Acessibilidade / Reportar erro
Pro-Posições, Volume: 21, Número: 1, Publicado: 2010
  • Editorial Editorial

    Banks-Leite, Luci
  • Apresentação Dossiê: Ensino De Filosofia E Cidadania

    Silveira, Renê José Trentin
  • Escola, filosofia e cidadania no pensamento de Gramsci: exercícios de leitura

    Baratta, Giorgio
  • Filosofia e Educação: as mediações da política cultural Dossiê: Ensino De Filosofia E Cidadania

    Konder, Leandro

    Resumo em Português:

    O presente artigo parte da resistência demonstrada pelos estudantes de graduação ao estudo de conceitos abstratos e sua preferência por narrativas. Relaciona essa situação às dificuldades de compreensão recíproca entre intelectuais (os ''de cima'') e povo (os ''de baixo'', os ''pobres''), as quais não se referem apenas à linguagem, mas também aos conceitos filosóficos. Conclui, afirmando a necessidade de incentivar os jovens, desde o Ensino Médio, à especulação filosófica, salientando a importância de que aqueles que se dedicam à atividade científica assumam também suas responsabilidades políticas, reconhecendo a educação e a cultura como campos de batalha nos quais se formam núcleos dinâmicos de combate que, sem deixar de ser particulares, envolvem o destino coletivo do país.

    Resumo em Inglês:

    This article is about university students' resistance to studying abstract concepts and their preference for narratives. The author establishes a relationship between this situation and the difficulties in reciprocal understanding between intellectuals (the ''upper-class'' ones) and the people (the ''lower-class'' ones, or the ''poor'' ones). These difficulties are not only related to language, but also to philosophical concepts. He concludes his ideas by stating that it is necessary to encourage youngsters, from high school, towards philosophical speculation and that it's very important for those who dedicate to scientific activity to also take their political responsibilities, recognizing education and culture as battlefields on which dynamic battle centers are formed, involvoing the collective future of a country, without losing particularity.
  • Formação política do adolescente no ensino médio: a contribuição da Filosofia Dossiê: Ensino De Filosofia E Cidadania

    Severino, Antônio Joaquim

    Resumo em Português:

    O trabalho parte da premissa de que a finalidade intrínseca da educação é a construção dos homens como sujeitos autônomos e que o Ensino Médio é mediação privilegiada do processo educacional para a constituição da identidade dos adolescentes, contribuindo, assim, para a construção de sua autonomia. E, no âmbito das mediações curriculares do Ensino Médio, a Filosofia tem papel relevante a desempenhar, encontrando sua legitimação última ao comprometer-se com a busca do sentido da existência humana. E, como essa existência constituise também pela condição social da espécie, torna-se íntimo e direto o vínculo do conhecimento com a dimensão política do existir histórico dos homens, pelo que a formação filosófica se articula à formação para a cidadania, entendida como a forma atual da realização humana mais completa em sua inserção social.

    Resumo em Inglês:

    This work is based on the premise that the inherent purpose of education is the construction of man as an autonomous person and that high school is privileged mediation in the educational process for identity constitution in adolescents, thus contributing to the construction of autonomy. In the high school curriculum mediation, philosophy has an important role to play, as it meets its legitimacy with the commitment of pursuing the sense of human existence. Human existence, in its turn, is constituted by the social condition of the species, which establishes an intimate connection between knowledge and the political dimension of man's historical existence. That connection explains how philosophical education is articulated to education for citizenship, which is understood as the most complete current form of full human achievement in man's social insertion.
  • Limites e contradições da cidadania na sociedade capitalista Dossiê: Ensino De Filosofia E Cidadania

    Duarte, Newton

    Resumo em Português:

    O artigo defende o argumento de que a lógica objetiva das relações sociais capitalistas opõe-se ao desenvolvimento da moral e da cidadania. Também argumenta que a cidadania é uma representação idealizada que não tem força para superar a alienação das relações sociais, que têm o dinheiro como mediação universal em nossa sociedade. Por fim, o artigo analisa criticamente a proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de filosofia no Ensino Médio, a qual tem como referência a pedagogia das competências.

