Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 29, Publicado: 2021
  • Apresentação Editorial

  • Introdução Debates

    LIMA, SOLANGE FERRAZ DE
  • Breve história da curadoria de arte em museus Debates

    MAGALHÃES, ANA GONÇALVES; COSTA, HELOUISE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto busca compreender as narrativas construídas em torno da história da curadoria de arte enquanto prática social, por meio da discussão de alguns de seus paradigmas. Propõe-se uma história na contramão da tendência de abordar a curadoria de arte apenas a partir da segunda metade do século XX. Do cuidado com as coleções às exposições temporárias, a curadoria de arte especializou-se ao longo dos séculos e foi responsável por articular diferentes discursos de legitimação sobre a arte. Se num primeiro momento constituíram-se narrativas sobre a arte e os artistas, ao longo do século XX e das experiências de arte moderna o foco voltou-se para a formação de público e de quadros profissionais para os museus. A partir da década de 1960 ocorre a divisão de uma figura que antes era una: o conservador - ou curador de coleção - e o curador independente. Enquanto o primeiro passou a ser considerado um mero funcionário das instituições museológicas, o segundo ganhou protagonismo e estatuto de autor. A inclusão de experiências curatoriais realizadas no Brasil, em diferentes momentos históricos, serve como contraponto crítico às práticas curatoriais de arte realizadas nas instituições tradicionais europeias e estadunidenses, com vistas a uma abordagem que leve em conta o processo de globalização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article searches to understand the narratives built around the history of art curatorship as a social practice, considering some of its paradigms. We thus propose a counter-narrative to the tendency to contend art curatorship only as emerging in the second half of the 20th century. From the conservation of collections to temporary exhibitions, art curatorship has become a specialized field and has been responsible to articulate different discourses of the legitimization in the visual arts throughout the centuries. If in the first period, narratives of the visual arts and of the artists were built, in the 20th century and in face of modern art experiences, the focus was geared towards the education of the audience and of the museum professional staff. Since the 1960s, there has been a separation of a figure that was understood as one professional: the conservator (or collection curator) and the independent curator. In this process, the former has been considered as a mere technical employee of museum institutions, whereas the latter has gained the spotlight and a status as an author/creator. The inclusion of curatorial experiences that took place in Brazil in various historical moments serves as a critical counterpoint to the art curatorial practices in the framework of traditional European and US institutions, aiming at an approach that looks into the issue from the perspective of the globalization process.
  • Comentário I: Curadoria artística dentro e fora do museu Debates

    LORENTE, JESÚS PEDRO
  • Comentário II: Museu - Curador. Pasado, presente y potencia de categorías e instituciones Debates

    BALDASARRE, MARÍA ISABEL
  • CURADORIA EM MUSEUS ANTROPOLÓGICOS Debates

    VASCONCELLOS, CAMILO DE MELLO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute a curadoria em museus antropológicos e os desafios decorrentes das novas perspectivas de participação de sociedades indígenas que buscam na autorrepresentação dos discursos expositivos um papel mais efetivo nas instituições museológicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses the topic of curatorship in anthropological museums and the challenges arising from the new perspectives of participation of the indigenous societies that are looking for a more effective role in the museum institution by self-representation in the expository discourses.
  • Comentário I: Processo curatorial, museus antropológicos e descolonização Debates

    MORAES-WICHERS, CAMILA AZEVEDO DE
  • Comentário II: Um olhar antropológico sobre a curadoria: da agência dos objetos a sua artificação Debates

    GOLDSTEIN, ILANA SELTZER
  • Princípios para a curadoria técnica do acervo entomológico do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo Debates

    BRANDÃO, CARLOS ROBERTO FERREIRA; RAMOS, KELLI DOS SANTOS; ULYSSÉA, MÔNICA ANTUNES; SANTOS, ALVARO DORIA DOS; ANDRADE, TAMIRES DE OLIVEIRA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo trata das práticas curatoriais adotadas na seção de entomologia do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Adicionalmente, apresenta uma breve introdução sobre sua origem, a formação dos museus de história natural, os paradigmas adotados pela curadoria desde a formação do acervo, bem como os desafios para manter e disponibilizar as coleções no cenário atual de carência de técnicos e pesquisadores, inadequação de infraestrutura, diminuição do investimento em ciência e tecnologia e crescente aporte de material biológico para instituições oficiais feito por fontes externas ao museu.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses the curatorial practices adopted in the Entomology section of the Museum of Zoology of the University of Sao Paulo (MZ-USP). Moreover, it presents a brief introduction on the formation of Natural History Museums and the origins of the MZ-USP, exploring the paradigms adopted by the curatorship since the collection creation and the challenges in maintaining and making collections available in the current scenario of scarcity of technicians and researchers, inadequate infrastructure, decreased investment in Science and Technology, and increasing supply of biological samples from outside sources to official institutions.
  • Comentário I: Organizando tantas formas e tanta beleza Debates

    CÂNDIDO, MANUELINA MARIA DUARTE
  • Comentário II: Sobre processos curatoriais em política científica Debates

    LOPES, MARIA MARGARET
  • Comentário III: Reflexões sobre a gestão de coleções biológicas Debates

    SANJAD, NELSON; COSTA, SUE
  • Curadoria em museus de história Debates

    CARVALHO, VÂNIA CARNEIRO DE; MARINS, PAULO CÉSAR GARCEZ; LIMA, SOLANGE FERRAZ DE

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo aborda os desafios da curadoria em museus universitários de história tendo como referência os debates teóricos em torno da potência documental de objetos e imagens - em contraste com sua tradicional mobilização memorial -, a ampliação do espectro de sujeitos sociais a que esses museus devem se referir e a construção de saberes e responsabilidades compartilhadas no âmbito curatorial. A renovação trazida por essas reflexões é tratada a partir dos parâmetros conceituais e da prática curatorial que animam o Museu Paulista da Universidade de São Paulo desde sua reformulação na década de 1990.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article discusses the challenges of curating in university history museums with reference to the theoretical debates around the documentary power of objects and images - in contrast to their traditional memorial mobilization -, the broadening of the spectrum of social subjects to which these museums should be refer and the construction of knowledge and shared responsibilities in the curatorial scope. The renewal brought by these reflections is discussed from the conceptual parameters and curatorial practice in Museu Paulista da USP since its reformulation in the 1990s.
  • Comentário I: Menos certezas, mais vozes: o gesto curatorial frente a novas demandas sociais Debates

