Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia USP, Volume: 24, Número: 1, Publicado: 2013
  • Editorial

    Massola, Gustavo Martineli
  • Religiosidade e espiritualidade em oncologia: concepções de profissionais da saúde Artigos Originais

    Gobatto, Caroline Amado; Araujo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de

    Resumo em Português:

    A literatura especializada vem identificando influências positivas e negativas de crenças religiosas e espirituais no enfrentamento de enfermidades, tais como o câncer. Sendo assim, a presente investigação teve como objetivo conhecer, analisar e compreender as concepções de profissionais da saúde acerca da associação entre religiosidade, espiritualidade e saúde em Oncologia. Em uma primeira etapa, utilizou-se um questionário eletrônico, respondido por 85 profissionais. Na etapa posterior, sete profissionais participaram de grupos focais online. Os resultados indicaram que aproximadamente metade dos participantes da primeira etapa não praticam atividades religiosas. Porém, 85% revelaram grau elevado de espiritualidade. Temas religiosos/ espirituais são frequentes nos atendimentos. Os integrantes dos grupos relataram não ter recebido formação acadêmica para abordar a temática. Em suma, os participantes evidenciaram concepções positivas sobre a influência da religiosidade/espiritualidade para a saúde, com efeitos negativos em menor proporção. Pesquisas futuras podem subsidiar programas destinados à capacitação dos futuros profissionais da área oncológica.

    Resumo em Francês:

    Plusieurs études soulèvent des influences positives et négatives des croyances religieuses et spirituelles pour faire face à des maladies comme le cancer. Ainsi, cette recherche vise à comprendre et analyser les idées de professionnels de la santé sur l›association religiosité, spiritualité et santé, en Oncologie. Dans un premier temps, on a utilisé un questionnaire électronique, qui a été répondu par 85 professionnels. Ensuite, sept professionnels ont participé aux groupes de discussion en ligne. À peu prés la moitié de l´échantillon n'a pas des activités religieuses. Toutefois, 85% a montré un haut degré de spiritualité. Thèmes religieux/spirituel sont fréquents dans les consultations. Les membres des groupes ont déclaré ne pas avoir de formation pour traiter des questions semblables. En somme, les professionnels ont une opinion positive sur la religiosité, mais reconnaissent aussi ses effets indésirables. Des recherches sont encore nécessaires pour mieux baser la formation du personnel en Oncologie.

    Resumo em Espanhol:

    La literatura especializada viene identificando influencias positivas y negativas de creencias religiosas y espirituales en el enfrentamiento de enfermedades, como el cáncer. La presente investigación objetivó conocer, analizar y comprender las concepciones de profesionales de salud respecto a la asociación entre religiosidad, espiritualidad y salud en Oncología. Primeramente, se utilizó un cuestionário electrónico que fue contestado por 85 profesionales. Posteriormente, siete profesionales participaron de grupos focales online. Los resultados indicaron que aproximadamente la mitad de los participantes de la primera etapa no practican actividades religiosas. Todavía, 85% revelaron alto grado de espiritualidad. Temas religiosos/espirituales son frecuentes en los atendimientos. Los integrantes del los grupos relataron que no recibieron formación academica para abordar la temática. En suma, los participantes evidenciaron concepciones positivas sobre la influencia de la religiosidad/espiritualidad a la salud, con efectos negativos en menor proporción. Futuras investigaciones pueden apoyar programas de capacitación de futuros profesionales en la Oncología.

    Resumo em Inglês:

    Specialized literature has been identifying positive and negative influences of religious and spiritual beliefs in coping with diseases such as cancer. Therefore, this research aimed to identify, analyze and understand the concepts of health professionals in regards to the association amongst religiosity, spirituality and health in Oncology. In an initial stage, an electronic questionnaire was answered by 85 professionals. In the later stage, seven professionals participated in online focus groups. Results indicated that approximately half of the participants of the first stage do not practice religious activities. However, 85% revealed a high degree of spirituality. Religious/spiritual themes are common in clinical setting. Group members reported not having received academic training to address such issues. Nonetheless, participants showed positive views as to the influence of religiosity/spirituality on health, with negative effects to a lesser extent. Further studies may support programs aimed at training future professionals in the field of oncology.
  • Psico-Oncologia: atuação do psicólogo no Hospital de Câncer de Barretos Artigos Originais

