Acessibilidade / Reportar erro
Pro-Posições, Volume: 19, Número: 3, Publicado: 2008
  • Editorial

    Banks-Leite, Luci
  • Apresentação Dossiê Cultura, Regulação E Coesão Social: Passado E Presente Na Escola Pública

    Krawczyk, Nora
  • Comunidade, globalização e educação: um ensaio sobre a desconversão do social Dossiê Cultura, Regulação E Coesão Social: Passado E Presente Na Escola Pública

    Marinis, Pablo de

    Resumo em Português:

    Junto com algumas teorias sociológicas clássicas produzidas entre os séculos XIX e XX, o texto começa problematizando a constituição histórica do "social estatal-nacional". Analisam-se os processos em curso que marcam sua "desconversão". As palavras-chave desses processos são "comunidade" e " globalização". A partir desta premissa teórica, conclui-se, fazendo uma reflexão sobre algumas das realidades sócio-educacionais do presente.

    Resumo em Inglês:

    Taking some of the classical sociological theories produced between the 19th and the 20th centuries, the text starts with the questioning of the historical constitution of a construct named "lo social-estato-nacional". The current processes which evidence its "desconversión" are then analyzed. The key words of these processes are "community" and "globalization". With a basis on this theoretical premise, conclusions are drawn on some of the socio-educational realities of the present times.
  • Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade Dossiê Cultura, Regulação E Coesão Social: Passado E Presente Na Escola Pública

    Gusmão, Neusa Maria Mendes de

    Resumo em Português:

    Desde sempre a questão da diversidade e do contato cultural esteve presente na humanidade e, agora, coloca-se de modo intenso nas sociedades modernas. O que é novo é o questionamento das formas constituídas de explicação, cujas premissas teóricas parecem estar superadas como possibilidade de compreensão desse novo momento e dessa nova realidade. A questão assim colocada faz emergir um intenso debate em torno da produção do conhecimento, de seu alcance e seus limites, de modo a questionar as formas constituídas de saber e os campos disciplinares construídos na modernidade. No contexto desse debate, a análise das relações existentes entre Antropologia, Estudos Culturais e Educação, apresenta-se como desafio teórico da modernidade e como uma necessidade diante dos princípios e das práticas presentes na articulação entre o campo científico e o processo educativo na sociedade moderna.

    Resumo em Inglês:

    The issues of diversity and cultural contact have always been inherent to mankind, and are now very present in modern societies. A new element added to that is the questioning of constituted ways to explain things, and the theoretical premises of these new kinds of explanation seem to be outdated as possibilities of understanding this new moment and situation. When we put it like this, we have the surge of an intense discussion around the ways knowledge is produced, as well as its reach and limitations, with the questioning of the constituted kinds of knowledge and disciplinary fields built up by mankind. In this debate, the analysis of relationships between anthropology, cultural studies and education proves to be a theoretical challenge of modernity and also a need in face of the principles and practices in the articulation between the scientific field and the educational process in modern society.
  • Como a noite engendra o dia e o dia engendra a noite revisando o vínculo da produção mútua entre escola e Modernidade Dossiê Cultura, Regulação E Coesão Social: Passado E Presente Na Escola Pública

    Pineau, Pablo

    Resumo em Português:

    O presente artigo analisa as relações entre escola e Modernidade. A hipótese central é de que o triunfo da escola se baseia no fato de sua proposta ter sido capaz de pôr em ação a concepção educacional moderna, o que levou ao estabelecimento de uma relação de produção mútua entre ambas. Por meio de complexos e eficazes dispositivos, a escola moderna construiu subjetividades que comungavam a cosmovisão moderna. O artigo estabelece, a partir da produção histórica, um conjunto de dez premissas que se referem à concepção geral da escola, aos sujeitos intervenientes e às operações levadas a cabo. Nesse percurso, recupera-se o debate educacional moderno.

    Resumo em Inglês:

    In this article, relations between schools and modernity are analyzed. The central hypothesis is that the success of schools is based on the fact that their proposals have made it possible to put modern education into action, fostering the establishment of a mutual production relation between schools and modernity. Thanks to complex and effective strategies, modern schools have built subjectivities sharing the same modern conceptions of the world. From the historical production, the author establishes a set of ten premises referring to the general concept of schools, the intervenient subjects and the operations that are concluded. The modern educational debate is recovered in this process.
  • As mutações da escola média na Argentina no marco da reconfiguração de um mundo globalizado Dossiê Cultura, Regulação E Coesão Social: Passado E Presente Na Escola Pública

    Tiramonti, Guillermina

    Resumo em Português:

    Neste texto, a autora analisa a reconfiguração dos sistemas educacionais e os processos que os atravessam no marco das transformações sociais e culturais dos últimos anos. Introduz a idéia de fragmentação do sistema, estabelecendo diferenças entre este novo conceito e o tradicional conceito de segmentação educacional, ao mesmo tempo que fundamenta teoricamente essa conceitualização. Aborda, além disso, as mudanças na trama institucional, geradas pela modernidade (família, Estado, escola) e seu impacto na constituição das subjetividades, por meio da caracterização das assincronias na individualização de alunos pertencentes a diferentes setores socioculturais. Por fim, identifica os mandatos que, requeridos pelo presente, recaem sobre a escola em termos de inclusão, contenção e atenção.

