Acessibilidade / Reportar erro
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 38, Número: 1, Publicado: 2022
  • Práticas de Linguagem e Educação Inclusiva Apresentação

    Fidalgo, Sueli Salles; Hashizume, Cristina Miyuki; Gonçalves, Fabíola Mônica da Silva
  • Aprendizagem de estudantes de inclusão: Análise comparativa de três conceitos nas teorias Sócio histórica e autopoiese Articles

    Alves, Maria Dolores Fortes; Hashizume, Cristina Miyuki; Rosa, Arlete R.S.S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Contextualizados em políticas públicas educacionais brasileiras de inclusão (dos últimos 20 anos) discutiremos teórica e metodologicamente a abordagem sócio-histórica de Vygostky, comparando-a com uma abordagem teórico-metodológica da Autopoiese, de Maturana e Varela que também partem da análise biológica humana na aprendizagem. Discutiremos os conceitos de ambos os autores, focando-nos na análise sobre o desenvolvimento e a aprendizagem. Por fim, relacionamos esses dois autores a partir de suas aproximações e suas diferenças, com vistas a cotejar possibilidades de atuação na formação de professores no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Drawing on Brazilian educational inclusion policy from the past two decades, the aim of this study is to provide a theoretical and methodological discussion of two conceptual frameworks on disabled students´s learning: Vygotsky´s sociohistorical approach, and Maturana and Varela´s autopoiesis approach, which is based on an analysis of human biology. The focus of our analysis will be how those theories address the learning and development of students with disabilities. Lastly, we will compare and contrast Vygotsky´s and Maturana´s ideas with the purpose of suggesting improvements for teacher education in Brazil.
  • Desenvolvimento da linguagem: práticas inclusivas na interface entre educação e logopedia com crianças cubanas Artigos

    Matos, Neide da Silveira Duarte de; Gonçalves, Fabíola Mônica da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta os fundamentos teórico-metodológicos da teoria de L. S. Vigotski (1896-1934) sobre o desenvolvimento da linguagem e as possibilidades de intervenção no âmbito da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Recupera-se aspectos teórico-práticos da Educação Especial em Cuba com o objetivo de apontar possibilidades de mediações no desenvolvimento da linguagem de crianças com deficiências. Isso é feito mediante estudo bibliográfico e análise de práticas de profissionais da Logopedia, que se apoiam nessa teorização e têm se revelado positivas para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos no atendimento educacional especializado em Cuba. Percebe-se que os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural ao embasar o trabalho educativo cubano, possibilitou o alcance de resultados expressivos com intervenção pedagógica na perspectiva de compensação cultural. O investimento em formação de professores, nas famílias e profissionais envolvidos em diagnóstico e atendimento, bem como as mediações culturais por estes realizadas, permitiram a efetivação de um projeto educacional que faz frente à exclusão educativa, evidenciando um trabalho pedagógico substancial para o desenvolvimento humano das pessoas com deficiência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents the theoretical-methodological foundations of L. S. Vygotsky’s (1896-1934) theory on language development and the possibilities of intervention in the context of Special Education in an inclusive perspective. Theoretical and practical aspects of Special Education in Cuba were recovered to point out possible mediations in the language development of children with disabilities. Done through a bibliographic study and analysis of the practices of Logopedia professionals, based on this theory, have proved to be very positive for the learning and development of students in specialized educational services in Cuba. The foundations of the Historical-Cultural Theory supporting the Cuban educational work enabled the achievement of expressive results with pedagogical intervention with a perspective of cultural compensation. The investment in teacher training, in families and professionals involved in diagnosis and care, just as the cultural mediations carried out by them, allowed the realization of an educational project that tackles educational exclusion, demonstrating a substantial pedagogical work for human development of disabled people.
  • Inclusão viável-transformadora: diversos meios de agência por um adolescente com necessidades educacionais intelectuais específicas (NEIE) e suas educadoras Articles

