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Psicologia USP, Volume: 13, Número: 2, Publicado: 2002
  • Documento sem título Editorial

  • Apresentação Dossiê: Família

    Mandelbaum, Belinda
  • Problemas Familiares Contemporâneos o Situaciones Familiares Actuales: Invariancia y Novedad

    Berenstein, Isidoro

    Resumo em Português:

    O autor inicia por perguntar-se sobre a relevância da família na atualidade. Para responder esta questão, examina os vínculos de casal e de relação entre pais e filhos, situando-os historicamente. Sugere que os "problemas familiares" instauram-se a partir do momento em que se institui uma forma de família como oficial, sendo "problemas" as que não seguem esse modelo. Por isto, prefere referir-se a diferentes "situações familiares", que passam a ser pensadas a partir da crítica de dois critérios: o de invariância, evolução de formas anteriores, ou de novidade, ruptura e recomposição. Distingue três áreas das situações familiares que podem ser examinadas de acordo com estes critérios: aquelas provenientes das relações familiares, do mundo social e de cada sujeito, das variações de seu mundo interno que produzem efeitos nos vínculos familiares. Por fim, o autor pergunta-se se as novas formas familiares respondem realmente à produção de uma novidade e se esta novidade é de forma ou de estrutura. Conclui que a família não é nova ou velha, mas faz algo novo ou não. A análise da família deve incluir uma análise do fazer em seus vínculos e das conseqüências desse fazer.

    Resumo em Francês:

    L'auteur débute en se posant la question de l'importance actuelle de la famille. Pour y répondre, il examine les liens de couple et de relations entre parents et enfants, d'un point de vue historique. Il suggère que les « problèmes de famille » se soient instaurés à partir que s'est instituée une forme de famille officielle, les « problèmes » venant de ceux qui ne suivent pas ce modèle. Pour cela, il préfère se référer à différentes « situations familiales » définies à partir de la critique de 2 critères : celui de l'invariance, évolution de formes antérieures ou de nouveauté, de rupture et recomposition. Il distingue trois domaines des situations de famille qui peuvent être examinées en accord avec ces critères : celles provenant des relations de famille, du monde social et de chaque sujet, des variations de son monde interne qui produisent des effets dans les liens de famille. Pour finir, l'auteur se demande si les nouvelles formes de famille répondent réellement à l'établissement de nouveauté et si cette nouveauté est de forme ou de structure. Il conclut que la famille n'est ni neuve ni vieille, mais fait quelque chose nouveau ou non. L'analyse de la famille doit inclure une analyse du « faire » dans ses liens et des conséquences de ce faire.

    Resumo em Inglês:

    The author starts by asking himself whether the family is relevant nowadays. To answer this question he analyzes the couple's relationship with each other and with their children, placing these relationships historically. It is suggested that the "familial problems" come to being when a certain pattern of family becomes standard. Those families which do not follow this pattern are then called "problematic". For that reason, the author prefers to make reference to different "familial situations". These are thought from a double perspective: the invariance which also refers to a sort of evolution, or the novelty which, as a contrast, relates to rupture and re-composition. Three areas of familial situations are then distinguished: those which come from their familial relationships, from the social world and from each subject (as the variations from his/her internal world affect his/her familial bonds). At last, the author asks himself if the new familial forms really answer to the production of novelty and if this novelty relates to its shape or structure. He concludes that the family is not new nor old, but that it does something new or not. The analysis of the family should include an analysis of the making in its bounds and of the consequences of this making.
  • O Que Mudou na Família Brasileira?: da Colônia à Atualidade Dossiê: Família

    Samara, Eni de Mesquita

    Resumo em Português:

    O artigo tem por objetivo fazer uma análise comparativa da família brasileira do período colonial até a atualidade observando as mudanças e continuidades ao longo do tempo. Tomando como base os recenseamentos da população manuscritos e impressos nos últimos 150 anos, verifica o que realmente ocorreu na sociedade brasileira quanto ao processo de formação de famílias, desenvolvimento econômico e crescimento populacional.

