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DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 37, Número: 4, Publicado: 2021
  • Uma crise sanitária e seus desdobramentos pela via da(s) linguagem(ns) Apresentação

    Freire, Maximina M.; Araújo, Antonia Dilamar
  • Por uma linguística aplicada antirracista: problematizações acerca de discursos silenciadores e de (re)existência da negritude Artigos

    Andrade, Bruno Cesar Nunes de; Nicolaides, Christine Siqueira; Mota, Vanessa Moreno

    Resumo em Português:

    RESUMO A chegada da pandemia de COVID-19 nos trouxe desafios tanto nos âmbitos individual, quanto no coletivo. Diante deste cenário, encontramos dados que nos alertam para a (falta de) atenção dada às populações menos amparadas pelas políticas públicas, como a população negra. Nos atentamos às desigualdades já existentes antes do período de crise sanitária, e que urgem serem consideradas nas pesquisas de diferentes áreas do conhecimento, entre elas a Linguística Aplicada. Diante do exposto, o objetivo de nosso estudo é analisar interações discursivas entre usuários do Facebook, ao terem visto uma imagem de divulgação de um debate online (live) acerca da representação negra em livros didáticos, postada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Os resultados mostram tanto os discursos silenciadores da iniciativa que visou a promoção do debate racial na esfera educacional, bem como os discursos de valorização desta prática. Dessa forma, reforçamos que as pesquisas em Linguística Aplicada, que possuem a linguagem como papel central nas interações entre os sujeitos, devem problematizar os usos da linguagem que minimizam iniciativas de promoção da justiça social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The arrival of the COVID-19 pandemic brought us challenges both individually and collectively. Hence, we found some data that have made us aware of the (lack of) attention given to the population that are less supported by public policies, such as the black people. We pay attention to the inequalities that had already existed before this period of health crisis, as they need, urgently, to be researched in different areas of knowledge, including Applied Linguistics. Taking all of that into consideration, this research aims at analyzing discursive interactions between Facebook users, after seeing an image that promoted an online debate about black representation in textbooks, posted by the Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). The results showed us two types of speeches: one that silenced the initiative that aimed at promoting a racial debate in the field of education, and the other one that valued this practice. To sum up, we reinforce that research which have language as a central role in the interactions among people must problematize the uses of language that minimize initiatives aimed at promoting social justice.
  • Homo digitalis e as práticas de linguagem: do negacionismo ao “novo normal” na sociedade pandêmica Artigos

    Hissa, Débora

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste texto, discuto a formação discursiva negacionista em curso no cenário político-econômico da pandemia de Covid-19. O negacionismo se materializou em discursos concretos, criou instâncias de verdade e campos de realidade (Foucault, 1987) que atuam em redes digitais, criando subjetividades. Para descrever a estratégia discursiva do negacionismo, tomo como base a ideia de desmediatização e spaminização (Han, 2017a e 2018); de câmara de eco (Mounk, 2019), de homo digitalis e “novo normal”, relacionando-as com a sociedade do desempenho (Han, 2017b). Reflito como a desmediatização, a liberdade de expressão e a falta de transparência, orquestradas nas câmaras de eco digitais, formam uma biopolítica (Foucault, 2008). Discuto também como os discursos negacionistas foram potencializados pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) e subverteram a ideia de liberdade (entendida como associal, autogerida, autocentrada, individualizada). Por fim, trago o conceito de remediatização como uma exigência social no combate à infodemia e sua relação com a exotopia (Bakhtin, 2011). Este jogo enunciativo do “novo normal” revela outra forma de governamentalidade (Foucault, 1987), que culminam na precarização das condições de trabalho, travestida de flexibilização laboral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this text, I discuss the ongoing denial discursive formation in course in the political-economic scenario of the Covid-19 pandemic. Denialism materialized in concrete discourses, created instances of truth and fields of reality (Foucault, 1987) that act in digital networks, creating subjectivities. To describe the discursive strategy of denialism, I take as a basis the idea of demediatization and spaminization (Han, 2017a; 2018); of echo camera (Mounk, 2019), of homo digitalis and “new normal”, relating them to the society of performance (Han, 2017b). I reflect how demediatization, freedom of expression and lack of transparency, orchestrated in digital echo cameras, form a biopolitics (Foucault, 2008). I also discuss how negationist discourses were enhanced by New Technologies of Information and Communication (NTICs) and subverted the idea of freedom (understood as asocial, self-managed, self-centered, individualized). Finally, I bring the concept of remediatization as a social requirement in the fight against infodemia and its relationship with exotopy (Bakhtin, 2011). This enunciative game of the “new normal” reveals another form of governmentality (Foucault, 1987), which culminates in the precariousness of working conditions, disguised as labor flexibility.
  • O Projeto de Lei 5595 e o discurso de ódio: a desconstrução da carreira docente no contexto pandêmico Artigos