    Magalhães, Maria Cecília Camargo; Fidalgo, Sueli Salles; Carrijo, Viviane Letícia Silva; Carvalho, Marcia Pereira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Analisando dados de um projeto desenvolvido durante da pandemia da Covid-19, este artigo é motivado pela transformação viável que a história (Freire, 1996) de um aluno com necessidades educacionais intelectuais específicas (NEIE) e a compreensão de educadoras que trabalham com ele têm dessa história possibilitam em direção a uma visão prospectiva de ensino-aprendizagem, que se concentre mais nas possibilidades do que nas determinações - que enfatizariam uma visão linear, bancária de ensino-aprendizagem (Freire, 1970) e desenvolvimento. O trabalho baseia-se em múltiplos fundamentos teóricos, i.e., discussões sobre necessidades educacionais intelectuais específicas (Fidalgo & Carvalho, 2020; Carvalho et al., no prelo; Fidalgo & Magalhães, 2017), abordagem metodológica da pesquisa crítica de colaboração (Magalhães, 2011, 2018; Magalhães & Fidalgo, 2019), multiletramentos (Magalhães & Carrijo, 2018), agência transformadora (Ninin & Magalhães, 2017) - todos organizados com base na Teoria Histórico-Cultural (Vygotsky, 1924-1934/1993).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Analyzing data from a project carried out during the Covid-19 pandemics, this paper is motivated by the viable transformation that the history of a student with specific intellectual educational needs (SIEN) - and the understanding that the educators working with him have of this history - allow for a prospective view of teaching-learning, that focuses on possibilities rather than the determinations, which would be the emphasis of a more linear, banking view of teaching-learning (Freire, 1970) and development. It is based on multiple theoretical backgrounds, i.e., discussions about specific intellectual educational needs (Fidalgo & Carvalho, 2020; Carvalho et al., in print; Fidalgo & Magalhães, 2017), critical-collaborative research methodology (Magalhães, 2011, 2018; Magalhães & Fidalgo, 2019), multiliteracies (Magalhães & Carrijo, 2019), transformative agency (Ninin & Magalhães, 2017) - all of which are organized within the Cultural-Historical Theory (Vygotsky, 1924-1934/1993).
  • Educação Bilíngue para alunos surdos: notas sobre a construção da linguagem argumentativa no aprendizado de Ciências Artigos

    Cunha, Letícia Muniz Magalhães da; Miguel, Rafael de Arruda Bueno José; Garrutti, Erica Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta a experiência de uma turma de alunos surdos participando de práticas educativas sobre Ciências que foram desenvolvidas por seus professores regentes e por integrantes da Banca da Ciência, um programa formativo de uma universidade pública. Era objetivo da experiência que as atividades proporcionassem aos alunos surdos a construção de uma linguagem argumentativa por meio de uma postura investigativa e colaborativa na apropriação de saberes científicos. O estudo baseou-se na teoria histórico-cultural, especificamente no que se refere à construção da linguagem e numa aproximação com a perspectiva do ensino por investigação. A partir disso, são apresentadas e discutidas práticas que favoreceram a definição de questões-problema pelos alunos surdos e a busca pelas respostas. Esse processo de busca por respostas contou com a mobilização e planejamento de experimentos por parte de discentes do curso de Pedagogia e integrantes da Banca da Ciência, os quais foram materializados pela atuação dos dois professores regentes da turma, tendo a Libras como a língua da mediação pedagógica. A experiência mostrou que a apropriação dos saberes científicos por meio de um trabalho com investigação colaborativa mobilizou uma participação mais ativa dos alunos surdos nas situações de debates no processo de construção do conhecimento e descoberta de respostas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This report presents the experience of a deaf students group who participated in educational practices about Science, that were developed by their teachers and by members of Banca da Ciência, a training program at a public university. The objective of the experience was to provide deaf students the construction of an argumentative language through an investigative and collaborative posture in the appropriation of scientific knowledge. The study was based on the cultural-historical theory, specifically with regard to the construction of language and an approximation with the perspective of teaching by investigation. After that, practices that favored the definition of problem questions by deaf students and the search for answers are presented and discussed. This process of searching for answers counted on the mobilization and planning of experiments by students of the Pedagogy course and members of Banca da Ciência, which were materialized by the work of the two regent teachers of the class, with Libras (Brazilian Sign Language) as the language of pedagogical mediation. The experience showed that the appropriation of scientific knowledge through a work with collaborative investigation mobilized a more active participation of deaf students in situations of debate in the process of building knowledge and discovering answers.
  • A musicalidade das pessoas surdas: um olhar a partir da teoria histórico-cultural Artigos