    Resumo em Inglês:

    This paper expresses the argument that the capitalist social relationships are oppositional to the development of morality and citizenship. It also brings the argument that citizenship is an idealized representation with no power to overcome the alienation of social relationships that are universally mediated by money in our society. Finally, the paper critically analyzes the fact that the pedagogy of competences is the main theoretical reference of the philosophy teaching curriculum in the Sao Paulo state high school system.
  • Ensino de filosofia e cidadania nas ''sociedades de controle'': resistência e linhas de fuga Dossiê: Ensino De Filosofia E Cidadania

    Gallo, Sílvio; Aspis, Renata Lima

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo problematizar as relações entre ensino de filosofia e cidadania na sociedade contemporânea. Assume a caracterização de Lipovestky dos ''tempos hipermodernos'', baseados na hiperbolização dos três eixos da modernidade: o mercado, o indivíduo e a eficiência técnica. A forma política predominante é aquela que Deleuze denominou de ''sociedades de controle'', operando segundo a lógica da biopolítica, desvendada por Foucault. Recorre a Rancière para mostrar que, nessas sociedades, vivemos mais no âmbito da polícia, como administração do social, do que da política, como acontecimento de uma ruptura. Interroga-se: em que consiste a cidadania? Em afirmar essa sociedade de controle ou em opor resistências a ela, traçando linhas de fuga? Para pensar um ensino de filosofia que seja a prática do pensamento autônomo e criativo, o artigo escolhe a segunda opção, propondo um ensino de filosofia que enxameie saídas, que crie armas de resistências e criação.

    Resumo em Inglês:

    This paper is aimed at problematizing the relations between philosophy teaching and citizenship in the contemporary societies. It takes Lipovetsky's concept of ''hypermodern times'', based on the hyperbolization of the three axes of modernity: the market; the individual and technical efficiency. The prevailing political form is the ''societies of control'', to use a Deleuzian concept, which works with the biopolitical logics, unveiled by Foucault. The author draws on Rancière's thoughts to show that, in these societies, we live under the social administration of the police, rather than in the field of politics, as in a disupting event. We then ask: what is citizenship? Is it the affirmation of this society of control or a resistance to it, with subjects finding their way out? In order to think about philosophy teaching as practice of autonomous and creative thinking, this paper takes the second option, proposing the teaching of philosophy as generatings lines of flith (ways out), creating weapons for resistance and creation.
  • O cidadão Sócrates e o filosofar numa democracia Dossiê: Ensino De Filosofia E Cidadania

    Goto, Roberto

    Resumo em Português:

    Examinando o julgamento de Sócrates (470-399 a.C.) por Atenas, no contexto da Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.), este texto busca as raízes, as razões e os significados de sua condenação nas críticas relações entre o filósofo e seus concidadãos. Neste caso - justamente no que podemos chamar de ''o caso Sócrates'' - o filósofo aparece (de conformidade com a Apologia escrita por Platão) como um cidadão-filósofo que desafia o Estado ateniense e incomoda seus concidadãos na medida em que exerce a cidadania como uma forma de filosofar e pratica a filosofia como um direito e um dever de cidadania.

    Resumo em Inglês:

    This article examines the trial of Socrates (470-399 B.C.) by Athens, in the context of the Peloponnesian War (431-404 B.C.), searching for the roots, reasons and meanings of his condemnation in the critical relations between the philosopher and his fellow citizens. In this case - exactly in what we can call ''the Socrates case'' - the philosopher appears (according to Plato's Apology) as a citizen-philosopher who challenges the Athenian State and disturbs his fellow citizens while he exercises citizenship as a form of philosophizing and practices philosophy as a right and a duty of citizenship.
  • Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências Artigos

    Gehlen, Simoni Tormöhlen; Maldaner, Otavio Aloisio; Delizoicov, Demétrio

    Resumo em Português:

    O presente estudo constitui-se numa revisão de trabalhos que tomam como objeto de pesquisa as interlocuções entre o pensamento de Freire e Vygotsky na educação escolar, com o objetivo de explicitar os principais elementos explorados nessas articulações. Metodologicamente, a pesquisa compreende uma revisão em atas de eventos da área de Educação e Educação em Ciências e, mediante o emprego da Análise Textual Discursiva, examina as seguintes articulações entre as ideias de Freire e Vygotsky: linguagem, concepção de conhecimento e mediação. Sinaliza-se que os estudos identificados não dão a devida atenção à problematização, categoria fundamental em Freire, assim como pouco exploram a significação conceitual baseada em Vygotsky. Essas categorias podem contribuir no envolvimento e no nível de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, para as mudanças necessárias no Ensino de Ciências.