    Resumo em Francês:

    L'objectif de l'article est de présenter une analyse comparative de la famille brésilienne de la période coloniale à nos jours en observant les changements et les continuités au cours du temps. En prenant comme base les recensements de population, manuscrits et imprimés des derniers 150 ans, on vérifie ce qui est arrivé réellement dans la société brésilienne dans le processus de formation des familles, le développement économique et la croissance démographique.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the article is to analyze comparatively the Brazilian Family from Colony to nowadays, observing changes and continuities over time. Using manuscripts and published censuses of population in the last 150 years, it intends to verify what really occurred in the Brazilian society referring to the process of family formation, economic development and population growth.
  • Mãe é Uma Só?: Reflexões em Torno de Alguns Casos Brasileiros Dossiê: Família

    Fonseca, Claudia

    Resumo em Português:

    O fato de as camadas abastadas terem adotado, nas últimas décadas, a família nuclear conjugal como norma hegemônica, sem dúvida, explica por que existe uma tendência de ver qualquer desvio dessa norma como problemático. No entanto, pela evocação de casos etnográficos, sugiro nesse artigo que a hegemonia dessa norma não se exerce com a mesma força em todas as camadas sociais. Ainda mais, aponto para a possibilidade de dinâmicas familiares "alternativas" que, apesar de não se encaixarem no modelo dominante de família, gozam de popularidade e até de legitimidade entre determinados setores da sociedade. Nesse caso, a compreensão da vida familiar no Brasil contemporâneo exigiria do observador um esforço para considerar, além da norma hegemônica, essas dinâmicas alternativas, sendo a circulação das crianças em grupos populares apenas um exemplo.

    Resumo em Francês:

    Le fait que les classes dominantes aient adopté, ces dernières décades, la famille à noyau conjugal comme norme hégémonique explique sans doute pourquoi il existe une tendance à voir une déviation de cette norme comme un problème. Cependant, en évoquant des cas ethnographiques, je suggère que l'hégémonie de cette norme ne s'exerce pas avec la même force dans toutes les couches sociales. Mieux, je souligne la possibilité de dynamiques familiales « alternatives » qui, bien que ne faisant pas partie du modèle de famille dominant, soient populaires et considérées comme légitimes parmi certains secteurs de la société. Dans ce cas, la compréhension de la vie familiale au Brésil contemporain exigerait d'un observateur un effort pour considérer en plus de la norme hégémonique, ces dynamiques alternatives, comme par exemple la circulation d'enfants en groupes populaires.

    Resumo em Inglês:

    The fact that the upper class has adopted, over the past decades, the nuclear conjugal family as a hegemonic norm explains clearly why there is a tendency to see any deviancy from this norm as problematic. Nevertheless, by evoking ethnographic cases, I suggest that this hegemonic norm is not evenly dominant in all social layers. Thus I point out to the possibility of alternative familial dynamics which, in spite of not fitting the standard family model, enjoy popularity and even legitimacy among other sectors of society. In this case, the understanding of family life in contemporary Brazil, will require, from the observer, an effort to consider, besides the hegemonic norm, these alternative dynamics, being the circulation of children in popular groups just one example.
  • Famílias e Violência: Reflexões Sobre as Mães de Acari Dossiê: Família

    Freitas, Rita de Cássia Santos

    Resumo em Português:

    Na década de 90 ganharam uma certa amplitude notícias que retratavam mulheres, especialmente mães, nas praças e ruas reivindicando justiça. O que uniria essas mulheres seria a maternidade e a violência que as tinham separado de seus filhos, mortos ou seqüestrados. Acredito que o fato de participar de movimentos tem levado as mulheres a redefinições e transformações em sua identidade de gênero, bem como tem possibilitado construir para a maternidade outras dimensões. Assim, a noção de experiência tornou-se central em meu estudo. Foi desse modo que pude perceber a construção de uma nova representação para a figura materna. Primeiro, a partir de jornais, depois, ao entrevistar essas mães. Minha análise se voltou para o protagonismo político da mulher das classes trabalhadoras a partir do lugar que tradicionalmente ocupam na família e que, em princípio, seria destituído de uma dimensão política. Dessa forma, este escrito visa resgatar a partir das falas e das imagens destacadas por essas mulheres, o modo como a violência é sentida ao se tornar parte de suas vidas. Utilizei, para tanto, as entrevistas e os recortes de jornais por elas mesmas selecionados para fazer parte de seus álbuns de recordação. A imagem de mulheres na luta, de mães em luta foi de onde parti; e busco, nesse texto, problematizar os impactos e contradições, as continuidades e rupturas, que essa representação traz em seu bojo.

    Resumo em Francês:

    Dans la décade des années 90 les informations sur les femmes qui défilaient ont gagné une centaine amplitude, spécialement les mères sur les places et dans les rues en demandant justice. Ce qui unirait ces femmes serait la maternité, et la violence qui les avait séparées de leurs enfants, morts ou séquestrés. Je crois que le fait d'avoir participé à ces mouvements a amené les femmes à des redéfinitions et des transformations dans leur identité de sexe, ainsi que la possibilité de construire d'autres dimensions pour la maternité. La notion expérimentale a été le centre de mon étude. Ce fut de cette manière que j'ai pu percevoir la construction d'une représentation nouvelle pour la figure maternelle. D'abord à partir de journaux, puis en interrogeant ces mères. Mon analyse s'est tournée vers le rôle politique principal de la femme des classes ouvrières à partir de la place qu'elle occupe dans la famille et qui, en principe, serait dénué de dimension politique. Ce travail a pour but de faire ressortir, par les dires et les images choisies par ces femmes, la façon dont la violence est sentie quand elle vient à faire partie de leurs vies. J'ai donc utilisé les entrevues et les coupures de journaux qu'elles avaient elles-mêmes sélectionnées dans leurs albums de souvenirs. Je suis partie de l'image de femmes en lutte, de mères en deuil ; et je cherche, dans ce texte, à mettre en question les impacts, les contradictions, les continuités et les ruptures que cette représentation apporte en elle-même.

    Resumo em Inglês:

    In the nineties, news which depict women, especially mothers, demonstrating for justice at squares and in the streets, reached reasonable repercussion. What joined this women was the violence that had tore them apart from their children, who had died or been kidnapped. I believe that by participating in these movements, women have been led to redefine and transform their gender identities as well as open new dimensions to maternity. Thus, this notion of experience became the core of my study. It was from this point of view that I could see the constructing of a new representation of motherhood. First from the newspapers and later by interviewing these mothers. My analysis turned to the leading role in political activity undertaken by working class women from their very traditional position in the family which is usually seen as been deprived of a political dimension. By means of these women's own words and selected images, this study aims to rescue the way in which violence is felt by them as it becomes part of their lives. For that purpose, I used interviews and newspapers' clippings selected by themselves that belonged to their memory albums. The image of women in fight, of mothers that are struggling, was where I started from; and I seek in this paper to question the impacts and contradictions, the continuities and ruptures that this representation brings in itself.
  • Sem Direito de Amar?: A Vontade de Ter Filhos Entre Homens (e Mulheres) Vivendo Com o HIV Dossiê: Família

    Paiva, Vera; Lima, Tiago Novaes; Santos, Naila; Ventura-Filipe, Elvira; Segurado, Aluisio

    Resumo em Português:

    Desafios permanecem na prevenção e cuidado da aids. Nesse artigo apresentamos resultados de pesquisa com 250 homens portadores do HIV que fazem sexo com mulheres, sobre o cuidado à sua saúde reprodutiva em centros de referência de aids e comparamos com estudos entre mulheres portadoras. 43% dos homens e até 20 % das mulheres entrevistadas querem ter filhos, principalmente os que não têm filhos. 85% dos homens mantém atividade sexual e é baixo o nível de informação sobre reprodução na condição de portadores. Apesar das conquistas que permitem a paternidade sem infecção da parceira e da criança, os resultados indicam pouco acolhimento, mesmo nos centros de excelência pesquisados. Sugerimos como temas centrais no treinamento de profissionais e na organização de programas: a obrigatoriedade ética e constitucional de promoção dos direitos reprodutivos, desafiar o estigma anti-família associado às pessoas vivendo com HIV e às noções essencialistas que naturalizam as definições sobre a família e os gêneros.

    Resumo em Francês:

    des défis subsistent dans la prévention et les soins à apporter au sida. Cet article présente les résultats de la recherche parmi 250 hommes porteurs du sida qui pratiquent le sexe avec des femmes, et la comparaison avec des études sur des femmes également atteintes. 43 % des hommes et jusqu'à 20 % des femmes interrogés désirent avoir des enfants, principalement ceux qui n'en ont pas. 85 % des hommes poursuivent une activité sexuelle, et le niveau d'information sur les conditions de reproduction parmi les séropositifs est bas. Malgré les succès techniques qui permettent la paternité sans affecter la partenaire et l'enfant, les résultats montrent qu'on n'y porte peu d'attention, même dans les centres d'excellence interrogés. Nous suggérons comme thèmes centraux pour la formation de professionnels et dans l'organisation de programmes : l'obligation éthique et constitutionnelle de promotion du droit à se reproduire, le défi anti-famille associé aux personnes atteintes du sida et la critique des notions de nature essentielle qui définissent la famille et les sexes.

    Resumo em Inglês:

    Many challenges persist beyond achievements on HIV prevention and care. This article discusses results of a study that interviewed 250 men living with HIV who have sex with women and their perception of reproductive health care, compared to studies among positive women. 43% of men and 17-20% of women want to have children, most significantly the childless. 85% of men have sex and the level of reproduction knowledge and being HIV positive is low. Despite the technology that allowed parenthood without infecting one's partner and children, results show low attention and respect, even in the golden standard centers investigated. The authors suggest as a key aspect of the training and programming related to HIV prevention and care: the ethical and constitutional obligation of promoting and protecting reproductive rights, challenging stigma anti-family associated to HIV and criticizing essencialists' notions about family and gender as having a universal and " natural" definition.
  • De Duas Cartas de Kafka à sua Irmã Elli Sobre a Educação de Crianças Dossiê: Família

  • A Família de Kafka ou da Educação de Crianças no Interior de um Organismo Animal Dossiê: Família

    Mandelbaum, Enrique; Mandelbaum, Belinda

    Resumo em Português:

    A partir de duas cartas de Kafka à sua irmã, aqui traduzidas, tecem-se comentários a respeito da concepção de família que tinha o escritor, que via nesta uma fonte originária de violência. Situa-se a origem desta concepção na própria experiência de vida familiar de Kafka e em suas reflexões a partir da literatura.

    Resumo em Francês:

    À partir de la traduction jointe de deux lettres de Kafka à sa sœur, on tisse des commentaires sur la conception de l'auteur sur la famille, en qui il voyait une source de violence. On situe l'origine de cette conception dans la propre expérience sur la vie familiale de Kafka et ses réflexions à partir de la littérature.