    Scannavino, Camila Saliba Soubhia; Sorato, Daniela Batista; Lima, Manuela Polidoro; Franco, Anna Helena Junqueira; Martins, Mariana Paschoal; Morais Júnior, Joel Carlos; Bueno, Priscila Regina Torres; Rezende, Fabiana Faria; Valério, Nelson Iguimar

    Resumo em Português:

    A Psico-Oncologia surgiu a partir da necessidade do acompanhamento psicológico ao paciente com câncer, a sua família e à equipe que o acompanha. O papel do psicólogo em oncologia propõe o apoio psicossocial e psicoterapêutico diante do impacto do diagnóstico e de suas consequências e mostra a possibilidade de auxílio para melhor enfrentamento e qualidade de vida do doente e de seus familiares. O objetivo deste relato consiste em descrever a atuação desenvolvida por psicólogos do Serviço de Psicologia do Hospital de Câncer de Barretos/Fundação Pio XII - SP, uma instituição médica especializada em oncologia.

    Resumo em Francês:

    La psycho-oncologie aborde la nécessité de l`accompagnemente psychique des patients avec le cancer, sa famille et l'équipe qui lui accompagnent. Le rôle du psychologue qui travaille dans le service d'oncologie propose un appui psychosocial et psychothérapeutique devant l'impacte de la diagnostique et ses consequences, et montre la possibilité d'une aide pour le meilheur affaire face à la qualité de la vie du pacient et de ses familliers. L'object de ce rapport c'est la description de la performance du psycologue de l'Hôpital des Cancers de Barretos - Fondaction Pio XII - São Paulo - Brésil, une institution médicale specialisée en oncologie.

    Resumo em Espanhol:

    La Psico-oncología surgió de la necesidad del acompañamiento psicológico al paciente con cáncer, su familia y el personal que lo acompaña. El papel del psicólogo en oncología ofrece apoyo psicosocial y psicoterapéutico contra el impacto del diagnostico y sus consecuencias, y muestra la posibilidad de una ayuda a un mejor afrontamiento y calidad de vida de los pacientes y sus familias. El propósito de este informe es describir el papel desarrollado por psicólogos del Servicio de Psicología del Hospital de Cáncer de Barretos/Fundación Pio XII - SP - Brasil, una institución médica especializada en oncología.

    Resumo em Inglês:

    Psycho-oncology arose from the need of psychological intervention for patients with cancer, their families and medical staff. The role of the psychologist in this field is to provide psychosocial support and psychotherapy in face of the impact of the diagnosis and its aftermath. It aims at facilitating better coping and quality of life for patients and their families. The objective of this report is to describe the actions developed by the psychologists of the Department of Psychology at the Barretos Cancer Hospital/ Pio XII Foundation - SP, a medical institution specialized in oncology.
  • A perspectiva evolucionista sobre relações românticas Artigos Originais

    Shiramizu, Victor Kenji M.; Lopes, Fívia de Araújo

    Resumo em Português:

    As relações românticas possuem um forte impacto no nosso cotidiano. Todavia, a compreensão do motivo pelo qual alguns relacionamentos românticos duram mais do que outros se torna mais consistente integrando perspectivas biológicas e sociais. Este trabalho tem como objetivo revisar de forma crítica os conceitos sobre Amor, Teoria do Apego e as Estratégias Sexuais a partir de uma perspectiva evolucionista, a fim de contribuir com a revisão para a literatura no Brasil. As lacunas observadas sobre a temática conjuntamente com resultados obtidos em algumas pesquisas em nosso país são encorajadores para a manutenção da integração teórica na área de pesquisa, que pode ser aplicada na orientação de casais, contribuindo para a satisfação dentro dos relacionamentos românticos.

    Resumo em Francês:

    Les relations amoureuses ont un fort impact sur nos vies quotidiennes. Cependant, pour comprendre pourquoi certaines relations amoureuses durent plus longtemps que d'autres, nous devrons intégrer les informations biologiques et sociales. Ce texte vise examiner de façon critique les concepts d'amour, de la théorie de l'attachement et des stratégies sexuelles du point de vue de l'évolution naturelle, en attendant contribuer à la littérature scientifique en Brésil. Les lacunes sur le thème, associées aux résultats de recherche dans notre pays sont encourageantes pour la maintenance de l'intégration théorique dans ce domaine de recherche qui peut être appliquée aux orientations psychologiques des couples, contribuant à la satisfaction des relations amoureuses.