    Araújo, Júlio; Freitas, Marcos Randall Oliveira de

    Resumo em Português:

    RESUMO A construção discursiva do ódio apresenta muitas facetas e, considerando isso, buscamos nos aproximar dos estudos sobre o fenômeno do discurso de ódio (GLUCKSMANN, 2007) na internet, focando na desconstrução da carreira docente no Twitter. Para a construção e análise dos dados, entrelaçamos a Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001) e a etnografia virtual (HINE, 2005) para investigarmos os processos sociodiscursivos engendrados no discurso de ódio aos professores a partir de comentários feitos no Twitter sobre o Projeto de Lei 5595 (BRASIL, 2020). Os resultados da pesquisa mostram-nos que o fortalecimento do discurso de ódio à carreira docente é um mecanismo de silenciamento dos docentes que estão empenhados na defesa dos direitos humanos. Dessa forma, produzir, distribuir e consumir o discurso de ódio pelas redes sociais é uma prática discursiva nociva, pois demonstra uma intenção clara de destruir, de incitar o mal ou de promover o ódio a determinados grupos sociais minorizados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The discursive construction of hate presents many facets and, considering this, we sought to approach the studies on the phenomenon of hate speech (GLUCKSMANN, 2007) on the Internet, focusing on the deconstruction of the teaching career on Twitter. For data construction and analysis, we intertwined Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001) and virtual ethnography (HINE, 2005) to investigate the sociodiscursive processes engendered in the discourse of hate towards teachers from comments made on Twitter about 5595 Bill (BRASIL, 2020). The results of the research show us that the strengthening of the discourse of hatred towards the teaching career is a mechanism of silencing teachers who are committed to the defense of human rights. Thus, producing, distributing and consuming hate speech through social networks is a harmful discursive practice, as it demonstrates a clear intention to destroy, to incite evil or to promote hatred towards certain minority social groups.
  • Fake news em jogo: uma discussão epistemológica sobre o processo de produção e disseminação de (in)verdades em redes sociais Artigos

    Pinheiro, Petrilson

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso de redes sociais da internet aumentou exponencialmente desde o início da pandemia de Covid-19. Tal aumento fez com que elas se tornassem ainda mais propícias para a divulgação massiva de fake news, transformando-se um problema de natureza social e de saúde pública. Com o intuito de compreender o modus operandi das fake news nas redes sociais, este artigo tem como objetivo promover uma discussão epistemológica que busque compreender o processo de produção e disseminação de (in)verdades nesses ambientes. Para tanto, parte-se dos conceitos de ‘verdade’ e de ‘regimes de verdade’ (Foucault,1979), alinhando-os às noções psicossociais e culturais de percepção e imaginação (Sartre, 1996; Kalantzis et al., 2020). Em seguida, procura-se revisitar e ampliar a discussão sobre o conceito de “multissinóptico” (Pinheiro, 2014), na tentativa de compreender a complexidade tecnológica e social das redes sociais na produção e disseminação de fake news, que redimensiona sistemas de broadcasting, narrowcasting e individual casting. Por fim, são apresentadas algumas considerações sobre a possibilidade de uma educação crítica para lidar com informações que circulam nas redes sociais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The use of social networks of the internet has increased exponentially since the beginning of the Covid-19 pandemic. This growth has made them even more conducive to the massive release of fake news, becoming even a social and public health problem. In order to understand the modus operandi of fake news on social networks, this article aims to promote an epistemological discussion that seeks to understand the process of production and dissemination of (un)truths in these environments. To do so, one starts from the concepts of ‘truth’ and ‘regimes of truth’ (Foucault, 1979), by aligning them with the psychosocial and cultural notions of perception and imagination (Sartre, 1996; Kalantzis et al., 2020). Then, one seeks to revisit and expand the discussion on the concept of ‘multi-synopticon’ (Pinheiro, 2014), in an attempt to understand the technological e social complexity of social networks on the production and dissemination of fake news, which resizes broadcasting, narrowcasting e individual casting systems. Finally, one presents some considerations on the possibility of a critical education to deal with information circulating on social networks.
  • Formação de professores no contexto pandêmico: reconfigurações do agir docente por alunos de graduação no estágio supervisionado no ensino remoto emergencial Artigos