    Resumo em Inglês:

    From two letters, which are translated here, written by Kafka to his sister, comments are woven on the conception of family held by the writer who saw in it an original source of violence. The origins of this conception is set on the writer's own family life experience and his reflections related to the literature
  • Triste e Incompleta: Uma Visão Feminina da Mulher Infértil Dossiê: Família

    Trindade, Zeidi Araujo; Enumo, Sônia Regina Fiorim

    Resumo em Português:

    Este artigo relata resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as representações sociais da infertilidade feminina, entre mulheres de diferentes estratos sociais. Foram entrevistadas 180 mulheres, com idade variando entre 18 e 40 anos, sendo 90 moradoras de bairros populares, e 90 moradoras de dois bairros considerados de classe-média. Cada grupo foi dividido em 3 subgrupos: a) 30 mulheres casadas, com pelo menos um filho biológico; b) 30 mulheres casadas há pelo menos 1 ano, sem filhos; c) 30 mulheres solteiras, sem filhos. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica de associação livre, tendo como expressão geradora "mulher que não pode ter filhos", além de perguntas específicas sobre a temática de interesse. Os dados mostraram como principais elementos do campo representacional tristeza, incompleta, frustração, cobrança dos outros, solidão, pessoa inferior, adoção, busca de soluções e não é problema, confirmando a permanência da concepção da infertilidade como uma condição estigmatizante para a mulher.

    Resumo em Francês:

    Cet article relate les résultats d'une recherche ayant comme objectif une enquête sur les représentations sociales de la stérilité féminine chez des femmes de différentes couches sociales. On a interrogé 180 femmes d'âge variant entre 18 et 40 ans, dont 90 habitent des quartiers populaires et 90 habitent des quartiers considérés de classes moyennes. Chaque groupe a été divisé en trois sous groupes : a) 30 femmes mariées avec au moins un enfant biologique ; b) 30 femmes mariées depuis au moins un an, sans enfant ; c) 30 femmes célibataires sans enfant. Pour collecter les données et on va utiliser la technique d'associations libres, avec comme expression générique « femme qui ne peut avoir d'enfants », ainsi que des questions spécifiques sur ce thème. Les données ont montré comme éléments principaux du champ de représentation : tristesse, incomplétude, frustration, pression extérieure, solitude, infériorité, adoption, recherche de solutions et « il n'y a pas de problème », ce qui confirme la permanence de la stérilité comme une condition stigmatisant la femme.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the results of a research aimed at the investigation of social representations of female infertility, among women of different social layers. We interviewed 180 women between 18 and 40 years old, half of them living in low-income neighborhoods and the other half in middle-class neighborhoods. Each group was divided into 3 subgroups: a) 30 married women, with at least one biological child; b) 30 women married for at least a year, without children; c) 30 single women, without children. For data collection, the technique of free association was utilized, the generating expression being "woman who can't have children". Specific questions on the subject of interest were also asked. As main elements of the representational field, data showed sadness, incompleteness, frustration, pressure from others, loneliness, inferiority, adoption, search for solutions and not a problem, all of which reaffirmed the permanence of the infertility concept as a stigmatizing condition for women.
  • O Adolescente e seu Pathos Artigos Originais

    Alberti, Sonia

    Resumo em Português:

    A partir da interrogação da intersecção entre psicanálise e adolescência, que aqui se sustenta fundamentalmente na clínica, esse texto lança o produto de uma pesquisa iniciada há pelo menos vinte anos, estabelecendo seus eixos fundamentais: a adolescência é uma escolha do sujeito que ele paga com o desligamento da autoridade dos pais, conforme a expressão freudiana de 1905, e que pressupõe a castração. Nessa medida, questiona-se a relação adolescência e psicose. O texto explora ainda os possíveis franqueamentos de um sujeito adolescente, tomando como exemplo a personagem de Melchior na peça de Frank Wedekind e a paciente George, de Charles Sarnoff.

    Resumo em Francês:

    Partant de l'interrogation sur l'intersection entre psychanalyse et adolescence, soutenue fondamentalement en clinique, le texte présente le produit une recherche menée depuis au moins vingt ans, partant de ces axes fondamentaux : l'adolescence est un choix du sujet qu'il paie avec le détachement de l'autorité des parents, conformément à l'expression freudienne de 1905, et qui présuppose la castration. Dans ce sens, on s'interroge sur la relation adolescence et psychose. Le texte explore encore les voies possibles d'un changement chez l'adolescent, prenant comme exemple le personnage de Melchior dans la pièce de Frank Wedekind et la patiente George, de Charles Sarnoff.

