Acessibilidade / Reportar erro
Pro-Posições, Volume: 23, Número: 2, Publicado: 2012
  • EDITORIAL Editorial

    Banks-Leite, Luci
  • Apresentação Dossiê: Novas Relações Estado E Sociedade: Tensões Entre O Público E O Privado Na Educação

    Adrião, Theresa
  • A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado Dossiê: Novas Relações Estado E Sociedade: Tensões Entre O Público E O Privado Na Educação

    Peroni, Vera Maria Vidal

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é analisar a relação público/privado e suas consequências para a gestão democrática da educação. Apresenta o contexto atual, pois entende a inserção da lógica privada nas escolas públicas como parte de mudanças ocorridas, neste período particular do capitalismo, que redefinem o papel do Estado e as políticas sociais. Em termos gerais, concluiu-se que as relações entre o público e o privado se manifestam, no período atual, tanto no que se refere à alteração da propriedade quanto em relação ao que permanece na propriedade estatal, além de reorganizarem os processos educacionais na lógica do mercado.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to analyze the public-private relationship and its consequences for the democratic management of education. It presents the current scenario, as it sees the inclusion of the private logics in public schools as part of changes occurred in this particular period of the capitalism and which redefine the role of the State and social policies. Overall, it was concluded that the public-private relationship comes up during the current period in what refers to the change of ownership and also to what remains as the state ownership, besides reorganizing the educational processes under the logics of the market .
  • El lucro en la educación chilena: debate conceptual acerca del sentido de la educación pública y de la privada

    Donoso-Díaz, Sebastián; Alarcon-Leiva, Jorge

    Resumo em Espanhol:

    El texto introduce en un tema capitular en el Chile de hoy, un tópico que ordena las vinculaciones entre lo público y lo privado en educación y que ha sido escasamente analizado en los últimos treinta años; a nuestro entender, producto del éxito del neoliberalismo en la legitimación del orden privado y de sus principios sobre lo público. Este fenómeno ha sido nuevamente puesto en tela de juicio en la sociedad chilena, a causa del descontento social con un sistema de mercado que se ha mostrado implacable. El lucro ha quedado al descubierto como principio y fin de los objetivos de las políticas neoliberales, y con ello se desnuda su débil propuesta de desarrollo social y de operación del Estado, tarea a la que la educación, desde el neoliberalismo, tiene muy poco que aportar.

    Resumo em Inglês:

    The text introduces a central issue discussed in today’s Chile, a topic that organizes the bounds between public and private sectors in education and which has been rarely discussed in the last thirty years; due in our opinion to the success of neoliberal policy in legitimating private order and its principles over the public ones. This phenomenon has again been put into discussion in the Chilean society as a result of a social discontent towards a market system that has been relentless. The beginning and ending of the objectives of neoliberal policies has been profit and together with it, bares its weak proposal of society development and the operation of the State, a task that education has very little to contribute since neoliberal policy.
  • As ONGs e a responsabilidade governamental com a escola básica no Brasil Dossiê: Novas Relações Estado E Sociedade: Tensões Entre O Público E O Privado Na Educação

    Ghanem, Elie

    Resumo em Português:

    Este texto apresenta alguns dos principais significados que as ONGs assumiram no Brasil, os quais as posicionam diante do desafio do direito à educação. Desafio que abarca, especialmente, a escolarização pública e a definição do campo público e do privado. Nos dois aspectos deste desafio, são descritas as perspectivas seguidas pelas ONGs: a paliativa, a inovadora, a de mudança ou a de pressão política. Em conclusão, afirma que a atuação das ONGs tem vagado com diferentes sentidos, desarticuladamente, no que se refere às condições para realizar a educação como direito: o fortalecimento tanto do Estado quanto da sociedade civil, a interlocução entre estes polos e a influência recíproca entre educação e sistema político.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some of the NGOs’ main meanings in Brazil that enable them to face the challenge of having the right to education. . This challenge particularly includes public schooling and the definition of public and private sector. In both aspects the following perspectives adopted by the NGOs are described: the palliative perspective, the innovative one, the changing as well as the political pressure perspective. The article concludes that the NGOs’ work has been following different directions, disjointedly, in what concerns the conditions for accomplishing education as a right: strengthening both the State and the civil society, the interlocution between these two poles and the reciprocal influence between education and political system.
  • Descentralização e formação continuada de professores na RMC Dossiê: Novas Relações Estado E Sociedade: Tensões Entre O Público E O Privado Na Educação

    Rodriguez, Vicente; Vieira, Marcelo

    Resumo em Português:

    Novas formas institucionais para oferta de formação continuada de professores têm se apresentado na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Procuramos, com este artigo, compreender como se tem dado esse processo, considerando o contexto descentralizado das políticas públicas educacionais e os problemas de gestão pública brasileira e metropolitana. Investigando e analisando diversos índices da última década, como: evolução do número de professores, investimento e matrículas nos diversos níveis da educação básica e por instância administrativa, pudemos verificar determinados aspectos e reflexos dessas políticas, principalmente quando se trata de novas formas de arranjos entre o público e o privado. Percebemos o aumento da participação das diversas formas não estatais, incluindo o mercado, na oferta de formação continuada de professores e gestão educacional, entre outras formas não menos relevantes.