    Pereira, Regina Celi Mendes; Leite, Evandro Gonçalves; Leite, Francisco Edson Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO Tematizamos neste artigo ações de formação de professores, mais especificamente o estágio supervisionado, no contexto do ensino remoto emergencial decorrente da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nosso objetivo é compreender como os alunos-estagiários (re)configuram as (suas) práticas docentes no estágio supervisionado na modalidade do ensino remoto emergencial, tanto na fase de observação quanto de regência. Para isso, obtivemos cinco relatórios de estágio de alunos de graduação em Letras (Língua Inglesa), analisados mediante abordagem qualitativo-interpretativista. Como fundamentação teórica, situamo-nos, de modo mais abrangente, no campo da Linguística Aplicada e, especificamente, em reflexões sobre trabalho docente e seus elementos constitutivos, na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontam entraves na interação entre professores formadores, professores preceptores, estagiários e estudantes da educação básica, tanto devido à carência de recursos tecnológicos, quanto às dificuldades de professores e estagiários de construírem meios e disponibilizar artefatos que possam se constituir instrumentos de aprendizagem. Esse cenário, portanto, evidencia a complexidade e as dificuldades do ensino remoto emergencial no processo de formação e de atuação docente de alunos no contexto do estágio supervisionado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we discuss teachers’ formation actions, more specifically the Supervised Traineeship, in the context of emergency remote education resulting from the new coronavirus pandemic (SARS-CoV-2). Our purpose is to understand how students-trainees (re)configure their teaching practices in the Supervised Traineeship in the modality of emergency remote teaching, both in the observation and conducting phases. To do so, we obtained five training reports from undergraduate students in English Language, analyzed using a qualitative-interpretative approach. As a theoretical foundation, we place ourselves, more broadly, in the field of Applied Linguistics and, specifically, in reflections on teaching work and its constituent elements, from the perspective of Sociodiscursive Interactionism. The results point to obstacles in the interaction among university teacher educator, teacher tutors, trainees and students of basic education, both due to the lack of technological resources and the difficulties of teachers and trainees to build ways and make available artifacts that can constitute learning instruments. This scenario, therefore, highlights the complexity and difficulties of emergency remote education in the process of formation and teaching performance of students in the context of the Supervised Traineeship.
  • Interação colaborativa na graduação em língua francesa: uma experiência de educação online em tempos pandêmicos Artigos

    Aranda, Maria del Carmen de la Torre

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir usos e práticas de linguagem que promoveram a participação e a interação colaborativa entre estudantes de graduação em plataforma usada para a educação online. As práticas de aprendizagem se realizaram no contexto de uma disciplina de morfossintaxe do francês para a graduação em Letras Francês da Universidade de Brasília, durante o período de ensino remoto decorrente do cenário da pandemia em 2020. Apoiadas nas noções de mediação pelo texto e de aprendizagem/interação colaborativa (WARSCHAUER, 1997; ZOUROU, 2007; BRAGA, 2013), as práticas tiveram por objetivo proporcionar uma aprendizagem da língua e sobre a língua francesa tomando como recurso textual de reflexão o próprio material linguístico-discursivo construído pelos estudantes em suas interações no ambiente online. Narrativas dos estudantes indicam que a perspectiva da educação online adotada favorece o enfoque pedagógico na negociação de sentidos colaborativamente, ao mesmo tempo que abre espaço a um trabalho crítico sobre a linguagem e os processos de elaboração de sentidos em ambientes online.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Cet article a pour but de présenter et de discuter des usages et des pratiques de langage qui ont favorisé la participation et l'interaction collaborative entre des étudiants de premier cycle universitaire sur une plateforme utilisée pour l'enseignement en ligne. Les pratiques d'apprentissage se sont déroulées dans le cadre d’un cours de morphosyntaxe du français de la licence en Lettres - Français de l'Université de Brasília pendant la période d’enseignement distanciel découlant du scénario de pandémie en 2020. Soutenues par les notions de médiation par le texte et d’apprentissage/interaction collaborative (WARSCHAUER, 1997; ZOUROU, 2007; BRAGA, 2013), les pratiques visaient à offrir un apprentissage de la langue et sur la langue française qui prend pour ressource textuelle de réflexion le propre matériau linguistique-discursif construit par les étudiants lors de leurs interactions dans l'environnement en ligne. Les récits des étudiants indiquent que la perspective de l'éducation en ligne adoptée favorise la focalisation pédagogique sur la négociation collaborative des sens, tout en ouvrant espace à un travail critique sur le langage et les processus d'élaboration de significations dans les environnements en ligne.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to present and discuss language uses and practices that have promoted participation and collaborative interaction among undergraduate students in a platform used for online education. The learning practices took place in the context of a French morphosyntax course for the Undergraduate Program in French Language Studies at Universidade de Brasília, during the remote teaching period arising from the pandemic scenario in 2020. Supported by the notions of text mediated learning and collaborative interaction (WARSCHAUER, 1997; ZOUROU, 2007; BRAGA, 2013), the practices aimed to provide learning the language and about the language, taking as a textual resource for reflection the very linguistic-discursive material constructed by the students in their interactions in the online environment. The students’ narratives indicate that the adopted online education perspective favors the pedagogical focus on collaboratively negotiating meanings, at the same time that it makes room for critical work on language and the processes of meaning-making in online environments.
  • O amor de todo mundo, palavras-sementes para mudar o mundo: gramáticas de resistência e práticas terapêuticas de uso social da linguagem por coletivos culturais da periferia em tempos de crise sanitária Artigos