    Resumo em Espanhol:

    Las relaciones amorosas tienen un fuerte impacto en nuestra vida cotidiana. Sin embargo, la integración de los factores biológicos y sociales nos ayudan a entender, de modo consistente, por qué algunas relaciones duran más que otras. El objetivo de este presente estudio es revisar críticamente los conceptos de Amor, Teoría del Apego y Estrategias Sexuales desde una perspectiva evolutiva, a fin de contribuir con esta revisión para la literatura en Brasil. Las lagunas observadas en la temática, bien como los resultados de algunas investigaciones en nuestro país, apuntan para el mantenimiento de la integración teórica en esta área de investigación, que puede ser aplicada junto a parejas, contribuyendo para la satisfacción en las relaciones románticas.

    Resumo em Inglês:

    Romantic relationships have a strong impact in our lives. However, an integrative approach of biological and social perspectives on this subject can lead to a better comprehension of the reasons for long or short relationships. This work aimed to contribute to Brazilian literature about this topic with a review on concepts about Love, Attachment Theory and Sexual Strategies based on an evolutionary perspective. The observed gaps on the topic and the results obtained by some research in our country are encouraging to maintain this theoretical integration at this research field that could be applied in couples counseling, contributing to satisfaction within romantic relationships.
  • Psicanálise e a escrita de emancipação: discussão entre Deleuze e Joel Birman Artigos Originais

    Bastos, Rogério Lustosa

    Resumo em Português:

    Debate-se a escrita de Deleuze em relação à escrita psicanalítica de Birman. Se o primeiro inventa uma "língua menor" na própria língua hegemônica, fissurando no sentir, ver, pensar, Birman, através do "feminino" e do "sujeito da diferença", cria Psicanálise estrangeira na Psicanálise vigente. Isto questiona tanto a ordem falocêntrica que reduz o feminino e o erótico à questão da maternidade, quanto enfrenta peculiarmente o desamparo e o desencantamento atual; sem seguir o canto de sereia das drogas, no mero uso de psicofármacos ou noutros pragmatismos, pensa um sujeito singular por estilística da existência.

    Resumo em Francês:

    On débat l'lécrite de Deleuze auprès de l'lécrite psychanalytique de Birman. Si le premier invente une “petite langue” dans la propre langue hégémonique, en fissurant dans le sentir, voir, penser, Birman crée au moyen du “féminin” et du “sujet de la différence” une psychanalyse étrangere dans la psychalyse en vigueur. Cela à la fois discute l'ordre phallocentrique, qui reduit le féminisme et l'érotique à la question de la maternité, et affronte particulièrement le délaissement et le désenchantement actuel : sans suivre le chant de sirène des drogues, avec la simple utilisation des psychotropes ou d'autres pragmatismes, il pense un sujet singulier par stylistique de l'existence.

    Resumo em Espanhol:

    Se debate la escritura de Deleuze junto con la escritura psicoanalítica de Birman. Si el primero inventa la “lengua menor” en la propia lengua hegemónica, fisurando en el sentir, ver, pensar, Birman a través de lo “femenino” y del “sujeto de la diferencia”, crea el psicoanálisis extranjero en el psicoanálisis vigente. Esto cuestiona tanto el orden falocéntrico que reduce lo femenino y lo erótico a la cuestión de la maternidad, cuanto enfrenta en forma peculiar el desamparo y el desencanto actual: sin caer en el canto de sirena de las drogas, en el mero uso de drogas psicotrópicas o en otros pragmatismos, piensa un sujeto singular por una existencia con estilo.

