêmico, recenseando as traduções de obras de Freire publicadas na França desde a década de 1960, além de analisar as obras acadêmicas produzidas em torno de seu pensamento. A segunda parte dirige-se ao campo militante da educação popular, que vive um momento de recuperação, inclusive com a publicação, em 2021, de uma nova tradução de Pedagogia do Oprimido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper reviews the publication of translated works of Paulo Freire in France, as well as of French works about the author, to discuss the reception (or non-reception) of the ideas of this thinker of the field of education in the European country. To understand how Freire’s work and thought impact popular education in the country, this article also presents some results of a research with French activists of popular education. The text reinforces the idea that, although a well-known figure, Paulo Freire is scarcely read in the country. The reception of his thought occurs mostly through commentators and the general circulation of ideas than through systematic studies of his work. This article is divided into two parts. First, it focuses on the academic world, listing the translations of Freire’s works published in France from the 1960s onwards and analyzing the academic works produced around his thought. The second part addresses the militant field of popular education, which now experiences a moment of recovery, including with the publication of a new translation of the Pedagogy of the Oppressed, in 2021.
  • Paulo Freire e os nacionalismos populares: A recepção de sua obra na Argentina Dossiê: “paulo Freire E A Educação: Cem Anos De Dialogação, Problematização E Transformação”

    Sgró, Margarita

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho resulta de uma pesquisa sobre a recepção da obra de Paulo Freire na Argentina. A obra Pedagogia do oprimido chegou cedo ao país e teve uma recepção entusiasmada e exerceu influência político-pedagógica não apenas no âmbito da educação, mas também, e especialmente, entre os militantes sindicais, políticos e religiosos que abraçavam as bandeiras de libertação do “Terceiro mundo”. Nesse texto pretendemos mostrar o núcleo de coincidências temáticas existentes entre a obra freireana anterior à Pedagogia do oprimido e o núcleo de problemas político-pedagógicos elaborados pelos nacionalismos populares na Argentina, que confluem majoritariamente para uma frente liderada pelo movimento Peronista.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo es el resultado de una investigación sobre la recepción de la obra de Paulo Freire en Argentina. La obra Pedagogía del oprimido llegó tempranamente al país y tuvo una entusiasta recepción e influencia político-pedagógica no solo en el ámbito de la educación, sino también y especialmente entre los militantes sindicales, políticos, religiosos que abrazaban las banderas de liberación del “Tercer mundo”. En este texto, pretendemos mostrar el núcleo de coincidencias temáticas, que existen entre la obra freireana anterior a Pedagogía del oprimido, y el núcleo de problemas político-pedagógicos elaborados por los nacionalismos populares en Argentina, que confluyen mayoritariamente en un frente liderado por el movimiento Peronista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper is part of a larger one on the reception of Paulo Freire’s work in Argentina. Pedagogy of the Opressed arrived early in our country and had an enthusiastic reception and political- pedagogical influence, not only in the field of education but also and especially among trade unions, political and religious militants who embraced the banners of liberation of the “Third World”. In this text we intend to show the core of thematic coincidences that exist between the Freire’s work prior to Pedagogy of the Opressed and the core of political pedagogical issues developed by popular Nationalisms in Argentina, which mainly converge in a front led by the Peronist movement.
  • Freire y Simondon, lo inédito viable: alfabetizar en el modo de existencia de los objetos técnicos Dossiê: “paulo Freire E A Educação: Cem Anos De Dialogação, Problematização E Transformação”

    Vázquez, Ana María Valle; García, Marco Antonio Jiménez

    Resumo em Português:

    Resumen El objetivo del texto es analizar la alfabetización propuesta por Freire en el contexto del modo de existencia de los objetos técnicos formulado en la filosofía de Simondon. Se asume que: 1) la realidad técnica es tan humana como que la vida humana está en la técnica, 2) la relación que se establece entre objeto técnico y existencia es un devenir, 3) la técnica articula el devenir entre naturaleza y cultura, y 4) Simondon es un pedagogo de las máquinas tanto como Freire es un ingeniero de las conciencias. La tesis que aquí se sostiene es que la conciencia del modo de existencia de los objetos técnicos puede ser efectuada por un proceso de alfabetización donde la cultura incorpore los objetos técnicos bajo la forma de conocimiento y valores, es decir, desde una perspectiva ético-política.
  • Por uma pedagogia da esperança e da autonomia na era da cultura digital Dossiê: “paulo Freire E A Educação: Cem Anos De Dialogação, Problematização E Transformação”

    Zuin, Antônio Á. S.; Mello, Roseli Rodrigues de

    Resumo em Português:

    Resumo Os autores deste ensaio bibliográfico dedicam-se a oferecer argumentos para uma reflexão crítica sobre a relação professor (a)-estudante-conhecimento no contexto da cultura digital. Paulo Freire é nosso interlocutor, por meio de suas obras pós-exílio, sobretudo a “Pedagogia da Esperança” e a “Pedagogia da Autonomia”. A “Pedagogia da Esperança” retoma as bases epistemológicas presentes na “Pedagogia do Oprimido, enquanto a “Pedagogia da Autonomia” sintetiza o ato de ensinar em diálogo direto com educadoras e educadores. Concluímos que a relação entre professor (a) e estudantes, em torno do conhecimento, pode ser reconfigurada nos tempos da cultura digital a partir destas contribuições. Não se trata apenas de denúncia, mas também do anúncio: transformar dificuldades em possibilidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This bibliographic essay sought to provide arguments for a critical reflection on the relationship teacher–student–knowledge in the context of digital culture. For that, it will focus on the works of Paulo Freire produced after his exile, especially the “Pedagogy of Hope” and the “Pedagogy of Autonomy.” The first work recovers the epistemological bases present in the “Pedagogy of the Oppressed,” while the second one synthesizes the act of teaching in direct dialogue with educators. These contributions allow the reconfiguration of the relationship established between teacher and students around knowledge in the era of digital culture. Beyond denunciation, it addresses the announcement: turning difficulties into possibilities.
  • Paulo Freire e as subjetividades geradoras: um modo de vida filosófico para a educação contemporânea Dossiê: “paulo Freire E A Educação: Cem Anos De Dialogação, Problematização E Transformação”

    Carvalho, Alexandre Filordi de; Kohan, Walter Omar; Gallo, Silvio

    Resumo em Português:

    Resumo Inspirado no pensamento e na vida de Paulo Freire, este texto afirma, como sentido de uma educação filosófica, as “subjetividades geradoras”, quais sejam, uma forma de trânsito para outras condições existenciais, devires possíveis de vida e de mundos outros. Essa educação filosófica abrange três campos problematizadores: (i) a relação de si mesmo com a alteridade; (ii) a ascese filosófica como forma política da vida social; e (iii) a produção de verdades para além daquelas prefiguradas pelas forças opressivas, antidemocráticas e desumanizadoras. Operamos, assim, um duplo movimento: existencializar a filosofia e filosofar a vida educativa. Dessa forma, indiretamente, também atendemos uma “velha” questão entre nós: é Paulo Freire um filósofo da educação?

    Resumo em Inglês:

    Abstract Inspired by the life and thought of Paulo Freire, this text affirms the “generative subjectivities” – a form of transit to other existential conditions, possible becomings of life and of other worlds –, as the sense of a philosophical education. Such education encompass three problematizing fields: (i) the relation of oneself with otherness; (ii) philosophical asceticism as a political form of social life; and (iii) the production of truths beyond those prefigured by oppressive, anti-democratic, and dehumanizing forces. We thus engage in a double movement: to existentialize philosophy and to philosophize an educational life. Indirectly, we also answer an “old” query among us: is Paulo Freire a philosopher of education?
  • Formação de professores na contemporaneidade: desafios e possibilidades da parceria entre universidade e escola Dossiê “formação De Professores Na Contemporaneidade: Da Universidade À Escola E Da Escola À Universidade"

    Souza Neto, Samuel de; Borges, Cecilia; Ayoub, Eliana

    Resumo em Português:

    Resumo Este dossiê aborda a temática das relações entre a universidade e a escola no âmbito da formação de professores. A partir de discussões acerca dos estágios supervisionados, da inserção profissional na escola, da prática como lugar de formação e produção de saberes, das parcerias intergeracionais, bem como das relações entre currículo de formação inicial e currículo escolar, foram problematizadas as relações que vêm sendo estabelecidas entre a universidade e a escola, tendo em vista uma perspectiva de profissionalização do ensino. Para tal, reunimos pesquisadores(as) de diferentes países, como Brasil, Chile, Portugal e Bélgica, cujos artigos apresentam pesquisas e experiências a respeito de parcerias articulando a universidade e a escola, trazendo contribuições que dialogam com as temáticas antes anunciadas, em consonância com as especificidades de cada contexto. Concluindo, os seis artigos que compõem o dossiê aportam, além de um mapeamento da relação entre universidade e escola, possibilidades de enfrentamento e experiências exitosas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This dossier addresses the issue of relations between the university and the school in the context of teacher education. Based on discussions about supervised internships, professional insertion at school, practice as a place of training and knowledge production, intergenerational partnerships and the relationship between initial training curriculum and school curriculum, the relations that have been established between the university and the school were problematized, with a view to the professionalization of teaching. For such purpose, we invited researchers from different countries, such as Brazil, Chile, Portugal and Belgium, whose articles present researches and experiences regarding partnerships articulating the university and the school, bringing contributions that dialogue with the themes announced above, in line with the specifics of each context. In conclusion, the six articles that make up the dossier provide possibilities for coping and successful experiences, besides a mapping of the relationship between university and school.
  • Relações intergeracionais no mercado brasileiro de formação docente: antigos e novos desafios a considerar Dossiê “formação De Professores Na Contemporaneidade: Da Universidade À Escola E Da Escola À Universidade"

    Sarti, Flavia Medeiros

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, baseado em revisão de literatura, focaliza o caso brasileiro da formação docente, destacando limites que se impõem para o reconhecimento de sua dimensão iniciática e do potencial formativo das relações intergeracionais estabelecidas no magistério. A formação de professores é assumida como um espaço concorrencial marcado por lutas simbólicas que, conforme perspectiva bourdieusiana, permitem a transfiguração de certas relações de dominação presentes no campo educacional. Considera-se que as relações intergeracionais docentes alcançam reduzido valor em tal mercado simbólico, sobretudo em função do processo histórico de desvalorização das práticas docentes e do lugar de pouco poder que os professores brasileiros ocupam nesse espaço concorrencial. Essa fragilização simbólica dos professores se intensificou nas últimas décadas, com a emergência de uma perspectiva gerencialista de formação docente, que tem provocado uma degeneração dos processos de profissionalização do magistério. Tal contexto impõe novos desafios nos planos epistemológico, político e cultural para a produção de um modelo profissional de formação docente no qual os professores da escola ocupem lugar mais ativo na formação das novas gerações docentes. O enfrentamento desses desafios demanda, entre outras ações, o resgate do movimento de profissionalização dos professores, para o qual a universidade pode desempenhar relevante papel.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article based on a literature review focuses on the Brazilian case of teacher education, highlighting some limits imposed for the reconnaissance of its initiatory dimension and the formative potential of intergenerational relationships established among teachers. Teacher education is assumed as a competitive space characterized by symbolic struggles that, according to Bourdieusian perspective, allow the transfiguration of certain relations of domination that are present in the educational field. It is considered that the intergenerational relations among teachers have reached low value in such symbolic market, mainly due to the historical process of devaluation of teachers’ practices and the low power place that Brazilian teachers occupy in this competitive space. That symbolic fragilization of teachers has intensified in the last decades with the emergence of a managerial perspective of teacher education, which has been provoking a degeneration of the professionalization processes of teaching. Such context imposes new challenges in the epistemological, political and cultural plans for the production of a professional model of teacher education, in which teachers occupy more active place on education of teachers’ new generations. Facing these challenges demands, among other actions, the rescue of teachers’ professionalization movement, for which the university can play a relevant role.
  • A participação da universidade e da escola no acontecimento do estágio curricular supervisionado de futuros professores de Educação Física Dossiê “formação De Professores Na Contemporaneidade: Da Universidade À Escola E Da Escola À Universidade"