    Alencar, Claudiana Nogueira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo focaliza a produção de uma gramática cultural de resistência a partir da análise de práticas linguísticas de coletivos culturais da periferia de Fortaleza, Ceará, vivenciadas nas cartografias do Viva a Palavra, um programa de extensão comunitária e de educação popular comprometido com o enfrentamento da violência por meio da valorização das formas de vida e práticas autogestionadas de arte e cultura das juventudes periféricas. Foram geradas palavras-sementes, em uma pesquisa cartográfica, sob a perspectiva da pragmática cultural. Tais palavras e seus temas geradores permitiram a análise de jogos de linguagem, como os círculos de cultura que, embora produzidos de forma remota, funcionam como práticas linguísticas terapêuticas, diante do sofrimento social, agravado pela pandemia de Covid 19. Para esse estudo, foram articulados os conceitos de palavra-mundo de Paulo Freire com os conceitos de jogos de linguagem e terapia da linguagem de Wittgenstein. Também são centrais os trabalhos de Veena Das sobre o sofrimento social e a gramática cultural. A análise mostra os efeitos da violência nas socialidades dos coletivos periféricos e as práticas linguísticas de resistência à violência, na atual crise sanitária mundial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article focuses on the production of a cultural grammar of resistance from the analysis of linguistic practices of collectives in the periphery of Fortaleza, Ceará, experienced in the cartographies of Viva a Palavra, a community outreach and popular education program committed to confrontation of violence through the valorization of the ways of life and self-organized practices of art and culture of peripheral youths. Words-world were generated, in a cartographic research, from the perspective of cultural pragmatics. Such words and their generative themes allowed the analysis of language games, such as culture circles which, although produced remotely, function as therapeutic linguistic practices, in the face of social suffering, aggravated by the Covid 19 pandemic. In this study, Paulo Freire’s concepts of word-world were articulated with Wittgenstein’s concepts of language games and language therapy. Also central are Veena Das’ works on social suffering and cultural grammar. The analysis shows the effects of violence on the socialities of peripheral groups and the linguistic practices of resistance to violence in the current global health crisis.
  • O ensino remoto emergencial e a exigência imediata de letramento: reflexões sobre um tempo de exceção Artigos

    Freire, Maximina M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Desde o reconhecimento da existência de uma pandemia sem precedentes, o mundo tem sofrido profundas mudanças e restrições. Submetemo-nos ao domínio de práticas remotas de convivência e escolhas lexicais únicas que demandam não apenas ressignificação, mas também revelam expectativa e pré-aceitação de um novo normal provável, no futuro. Se a reverberação dessa conjuntura é planetária, seu impacto é notável, de diversas formas, no âmbito educacional que contempla dinâmicas, ambientações, linguagens e recursos emergenciais para lidar com o imediatismo, simultaneidade e intertextualidade também decorrentes da policrise vigente. Considerando as bruscas mudanças originadas pela pandemia, este artigo discute questionamentos e situações observadas, mas não estritamente equacionadas, durante um extenso período de exceção, ainda emergencial. A partir do concreto e do possível, as reflexões aqui expostas buscam interpretar o cenário digital de exceção, abordando repercussões motivadas pelo deslocamento territorial, explorando linguagens e letramento (multiletramentos e transletramento) e, sobretudo, propondo uma alternativa de expansão das habilidades de produção e compreensão textual para professores e alunos que, lidando com um contexto emergencial a princípio, mas resilientemente duradouro, já antecipam e, em alguma medida, se preparam para o período pós-pandêmico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Since the recognition of the existence of an unprecedented pandemic, the world has undergone deep changes and restrictions. We have submitted ourselves to the domination of remote practices of coexistence and unique lexical choices that not only demand resignification, but also reveal expectation and pre-acceptance of a likely new normal in the future. If the reverberation of such a conjuncture is planetary, its impact on the educational field is remarkable in many ways because it contemplates environments, practices, languages and emergent resources to deal with the immediacy, simultaneity and intertextuality also arising from the prevailing polycrisis. Considering the abrupt changes originated by the pandemic, this article addresses questions and situations observed, but not strictly equated, during an extensive period of exception, still emergent. From the concrete and the possible, the reflections presented here seek to interpret the digital scenario of long-term exception, addressing repercussions motivated by territorial displacement, exploring languages and literacy (multiliteracies and transliteracies) and, above all, proposing an alternative of expanding textual comprehension and production skills for teachers and students who, dealing with an emergency context at first, but resiliently enduring, already anticipate and, somehow, prepare themselves for the post-pandemic period.
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