    Paula, Tatiane Ribeiro Morais de; Pederiva, Patrícia Lima Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute a relação entre a pessoa surda, sua musicalidade e caminhos para seu desenvolvimento. Contrapomos ideias deterministas que consideram a irregularidade orgânica como quantitativamente pior, propondo novos olhares capazes de percebê-la por um prisma qualitativamente diferente. O alicerce da discussão é fundamentado na Teoria Histórico-cultural, cujos conceitos e modos de tratar o fenômeno constituem o que Vigotski afirma como o próprio método. Por essa via, indicamos a importância de enxergar a pessoa surda como um ser de possibilidades capaz de vivenciar sua musicalidade, e de desenvolver-se musicalmente. Imersas no imaginário do silêncio, muitas vezes são invisibilizadas e afastadas da possibilidade de relação com os fenômenos sonoros. Desenvolvemo-nos de forma integral e a musicalidade faz parte deste processo, superando a necessidade de possuir uma audição considerada como regular. A irregularidade biológica, embora existente, caminha em seu desenvolvimento permeada pela cultura. Assim, conclui-se defendendo que experiências e vivências musicais voltadas para o desenvolvimento das musicalidades precisam ser consideradas e organizadas por meio de processos educativos voltados para esse fim, independentemente de a pessoa ser ou não surda.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses the relationship between the deaf person, their musicality, and paths for their development. We oppose deterministic ideas that consider the organic irregularity as quantitatively worse, proposing new looks capable of perceiving it through a qualitatively different prism. The foundation of the discussion is based on the Cultural-Historical Theory, which concepts and ways of dealing with the phenomenon constitute what Vigotsky asserts as the method itself. In this way, we indicate the importance of seeing the deaf person as a being of possibilities capable of experiencing their musicality and developing musically. Immersed in the imaginary of silence, they are often made invisible and kept away from the possibility of relating to sound phenomena. We develop in an integral way, and musicality is part of this process, going far beyond the need for what is considered to be regular hearing. Biological irregularity, although existing, goes along its development permeated by culture. Thus, we conclude by advocating that experiences and musical experiences, aimed at the development of musicality, need to be considered and organized through educational processes aimed at this end, regardless of whether the person is deaf or not.
  • A formação docente na perspectiva da inclusão escolar sob a ótica de pesquisas de mestrado e doutorado em educação Articles

    Bó, Rafaela Geschonke Dal; Zwierewicz, Marlene; Jurado, Ramón Garrote; Velasco, Juan Miguel González; Lehmkuhl, Márcia de Souza; Baade, Joel Haroldo

    Resumo em Português:

    RESUMO A educação inclusiva tem entre suas condições iniciativas de formação docente que oportunizem práticas pedagógicas comprometidas com as singularidades dos estudantes. Considerando tal comprometimento, este artigo tem como objetivo sistematizar contribuições para a formação docente na perspectiva da inclusão escolar, analisadas em pesquisas de mestrado e doutorado em Educação, publicadas entre 2016 e 2019 no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Elas foram selecionadas por meio dos descritores “inclusão escolar”, “formação docente”, “Ensino Fundamental”. Teoricamente, a pesquisa estrutura-se com o apoio de autores como Campos (2009), Marques et al. (2020), Nóvoa (1999, 2017, 2019) e Zwierewicz et al. (2020). Metodologicamente, priorizaram-se a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa. Entre os resultados, evidenciaram-se a formação docente como um dos pilares para a construção da inclusão escolar, a relevância da criatividade e do trabalho colaborativo e a importância de os docentes atuarem em ambientes que lhes possibilitem ressignificar a realidade enquanto se ressignificam, mobilizando-se a partir de reflexões sobre as próprias práticas pedagógicas e da valorização de iniciativas comprometidas com princípios da inclusão escolar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Inclusive education requires teacher education initiatives that enable pedagogical practices committed to students’ singularities. This article aims to systematize contributions to teacher education towards educational inclusion provided by research conducted at the master’s and doctoral levels in Education. We selected studies published from 2016 to 2019 in the Catalogue of Theses and Dissertations maintained by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and we used the following descriptors: “inclusão escolar” (educational inclusion), “formação docente” (teacher education), “Ensino Fundamental” (elementary and middle school). With regard to our theoretical foundations, our study builds on the work of authors such as Campos (2009), Marques et al. (2020), Nóvoa (1999, 2017, 2019) and Zwierewicz et al. (2020). Methodologically, it is based on bibliographic review with a qualitative approach. Results show that teacher education is one of the pillars to build educational inclusion; creativity and collaborative work are critical; teachers’ work environment should allow them to re-signify reality as they re-signify themselves, mobilized by reflections on their own pedagogical practices and by recognition for initiatives committed to educational inclusion principles.
  • Corpos de menor valor, sociedade de mais-valia: uma discussão sócio-histórica acerca do nascimento cultural da pessoa com deficiência Artigos