    Benites, Larissa Cerignoni

    Resumo em Português:

    Resumo Trata-se de um estudo qualitativo que teve como objetivo compreender a participação da escola e da universidade durante o estágio curricular supervisionado em Educação Física. Os resultados e discussão evidenciaram: (i) o contexto, que compreendeu os elementos advindos do ambiente do estágio na escola e as relações estabelecidas; (ii) a dinâmica, que apresentou como o estágio acontece na universidade e nas escolas e os desafios estabelecidos para os professores e as inquietudes dos estagiários; e (iii) o papel dos professores e suas representações. Como considerações registrou-se que ambas as instituições são colaborativas para com o estágio, mas não apresentam vínculos extremamente formativos ou engajamento equilibrado a ponto de constituírem uma parceria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This is a qualitative study that aimed to understand the participation of the school and the university during the supervised school placement (SSP) in Physical Education. The results and discussion highlighted: (i) the context: which comprised the elements coming from the SSP environment at school and the established relationships; (ii) the dynamics: which presented how the SSP takes place at the university and in schools and the challenges set for teachers and the concerns of pre-service teachers; and (iii) the role of teachers and their representations. As considerations it was noted that both institutions are collaborative with the SSP, but do not have extremely formative links or balanced engagement to the point of forming a partnership.
  • Construir a profissão na formação de professores de Educação Física: processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade Dossiê “formação De Professores Na Contemporaneidade: Da Universidade À Escola E Da Escola À Universidade"

    Batista, Paula Fazendeiro; Graça, Amândio Braga

    Resumo em Português:

    Resumo A formação de professores enquanto prática social histórica tem sido alvo de múltiplas transformações, nomeadamente a resultante da adaptação do quadro normativo ao processo de Bolonha. Em Portugal, a alteração mais visível nos currículos de formação de professores traduziu-se na fragmentação da formação integrada de cinco anos em dois ciclos desconexos, com a compressão das componentes pedagógicas, didáticas e de iniciação à prática de ensino. Procurando ir além de uma reflexão crítica, pretende-se apresentar argumentos acerca do modo como podem ser desenhados os programas de formação dos professores para os desafios que a educação física será chamada a responder. Os argumentos sustentam-se no conhecimento e experiência extraída dos projetos de investigação no âmbito do estágio profissional em Educação Física que visaram incrustar a formação dos estagiários numa dinâmica colaborativa entre a universidade e a escola e contribuir para a construção das identidades profissionais de formandos e formadores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Teacher education, as an historical social practice, has undergone multiple transformations, namely the adaptation to the Bologna process. In Portugal, the most visible change in teacher education programs was the fragmentation of five-year integrated program into two disconnected cycles, with the compacting of pedagogical, didactic, and early field experiences. Looking to go beyond a critical reflection, we intended to present arguments about how teacher education programs can be drawn for the challenges that Physical Education will be called upon to answer. The arguments are based on the knowledge and experience from research projects in the scope of the school placement in Physical Education, which aimed to embed initial teacher education in a collaborative dynamic between the university and the school, and contribute to the construction of the professional identities of learners and mentors.
  • La práctica profesional en la formación inicial del profesorado: de los saberes profesionales a la co-construcción de una inteligencia situacional Dossier "teacher Education In Contemporary Times: From University To School And From School To University"

    Núñez-Moscoso, Javier

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo aborda la práctica profesional en la formación inicial del profesorado como un proceso de aculturación basado en la apropiación de saberes adaptados al contexto escolar. Para ello, se moviliza la tipología de saberes profesionales de Shulman (1986, 1987) con el fin de identificar aquellos que le son propios a la cultura del profesorado. Se estudia el caso de 3 parejas practicante-supervisor provenientes de 3 centros de formación del profesorado en Chile. Los resultados revelan que los saberes más significativos para practicantes y supervisores son en torno a la pedagogía general, las características de los alumnos y el contenido pedagógico. Con ello, se forma hacia una cultura profesional donde los saberes deben adaptarse a las situaciones movilizando lo que hemos llamado una “inteligencia situacional” que se despliega en el pasado (lo que se hizo), el presente (lo que se hace) y el futuro (lo que se proyecta hacer).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article study professional practice (practicum) in initial teacher training as a process of acculturation based on the appropriation of knowledge adapted to the school context. The typology of professional knowledge of Shulman (1986, 1987) is mobilized to identify specifics categories to the teaching culture. We study the case of 3 practicing-supervising couples from 3 teacher training centers in Chile. The results reveal that the most significant knowledge for practitioners and supervisors is around the general pedagogy, the characteristics of students and the pedagogical content. With this, it is formed towards a culture where knowledge must adapt to situations by mobilizing what we have called a “situational intelligence” that unfolds in the past (what was done), the present (what is done) and the future (what is planned to do).
  • Dois caminhos para aproximar a universidade da escola: a equipe de supervisores de estágio e a formação continuada Dossiê “formação De Professores Na Contemporaneidade: Da Universidade À Escola E Da Escola À Universidade"

    Carlier, Ghislain; Clerx, Marie

    Resumo em Português:

    Resumo A universidade consegue manter relações de confiança com os professores que ela formou? Os pesquisadores denunciam regularmente as diferenças que separam a formação inicial e o ensino no meio escolar, em razão da falta de (re)conhecimento e de interesse mútuos. Ao contrário, este artigo analisa duas experiências positivas. A primeira delas revela o funcionamento de uma equipe de orientadores que acompanham os pares estagiários-supervisores de estágio, com ênfase na transmissão da paixão e no compartilhamento do prazer de ensinar e de aprender. A segunda, por sua vez, estuda a construção de uma relação positiva entre uma pesquisadora e os colegas envolvidos em uma pesquisa participativa. Esta última estuda a sensibilidade desses colegas durante o reinvestimento, em suas aulas, dos conhecimentos adquiridos em uma formação continuada ocorrida na universidade. Os resultados mostram a gratidão desses colegas em relação a essa pesquisadora quando ela constrói seu mapa de identidade profissional, decodifica seu aprendizado em condições reais de trabalho e valoriza suas artes do fazer.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Does the university succeed in establishing trusting relationships with the teachers it trained? The researchers frequently highlight the differences between the academic training and the school teaching. This gap is due to a lack of mutual interest and a poor public acknowledgement. On the contrary, this article analyses two positives experiences. The first one shows the work of a team supervising duets master – students in teacher training course, highlighting the sharing of a passion as well as the pleasure of teaching and learning. The second experience studies the building of a positive relationship between a researcher and the colleagues involved in a participatory research which studies the sensitivity of these colleagues when they are teaching pupils what they were taught themselves at university, in a continuing education course in university. The results show that those colleagues are very grateful to the researcher when she builds their professional identity card, decodes their learning in real working conditions and values their art of teaching.
  • Desenvolvimento profissional de professores de Educação Física iniciantes: continuidades/descontinuidades entre a formação inicial e a iniciação à docência Dossiê “formação De Professores Na Contemporaneidade: Da Universidade À Escola E Da Escola À Universidade"

    Gariglio, José Ângelo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo central analisar as percepções que professores de educação física têm sobre o percurso formativo na licenciatura, tomando como referência os desafios e dilemas enfrentados no período da indução. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, de caráter descritivo. Participaram da pesquisa 13 professores/as formados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com no máximo três anos de exercício profissional na escola. Os professores relatam que a formação inicial foi fundamental para o enfrentamento dos primeiros anos da profissão; todavia, apontam fragilidades no que tange à formação didático-pedagógica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents the results of a research whose main objective was to analyze the perceptions that Physical Education teachers have about the Teacher undergraduate degree, taking in to account the challenges and dilemmas faced in the period of induction. This is a qualitative descriptive research. Thirteen teachers trained by Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) participated in the study, with a maximum of three years of professional practice in the school. Teachers report that pre-service training was fundamental to the early years of the profession, but they point out weaknesses in pedagogical didactic training.
  • “Ensinar para quem não quer aprender”: um dos desafios da didática e da formação de professores Artigos

    Mesquita, Silvana

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo se estrutura a partir da expressão “ensinar para quem não quer aprender”, que se consolidou nas percepções de professores de ensino médio como um dos maiores desafios do processo ensino-aprendizagem em escolas públicas. Os dados são parte de um estudo sobre o exercício da docência com jovens da periferia. Os objetivos são constatar a realidade desses “alunos que não querem aprender”; identificar como os professores conseguem driblar essa realidade e promover sentidos para a escola; reconhecer novas dimensões da prática docente a serem incorporadas pelo ensino da didática e pela formação de professores. A construção argumentativa apoia-se nos estudos da didática e da sociologia. Argumenta-se que uma nova profissionalidade docente encontra-se marcada pelas dimensões relacionais e motivacionais do trabalho, na qual o professor é um “profissional das relações” e um “construtor de sentidos”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article builds on the expression “teaching those who do not want to learn” that is consolidated in the perceptions of high school teachers as one of the greatest challenges of the teaching-learning process in public schools. The data is part of a study on teaching for young people from peripherical regions. The objectives are to see the reality of these “students who do not want to learn”; identify how teachers can overcome this reality and promote meanings for the school; to recognize new dimensions of teaching practice to be incorporated by the teaching of Didactics and Teacher training. The argument is based on Didactics and Sociology studies. It is argued that a new teaching professionalty is marked by the relational and motivational dimensions of work, in which the teacher is a “relationship professional” and a “builder of meaning”.
  • Iniciação científica no ensino médio: refletir para construir o futuro Artigos

