Acessibilidade / Reportar erro
Pro-Posições, Volume: 19, Número: 2, Publicado: 2008
  • Editorial

    Bittencourt, Agueda Bernadete
  • Apresentação Dossiê: Educação, Gênero E Sexualidade

    Fontes, Joaquim Brasil
  • Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas Dossiê: Educação, Gênero E Sexualidade

    Louro, Guacira Lopes

    Resumo em Português:

    Gênero e sexualidade são construídos através de inúmeras aprendizagens e práticas, empreendidas por um conjunto inesgotável de instâncias sociais e culturais, de modo explícito ou dissimulado, num processo sempre inacabado. Na contemporaneidade, essas instâncias multiplicaram-se e seus ditames são, muitas vezes, distintos. Nesse embate cultural, torna-se necessário observar os modos como se constrói e se reconstrói a posição da normalidade e a posição da diferença, e os significados que lhes são atribuídos.

    Resumo em Inglês:

    Gender and sexuality are made up of several practices and learning methods, through countless social and cultural instances, in an endless process. These instances have been multiplied and their principles are often different. In this cultural battle, we must observe how normality is constructed and re-constructed, and how differences are considered and treated.
  • ¿Quién teme a la psicología feminista? Reflexiones sobre las construcciones discursivas de profesores, estudiantes y profesionales de psicología para que cuando el género entre en el aula, el feminismo no salga por la ventana

    Ubach, Teresa Cabruja

    Resumo em Espanhol:

    En el texto se problematizará la inclusión del género en psicología a partir de las construcciones discursivas obtenidas en una investigación cualitativa sobre las opiniones de estudiantes, profesores y profesionales. Dado que la mayor aceptación asimila "género" a "diferencia sexual" desde la tradición positivista y dualista, se neutraliza su capacidad transformadora. Esta versión "descomprometida" del género, se disocia discursivamente del feminismo social y las epistemologías feministas que generan mayores resistencias y temores. Tal y como argumentaré, una psicología positivista con su supuesta neutralidad y objetividad así como la permanencia de un imaginario androcéntrico y etnocéntrico dificultan la capacidad de cuestionar una psicología poco sensible a las relaciones de poder. Finamente, propongo la necesidad de combinar un análisis del currículo oculto con una comprensión de las argumentaciones y creencias que forman parte de la vida cotidiana del ejercicio y docencia de la psicología. Así se pueden retomar de forma conjunta los mecanismos de (re)producción y difusión de la ciencia con las relaciones e interacciones académicas y profesionales marcadas por el sistema sexo-género, que operan de forma compleja en las combinaciones de ciencia e ideología o discurso y acción.

    Resumo em Inglês:

    This text provides a discussion on the inclusion of gender in psychology from the discoursive constructions obtained in a qualitative investigation about students', teachers' and professionals' opinions. Since most people who support this idea relate "gender" to "sexual difference", based on to the positivist and dualistic tradition, its capacity of transformation is neutralized. In discoursive terms, this "uncommitted" version of gender is dissociated from social feminism and the feminist epistemologies that generate great resistance and fear. As it will be explained, a positivist kind of psychology with supposed neutrality and objectivity, as well as the continuous character of an androcentric and ethnocentric imaginary field, makes it difficult to question a kind of psychology that is little sensitive to power relations. Finally, there is a proposal of combining the analysis of a hidden curriculum with the understanding of argumentation and beliefs that consist part of everyday teaching and working with psychology. This way, it is possible to resume the mechanisms of science (re)production and diffusion with the academic and profesional relations and interactions that are characterized by the sex-gender system and operate discourse and action in a complex way, in the combinations of science and ideology.
  • Pequena Miss Sunshine: para além de uma subjetividade exterior Dossiê: Educação, Gênero E Sexualidade

    Fischer, Rosa Maria Bueno

    Resumo em Português:

    O artigo discute as relações entre cultura do sucesso e sexualidade, com foco na infância - tema caro às diferentes mídias, como a televisão e o cinema. Faz-se uma análise do filme Pequena Miss Sunshine, a partir de autores como Foucault, Alain Badiou, Ismail Xavier e Jurandir Costa, com ênfase nos conceitos de modos de subjetivação, imagem fílmica e subjetividade exterior. O objetivo é pensar questões de gênero e sexualidade na cultura do espetáculo, a partir de uma narrativa cinematográfica em que tais valores são questionados. A ênfase é dada à análise do olhar e do corpo infantil, na figura da personagem Olive, de modo a pensar a gestualidade própria da criança, em seu silêncio, enigma e mistério, mais do que mera revelação de sentidos. O texto aponta que tal exercício pode sugerir outros modos de pensar as relações entre mídia, infância e questões de gênero e sexualidade.