    Resumo em Inglês:

    New institutional arrangements for the provisions of teachers continuous training has been performed in the Metropolitan Region of Campinas (RMC). In this article, we seek to understand how this process goes on, considerating the context for decentralized public policies and educational problems in Brazil and metropolitan governance. Investigating and examinating various indices of the lasted decade, like growth in the numbers of teachers, investments and enrollment at all levels of basic education and administrative level, we could verify certains aspects and consequences of these policies, especially when it comes to new forms of arrangements between public and private. It was noted the increased participation of various non-governmental forms, including the market in offering continuing education for teachers and educational administration as any other forms no less relevant to perform it.
  • La privatización de la educación Argentina: un largo proceso de expansión y naturalización

    Vior, Susana E.; Rodríguez, Laura R.

    Resumo em Espanhol:

    En el artículo se revisan los momentos más importantes de la política educacional en Argentina en relación con el proceso de privatización de la vida social. Despejando algunas hipótesis habituales, se analiza ese proceso como resultado del modo en que se fueron resolviendo las demandas concretas de los grupos, fracciones o clases a lo largo de la historia nacional, culminando en la consolidación de un sólido sector de proveedores privados de educación, al amparo de medidas que le aseguran el financiamiento estatal y la presencia de sus intereses en la elaboración de la política educativa pública. Se interpreta el sentido del proceso en el marco del reacomodamiento de los intereses dominantes en esta etapa de recomposición capitalista, que realiza su hegemonía mediante la naturalización de las diversas formas de privatización de la educación nacional, tanto históricas como "novedosas", y oculta sus efectos concretos: la devaluación de la educación pública como bien universal y del papel del Estado como garante de su distribución igualitaria.

    Resumo em Inglês:

    In this paper the most important moments of the educational policy in Argentine, related to the privatization process of social life, are reviewed. Putting aside some commonplace hypothesis, this process is analyzed as a consequence of the ways involved in the response to demands from classes or groups along the history of our country. This process led to the strengthening of a group of private suppliers of educational services, protected by measures that guarantee the financial support from the State and the presence of their interests when public education policies are prepared. The meaning of this process is considered within the frame of resetting the predominant forces in the present period of capitalism. Its hegemony is settled making the different forms of privatization -traditional or new of the national education system look natural, and hiding their real effects: the devaluation of public education as a universal value and of the role of the State to guarantee that education is equally distributed.
  • Tensiones público-privado y el diseño de los sistemas educativos: ¿Qué nos dice PISA?

    Elacqua, Gregory; Martínez, Matías; Santos, Humberto; Urbina, Daniela

    Resumo em Espanhol:

    Los diversos sistemas educativos en el mundo persiguen objetivos tanto públicos como privados. Específicamente, deben intentar conciliar el permitir mayor libertad para que las escuelas puedan responder a los objetivos privados de las familias con preservar un modelo educacional que entregue una experiencia educacional colectiva para mantener una sociedad cohesionada. Usando datos de PISA 2009, este trabajo examina de forma exploratoria las posibles implicancias que tendría el tipo de financiamiento y tipo de provisión (pública o privada) en el logro de los siguientes cuatro objetivos que han sido planteados para la educación: (a) libertad de elección, (b) eficiencia productiva, (c) equidad, y (d) cohesión social. En términos generales, se encuentra que existen tensiones en el logro de objetivos privados y públicos de forma simultánea. Sin embargo, existen algunas políticas públicas que logran reducir estas tensiones, mientras que otras tienden a incrementarla.