    Fuentes-Rojas, Marta; Gemma, Sandra Francisca Bezerra

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo relata uma experiência no Programa Pibic-EM na Unicamp que teve como objetivo formar jovens multiplicadores das políticas públicas de saúde em escolas do município de Limeira. Utilizou-se como base metodológica algumas características da pesquisa-ação. Partiu-se do pressuposto de que os adolescentes são alvo de ações, mas que geralmente não participam ativamente das discussões que dizem respeito à sua condição de adolescentes. Buscou-se refletir e construir junto com esses jovens uma forma diferenciada de pensar e agir como cidadãos, na medida em que se trabalhou nos moldes da pesquisa internalizada, entendida aqui como atitude cotidiana a ser desenvolvida de diversas maneiras. A natureza do projeto permitiu auxiliar na construção de um pensamento crítico, na própria estruturação da identidade desses jovens, na instrumentalização para a identificação de problemas e na atuação em suas comunidades de origem. Os adolescentes mostraram-se motivados para pensar, refletir, discutir e construir estratégias de solução e sair de seu papel de vítimas para o papel de atores e autores do processo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo relata la experiencia en el Programa PIBIC-EM de la UNICAMP. Tuvo como objetivo formar jóvenes multiplicadores de las políticas públicas de la salud en escuelas del municipio de Limeira, San Pablo - Brazil. Se utilizó como base metodológica algunas características de la investigación-acción. Se partió del presupuesto de que los adolescentes son objetivo de acciones, pero generalmente no participan activamente de las discusiones que dicen respecto a su condición de adolescentes. Se buscó reflexionar y construir con los jóvenes una forma diferente de pensar y actuar como ciudadanos, a medida que se trabajó en los moldes de la investigación internalizada, entendida aquí como actitud cotidiana a ser desarrollada de varias maneras. La naturaleza del proyecto permitió auxiliar en la construcción de un pensamiento crítico, la propia estructuración de la identidad de estos jóvenes, en la instrumentalización para la identificación de problemas y en la actuación en sus comunidades de origen. Los adolescentes se mostraron motivados para pensar, reflexionar, discutir y construir estrategias de solución y salir de su papel de víctimas para el papel de actores y autores del proceso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article reports an experience in the PIBIC-EM Program, at UNICAMP. It aimed to train young multipliers of public health policies in municipal schools of Limeira. Some characteristics of action research were used as a methodological basis. It was assumed that adolescents are the target of actions, but that they generally do not actively participate in discussions regarding their condition as adolescents. We sought to reflect and build, along with these young people, a different way of thinking and acting as citizens, insofar as we worked along the lines of internalized research, understood here as an everyday attitude to be developed in different ways. The nature of the project allowed us to assist in the construction of a critical thinking, in the structuring of the identity of these young people, in the instrumentalization to identifying problems, and in the performance in their communities of origin. The adolescents were motivated to think, reflect, discuss, build solution strategies, and move from their role as victims to the role of actors and authors of the process.
  • Ato infracional, escola e papéis profissionais: tramas complexas em relações frágeis Artigos

    Borba, Patrícia Leme de Oliveira; Pereira, Beatriz Prado; Lopes, Roseli Esquerdo

    Resumo em Português:

    Resumo Apresenta-se um estudo realizado com três adolescentes para os quais o ato infracional foi desdobramento de atos indisciplinares ocorridos no interior de uma escola pública. Articulando ação profissional e de pesquisa, foram feitos acompanhamentos singulares e territoriais, com base na terapia ocupacional social, na etnografia e na história oral. A análise das histórias de vida desses jovens e do conflito vivido por eles, que levou ao cumprimento de medida socioeducativa, nos demonstra a necessidade de a escola ter maior gerência sobre seus conflitos internos. Sugere-se que a escola possa buscar apoio em serviços socioassistenciais que compõem a política nacional da assistência social, delineando-se também possíveis contribuições dos terapeutas ocupacionais no diálogo entre os setores da assistência social e da educação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study carried out with three adolescents for whom the offense was consequence of indisciplinary acts happened inside a public school. Articulating professional action and research, individual and territorial follow-ups were made based on social occupational therapy, ethnography and oral history. The analysis of the life histories of these young people and the conflict lived by them that led them to fulfill socio-educational measure demonstrate the need for the school to have greater management over their internal conflicts. It is suggested that the school can seek support in social assistance services that make up the national policy of social assistance, also outlining possible contributions of occupational therapists in the dialogue between the sectors of Social Assistance and Education.
  • A trajetória da ciência política no Brasil e a sua autonomização: uma análise a partir dos programas de pós-graduação Artigos

    Oliveira, Amurabi; Engerroff, Ana Martina Baron; Silva, Camila Ferreira da; Santos, Beatriz Melchioretto Claudino dos

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo percorre a trajetória de institucionalização e autonomização da ciência política no interior do campo acadêmico brasileiro e, para tal, toma a pós-graduação como objeto de estudo e como espaço fundamental para se compreender os processos de constituição desta área ao longo do século XX. Seu objetivo geral consiste em compreender as condições de possibilidade da construção de um espaço acadêmico próprio da ciência política no Brasil, tarefa desenvolvida a partir de uma abordagem quanti-qualitativa marcada pela revisão e diálogo com a literatura e pelo trabalho com dados acerca dos programas de pós-graduação. O texto acaba por assinalar a correlação entre aspectos clássicos discutidos quando se trata de objetivar a ciência política (tais como: relativo “atraso”, relação com a sociologia ou mesmo o financiamento de agências internacionais) e os cursos de mestrado e doutorado que formam a pós-graduação dessa área. Contribui, assim, para o debate sobre o papel da pós-graduação na construção da autonomia relativa da ciência política no universo acadêmico brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article traces the trajectory of institutionalization and autonomization of Political Science within the Brazilian academic field and, to this end, takes the post-graduation as object of study and as a fundamental space to understand the processes of building of this area throughout the twentieth century. Its more general objective is to understand the conditions of possibility of the construction of an academic space specific to Political Science in Brazil, a task developed from a quanti-qualitative approach marked by the revision and dialogue with the literature and by the work with data about the post graduate programs. The text ends by pointing out the correlation between the classical aspects discussed when it comes to objectifying Political Science (such as: relative "backwardness", relation with Sociology or even the financing of international agencies) and the master's and doctoral courses that form this area. It contributes to the debate about the role of postgraduate in the construction of the relative autonomy of Political Science in the Brazilian academic universe.
  • Estratégias de estimativa numérica de quantidades Artigos

    Duro, Mariana Lima; Dorneles, Beatriz Vargas

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo verificou quais foram as estratégias de estimativa numérica de quantidades realizadas por crianças de uma escola pública e quais foram as mais frequentes e as mais precisas, a partir de entrevistas individuais semiestruturadas. Foram encontradas sete diferentes estratégias, que variavam de simples contagem exata até estratégias mais complexas, de estruturas multiplicativas. Os resultados indicaram que as crianças apresentaram maior frequência e precisão em estratégias de contagem exata para pequenas quantidades, mantendo a alta frequência, mas diminuindo a precisão no uso desta estratégia para grandes quantidades. Conclui-se que as crianças tendem a usar a contagem exata mesmo que isso não seja exigido e mesmo que não seja possível, sugerindo a importância de seu ensino na escola.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on individual semi-structured interviews, this study indicates the most accurate and frequently-used estimation strategies adopted by children, attending a public school. We found seven different strategies, ranging from simple exact counting to more complex strategies involving multiplicative structures. The results show the children more often adopted exact counting strategies with greater accuracy for small amounts; however, the same strategies were used with diminishing precision for large amounts. It is concluded that children tend to use exact counting even if it is not required and even if it is not possible, suggesting the importance of teaching number estimation in schools.
  • O Programa Elos para prevenção do abuso de drogas: repercussões no cotidiano escolar Artigos

    Caron, Eduardo; Machado, Adriana Marcondes

    Resumo em Português:

    Resumo Discutem-se repercussões da implementação do Programa Elos de prevenção ao uso abusivo de drogas (Ministério da Saúde, 2013-2017) quanto à alteração de relações de assujeitamento, isolamento e desrespeito presentes no cotidiano escolar. Acompanhou-se em três escolas da região metropolitana de São Paulo a implementação do programa que é uma parceria entre professores e profissionais da saúde na realização de um jogo entre equipes de alunos. Foram realizados cinco grupos focais e nove entrevistas individuais com professores, profissionais de saúde, coordenadores pedagógicos e gestores de escola; e 20 grupos com oito a dez alunos de seis a oito anos de idade por grupo. A análise qualitativa deu visibilidade a mudanças nas relações institucionais intensificadas por práticas de grupalidade, repactuação permanente e por processos de implicação de si – de professores e de alunos – instaurados pela prática do jogo, com efeitos sobre a ampliação da potência para aprender.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se discuten las repercusiones de la implementación del Programa Elos de prevención al uso abusivo de drogas (Ministerio de Salud, 2013-2017) en cuanto a la alteración de relaciones de sujeción, aislamiento y falta de respeto en el cotidiano escolar. En tres escuelas de la región metropolitana de São Paulo se acompañó la implementación del Programa – una asociación entre profesores y profesionales de la salud en la realización de un juego entre equipos de alumnos. Se realizaron cinco grupos focales y nueve entrevistas individuales con maestros, profesionales de la salud, coordinadores pedagógicos y gerentes escolares; y 20 grupos con ocho a diez estudiantes de seis a ocho años cada grupo. El análisis cualitativo dio visibilidad a cambios en las relaciones institucionales intensificadas por la práctica del juego – grupalidad, renegociación permanente y por procesos de implicación de profesores y alumnos – con efectos sobre la potencia para aprender.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We discuss repercussions of the implementation of the Elos Program for the prevention of drug abuse (Ministério da Saúde, 2013-2017) regarding the alteration of processes of subjection, isolation and disrespect present in school daily life. In three schools in the metropolitan area of São Paulo we followed the implementation of the Program – a partnership between teachers and health professionals to organize a game between teams of students. Five focus groups and nine individual interviews were conducted with teachers, health professionals, pedagogical coordinators, and school administrators; and 20 group meetings with eight to ten students from six to eight years of age each group. The qualitative analysis gave visibility to changes in the institutional relations intensified by group practices, permanent renegotiation, and by processes of implication of oneself – teachers and students – established by the practice of the game, with effects on the amplification of the power to learn.
  • Estudos sobre as elites: uma leitura da produção em periódicos – 1998-2017 Artigos

    Setton, Maria da Graça Jacintho

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é mapear as principais questões de ordem teórica, metodológica e empírica dos estudos sobre as elites no Brasil. A partir de uma consulta em periódicos indexados na Scielo e no portal de periódicos da Capes, foi possível classificar um conjunto de reflexões tendo como base as palavras-chave elite/elites. O critério de seleção dos artigos concentrou-se em aspectos que auxiliassem na compreensão das elites contemporâneas, no período de 1998 a 2017. A análise deste levantamento permitiu a organização de 109 documentos, em seis categorias apreciativas. A reflexão a seguir está organizada em três momentos: o primeiro deles fará uma síntese dos artigos selecionados, em cada uma das categorias; em seguida, far-se-á uma síntese do material recolhido, a fim de levantar contributos analíticos; por último, tentar-se-á elencar algumas estratégias socializadoras destes grupos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to depict the main theoretical, methodological and empirical questions concerned in Brazilian elite studies. From a query in journals indexed in Scielo and in the Capes journals portal, it was possible to classify a set of reflections based on the elite(s) keyword. The selection criteria of articles focused on aspects that aided in the understanding of contemporary elites, from 1998 to 2017. The analysis of this survey allowed the organization of 109 documents, in six appreciative categories. The following reflection is organized in three moments. The first one summarizes the selected articles in each of the categories. Secondly, an analysis of the collected material is carried out in order to provide analytical input. Finally, some socializing strategies of these groups are presented.
  • Interferências na aula: dinâmica e percepção dos professores Artigos

    Lemes, Mariana Martins

    Resumo em Português:

    Resumo Instâncias da instituição escolar intervêm diretamente nas escolas públicas (estaduais e municipais) localizadas no município de São Paulo. Trata-se de uma “dinâmica de interferências”: conjunto de intervenções diretas e frequentes na aula, comumente ligadas à aplicação de políticas educacionais. Esse acúmulo de projetos implantados nas escolas leva a constantes interrupções no trabalho docente. Investigamos as consequências desse contexto para os professores e a educação escolar a partir da análise de textos oficiais e de enunciados de professores. Verificamos que, ainda que tais políticas se apoiem no discurso da qualidade da educação, segundo os professores a dinâmica de interferências vem prejudicando o trabalho docente e, possivelmente, também a educação escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Instances of school institutions directly intervene on the public schools (state and municipal) in the city of São Paulo. There is a “dynamic of interferences”: a set of frequent and direct interventions in the class, normally connected to the enactment of educational policies. This accumulation of projects in the schools lead to constant interruptions in teachers’ work. We have researched its consequences on teachers and school education, based on the analysis of official texts and teachers’ statements. We have found that, though such policies are supported by a discourse of quality in education, according to the teachers the dynamic of interferences hinders teachers’ work and, possibly, school education.
  • Cartilhas alemãs da editora Rotermund (1927-1933): representação de gênero no trabalho rural Artigos

    Weiduschadt, Patrícia; Albrecht, Elias Kruger

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, buscou-se analisar a representação de gênero, especialmente no que concerne aos papéis de trabalho atribuídos ao homem e à mulher, presente nas ilustrações das cartilhas Mein Rechenbuch (“Meu livro de cálculo”) e Fibel für Deutsche Schulen in Brasilien (“Cartilha para as escolas alemãs no Brasil”), produzidas pela editora Rotermund, que era vinculada ao Sínodo Rio-Grandense. Elaboradas em língua alemã, essas cartilhas se destinavam a atender escolas sinodais ligadas às igrejas luteranas, que atuavam junto às colônias de imigrantes alemães-pomeranos na região meridional do Rio Grande do Sul. Objetivou-se, assim, no decorrer do estudo, identificar possíveis direcionamentos sociais dados por intermédio do modo de organização do trabalho ilustrado nas cartilhas. Nesse contexto, observou-se que as relações sociais representadas são construções étnicas e culturais historicamente instituídas, integrantes de um processo que envolveu instituições escolares e religiosas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This academic paper aims to analyze gender representation, especially concerning the work roles attributed to men and women presented in the illustrations of the guidelines Mein Rechenbuch (My calculus book) and Fibel für Deutsche Schulen in Brasilien (Guidelines for German schools in Brazil), both produced by the publishing house Rotermund, which was linked to the Rio-Grandense Synod. Elaborated in German language, these guidelines sought to attend Synod schools linked to Lutheran churches, which worked alongside the colonies of German-Pomeranian immigrants in southern Rio Grande do Sul. In the course of this study, the aim was to identify possible social directions transmitted through the work organization illustrated in the guidelines. In this context, it was observed that social relations represented are ethnic and cultural constructions historically established, integrating a process that involves school and religious institutions.
  • Lealdade, ambivalência e rebeldia: as estratégias de relacionamento de Oswald de Andrade e Menotti del Picchia na construção de suas redes de sociabilidade Artigos

    Ribeiro, Vanessa Konopczyk Amaral

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do artigo é investigar como são construídas as redes de sociabilidade a partir da experiência escolar e a importância da escola como dispositivo de ascensão social. Para tanto, identificam-se as diferenças nas estratégias de relacionamento desenvolvidas por Oswald de Andrade e Menotti del Picchia, dois dos autores fundamentais do modernismo paulista, na construção de suas redes de sociabilidade, a partir da análise de suas trajetórias escolares e relações familiares, apontadas pelos autores em suas autobiografias. A partir das concepções de Sirinelli, investigaram-se as formas como os autores perceberam a própria experiência escolar, vista como catalisadora das relações de redes de sociabilidade que possibilitaram sua ascensão social, no caso de Menotti, filho de imigrantes, ou manifestamente um espaço de manutenção de poder, caso de Oswald, de família rica e influente. A análise dos percursos escolares evidencia a forma como cada um agiu antes de seu encontro no movimento modernista e permite compreender como seus comportamentos e práticas, a partir de seus lugares sociais e demais experiências formativas, tiveram peso nas escolhas sociopolíticas feitas por ambos, revelando estratégias, pressões e relações de força política e religiosa na busca pela circunscrição de seus próprios espaços, sobretudo com o advento da Semana de Arte Moderna.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this article is to investigate how sociability networks are built from school experience, and the importance of school as a device for social ascension. To that end, we identify the relationship strategies developed by Oswald de Andrade and Menotti del Picchia, two of the fundamental authors of São Paulo’s modernism, in the establishment of their sociability networks based on the analysis of their school trajectories and family relations, as pointed out by their autobiographies. From the concepts of Sirinelli, we investigated the ways in which the authors perceived their own school experience as, a catalyst for the networking that enabled their social ascension, in the case of Menotti, a son of humble immigrants, or manifestly a space of maintenance of power in Oswald’s case who was from a rich and influential family. The analysis of the school paths shows how each one acted before their meeting in the modernist movement and allows to understand how their behaviors and practices, had weight in the social and political choices made by both, from their social places and other formative experiences, revealing strategies, pressures and relations of political and religious strength in the search for conquering their own spaces, especially with the advent of the Modern Art Week.
  • Experiências de leitura literária digital por leitores jovens Artigos

    Araújo, Mônica Daisy Vieira; Frade, Isabel Cristina Alves da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo A leitura literária se modificou com a cultura digital, por meio de obras diferentes daquelas produzidas pela cultura impressa. Neste artigo, apresentamos um recorte dos resultados de uma pesquisa realizada com jovens brasileiros de 15 a 17 anos. Apresentamos as experiências de leitura literária digital de jovens leitores, procurando identificar as formas de busca e de acesso às obras literárias digitais e digitalizadas lidas por eles. A investigação adotou uma perspectiva quantitativa, com aplicação de questionários, e qualitativa, com acompanhamento das práticas de leitura literária digital de leitores jovens. Verificamos que os ambientes digitais de busca são diversos, mas nem sempre fáceis de serem conhecidos pelos jovens leitores. Para cada tipo de leitura literária digital, existem formas específicas de aceso nos ambientes digitais que as disponibilizam, bem como para cada ambiente digital que disponibiliza obras literárias são necessários procedimentos específicos para localização das obras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The literary reading has changed with the digital culture through digital works different from those produced by the printed culture. In this article we present a summary of the results from a survey conducted with young Brazilians aging from 15 to 17 years old. We present the experiences of digital literary reading of young readers seeking to identify the forms of search and access to digital and digital literary works read by them. The investigation adopted a quantitative perspective, with application of questionnaires, and qualitative, with follow-up of the practices of digital literary reading of young readers. For each type of digital literary reading there are specific ways to access them in the digital environments that make them available, as well as for each digital environment that provides digital literary works, specific procedures of localization of works are necessary.
  • O Pibid e a licenciatura: veredas de uma mesma formação Artigos

    Gimenes, Camila Itikawa

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho é resultado de pesquisa que teve como objetivo compreender o modo de constituição e funcionamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), em especial a formação de futuros professores promovida em quatro subprojetos do programa vinculados a licenciaturas de ciências, ciências biológicas, física e química de uma universidade pública, e discutir as contribuições, contradições e limites do programa para a formação de professores e para o currículo da licenciatura, enfocando o estágio supervisionado, locus formal de formação de todos os futuros professores. Os sujeitos entrevistados destacam a potencialidade do trabalho conjunto entre escola e universidade para a formação de professores, em que o encontro pedagogicamente guiado entre pessoas de diferentes contextos é capaz de produzir importantes experiências formativas. Todavia, não obstante o Pibid seja reconhecido por seus aspectos positivos, tal construção é possível sobretudo com a caracterização negativa dos cursos de formação inicial de professores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this research is to understand the constitution and functioning of Institutional Program of Initiatives for Teaching (Pibid, in Portuguese), in particular, the education of future teachers promoted in four subprojects of this Program linked to Science, Biology, Chemistry and Physics of a public university and discuss the contributions, contradictions and limits of the Program for teacher education and for its curriculum, specially for supervised internship, a formal locus of education for all future teachers. The subjects interviewed highlight the potential of the joint work between school and university for the formation of teachers, in which the pedagogically guided encounter between people from different contexts is capable of producing important formative experiences. However, despite the fact that the Pibid is recognized for its positive aspects, such construction is possible with the negative characterization of initial teacher education courses.
  • Aprender por signos proustianos numa filosofia da diferença Artigos

    Vitorino, Artur José Renda; Felix, Grace da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe perscrutar pela exterioridade das relações seriais o fenômeno aprender, no sentido de tensionar o campo didático para além do fenômeno instrução, ensino intencional, que se realiza em circunstâncias bem características e delimitadas – as quais são denominadas de ensino escolar. Envolto nesse problema do fenômeno aprender, revistaremos o livro Proust e os signos, no intento de aí flagrar como os signos proustianos nos abrem diferentemente à aprendizagem infinitesimal pelas repetições materiais e espirituais, diferindo no tempo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes to examine the phenomenon of learning through the externality of the serial relations, in order to stress the didactic field beyond the teaching phenomenon, intentional teaching, which takes place in very characteristic and delimited circumstances - which are called school education. Enveloped in this problem of the phenomenon to learn, we will search the book Proust and the signs, in the attempt to catch there as the proustian signs open us differently to the infinitesimal learning by the material and spiritual repetitions differing in the time.
  • Identidade profissional de professores que ensinam matemática: Elementos e ações para a construção de uma proposta para futuras investigações Artigos

    Paula, Enio Freire de; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo apresenta um ensaio teórico, motivado pelo desejo de conhecer que elementos e ações podem ser considerados em um trabalho que se propõe a discutir a identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM). Os resultados apresentados são fruto de estudos realizados nos últimos anos com o objetivo de contribuir para a construção de uma proposta, não prescritiva, pautada no modelo quadripolar de investigação e em uma caracterização de IP, que podem ser considerados em futuras investigações a respeito da IP de PEM. Espera-se, assim, que este trabalho possa oferecer subsídios para reflexão aos interessados na temática da IP de PEM, dispostos a ampliar o debate a respeito desse campo investigativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents a theoretical essay motivated by the desire to learn which elements and actions can be considered in a research work that intends to discuss the professional identity (PI) in educators who teach mathematics. The results are the product of studies performed in recent years, which aimed at helping with the making of a non-prescriptive proposal based on the quadripolar model of investigation and on a characterization of the PI, which can considered in future investigations on the PI in educators who teach mathematics. Thus, we hope that this study can offer subsidies to those interested in the PI in educators who teach mathematics and who are willing to expand discussions on this research field.
  • A publicidade oficial do Enem representada nas mídias: um olhar para o exame como dispositivo educacional Artigos

    Rocha, Paula Del Ponte; Ferreira, Maira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa o Enem e sua representação na publicidade, em prol de sua visibilidade e credibilidade como política nacional de avaliação de acesso ao ensino superior. Olhar o Enem como dispositivo é entendê-lo no jogo de relações de poder, anunciado como indicativo de igualdade de oportunidades que produz sujeitos. A pesquisa considera a centralidade da cultura e o papel constitutivo dos discursos que produzem significados sobre o Enem. Analisamos vídeos publicitários produzidos, de 2009 a 2018, pelo governo, veiculados em TV aberta e na Plataforma Geekie Games Enem. A pesquisa apontou que tais produções procuram “vender” uma oportunidade de futuro melhor, ao alcance de todos que o merecerem, reforçando o discurso político e educacional que mobiliza (e paralisa) as instituições.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes Enem and its representation in advertising, in favor of its visibility and credibility as a national policy for evaluating access to higher education. To look at Enem as a device is to understand it in the power relations game announced as indicative of equality of opportunity that produces subjects. The research considers the centrality of culture and the constitutive role of discourses that produce meanings about Enem. We analyzed government-produced advertising videos from 2009 to 2018, broadcast on open TV, and the Geekie Games Enem Platform. The research pointed out that such productions seek to “sell” a better future opportunity, available to all who deserve it, reinforcing the political and educational discourse that mobilizes (and paralyzes) the institutions.
  • Fazendo o neoliberalismo funcionar “dentro de nós”: pedagogia das organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e formação docente Artigos