    MENEGUELLO, CRISTINA
  • Comentário II: O cuidado com o outro nos museus: um novo paradigma Debates

    SANTOS, MYRIAN SEPÚLVEDA DOS
  • Musée national de l’histoire de l’immigration - Persona grata: le concept humain d'hospitalité envers les immigrants et les réfugiés Museus

    BRUSADIN, LEANDRO BENEDINI

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo reflete a crise da hospitalidade no cenário global por meio da exposição Persona grata do Museu Nacional de História da Imigração em Paris. O desafio desta pesquisa é estabelecer um debate interdisciplinar sobre a hospitalidade à luz de pensadores franceses, tais como Derrida, Gotman, Boudou, Brugère e Le Blanc. O elemento metodológico utilizado nesta pesquisa foi a observação direta e o registro fotográfico. A proposta deste museu com a exposição Persona Grata evidencia uma visão crítica à hospitalidade moderna. A relação entre hospitalidade e imigração, inserida nas exposições permanentes e temporárias do Museu Nacional de História da Imigração, serviu para refletir sobre as práticas aos incluídos e excluídos dentre os imigrantes e refugiados a partir de uma perspectiva social.

    Resumo em Francês:

    RESUMÉ Cet article reflète la crise de l’hospitalité qui se présente sur la scène globale à travers l’exposition Persona grata au Musée national de l’histoire de l’immigration à Paris. Le défi qui se pose, dans cette recherche, est de contribuer à l’approfondissement du débat interdisciplinaire sur l’hospitalité à la lumière des penseurs français comme Derrida, Gotman, Boudou, Brugère et Le Blanc. L’élément méthodologique utilisé dans cette recherche était l’observation directe et l’enregistrement photographique. La présentation de la proposition muséographique de l’exposition Persona grata fait ressortir les critiques de l’hospitalité dans la modernité. Le lien entre l’hospitalité et l’immigration, inséré dans les expositions permanente et temporaire du Musée national de l’histoire de l’immigration, a servi à la réflexion sur les pratiques des inclus et des exclus de immigrants et réfugiés du processus social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper reflects the crisis of hospitality on the global scene through the exhibition Persona grata at the National Museum of the History of Immigration in Paris. The challenge in this research is to contribute to establish an interdisciplinary debate on hospitality in the light of French thinkers like Derrida, Gotman, Boudou, Brugère and Le Blanc. The methodological element used in this research was direct observation and photographic recording. The presentation of the museum proposal for the Persona Grata exhibition highlights criticisms of modern hospitality. The link between hospitality and immigration, inserted in the permanent and temporary exhibitions of the National Museum of the History of Immigration, served to reflect on the practices of those included and excluded of the immigrants and refugees from the social process.
  • As coleções Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena - Percurso documental, requalificação e colaboração Museus

    CURY, MARILIA XAVIER

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo trata de um estudo de curadoria de objetos e coleções Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena em São Paulo, com o propósito de informar esses grupos sobre o que os museus - Paulista e de Arqueologia e Etnologia - fizeram por mais de um século (no caso de objetos Kaingang) ou sete décadas (coleções Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena). Para se traçar as trajetórias desses objetos e coleções, a estratégia foi recorrer à Revista do Museu Paulista, inventários antigos e outros documentos, para ver o percurso documental e físico dos objetos, por grupo. Na sequência, com a curadoria dos indígenas, são incorporadas novas interpretações aos objetos, a autorrepresentação indígena, contrastando com o processo documental (representação etnográfica). Nesse sentido, temos o objetivo de registrar as entradas e permutas em dado tempo, mas também revelar como a documentação e suas linguagens foram se alterando ou incorporando outras informações, com as implicações devidas, para se chegar aos objetos e a novas interpretações. O pano de fundo é a cena descolonial sustentada em processo de colaboração com indígenas, o que levou a pesquisa a entender ações institucionais sucessivas, mas, principalmente, encontrar os objetos e disponibilizá-los aos indígenas com as informações e materialidades preservadas possíveis, para serem apropriadas pelos grupos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article deals with a study of curatorship of Kaingang, Guarani Nhandewa and Terena collections in São Paulo, with the purpose of informing these groups about what museums - Paulista and Archeology and Ethnology - have done for more than a century (in the case of Kaingang objects) or seven decades (Kaingang, Guarani Nhandewa and Terena collections). In order to trace the trajectories of these objects and collections, the strategy was to resort to Revista do Museu Paulista, old inventories and other documents, to follow the documentary and physical path of the objects by group. Then, with the curatorship of the indigenous people, new interpretations of the objects are incorporated, contrasting with the documentary process (ethnographic representation) and indigenous self-representation. Therefore, we aim to record the entries and exchanges at a given time, but also to reveal how the documentation and its languages have been changing or incorporating other informations, with its necessary implications, until reaching the objects. The backdrop is the decolonial scene sustained in collaboration processes with indigenous people, which led the research to understand the successive institutional actions, but mainly, to find the objects and make them available to the indigenous people with the possible information and materialities preserved, to be appropriated by groups.
  • Kimono: elucidating meanings of Japanese textile artifacts for a museum audience Museus