    Resumo em Inglês:

    This article explores the relations between the culture of success and sexuality, with a focus on childhood as an important issue for the different kinds of media, such as television and the cinema. An analysis of the movie Little Miss Sunshine is developed, with the use of theoretical references from Foucault, Alain Badiou, Jurandir Costa and Ismail Xavier, about the concepts of audiovisual images, ways of subjectivation and external subjectivity. The aim of the study is to reflect on gender and sexuality issues in a spectacle culture, from a movie narrative in which such values are questioned. There is an analysis of children's bodies and their way of seeing the world, as expressed by the character Olive, with gestures, silence and mystery, rather than a revelation of senses. Such practices may suggest other ways of considering the relations between media, childhood and gender and sexuality issues.
  • (In)Visibilidade do género na sexualidade juvenil: propostas para uma nova concepção sobre a educação sexual e a prevenção de comportamentos sexuais de risco Dossiê: Educação, Gênero E Sexualidade

    Nogueira, Conceição; Saavedra, Luisa; Costa, Cecília

    Resumo em Português:

    Neste artigo pretendemos mostrar como o género é um conceito determinante e imprescindível quando se trabalham as questões da sexualidade juvenil, particularmente quando se aborda a sexualidade das jovens adolescentes. A literatura feminista tem alertado para a continuidade dos discursos de vitimização, de medo e de moralidade que continuam a servir, em muitos casos e em muitos países, para justificar conteúdos de programa de educação sexual nas escolas e de campanhas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, essencialmente sobre o HIV. Contudo, depois de analisar esses discursos, nota-se claramente a ausência de um discurso emancipador sobre a sexualidade feminina adolescente. Apesar da epidemia do HIV e de o número crescente de mulheres heterossexuais (de todas as faixas etárias, das mais jovens às mais idosas) a serem infectadas implicar a necessidade de uma atenção redobrada, esse problema não pode justificar discursos reguladores e tradicionais da sexualidade feminina. São necessários novos discursos emancipadores e de empowerment das jovens adolescentes, de responsabilização de jovens do sexo masculino pelas questões da reprodução e da construção de um projecto igualitário e, ao mesmo tempo, de programas e de campanhas informadas pelo conhecimento existente relativamente às questões do género e à assimetria entre os sexos na vivência da sexualidade.

    Resumo em Inglês:

    In this article we intend to show how gender is a determining and indispensable concept when juvenile sexual issues are discussed; particularly when we approach the adolescent female sexuality. The feminist literature has been alerting us for the discourse on victimization, fear and morality which, in many cases and in many countries, still justifies contents of sexual education programs in schools and campaigns for prevention against sexually transmissible diseases, especially HIV. However, after analyzing those speeches, it is very clear that they lack an emancipatory discourse about adolescent feminine sexuality. In spite of the HIV epidemic and the growing number of heterosexual women (of all age groups, from the youngest to the oldest) being infected, which calls for much greater attention on the matter, that problem must not justify regulatory and traditional discourses on feminine sexuality. There is a need for new emancipatory and empowering female adolescent discourses, as well as young men's commitment regarding reproduction issues and involvement in the construction of an equalitarian project. and also, programs and campaigns informed by the existing knowledge related to gender issues and the asymmetry between the sexes in experiencing sexuality.
  • Gênero, adolescências e prevenção ao HIV/aids Dossiê: Educação, Gênero E Sexualidade

    Asinelli-Luz, Araci; Fernandes Júnior, Nelson

    Resumo em Português:

    O advento da aids e sua íntima relação com os estudos da sexualidade humana apontam para a importância das questões de gênero para o sucesso da prevenção diante da epidemia. O enfoque fortemente centrado no uso do preservativo masculino evidencia que, além do conhecimento sobre o corpo e a sexualidade, relações de poder entre homens e mulheres precisam ser redimensionadas para que as estratégias que privilegiam o sexo seguro possam ser incorporadas no cotidiano das relações sexuais. Este artigo, fruto de pesquisa realizada entre adolescentes de ambos os sexos, com idades de 17 e 19 anos, na cidade de Curitiba, ajuda-nos a entender como elas/eles pensam a sua sexualidade e a prevenção da infecção pelo HIV, indicando em que situações vivenciam comportamentos de prevenção e quando negligenciam diante da sua condição peculiar de vulnerabilidade.