    Resumo em Inglês:

    Questioning the intersection between psychoanalisis and adolescence, and fundamentally sustained on the clinical work, this text presents the product of a research that has been carried out for at least 20 years, setting its fundamental axes: the adolescence is a choice of the subject which is paied with the desconnection from the parental authority, as Freud puts it in 1905, and supposes castration. In that way, the relationship between adolescence and psicosis is tackled. The text explores still the possible ways to allow the adolescent subject a change, taking as an example the caracter Melchior in Frank Wedekind's play and the pacient George, as described by the psychoanalyst Charles Sarnoff.
  • Estratégias de Coping de Crianças e Adolescentes em Eventos Estressantes com Pares e com Adultos Artigos Originais

    Dell'Aglio, Débora Dalbosco; Hutz, Cláudio Simon

    Resumo em Português:

    Foram investigadas estratégias de coping em 215 crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 7 a 15 anos, que freqüentavam escolas públicas de periferia. Metade dos participantes (n=105, M=10,6 anos) estavam abrigados num órgão governamental de proteção e os demais (n=110, M=9,9 anos) freqüentavam as mesmas escolas e moravam com a família. Através de entrevistas os participantes relataram eventos estressantes recentes e a forma como lidaram com a situação. Os eventos foram classificados considerando se envolviam pares (ou seja, pessoas de mesma idade) ou adultos e foram identificados sete tipos de estratégias de coping: ação agressiva, evitação, busca de apoio, ação direta, inação, aceitação e expressão emocional. Análises demonstraram que crianças de 7 a 10 anos utilizaram mais as estratégias de inação e busca de apoio, enquanto que o grupo de 11 a 15 anos utilizou mais a estratégia de ação direta. Nos eventos com adultos, foram mais freqüentes as estratégias de evitação, aceitação e expressão emocional, enquanto que com pares a ação agressiva e busca de apoio foram mais utilizadas. Estes resultados sugerem que a idade e as pessoas envolvidas na situação estressante são fatores determinantes na escolha da estratégia a ser utilizada, entendendo-se coping como um processo situacional.

    Resumo em Francês:

    Dans cette étude on a enquêté sur les stratégies de coping de 215 enfants et adolescents des deux sexes âgés de 7 à 15 ans, élèves d'écoles publiques de la banlieue d'une capitale du sud du Brésil. Environ la moitié des participants vivaient dans une institution d'État pour enfants abandonnés (n = 105, âge moyen = 10,6). Les autres (n = 110, âge moyen = 9,9) fréquentaient les mêmes écoles mais vivaient en famille. Les participants ont été interrogés sur de récents événements stressants et comment ils avaient affronté la situation. Les événements ont été classés suivants qu'ils impliquaient des pairs (c'est-à-dire des personnes du même âge) ou des adultes. On a identifié 7 types de stratégie de coping : action agressive, évitement, recherche d'appui, action directe, inaction, acceptation et expression émotionnelle. Les analyses ont montré que les enfants de 7 à 10 ans ont davantage utilisé les stratégies d'inaction et de recherche d'appui alors que le groupe de 11 à 15 ans a utilisé davantage la stratégie d'action directe. Dans les événements impliquant des adultes, les stratégies d'évitement, d'acceptation et d'expression émotionnelle ont été les plus fréquentes, alors qu'avec leurs pairs, l'action agressive et la recherche d'appui ont été les plus utilisées. Ces résultats suggèrent que l'âge et les personnes impliquées dans une situation stressante soient des facteurs déterminants dans le choix de la stratégie à utiliser, le coping étant entendu comme un processus situationniste.