    Resumo em Inglês:

    Educational systems around the world pursue both public and private objectives. They are able to balance both objectives by allowing greater freedom for schools to meet the families’ private objectives with an educational model that delivers a collective experience that maintains a cohesive society. Using data from PISA 2009, this study explores the possible implications that public and private funding and provision have on the following four objectives of education: (a) freedom of choice, (b) productive efficiency, (c) equity, and (d) social cohesion. We find that there are tensions in achieving some of these objectives simultaneously. However, there are some policies that reduce some of these tensions, while others tend to exacerbate them.
  • Gênero, sexualidade e políticas públicas de educação: um diálogo com a produção acadêmica Artigos

    Vianna, Cláudia

    Resumo em Português:

    Este artigo traz resultados de levantamentos da produção acadêmica sobre a introdução do gênero e da sexualidade nas políticas públicas de educação no Brasil entre 1990 e 2009. O conjunto de obras examinadas concentra 73 títulos. Elas acompanham o desenvolvimento das políticas públicas de educação, as quais vêm enfatizando o currículo, e indicam atualmente a construção de uma agenda de políticas voltadas para a diversidade sexual, com a criação de muitos projetos e programas. A maioria dessa produção, muito recente e centrada no Sul e no Sudeste, é composta por dissertações, artigos de divulgação destas e ensaios, com um número reduzido de teses. Por meio da análise desse material identificaram-se dois movimentos analíticos: o uso do conceito de gênero, sob influência de Joan Scott, e, nas produções mais recentes, a crítica ao que Judith Butler denomina de "matriz heterossexual".

    Resumo em Inglês:

    This article brings out the results of data from the academic production about the introduction of gender and sexuality in the public educational policies in Brazil between 1990 and 2009. The study involved 73 titles.Most of them, recent and produced mainly in the south and southeast regions of the country, consist of dissertations, articles related of them and essays, being just a few of them doctoral thesis. They follow the development of the public educational policies that have been focusing on the curriculum and indicate nowadays the construction of an agenda of sexual diversity policies through the creation of many projects and programs. When analyzing the above mentioned material, two analytical movements were identified: the use of the concept of gender, under the influence of Joan Scott and, in the most recent productions, the criticism to what Judith Butler calls the heterosexual matrix.
  • Construções identitárias de estudantes de farmácia no trote universitário: questões de gênero e sexualidade Artigos

    Siqueira, Vera Helena Ferraz de; Fonseca, Marina Cardoso Gondin da; Sá, Márcia Bastos de; Lima, Ana Cristina Moreira

    Resumo em Português:

    Este artigo, embasado nos estudos culturais e em noções pós-estruturalistas sobre identidade, poder, sexualidade e gênero, apresenta estudo empírico baseado na ideia de que em espaços não formais da universidade ocorrem processos importantes de construção identitária. O contexto do estudo foi uma universidade pública, e os dados foram obtidos principalmente pela observação de atividades do trote universitário e por entrevistas com estudantes do curso de Farmácia. Evidenciamos como o ritual do trote universitário, por meio de várias atividades, constitui tecnologia contemporânea de poder. Identificamos situações no trote em que sexismo, significados homofóbicos e assédio moral prevalecem, sempre travestidos como brincadeiras. Significados sobre a sexualidade estão imbricados com questões de gênero e de consumo: os corpos são expostos e assujeitados em processos que excluem o que foge da norma e reforçam identidades hegemônicas. Esses discursos e práticas, construtores de conhecimentos e significados sociais, deveriam ser considerados pela universidade.

    Resumo em Inglês:

    This article, based upon the idea that in non formal University spaces important processes of identity construction take place, presents an empirical study conducted in consonance with notions of the cultural studies, in relation to the issues of identity, power, sexuality and gender. The context of the study was a public university and the data was obtained mainly through the observation of hazing activities and interviews conducted with Pharmacy students. We have evidenced ways through which hazing constitutes a modern power technology. Situations were identified in which sexism, homophobe meanings and moral harassment prevail, always represented as jokes. Meanings on sexuality were found intertwined with gender and consumerism aspects: the bodies were exposed and subjected to processes which exclude what was seen as "not normal", reinforcing the hegemonic identity. Such discourses and practices build knowledge and social meanings and should receive greater attention by the University.
  • Olhar viajante: antropologia, criança e aprendizagem Artigos

    Gusmão, Neusa Maria Mendes de

    Resumo em Português:

    O presente texto procura aproximar a Antropologia do percurso e do itinerário de Mário de Andrade e suas relações com o universo infantil. Nesse intuito, assume, por princípio, que as crianças, de qualquer grupo, sociedade ou cultura, sabem de si, sabem onde estão, o que faz parte de suas vidas; conhecem seu mundo; e se confrontam com os princípios de pertença e identidade que lhes são atribuídos. Assim, no mais profundo dos cotidianos sociais de diferentes grupos, opera a percepção de mundo, que se constrói como parte de um conhecimento, por vezes naturalizado, e que exige ser desnaturalizado por meio da compreensão das múltiplas linguagens do social, inscritas nas dimensões ocultas do cotidiano, num trânsito entre o real instituído e o real instituinte. Ressalta-se que o trânsito e o itinerário em que atuou Mário de Andrade na sua busca pelo imaginário da infância são os mesmos que a Antropologia percorre no debate da infância, da criança, da cultura e da sociedade.