    Knöpker, Mônica; Costa, Marisa Vorraber

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta e discute resultados de uma pesquisa que objetivou examinar a pedagogia efetivada por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos no nicho da formação docente e os possíveis efeitos de verdade que ela pretende disseminar. Seu corpus empírico reuniu documentos tanto sobre o funcionamento dessas instituições quanto relacionados às estratégias de implementação de tal pedagogia. A inspiração teórico-metodológica adveio da produção foucaultiana sobre discurso e dos estudos sobre pedagogias. A tese defendida é a de que as organizações investigadas efetivam uma pedagogia híbrida que produz sua própria necessidade e opera no intuito de efetivar aprendizagens por meio de processos cíclicos que têm como ponto de partida (e de chegada) modelos pré-estabelecidos. Ademais, compõe a tese a proposição de que a pedagogia analisada, ao disseminar aprendizagens relacionadas a preceitos da lógica neoliberal, seria uma das formas de fazer o neoliberalismo funcionar “dentro de nós”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article presents and discusses the results of a research that aimed to examine the pedagogy carried out by nonprofit civil society organizations in the niche of teacher education and the possible effects of truth that it intends to disseminate. The empirical corpus gathered documents both on the functioning of these institutions as well as the implementation strategies of such pedagogy. The theoretical-methodological inspiration came from the Foucauldian production on discourse and from studies on pedagogies. The thesis defended is that the organizations investigated carry out a hybrid pedagogy that produces its own necessity and operates in order to effect learning through cyclical processes that have as a starting (and arrival) point pre-established models. Furthermore, the thesis proposes that the pedagogy analyzed, by disseminating learning related to neoliberal logic precepts, would be one of the ways to make neoliberalism work “within us”.
  • Formação docente e imaginário social Artigos

    Ramos, Rosane Karl; Souza, Maria Inês Marcondes de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa falas de participantes de um programa de formação continuada em serviço para professores de inglês nos Estados Unidos entre 2010 e 2013. O objetivo é ilustrar e discutir o conceito de imaginário social, perpassando as ditas vocações e aspirações dos docentes. O artigo é de cunho qualitativo, com base teórica do conceito de imaginário social e a perspectiva decolonialista. A metodologia contou com pesquisa bibliográfica, levantamento e análise de currículos publicados na Plataforma Lattes/CNPq, questionários on-line, entrevistas semiestruturadas e depoimentos. Como principal resultado da pesquisa apresentada neste artigo destacamos que esse imaginário oculta os motivos que impedem a melhoria da qualidade da educação pública no país, objetivo do programa em estudo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper focuses on English language Brazilian teachers’ in service education who participated in a program in the United States of America from 2010 to 2013. The main objective is to present and discuss how a certain social imaginary underpins the so-called teaching vocation and teachers’ aspirations. It is a qualitative case study, and it has as theoretical basis the concept of social imaginary, and the decolonialist perspective. The methodology consisted of literature research, analyses of participants’ curriculum vitae published on the Lattes Plataform/CNPq, online questionnaires, semi-structured interviews, and statements. Amongst the main findings we name the fact that this imaginary hides the reasons that put the quality of public education at stake.
  • Princípios básicos da pesquisa relacional, dialógica e colaborativa Artigos

    Souza, Rita de Cássia de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, baseando-se na perspectiva construcionista social, visa apresentar uma possibilidade metodológica para pesquisas fundamentadas em princípios relacionais, de colaboração e diálogo. O texto apresenta as bases teóricas desta perspectiva e suas influências na realização de uma pesquisa científica. Uma pesquisa relacional, que também pode ser definida como dialógica ou colaborativa, tem como centro de suas preocupações as relações entre as pessoas, o diálogo e o trabalho colaborativo. Embora seus princípios possam ser úteis para vários tipos de investigações, tendemos a considerar que dizem muito mais respeito a pesquisas que envolvem seres humanos, especialmente no âmbito das Ciências Sociais e Humanas. Teoricamente, essas pesquisas se fundamentam em perspectivas chamadas pós-modernas, que tem por características a crítica aos fundamentos da Ciência Moderna e também os estudos construcionistas sociais que partem do princípio de que qualquer conhecimento é construído socialmente. Essas pesquisas não trazem propostas metodológicas pré-definidas e estabelecidas, pelo contrário, convidam os pesquisadores a se abrirem a novos diálogos com seus sujeitos de pesquisa, convidando-os a tornarem-se co-construtores da investigação, criando espaços de inclusão e diversidade dentro dos estudos científicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This articleessay, based on the social construcionist perspective, aims to present a methodological possibility for research based on relational, collaboration and dialogue principles. The text presents the theoretical bases of this perspective and is influences in carrying out scientific research. A relational research, that can also be defined as dialogic or collaborative, has as its center of attention the relationships between people, dialogue and collaborative work. Although its principles may be useful for various types of research, we tend to consider them to be much more concerned with research involving human beings, especially in the Social Sciences and Humanities. Theoretically, these researches are based on so-called postmodern perspectives that have as characteristics the criticism to the foundations of Modern Science as well as the social constructionism studies that assume that any knowledge is socially constructed. On the contrary, they invite researchers to open up new dialogues with their research subjects, inviting them to become co-constructors of research, creating spaces of inclusion and diversity within of scientific studies.
  • As noções de experiência e vivência no currículo cultural de Educação Física: ressonâncias nietzschianas e foucaultianas Artigos

    Nunes, Mário Luiz Ferrari; Silva, Fidel Machado de Castro; Boscariol, Marina Contarini; Neira, Marcos Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo Influenciado pelas teorias pós-críticas da educação, o currículo cultural da Educação Física emerge como possibilidade de enfrentamento das condições sociais que insistem em homogeneizar sujeitos, colonizar desejos e regular as formas de viver. Neste artigo, situamos a apropriação das noções conceituais de experiência e vivência na pedagogia moderna e as implicações de suas ressonâncias nietzschianas e foucaultianas para a pedagogia cultural da Educação Física. Tencionamos torná-la um espaço de resistência às imposições castradoras da vida, a fim de potencializar possibilidades transgressoras dos limites normativos estabelecidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Influenced by the post-critical theories of education, the cultural curriculum of Physical Education emerges as a possibility of confronting social conditions that insist on homogenizing subjects, colonizing desires and regulating people lives. In this article, we situate the appropriation of conceptual notion of experience in modern pedagogy and the implications of their uses supported by Nietzsche and Foucault on Physical Education cultural pedagogy. We intend to make them into resistance’s spaces to impositions ways of living, in order to potentialize transgressive possibilities of established normative limits.
  • O Sonho da Docência: Fantástico Tear Artigos

    Corazza, Sandra Mara

    Resumo em Português:

    Resumo O texto inicia com um procedimento onírico. Compartilha várias questões sobre a categoria conceitual e analítica acerca do sonho da Docência. Antes, de modo aforismático, numa sequência de quadros que se sucedem, situa o fundo comum de estudos já desenvolvidos, em seu terreno trópico ou curiológico: lá onde conceitos, sentidos, proposições e teses — sobre Docência, Arquivo, Currículo, Didática, Aula, EIS AICE, Tradução, Professor, Poesia — mergulham no discurso onírico e nele se enrodilham como gavinhas. Apresenta então pontos de sonho, em sua historicidade, áreas de saber, problematizações e acionamentos, por parte da pesquisa educacional, além de suas relações com a escrileitura e com a morte. Configura, assim, o estágio atual da pesquisa oneirocrítica; a qual, em rede, colhe meteoros e come poeira do deserto. Ao mesmo tempo em que aponta a prudência de, na atualidade, gravar o seguinte epitáfio coletivo: É sinistro como executamos crueldades contra a nossa própria docência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The text begins with an oneiric procedure. It shares questions on the conceptual and analytical category about the Teaching dream. Previously, in the aphoristic way, in a sequence of successive frames, places the common background of studies already developed, in its tropological or curiological field: there where concepts, senses, propositions and theses — about Teaching, Archive, Curriculum, Didactics, Aula, EIS AICE, Translation, Teacher, Poetry — plunge into the oneiric discourse and curl up in it like tendrils. It presents dream points, in its historicity, knowledge areas, problematizations and triggers, on the part of educational research, in addition to its relations with writreading and death. Thus, it configures the current stage of oneirocritic research; which, in a network, harvests meteors and eats desert dust. At the same time that it points out the prudence of, at present, recording the following collective epitaph: It is sinister how we execute cruelties against our own teaching.
  • Formação docente: efeitos de um programa autorreflexivo de intervenção em teorias sociocognitivas da motivação Artigos

    Machado, Amélia Carolina Terra Alves; Boruchovitch, Evely

    Resumo em Português:

    Resumo A formação continuada de professores é tema recorrente na literatura. Todavia, estudos que visam analisar o professor, sua motivação e aprendizagem como estudante são escassos. Este artigo reporta resultados de um programa autorreflexivo de intervenção para professores sobre motivação para aprender, realizado em dupla vertente: o professor como estudante e como docente. Participaram do estudo 27 professores do ensino fundamental, divididos em dois grupos: experimental e controle. Os dados foram obtidos por instrumentos qualitativos e autorreflexivos. Constatou-se que a intervenção aumentou a autoconsciência dos professores não só sobre sua motivação e aprendizagem, mas também sobre suas práticas pedagógicas, além de ampliar seus conhecimentos acerca das teorias motivacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Continuing teacher education is a frequent theme in the literature. However, studies aimed to analyze teachers, their motivation and learning as a student are scarce. This article reports results of a self-reflective intervention program for teachers, on motivation to learn, conducted in a dual focus: the teacher as a student and as a teacher. The sample consisted of twenty-seven elementary school teachers divided into two groups: experimental and control. The data were collected by qualitative and self-reflective instruments. The intervention increased teachers’ self-awareness not only about their motivation and learning, but also about their pedagogical practices, besides expanding their knowledge about motivational theories.
  • Um currículo para médicos em Cuba pela solidariedade política no campo da saúde: possível explicação para a atuação no programa “Mais Médicos” Artigos