    Resumo em Inglês:

    In this text, the author analyzes the reorganization of educational systems and the processes that have affected it along the important social and cultural changes of the latest years. She also introduces the idea of a fragmentation of the educational system, establishing differences between this new concept and the traditional concept of educational breakup, and explaining this conceptualization with theoretical bases. She also approaches the changes in institutional structures, generated by modernity (family, the State and schools) as well as their impact on the constitution of subjectivities through the characterization of asynchrony in the individualization of students from different socio-cultural backgrounds. The author finally identifies prescriptions which are present-time demands and must be faced by schools in terms of inclusion, restraint and fulfillment.
  • Economía, educación, regulación y mercado: una convivencia difícil

    Mordochowicz, Alejandro

    Resumo em Espanhol:

    El artículo repasa los análisis del paradigma dominante de la administración y la economía en sus modos de abordar la educación. Como consecuencia de esas líneas de investigación surgieron las propuestas de cambios en la forma de regular y asignar los recursos sectoriales. Su sustento es la ausencia de incentivos para mejorar la calidad. De allí que insistan en mecanismos que comprenden desde las formas descentralizadas hasta la mercantilización total. En el primer caso, se promueven mecanismos que pueden atraer a distintos tipos de audiencia, pero por motivos - y alcances - muy diferentes. En el segundo, la acción estatal se limitaría a fijar algunas pocas normas, pero no más.

    Resumo em Inglês:

    This paper reviews the analyses of the prevailing paradigm in administration and economics in their approach to education. Deriving from these investigation lines, some proposals were created for changes in the regulation and assignment of resources to education. These proposals, founded on the lack of financial support to enhance quality, show some persistence on mechanisms that range from decentralized strategies to total mercantilization. In the first case, some mechanisms are created to attract different kinds of public, but for different reasons and with different kinds of reach. In the second case, State action would be limited to the establishment of a few rules.
  • Pensar sem pressupostos: condição para problematizar o ensino da filosofia Artigos

    Gelamo, Rodrigo Pelloso

    Resumo em Português:

    Nossa proposta para este artigo é indicar, a partir da análise de alguns textos de Deleuze e Guattari, uma forma de escapar do modo tradicional de fazer filosofia, chamado pelos referidos autores de "modo maior". Nossa intenção é pensar uma possibilidade de problematização do ensino da filosofia que não se vincule às linhas majoritárias de pensamento filosófico ou educacional. Nesse sentido, mapearemos os pressupostos que a filosofia utiliza para começar a pensar filosoficamente e para enunciar seu discurso. Para isso, fundamentaremos nossa proposta na obra Diferença e repetição, de Gilles Deleuze (1968), especialmente no capítulo em que ele desenvolve as questões sobre a "imagem do pensamento".

    Resumo em Inglês:

    Our proposal for this paper is to indicate, through the analysis of some of Deleuze's and Guattari's texts, an alternative to escape from the "traditional" way of doing philosophy, which these authors call a major mode. Our intention is to think of a possibility of questioning the teaching of philosophy that is not related to the majority trends of philosophical or educational thoughts. Thus, we will develop a study of the presuppositions used in philosophy to start thinking philosophically and to enunciate its speech. In order to do that, we will base our proposal on the book Difference and repetition, by Gilles Deleuze (1968), especially on the chapter in which he develops the issues concerning the images of thought.
  • O cotidiano, as crianças, suas infâncias e a mídia: imagens concatenadas Artigos

    Gomes, Lisandra Ogg

    Resumo em Português:

    As práticas das crianças indicam que elas constroem outros significados a partir das articulações que fazem, quando inseridas na vida cotidiana. Nesse sentido, este artigo apresenta reflexões sobre a condição dinâmica da infância e sobre a forma como as crianças atribuem sentidos para as palavras e as coisas através das suas ações e das suas percepções de mundo. Como referencial, serão considerados os processos de socialização das crianças e as suas múltiplas direções e dimensões. São processos sociais que ocorrem entre as crianças e os adultos, entre as crianças e os seus grupos de pares, entre as crianças e a família, a creche, a pré-escola e a mídia.