    Resumo em Inglês:

    A debate is held between Deleuze's work and the psychoanalytical work of Birman. When the first one invents a ‘‘lesser language' within the hegemonic one, fissuring the felling, the watching, the thinking, Birman through the “feminine” and the “subject of difference”, creates a foreign psychoanalysis inside the current one. These elements both questions the phallocentric order which reduces the feminine and the erotic to the matter of motherhood, and faces the current dereliction and disenchantment: Without following the siren song of drugs, in the mere use of psychotropic substances or other sorts of pragmatisms, it considers a singular subject through the existential stylistics.
  • A feminilidade como uma posição de sujeito: uma abordagem lacaniana Artigos Originais

    Coelho, Bruno Alves

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente trabalho é diferenciar duas formas de pensar a feminilidade. A primeira, entendida a partir da economia libidinal de um homem e a segunda como uma forma própria de um sujeito se constituir sexuado. Neste trabalho, a feminilidade é pensada como uma posição do sujeito, e buscamos aproximar alguns dos principais conceitos que Freud e Lacan usam para pensar a feminilidade, nomeadamente, no caso de Freud, no que diz respeito à configuração particular da libido feminina entre a libido objetal e a libido narcísica e, no caso de Lacan, no que diz respeito à relação da mulher com o falo ser mediada por uma forma diferente de relação com o Outro.

    Resumo em Francês:

    Le but de cette étude est de faire la distinction entre deux manières de penser la féminité. La premiere est conçue a partir de l'économie libidinale d'un homme et la seconde comme une forme propre d'un sujet se constituer en tant que sexué. Afin de développer cette idée de la féminité comme une position de sujet, nous avons essayé de rapprocher des concepts clés que Freud et Lacan utilisent pour rendre compte de la thématique, à savoir entre ce que dit Freud à propos de la configuration particulière de la libido féminine entre la libido d'objet et la libido narcissique et ce que dit Lacan sur la relation de la femme avec le phallus comme étant médié par un autre rapport à l'Autre.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio consiste en distinguir entre dos formas de pensar la feminidad para el psicoanálisis. La primera, a partir de la economía libidinal de un hombre, y la segunda, en cuanto una forma propia de un sujeto de constituirse como sexual. El esfuerzo está en cómo tratar la idea de la feminidad como una posición de sujeto. Así, se trató establecer la conexión entre algunos de los conceptos clave que Freud y Lacan usan para dar cuenta del tema. Es decir, entre lo que Freud dice sobre la configuración particular de la libido femenina entre la libido objetal y la narcisista, y, lo que Lacan dice acerca de la relación de la mujer y del falo ser mediada por una forma de relación diferente con el Otro.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to distinguish between two ways of thinking about femininity by psychoanalysis. The first, understood from the point of view of the libidinal economy of a man, and the second as a definite way of a subject to constitute itself as a sexed being. In order to develop this idea of femininity as a subject position we tried to establish connections among some of the key concepts that Freud and Lacan used to think about this theme, specially, in the case of Freud, with regard to the particular configuration of female libido between object libido and narcissistic libido and, in the case of Lacan, with regard to woman's relationship to the phallus to be mediated by a different form of relationship with the Other.
  • Sexuação, desejo e gozo: entre neurose e perversão Artigos Originais

    Alberti, Sonia; Martinho, Maria Helena

    Resumo em Português:

    Este artigo retoma três perguntas lançadas por Freud em 1927, no seu excepcional texto intitulado "Fetichismo", para repensá-las a partir do ensino de Lacan dos anos 1970, conhecido como o campo do gozo. O artigo se serve das fórmulas quânticas da sexuação, para verificar a evidenciação lógica "a relação sexual não existe" na posição sexuada que um sujeito pode ocupar com seus parceiros nas estruturas neurótica e perversa. Interrogamos algumas variantes do sujeito com seu parceiro no gozo e no desejo. Para tanto, retomamos os três tipos de gozo verificados por Lacan na relação do sujeito com o parceiro na posição sexuada: o gozo feminino - também chamado de suplementar e gozo Outro -, o gozo místico e o gozo perverso. Revisitam-se os casos trabalhados por Lacan para questionar o que distingue fundamentalmente o neurótico do perverso, ou seja, retomando as questões introduzidas por Freud.