    Resumo em Inglês:

    The present study investigated coping strategies of 215 children and adolescents of both sexes, 7 to 15 years old, who attended public schools on the periphery of a southern Brazilian capital. About half the participants were living in state institutions for abandoned children (n=105, mean age=10.6). The remaining (n=110, mean age=9.9) attended the same schools but were living with their families. The participants were asked about recent stressing events and how they had dealt with the situation. The events were classified as involving either peers or adults. Content analyses led to the identification of seven categories of coping strategies: support seeking, aggressive actions, acceptance, avoidance, direct actions, doing nothing, and emotional expression. Analyses showed that younger children (seven to 10 years of age) used more strategies involving seeking support or doing nothing whereas older children used more direct action strategies. In situations involving adults, avoidance, acceptance, and emotional expression strategies were more frequent than in situations involving peers. In the latter, aggressive actions and support seeking strategies were used more often. These findings suggest that the age and the persons who are involved in a stressful situation may affect the use of strategies and that coping may be a situational process.
  • Adolescência: da Cena Familiar à Cena Social Artigos Originais

    Rosa, Miriam Debieux

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo problematizar a relação entre adolescência e estrutura, discutindo as possibilidades de que um acontecimento na adolescência modifique a constituição subjetiva do jovem. Aborda a questão a partir de reflexões sobre as operações subjetivas e sociais necessárias à passagem da cena familiar à cena social, trabalhando, mais especificamente, a relação identificação, ato e inserção no grupo social. Desta forma, aponta o encontro problemático entre os processos subjetivos dos adolescentes e de certos atos ditos delinqüentes em uma sociedade ancorada no neoliberalismo.

    Resumo em Francês:

    Ce travail a pour objectif d'étudier les relations entre l'adolescence et la structure, en discutant les possibilités qu'un événement pendant l’adolescence modifie la constitution subjective du jeune. Il aborde la question à partir de réflexion sur les opérations subjectives et sociales nécessaires au passage de la scène familiale à la scène sociale, en travaillant plus spécifiquement la relation d'identification, acte et insertion dans le groupe social. De cette manière il met le doigt sur la rencontre problématique entre les processus subjectifs des adolescents et de certains actes dits de délinquance dans une société ancrée dans le néolibéralisme.

    Resumo em Inglês:

    This work attempts to problematize the relationship between subjectivity and adolescence by discussing the extent to which a pubescent event modifies the adolescent subjective structure. The question is tackled by reflecting on the social and subjective operations required for the passage from the familial scene to the social one. To this purpose the relationship among identification, act and social insertion is more thoroughly examined. The work thus points to the problematic meeting point between adolescent subjective processes and a few so-called "delinquent" acts in a society anchored in neoliberalism.
  • O Abandono do Magistério: Vínculos e Rupturas com Trabalho Docente Artigos Originais

    Lapo, Flavinês Rebolo; Bueno, Belmira Oliveira

    Resumo em Português:

    Este estudo, acerca do abandono do trabalho docente por professores da rede estadual de ensino de São Paulo, se constitui em uma tentativa de delimitar e caracterizar um fenômeno - a evasão de professores - que vem se acentuando nos últimos anos e, também, de compreender sob um ângulo específico as relações entre os vários determinantes desse fenômeno. Procura-se identificar, para além dos baixos salários e da desvalorização do professor, outros fatores presentes nessa rede de conexões que chamamos de processo de abandono e que é formada durante a vida profissional do professor. Ao centralizar-se na análise das histórias de vida profissional de ex-professores, busca-se, para além dos motivos - que podem estar determinados tanto pelas condições externas quanto pelas disposições internas do indivíduo ou, ainda, e mais provavelmente, por uma combinação de ambos - as formas como fatos e acontecimentos são percebidos e vivenciados por cada indivíduo e como se combinam dos mais diferentes modos para constituir o processo de abandono.