    LUU, SOPHIA; MCKINNEY, ELLEN

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta pesquisa foi criar textos de museus e materiais educacionais para a seção têxtil de uma grande exposição de um museu universitário de um ano, focada em explorar a cultura e a estética japonesas por meio de obras de arte aplicada e fina. Poucas informações sobre os têxteis estavam disponíveis. Uma amostra do histórico quimono japonês, yukata e obi, em uma coleção universitária foi examinada usando métodos de pesquisa em cultura material e semiótica. Os motivos presentes nos têxteis foram identificados e explorados pela forma como eles representam valores relevantes para as práticas culturais japonesas ao longo do tempo. Em particular, os motivos foram explorados por sua atração notável pelos valores religiosos e culturais de uma sociedade. Os motivos eram predominantemente botânicos, enfatizando o respeito pela natureza na cultura japonesa. Outras categorias de motivos presentes incluem elementos geométricos, animais/insetos, objetos culturais/cotidianos e motivos de paisagem. Foram identificados 104 motivos individuais. Os significados simbólicos foram examinados e interpretados juntamente com materiais, cores e técnicas atuais. O uso de métodos de pesquisa em cultura e semiótica de materiais para análise de têxteis japoneses é mapeado neste estudo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this research was to create museum texts and educational materials for a textiles section of a major year-long university museum exhibit focused on exploring Japanese culture and aesthetics through works of fine and applied art. Little background information about the textiles was available. A sample of historical Japanese kimono, yukata, and obi in a university collection was examined using material culture and semiotics research methods. The motifs present in the textiles were identified and explored for how the motifs represent values relevant to Japanese cultural practices throughout time. In particular, motifs were analyzed for their noted conveyance of a society’s religious and cultural values. Motifs were predominantly botanical, emphasizing the respect for nature within Japanese culture. Other motif categories present included geometric, animals/insects, cultural/everyday objects, and landscape motifs. 104 individual motifs were identified. Symbolic meanings were examined and interpreted alongside present materials, colors, and techniques. The use of material culture and semiotics research methods for analyzing Japanese textiles is mapped in this study.
  • Artistas latino-americanos na Paris modernista: a difícil consagração Museus

    SIMIONI, ANA PAULA CAVALCANTI

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo busca problematizar as possibilidades de reconhecimento obtidas por artistas latino-americanos na Paris modernista. A partir das teorias sobre consagração artística, analisa-se principalmente o processo de musealização das obras de artistas latino-americanos que passaram a compor os acervos públicos franceses entre a década de 1910 e a fundação do Musée National d’Art Moderne, em 1947. A pesquisa realizada nos Archives Nationales permitiu identificar quantos e quais, dentre os mais de trezentos artistas latino-americanos atuantes em Paris, foram escolhidos para comporem tais coleções. Como se verá, foram realmente poucos aqueles que conseguiram ter suas obras inseridas numa coleção pública francesa, e mesmo assim, isso não garantiu visibilidade na época, como as flagrantes ausências no MNAM bem revelam.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article seeks to problematize the recognition possibilities of Latin American artists in modernist Paris. Based on theories of artistic consecration, this article analyzes the process of musealization of works by Latin American artists, who became part of French public collections between the 1910s and the founding of the Musée National d’Art Moderne in 1947. The research, carried out in the Archives Nationales, made it possible to identify how many and which, among the more than three hundred Latin American artists who developed their work in Paris, were chosen to become part of these collections. As we will see, only a minuscule few actually managed to have their works included in a French public collection. Even when they did, this was hardly a guarantee of visibility, as revealed by certain blatant absences in the MNAM collection.
  • Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, México Museus

    ROCHA, JESSICA NORBERTO; MASSARANI, LUISA; POENARU, LARA MUCCI; MARTINS, ALANNA DAHAN; MACÍAS-NESTOR, ALBA PATRICIA

    Resumo em Português:

    RESUMO A leitura no contexto específico dos museus tem sido objeto de debate entre os pesquisadores. Alguns autores defendem que os visitantes não leem nesses espaços ou que os textos são componentes periféricos das exposições. Estudos recentes, no entanto, ressaltaram o papel pedagógico e comunicativo dos textos, que podem contribuir para a aprendizagem do visitante. Neste estudo foram analisadas as visitas de cinco grupos de estudantes de escolas públicas, com entre 13 e 17 anos, a um museu de ciências do México. Os resultados sugerem que a leitura em um museu de ciência permite explorar e compreender o funcionamento de um módulo de exposição, além de apreender seu conteúdo científico, evidenciando que os textos cumprem uma função educacional relevante ao provocar reflexões, aprofundando nos temas e a socialização do conhecimento científico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Many researchers have discussed the practice of reading in the museum context, with some authors arguing that texts are peripheral components of the exhibitions or that visitors do not read in these spaces. On the other hand, recent studies have stressed the pedagogical and communicative role of texts, contributing to visitors’ learning. This exploratory and qualitative study examines the visit of five groups of public-school students aged from 13 to 17 years to a Science Museum in Mexico. The results suggest that, within this setting, reading helps exploring and understanding the functioning of an exhibition module, as well as understanding an exhibition scientific content. This fact indicates that texts fulfill a relevant educational function, provoking reflections, deepening themes, and socializing scientific knowledge.
  • ¿Ciencias malditas? Asiriología y Egiptología: metáforas coloniales, objetos y museos desde Sudamérica Museus

    SALEM, LEILA; CABRERA, RODRIGO

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En el presente trabajo, se discute cómo la construcción de metáforas coloniales desde mediados del siglo XIX en Occidente favoreció la cimentación del nuevo orden imperialista que promovió la dominación política y económica de Asia y África, y, asimismo, el expolio de los objetos culturales pertenecientes a las sociedades nativas. Las metáforas coloniales no sólo tuvieron aceptación entre los miembros de la clase dominante, sino también entre quienes pertenecían a la intelectualidad del momento, sobre todo a partir de la gestación de los llamados Estudios del Próximo Oriente antiguo. Por otra parte, producto de la confiscación de los objetos culturales de las regiones sometidas, se conformaron los museos europeos y norteamericanos, cuyo modelo coleccionista fue emulado por las elites de Sudamérica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper discusses how the construction of colonial metaphors from the mid-19th century in the Western world favored the foundation of the new imperialist order that promoted the political and economic domination of Asia and Africa and the looting of the cultural property of native peoples. These metaphors were embraced not only by members of the ruling class, but also by those belonging to the intelligentsia of the time, especially from the gestation of the so-called Ancient Near Eastern Studies. The confiscation of cultural objects from subject regions grounded the formation of the European and North American museums, whose collector model was emulated by the elites of South America.
  • Pandemia, museu e virtualidade: a experiência museológica no “novo normal” e a ressignificação museal no ambiente virtual Museus

    SILVA, ANDRÉ FABRÍCIO

    Resumo em Português:

    RESUMO O surgimento do coronavírus causador da covid-19 trouxe novos desafios para os museus, na medida em que o fato de a pandemia ter passado a exigir distanciamento e isolamento social como medidas para a prevenção do contágio, impactou a rotina dos museus e sua relação com o público. Nesse novo cenário, a comunicação virtual se ressignifica dentro das instituições museológicas. Com o uso do meio virtual como única forma de os museus se comunicarem com seu público, uma série de fatores suscitam algumas discussões que permeiam a virtualidade. Nesse sentido, considerando o uso de tecnologias no ambiente web pelos museus, pretendemos analisar de que maneira algumas instituições museológicas ressignificaram suas ações diante da pandemia e como pensar as ações futuras em interface com o meio virtual tornou-se um grande desafio para os museus. Assim, por meio da abordagem de discussões teóricas que envolvem virtualidade, musealização e digitalização do objeto museológico, o artigo propõe uma reflexão acerca dos desafios enfrentados pelos museus no período da pandemia e sobre como repensar os usos da virtualidade por essas instituições no período pós-quarentena.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT With the outbreak of the novel coronavirus (Sars-CoV-2) and the ensuing demand for measures of social distancing and isolation as a means to prevent contagion, museums had to face a number of new challenges that impacted their lives and their relationship with the audience. With the use of virtual media as the only channel for museums to communicate with their public, virtual communication is resignified within museological institutions, raising a number of factors that contribute to the debate on virtuality. Considering the use of technologies in the web environment, this article aims to analyze how some museological institutions resignified their actions in the face of the pandemic and how the virtual environment has become a major challenge for them to think about their future actions. Based on theories of virtuality, musealization, and digitization of museum objects, it proposes a reflection on the challenges faced by museums during the pandemic period, as well as on how to rethink the uses of virtuality in the post-quarantine period.
  • Introdução Estudos De Cultura Material/dossiê

    BUENO, BEATRIZ PICCOLOTTO SIQUEIRA
  • Vilas e cidades em trânsito: assentamentos urbanos, agência indígena e fronteira colonial na formação do espaço platino (séculos XVI e XVII) Estudos De Cultura Material/dossiê

    VILARDAGA, JOSÉ CARLOS

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto busca apresentar uma análise, em conjunto, dos assentamentos urbanos coloniais desaparecidos ou trasladados ao longo do primeiro século e meio de colonização da América Meridional, especificamente na região platina, que compreende aqui as jurisdições espanholas do Paraguai, Rio da Prata e Tucumã, e a Capitania de São Vicente, no Brasil. Para além, ou aquém, dos debates sobre ordenamento europeu ou morfologia urbana, a proposta é refletir sobre os assentamentos surgidos nestes espaços de fronteira colonial, marcados pela precariedade, mobilidade e porosidade, e por uma intensa e essencial relação com as populações indígenas contíguas. Busca-se, aqui, sobretudo, entender o papel desses assentamentos na conformação do território colonial platino e na constituição de experiências americanas compartilhadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text seeks to present a joint analysis of the colonial urban settlements that disappeared or moved over the first and a half-century of colonization of South America, specifically in the platinum region, which includes the Spanish jurisdictions of Paraguay, Rio da Prata and Tucumã, and the Captaincy of São Vicente, in Brazil. In addition to, or below, the debates on European ordering or urban morphology, the proposal is to reflect on the settlements that emerged in these colonial frontier spaces, marked by precariousness, mobility and porosity, and by an intense and essential relationship with the contiguous indigenous populations. The aim here is, above all, to understand the role of these settlements in shaping the platinum colonial territory, and in the constitution of shared American experiences.
  • Mobilidade e interconexões oceânicas: o engenheiro militar e o artífice entre a Capitania do Ceará e o reino de Portugal Estudos De Cultura Material/dossiê

    JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO; BESERRA, JOSÉ RAMIRO TELES

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo pressupõe a Capitania do Ceará conectada a um Império em movimento. Analisa o deslocamento, as ações e as intervenções idealizadas e executadas por engenheiros militares e artífices em trânsito entre as Capitanias do Norte do Brasil e parte do Reino. Neste passo, contribui para decolonizar a historiografia tradicional e romper com a ideia de isolamento cultural e econômico da capitania. Diante do mundo português interconectado, o deslocamento e a ação dos profissionais é caminho possível de análise não insular do processo de colonização do território cearense. Importa pensar suas trajetórias de vida: movimentando-se entre os mais distantes lugares do Reino, conectando longínquos mundos em rotas transoceânicas e percursos territoriais, iluminam o sentido global do empreendimento colonizador, difundindo e apreendendo saberes, intervindo no espaço territorial e urbano. Este estudo considera tanto o conhecimento técnico-científico e empírico dos engenheiros e artífices como a transferência, a absorção e as rupturas de técnicas, formas e ideias expressas em idealizações e intervenções híbridas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article assumes the Captaincy of Ceará (Brazil) connected to an empire in movement. It analyzes the displacement, actions and interventions devised and executed by military engineers and journeymen in transit between the Northern Captaincies and part of the Kingdom. In this sense, it contributes to decolonize the traditional historiography and change the idea of cultural and economic isolation of the captaincy. In the face of the interconnected Portuguese world, the displacement and action of professionals is a possible way of non-island analysis of the conquest and fixation in Ceará's territory. It is important to think about life trajectories. By moving among the most distant places in the Kingdom, connecting distant worlds on transoceanic and territorial routes, they illuminate the global meaning of the colonizing undertaking, spreading and apprehending knowledge, intervening in the territorial and urban space. This study considers both the technical-scientific and empirical knowledge of engineers and journeymen and the transfer, absorption, ruptures of techniques, forms and ideas, expressed in idealizations and hybrid interventions.
  • Relatos de campanha: a expansão colonial portuguesa sobre os quilombos do Alto São Francisco e Alto Paranaíba no século XVIII Estudos De Cultura Material/dossiê

    FREIRE, KAREN PESSOA

    Resumo em Português:

    RESUMO Abrigando um expressivo número de quilombos ao longo do século XVIII, a zona entre os rios Grande, São Francisco e Paranaíba era conhecida como sertão do Campo Grande, tendo em seu entorno importantes núcleos de exploração mineradora e agropecuária das capitanias de Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Com o objetivo de dilatar seus domínios, o Estado português organizou campanhas militares para conquistar esse planalto fértil habitado por quilombolas e ameríndios inimigos. Neste artigo abordamos a expedição liderada por Ignacio Correya Pamplona em 1769, analisando as estratégias usadas por essa campanha para a expansão territorial luso-americana por meio do combate aos quilombolas e da apropriação de suas terras. Para isso, examinamos um conjunto de documentos produzidos pelos próprios expedicionários que conta com relatos escritos, desenhos do interior de quilombos e um mapa da região explorada. Na análise documental e na tradução do mapa sertanista para a cartografia recente, verificamos que os quilombos destruídos (que possuíam roças, pilões, manufaturas e diversificadas organizações sociopolíticas) foram usados como base para o estabelecimento da estrutura colonial luso-americana, por meio da instalação de estradas, ranchos para descanso e abastecimento de tropas, demarcação de fazendas e povoados destinados aos súditos da coroa Bragança. O estudo desse episódio da guerra entre quilombolas e luso-americanos revela que, involuntariamente, tais quilombos foram elementos pioneiros na formação da malha territorial nessa região que atualmente integra o Triângulo Mineiro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The area between Grande, São Francisco, and Paranaíba Rivers was known as Sertão of Campo Grande. It was home to a significant number of quilombos throughout the 18th century, and surrounded by important gold mining and farming centers of the captaincies of Goiás, Minas Gerais, and São Paulo. Aiming at expanding its domains, the Portuguese Crown organized military campaigns to conquer that fertile plateau inhabited by its enemies - quilombolas and Amerindians. In this paper, we will address these expeditions, namely the one led by Ignacio Correya Pamplona in 1769, analyzing the strategies used by the campaign aimed at the Luso-American territorial expansion through fighting the quilombolas and appropriating their lands. For such purpose, we examine a set of documents executed by the expedition members themselves, which include written reports, drawings depicting the inside of the quilombos, and a map of the region explored. After analyzing these documents and translating the colonial map into recent cartography, we verified that the quilombos destroyed (which had vegetable plots, pestles, manufacturing activities, diverse social-political organizations) were used as the basis to establish the Luso-American colonial structure by the construction of roads, ranches for troops to rest and find supply, demarcation of farms and villages for the subjects of the Bragança Crown. Studying this episode of the war between quilombolas and Luso-Americans shows that, involuntarily, the aforementioned quilombos were pioneer elements for the formation of the territorial network in the area that today is part of the Triângulo Mineiro.
  • Levar a justiça e a cruz aos sertões: os movimentos de ocupação dos sertões do Rio Grande e a formação da freguesia de N. Sra. da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo na segunda metade do século XVIII Estudos De Cultura Material/dossiê

    Ferreira, Rafael Augusto Silva; Pereira, Renata Baesso

    Resumo em Português:

    RESUMO No processo de ocupação da hinterlândia da América portuguesa, os sertões do Rio Grande - localizados entre as capitanias de São Paulo e Minas Gerais e que têm como um de seus limites o curso d’água que lhes empresta o nome - foram redefinidos durante o século XVIII como espaço de disputas entre os governos civis e eclesiásticos de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Este trabalho pretende demonstrar o processo de constituição da rede urbana no território em disputa, onde os núcleos urbanos fundados nos interstícios das capitanias também foram instrumentos para consolidação do território e dos interesses geopolíticos lusos em contraposição aos espanhóis. A rede urbana nesse território é marcada pela presença de quilombos, pelos mecanismos do fisco do ouro e do controle dos caminhos, por meio dos registros, e pela forte presença da Igreja Católica como instrumento de ocupação dos sertões, por intermédio da ereção de capelas e da elevação de freguesias. Nesse contexto, destacamos algumas ações que visavam garantir a posse desse território, além da fundação da freguesia de N. Sra. da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo (1775), evento importante nas disputas de fronteira e no povoamento desses sertões. Metodologicamente, este trabalho insere-se no campo disciplinar da história da urbanização e mobiliza uma variação de escalas geográficas. As fontes primárias incluem a cartografia histórica e cartas e ofícios dos governos civis e eclesiásticos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the process of occupying the hinterland of Portuguese America, the hinterlands of Rio Grande - located between the Captaincies of São Paulo and Minas Gerais and bounded by the watercourse that lends its name - were being redefined, during the 18th century, as a space of disputes between the civil and ecclesiastical governments of São Paulo, Minas Gerais and Goiás. This study aims at showing the process of constituting the urban network in the disputed territory, where the urban centers founded on the interstices of the captaincies were also instruments for consolidating the territory and the Portuguese geopolitical interests as opposed to the Spanish interests. The urban network in this territory presents singular characteristics, marked by the presence of quilombos, by the mechanisms of gold taxation and the control of trails by the customs barriers, by the strong presence of the Catholic Church as an instrument of occupation of the hinterlands, by the erection of chapels and the foundation of parishes. In this context, we highlight some actions to assert the possession of this territory in São Paulo and the foundation of the parish of N. Sra. da Conceição do Bom Sucesso in Rio Pardo (1775) as an important event in the border disputes and in the settlement of these hinterlands. Methodologically, this study is classified within the disciplinary field of the History of Urbanization and works with a variation of geographic scales. Primary sources include historical cartography and letters from civil and ecclesiastical governments.
  • Cultura material e práticas sociais no Caminho do Viamão: paisagens toponímicas, arqueologia do cotidiano das viagens, perfil e bagagem dos tropeiros (séculos XVIII e XIX) Estudos De Cultura Material/dossiê