    Resumo em Francês:

    Cet article reprend trois questions lancées par Freud en 1927, dans son texte exceptionnel intitulé «Le fétichisme», pour les repenser à partir de l'enseignement de Lacan des années 1970, connu comme le champ de la jouissance. L'article utilise les formules quantiques de la sexuation afin de vérifier l'évidence logique du « pas de rapport sexuel » dans les positions sexuelles qu´une personne peut occuper avec ses partenaires dans les structures névrotiques et pervers. Nous avons interrogé quelques variantes pour un sujet avec son partenaire par rapport à la jouissance et le désir. L'article évalue les trois types de jouissance proposés par Lacan pour le rapport du sujet à son partenaire sexuel : la jouissance féminine - aussi appelé supplémentaire et Autre jouissance - la jouissance mystique et la jouissance perverse. Nous revisitons quelques cas travaillées par Lacan quant aux distinctions fondamentales entre névrose et perversion, pour reprendre, finalment, les questions introduites par Freud.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo parte de tres preguntas del texto de Freud de 1927, llamado “Fetichismo”, para reflexionar sobre ellas desde el punto de vista de la enseñanza de Lacan en la década de 1970, conocida como el campo del goce. El artículo hace uso de las fórmulas cuánticas de la sexuación, para comprobar la evidencia lógica del “no hay relación sexual” en las posición sexual que un sujeto puede tener con su pareja, en las estructuras neuróticas y perversas. Hemos cuestionado algunas variantes de un sujeto con su pareja en relación al goce y al deseo. El artículo analiza los tres tipos de goce propuestos por Lacan para la relación del sujeto con su pareja sexual: el goce femenino - también llamado complementar y goce Otro -, el goce místico y el goce perverso. Se revisita los casos trabajados por Lacan para cuestionar lo que distingue fundamentalmente la neurosis de la perversión, para retomar, las cuestiones introducidas por Freud.

    Resumo em Inglês:

    This article takes up Freud's three questions proposed in his exceptional text from 1927 entitled “Fetishism”, to rethink them from the point of view of Lacan's teaching during the 1970s, known as the field of jouissance. The article makes use of the quantic formulas of sexuation to verify the logical evidence “there is no sexual relation” through the sexual position which individuals can occupy with their partners in the neurotic and perverse structures. We have questioned some variants of the subject with it's partner in relation to jouissance and desire. The article discusses the three types of jouissance checked by Lacan in the subject's relation to the sexual partner, the feminine jouissance - also called supplementary and Other jouissance -, the mystical jouissance and the perverse jouissance. Cases worked by Lacan are revisited to question what distinguishes the neurotic and the perverse, resuming the issues introduced by Freud.
  • Ampliação winnicottiana da noção freudiana de inconsciente Artigos Originais

    Fulgencio, Leopoldo

    Resumo em Português:

    Nesse artigo pretende-se analisar alguns desenvolvimentos que Winnicott propôs na compreensão do que é o inconsciente, em acréscimo à concepção freudiana do inconsciente reprimido e do recalque originário. Para Freud, o inconsciente diz respeito ao que ele encontrou no tratamento de seus pacientes neuróticos, para os quais o recalque é o mecanismo de defesa por excelência. Procura-se mostrar que Winnicott considera outros aspectos do inconsciente, que têm origem num momento em que o recalque ainda não existe como um mecanismo de defesa; que Winnicott desenvolveu a compreensão do que Freud havia intuído com sua noção de recalque originário, na consideração de acontecimentos, conteúdos e modos de ser que podem ser qualificados como inconscientes, tais como cisões, acontecimentos que foram vividos mas não puderam ser integrados ou experienciados como estando no campo de autonomia do self, bem como a aquisições de modos de ser-estar no mundo.

    Resumo em Francês:

    Dans cet article, il y a eu l'intention d'analyser quelques développements proposés par Winnicott dans la compréhension de ce qu'est l'inconscient, venant s'ajouter à la conception freudienne de l'inconscient réprimé et de refoulement originaire. Pour Freud cet inconscient se rapporte à ce qu'il a trouvé dans le traitement de ses patients névrotiques, pour lesquels le refoulement est le mécanisme de défense par excellence. On montrera que Winnicott considère d'autres aspects de l'inconscient ayant leur origine à un moment où le refoulement n'existe pas encore comme mécanisme de défense; que Winnicott a développé la compréhension de ce que Freud avait eu comme intuition avec sa notion de refoulement originaire, en considérant des événements, des contenus et des modes d'êtres pouvant être qualifiés comme inconscients, tels que les clivages, les événements vécus mais pas intégrés ou expérimentés dans le champ d'autonomie du moi, ainsi que quelques acquisitions de modes d'être dans le monde.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, se ha tenido la intención de analizar algunos desarrollos que Winnicott propuso en la comprensión de lo que es el inconsciente, añadiendo a la concepción freudiana del inconsciente reprimido y de la represión originaria. Para Freud ese inconsciente se refiere a lo que él encontró en el tratamiento de sus pacientes neuróticos, para los cuales la represión es el mecanismo de defensa por excelencia. Se demostrará que Winnicott considera otros aspectos del inconsciente, que se originan a partir de un momento en que la represión no existe todavía como un mecanismo de defensa; que Winnicott desarrolló la comprensión de lo que Freud intuyó con su noción de represión originaria, en la consideración de los hechos, contenidos y modos de ser que pueden ser calificados como inconscientes, como por ejemplo escisiones, acontecimientos vividos pero que no pudieron ser integrados o experimentados en el campo de la autonomía del yo, así como algunas adquisiciones de modos de ser-estar en el mundo.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to examine some developments proposed by Winnicott in the understanding of what the unconscious is, an addition to the Freudian conception of repressed unconscious and that of primary repression. For Freud, this unconscious is related to what he discovered in the treatment of his neurotic patients who find in the repression a defence mechanism par excellence. It will be shown that Winnicott considers other aspects of the unconscious which originate when repression does not exist as a defence mechanism; that Winnicott developed the understanding of what Freud had conceived with his notion of primary repression, by considering events, contents and modes of being which may be characterized as unconscious such as splitting, events which were lived but couldn't be integrated or experienced in the field of autonomy of the self, as well as some acquisitions of modes of being in the world.
  • Na outra cena da representação: considerações ferenczianas sobre o trauma Artigos Originais

    Canavêz, Fernanda

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é abordar as contribuições ferenczianas acerca do trauma para enaltecer a pluralidade do psiquismo, seja formado por traços psíquicos representados ou por marcas traumáticas que extrapolam o campo da representação. Por conseguinte, propõe-se que as vertentes estruturante e desestruturante do trauma sejam compreendidas não como predicados de diferentes tipos de trauma, mas como movimentos inerentes à constituição psíquica. Assim sendo, a clínica psicanalítica deve extrapolar um modelo estanque de psiquismo para contemplar as produções subjetivas que se dão na outra cena da representação, dentre elas a dimensão sensível da linguagem.

    Resumo em Francês:

    Le but de cet article est d'aborder le traumatisme chez Ferenczi a fin de mettre en evidence la pluralité du psychisme, soit construit par des traits représentés soit par des marques traumatiques qui sont au-delà de la représentation. Par conséquent, on propose que les vertentes constructive et déconstructive du traumatisme ne soient pas seulement entendues comme des differentes types de traumatismes, mais aussi comme des mouvements inhérentes de la constitution du psychisme. Ainsi, la clinique psychanalytique doit extrapoler un modèle étanche de psychisme pour considérer les productions subjectives qui ont lieu dans une autre scène de la répresentantion, dentre elles la dimension sensible du langage.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo es abordar la contribución de Ferenczi sobre el trauma para enaltecer la diversidad de la psique, sea formada por rasgos psíquicos representados o por marcas traumáticas que van más allá del campo de la representación. Por ello se propone que las vertientes estructurante y desestructurante del trauma sean comprendidas no como predicados de los diferentes tipos de trauma, sino como movimientos inherentes a la constitución psíquica. Por lo tanto, la clínica psicoanalítica debe extrapolar un modelo hermético de psiquismo para contemplar las producciones subjetivas que tienen lugar en otra escena de la representación, entre ellos la dimensión sensible del lenguaje.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to approach ferenczi's contributions about trauma to emphasize the diversity of the psychism, which is formed by represented psychic traits and also by traumatic brands that go beyond the field of representation. It is therefore proposed that the structural and deconstructive aspects of trauma are understood not only as predicates of different types of trauma, but also as movements inherent to the psychic constitution. Thus, the psychoanalytic clinics must extrapolate a model of psychism to contemplate all the subjective productions that take place in another representation scene, among them sensitive dimension of language.
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br