    Resumo em Inglês:

    The advent of AIDS and its close relation with the studies of human sexuality point to the importance of gender issues for successful prevention to face this epidemic. The approach that is strongly focused on the use of male condoms shows that besides the knowledge of the body and sexuality, power relations between men and women need to be revised so that strategies that emphasize safer sex can be incorporated to everyday sexual relations. This article results from a research conducted among adolescents from both genders, aged 17 and 19, in the city of Curitiba, Brazil. It is intended to help us understand how they think about sexuality and prevention against HIV infection, indicating situations in which they engage in preventive behaviors and when they are neglectful in face of their peculiar situation of vulnerability.
  • Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação em pedagogia Dossiê: Educação, Gênero E Sexualidade

    Dinis, Nilson Fernandes; Cavalcanti, Roberta Ferreira

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende discutir algumas concepções sobre o tema homossexualidade e gênero produzidas por estudantes de um curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. A análise quantitativa dos dados observados aponta inicialmente para uma melhor aceitação das diferenças sexuais e de gênero, porém uma análise mais detalhada aponta para uma assimilação do discurso politicamente correto, mas sem uma mudança significativa das concepções binaristas e excludentes sobre a produção das identidades sexuais e de gênero ou sobre a formação de novos modelos familiares no mundo contemporâneo. Destaca-se, por fim, a necessidade de maior espaço no currículo de formação em Pedagogia para discussão dos temas sexualidade e gênero.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to discuss some conceptions about the theme homosexuality and gender produced by undergraduating students of a pedagogy course in Federal University of Paraná. The quantitative analysis of the observed data points in the beginning to a better acceptance of sexual and gender differences, however a more detailed analysis points to an assimilation of politically correct discourse, but without a significative change in the binary and excluding conceptions about the production of sexual and gender identities or a about the formation of new models of family in the contemporary world. Finally it remarks the necessity of more space in the curriculum of pedagogy's formation to discuss themes such as sexuality and gender.
  • Mulheres só fazem amor com homens? A educação sexual e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo Dossiê: Educação, Gênero E Sexualidade

    Furlani, Jimena

    Resumo em Português:

    Neste artigo problematizo processos de produção das diferenças sexuais a partir de coleções de livros paradidáticos relativos à Educação Sexual. Tenho como referenciais os Estudos Culturais e os Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pós-estruturalista de análise. Discuto significados conferidos à homossexualidade, procurando apontar caminhos para refletir: como, didaticamente, na Escola, é possível desconstruir e construir, positivamente, essa identidade sexual e de gênero? Respeitar a diversidade é promover a inclusão curricular? Questiono "representações" sexuais e busco ensaiar modos de "desconstrução" de seus significados, especialmente aqueles acerca dos tipos de sujeitos que estabelecem relacionamentos sexuais e afetivos com pessoas do mesmo sexo. O procedimento desconstrutivo poderá sugerir formas de operar a prática pedagógica da Educação Sexual, em qualquer nível de ensino.

    Resumo em Inglês:

    This paper provides a discussion on sexual difference production processes with the study of two sexual education textbooks. My discussion is based on cultural and feminist studies, articulated with a post-structuralist perspective of analysis. Meanings granted to homosexuality are discussed, in order to show some ways to reflect on how it is didactically possible to deconstruct and construct this sexual and gender-based identity in a positive way at school. The paper questions if respecting diversity can promote curricular inclusion. Sexual representation and ways to «deconstruct» its meanings are discussed, especially those about the kinds of people who establish sexual and affective relationships with people of the same sex. The deconstructive procedure can suggest ways to operate the sexual education pedagogic practice, at any teaching level.
  • Tabus sexuais entre professores e alunos Artigos

    Zuin, Antônio

    Resumo em Português:

    O poder da sexualidade nas relações entre professores e alunos é tão intenso quanto o esforço feito pelos agentes educacionais em negá-lo. O termo tabu representa a exata designação do que tal terminologia suscita: algo misterioso e, principalmente, proibido. De fato, a questão sexual entre professores e alunos concerne a uma esfera tão proibitiva que sequer é mencionada, haja vista a escassez de pesquisas que versam a esse respeito. Daí o objetivo deste artigo, ou seja, analisar a ambivalência dos sentimentos de amor e de ódio que se objetivam na sexualidade existente entre professores e alunos.

