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Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 60, Número: 3, Publicado: 2021
  • LETRAMENTOS LITERÁRIOS NA CONTEMPORANEIDADE: CRITICIDADE E SUBVERSÃO Apresentação

    Neves, Cynthia Agra de Brito; Bunzen Júnior, Clecio dos Santos
  • “A ESCRITURA A ESCREVIVÊNCIA A INVENÇÃO A POEMA”: PERFORMANCES E DECOLONIALIDADES NAS GRAMÁTICAS CULTURAIS DAS COLETIVAS DE POETAS PERIFÉRICAS Dossiê

    Alencar, Claudiana Nogueira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo é resultante de uma proposta teórico-metodológica de pesquisa participante e interventiva nos estudos da linguagem, a Pragmática Cultural (ALENCAR, 2014, 2015, 2019), que busca a horizontalidade, a colaboração entre saberes populares e acadêmicos, por meio de metodologias simétricas que valorizem formas de vida e resistência, visando à transformação social. Sob essa perspectiva, analiso a constituição de uma gramática cultural de resistência pelas mulheres participantes de três coletivas de poetas da periferia de Fortaleza. O arcabouço teórico se assentou nas concepções de performatividade de raça e interseccionalidades, a partir do trabalho de Glenda Melo (MELO; MOITA LOPES, 2013, 2014; MELO; PAULA, 2019); gramática cultural e gramática da dor, discutidas nos trabalhos de Veena Das (DAS, 1995, 1999, 2007; DAS et al., 2004) e em minhas pesquisas (ALENCAR, 2014, 2019); e o conceito de escrevivência, de Conceição Evaristo (EVARISTO, 2007, 2008, 2009). As categorias metapragmática, indexicalidade (SILVERSTEIN, 1993, 2003), performance e entextualização (BAUMAN; BRIGGS, 1990) também fazem parte do nosso construto analítico. Com a investigação, percebi que práticas literárias, culturais e políticas dessas poetas constituem uma gramática cultural que anuncia uma sociedade sem dominação, construída pela feminização da resistência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present article is the result of a theoretical-methodological proposal for a participatory and interventional research in language studies called Cultural Pragmatics (ALENCAR, 2014, 2015, 2019). It aims at establishing horizontality, the collaboration between popular and academic knowledge, through symmetrical methodologies that value different forms of life and resistance, and seek social transformation. From this perspective, I analyze the compilation of a cultural grammar of resistance by women who participate in three poets collectives on the outskirts of the city of Fortaleza (Brazil). The theoretical framework is based on the concepts of performativity of race and intersectionality according to Glenda Melo (MELO; MOITA LOPES, 2013, 2014; MELO; PAULA, 2019); on the cultural grammar and the grammar of pain as discussed in the works of Veena Das (DAS, 1995, 1999, 2007; DAS et al., 2004); on the notion of escrevivência by Conceição Evaristo (EVARISTO, 2007, 2008, 2009), and on my own research (ALENCAR, 2014, 2019). Other parts of our analytical construct are represented by the categories metapragmatics, indexicality (SILVERSTEIN, 1993, 2003), performance and entextualization (BAUMAN; BRIGGS, 1990). Investigating this subject matter I realized that the literary, cultural and political practices of these poets constitute a cultural grammar that announces a society without domination which will be created by the feminization of resistance.
  • LETRAMENTOS LITERÁRIOS E TRANSLINGUAGEM ENTRE AS RUAS E AS ESCOLAS DO SUL GLOBAL: O SLAM INTERESCOLAR COMO PRÁTICA ENATIVO-PERFORMATIVA DECOLONIAL Dossiê

    Abreu, Marcella dos Santos; Rocha, Cláudia Hilsdorf; Maciel, Ruberval Franco

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, pretendemos visibilizar os slams vivenciados “das ruas para as escolas, das escolas para as ruas” como letramentos literários que promovem, entre as juventudes do Sul Global, espaços translíngues potencialmente criativos, críticos e transformativos. Partindo do grito de luta do projeto Slam Interescolar SP, destacamos os antecedentes e a trajetória da iniciativa organizada, desde 2015, pelo coletivo paulistano Slam da Guilhermina. Posteriormente, exploramos entendimentos sobre translinguagem e decolonialidade, lentes pelas quais vemos emergir as sensibilidades de mundo que desafiam práticas monoglóssicas e narrativas hegemônicas em batalhas poéticas travadas desde o chão das escolas. Identificamos tais subversões na análise do poema Gé putáre tenetehára, da então estudante de Ensino Médio Franciele Evangelista Apolinário, durante a etapa final do projeto Slam Interescolar SP 2020 – edição online. Destacamos os aspectos poético-literários, aos quais aproximamos dimensões da abordagem translíngue enativo-performativa, para apontarmos a potência de linguagens, histórias e culturas como experiências estéticas transformadoras dos slams inseridos no contexto escolar paulista. Por fim, consideramos que essas vivências podem potencializar a presença de gretas e semeaduras das quais emergem gritos de resistência entre os jovens slammers desse território.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we intend to make visible the slams experienced “from the streets to the schools, from the schools to the streets” as literary literacies that promote, among the youth of the Global South, potentially creative, critical and transformative translingual spaces. Based on the struggle cry of the Slam Interescolar SP project, we highlight the history and trajectory of the initiative, organized since 2015 by the São Paulo collective Slam da Guilhermina. Subsequently, we explore understandings of translanguaging and decoloniality, lenses through which we see emerging world sensibilities that challenge monoglossic practices and hegemonic narratives in their poetic battles fought from the ground of schools. We identified such subversions in the analysis of the poem Gé putáre tenetehára, by the then high school student Franciele Evangelista Apolinário, during the final stage of the Slam Interescolar SP 2020 project – online edition. We highlight the poetic-literary aspects, to which we approach dimensions of the enactive-performative translingual approach, in order to point out the power of languages, histories and cultures as transforming aesthetic experiences of the slams inserted in the São Paulo school context. Finally, we believe that these experiences can enhance the presence of cracks and sowings from which cries of resistance emerge among the young slammers in this territory.
  • O POETRY SLAM NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO CRÍTICO Dossiê

    Souza, Fabiana Oliveira de

    Resumo em Português:

    RESUMO O poetry slam é um gênero artístico-literário que surgiu em 1986, nos Estados Unidos, e que tem conquistado inúmeros adeptos no Brasil, tendo chegado ao país em 2008. A partir de 2015, o Slam da Guilhermina, segundo coletivo brasileiro a ser criado, passa a organizar o Slam Interescolar S P, campeonato de poesia falada que já reuniu centenas de escolas públicas da cidade de São Paulo ao longo destes anos, contando com a participação de estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Assistindo a algumas dessas competições, é possível observar sua capacidade de mobilização da comunidade escolar, que se reúne em torno de um expressivo número de alunos que se dispõem a produzir e compartilhar suas poesias, por meio das quais problematizam temas diversos, o que torna o slam um forte aliado no processo de formação cidadã desses sujeitos. Com base nesses dados, este trabalho apresenta uma proposta de inserção, nas aulas de Língua Espanhola, do poetry slam realizado em países hispanofalantes, reproduzindo a experiência do Slam Interescolar S P, com o objetivo de desenvolver um letramento literário crítico (COSSON, 2009; STREET, 2014; DUBOC, 2014; MARINS-COSTA, 2016) e um ensino ancorado nas perspectivas intercultural (PARAQUETT, 2011, 2012; MATOS, 2018) e decolonial (QUIJANO, 2000; GROSFOGUEL, 2008; MATOS; SILVA JÚNIOR, 2019), incentivando um maior engajamento discente nas práticas de leitura. Como se trata ainda de uma proposta, espera-se que ela seja adaptável a diversas instituições de ensino que ofereçam essa disciplina, respeitando-se suas respectivas peculiaridades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Poetry slam is an artistic and literary genre created in 1986, in the United States, which has been gaining supporters since its first play in Brazil, in 2008. As of 2015, Slam da Guilhermina, the second Brazilian group ever created, will now organize the Slam Interescolar SP, a spoken word poetry competition that has, over those years, already gathered hundreds of public schools from the City of São Paulo, with the participation of Elementary and High School students. By watching a few of those competitions, it is possible to observe its ability to mobilize the school community, which gathers around an expressive number of students willing to produce and share their poetry, through which they problematize a diverse range of issues, which makes the slam a strong ally in the process of raising civic awareness in those individuals. Based on such data, this paper presents a proposal for insertion of poetry slam from Spanish-speaking countries into Spanish Language classes, in order to develop a critical literary literacy (COSSON, 2009; STREET, 2014; DUBOC, 2014; MARINS-COSTA, 2016) and a teaching process anchored on intercultural (PARAQUETT, 2011, 2012; MATOS, 2018) and decolonial perspectives (QUIJANO, 2000; GROSFOGUEL, 2008; MATOS; SILVA JÚNIOR, 2019), encouraging higher engagement of students in reading practices. Since it is still a proposal, it is expected to be adaptable to different educational institutions offering that subject, respecting their respective particularities.
  • PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIOS DE REEXISTÊNCIA NA OFICINA DE SARAU DO COLETIVOZ SARAU DE PERIFERIA Dossiê

    Tennina, Lucia; Pinheiro, Marta Passos; Souza, Luiz Eduardo Rodrigues de Almeida

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo busca caracterizar as práticas de letramentos literários realizadas no primeiro dia da oficina de sarau ministrada pelo Coletivoz Sarau de Periferia, em junho de 2017, no Centro Cultural Urucuia, localizado na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Esse coletivo, fundado pelo poeta Rogério Coelho, nasceu em 2008 inspirado no Sarau da Cooperifa de São Paulo, vinculando-se, assim, ao movimento e à cena da literatura marginal da periferia da capital paulista. A oficina faz parte do projeto Coletivoz Oficina de Saraus, voltado para alunos da rede pública de ensino, com o objetivo de incentivar a leitura literária e a escrita criativa por meio da performance poética que circula nos saraus periféricos de literatura marginal contemporânea. Por meio de observação participante e gravação de áudio, foram analisadas algumas ações, discussões e falas dos oficineiros e dos estudantes. Como fundamentação teórica, foram utilizados os conceitos: de práticas de letramento, de Brian Street (2014), de letramento literário, de Graça Paulino e Rildo Cosson (2009), e de letramentos de reexistência, de Ana Lúcia Silva Souza (2011). Observamos que os eventos e as práticas de letramento da oficina são marcados pela interação das fórmulas rituais dos saraus das periferias com as da escola, incorporadas nos participantes e recriadas nesse encontro fora dos bares e da instituição escolar. Nessa interação, cria-se a possibilidade de a escola revisitar suas práticas de letramento, ampliando seu repertório, revendo suas metodologias e também contribuindo com práticas de letramentos literários de reexistências.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims the characterization of the literary literacy practices performed on the first day of the soiree workshop lead by Coletivoz Sarau de Periferia, in June 2017, at the Urucuia Cultural Center. This Collective, founded by the poet Rogerio Coelho, was born in 2008, inspired by the Cooperifa Soiree of São Paulo, thus linking itself to the movement and scene of marginal literature of São Paulo´s periphery. The workshop is part of the Project Coletivoz Soirees, directed to public school students, with the aim of encouraging literary reading and creative writing through the poetic performance that circulates at the perpheric soirées of contemporary marginal literature. Through participant observation and audio recording some actions, discussions and lines of the students and oficineiros were analyzed. The concepts of literacy practices (STREET, 2014), literary literacy (PAULINO e COSSON, 2009) and reexistence literacy (SOUZA, 2011) constitute the theorerical basis of the discussion. It was observed that the events and the workshop literacy practices are characterized by the interaction of the ritual formula of the soirees in the peripheries with the ones of the schools, incorporated in the participants and recreated in these meetings outside the bars and the educational institutions. In this interaction, it is created for the school a possibility to revisit its literacy pratices, broadening its repertoire, reviewing its methodology and in addition it contributes to its literary literacy practices of reexistence.
  • LEITURAS TRANSMÍDIA DE LITERATURA POR DESIGN: (SUB)VERSÕES DO CÂNONE NO ENSINO FUNDAMENTAL II Dossiê