    Resumo em Inglês:

    Children's practices show that they build different meanings from the connections they establish in their daily routines. This paper presents reflections concerning the dynamic status of childhood and the way children attribute meanings to words and things through their actions and perceptions of the world. Children's socialization processes and their multiple directions and dimensions will be considered as references. They are social processes that occur between children and adults, between children and peer groups and between children and their families, nursery schools, preschool and the media.
  • Linguagens do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança Artigos

    Brasileiro, Lívia Tenorio; Marcassa, Luciana Pedrosa

    Resumo em Português:

    O presente texto busca refletir sobre a dança e a ginástica como duas manifestações culturais que, entre outras, constituem o universo das linguagens do corpo, analisando os sentidos e os significados contidos em suas dimensões expressivas e apontando algumas orientações pedagógicas, particularmente para o campo da educação física.

    Resumo em Inglês:

    The present text is aimed at stimulating a reflection on dance and gymnastics as two different cultural manifestations that, like others, belong to the universe of the body languages. The authors analyze the senses and meanings in the expressive dimension of dance and gymnastics and point to some pedagogical orientations, especially useful to the field of Physical Education.
  • Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca Artigos

    Kishimoto, Tizuko Morchida; Ono, Andréia Tiemi

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma pesquisa realizada com crianças de 2 a 10 anos de idade, freqüentadoras da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da USP, de março de 2005 a março de 2006, tendo como objetivo o estabelecimento de relações entre brinquedo, gênero e educação. A pesquisa qualitativa, etnográfica, utiliza: diário de bordo, filmagens, transcrições de episódios de brincadeira e relatos. A partir da teoria pós-estruturalista feminista, que usa uma concepção de subjetividade precária, contraditória e constantemente se reconstituindo no discurso, propomos uma concepção de gênero performativa, instaurada pela performance repetida de atores sociais, para desenvolver a eqüidade no brincar de meninos e meninas. Os resultados indicam a difícil tarefa de eliminar os preconceitos de gênero, que dependem de fatores externos à Brinquedoteca, mas há indícios de mudança, reforçando a crença de que é possível adotar uma política de valorização de eqüidade no brincar infantil, estimulando meninos e meninas a brincarem juntos.

    Resumo em Inglês:

    This text is about a research project carried out with children ranging from age 2 to 10, at the Education College Toy Library at the University of São Paulo from March 2005 to March 2006, with the objective of establishing relations between toys, gender and education. The qualitative and ethnographic research includes a logbook, video recordings, transcriptions of episodes in which children are playing and personal stories. Drawing on the post-structural feminist theory, based on a conception of subjectivity as precarious, contradictory and constantly reconstructed in discourse, the author suggests a concept of gender based on the performance of social actors as a means to develop equity in playing for both boys and girls. The results show the difficult task of eliminating gender preconceptions, which depends on factors that are external to the Toy Library environment. They also reveal the evidence of changes, strengthening the belief that it is possible do adopt a policy that stimulates equity in childhood playing, encouraging boys and girls to play together.
  • Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro Artigos

    Xavier, Giseli Perelide Moura; Canen, Ana

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa parte do argumento de que a educação inclusiva poderia beneficiar-se da perspectiva multicultural, que questiona formas de ocultação das diferenças de modo a desafiar preconceitos e processos de exclusão de grupos socioculturais oprimidos, no contexto educacional. Nesse sentido, o objetivo foi compreender possibilidades dessa articulação tanto em nível teórico, como a partir da análise de uma experiência extensionista de formação continuada para coordenadores pedagógicos, na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, tomada como estudo de caso. Para tanto, explicitamos as bases teóricas do estudo e, em seguida, analisamos os dados da pesquisa, em termos das visões iniciais dos docentes sobre a temática; o teor do curso contido nos materiais; os debates realizados; a avaliação final dos potenciais e os desafios suscitados. Os resultados indicam a fertilidade das ações extensionistas da universidade na configuração da formação continuada para uma educação inclusiva multicultural.

    Resumo em Inglês:

    The present research is based on the argument that inclusive education could benefit from a multicultural perspective, with the questioning of mechanisms that hide differences, so as to challenge prejudices and processes that seclude oppressed socio-cultural groups in educational contexts. The aim of the research was to understand possibilities of working out this concept both in theoretical termsandwith the analysis ofan extensionistic experience of extended teacher education for pedagogical coordinators in the state of Rio de Janeiro, taken as a case study. We firstly structure the theoretical framework of the study; then, we analyze the research data for the teachers' first impressions about the topics, as well as the course contents and materials and the ideas discussed, and we finally evaluate the potentials and challenges aroused by that experience. The results point to the fertility of extensionistic university actions in continuing teacher education for inclusive, multicultural education.
  • Leituras e representações do ano de 1968 no Brasil: algumas anotações Diverso E Prosa

    Freire, Alípio
  • Fato e Análise Diverso E Prosa

  • O ontem, o hoje... O amanhã? Leituras E Resenhas

    Neves, Vanessa Ferraz Almeida
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br