    Sarmento, Viviane Nunes; Aguiar, Wanda Maria Junqueira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Partindo do pressuposto da compreensão de que existe um evento cultural (Pino, 2005) em específico no nascimento (congênito ou não) de uma pessoa com deficiência: o da problemática individual incapacitante, esse ensaio tem por objetivo: analisar, a partir de uma argumentação Sócio-Histórica (Vigotski, 1997; 2001; 2008), as mediações que determinam e marcam a condição de vulnerabilidade das pessoas com deficiência. Nossas conclusões nos levam à necessidade de compreender tais mediações, as quais são culturais, econômicas e sociais - além de denunciá-las e ressignificá-las, a partir de um esforço coletivo - para poder transformar as implicações dessa gênese histórica e opacidade do real, chamando atenção para a necessidade de desnaturalizar o significado de menos, falha, ou limite implicados no nascimento cultural de uma vida com deficiência. Embora não seja foco desse ensaio resolver tais implicações, compreendemos como um passo entender que a problemática deve ser encarada a partir de uma compreensão Sócio-Histórica e consequentemente de luta política na busca pela superação das ideologias que violentam e matam diariamente as pessoas com deficiência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Understanding that the disability person birth (congenital or not) there is a specific cultural event (Pino, 2005): that of the disabling individual problem, this essay aims to: analyze, from a Socio-Historical argumentation (Vigotski, 1997; 2001; 2008), the mediations that determine and mark the disability people. Our conclusions point us to the necessity of understanding this mediations, which are cultural, economic and social - in addition to denouncing and redefining them from a collective effort - in order to transform the historical genesis and opacity of the real, by detaching the meaning of minus, failure, or limit implied in the cultural birth of a life with disability. Although the resolution of such implications it is not the focus of this essay, it can be comprehended as a step to understand that the issue must be faced as a socio-historical and consequently political struggle in the search for overcoming the ideologies that daily rape and kill disabilities people.
  • Leitura e compreensão de imagens táteis por estudante cego congênito: estudo de caso Artigos

    Veras, Daniele Siqueira; Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho se propôs a apreender como cegos congênitos compreendem imagens a partir de recursos táteis. Para alcançar este objetivo, aporta-se na perspectiva histórico-cultural de Lev Vigotski. Participou da pesquisa um estudante cego congênito. O caminho metodológico caracterizou-se pela realização de cinco entrevistas: uma entrevista inicial, outra após a leitura de cada material e uma entrevista final e sessões de leitura que foram realizadas com um total de três imagens adaptadas com recursos táteis: em relevo, em 3D e pontilhado. Como proposta de análise para as entrevistas com o participante foram utilizados os Núcleos de Significação e para a análise das leituras de imagens adaptadas, foram utilizadas categorias baseadas nas teorias de Jolly (2007) e Santaella (2012). Os achados apontam para a influência da história do sujeito como leitor e seu conhecimento prévio sobre a compreensão das imagens táteis nos momentos de leitura, bem como as experiências anteriores com adaptações táteis. O material pontilhado foi aquele apontado como o que proporciona melhor leitura, enquanto o material em alto relevo, foi identificado como o mais difícil de realizar a leitura tátil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work aimed to learn how congenital blind people understand images from tactile resources. To achieve this goal, it is based on Lev Vigotski’s historical-cultural perspective. A congenitally blind student participated in the research. The methodological path was characterized by five interviews: an initial interview, another after reading each adapted material, and a final interview and reading sessions were carried out with a total of three images adapted with tactile resources - with embossed image; with 3D image; and with dotted image. As a proposal for data analysis, the Nuclei of Meaning perspective for interviews with participant, and for the analysis of adapted image readings, theoretical categories on image reading were used based on the theories of Jolly (2007) and Santaella (2012). The findings point out the influence of the subject’s history as a reader and his previous knowledge on the understanding of tactile images in the moments of reading, as well as previous experiences with tactile adaptations. The material in stippling, which was that the subjects pointed out as the one that provides the best reading, while the material with embossed images, was identified as the most difficult to perform the reading through touch.
  • Políticas afirmativas e inclusão: formação continuada e direitos Artigos