    Albanese, Bruno Cuter

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como principal objetivo analisar o processo de leitura do texto literário por um grupo de alunos do nono ano do ensino fundamental em um trabalho de adaptação da obra Senhora de José de Alencar para um curta-metragem. Os registros da pesquisa, coletados durante uma pesquisa-ação em uma escola da rede particular de ensino, foram triangulados de maneira a entender o processo de apropriação do romance em três mudanças significativas entre a obra de Alencar e a obra dos alunos. As análises foram baseadas na articulação dos conceitos de leitura subjetiva do texto literário (ROUXEL, 2012, 2013; LANGLADE, 2013; JOUVE, 2013) e do designer de significados (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996; COPE E KALANTZIS, 2009). Os resultados das análises mostram que o processo de leitura subjetiva da obra literária envolveu a construção de uma trajetória em que os alunos ressignificaram elementos do romance que não lhes eram familiares ou coerentes com suas experiências de mundo, por meio de elementos de seus próprios repertórios, especialmente a partir de referências de mídias audiovisuais, construindo leituras que atravessam diferentes mídias. Também foi possível afirmar a partir das análises que as narrativas transmídia em um projeto de leitura literária permitem que os alunos se apropriem do texto literário canônico de maneira a torná-lo parte de sua própria coleção e não mais como um elemento do repertório escolar que tem seu sentido estabelecido à priori da leitura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyze the reading process of ninth-grade students of an Elementary school based on their final work on adapting the novel “Senhora” by José de Alencar into a short film. Data gathering occurred through action research conducted at a private institution and triangulated to understand the process of appropriation of the novel in three significant changes between the work of Alencar and the work produced by the students. The analyses were carried out upon the interrelation between the concept of subjective reading of the literary text (ROUXEL, 2012, 2013; LANGLADE, 2013; JOUVE, 2013) and designs of meanings (THE NEW LONDON GROUP, 1996; COPE & KALANTZIS, 2009). The results show that the subjective reading process of the literary work involved the construction of a trajectory in which students resignified elements of the novel that they were not familiar with or were coherent to their world of experience and own repertoires, especially those from their audiovisual media references. It was also possible to assert from the analysis that transmedia narratives in the literary reading project allowed students to appropriate the literary text while making it part of their collection and not only as part of a school repertoire since its meaning was established on the reading process aprioristically.
  • (SOBRE)VIVENDO EM MEIO AO CAOS: O POTENCIAL DA LITERATURA E DO AFETO NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA Dossiê

    Kawachi, Guilherme Jotto

    Resumo em Português:

    RESUMO Os efeitos devastadores da pandemia de coronavírus têm impactado muitas esferas da sociedade, impondo contextos de (sobre) vivência marcados pela banalização da vida. Em um cenário em que a esperança parece ser invisibilizada, torna-se premente a construção da crítica (GARCIA, 2019) na educação (linguística), que, nessa perspectiva, é um espaço de resistência. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é debater as produções discentes resultantes de um projeto didático desenvolvido no segundo semestre de 2020 em uma disciplina de língua inglesa oferecida para alunos de graduação na Universidade Estadual de Campinas. O projeto parte de um conto de Margaret Atwood para suscitar reflexões sobre a estrutura narrativa e as temáticas postas em circulação, como feminismo e relações interpessoais. O trabalho se amparou na noção de letramentos literários (COSSON, 2020) como prática social, isto é, na literatura como um espaço de materialização discursiva de problemas, sensibilidades e histórias postas no mundo, almejando, assim, criar espaços de afeto (ROCHA, 2020) e sentimento (hooks, 2017) apesar dos distanciamentos vivenciados. A pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000) embasou a natureza teórico-metodológica das atividades, e as produções discentes são analisadas a partir de uma visão discursiva de língua/linguagem, também sob a ótica do letramento crítico (LUKE, 2014; MILLS, 2016; MONTE MOR, 2018). Sem intenção de romantizar um período tão doloroso, a expectativa é que as reflexões aqui compartilhadas possam inspirar os leitores a visibilizar esperança (no sentido freireano) que parece opaca em tempos sombrios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The devastating effects of the coronavirus pandemic have impacted various spheres of social life, forcing us all into survival situations marked by the trivialization of life and, consequently, a loss of hope. In this scenario, language education is seen as space of resistance in which criticality is an urgent need. In light of these events, the objective of this article is to discuss students’ work resulting from a project carried out during the second semester of 2020 in an undergraduate English as an Additional Language course at the State University of Campinas, Brazil. The project takes on a short story by Margaret Atwood to raise debates both on the narrative structure of the tale and its central themes, such as feminism and interpersonal relationships. The concept of literary literacy (COSSON, 2020) guided the development of the project, in which literature is conceived as a place where problems, sensitivities, and stories can be discursively materialized, leading to the emergence of spaces of affect (ROCHA, 2020) and feeling (hooks, 2017), despite the distancing experienced on so many levels. The methodological/ theoretical foundations of the activities were based on the multiliteracies pedagogy (COPE; KALANTZIS, 2000); students’ works were analyzed from a discursive viewpoint of language and in light of critical literacy theories (LUKE, 2014; MILLS, 2016; MONTE MOR, 2018). Far from trying to romanticize such painful times, the reflections raised here aim to restore hope (in freirean terms) which seems opaque in times of crises.
  • GÊNEROS, SEXUALIDADES E PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIOS: UM OLHAR DECOLONIAL PARA AS LISTAS DE LEITURAS OBRIGATÓRIAS DOS VESTIBULARES Dossiê

