Acessibilidade / Reportar erro
Revista da Faculdade de Educação, Volume: 23, Número: 1-2, Publicado: 1997
  • Apresentação

    Aquino, Julio Groppa
  • LIÇÕES DE FREIRE Artigos

    Gadotti, Moacir

    Resumo em Português:

    Convivência com Paulo Freire: no exterior, a possibilidade de se aprender mais sobre o Brasil. Fundação do Instituto Paulo Freire: um espaço na busca de novas teorias e práticas educacionais. Compromisso com os oprimidos de todo o mundo. Contribuição de Paulo Freire à história das idéias pedagógicas. O conhecimento deve-se constituir numa ferramenta essencial para intervir no mundo. Para Paulo Freire, conhecer é descobrir e construir e não copiar, como na pedagogia dos conteúdos. A educação não pode ser orientada pelo paradigma de uma empresa, que dá ênfase apenas a eficiência. Este paradigma ignora o ser humano. Segundo os construtivistas, aprende-se quando se quer aprender e só se aprende o que é significativo.

    Resumo em Inglês:

    Acquaintance with Paulo Freire: in the foreign countries there is the possibility of learning more about Brazil. The foundation of Institute Paulo Freire: a space in the search of new educational theories and practices. Paulo Freire had a commitment with the oppressed people around the world. To Paulo Freire the knowledge must be an essential tool to intefere in the world. To know is to find out and build, and no-duplicate as the pedagogy of contents. The education cannot be guided by an enterprise paradigm, which gives emphasis to the efficiency. This paradigm disregards the human being. According to the constructivists, people learn when they want to learn, and they only learn what is meaningful to them.
  • FREIRE: CONSCIÊNCIA E LIBERTAÇÃO (A PEDAGOGIA PERIGOSA) Artigos

    Rubio, Eduardo Medina

    Resumo em Português:

    As idéias e os escritos de Paulo Freire são parte importante para mudança social. Dirigem-se àqueles que vêem o futuro do homem. As reflexões sobre a "Cultura do silêncio" contribuíram para desenvolver uma filosofia e um método para encontrar o sentido, a natureza, os propósitos e a identidade entre os oprimidos. A tarefa do educador deve ser a de problematizar para os educandos o conteúdo que os mediatiza e não entregá-lo como algo já feito, acabado. Paulo Freire foi criador e defensor de uma pedagogia crítica, considerada perigosa em 1964. A obra de Paulo Freire postula transformações culturais importantes em função da liberdade dos povos oprimidos.

    Resumo em Inglês:

    The Paulo Freire thoughts and writing are important pieces to social transformations. They are directed to that one that takes care of the man's future. The meditations about the book "The culture of the silense" have contributed to develop a philosophy and a system to find out the meaning, the nature, the purpose and the identity among the oppressed people. The teacher cannot deliver the solution of everything to the pupil/student, but he must show them the contents the problem, give them a chance to solve it. The Paulo Freire works assume important cultural transformations to the freedom of oppressed people
  • NORMALISATION, ACADEMISATION, UNIVERSITARISATION, PARTENARIAT: DE LA DIVERSITÉ DES VOIES VERS L'UNIVERSITÉ

    BOURDONCLE, Raymond

    Resumo em Português:

    Na França, a universitarização da formação de professores de ensino primário aconteceu de maneira quase que brutal. As escolas normais e os centros pedagógicos, que formavam professores, foram substituídos por um organismo único, o Instituto Universitário de Formação de Professores. A França não foi o único país a seguir este processo de universitarização. No Brasil, a transferência da formação de professores do ensino primário para a universidade está sendo feita de maneira progressiva. Os Estados Unidos terminaram este processo no fim dos anos 30. A província de Quebec, no Canadá, o fez em 1965, através de um decreto suprimindo as escolas normais e integrando a formação dos professores nas faculdades de educação. Na união européia, quase todos os países o fizeram. Algumas distinções conceituais são apresentadas neste texto, a fim de ordenar, se possível, esta variedade. Após mostrar resumidamente as dimensões do fenômeno, a profundidade histórica e sua amplitude geográfica, faz-se distinção entre normalização (escola normal), academisação e universitarização. São examinadas, ainda, as vias administrativas desta reorientação e os modos de ação. Tenta-se mostrar uma espécie de modelo de evolução da formação de professores, apoiando-se em trabalhos já realizados. O interesse por modelos citados é o de tentar introduzir a inteligibilidade e a previsibilidade. A educação comparada nos mostra constantemente que se encontram evoluções convergentes entre diferentes países, mesmo que isso não aconteça no mesmo momento.

    Resumo em Inglês:

    In France, the school and pedagogical centre that graduate teachers to preschool and elementary school were replaced by an unique organism, the Formation of Teachers Universitarian Institute. In Brazil, the formation of teachers of elementary school is being transfered progressively from the 2nd degree to the university. In the USA this process was ended in the decade of 30. In 1965, the Province of Quebec published a decree (edict): only the school of education can formate teachers of pre and elementary school. The objective of this work is to show for what reason these transferences were done, the history of each country, the geographical amplitude, and the evolution of teachers formation.
  • LOS IMPERATIVOS DE LAS POLÍTICAS EDUCATIVAS DE LOS 90

    TIRAMONTI, Guillermina

    Resumo em Português:

    A globalização está dando novo significado às tradicionais desigualdades, que agora se fundamentam no controle diferenciado da mudança tecnológica. Os países da periferia, excluídos da possibilidade de intervir nessa configuração de ordem mundial, iniciaram um processo de conversão econômica, destinado a adaptar-se a ele e gerar algum circuito que lhes permita incorporar-se ao intercâmbio. Em meados da década de 80, a América Latina melhorou as taxas de alfabetização e de escolarização, ainda que tenha um longo caminho a percorrer no campo da inclusão. O processo de inclusão educacional trouxe inovações pedagógicas e administrativas, mas foi acompanhado por um deterioramento dos salários e das condições do trabalho docente. Está havendo uma reconfiguração do sistema educativo, a partir da definição do espaço social que ocupa a escola. O desenvolvimento dos meios de comunicação massiva, da informática, da grande variedade de recursos tecnológicos que aparecem no mercado, geram circuitos de informação e saberes alheios à escola e que competem com ela. Questiona-se o espaço escolar como o único possível para difusão cultural e a incorporação do conhecimento social produzido.

    Resumo em Inglês:

    The globalization is giving a new meaning to traditional differences among the countries. In the middle of the 80, the Latin America got better the alphabetization and the scholarization rates, although there is a long way to go through the inclusion field. The procedure of educational inclusion has brought pedagogical and administrative innovations, but it is coming along with the deterioration of teachers' salary and conditions of working. Actually it is occurring a re-configuration of educational system from the definition of social space occupied by the school. People ask if the school space is the unique to be possible to cultural diffusion and incorporation of social knowledge.
  • TRANSIÇÃO AO TRABALHO E POSTURAS DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAIS Artigos

    ESTEVES, António Joaquim

    Resumo em Português:

    Redefinir a articulação de posturas de investigação e de posturas de intervenção social num "modelo de experimentação", para ensaiá-la a propósito da transição ao trabalho dos jovens - eis os objectivos básicos deste texto.

    Resumo em Inglês:

    In this paper I intend to redefine the relationship between attitudes toward research and attitudes toward social intervention in the context of an "experimental model". Then I make use of that redefinition to study the transition of young people from school to work.
  • PARA O ESTUDO DA EVOLUÇÃO DO ENSINO E DA FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL EM PORTUGAL Artigos

    LIMA, Licínio C.