    Resumo em Francês:

    Cette étude, concernant l'abandon de travail d'enseignement par des professeurs de l'enseignement public de Sao Paulo, est une tentative pour délimiter et caractériser le phénomène de l'évasion des professeurs qui s'accentue ces dernières années et, aussi, de comprendre sous un angle spécifique les relations entre les différents déterminants de ce phénomène. Nous cherchons à identifier au-delà des bas salaires et de la dévalorisation du professeur, d'autres facteurs présents dans cette chaîne de connexion que nous appelons processus d'abandon et qui se forme durant la vie professionnelle du professeur. Les raisons réelles de l'abandon peuvent être vues comme externes aux individus ou internes et plus probablement comme une combinaison des deux. Cependant, en focalisant l'analyse sur la vie professionnelle d'ex-enseignants, nous cherchons quelque chose au-delà de ces raisons, nous cherchons de quelle manière les faits et les événements sont perçus et expérimentés par chaque individu et comment ils sont combinés d'une certaine manière pour constituer un processus d'abandon.

    Resumo em Inglês:

    This study deals with the teacher's abandoning of their jobs in the public educational system in São Paulo, Brazil. It is an attempt to describe and characterize this evasion of teachers which has been increasing over the last years. It aims at understanding the relationship of various determinants involved in this phenomena from a particular perspective. We try to identify factors beyond low salaries and the social devaluation of the teacher's work. The factors we are after would compose what we call the abandoning process which we see as formed through-out the teacher's professional life. The actual reasons for the abandonment can be seen as external to the individuals or internal, or most likely, as a combination of the two. Nevertheless, by focusing on the analysis of ex-teacher's professional life stories, we seek something beyond these reasons, we seek the way in which the facts and events are perceived and experienced by each individual and how they are combined into a particular form to constitute the abandoning process.
  • A "Dinâmica de Grupos" de Bion e as Organizações de Trabalho Artigos Originais

    Sampaio, Jáder dos Reis

    Resumo em Português:

    W. Bion foi um psiquiatra e psicanalista inglês que desenvolveu pesquisas sobre a formação e fenômenos de grupo, entre outros assuntos. Iniciou seus trabalhos no exército inglês e deu prosseguimento aos mesmoa em grupos do Instituto Tavistock, constituídos de pessoas com formações diversas. Muitos dos conceitos desenvolvidos em sua pesquisa se tornaram relevantes para a compreensão de grupos de trabalho e dos fenômenos emocionais subjacentes a eles, influenciando gerações futuras de pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento, como já havia sido mostrado por Maria Tereza Leme Fleury e pesquisadores associados. Este ensaio faz uma reflexão crítica das contribuições de Bion e uma avaliação do impacto do seu trabalho sobre alguns autores da Psicologia do Trabalho, Sociotécnica e Administração.

    Resumo em Francês:

    W. Bion était un psychiatre et psychanalyste anglais qui a développé des recherches sur la formation et les phénomènes de groupe, parmi d'autres sujets. Il a commencé ses travaux dans l'armée anglaise et les a poursuivis dans les groupes de l'institut Tavistock, constitués de personnes de formations diverses. De nombreux concepts développés dans sa recherche se sont montrés importants pour la compréhension des groupes de travail et des phénomènes émotionnels sous-jacents. Il a influencé des générations futures de chercheurs dans différentes zones de la connaissance comme l'a déjà montré Maria Tereza Leme Fleury et ses collaborateurs. Cet essai est une réflexion critique des contributions de Bion et une évaluation de l'impact de son travail chez quelques auteurs de la psychologie du travail, de la Socio-technique et de l'Administration.

    Resumo em Inglês:

    W. Bion was an English psychiatrist and psychoanalyst. He developed researches about group formation, group phenomena and other issues. He started his work with the British army and then continued his studies observing groups composed by people from different segments of society in the Tavistock Institute. Some of Bion's ideas and concepts became relevant for the comprehension of work groups and their subliminal emotional phenomena. His works influenced the next generation of authors, as Dr. Maria Tereza Leme Fleury and associates showed it. This paper analyses critically Bion's contributions for group dynamics and indicates his influence in some authors from sociotechnics, work psychology and management.
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