    Silva, Maria Patrícia; Paraíso, Marlucy Alves

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho tem como objetivo estudar o currículo formal de medicina destinado à formação de médicos cubanos, para identificar possíveis explicações sobre algumas diferenças de suas práticas, já identificadas por diferentes estudos sobre o programa Mais Médicos (PMM). Para tanto, desenvolvemos um estudo exploratório qualitativo, documental e bibliográfico. Para análise definimos dois eixos guias de leitura: (i) a construção do currículo e a conexão sociocultural refletida em raciocínios pedagógicos; (ii) o modelo de educação médica em conexão com o sistema de saúde. Identificamos no currículo estudado características que o aproxima de uma perspectiva decolonial, isto é, o encontro com o “outro” não acontece para dominar, mas para apoiar e trocar, em uma perspectiva de solidariedade política por meio de ações de saúde, com missões médicas. O currículo preza pela medicina integral, estrutura-se por medicina ético-humanista, perspectivas fundamentais para as demandas da prática médica no PMM.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This aim of this article is to study the formal medical curriculum for the education of Cuban physicians to identify possible explanations for some differences in their practices, already identified by different studies on the “More Doctors Program” (PMM)5. To do so, we developed a qualitative, documental and bibliographic exploratory study. Therefore, we defined two reading guide axes for the analysis: (i) the construction of the curriculum and the socio-cultural connection reflected in pedagogical reasoning; (ii) the model of medical education in connection with the health system. We identified characteristics in the curriculum studied that tend towards a decolonial perspective, that is, that the encounter with the “other” is not to dominate, but to support and exchange, from a perspective of political solidarity through health actions, with medical missions. There is a lot of emphasis on comprehensive medicine in the curriculum and it is structured by ethical-humanistic medicine, which is a fundamental perspective for the demands of medical practice in the More Doctors Program.
  • A crítica ao currículo: entre Deleuze, Guattari e Foucault Artigos

    Caffagni, Lou Guimarães Leão

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, investiga-se o modo como a filosofia da diferença impacta na discussão da governamentalidade e das práticas de si no campo do currículo. A primeira parte do artigo debate as técnicas disciplinares e o governo dos corpos e a segunda parte discute as técnicas de si e o governo da alma. Ao longo da exposição, apresentam-se as diversas versões de um discurso que concebe a educação e o currículo enquanto um conjunto de mecanismos de controle que se prestam a gerenciar, normalizar e vigiar os processos de subjetivação. No fim, destaca-se que a influência deleuze-guattariana tende a ressaltar a crescente flexibilidade, imaterialidade e descentralização dos dispositivos de governamentalidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this study, we investigate the influence of Deleuze and Guattari’s philosophy on the debate about governmentality, the analytics of the subject and the practices of the self. The first part of the paper discusses the disciplinary techniques and the government of the body; the second one discusses the techniques of the self and the immaterial government. The argumentation exposes the composition of a discourse that conceives education and curriculum as a set of control mechanisms, multidisciplinary knowledge and discursive technologies that work to manage, to normalize and to supervise subjective processes. Finally, we emphasize the increasing flexibility, immateriality, and decentralization of the dispositifs of the government.
  • “E se o relatório fosse do Victor?” Pensando com o cinema a alteridade, a imaginação e a psicologia na formação de professores Artigos

    Walter, Fernanda Omelczuk

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo compartilha uma experiência pedagógica com o cinema junto à disciplina psicologia da educação, oferecida para alunos de licenciaturas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foram analisados dois trabalhos audiovisuais feitos após a proposta de imaginação sobre como seria o filme O garoto selvagem, de François Truffaut, se o relatório de inspiração para o roteiro fosse do personagem Victor e não do Dr. Itard. Para tanto, dialogamos com as contribuições recentes do campo de cinema-educação, do ensino de psicologia na formação de professores e do cinema. Neste contexto, a possibilidade de realizarmos experiências inventivas com o cinema no curso de psicologia se apresentou como práticas estéticas e políticas alternativas ao modelo curricular historicamente dominante nessa disciplina, o que nos permitiu identificar alguns impactos desse tipo de exercício na formação de professores, tais como a superação de apropriações pedagogistas do cinema, a legitimidade da imaginação na construção do conhecimento e articulações interdisciplinares.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article shares a pedagogical experience with cinema with the discipline psychology of education offered to students of varied degrees at the Federal University of Rio de Janeiro. We analyzed two audiovisual works made after the imagination was proposed about what would be the movie The Wild Boy by François Truffaut if the inspirational report for the script was from the character Victor and not from Dr. Itard. For such purpose, we dialogue with the recent contributions of the field of Cinema-education, the teaching of Psychology in teacher education and cinema. In this context, the possibility of performing inventive experiences with cinema in the course of psychology presented itself as aesthetic practices and political alternatives to the historically dominant curricular model in this discipline, which allowed us to identify some effects of this type of exercise on teacher education, such as the overcoming of pedagogical appropriations of cinema, the legitimacy of imagination in the construction of knowledge and interdisciplinary articulations.
  • Autoridade, Violência e Educação Artigos

    Trevisan, Amarildo Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo procura enfocar a relação entre violência e a crise de autoridade no contexto educativo, tendo em vista o ambiente saturado da biopolítica. Procura interpretar a obra da fase final da vida de Sigmund Freud, O homem Moisés e a religião monoteísta como um testemunho contra-hegemônico da biopolítica. A partir de algumas teses defendidas na obra, especialmente a do lugar vago da imagem do pai, estabelece relações com o papel do docente diante do cenário de violência e falta de reconhecimento da sua atuação. Conclui que é necessário desconstruir o panorama que motivou a eclosão da violência original, cabendo, agora, reconstruí-lo na perspectiva hermenêutica. Bem como indica a necessidade de repensar a biopolítica na vida do professor, sempre desafiada a tomar partido por uma autoridade repressiva ou moral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to focus on the relationship between violence and the crisis of authority in the educational context, considering the saturated environment of biopolitics. It seeks to interpret the work of the final phase of Sigmund Freud's life, Man Moses and the monotheistic religion as a counter-hegemonic witness to biopolitics. Based on some thesis defended in the work, especially the one of the vacant place of the image of the father, the article establishes relations with the role of the teacher before the scenery of violence and lack of recognition of their action. It concludes by the need to deconstruct the panorama that motivated the outbreak of the original violence, now being necessary its reconstruction it in the hermeneutic perspective. As well it indicates the need to rethink biopolitics in the teacher’s life, always challenged to take sides for a repressive or moral authority.
  • O diário invertido como possibilidade de variação pedagógica intensiva Artigos

    Federici, Conrado Augusto Gandara; Mendes, Mariana Louver; Liberman, Flávia

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo trata do diário invertido, uma ação pedagógica feita junto aos alunos do 3º ano de graduação de uma universidade pública. A iniciativa dos professores de enviar diários de campo aos estudantes visava horizontalizar, intensificar e qualificar a comunicação entre ambos. A proposta foi desenvolvida em uma disciplina prática com mulheres em situações de vulnerabilidade em Santos e, considerada como variação pedagógica, discutiu sobre uma prática de ensino-aprendizagem que pudesse promover relações de confiança, respeito e composição no contexto da universidade. Dar linha a um tempo melhor cadenciado alçou a qualidade dos encontros a novos ares, reconciliando a confiança e o cuidado como sentidos primevos da relação pedagógica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article approaches the inverted diary, a pedagogical action developed with 3rd year students at a public university. The teacher’s initiative, which consisted in sending field diaries to the students, had the goal of “horizontalizing”, intensifying and qualifying communication between them. The proposal was developed along a practice discipline with women in vulnerable situations in the municipality of Santos, state of São Paulo, wich was considered as a pedagogical variation that allowed discussing new teaching-learning practices and actions that can promote relations of trust, respect and composition in the university context. Working with a more controlled time raised the quality of meetings to a new degree, thus reconciling trust and care as the early meanings of the pedagogical relationship.
  • Meritocracia: origens do termo e desdobramentos no sistema educacional do Reino Unido Artigos

    Mazza, Moisés Giordano; Mari, Cezar Luiz De

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo examina o surgimento e uso do conceito meritocracia e os desdobramentos no sistema educacional inglês. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo é levantar as discussões sobre o mérito em termos de suas origens, na obra do sociólogo britânico Michael Young, The Rise of the Meritocracy (1958) e a experiência meritocrática na reforma da educação inglesa na segunda metade do século XX. Encontramos em John Locke a fonte para entender as razões pelas quais o período moderno valoriza o mérito em detrimento da hereditariedade, e na reforma realizada no Reino Unido por Margareth Thatcher (1979-1990) encontramos o economista Milton Friedman como principal intelectual orgânico a fundamentar a adoção do mérito como critério no sistema educacional contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article examines the emergence and use of the meritocracy concept and its developments in the English education system. It is a bibliographical research that aims to raise the discussions on the origins of the term “merit” in the work of British sociologist Michael Young The Rise of the Meritocracy (1958) and English education meritocracy-based reform in the second half of the twentieth century. We find in John Locke the source for understanding the reasons why the Modern Period values merit over heredity, and in the UK reform of Margaret Thatcher (1979-1990) we find the economist Milton Friedman as the main organic intellectual to justify the adoption of merit as a criterion in the current education system.
  • De volta ao brejo: a ausência do sublime em Dewey e o sublime na educação Artigos

    Cavallari Filho, Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo analiso a ausência do sublime em Dewey e o sublime na educação condensados na pergunta: o que significa para a formação humana afirmar que Dewey ignorou o sublime? Inicio o raciocínio apresentando a ausência do sublime nos escritos do filósofo. Posteriormente, apresento o sublime kantiano e seu impacto nos projetos modernos de emancipação, particularmente o projeto educacional da Bildung americana pautado na naturalização do idealismo objetivo hegeliano. Por fim, trago o sublime kantiano pensado na educação e na política por Lyotard para debater a formação humana e a crise da democracia hoje. O que está em jogo é a disputa entre emoções sem razão na busca de sentido político e educacional no espaço público amplificado pelas mídias sociais: fanatismo e ignorância. Argumento que é por meio da humildade da ignorância que podemos trazer à existência um propósito, a formação humana como uma ética de vida contra o fanatismo no presente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the present article I analyze the absence of the sublime feeling in the philosophy of Dewey as condensed in this question: What does it mean to human formation the claim that Dewey ignored the sublime? I start off by presenting the absence of the sublime feeling in Dewey’s philosophy. Then, I present the Kantian sublime and its influence on modern projects of emancipation, especially the educational project in the American Bildung based on the naturalization of Hegel’s objective idealism. Next, I present the Kantian sublime as thought in political and educational terms by Lyotard to discuss human formation and the current crisis of democracy. At stake is the dispute between emotions without reasoning in the search for a purpose to politics and education based on the amplified public space created by social media: fanaticism and ignorance. I argue that by means of ignorance we can bring into existence a purpose to the human formation as an ethics of life against the present fanaticism.
  • Posicionamentos e relações valorativas sobre gêneros e mídias digitais: uma análise sociológica da série 13 Reasons Why Artigos

    Rossi, Tulio Cunha

    Resumo em Português:

    Resumo Apresenta-se uma análise sociológica da primeira temporada da série 13 Reasons Why, produzida e disponibilizada pela Netflix. A análise leva em conta elementos do contexto de produção e difusão da série, do ponto de vista sociotécnico de sua relação com novas tecnologias de comunicação e informação e do ponto de vista da construção de relações de gênero e sua articulação com pautas feministas da atualidade. A análise utiliza técnicas da sociologia do cinema de Pierre Sorlin, com ênfase na construção de sistemas relacionais que organizam, na narrativa, as relações entre personagens, bem como com valores e posicionamentos morais e ideológicos que estes evocam. Dentro da construção dos sistemas relacionais de 13 Reasons Why, destacam-se a configuração de uma hierarquia entre os estudantes que é entrelaçada à categoria gênero, e a expressão de posicionamentos valorativos relacionados ao uso, pelos personagens, de instrumentos de tecnologias consideradas analógicas em contraponto a tecnologias digitais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents a sociological analysis of the TV show 13 Reasons Why’s first season, produced and released by Netflix. The analysis considers contextual elements of the production and diffusion of the show, standing from the sociotechnical point of view of its connection with new communication and information technologies. It considers, also, the perspective of gender constructing relations and its articulation with some current feminist guidelines. The analysis employs techniques from the sociology of cinema of Pierre Sorlin, emphasizing the construction of relational systems, which organize, into the narrative, the relationships among characters, and the values and moral, ideological positions evoked by them. Within the construction of 13 Reasons Why’s relational systems, is emphasized the configuration of a hierarchy among students intertwined with the gender category and expressions of valuative standpoints related to the ways in which the characters use analogical technologies in counterpoint to the digital ones.
  • Enseñanza de lenguas y el mito del hablante nativo Artigos

