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Contexto Internacional, Volume: 43, Número: 3, Publicado: 2021
  • Poder Soberano, Governo e a Crise do Liberalismo Global Research Articles

    Cuadro, Mariela

    Resumo em Português:

    Resumo Há algum tempo, uma das principais causas de debate entre os estudiosos de RI tem sido a chamada Ordem Liberal Internacional (OLI) e sua suposta crise. Este artigo intervém neste debate a partir de uma perspectiva crítica, afirmando que diferentes concepções e análises de poder permitem diversas questões e diagnósticos sobre o liberalismo no âmbito global. Com este objetivo, confronta a concepção da OLI de Ikenberry com a noção foucaultiana de liberalismo. Isto é feito identificando a concepção de poder que está subjacente a cada noção de liberalismo, assumindo a primeira como performativa. Desta forma, primeiro define duas concepções diferentes de poder: soberano e governamental. Em segundo lugar, vincula a concepção de OLI de Ikenberry com a concepção soberana de poder e aponta os efeitos políticos e analíticos desta relação, principalmente, o caráter hierárquico da OLI e o conseqüente desejo de um mundo liderado pelo Ocidente. Em terceiro lugar, desenvolve a concepção de Foucault do liberalismo ligado ao poder governamental e estabelece alguns de seus efeitos políticos e analíticos: a importância de uma noção heterárquica de poder centrada na dimensão do sujeito e da subjetividade para a análise do presente, e a necessidade política de refletir sobre nossas práticas de liberdade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Abstract: For some time now a leading cause of debate among IR scholars has been the so-called Liberal International Order (LIO) and its assumed crisis. This article pierces this debate from a critical perspective asserting that different conceptions and analytics of power allow diverse questions on and diagnoses of liberalism in the global realm. With this objective, it confronts Ikenberry’s conception of LIO with the Foucauldian notion of liberalism. This is done by identifying the conception of power that underlies each notion of liberalism, assuming the former as performative. This way, it first defines two different conceptions of power: sovereign and governmental. Second, it links Ikenberry’s conception of LIO with the sovereign conception of power and points out the political and analytical effects of this relation, mainly, the hierarchical character of LIO and the consequent desire for a West-led world. Third, it develops Foucault’s conception of liberalism linked to governmental power and establishes some of its political and analytical effects: the importance of a heterarchical notion of power focused on the dimension of subject and subjectivity for the analysis of the present, and the political need to reflect on our practices of freedom.
  • “Atenção ao Hiato”: Avaliando Diferenças nas Abordagens Metodológicas entre as Revistas Brasileiras e as Principais Publicações de RI Research Articles

    Carvalho, Thales; Gabriel, João Paulo Nicolini; Lopes, Dawisson Belém

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a produção acadêmica de RI no Brasil. O objetivo final é retratar o desenvolvimento metodológico desta disciplina, especialmente investigando se houve a incorporação dos debates mais recentes do campo. Para tanto, comparamos as ferramentas metodológicas empregadas em artigos de pesquisa publicados nas duas principais revistas nacionais (Revista Brasileira de Política Internacional e Contexto Internacional) com um par de revistas internacionais de maior impacto (International Organization e World Politics), de 2009 a 2019. Utilizando uma Revisão Sistemática da Literatura, analisamos 955 artigos. Como conclusão, constatamos que a academia brasileira de RI difere do mainstream porque (1) a maior parte dos artigos não menciona os métodos utilizados nas análises, (2) tal literatura apresenta mais métodos não e pós-positivistas e, (3) ao contrário do mainstream, métodos quantitativos são raramente utilizados no país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we assess the methodological approaches employed in articles published in Brazilian and global mainstream IR journals in order to observe the differences between the two. To this end, we compare the methodological tools applied in research articles published in the top two Brazilian journals (Revista Brasileira de Política Internacional and Contexto Internacional) vis-à-vis two other top international influential mainstream publications (International Organization and World Politics), from the year 2009 to 2019. By undertaking a Systematic Literature Review, we surveyed a total of 955 articles. Our research concluded that Brazilian IR scholarship differs from the mainstream literature because (1) most articles do not mention the mobilized methods during their analyses, (2) the field of IR presents more non- and post-positivist approaches, and (3) contrary to the mainstream outlets, quantitative methods are rarely employed in Brazil.
  • Explicando as Mudanças na Política Externa Brasileira para a América do Sul sob a Administração de Michel Temer (2016-2018): O Retorno à Lógica do Regionalismo Aberto Research Articles