    Resumo em Português:

    Estudos sobre a evolução do ensino de disciplinas, na formação de professores em Portugal, são recentes. O controle burocrático centralizado reteve as dimensões do controle político-administrativo. De certo modo, protegeu a esfera educativa das influências modernizantes, do capitalismo industrial e das lógicas mercantis e gerencialistas. Defendeu a educação do domínio político, da intervenção de movimentos sociais, das propagandas de ideais democráticos e da cidadania. A utilização da designação "Administração educacional" ilustra as dificuldades sentidas, ao longo dos últimos anos, em termos da construção acadêmica de uma área, seja pela falta de tradição, seja pelos antecedentes históricos.

    Resumo em Inglês:

    In Portugal, studies about the evolution of disciplines teaching in the teachers formation are recent. The centralized bureaucratic control has held back the dimensions of politic administrative control. In a certain way, it has protected the education against the new-fashioned influences, manufacturing capitalism, and mercantile and managerial logics. This centralized bureaucratic control has also profected the education against the politic dominion, the intervention of social movements, the advertising of democratic ideals, and against the citizenship. The use of the term "Educational administration" shows the difficulties met by the searchers along the latest years, since there is no tradiction nor historic antecedence.
  • LA EVALUACION EN LA ESCUELA: UNA AYUDA PARA SEGUIR APRENDIENDO

    LaCueva, Aurora

    Resumo em Espanhol:

    EI trabajo llama la atención sobre algunos de los principales problemas que puede presentar la práctica de la evaluación en la escuela: el énfasis en los aprendizajes más superficiales y de menor nivel, la ilusión totalizante, el imposible diagnóstico como paso previo a toda enseñanza, el esencialismo, el error tomado como anormalidad, el papel etiquetador de la nota, la instrumentalización engañosa, el crecimiento desmesurado de la acción evaluadora como juicio y sentencia. Frente a estas peligrosas deformaciones, se propone una evaluación como ayuda para seguir aprendiendo, incorporada a la actividad normal de una escuela rica en experiencias formativas. Una evaluación abierta y flexible, realizada a partir de los procesos y productos cotidianos en el aula de clases. Tablas y gráficos pueden sustituir con provecho a las calificaciones. Las fichas de registro, el portafolio, el seguimiento atento del docente, son mecanismos para ir acompañando y sosteniendo el aprendizaje infantil. La autoevaluación y la coevaluación resultan parte importante del proceso. La evaluación debe estar complementada con medidas de apoyo, dirigidas a facilitar a los aprendices la superación de sus insuficiencias

    Resumo em Inglês:

    The paper calls attention to some of the main problems that may be present in the evaluation of school learning: the emphasis in low level and superficial leaming, the totalizing illusion, the impossible diagnostic as previous step to all teaching, the essentialism, the consideration of mistakes as anomalies, the labeling rol of grades, the mystifying instrumentalization, the disproportionate growth of the evaluation function as judgement and sentence. Against theses dangerous deformations, it is proposed an evaluation as help for increasing learning, incorporated into the regular activities of a school setting rich in formative experiences. This means an open and flexible evaluation, based on the appreciation of daily classroom processes and products. ln this context, grades may be profitely substituted by charts and graphs. Register cards, portfolios, the teacher's careful follow-up, are mechanisms for the accompanyment and support of students' learning. Self-evaluation and co-evaluation are important parts of the evaluative process. Evaluation must be complemented by aid measures, aimed at helping children overcome their learning insufficiencies.
  • IMAGENS DA VIDA E DA MORTE: "O IMAGINÁRIO DA DERRELIÇÃO" OU A CULTURA LATENTE EM GRUPOS DE ALUNOS DO COLEGIAL NO LICEU PASTEUR/SP Artigos

    CARVALHO, José Carlos de Paula

    Resumo em Português:

    Propõe-se estudar os dinamismos simbólicos-organizacionais não-manifestos da cultura de um grupo-classe através das heurísticas da culturanálise de grupos, assim evidenciando os mitemas que atuam como organizadores psíquicos da socialidade do grupo dentro de uma cultura escolar francófona.