    Silva, Douglas Vinícius Souza; Machado, Rodrigo Corrêa Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho é, a partir dos preceitos da decolonialidade (QUIJANO, 2005; WALSH, 2009), analisar as listas de leituras obrigatórias de vestibulares, investigando: os efeitos retroativos dessas listas nas práticas de letramentos literários escolares; a diversidade social, étnica, sexual e de gênero que elas promovem; como movimentam o cânone literário escolar; e como contribuem (ou podem contribuir) para uma maior democratização da/na educação literária. Para isso, selecionamos listas dos últimos vestibulares de sete universidades públicas, buscando contemplar instituições de cada região do Brasil. Tomamos as listas de leituras como importante ferramenta de legitimação de autores e obras literárias para o contexto escolar. A análise proposta é qualitativo-interpretativista (MOITA-LOPES, 1994; 2006) e compreende que todas as práticas de letramentos literários são ideológicas (STREET, 2014), o que pressupõe tanto uma investigação em diálogo com os contextos sociais e com os diversos atores/agentes em torno das práticas de letramentos analisadas, quanto uma interpretação que não isole os dados da pesquisa das relações de poder e disputas discursivas exercidas em torno deles. A partir da constatação de que a inclusão promovida por essas listas de obras literárias se limita apenas a determinadas diversidades, procuramos analisar, especialmente, a ausência de autores e obras LGBTQIA+, a fim de compreender as razões dessa ausência e demonstrar o potencial educativo que obras e autores desses grupos sociais poderiam ter na construção de práticas de letramentos literários escolares de reexistência (SOUZA, 2011; WALSH, 2009) para uma educação transgressora (HOOKS, 2017) e democrática.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper, based on the precepts of decoloniality (QUIJANO, 2005; WALSH, 2009), aims to analyze the required readings lists for college entrance examinations (vestibular) by investigating: the retroactive effects of these lists on school literary literacy practices; the social, ethnic, gender, and sexual diversity they promote; how they move the school literary canon; and how they contribute (or can contribute) to a greater democratization of/in literary education. To this end, we select lists from the latest vestibular examinations of seven public universities, seeking to include institutions from all regions of Brazil. We consider reading lists to be an important tool for legitimizing authors and literary works in the school context. The proposed analysis is qualitative-interpretative (MOITA-LOPES, 1994; 2006) and understands that all literary literacy practices are ideological (STREET, 2014), which presupposes not only an investigation in dialogue with social contexts and with the various actors/agents around the literacy practices analyzed, but also an interpretation that does not isolate the research data from the power relations and discursive disputes exercised around them. From the observation that the inclusion promoted by these lists of literary works is limited only to certain diversities, we seek to analyze, especially, the absence of LGBTQIA+ authors and works, in order to understand the reasons for this absence and to demonstrate the educational potential that works and authors from these social groups could have in the construction of school literary literacies practices of re-existence (SOUZA, 2011; WALSH, 2009) for a transgressive (HOOKS, 2017) and democratic education.
  • LETRAMENTOS EM DISPUTA: O EMBATE ENTRE TRADIÇÃO E PRÁTICAS LITERÁRIAS DE REEXISTÊNCIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO Dossiê

    Amorim, Marcel Alvaro de; Silva, Tiago Cavalcante da

    Resumo em Português:

    RESUMO Uma breve leitura das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos anos revela-nos que, em fricção com discursos da tradição literária brasileira, servem de objeto de análise das questões da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias textos literários que se assentam em práticas discursivas de reexistência. Nesse sentido, à luz da Linguística Aplicada Indisciplinar, das teorias dos Letramentos e da abordagem teórico-metodológica da Análise Dialógica do Discurso, este artigo visou a investigar quais letramentos literários são (des)legitimados nas questões do Enem construídas a partir de textos literários que se constituem estética e discursivamente como discursos de reexistência. Para tanto, tomamos como base para a construção de nosso corpus as provas do Enem aplicadas nos anos de 2018, 2019 e 2020. Como conclusão, é possível afirmar que, apesar da relativa presença de textos literários de reexistência nessas provas, percebem-se ainda fricções entre abordagens de letramentos mais tradicionais e aquelas abertamente ideológicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A brief reading of the Brazilian National High School Examination (Enem) exams in recent years reveals that, in friction with discourses from the Brazilian literary tradition, literary texts that are based on discursive practices of re-existence coexist as objects of analysis within the area of Languages, Codes and its Technologies. In this sense, in the light of Indisciplinary Applied Linguistics, Literacy theories and the theoretical-methodological approach of Dialogical Discourse Analysis, this paper aims at investigating which literary literacies are (dis)legitimized in the Enem questions constructed based on literary texts that are aesthetically and discursively constituted as discourses of re-existence. In order to do so, exams from 2018 to 2020 of Enem were analyzed. In conclusion, it is possible to state that, despite the relative presence of re-existence literary texts in these exams, frictions between more traditional literacy approaches and those openly ideological are still perceived.
  • LITERATURA SURDA E PERCURSOS SÓCIO-HISTÓRICOS DE FORMAÇÃO DE DOIS PROFESSORES SURDOS Dossiê

    Gomides, Paula Aparecida Diniz; Carvalho, Gilcinei Teodoro; Rocha, Terezinha Cristina da Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo discute a formação de leitores surdos, enfocando as práticas sociais de letramento literário em que a Libras ocupa uma centralidade. Buscamos, por meio de entrevistas com dois professores surdos, de gerações diferentes, reconstruir suas trajetórias, tendo em vista, por um lado, os percursos sócio-históricos nos quais eles se engajaram, durante sua formação leitora e, por outro lado, o entendimento de constituição leitora como um fenômeno social, cultural e identitário. Estabelecemos uma articulação entre a literatura surda e a formação social e escolar de surdos, refletindo sobre os processos que lhes possibilitaram a construção de um repertório leitor e sobre as interfaces desse contexto com as políticas que reafirmaram o bilinguismo dos surdos e o direito ao uso da Libras. As experiências de socialização e de escolarização com a literatura e a língua portuguesa remetem às trajetórias da comunidade surda e, muitas vezes, revelam-se acidentadas, especialmente pela presença de processos clínico-terapêuticos de inserção na comunidade ouvinte. Contudo, as experiências relatadas também indicaram um favorecimento ao engajamento em práticas sociais de letramento literário, quer na condição de leitores que avaliam de forma contextualizada certas produções, quer na condição de autores que vivenciam performances literárias que são potencializadas pelas redes sociais que fazem circular produções representativas da comunidade surda, o que inclui o uso sistemático da Libras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article discusses the development of readers in deaf communities, focusing on social practices of literary literacy in which Libras occupies a central role. We sought, through interviews with two deaf teachers of different generations, to reconstruct their trajectories, taking into account, on the one hand, the socio-historical paths in which they engaged during their reading education and, on the other hand, the understanding of reading constitution as a social, cultural and identity phenomenon. We establish an articulation between deaf literature and the social and school education of the deaf, reflecting on the processes that enabled them to build a reading repertoire and on the interfaces of this context with the policies that reaffirmed the bilingualism of the deaf and the right to use Libras. The experiences of socialization and schooling with literature and the Portuguese language tell about the trajectories of the deaf community and often prove to be bumpy, especially by the presence of clinical-therapeutic processes of insertion in the hearing community. However, the reported experiences also indicated a favorable engagement in social practices of literary literacy, either as readers who evaluate in a contextualized way certain productions or as authors who experience literary performances that are enhanced by social networks that circulate representative productions of the deaf community, which includes the systematic use of Libras.
  • EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICO-COLABORATIVA POR MEIO DO INGLÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Artigos