    Hashizume, Cristina Miyuki; Alves, Maria Dolores Fortes

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente ensaio discute as políticas afirmativas e os direitos dos estudantes com deficiência, e aborda brevemente o histórico das políticas afirmativas no Brasil tecendo reflexões a partir da educação inclusiva. Os objetivos são: a) refletir sobre as intersecções entre direitos, inclusão escolar e ações afirmativas, inserindo o debate da inclusão escolar num âmbito mais amplo da inclusão social e direito, e especificamente; b) reconhecer o estudo das Políticas Afirmativas como fundante para qualificar o debate sobre as políticas públicas em educação inclusiva; c) colaborar com reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação continuada de professores para educação inclusiva. Na discussão proposta, a formação de professores deve subsidiar estudantes para que estes atuem como protagonistas de direitos, no que se refere à inclusão escolar. Ensinar direitos aos estudantes requer construir sua autoestima para argumentar objetiva e solidariamente a favor das diferenças.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This essay discusses affirmative policies and the rights of students with disabilities, and briefly discusses the history of affirmative policies in Brazil, weaving discussions based on inclusive education. The objectives are: a) to reflect on the intersections between rights, school inclusion and affirmative action, inserting the debate on school inclusion in a broader scope of social inclusion and rights, specifically; b) recognize the study of Affirmative Policies as fundamental to qualify the debate on public policies in inclusive education; c) collaborate in reflections about the teaching-learning process in the continuing education of teachers for inclusive education. In the proposed discussion, teacher education should subsidize students so that they act as protagonists of rights, with regard to school inclusion. Teaching students rights requires building their self-esteem to argue objectively and jointly in favor of differences.
  • Nem todo surdo é igual: discussões interseccionais preliminares na educação de surdos Artigos

    Campos, Sandra Regina Leite de; Bento, Nanci Araújo

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo traz um recorte teórico de pesquisas desenvolvidas pelas autoras nas áreas e subáreas de estudos surdos, interseccionalidade e ensino para surdos na educação básica. Propõe-se discutir a temática da interseccionalidade relacionada ao campo dos Estudos Surdos na educação básica. O artigo reflete sobre os atravessamentos interseccionais que envolvem a comunidade negra surda, em detrimento dos hiatos epistêmicos, sobretudo a falta de discussão sobre as questões étnico-raciais na educação de surdos. Aporta-se nos referenciais teóricos de Buzar (2012); Pereira e Pereira (2013); Silvestre (2014); Solomon (2018); Ferreira (2018); Santos (2019); Chapple (2021); Brito et al. (2021). A metodologia fundamenta-se na revisão bibliográfica e no estudo qualitativo-descritivo de pesquisas brasileiras, circunscritas ao período de 2005 a 2021, relacionadas aos temas “interseccionalidade” e “surdez” nos sistemas de informação dos trabalhos acadêmicos das instituições de ensino superior do país, além de análises de artigos e observações empíricas que versam sobre a negritude surda no campo educacional brasileiro. Os dados compilados permitem evidenciar lacunas epistêmicas e incipiências de pesquisas acadêmicas sobre aspectos interseccionais e multiculturais que vão além de gênero, raça e surdez.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses an excerpt of investigations carried out by the authors in the fields of deaf studies, intersectionality and teaching of deaf students at elementary, mid and high school educational environments. More specifically, it discusses the theme of intersectionality related to the field of deaf studies in the educational sectors listed above. The article reflects on the intersectional crossings that encompass the black deaf community, to the detriment of epistemic gaps, especially the lack of discussion on racial-ethnic issues in the education of deaf individuals. It is based on the following theoretical frameworks: Buzar (2012); Pereira & Pereira (2013); Silvestre (2014); Solomon (2018); Ferreira (2018); Santos (2019); Chapple (2021); Brito et al., (2021). The methodology follows the concepts of bibliographic review and qualitative-descriptive studies of Brazilian research, concluded from 2005 to 2021, and relating to the themes of “intersectionality” and “deafness” as found in information systems higher education institutions in Brazil, in addition to analyses of articles and empirical school observations about deaf blackness in the Brazilian educational field. The data collected allow the authors to highlight that there are epistemic gaps and incipient academic research on intersectional and multicultural aspects that go beyond gender, race and deafness.
  • Inclusão como modo de viver: bem viver Artigos