    Resumo em Inglês:

    The text shows the symbolic dynamics forming the "socialité" groups as latent culture in consideration of which the mythemes structures work as psycho-culturals arrangements the school culture.
  • CONTA-ME AGORA!: AS NARRATIVAS COMO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA PESQUISA E NO ENSINO Artigos

    CUNHA, Maria Isabel da

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma reflexão sobre as narrativas como instrumental educativo, tanto na pesquisa como no ensino . Recupera-se o sentido das narrativas e parte-se do pressuposto de que, trabalhar com elas na pesquisa e/ou no ensino é partir para construção/desconstrução das experiências do professor. Defende-se a idéia que as narrativas provocam mudanças na forma como as pessoas compreendem a si próprias e aos outros e, por este motivo, são, também importantes estratégias formadoras de consciência numa perspectiva emancipadora. Explora-se a dupla vertente de possibilidades no campo: a investigação da narrativa usada no ensino e na pesquisa que usa a narrativa.

    Resumo em Inglês:

    This study is based on reflection about narratives as an educational instrument both on research and teaching. It recovers the sense of the narratives and takes for granted that working on them in research or teaching is loading to the construction and desconstruction of the teacher’s experiences. It defends the idea that narratives cause changes on the way people understand themselves and others. For this reason they are also important strategies in awareness development on a freeing basis. It exploits double possibilities in the field: - the research of the narrative used in teaching; - the research that uses the narrative.
  • CONSTRUTIVISMO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E HABILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS Artigos

    VILLANI, Alberto; PACCA, Jesuina Lopes de Almeida

    Resumo em Português:

    Uma visão construtivista do ensino e aprendizagem nos meios didáticos recoloca o problema da formação do professor, ressaltando a importância do seu conhecimento científico e da natureza de sua competência profissional. O trabalho pretende discutir a interferência mútua entre conhecimento científico e habilidade didática na elaboração e execução de um planejamento pedagógico. As considerações baseiam-se em reflexões sobre diferentes situações de ensino, planejadas e conduzidas por nós, que incluem aperfeiçoamento de professores e formação de multiplicadores desse processo, entre outras. Assim, são relacionadas algumas ações concretas, organizadas para contemplar a competência científica e a habilidade didática do professor; ao mesmo tempo são apontadas conseqüências práticas para a formação regular de professores e para a formação continuada.

    Resumo em Inglês:

    A construtivistic view of teaching and learning in the fields of didactic shows the problem on teacher formation, pointing out the scientific knowledge and the professional competence importance. This work intends to discuss the mutual interference between scientific knowledge and didactic ability in elaborating and executing a pedagogical plan for the classes. Considerations are based upon reflections about teaching situations, planned and conducted by ourselves, including teachers updating and formation of multipliers for this process, among others. Then, some concrete actions, organized for dealing with teacher scientific competence and didactic ability, are related; furthermore practical consequences for teacher regular formation and in service updating are showed
  • PROFESSOR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DAS INFORMAÇÕES QUE SE TEM ACERCA DA FORMAÇÃO QUE SE ESPERA Artigos

    GARNICA, Antonio Vicente Marafioti

    Resumo em Português:

    O presente artigo faz um levantamento da bibliografia disponível acerca da formação de professores em cursos de licenciatura, iniciando com um tratamento hermenêutico ao termo "formação", passando pela atual situação dos docentes no estado de São Paulo. Caracteriza a constituição das instituições formadoras e levanta aspectos convergentes em relação ao tratamento do tema na literatura. Finalmente são feitas considerações específicas sobre a formação dos professores em cursos de Licenciatura em Matemática.