    Angelucci, Thalita Camargo; Pozzo, María Isabel

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El lenguaje confiere al ser su condición de existencia, en tanto ser humano deseante inserto en una cultura (Revuz, 1998). En el contexto migratorio actual, los procesos de enseñanza y aprendizaje de lenguas se ponen de relieve. Este artículo tiene como objetivo presentar una revisión teórica respecto a la concepción de hablante nativo como un mito (Lippi-Green, 1997; Mariño, 2011; Rajagopalan, 1997) en el ámbito de la enseñanza de lenguas. Se adopta la perspectiva sociolingüística de Bagno (2007) que propone la variación lingüística como el estado natural de las lenguas. Desde esta perspectiva, la norma estándar funciona como modelo artificial de lengua, que neutraliza las diferencias. A su vez, el concepto de hablante nativo que viene sosteniendo la didáctica de lenguas extranjeras da cuenta de un sujeto ideal, no real, por lo tanto, inalcanzable (Chacón, 2010; Coracini, 2007). Estos aspectos atraviesan los vínculos entre profesores y estudiantes de lenguas, escenario de nuestros interrogantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The language confers to the human being its condition of existence, as a desiring subject inserted in a culture (Revuz, 1998). In the current migratory context, the processes of teaching and learning languages are highlighted. The aim of this article is to present a theoretical review in relation to the conception of a native speaker as a myth (Lippi-Green, 1997; Mariño, 2011; Rajagopalan, 1997) in the field of language teaching. The sociolinguistic perspective of Bagno (2007) is adopted, which proposes linguistic variation as the natural state of languages. From this perspective, the norm-standard functions as an artificial language model, which neutralizes differences. In turn, the concept of native speaker, which has been supporting the teaching of foreign languages, accounts for an ideal subject, not real, therefore, unattainable (Chacón, 2010; Coracini, 2007). These aspects cross the links between professors and students of languages, scenario of our questions.
  • ¿Cómo fomentar la competencia comunicativa intercultural desde el enfoque por tareas? Artigos

    Herrera-Torres, Diana Marcela; Pérez-Guerrero, Claudia Milena

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La didáctica de las lenguas extranjeras ofrece diversas posibilidades para orientar los procesos de enseñanza y aprendizaje en el salón de clase que enriquecen el quehacer pedagógico de los profesores de esta área. En la actualidad, una de las más reconocidas e implementadas en el aula es el enfoque por tareas. Este enfoque se caracteriza por romper el paradigma tradicional de la visión estudiante-profesor, ubicando al estudiante en el centro de la actividad pedagógica, y por fomentar el desarrollo de la competencia comunicativa. Sin embargo, a pesar de abordar aspectos culturales propios de la adquisición de esta competencia, este enfoque puede soslayar elementos transversales tales como la competencia comunicativa intercultural. A partir de una reflexión sobre la didáctica de las lenguas, este artículo tiene el propósito de difundir una posibilidad didáctica que complementa los principios del enfoque por tareas (Nunan, 2004; Willis, 1996) con las características de la competencia comunicativa intercultural (Byram, 1997; Galindo, Loaiza y Botero, 2013). Este trabajo plantea una revisión teórica alrededor del enfoque por tareas y la competencia comunicativa intercultural que desemboca en la creación de una secuencia didáctica tangible que combina los aportes más importantes de estas dos bases didácticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Foreign language didactics offers several possibilities to guide learning and teaching processes in the classroom that enrich the teacher’s pedagogical teaching practices in this area. Currently, one of the most recognized and applied possibilities is the Task-based Approach. Among other things, this Approach has broken the traditional paradigm about teacher-students’ vision, where the teaching becomes student-centered, and promoted the Communicative Competence development. Nevertheless, even though such approach addresses certain cultural aspects issued by the acquisition of the Communicative Competence, it might disregard transversal elements such as the Intercultural Communicative Competence. Hence, this article aims at sending out a didactical possibility that merges the principles of the Task-based Approach (Nunan, 2004; Willis, 1996) with the characteristics of the Intercultural Communicative Competence (Byram, 1997; Galindo, Loaiza y Botero, 2013) which is the result of a reflection upon the Foreign Languages Didactics. Thereby, this article displays a theoretical discussion focused on the Task-based Approach and the Intercultural Communicative Competence resulting in the creation of a tangible didactic unit that combines the most important contributions from these two theoretical underpinnings.
  • El objeto de estudio de la profesión docente como reto epistemológico Artigos

    Castañeda-Díaz, María Teresa; Jarpa-Arriagada, Carmen Gloria

    Resumo em Português:

    Resumo Este artículo analiza el objeto de estudio de la profesión docente a partir de un ensayo bibliográfico. Afirmamos que el objeto es el conocimiento pedagógico y los mecanismos de distribución y adquisición de este saber en situaciones de enseñanza (Martín, 2006). Por tanto, es un objeto construido, definido y delimitado teórica y epistemológicamente al pensar la disciplina desde la profesión, los modelos formativos y los conocimientos profesionales que genera (Gadotti, 2015; Houssaye, 2014). Se realizó una revisión documental de 55 fuentes (de 1970 a 2015). Los hallazgos muestran que la literatura coincide en la importancia del conocimiento pedagógico como singularidad de la profesión. Asimismo, desde una visión posmoderna, la educación emerge como ciencia social en que el conocimiento se construye desde la praxis educativa en tanto práctica social contextualizada, situada histórica y culturalmente. La formación inicial docente debe enfatizar la construcción del saber profesional y su consecuente comunidad discursiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the object of study of the teaching profession from a bibliographic essay. We affirm that the object is pedagogical knowledge and the mechanisms of distribution and acquisition of this knowledge in teaching situations (Martín, 2006). Therefore, it is an object constructed, defined and defined theoretically and epistemologically, when thinking about the discipline from the profession, the formative models and the professional knowledge that it generates (Gadotti, 2015; Houssaye, 2014). Documentary review of 55 sources (70’s until 2015) was carried out. The findings show that literature coincides in the importance of pedagogical knowledge, as a singularity of the profession. Also, from a postmodern vision, education emerges as a social science where knowledge is built from the educational praxis as a contextualized social practice, historically and culturally located. Initial teacher training should emphasize the construction of professional knowledge and its consequent discursive community.
  • Relendo ‘O livro didático de Ciências no Brasil’ Artigos

    Mori, Rafael Cava; Curvelo, Antonio Aprigio da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo A obra O livro didático de Ciências no Brasil, organizada por Hilário Fracalanza e Jorge Megid Neto, foi publicada em 2006. Mais de 10 anos após sua publicação, algumas de suas proposições precisam ser reanalisadas, dadas as alterações sofridas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que geraram impacto nos próprios livros. Este trabalho compara enunciados dos capítulos do livro com guias do livro didático produzidos pelo Ministério da Educação, pesquisas sobre o livro didático de ciências e manuais escolares produzidos durante a vigência do PNLD. Em que pesem as desatualizações da obra de Fracalanza e Megid Neto, muitos de seus apontamentos permanecem válidos, embora necessitem ser relativizados à luz das complexas relações enunciativas em que se situam os manuais escolares atualmente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract More than ten years after the publication of the book “O livro didático de Ciências no Brasil” [The Science textbook in Brazil], edited by Hilário Fracalanza and Jorge Megid Neto, in 2006, some of its propositions require a reanalysis due to changes in the National Textbook Program (PNLD). This paper compares excerpts from the book’s chapters with Didactic Book Guides produced by the Ministry of Education, researches on Science textbooks, and textbooks produced during the term of the PNLD. Despite the outdated assertions in the book of Fracalanza and Megid Neto, many of their statements remain valid until the present days, requiring but a relativization in light of the complex enunciative relations in which school textbooks are currently situated.
  • Indústria cultural e experiência: novidade, proximidade e vivência Artigos

    Werle, Verônica; Vaz, Alexandre Fernandez

    Resumo em Português:

    Resumo Neste trabalho questionamos as (im)possibilidades de constituição de experiências, a partir das relações estabelecidas com os produtos culturais mercantilizados. Tomando como objeto o turismo de excursão, analisamos especificamente a relação dos sujeitos com os objetos/atrações. A partir dos dados obtidos com entrevistas e observações, evidenciamos que o turista assume uma disposição para a novidade, tornada habitual no interior da viagem, assim como dá preferência a uma relação de proximidade com os objetos, o que se expressa, entre outros aspectos, no impulso de apropriar-se deles por meio de suas imagens e dados informativos. A excursão como um todo e as atividades que a compõem se sucedem para o turista como vivência de choque, implicando no enfraquecimento das forças mnemônicas (e por isso o caráter imprescindível do uso do recurso fotográfico, mesmo efêmero) e miméticas (e por isso a valorização da apreensão direta do objeto pela informação).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper questions the (im)possibility of building experiences from the relationship established with commodities. From the concept of excursion tourism, we specifically analyze the relationship between subjects and objects/attractions through interviews and observations. The results indicate that the tourist manifests a disposition to the novelty, assumed as habitual within the trip, besides prioritizing a relation of proximity with objects. Such proximity is expressed, among other aspects, in their impulse to appropriate objects through images and informational data. For the tourist, the tour as a whole and its activities are a shock experience, implying the weakening of mnemonic (and therefore the essential use of the photographic resource, even ephemeral) and mimetic forces (the reason for valuing the direct apprehension of the object by the information).
  • O futuro professor como sujeito em formação: reflexões sobre a significação da atividade de ensino Artigos

    Pozebon, Simone; Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, que parte de uma pesquisa de doutorado voltada à formação de professores que ensinam matemática, intenciona analisar como futuros professores se percebem como sujeitos que se encontram em formação, no movimento de significação da atividade docente. Fundamentados na Teoria Histórico-Cultural, apresentamos a organização de um experimento formativo com acadêmicos de Licenciatura em Matemática. A análise dos dados da pesquisa, através dos três episódios elencados, possibilitou evidenciar alguns aspectos, como as mudanças dos motivos para tornarem-se professores de matemática; a compreensão da formação docente como um processo contínuo; e as mudanças de qualidade da atividade de ensino, que permitiram aos futuros professores se perceberem como sujeitos que se encontram em formação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses a doctoral research on the training of Mathematics teachers, analyzing how future teachers perceive themselves as subjects under training within the signification movement of the teaching activity. Grounded on Cultural-Historical Theory, it describes a formative experiment conducted with undergraduates of a Mathematics Teaching degree. From three episodes analyzed, the results highlight aspects that allowed future teachers to perceive themselves as subjects under training, such as changes in the motivations for becoming Mathematics teachers, understanding of teacher education as an ongoing process, and changes in the quality of teaching activity.
  • A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular Artigos