    BUENO, BEATRIZ PICCOLOTTO SIQUEIRA; BARRETO, ALICE PEREIRA; DIAS, GUILHERME SILVÉRIO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo versa sobre métodos de leitura da paisagem e da cultura material, com foco na Carta geographica de projeção espherica da Nova Lusitânia ou América Portugueza e Estado do Brazil (1797), entrecruzada com relatos de práticos, engenheiros militares, naturalistas, pintores viajantes e maços de população coevos. De perfil arqueológico-filológico e em busca dos vestígios de uma fenomenologia dos modos de ser e estar em escala macrorregional, este artigo envereda pelo estudo da toponímia e preocupa-se em desvelar camadas de tempo, descrever e contextualizar dinâmicas, lógicas antrópicas de enraizamento e de mobilidade, fluxos em caminhos e rios nas suas possibilidades e dificuldades de comunicação. O Caminho do Viamão é aqui um pretexto para exercitar o que chamamos de Arqueologia da Paisagem, além de permitir espacializar territorialidades interimperiais analisadas do ponto de vista de suas dinâmicas cotidianas, com foco na cultura material e nas práticas sociais em suas interfaces com aspectos geomorfológicos e fitofisionômicos. No artigo, essa paisagem cultural é analisada em sua pluralidade, natural e antrópica, por meio de fontes primárias do século XVIII e dos primórdios do XIX, descrevendo-se o dia a dia das comitivas, o perfil social dos viajantes e o que havia na bagagem dos tropeiros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Our article shows the methods used to interpret landscape and material culture, with focus on the Carta Geographica de Projeção Espherica da Nova Lusitânia ou América Portugueza e Estado do Brazil (1797), intersected with practice, military engineers, naturalists and traveling painters' reports and demographic contemporary sources. Its archaeological-philological profile follows the study of the toponymia and shows uncovering layers from different periods, depicting and contextualizing anthropic drivers and reasons for settlement or mobility, mule drive traffic along the route and rivers with both opportunities and difficulties for communication, thus pursuing vestiges for a phenomenology of lifeways on the macroregional level. The Caminho do Viamão is a pretext to practice what we call landscape archeology to locate interimperial territorialities to be analyzed from the point of view of their everyday dynamic while focusing material culture and its interfaces with geographic and phytophysiognomic aspects. Our article analyzes the natural and anthropic pluralism of this cultural landscape using primary sources from the 18th and early 19th centuries to describe the everyday experience of mule drive and the muleteers' baggage.
  • A aventura toponímica dos sertões das capitanias do Norte e do Estado do Maranhão: paisagem, povoamento e diversidade Estudos De Cultura Material/dossiê

    ARRAES, DAMIÃO ESDRAS ARAUJO

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo se propõe a reconstruir as paisagens pregressas dos sertões das capitanias do Norte e do Estado do Maranhão (capitanias do Piauí e Maranhão), entre os séculos XVI e XIX, a partir do cotejamento das toponímias relacionadas em fontes primárias cartográficas e manuscritas. Por meio dos topônimos é possível auferir e conferir que os sertões não se limitavam às imagens do vazio e da homogeneidade. Ao contrário, eles eram formados por paisagens, espaços e territórios construídos igualmente por uma sociedade diversificada de índios, africanos e europeus. Inicialmente, reflete-se sobre o papel arqueológico da toponímia no intuito de decifrar as economias ocultas nas palavras, mas que construíram os territórios dos sertões. Lança-se luz aos lugares situados em zonas de produção do “sal da terra”, uma mercadoria que conectou sobretudo os sertões do rio São Francisco com as capitanias vizinhas. A seguir, verifica-se como o léxico de origem indígena foi essencial ao povoamento e conhecimento dos sertões. Como consideração final, verifica-se a aventura toponímica inserida num jogo de escalas, tomando, no âmbito urbano, os nomes das ruas da cidade de Oeiras do Piauí como estudo de caso. O método utilizado vale-se de escalas geográficas flexíveis que celebram as vivências e paisagens desde o intraurbano até a macroescala.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article proposes to reconstruct the past landscapes of the sertões of the captaincies of the north and of the state of Maranhão (captaincies of Piauí and Maranhão), between the 16th and 19th centuries, based on the comparison of the related toponymy in primary cartographic and manuscript sources. By studying the toponyms it is possible to obtain and check that the sertões were not limited to images of emptiness and homogeneity. On the contrary, they were formed by landscapes, spaces and territories built equally by a diverse society of Indians, Africans and Europeans. Initially, it reflects on the archaeological role of toponymy to decipher the economies hidden in words, but which built the territories of the sertões. Light is shed on places located in areas where the “salt of the earth” is produced, a commodity that mainly connected the sertões of the São Francisco River with the neighboring captaincies. Next, it is verified how the lexicon of indigenous origin was essential to the population and knowledge of the sertões. As a final consideration, there is the toponymic adventure inserted in a game of scales, taking, in the urban scope, the names of the streets of the city of Oeiras do Piauí as a case study. The method makes use of flexible geographical scales that celebrate experiences and landscapes from intra-urban to macro-scale.
  • A cidade enquanto artefato: o que evidenciam as décimas urbanas acerca da decadência na capitania de Goiás Estudos De Cultura Material/dossiê

    Moura, Nádia Mendes de

    Resumo em Português:

    RESUMO O ouro foi o grande catalizador da povoação da Capitania de Goiás no século XVIII, ocupando parte dos sertões e criando uma rede de arraiais mineradores e estradas que conectavam a região central da colônia aos portos do litoral e à fronteira a oeste. Ao longo desse século, a busca pelo metal precioso redesenhou o vasto território, entrecortado por serras, planaltos e planícies, irrigado por rios, recoberto de matas e cerrado, terra originária de diversas etnias indígenas. Dos rios e das serras brotava o ouro, ao passo que surgiam novas povoações. Porém, o ouro não ficava nos arraiais - uma vez extraído, era despachado para longe, sem que lhes dessem tempo para imprimir nos núcleos urbanos os sinais promissores da riqueza. A queda da produção aurífera, durante o século XIX, acarretou uma nova configuração econômica que teria acometido a Capitania com o fantasma da decadência. Neste artigo, pretendemos quebrar alguns paradigmas sobre esse tema e avaliar o peso da decadência em quatro núcleos urbanos da Capitania de Goiás: Vila Boa, Pilar, Meia Ponte e Natividade. Escolhidos para o estudo por possuírem a mesma gênese mineradora, esses núcleos apresentam trajetórias distintas e características próprias que evidenciam essa diversidade, rebatidas na sua materialidade e conformação social. Com a análise e espacialização dos dados da Décima Urbana, podemos visualizar no intraurbano os reflexos da crise do ouro, além de revelar aspectos importantes ligados à sociotopografia desses núcleos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the 18th century, gold prospecting was the main factor for the increase of the population of Captaincy of Goiás. This activity occupied part of the highlands and created a network of mining hamlets and roads that connected the colony’s central region from the coastal ports to the western border. Throughout this century, the search for precious metal redesigned this wide territory, intersected by mountains, plateaus and plains, irrigated by rivers, covered with forests and savannas, homeland for several indigenous groups. As gold emerged from rivers and mountains, new settlements were formed. The precious metal, however, didn’t stay in those places - once extracted, it was immediately shipped, with no time to print its promising signs of wealth in urban centers. The fall in gold production, during the 19th century, lead to new economic configurations that supposedly affected the Captaincy with the specter of decadence. In this article, we wish to challenge some of the theme’s paradigms as we assess the traces of decadence in four urban centers of the Captaincy of Goiás: Vila Boa, Pilar, Meia Ponte and Natividade. They were specifically chosen because they share the same origins in gold mining but also have gone different developments, which created their own characteristics and diversity, reflected in their materiality and social conformation. Through the analys and spatialization of the data extracted from the urban tax Décima Urbana, we may visualize some vestiges of the gold crisis and reveal important aspects related to the social topography of these places.
  • São Luiz do Paraitinga: em que medida iluminista? Estudos De Cultura Material/dossiê