    Resumo em Inglês:

    The discussion of Anthropology as a science in dialogue with other fields of knowledge, among them education, puts the science we practice in the center of discussion and its effects or consequences when it is used to go from one field to another. The notion of culture becomes emblematic of this process, especially in American Cultural Studies which echoes in education more than it does in Latin America. Over there, the anthropological tradition is still recognized by its political and explanatory importance. This debate highlights the need for the anthropology of education to be modern and critical, a field under construction. This "new anthropology" should be present in the training of educators and social scientists, in order to confer autonomy and social responsibility to those intellectual working professionals, who educate and search various social realities to build knowledge.
  • La expansión de universidades privadas en el caso argentino

    Zelaya, Marisa

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo aborda el tema de la privatización de la educación superior en el caso argentino. Se presentan, en primer lugar, los cambios producidos en el contexto latinoamericano y en nuestro país, en especial en el campo educativo, a partir de la instalación del paradigma neoliberal. A continuación, se describen dos momentos de expansión de universidades privadas en el caso argentino: uno es el período 1989- 1995, durante el cual crece el número de universidades privadas con sus especificidades; el segundo, abarca desde el año 1995 hasta la actualidad, y se caracteriza por la expansión del sector privado de la educación por medio de la creación de "ofertas distantes" o "Extensiones Áulicas". Por último, se aborda la dimensión espacial vinculada a la expansión de las extensiones.

    Resumo em Inglês:

    This paper addresses the issue of higher education privatization in the Argentinian case. Firstly, we present the changes that have taken place in the latinoamerican context, particularly in our own educational field since the beginning of the neoliberal paradigm. In addition, two stages of the expansion of private universities in Argentina are described: one stage covers the expansion period that took place from 1989 to 1995 in which the number of private universities together with their specificities increased, and the other stage covers the period from 1995 up to now which is characterized by the expansion of private sector of education through "ofertas distantes" or "extensions extraterritoriales/áulicas." Finally, the spatial dimension linked to the expansion of extensions are discussed.
  • Escolha, estratégia e competição por escolas públicas Artigos

    Costa, Marcio da; Koslinski, Mariane C.

    Resumo em Português:

    Usualmente, políticas que buscam estimular a liberdade de escolha de escolas por parte dos pais visam declaradamente promover melhoria educacional por meio de mecanismos competitivos e/ou de accountability. Há discussão acumulada na sociologia sobre os quase-mercados formados em políticas de escolha escolar. O artigo investiga os processos de escolha e de acesso escolar em um contexto que denominamos "quase-mercado oculto". No caso brasileiro, a ausência de regulação permite que severos mecanismos de segmentação se manifestem em meio à complexa hierarquia escolar existente nas redes compostas por escolas públicas "comuns". O artigo apresenta a elaboração conceitual presente na literatura internacional e nossas reflexões para o caso brasileiro, além de resultados de uma pesquisa, especialmente de sua fase qualitativa, referente às entrevistas realizadas com professores(as), diretores(as) e com pais de alunos do Ensino Fundamental da rede municipal na cidade do Rio de Janeiro.

    Resumo em Inglês:

    Frequently, policies that seek to encourage parents´ school choice aim to promote educational improvement by means of competitive and/or accountability mechanisms. There is a growing discussion within sociology around the quasi-markets formed with school choice policies. The paper investigates the processes of school choice and access in a context called "hidden quasi-market". In the Brazilian context, the absence of regulation allows the emergence of severe mechanisms of segmentation that take place within a complex school hierarchy existing among "ordinary" school systems. The article presents a conceptual elaboration present in the international literature and our considerations regarding the Brazilian context. It also brings some results, especially those concerning the qualitative phase of the research, including interviews with teachers, principals and students’ parents from municipal elementary schools in the city of Rio de Janeiro.
  • E. Claparède: os primeiros estudos sobre a psicologia das crianças pequenas no Institut Jean-Jacques Rousseau Diverso E Prosa

    Colinvaux, Dominique; Banks-Leite, Luci
  • Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro Leituras E Resenhas

    Silva, Peterson Rigato da
  • A noção de fórmula em análise do discurso: quadro teórico e metodológico Leituras E Resenhas

    Marchesan, Eduardo Caliendo
  • Crianças no tempo presente: a sociologia da infância no Brasil Leituras E Resenhas

    Santos, Maria Walburga dos
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br