    Almeida, Ricardo Regis de; Lago, Neuda Alves do; Figueiredo, Francisco José Quaresma de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo é inspirado na biografia de Maya Angelou e visa entrelaçar suas experiências de vida a uma abordagem de educação linguística crítico-colaborativa por meio do inglês. Para alcançar nosso objetivo, um grupo de quatro estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) partiu do Instituto Federal de Goiás (IFG) e foi metaforicamente para os EUA através da história da mulher negra mencionada acima. Nossas reflexões durante essa aventura foram baseadas nas obras de diversos/as autores/as, tais como Almeida (2017); Figueiredo (2008, 2018); Figueiredo e Lago (2018); Lago e Cintra (2016); Magalhães (2014); Morrison (1975); Pessoa (2014); Rosa e Flores (2017); Scarcella e Oxford (1992), entre outros/as. Achamos fundamental mencionar, ainda, que as problematizações aqui presentes também se originaram das nossas próprias vivências: como as narrativas pessoais das participantes do estudo e as nossas próprias histórias de luta contra o racismo, o machismo, a pobreza e outros tipos de preconceito em nossas aulas. O material empírico foi gerado a partir de um questionário aberto, das cartas que as alunas escreveram para si mesmas nas aulas e das discussões realizadas em uma roda de conversa sobre uma experiência que as participantes do estudo tiveram com estudantes de três cursos integrados do primeiro ano do Ensino Médio – Comércio Exterior, Edificações e Química. Concluímos que esta investigação permitiu que as participantes do estudo assim como nós refletíssemos e repensássemos as nossas verdades sobre os nossos corpos, pele e sobre o próprio processo de educação linguística em língua inglesa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study takes a cue from the biography of Maya Angelou and aims to intertwine her life experiences to a critical-collaborative language education through English approach. To reach our goal, a group of four Youth and Adult Education (YAE) students departed from Instituto Federal de Goiás (IFG) and metaphorically went to the U.S.A. through the story of the black woman aforementioned. Our reflections during this adventure were drawn on the works of many scholars, such as Almeida (2017); Figueiredo (2008, 2018); Figueiredo & Lago (2018); Lago & Cintra (2016); Magalhães (2014); Morrison (1975); Pessoa (2014); Rosa & Flores (2017); Scarcella & Oxford (1992), among others. We find it paramount to mention that our problematizations also stemmed from our very own experiences with the study participants as well as our personal narratives and struggles against racism, sexism, poverty and other types of prejudice in our classes. Our empirical material was generated through an open-ended questionnaire, the letters the students wrote to themselves in class, and the discussions carried out in a yarning circle about an experience the study participants had with students from three first-year high school integrated courses – Foreign Trade, Construction and Chemistry. We conclude that this investigation allowed us and the study participants to reflect upon and rethink our opinions about our bodies, complexion, and the very process of language education through English.
  • USOS DA PARTÍCULA COMO EM APRENDIZES FRANCÓFONOS, ALEMÃES E ANGLO-SAXÕES EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Artigos

    Ferreira, Anita; Blanco, Lorena; Elejalde, Jessica

    Resumo em Português:

    RESUMO O problema abordado neste artigo está relacionado às dificuldades observadas no uso da partícula como em aprendizes do ELE dos níveis de proficiência A2 e B1 com francês, alemão e inglês L1. Para tal, é realizado um estudo do Corpus of Learners em formato digital (Computer Learner Corporation, CLC). As variáveis correspondem à tendência de uso da partícula de acordo com o nível de competência A2 e B1 e a língua materna. A partir do corpus CAELE, foi constituído um conjunto de 1578 sentenças textuais digitais de aprendizes anglo-saxões, francófonos e alemães de ELE. Os objetivos principais são (1) determinar os usos mais frequentes da partícula como de acordo com os usos atributivos de exemplificação, modal relativo e comparativo e (2) delimitar os usos mais frequentes de acordo com o nível de competência e língua materna do aprendizes em estudo”. Os resultados mostram maior uso da partícula em função de atributo exemplar, seguido do uso de modo relativo e igualdade comparativa. Em relação ao L1 e ao nível de competência, os aprendizes francófonos de B1 apresentam um maior número de utilizações nas estruturas em estudo, seguidos dos alemães do nível A2 e dos anglo-saxões do nível B1.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La problemática que se aborda en el presente artículo se relaciona con las dificultades que se observan en el uso de la partícula como en aprendientes de ELE de nivel de competencia A2 y B1 con L1 francés, alemán e inglés. Para este fin, se realiza un estudio de Corpus de Aprendientes en formato digital (del inglés, Computer Learner Corpora, CLC). Las variables corresponden a la tendencia de uso de la partícula como según el nivel de competencia A2 y B1 y la lengua materna. A partir del corpus CAELE se ha constituido un conjunto de 1578 enunciados textuales digitales de aprendientes anglosajones, francófonos y alemanes de ELE. Los objetivos principales son (1) determinar los usos más frecuentes de la partícula como de acuerdo con los usos atributivo de ejemplificación, relativo modal y comparativo y (2) delimitar los usos más frecuentes de acuerdo con el nivel de competencia y lengua materna de los aprendientes en estudio”. Los resultados muestran un mayor uso de la partícula como en función de atributo ejemplificativo, seguido por el uso de relativo de modo y el comparativo de igualdad. En cuanto a la L1 y nivel de competencia los aprendientes franc y nivel de competencia ucturas en estudio e modo y comparativo de igualdad.arativo, mans se observa la mayor frecuencia de uso ófonos de B1 evidencian un mayor número de usos en las estructuras en estudio, seguidos de los alemanes de nivel A2 y de los anglosajones de nivel B1.
  • GÊNEROS DE RESUMO EM EVENTOS ACADÊMICOS: INTER-RELAÇÕES TEXTUAIS E CONTEXTUAIS Artigos

    Oliveira, John Hélio Porangaba de; Bezerra, Benedito Gomes

    Resumo em Português:

    RESUMO Os espaços contextuais de eventos acadêmicos constituem um sistema de atividades organizado de forma hierárquica, em que os gêneros de resumo, objeto deste estudo, surgem numa variação especificada em resumo de comunicação e resumo de trabalho completo, constituindo relações de contexto e de agrupamentos. Neste trabalho, nosso objetivo é analisar como esses gêneros de resumo são organizados, produzidos e identificados, considerando o contexto e as consequentes variações textuais que incidem sobre a noção prototípica do gênero resumo. O estudo, baseado na teoria de gêneros de Swales (1990) e Bhatia (2004; 2009) e na concepção de contexto defendida por van Dijk (2012), compreende a análise contextual e textual de ambas as modalidades de resumo. Os resultados sugerem que o contexto indica as ações sociais necessárias para a realização dos objetivos comunicativos dos participantes, por meio de gêneros inter-relacionados e agrupados em colônias de gêneros. Além disso, essa ação do contexto se reflete na configuração retórica do texto nas diferentes modalidades de resumo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The contextual spaces of academic events constitute a system of activities organized in a hierarchical way, in which the abstract genres, object of this study, appear in a variation specified in conference abstracts and complete work abstracts, constituting context and group relations. In this work, our aim is to analyze how these abstract genres are organized, produced and identified, considering the context and the consequent textual variations that affect the prototypical notion of the abstract genre. The study, based on the genre theory of Swales (1990) and Bhatia (2004; 2009) and on the conception of context defended by van Dijk (2012), comprises the contextual and textual analysis of both modalities of abstracts. The results suggest that context indicates the social actions necessary for the achievement of the participants’ communicative objectives, through genres interrelated and grouped into genre colonies. In addition, this contextual action is reflected in the rhetorical configuration of the text in the different classes of abstracts.
  • O USO DE BLOGS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA Artigos

    Oliveira, Flávia Medianeira de

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem de línguas se constitui como uma das alternativas na elaboração de práticas pedagógicas que visem tornar esse processo mais autônomo para aprendizes e professores. O uso das TDIC no âmbito educacional amplia não apenas as possibilidades de aprimoramento das principais habilidades linguísticas de recepção e produção oral e escrita, como também proporciona o desenvolvimento e a expansão da literacia digital. Este artigo relata uma experiência de ensino-aprendizagem em língua inglesa realizada com acadêmicos iniciantes de um Curso de Letras, visando oportunizar a esses aprendizes o desenvolvimento e o aprimoramento da habilidade escrita por meio da criação de um blog acadêmico. A pesquisa seguiu os pressupostos metodológicos da hermenêutica aplicada ao campo da pesquisa qualitativa, buscando identificar, analisar e interpretar não apenas o produto final, ou seja, as produções escritas, mas também como se deu esse processo. Os resultados sugerem que o uso do blog em um contexto real de ensino e de aprendizagem de línguas, com foco na formação docente inicial, foi bastante benéfica uma vez que oportunizou a construção de saberes e significados por meio da habilidade escrita. Por meio dessa experiência, os acadêmicos puderam desempenhar o papel de escritores autônomos, ou seja, tiveram a chance de escolher e discutir os temas que lhes interessavam, os gêneros textuais mais apropriados, fazer uso da multimodalidade e aprender a fazer uso das tecnologias digitais em prol de sua aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The use of Digital Information and Communication Technologies in the process of English teaching and learning has been one of the alternatives in the development of pedagogical activities that aim to strengthen teachers and learners’ autonomy during this process. The use of DICT in the educational context collaborates not only for the enhancement of linguistic skills – listening, writing, speaking and reading -, but it also contributes for the improvement and the expansion of digital literacy. This article reports a teaching and learning experience in English carried out with first-year students from a Foreign Language Course, aiming at helping learners to develop writing abilities through the construction of an academic blog. The data was analyzed and interpreted based on the methodological conceptions of hermeneutics applied to the qualitative research, with the objective of identifying, analyzing and comprehending the final product, that is, the students’ posts and the entire process behind it. The results suggest that the use of blogs in a real context of English teaching and learning, focusing on first-year students, had good effects once it promoted the development and improvement of writing skills. Through this experience, learners could act as autonomous writers, that is, they had the chance of choosing and discussing themes of their interest, the most appropriate textual genres, make use of multimodality and learn how to make use of digital technologies in the benefit of their learning.
  • ENSINO (D)E LITERATURA: (DES)ENCONTROS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS Artigos

    Brito, Cristiane Carvalho de Paula; Ribeiro, Ivan Marcos

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, visamos refletir sobre o uso da literatura em aulas de língua inglesa (LI) voltadas para a formação do professor. Mais especificamente, interessa-nos responder a dois principais questionamentos, a saber: como ensejar práticas de leitura na universidade que possibilitem ao licenciando trabalhar o texto como materialidade linguístico-discursiva, por meio da qual ele possa se constituir leitor e (futuro) professor? E de que forma o trabalho com o texto literário pode contribuir para tal processo? Para isso, partimos da desconstrução das dicotomias entre língua/literatura e aprender língua/aprender a ser professor de língua. Nossa discussão se delimita a algumas considerações sobre o currículo de um curso de Letras/Inglês, em uma universidade pública mineira, e sobre uma experiência com textos literários, em uma disciplina voltada para o desenvolvimento da leitura em LI, na referida instituição. Nossas análises apontam que, apesar de mudanças, o foco do currículo ainda recai sobretudo na periodização literária, havendo pouco espaço para a relação com o ensino. As propostas de abordagem do texto literário, por sua vez, acenam para possibilidades de se trabalhar uma estética-ética discursiva que possa incidir na constituição do futuro professor ao promover experiências de tomada responsivo-responsável da palavra em uma língua outra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper we aim to reflect upon the use of literature in English classes focused on teacher education. More specifically, we are interested in answering two main questions, namely: how to provide reading practices in the university which will make it possible for the future teacher to work with the text as a linguistic-discursive materiality, by means of which they will become both a reader and a (future) teacher? And in which ways can the work with the literary text contribute to such a process? In order to do so, we start from the deconstruction of the dichotomies between language/literature and between learn a language/learn to teach a language. Our discussion is limited to some considerations about the curriculum of an English Language Teacher Education Program, in a public university in Minas Gerais State, and also on an experience with literary texts, in a subject aimed at the development of reading in English. Our analyses point out to the fact that, despite changes, the literature curricular proposal still focuses on periodization narrowing the relationship with teaching. The pedagogical proposals of the literary text, in turn, point to possibilities of working a discursive aesthetics-ethics which may affect the constitution of the future teacher by promoting experiences of responsive-responsible meaning making in another language.
  • BRANQUITUDE E EPISTEMOLOGIA ANTIRRACISTA: POR UMA LINGUÍSTICA APLICADA EFETIVAMENTE CRÍTICA Artigos