    Santos, Leandro Wolpert dos; Leão, André Pimentel Ferreira; Rosa, Jonathan Raphael Vieira da

    Resumo em Português:

    Resumo A administração do Presidente Michel Temer (2016-2018) levou a mudanças significativas na política externa brasileira em relação à América do Sul, em oposição às metas prevalecentes há mais de uma década. Este artigo aborda a questão de como e por que estas mudanças se desdobraram sob o governo de Temer. Ancorados em uma estrutura analítica de Análise de Políticas Públicas, desenvolvemos dois argumentos principais. Primeiro, afirmamos que as mudanças na política externa em relação à América do Sul representaram uma transição paradigmática de uma estratégia pós-liberal para a restauração da lógica do regionalismo aberto. Em segundo lugar, argumentamos que esta mudança resultou do acoplamento das três dimensões do processo político: reconhecimento do problema, alternativas políticas, e política. A principal causa de tal mudança foi a disputa política na arena pública entre grupos empresariais e lideranças partidárias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The administration of President Michel Temer (2016-2018) led to significant changes in Brazilian foreign policy towards South America as opposed to the country’s goals that had remained in place for over a decade. This article addresses the question of how and why these changes unfolded under Temer’s government. Anchored in an analytical framework of Public Policy Analysis, we develop two main arguments. Firstly, we claim that the changes in foreign policy towards South America represented a paradigmatic transition from a post-liberal strategy to the restoration of the logic of open regionalism. Secondly, we argue that this change resulted from the coupling of the three dimensions of the political process: problem recognition, policy alternatives, and politics. The primary cause of such change was the political dispute in the public arena between business groups and party leadership.
  • Do Ativismo Municipalista às Mudanças Institucionais: Uma Análise da Dimensão Subnacional no Mercosul (1995-2019) Research Articles

    Junqueira, Cairo Gabriel Borges

    Resumo em Português:

    Resumo O Mercosul passou por fases distintas, levando à articulação entre uma miríade de setores, grupos e atores, entre os quais se destacam os governos subnacionais. Os governos locais iniciaram este movimento em 1995 com a fundação da Rede de Cidades do Mercosul (Mercocidades). Em 2000, foi criada a Reunião Especializada de Municípios e Intendências (REMI), substituída nos anos seguintes pelo Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), conhecido por ser o canal de representação subnacional no bloco. Com base em análise bibliográfica e documental, além de entrevistas e questionários, este artigo visa analisar a internacionalização e a inclusão de atores subnacionais no Mercosul, focalizando principalmente as mudanças observadas dentro destas três instituições subnacionais ao longo dos anos. A primeira seção apresenta a literatura sobre paradiplomacia e trata especificamente do Mercosul, procurando verificar como a agenda regional foi ampliada, mas os processos de tomada de decisão não foram descentralizados. A segunda e terceira seções analisam as origens da integração subnacional através das Mercocidades, juntamente com o desenvolvimento da REMI e do FCCR. Considerando as especificidades históricas e institucionais do Mercosul, a pesquisa conclui questionando a argumentação da literatura de Relações Internacionais de que os blocos regionais são arenas potenciais para uma efetiva internacionalização dos governos subnacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Mercosur has gone through distinct phases, leading to the articulation between a myriad of sectors, groups, and actors, among which subnational governments stand out. Local governments started this movement in 1995, with the foundation of the Mercosur Cities Network. In 2000, the Specialized Meeting of Municipalities and Intendencies (REMI) was created, replaced in the following years by the Mercosur Advisory Forum of Municipalities, States, Provinces, and Departments (FCCR), known for being the channel for subnational representation in the bloc. Drawing on bibliographic and document analysis, in addition to interviews and questionnaires, this article aims to analyze the internationalization and inclusion of subnational actors in Mercosur, mainly focusing on the changes observed over the years within these three institutions. The first section introduces the literature on paradiplomacy and deals specifically with Mercosur, seeking to verify how the regional agenda has been expanded, despite decision-making processes not being decentralized. The second and third sections analyse the origins of subnational integration through Mercocities alongside the development of REMI and FCCR. Considering the historical and institutional specificities of Mercosur, the research concludes by questioning the assumption of International Relations literature that regional blocs are potential arenas for effective internationalization of subnational governments.
  • Investimentos chineses no Brasil: Diplomacia Econômica nas relações bilaterais Research Articles

    Busilli, Virginia Soledad; Jaime, María Belén

    Resumo em Português:

    Resumo A República Popular da China consolidou seu status de grande potência e fortaleceu sua presença em diferentes regiões do planeta. Respondendo à sua estratégia de desenvolvimento econômico, o crescente vínculo de Pequim com a América Latina é parte da necessidade da China de garantir seu acesso a matérias-primas e recursos energéticos. Neste contexto e através da diplomacia econômica, a China tem fortalecido o comércio, empréstimos e investimentos na maioria dos países da região. O Brasil responde a este padrão de relacionamento, sendo um dos parceiros mais importantes da China na América Latina. O país é o primeiro destino de investimento do gigante asiático na região e em 2012 Pequim se tornou seu primeiro parceiro comercial. Este trabalho analisará a composição e a evolução do investimento estrangeiro direto (IED) chinês no Brasil no período entre 2004 e 2020. Para isso, estudaremos os principais projetos realizados, bem como as características das empresas chinesas (estatais ou não) que deles participaram, a fim de compreender as características mais importantes desse processo. Da mesma forma, analisaremos a articulação do IED com o fluxo comercial entre os dois países. Partiremos da premissa de que os investimentos chineses no Brasil estão diretamente ligados aos interesses estratégicos de Pequim e, ao mesmo tempo, guiados por lógicas de mercado que tentam maximizar os lucros. Nesta etapa, dentro do marco da ‘estratégia de saída’, as empresas estatais desempenham um papel fundamental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The People’s Republic of China has consolidated its status as a great power and strengthened its presence in different regions of the planet. In accordance with its economic development strategy, Beijing’s growing bond with Latin America is part of China’s need to guarantee access to raw materials and energy resources. In this framework and through economic diplomacy, China has strengthened its trade relations, as well as loans and investments in most of the region’s countries.Brazil is an example of this relationship pattern, as one of China’s most important partners and top investment destination in Latin America. It became Beijing’s top commercial partner in 2012. This paper will analyse the composition and evolution of Chinese foreign direct investment (FDI) in Brazil between the years of 2004 and 2020. In order to do so, we will study the main projects carried out by the country, as well as the characteristics of the Chinese companies (state or non-state) that participated in the process, in order to understand their most important features. Likewise, we will analyse the articulation of the Chinese FDI with its trade flows. We will start from the premise that Chinese investments in Brazil are directly linked to Beijing’s strategic interests, while at the same time guided by market logics that try to maximise profits. In this vein, within the framework of the ‘going out strategy’,state companies play a fundamental role.
  • O Crescimento Militar no Sudeste Asiático e no Mar do Sul da China: Quão Relevantes São os Conflitos com a China? Research Articles

    Hendler, Bruno; Motta, André Luiz Cançado

    Resumo em Português:

    Resumo O Mar do Sul da China (MSC) é uma das regiões com as atividades militares mais dinâmicas e intensas do mundo. Isto se deve em grande parte aos interesses comerciais e políticos ligados à região, a qual é crucial para o comércio marítimo mundial e rica em recursos naturais. A China é a parte mais interessada na SCS, reivindicando 90% de toda a sua área, uma parte referida por Pequim como a “linha das nove faixas.” A presente pesquisa procura analisar quantitativa e qualitativamente a influência da China nos gastos militares de quatro países do sudeste asiático (SE) com interesses também na MSC: Vietnã, Malásia, Filipinas e Indonésia. Para a análise quantitativa, utilizamos os dados para gastos militares, aquisição de armamentos, frequência e tipo de incidentes envolvendo marinhas nacionais e/ou civis. Para análise qualitativa, recuperamos informações de fontes hemerográficas e documentos oficiais dos Estados Unidos, China, países do sudeste asiático, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) e o Banco Mundial (BM).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Abstract: The South China Sea (SCS) is one of the regions with the most dynamic and intense military activity in the world. This is largely due to commercial and political interests linked to the region, which is crucial for global maritime trade and rich in natural resources. China is the most interested party in the SCS, claiming 90% of its entire area, a portion referred to by Beijing as the “nine-dash line.” The present article seeks to analyse both quantitatively and qualitatively the influence of China on the military spending of four Southeast (SE) Asian countries that are also interested in the SCS: Vietnam, Malaysia, the Philippines, and Indonesia. For quantitative analysis, we used the data for military expenditure, armaments acquisition, the frequency and type of incidents involving national navies and/or civilians. For qualitative analysis, we retrieved information from hemerographic sources and official documents from the United States, China, SE Asian countries, the United Nations Convention on the Law of the Sea (UNCLOS), and the World Bank (WB).
  • Badges Without Borders: How Global Counterinsurgency Transformed American Policing Book Review

    Finazzi, João Fernando
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