    Resumo em Inglês:

    This study is a review of works focusing on interlocutions between Freire's and Vygotsky's thinking on school education. It aims at eliciting and clarifying the main elements explored in such connections. In methodological terms, this research is a review of records of education and science education events. Through discoursive textual analysis, we have studied language, knowledge conception and mediation as connections between Freire's and Vygotsky's ideas. We have observed that the identified studies do not provide the needed attention to problematization, an essential category for Freire, and they barely explore the conceptual signification based on Vygotsky. Considering the necessary changes in science teaching, these categories may contribute to elementary students' involvement and learning level.
  • Fotografia, currículo e cotidiano escolar Artigos

    Zan, Dirce Djanira Pacheco e

    Resumo em Português:

    Este texto discute o uso da fotografia como recurso metodológico no estudo do cotidiano de uma escola de Ensino Médio no interior de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo central investigar o modo pelo qual o currículo de nível médio se realizava no âmbito da instituição. Além das análises de documentos relativos às reformas curriculares e de materiais levantados no arquivo da escola, a pesquisa valeu-se da metodologia da história oral para investigar as ações dos múltiplos sujeitos envolvidos no processo educativo. A partir do material fotográfico e da observação do cotidiano da escola, foi possível compreender os significados que a instituição possui para cada um deles e os sentidos de suas ações. Neste trabalho, pretendo discutir as possibilidades e os limites de pesquisas que trabalham com o cotidiano escolar apoiadas na metodologia acima referida, bem como o uso da imagem como linguagem privilegiada na coleta de depoimentos dos jovens estudantes.

    Resumo em Inglês:

    This text is about the use of photography as a methodological resource in the study of the daily routine at a high school in a town in the state of São Paulo countryside. The main objective of the research was to investigate the way in which the high school curriculum was experienced in the institution. Besides the analysis of the documents related to the curriculum reforms and the material from the school records, the Oral History methodology was used in the research, in order to investigate the actions of the multiple subjects involved in the educational process. From the photographic material and the observation of the school daily routine, it was possible to understand the meanings given to each one of them in the institution and the significance of actions. This work is intended to discuss the possibilities and limitations of studies including the use of daily routines at schools, based on the Oral History methodology. It also brings a discussion on the use of images as a privileged kind of language when collecting information from young students.
  • Educação inclusiva: para todos ou para cada um? Alguns paradoxos (in)convenientes Artigos

    Silva, Kelly Cristina Brandão da

    Resumo em Português:

    A educação inclusiva realmente instala um novo paradigma? Em um movimento para mascarar e recobrir a experiência de ambivalência e mal-estar suscitada pelo estranho, percebe-se uma tentativa de naturalizar as diferenças dos alunos com necessidades educativas especiais e enquadrá-los em categorias ordenadoras previamente estabelecidas, que pressupõem uma descrição detalhada e refinada, em um movimento classificatório que tende ao infinito. Os apelos contemporâneos ao individualismo e ao consumismo estão impregnados no discurso da educação inclusiva, perceptíveis na exacerbação do poder do especialista, na preocupação com a eficácia da educação e no excesso (de informações, de técnicas e de saberes).