    Resumo em Inglês:

    This paper makes a review of the literature on teacher training, begining with hermeneutical remarks on the word "formation". It discusses the actual context of teaching in the State of São Paulo, focusing the constitution of training programmes in universities, and bring some convergent features about this theme available in the literature. Finally, this work focuses the training of Mathematics teachers.
  • UNIVERSIDADES PÚBLICAS E SOCIEDADE: UMA PARCERIA NECESSÁRIA Artigos

    KAWASAKI, Clarice Sumi

    Resumo em Português:

    Este artigo discute o papel das universidades públicas na sociedade brasileira. A discussão se dá no contexto da globalização acelerada, em que o cenário predominante é o de mercado, onde existe desigualdade básica entre países 'avançados' e 'menos avançados' quanto aos privilégios no mercado econômico mundial. Para a superação dessa dicotomia, propõe a adoção de cenários alternativos (Guadilla, 1994) ao de mercado, que procurem conjugar as necessidades da realidade local com a globalização econômica em nível mundial. O papel das universidades públicas é ressaltado nesse contexto, principalmente na formação de quadros profissionais críticos. O estudo aponta para a necessidade das universidades desenvolverem projetos integrados de pesquisa e educação que atendam às áreas de relevância social e econômica.

    Resumo em Inglês:

    The present article discusses the role of public universities in the Brazilian society. It occurs within the context of accelerated globalization, in the scenario of 'market', with fundamental differences between 'advanced countries' and 'less advanced countries', in relation to the privileges in the world economic market. It is proposed the adoption of the alternative scenarios (Guadilla, 1994) to superate this dichotomy, coordinating the local necessities with the world economic globalization. The role of public universities is emphasized, mainly, in the formation of critical professionals. The study indicates the necessity of integrated projects of research and education, with social and economical relevance.
  • UM ESTUDO DAS POTENCIALIDADES E HABILIDADES NO NÍVEL DA PRÉ-ESCOLARIDADE E SUA POSSÍVEL INTERFERÊNCIA NA CONCEPÇÃO QUE A CRIANÇA CONSTRÓI SOBRE A ESCRITA Artigos

    NICOLAU, Marieta Lúcia Machado

    Resumo em Português:

    Este artigo é um " recorte" de uma pesquisa desenvolvida em 1992 com 80 crianças, sendo 20 de 4 anos, 30 de 5 anos e 30 de 6 anos da Creche Central/ COSEAS- USP. Serão apresentados os resultados obtidos com crianças de 6 anos, destacando: a linguagem oral, a formação de histórias, as concepções sobre a escrita, as produções escritas e os resultados do Teste ABC. Foram desenvolvidas entrevistas individuais sempre valorizando as justificativas infantis. Entre as conclusões, destaca-se a de que a classe social não foi causa suficiente para explicar positiva ou negativamente o desempenho infantil. O nível de auto-estima, as condições do processo de socialização, a idade, o trabalho pedagógico da creche, todos estes fatores , interaginndo, mostraram-se responsáveis pelos desempenhos das crianças.

    Resumo em Inglês:

    This work is part of a research carried out in 1992 with eight children -- two children of four years old, three of five and three of six -- in the Central Day Nursey of the University of São Paulo. In this article, the results obtained with the children of six years old: are related; they showed emphasis on oral language, story development conceptions about writing, written productions and results on the ABC Test. Individual interviews were developed, always giving special attention to the justifications given by the children. We draw the following conclusions: social class is not sufficient to positively or negatively explain children’s performance. Self esteem level, socialization conditions, age, educational work in nursey, all these factors interacting are responsible for children’s performance
  • O DISCURSO SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR DO PONTO DE VISTA DO ALUNO Artigos

    CAMARGO, Alzira Leite Carvalhais

    Resumo em Português:

    Neste artigo, pretende-se analisar a relação entre a prática da avaliação escolar e o processo de conhecimento do aluno com base em relatos escritos por 390 universitários, formandos dos anos de 1991 a 1994. Busca-se, pela análise do discurso, explicitar as representações que os sujeitos construíram mediante suas experiências em avaliação e os sentidos que nelas se contêm, assim como identificar os elos sócio-pedagógicos condicionantes do movimento contraditório entre aprender e avaliar. Igualmente procura-se estabelecer as relações entre a avaliação escolar e o contexto da sociedade mais ampla. Em ambas perspectivas de análise, o princípio de homogeneização mostrou-se relevante para explicar o problema de pesquisa formulado

    Resumo em Inglês:

    In this article, we will analyse the relationship between educational evaluation and the process by which students acquire knowledge, based on written reports from 390 last year university students. The reports were collected from 1991 through 1994. Through discourse analysis, we sought to explicit the representations the subjects had constructed from their experiences in being evaluated, the meaning contained in such situations as well as to identify the social-educational links, that condition the contradictory movements between learning and evaluating. We also attempted to establish what relations exist between educational evaluation and the larger social context. Our analysis showed the principle of homogenization to be relevant in explaining the research as formulated.
  • FONTES PRIMÁRIAS: SABERES EM MOVIMENTO Artigos

    CAMPOS, Edson Nascimento; CURY, Maria Zilda Ferreira

    Resumo em Português:

    Este artigo trata as fontes primárias à luz de uma epistemologia que submete a investigação e a pesquisa à ação desconstrutora dos sujeitos: as fontes, por isso, saem da posição de "ponto primacial" para a de "ponto relacional". E, aí, a linguagem se transforma em relação de intertextualidade, pois a contradição marca o sentido da interdependência e, nisso, a significação põe a força da instabilidade na relação do sujeito com o objeto. Este, aliás, aberto à abordagem múltipla do real, integra a relação de interdisciplinaridade, e, assim, vêm surgindo, por exemplo, explicações iluminadoras com as articulações de Educação, Pedagogia, Linguagem, História.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with the primary sources under an epistemology that submits the investigator and the research to a subject’s ‘disconstructior’ treatment: the sources, therefore, move from the old position of a "primacial" point to the new one of "relational" point. In respect of this movement, the language becomes an "intertextual" activity because contradiction shapes the meaning of the mutual dependence: the signification puts in motion the instability of the subject’s relationship with the object. Since the object is opened to the multiple approach of reality, it shapes the interdisciplinary relationship. So, some bright explanations have been coming to sight when Education, Pedagogy, Language, History are connected.
  • RELAÇÕES QUE A TV E A ESCOLA PROPICIAM AOS EDUCANDOS: ENTREVISTA CONCEDIDA PELO PROF. FRANCISCO GUTIÉRREZ, EM OUTUBRO DE 1995 Entrevista

    PORTO, Tania Maria Esperon

    Resumo em Português:

    O prof. Dr. Francisco Gutiérrez tece considerações sobre a realidade da escola e da televisão. Levanta propostas alternativas para o estabelecimento de relações entre estas instituições, que tragam prazer, sentido e significado à vida dos estudantes. Fala, ainda, sobre a Pedagogia da Comunicação, responsável por uma abordagem pedagógica dos meios de comunicação.

    Resumo em Inglês:

    The prof. Dr. Francisco Gutiérrez comments about school and TV reality. He raises alternative proposals to fix relations between these institutions in order to bring pleasure, good sense and significance to students life. He still comments about Pedagogy of Communication which is responsible for the pedagogical approach of communication media.
  • ANÍSIO TEIXEIRA, UM EDUCADOR POLÊMICO E INCANSÁVEL, ÀS VOLTAS COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA E DEMOCRÁTICA Resenhas

    Sousa, Cynthia Pereira de
  • COMO ANDA A REFORMA DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA? Resenhas

    Fonseca, João Pedro da
  • RESUMO DAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E DAS TESES DE DOUTORADO DEFENDIDAS NA FEUSP EM 1996 Resenhas

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Biblioteca, Av. da Universidade, 308, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3818-3525, Fax: +55 11 3818-3148 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@edu.usp.br