    Borges, Thais Regina Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão crítica acerca do papel da branquitude na produção de saberes acadêmicos na Linguística Aplicada Crítica, consonante com seu horizonte de justiça social, ao se ocupar de fenômenos sociais em que a linguagem enquanto sociossemiose tem papel fundamental. Apoiada no paradigma simultaneamente decolonial (CURIEL, 2017) e interseccional (COLLINS, 1990), defendo sua vocação necessariamente antirracista, no contexto dos embates contra-hegemônicos de uma academia entendida como instanciação do mundo "cubo-branco" (KILOMBA, 2019), para configurar a área como efetivamente crítica, a partir da consolidação de uma epistemologia antirracista que atravesse o campo. Nesse sentido, destaco a necessidade de escrutínio da branquitude enquanto conjunto de práticas sociais (CONCEIÇÃO, 2020), refletindo sobre performances raciais (MELO, 2018) da branquitude crítica (CARDOSO, 2017) na academia. Tendo como pressuposto o caráter crítico-reflexivo da pesquisa em si (DE FINA, 2015), destaco a pertinência da escuta ativa e de processos de autoescuta, em que há a possibilidade de "se ouvir escutando" (SOUZA, 2011), a fim de driblar a transparência de ideologias racistas da branquitude performadas discursivamente por analistas brancos, brancas e branques em seu silêncio performativo de racismo (BENTO, 2002). Trazendo a ideia de transformação social para dentro do próprio campo, proponho pensar o "estudo" (HARNEY) MOTEN, 2013), uma forma de oposição à produção de conhecimento, que é expoente de um fazer acadêmico colonial e colonizado, em consonância com a performatividade afetiva do "sentir crítico", para articular novos modos de ser, estar, agir e sentir no/ com o mundo (BORGES, 2017a).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this paper is to propose a critical reflection on the role of whiteness in the production of academic knowledge in Critical Applied Linguistics, in line with its horizon of social justice when dealing with social phenomena in which language as a sociosemiosis plays a fundamental role. Simultaneously decolonial (CURIEL, 2017) and intersectional (COLLINS, 1990), I defend its consequently antiracist drive, within counter-hegemonic struggles in Academia as the instantiation of the "white-cube" (KILOMBA, 2019) in order to make the area rather critical by the consolidation of an antiracist epistemology across the field. In this sense, I highlight the need to scrutinize whiteness as a set of social practices (CONCEIÇÃO, 2020), reflecting on racial performances (MELO, 2018) of critical whiteness (CARDOSO, 2017) in academia. Assuming the critical-reflexive character of the research itself (DE FINA, 2015), I emphasize the relevance of active listening and processes of self-listening, where there is the possibility of "hearing yourself listening" (SOUZA, 2011), in order to bypass the transparency of racist ideologies of whiteness performed discursively by white analysts in their silence which is performative of racism (BENTO, 2002). Turning the idea of social transformation to the field itself, I propose to think of "study" (HARNEY) MOTEN, 2013), a way to oppose knowledge production as an exponent of a colonial and colonized academic doing, thinking also of the affective performativity of "critical feeling" to articulate new ways of being, acting and feeling in/ with the world (BORGES, 2017a).
  • TRADUÇÃO AUTOMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NÃO MATERNAS: PERCEPÇÕES, ATITUDES E OPINIÕES DE PROFESSORES Artigos

    Nouatin, Gbènoukpo Gérard; Parreiras, Vicente Aguimar

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso da Tradução Automática (TA) por aprendizes de línguas não maternas é uma realidade apontada por pesquisas (NOUATIN, 2018; ALHAISONI e ALHASYSONY, 2017; CLIFFORD et al., 2013). Tal prática suscita reações por parte de docentes, principalmente por preocupação com o processo de aprendizagem de línguas dos alunos que recorrem ao recurso e com a possibilidade de fraude por parte de discentes que podem, por exemplo, entregar aos seus professores traduções automáticas como produções próprias (NOUATIN, 2018; CLIFFORD et al., 2013; SOMERS et al., 2006). Assim, estudiosos como Henshaw (2020) e Ducar; Schocket (2018) realizaram pesquisas visando encontrar a melhor forma de lidar com a prática de uso da TA no ensino e na aprendizagem de línguas não maternas. Foi buscando contribuir para essa discussão, trazendo percepções, atitudes e opiniões de professores de um contexto de ensino e de aprendizagem de línguas brasileiro, que a pesquisa que originou este artigo foi realizada. Os dados, gerados aplicando um questionário online (Google forms) a 12 professores de línguas, foram tabulados, categorizados e interpretados. Os resultados indicam que as percepções dos participantes da nossa pesquisa convergem com as dos participantes de pesquisas de outros contextos que abordaram esse aspecto do assunto. Também descobrimos que esses professores têm atitudes flexíveis e opiniões favoráveis em relação ao uso da TA por aprendizes de línguas não maternas e até mesmo à integração da TA ao ensino e à aprendizagem de línguas, desde que haja condições adequadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The use of Machine Translation (MT) by non-native language learners is a reality highlighted by studies (NOUATIN, 2018; ALHAISONI and ALHASYSONY, 2017; CLIFFORD et al., 2013). Such practice provokes reactions on the part of teachers, mainly due to their concern with the language learning process of students who use MT and with the possibility of cheating, on the part of students, who may hand in to their teachers, machine translations as their own productions (NOUATIN, 2018; CLIFFORD et al., 2013; SOMERS et al., 2006). Hence, researches (HENSHAW, 2020; DUCAR e SCHOCKET, 2018) are being carried out, to find out the best way to cope with the practice of using MT in non-native language teaching and learning. The study that grounded this article has been conducted to contribute to that discussion bringing to the table the perceptions, attitudes, and opinions of teachers from a Brazilian language teaching and learning context. The data, generated applying an online questionnaire (Google forms) to 12 language teachers, have been tabulated, categorized and interpreted. The results show that the language instructors questioned have perceptions similar to those of the participants of researches conducted in other contexts that discussed that aspect of the question. We also found out that those teachers have flexible attitudes and favourable opinions towards the use of MT by non-native language learners and even towards the integration of MT to language teaching and learning since there are adequate conditions.
  • VIDEORRESENHAS DO BOOKTUBE: UMA ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO SOCIORRETÓRICA DESSE GÊNERO Artigos