    Resumo em Inglês:

    Does inclusive education actually set a new paradigm? In a move to mask and cover the experience of ambivalence and discomfort caused by the strange ones, we can observe an attempt to make the differences in students with special educational needs look lighter and fit them into previously established categories, which involve a detailed and refined description, in an endless classifying move. The contemporary appeals to individualism and consumerism are impregnated in the inclusive education discourse, and they are perceived in the exacerbation of specialist teachers' power, as well as in the concern about effectiveness in education and in some excess (of information, techniques and knowledge).
  • Literatura infantil e produção de sentidos sobre as diferenças: práticas discursivas nas histórias infantis e nos espaços escolares Artigos

    Klein, Madalena

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta resultados de uma investigação que teve o objetivo de analisar como são produzidos jeitos de ver e jeitos de ser por meio das representações sobre o ''outro'' nos livros de literatura infantil e como essas representações vêm sendo re/produzidas nos espaços escolares por professores e alunos. A investigação desenvolveu-se em duas etapas distintas, articulando metodologias a partir de referencial teórico inscrito no campo dos Estudos Culturais em Educação, sendo elas a análise de discurso e o estudo de recepção. Percebe-se nos enredos uma demarcação da diferença como desvio, como alguém que se distingue/difere da maioria; descrevem-se situações de estranhamento que a presença do ''outro'' provoca; a esses personagens são atribuídos, em geral, o papel de vítima, herói ou vilão. Há a predominância da abordagem da boa e necessária convivência entre os diferentes e da aceitação e da tolerância, fazendo parte da lógica que perpassa as narrativas construídas por professoras e alunos.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the results of an investigation aiming at analyzing how ways of seeing and ways of being are produced through representations of the ''other one'' in children's literature, as well as how those representations have been (re)produced by teachers and students at school. The investigation was developed in two distinct stages, combining methodologies based on theoretical grounds in Cultural Studies in Education: discourse analysis and reception study. In the stories, it is possible to notice the idea of difference as a deviation, as someone that is distinct/different from the majority of people. There are situations in which the presence of the ''other one'' is provocative; the characters of such situations are usually assigned the roles of victims, heroes or villains. The perspective of good, necessary living with different ones, as well as acceptation and tolerance, have prevailed in the logic that crosses narratives constructed by teachers and students.
  • Espinosa e a liberdade de ensinar Artigos

    Oliveira, Fernando Bonadia de

    Resumo em Português:

    Este pequeno trabalho pretende interpretar o parágrafo 49 do oitavo capítulo do Tratado político, de Espinosa (1632-1677), que versa sobre as academias fundadas às custas da República. Nesse curto parágrafo, constante de sete linhas, o filósofo holandês afirma que essas academias servem mais para constranger o espírito do que para cultivá-lo e que, ao contrário, em uma República livre, dar-se-á a cada um a licença para ensinar publicamente, às suas custas e com o perigo de sua reputação. Tal fragmento relaciona-se diretamente ao vigésimo capítulo do Tratado teológico-político, outra obra do mesmo filósofo, que aborda a liberdade de pensar e de dizer. Este trabalho, através de uma interpretação do parágrafo 49, evidenciará, finalmente, que a liberdade de ensinar, na república livre pensada por Espinosa, situa-se entre a organização do imperium e a iniciativa do professor.

    Resumo em Inglês:

    This brief work is intended at interpreting the 49th paragraph of the 8th chapter of Spinoza´s Political Treatise, about the academies founded by the Republic. In this short paragraph, with seven lines, the Dutch philosopher states that the academies supported by the Republic were useful rather to constrain one's spirit than to cultivate it. He also states that in a free Republic, on the other hand, each person should be given a license to teach publicly, at his/her own risk (in terms of reputation) and expense. Such passage is strictly related to the 20th chapter of A Theologico-Political Treatise, written by the same author, approaching freedom of thought and speech. Through an interpretation of the 49th paragraph, this work will finally show that freedom of teaching, in a free republic as thought by Spinoza, is placed between the imperium organization and a teacher´s initiative.
  • Jaques-Dalcroze: música e educação Diverso E Prosa

    Madureira, José Rafael; Banks-Leite, Luci
  • Os estudos musicais e a educação do ouvido Diverso E Prosa

    Jaques-Dalcroze, Émile
  • Os desafios e as preocupações da escola atual Leituras E Resenhas

    Rubman, Heloisa Beatriz Alice
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br