    Resumo em Inglês:

    The power of sexuality in teacher-student relationships is as intense as the effort made by educational institutions to deny it. The term "taboo"represents the exact designation of what such terminology means: something mysterious and mainly forbidden. In fact, the sexual issue among teachers and students concerns such a forbidding sphere that it is hardly mentioned, which explains the little research that has been carried out in this field. Thus, this paper is aimed at analyzing the ambivalence of feelings of love and hate found in the teacher-student sexuality.
  • Desemprego, informalidade e precariedade: a situação do mercado de trabalho no Brasil pós-1990 Artigos

    Santos, Geórgia Patrícia Guimarães dos

    Resumo em Português:

    Considerando o desemprego tanto um fenômeno inerente ao processo de acumulação capitalista como uma das conseqüências das opções políticas governamentais, este artigo pretende discorrer sobre o papel do desemprego na definição das atuais estratégias de avanço do capitalismo, bem como refletir sobre o processo de desestruturação do mercado de trabalho e sua pequena inflexão nos anos mais recentes.

    Resumo em Inglês:

    Considering unemployment as both an intrinsic phenomenon in the process of capitalist accumulation and one of the consequences of governments' political options, this article brings a discussion about the role of unemployment in the definition of the recent strategies of capitalist development, as well as a reflection about the process of structuring the labor market and its slight inflection in the latest years.
  • Centralidade ontológica do trabalho ou centralidade da informação e do conhecimento nos processos de formação humana? Artigos

    Souza Júnior, Hormindo Pereira de

    Resumo em Português:

    Este artigo procura realizar uma discussão com algumas das mais importantes e atuais concepções teóricas acerca da problemática que envolve a questão da centralidade do trabalho na formação humana. Procuramos contextualizar as recentes transformações ocorridas na base material da produção social no interior da ordem do capital e suas conseqüências para os diversos aspectos que envolvem desde a produção e reprodução social dos conhecimentos até os processos de formação dos sujeitos.

    Resumo em Inglês:

    This article is an attempt to hold a discussion about some of the most important and current theoretical conceptions regarding the problem that involves the question of the centrality of work in human formation. We have tried to contextualize recent transformations that have taken place on the material basis of social production in the interior of the capital order and their consequences for the various aspects that they involve, from the social production and reproduction of knowledge to the formation processes of the subjects.
  • Sistema educacional e desigualdades sociais no Haiti: o caso das escolas católicas Artigos

    Joint, Louis Auguste

    Resumo em Português:

    Este artigo discute as relações entre o sistema educacional e as desigualdades sociais no Haiti a partir de um estudo de caso das escolas católicas. Na primeira parte discutirei como o sistema educacional do Haiti foi construído; em seguida, apresentarei algumas desigualdades sócio-educacionais que se manifestam no sistema; por fim, proporei uma reflexão sobre a questão: como a escola pode contribuir para uma mudança social no Haiti?

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the relations between the educational system and social inequalities in Haiti. A case study of catholic schools helps to understand how the Haitian educational system was built and how socio-educational inequalities can be produced and maintained by this system. At the end, is discussed also how schools can contribute to social change in Haiti.
  • Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores Artigos

    Araújo, Ulisses Ferreira de

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta as discussões e os resultados parciais de uma pesquisa longitudinal desenvolvida durante quatro anos em uma escola de ensino fundamental. Seu objetivo era investigar se o trabalho com projetos, utilizando a Declaração Universal dos Direitos Humanos como referência, poderia se mostrar como um bom instrumento para a reorganização dos espaços, dos tempos e das relações escolares, auxiliando na formação ética dos estudantes. Como resultado do trabalho, além da descrição de estratégias de ação e da sistematização dos procedimentos que podem levar as escolas à implementação de tal proposta, conseguimos demonstrar como um trabalho sistematizado de educação em valores éticos e democráticos pode levar a uma maior consciência ética e sócio-política.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the discussions and partial results of a four-year longitudinal research, developed in a Brazilian elementary school. The main goal was to investigate if a project-based curriculum, using the Universal Declaration of Human Rights as a reference, could help the school to reorganize its spaces, times and relationships, contributing to students' ethical development. As a result, besides the description of strategies and the systematization of procedures that may lead schools to succeed in implementing such proposal, we have demonstrated how an educational process based on values can help students to develop greater ethical and sociopolitical consciousness.
  • Ciência empobrecida e tecnologia de segunda classe Diverso E Prosa

    Lopes, José Leite
  • Ginástica expressiva Leituras E Resenhas

    Madureira, José Rafael
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br