    Guérios, Ettiène; Petraglia, Izabel; Freire, Maximina M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo trazer à reflexão e discutir inclusão, sob a perspectiva da complexidade de Edgar Morin, visando a uma construção argumentativo-conceitual que dê a esse construto a conotação de modo de vida. Trata-se de um estudo teórico-documental que articula elementos constitutivos da tríade inclusão-complexidade-linguagem, cujos sentidos mantêm estreita relação com os operadores cognitivos do pensamento complexo, pois evidenciam formação e movimentos, ao mesmo tempo, hologramáticos, recursivos e dialógicos, em direção a uma tetralógica de ordem, desordem, interações e organizações, comuns aos sistemas vivos. A tríade é discutida à luz das ideias que versam sobre a complexidade no campo da Educação e de sua interface com a área da linguagem, mais especificamente, com a Linguística Aplicada. A discussão é tecida de forma entrelaçada, por meio de binômios interdependentes que emergiram da convergência dos elementos da tríade com a centralidade teórica da complexidade humana. Os binômios que perpassam a discussão são: (1) singularidade - mundialização, (2) condição humana - ação, e (3) linguagem(ns) - inclusão/exclusão. Finalizando o artigo, apresentamos nossas considerações sobre inclusão, entendida como modo de viver, bem viver - bem pensar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to discuss inclusion from the perspective of Edgar Morin’s complexity, aiming at an argumentative-conceptual construction that gives this construct the connotation of a way of living. This is a theoretical-documentary study that articulates constitutive elements of the triad inclusion-complexity-language, whose meanings are closely related to the cognitive principles of complex thinking, since they show formation and movements, simultaneously hologramatic, recursive, and dialogical, towards a tetralogic of order, disorder, interactions, and organizations, common to living systems. The triad is discussed in the light of ideas about complexity in the field of Education and its interface with the area of language, more specifically, with Applied Linguistics. The discussion is woven together, through interdependent binomials that emerged from the convergence of the elements of the triad with the theoretical centrality of human complexity. The binomials that permeate the discussion are: (1) singularity - mundialization, (2) human condition - action, and (3) language(s) - inclusion/exclusion. To conclude the article, we present our considerations about inclusion, understood as a way of living, well-living - well-thinking.
  • Silêncio mortal: a (falta de) acesso à informação por surdos brasileiros no contexto da pandemia da Covid-19 Articles

    Nascimento, Gabriel Silva Xavier; Xavier, Eliezer Willian Simões Nascimento; Fidalgo, Sueli Salles

    Resumo em Português:

    RESUMO Embora a Língua Brasileira de Sinais - Libras - tenha sido legalmente reconhecida em 2002, o acesso dos surdos à informação interpretada, especialmente nos meios de comunicação, é ainda muito precário. No contexto da pandemia, o acesso à informação e orientação na primeira língua pode ser decisivo para cuidar e manter a vida. Com isto em mente, este artigo aponta as barreiras experimentadas pelos Surdos no Brasil, considerando a ausência de tradutores e intérpretes de Língua de Sinais na grande mídia, bem como nos canais de entidades responsáveis por explicações e orientações sobre cuidados e prevenção, como se viu no caso do contágio e divulgação do novo Coronavírus. Procuramos também refletir sobre os efeitos sócio-emocionais causados pela falta de informações claras, e seus riscos que resultam em preocupação e pânico. Para isso, assumimos uma perspectiva qualitativa de investigação partindo da coleta de depoimentos que nos permitiram evidenciar a urgência de maior acessibilidade no contexto dos meios de comunicação, e os riscos resultantes da ausência de informações precisas para Surdos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Although Brazilian Sign Language - Libras - was legally recognized in 2002 as the national language for deaf people, their access to interpreted information (i.e., information in their own language), especially in the media, is still very precarious. In the context of the pandemic, having access to information and guidance in one’s first language can be decisive in caring for and maintaining life. With this in mind, this paper aims at pointing out the barriers experienced by deaf people in Brazil, considering the absence of Brazilian Sign Language translators and interpreters in mainstream journalism and in channels of organizations that are responsible for explanations and guidelines regarding care and prevention. We also seek to reflect about the socio-emotional effects caused by the lack of clear information, and how this may risk causing excessive concern and panic. In order to achieve that, we adopt a qualitative perspective of investigation stemming from the collection of testimonies from deaf people about their experiences in the context of the pandemic. The testimonials, collected by means of a semi-structured questionnaire, allowed us to point out the urgency for greater accessibility in the media context, and the risks resulting from the absence of accurate information both for deaf and hearing people.
  • Adendo Adendo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br