    Paniago, Rosenilde Nogueira; Nunes, Patrícia Gouvêa; Sarmento, Teresa Jacinto; Silva, José Luis Coelho da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo trata de uma investigação que está sendo realizada no contexto de um Instituto Federal de Educação, cujo objetivo é identificar como ocorre a iniciação à docência nas disciplinas que oferecem a prática como componente curricular (PCC). Neste recorte, será focalizado como se dá o atual modelo de trabalho com as PCC e serão sinalizados alguns caminhos para a articulação destas com a escola de educação básica. Utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos e a recolha de narrativas com licenciandos dos cursos de Química e de Ciências Biológicas. Os resultados iniciais apontaram que as PCC cumprem o disposto na legislação brasileira em relação à carga horária, verificando-se que várias práticas de inserção à docência estão ocorrendo, tais como a construção de modelos, experimentos, jogos e aplicação de aulas práticas. Entretanto, identificam-se fragilidades, sobretudo, no nível da sobrevalorização da formação dos conhecimentos específicos, em detrimento da formação pedagógica para a docência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article deals with an investigation on the induction to teaching in disciplines that offer the practice as a curricular component (PCC) in the context of a Federal Institute of Education. In this work we focus on the current work model of PCCs, suggesting some possible means to articulate them with basic education. Data consisted of institutional documents and narratives of undergraduate students of Chemistry and Biology. The initial results indicate that the PCCs comply with Brazilian legislation regarding academic load, institutions implemented several significant practices such as the construction of models, experiments, games, and practical classes. However, they also present weaknesses as to the overvaluation of specific knowledge formation to the detriment of teaching training.
  • Estudantes autistas e suas relações na escola: uma perspectiva dialógica sobre o desenvolvimento do self Articles

    Pacheco, Raquel; Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho teve como principal objetivo investigar como as relações estabelecidas na escola participam da constituição do self dos sujeitos autistas. Fizemos um estudo de caso múltiplo com três crianças autistas de 7 a 14 anos matriculadas em uma escola da rede pública. No total, tivemos onze participantes, duas professoras, uma coordenadora, uma monitora, cinco crianças autistas (três meninos e duas meninas), além de mais duas meninas não autistas. Durante o período de seis meses, foram feitas entrevistas com os adultos, observações naturalísticas das situações escolares (como sala de aula e recreio) e observação direta durante uma dinâmica com todas as crianças participantes. À luz das teorias de uma perspectiva dialógico-cultural, foi possível analisar nossas descobertas com base em uma estrutura de posições-I, posições do self, para cada sujeito participante. A partir da convergência de cada uma das posições possíveis de todos os sujeitos, chegamos a três eixos de relacionamento: brincar, ajudar e cuidar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study mainly aimed to investigate how the relationships established at school affect the constitution of the self of autistic subjects. We carried out a multiple case study with children aged from seven to 14 years old enrolled in a public school that featured diverse profiles, with a total of 11 participants, such as teachers, coordinator, special education assistant (all of them women), as well as five autistic children (three boys and two girls) and two non-autistic girls. During the 6-month period, we conducted interviews with the adults, natural observations of school situations, and collaborative dynamics with the participating children. In light of theories from a dialogical-cultural perspective, it was possible to analyze our findings based on an I-positions framework, self positions, for each participant subject. From the convergence of each of the possible positions of all the subjects, we arrived at three axes of relationship: Playing, Helping, and Caring.
  • Infâncias e estudos culturais: um diálogo sobre identidades e culturas Artigos

    Simões, Patrícia Maria Uchôa; Resnick, Riva; Rodrigues, Cibele Maria Lima

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe uma discussão teórica que articula, a partir dos Estudos Culturais, os Estudos Sociais da Infância e os conceitos de identidade e cultura. O recorte teórico se atém aos diálogos possíveis entre a concepção de identidade cultural pós-estruturalista, postulada por Stuart Hall, e o conceito de reprodução interpretativa, de William Corsaro, para compreender a socialização infantil como decorrentes das experiências partilhadas pelas crianças, em suas relações com seus pares e com os adultos. Assim, propõe-se o uso do conceito de identidade cultural como possibilidade para os estudos das crianças, devido à sua contribuição para a reflexão sobre o contexto cultural em que estão inseridas e, portanto, realizam sua reprodução interpretativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents a theoretical discussion that articulates Social Studies of Childhood and the concepts of identity and culture from the perspective of Cultural Studies. To understand childhood socialization as a result of the experiences shared by children in their relations with their peers and with adults, the text follows possible dialogues between the post-structuralist conception of cultural identity discussed by Stuart Hall and the concept of interpretive reproduction formulated by William Corsaro. Thus, it proposes the use of the concept of cultural identity as an approach for studying children, for it contributes to the reflection on the cultural context in which they are inserted and in which they perform their interpretive reproduction.
  • Usando aprendizagem baseada em projetos para ensinar aprendizagem baseada em projetos: as lições aprendidas Artigos

    Amaral, João Alberto Arantes do

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, os autores apresentam as lições aprendidas usando a abordagem de aprendizagem baseada em projetos para ensinar a própria metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Trinta e três alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil, estiveram envolvidos. Este artigo explica os objetivos, a estruturação e o currículo do curso. Os dados foram coletados por meio grupos focais, questionários eletrônicos e website do projeto realizado pelos alunos. Os dados foram analisados para determinar temas recorrentes. As principais conclusões foram as seguintes: (1) A estruturação do curso, que seguiu os sete elementos essenciais de estruturação de um projeto, conforme proposto por Larmer, Mergendoller e Boss (2015), foi muito eficaz; (2) A centralização do aprendizado em torno de um projeto significativo - a criação de um livro sobre a experiências em aprendizagem baseada em projetos - motivou os alunos a fazer o melhor possível para desenvolver o projeto. No entanto, o trabalho duro teve seu preço: os estudantes experimentaram fadiga e estresse; (3) A dinâmica da aprendizagem proporcionou aos alunos a experiência de combinar teoria com prática, entrevistar pessoas, refletir sobre o processo de aprendizagem e compartilhar conhecimentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article reports the lessons learned using a project-based learning (PBL) approach for teaching the project-based learning methodology itself. This study was conducted with 33 graduate students from the Faculty of Education of the University of São Paulo, Brazil. This paper explains the course goals, design, and curriculum. Data were collected by means of focus group activities, electronic surveys, and students’ project websites, and analyzed to determine recurrent themes. The main findings were the following: (1) The course design, which followed the seven essential project design elements proposed by Larmer, Mergendoller, and Boss (2015), was very effective; (2) Centering learning around a meaningful project – the creation of a book about PBL experience – motivated students to do their best. However, the hard work came at a price: students reported experiencing fatigue and stress; and (3) The learning dynamics provided students with the experience of combining theory and practice, interviewing subjects, reflecting about the learning process, and sharing knowledge.
  • Maurice Tardif - trajetória de um pesquisador: entre profissionalização do ensino, pensamento crítico e riscos contemporâneos Diverso E Prosa

    Souza Neto, Samuel de; Ayoub, Eliana

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto apresenta a trajetória acadêmica do professor, intelectual e pesquisador Maurice Tardif, da Université de Montréal (Universidade de Montreal) no Canadá, por meio da realização de uma entrevista, realizada por Samuel de Souza Neto e Eliana Ayoub em maio de 2017. Maurice Tardif vem dedicando suas reflexões e pesquisas a temáticas educacionais relacionadas aos saberes docentes, à formação profissional, à divisão do trabalho na escola, bem como à inserção profissional e às profissões do ensino no contexto escolar. Ele discute a profissionalização do ensino, questionando o fato desse processo não emergir dos professores, mas de induções do estado ou de movimentos de valorização do magistério, desafiando os professores a lutarem pela sua própria identidade profissional. Além da criação de centros de pesquisa, como o Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (Crifpe – Centro de Pesquisa Interuniversitário sobre a Formação e a Profissão Docente), o que se observa é o nascimento de uma escola de pensamento, a Escola Quebequense sobre a Formação e a Profissão Docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text presents the academic trajectory of the professor, intellectual and researcher Maurice Tardif from Université de Montréal (University of Montreal) in Canada, through an interview, conducted by Samuel de Souza Neto and Eliana Ayoub in May 2017. Maurice Tardif has been dedicating his reflections and researchers to educational themes related to teacher’s knowledge, to professional education, to division of work at school, as well as professional insertion and teaching professions in the school context. He discusses the professionalization of education, questioning the fact that this process does not emerge from teachers, but from state inductions or from movements for valorization of the magisterium, challenging teachers to fight for their own professional identity. To beyond the creation of research centers, as the Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (Crifpe – Interuniversity Research Center on Teacher’s Education and Profession), what is observed is the birth of a school of thought, the Quebec School on Teacher’s Education and Profession.
  • Mitos y realidades sobre el nacimiento de la Pedagogía del Oprimido: una conversación con testigos directos de la escritura de Paulo Freire en Chile Diverso E Prosa

    Kohan, Walter; Gajardo, Marcela; Holst, John

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta entrevista con dos figuras extranjeras, una de ellas asistente de Paulo Freire en sus años en Chile, busca aclarar algunos aspectos relacionados con la traducción y la primera circulación de la Pedagogía del Oprimido. Son también analizadas las semejanzas y diferencias entre las diversas traducciones diferentes del libro al castellano y algunas circunstancias de la traducción al inglés del libro. Son también abordados en la entrevista otros aspectos como la génesis del concepto de “acción cultural”, una polémico sobre la “concientización”, el contexto político de los círculos en los que trabajó Freire en Chile y su influencia en la Educación en Estados Unidos

    Resumo em Inglês:

    Abstract This interview with two international figures, one of them Paulo Freire’s assistant during his years in Chile, seeks to clarify some aspects related to the translation and first circulation of Pedagogy of the Oppressed. The similarities and differences between the different translations of the book into Spanish and some circumstances of the translation into English of the book are also analyzed. Other aspects addressed in the interview are the genesis of the concept of "cultural action", a controversy about "conscientization", the political context of the circles in which Freire worked in Chile and his influence on Education in the United States.
  • Discurso do Dr. Jaume Trilla Bernet no ato de outorga a Paulo Freire do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Barcelona em 1988 Diverso E Prosa

    Garcia, Valéria Aroeira

    Resumo em Português:

    Resumo Esta é a publicação do discurso realizado (em catalão) por Jaume Trilla Bernet, professor da Universidade de Barcelona, na solenidade de outorga do título de doutor honoris causa a Paulo Neves Réglus Freire por aquela instituição. Valéria Garcia apresenta ao público brasileiro o professor espanhol, comentando a importância de seu trabalho no campo da educação não formal, bem como suas relações com Freire. No discurso, o professor Trilla faz uma apresentação biográfica do homenageado e passa em revista sua obra, tomando por eixo a relação teoria-prática, explicitando como conceitos centrais: conscientização; diálogo; mudança.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This is the publication of the speech given (in Catalan) by Jaume Trilla Bernet, professor at the University of Barcelona, at the ceremony for the award of the title of Doctor Honoris Causa to Paulo Neves Réglus Freire by that institution. Valéria Garcia introduces the Spanish teacher to the Brazilian public, commenting on the importance of his work in the field of non-formal education, as well as his relationship with Freire. In the speech, Prof. Trilla makes a biographical presentation of the honoree and reviews his work, taking the theory-practice relationship as its axis, explaining as central concepts: awareness; dialogue; change.
  • Agradecimentos Nominata

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br