    Araújo, Júlio; Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva; Lima, Janyele Gadelha de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa a resenha de livro no âmbito da rede social YouTube, considerando as estratégias de distribuição de informações nas resenhas publicadas nesse ambiente virtual. Teoricamente, apoiamo-nos, principalmente, no que se concerne ao processo de reelaboração de gêneros nas redes sociais (ARAÚJO, 2016). Além disso, partimos do instrumental analítico chamado Create a Research Space (CARS), proposto, inicialmente, por Swales (1984), para o estudo da organização de introduções de artigos científicos, posteriormente utilizado por Motta-Roth (1995) e outros autores para o estudo da resenha acadêmica. Partindo de uma metodologia de cunho etnográfico, reunimos 10 resenhas produzidas por usuários desse ambiente virtual, os chamados booktubers. A análise dos dados nos mostra que, apesar de muitos moves e subfunções que compõem a resenha acadêmica se manterem nessa realização do género, novas unidades retóricas, porém, aparecem nas resenhas, o que demonstrou a necessidade da reelaboração da sua organização retórica para contemplar o ato de resenhar no YouTube.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we examine book reviews that are published on the social media YouTube, considering the strategies used for the distribution of information. The reflection on the process of genre re-elaboration on social medias (ARAÚJO, 2016) is our main theoretical support. In addition, we also use the Create a Research Space (CARS) model, which was initially proposed by Swales (1984) to explain and describe the organizational pattern of writing the introduction to scholarly research studies, and posteriorly used by Motta-Roth (1995) and other researchers to analyze the organizational pattern of writing academic reviews. Using a methodology with ethnographical features, we gathered 10 book reviews elaborated by booktubers, which are the users of this virtual environment. Analysis we made shows that, despite the many moves e sub-functions in the writing of academic reviews also are present in the book reviews published on YouTube, new rhetorical unities appear indicating the necessity of re-elaboration for the organizational pattern of writing that genre in order to complete the act of reviewing a book on YouTube.
  • EFEITO DO ENSINO EXPLÍCITO NO DESEMPENHO EM LIBRAS: UM ESTUDO COM QUATRO APRENDIZES DE L2 Artigos

    Silva, Lídia da

    Resumo em Português:

    RESUMO O ensino explícito, segundo Alves (2004), Gauthier (2014), Rodrigues e Preuss (2018) e outros, é uma eficiente possibilidade pedagógica para aquisição de elementos linguísticos da L2. Para Silva (2018), o desempenho na Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode ser examinado a partir do uso do mapeamento espacial (ME), constituído por elementos da referenciação nominal, da produção morfossintática e da referenciação por meio do corpo. O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito do ensino explícito no desempenho em Libras como L2. A pesquisa-ação caracterizou-se pela intervenção com duas turmas de aprendizes de Libras de nível intermediário, sendo que em uma delas houve o ensino explícito do ME. Os participantes realizaram o pré- e o pós-teste, que consistiu na sinalização de uma narrativa. O relato apresentado reporta os dados de duas participantes de cada turma. Os resultados mostram que não houve efeito da instrução explícita no uso da referenciação nominal e por meio do corpo. Quanto à produção morfossintática não houve evidência suficiente para confirmar a melhora no desempenho. Em geral, não foi observado efeito do ensino explícito no desempenho em Libras como L2, o que pode ser parcialmente explicado pela falta de interação decorrente da modalidade virtual com que foi implantado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Explicit teaching, according to Alves (2004), Gauthier (2014) and Rodrigues and Preuss (2018), is a pedagogical facility for the acquisition of L2 linguistic elements. For Silva (2018) the performance in Brazilian Sign Language (Libras) can be examined from the use of spatial mapping which is constituted by elements of nominal referencing, morphosyntactic production and referencing through the body. The present study aimed to investigate the effect of explicit teaching on performance in Libras as L2. The action research was characterized by the intervention with two groups of Libras apprentices of intermediate level, in one of which there was explicit teaching of spatial mapping. Participants performed the pre and post-test, which consisted of signaling a narrative. The account presented reports the data of two participants from each class. The results show that there was no effect of the explicit instruction in the use of nominal referencing and referencing through the body. Regarding the morphosyntactic production, there was not enough evidence to confirm the improvement in performance. In general, we did not observe the effect of explicit teaching on performance in Libras as L2, which can be partially explained by the lack of interaction resulting from the virtual modality with which it was implemented.
  • REPRESENTAÇÕES DE ATORES SOCIAIS EM IMAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL: UM OLHAR CRÍTICO PARA QUESTÕES RACIAIS Artigos

    Ferreira, Carolina Parrini

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta uma análise discursivo-crítica das representações de raça em quatro coleções de livros didáticos (LD) de Espanhol para o Ensino Fundamental: ¡Adelante! (2002), Saludos (2008), Ventana al español (2011) e Contraseña (2015), todas já utilizadas em escolas de Florianópolis/SC. A análise compreende um levantamento quantitativo, a fim de verificar a frequência com que pessoas negras, indígenas, asiáticas e brancas são contempladas, e uma apreciação qualitativa/interpretativa em relação aos papéis sociais e ao modo como os atores sociais são representados (VAN LEEUWEN, 2008) nas imagens presentes nas coleções. O suporte teórico-analítico que embasa o estudo é a Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2016; VIEIRA e RESENDE, 2016 e MELO, 2009), além de referências sobre discurso e raça (VAN DIJK, 2008; FERREIRA, 2019; ENEVAN e JOVINO, 2019; e outros) e sobre decolonização (RESENDE, 2019 e VIEIRA, 2019). Resumidamente, os resultados mostram que, ao longo do tempo, a frequência de algumas raças aumenta sutilmente, enquanto outras se mantém predominante ou apagada; há também aumento da variedade de papéis sociais relacionados a algumas raças, embora muitas representações reforcem/ reproduzam estereotipias, sinalizando alguns avanços e muitos desafios a serem ainda superados para que se possa alcançar uma escolarização verdadeiramente antirracista.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article provides a critical discursive analysis of race representation in four collections of Spanish language textbooks to elementary schools in Florianópolis/SC: ¡Adelante! (2002); Saludos (2008); Ventana al español (2011); and Contraseña (2015). The analysis encompasses a quantitative survey, in order to verify the frequency to which black, indigenous, asian, and white people are portrayed; as well as qualitative/interpretative appraisal regarding social roles, and how these social actors are depicted (VAN LEEUWEN, 2008) in the books images. The theoretical and analytical framework for the study is the Critical Analysis Discourse (FAIRCLOUGH, 2016; VIEIRA & RESENDE, 2016 and MELO, 2009), discourse and race references (VAN DIJK, 2008; FERREIRA, 2019; ENEVAN & JOVINO, 2019; and others), and decolonization (RESENDE, 2019 and VIEIRA, 2019). Briefly the results showed that, with time, the frequency in which some races appear subtly increases; while others are predominantly inconspicuous. There is also an increment in the variety of social roles applied to some races, although many of such representations reinforce or reproduce stereotypes; signaling a few advances but also many challenges to overcome in order to achieve a truly antiracist education.
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
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