    BORSOI, DIOGO FONSECA

    Resumo em Português:

    RESUMO São Luiz do Paraitinga ficou conhecida nacionalmente depois do desastre que a assolou em 2010. Parte de seu casario tombado e da igreja Matriz ruíram ou ficaram gravemente avariados por uma enchente, obrigando várias instituições públicas a trabalharem em conjunto para minimizar os danos. Nesse contexto, ocorreu o tombamento emergencial da cidade em âmbito federal, cuja justificativa principal foi a filiação de seu traçado e de sua arquitetura aos preceitos iluministas em voga na época, que nortearam uma série de outros núcleos na segunda metade do século XVIII. Embora o Iphan venha atuando na cidade desde a década de 1950, e o Condephaat desde o momento de sua criação, na década de 1960, poucos estudos procuraram entender a história de seu patrimônio edificado. Assim, passada uma década do desastre e de seu tombamento federal, este artigo tem o objetivo de reler parte da documentação primária remanescente e lançar novos olhares sobre a criação e desenvolvimento dessa cidade, hoje patrimônio nacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT São Luiz do Paraitinga became known nationally after the disaster that devastated it in 2010. Part of its heritage listed houses and the main church collapsed or were seriously damaged by a flood, which forced several public institutions to work together to minimize the damage. In this context, there was the emergency listing of the city at a federal level, whose main justification was the affiliation of its urban plan and architecture to the enlightenment precepts in vogue at the time and that guided a number of other centers in the second half of the 18th century. Although IPHAN has been operating in the city since the 1950s, and CONDEPHAAT since the moment of its creation in the 1960s, few studies have focused on understanding the history of its built heritage. Thus, after a decade of the disaster and its federal listing, this article aims to review part of the remaining primary documentation and propose a new interpretation on the creation and development of this city that is now a national heritage site.
  • O papel dos “bairros rurais” na consolidação do território bragantino Estudos De Cultura Material/dossiê

    NUNES, CAROLINA GONÇALVES; SALGADO, IVONE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho discute a formação dos “bairros rurais” de Bragança Paulista utilizando as modificações na economia local ao longo do tempo como um dos principais elementos explicativos para o avanço da ocupação territorial da freguesia/vila. Procuramos reconstituir o processo de ocupação territorial de Bragança acompanhando a distribuição de sesmarias, número de fogos, número de habitantes, localização geográfica e desenvolvimento dos “bairros rurais” que se formaram. Foi adotada uma metodologia que se insere num conjunto de estudos sobre o processo de urbanização no Brasil que utilizam o método de leitura da paisagem e da cultura material e que procuram analisar dinâmicas e lógicas de enraizamento da população no território. O foco da análise foi a formação de “bairros rurais” em Bragança e sua decisiva influência na consolidação da localidade, de forma que foi possível perceber seu papel no fortalecimento de uma rede de abastecimento das Minas Gerais e da capital de São Paulo nos séculos XVIII e XIX além do processo de formação da microrrede urbana regional. Utilizou-se documentação cartográfica e documentação primária diversa, em especial de caráter censitário, com destaque para as listas nominativas e documentos manuscritos (a princípio anuais) que contêm a relação nominal dos habitantes de diversos municípios da capitania/província de São Paulo, nos quais são descritos por fogos (unidades domiciliares/produtivas) algumas características relacionadas aos moradores, como estado conjugal e idade, entre outras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study seeks to discuss the formation of rural neighborhoods in the municipality of Bragança Paulista, state of São Paulo, Brazil, using, as one of the main explanatory elements for the advance of the territorial occupation of the parish/village, changes in the local economy. We have tried to reconstruct the process of territorial occupation of Bragança by following the distribution of sesmarias, the number of dwellings, the number of inhabitants, the geographical location and the development of the rural neighborhoods that formed there. The methodology adopted in this study is part of a set of studies on the urbanization process in Brazil that adopt the method of reading the landscape and material culture and seek to analyze the dynamics and logic of rooting the population in the territory. The analysis focused on the formation of rural neighborhoods in Bragança and its decisive influence on the consolidation process of the locality; with that, it was possible to perceive its role in the strengthening of a supply network of the capital city, São Paulo, and the state of Minas Gerais in the 18th and 19th centuries and the process of formation of the regional urban micro-network. We use cartographic documentation and diverse primary documentation, especially census documentation, with emphasis on nominative lists, handwritten documents, in principle annual, which contain the nominal list of inhabitants of different municipalities in the captaincy/province of São Paulo, where they are described by fires (household/productive units) some characteristics related to the residents, such as marital status, age, among others.
  • Da cor à imagem urbana: paradigmas contemporâneos nas cores do patrimônio cultural brasileiro Estudos De Cultura Material

    FLORENZANO, LUCIANA DA SILVA; RIBEIRO, ROSINA TREVISAN MARTINS

    Resumo em Português:

    RESUMO A segunda metade do século XX foi marcada pela revisão e crítica à ideologia do movimento moderno e por novas abordagens dos conceitos de cultura e de história, cujas reverberações estenderam-se aos bens culturais. O objeto do patrimônio começou a abranger novas temporalidades e naturezas de valor patrimonial e passou a ser aplicado a tipologias materiais e imateriais, momento em que produz uma mercadoria e um objeto de consumo. Inseridas nesse contexto, as cores das superfícies arquitetônicas refletem as práticas de preservação e os princípios gerais que norteiam as intervenções. Nesse cenário, este artigo enfatiza as narrativas imagéticas e identifica a recorrência de atitudes estruturantes na base das intervenções cromáticas em bens culturais edificados. Identificadas como paradigmas, fundamentam-se no culto ao valor de novidade, em tendências cromáticas como o uso do amarelo na arquitetura historicista e no turismo cultural. O artigo analisa a existência de tais paradigmas a partir de intervenções cromáticas realizadas em bens culturais edificados no Brasil. O referencial teórico aborda o conceito de imagem urbana e é fundamentado nas reflexões de Jean Baudrillard, Guy Debord, Pierre Jeudy, no restauro crítico de Cesare Brandi e na interpretação cultural contemporânea de Flávio Carsalade. Os resultados demonstram que apesar do discurso teórico consolidado que preconiza a análise caso a caso, na prática as decisões projetuais cromáticas não refletem as tendências atuais da teoria da restauração e revelam que a questão da cor no patrimônio cultural não foi superada e deve ser discutida em toda sua complexidade histórica, teórica e fenomenológica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The second half of the 20th century was marked by the revision and critique to the modern movement ideology and by new approaches to culture and history, whose reverberations extended to cultural goods. With that, the notion of cultural heritage expands and incorporates material and immaterial typologies, producing a commodity and an object of consumption. In this context, the colors of architectural surfaces reflect the preservation practices and general principles guiding the interventions. This article emphasizes the narratives of urban images and identifies the recurrence of certain paradigms - which express the value of novelty within a chromatic trend, such as the use of yellow in historicist architecture and the cultural tourism - on the basis of chromatic interventions conducted in Brazilian historic buildings. The theoretical framework consists of the reflections of Jean Baudrillard, Guy Debord, and Pierre Jeudy; the critical restoration of Cesare Brandi; and the cultural interpretation of Flávio Carsalade. Results indicate that, although the consolidated theory recommends a case-by-case analysis, in practice, design decisions are not supported by current trends in restoration theory, besides revealing that the issue of chromatic interventions in cultural heritage has not been overcome and should be discussed in its historical, theoretical, and phenomenological complexity.
  • Robert Chester Smith no Brasil: arte colonial e iconografia nas viagens de 1936 e 1947 Estudos De Cultura Material

    MELO, SABRINA FERNANDES

    Resumo em Português:

    RESUMO Na primeira metade do século XX, houve uma convergência de interesses para a temática colonial, especificamente para a arte e arquitetura colonial brasileira, oriundas de diferentes países, como Estados Unidos, Portugal e Brasil. Dentre os inúmeros sujeitos, intelectuais e pesquisadores envolvidos, utilizo como fio condutor o historiador da arte Robert Chester Smith, que transitou entre os três países mencionados. O objetivo deste artigo é perceber como o projeto de catalogar e inventariar a arte e arquitetura colonial brasileira dialoga com o projeto para o patrimônio nacional. Discute-se a atuação de Robert Chester Smith em diversas cidades brasileiras, percorridas durante as viagens de 1937 e 1946. As viagens foram uma maneira de o historiador especializar-se em sua área de estudos por meio de pesquisas de campo, além de atender aos interesses culturais e políticos de instituições financiadoras de suas pesquisas. A bibliografia produzida no período que vai de 1937, ano de sua primeira visita ao Brasil, até 1946, ano de sua segunda visita, será interpretada pelos vieses cidades visitadas, tempo de estadia, instituições de apoio etc., e do ponto de vista teórico e metodológico, dos autores com os quais dialogou, os temas e arquivos pesquisados e fontes utilizadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the first half of the 20th century, there was a convergence of interests for the colonial theme, specifically for Brazilian colonial art and architecture, from different countries such as the United States, Portugal and Brazil. Among these countless subjects, intellectuals and researchers involved, I use the art historian Robert Chester Smith, who moved between the three countries mentioned, as the guiding thread. The purpose of the article is to understand how the project to catalog and inventory Brazilian colonial art and architecture dialogues with the project for national heritage. The article discusses the performance of Robert Chester Smith in several Brazilian cities, during the 1937 and 1946 trips. The trips were a way for the historian to specialize in his field of study through field research, in addition to serving the cultural and political interests of institutions that financed his research. The bibliography produced in the period from 1937, the year of his first visit to Brazil, until 1946, the year of his second visit, will be interpreted by the bias visited cities, length of stay, support institutions, etc. - and from the theoretical and methodological point of view with the authors with whom it dialogued, the themes and files searched and the sources used.
  • A antessala da demolição: revisitando o processo da montagem da Praça e Catedral da Sé de São Paulo, em primórdios do século XX Estudos De Cultura Material

    Silva, Aline Canuto da

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo aborda um produto das relações e demandas em escala dos atores sociais, isto é, os indivíduos e as instituições nas esferas do público, eclesiástico e laico, envolvidas no processo da implantação da Praça e Catedral da Sé na antiga área central de São Paulo, entre os anos de 1903 e 1913. Colocando em tela o fenômeno da demolição no fazer urbano, buscamos compreender como para se realizar essa intervenção na paisagem urbana, com a feitura de novas estruturas urbanas como a praça e a catedral, demandou-se um circuito de propostas, definições e um aparelhamento que pensou, primeiramente, a feitura de uma cidade em demolição. Ou seja, um processo para o desmonte de estruturas antigas e preexistentes, que teve como resultado o desalojamento de inúmeros ocupantes da área-alvo. Desse modo, enfocamos uma arquitetura coletiva dos arranjos político, simbólico e de cifras em torno da obra, analisando o seu impacto em nível de uma rede reveladora da face social do processo, através dos nomes, dos acordos e negociações, tensões e contestações ao discurso acerca da realização da obra, que não se encontram assimiladas pela historiografia. Nesse sentido, agregamos uma documentação primária inédita, base da nossa reflexão, oriunda do Departamento de Desapropriações de São Paulo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article addresses a product of the relationships and demands in scale of the social actors, that is, the individuals and institutions in the public, ecclesiastical and secular spheres, involved in the process of the implantation of the Sé Square and Cathedral in the old central area of São Paulo, between the years 1903 and 1913. Placing on canvas the phenomenon of demolition in the urban making, we sought to understand how to carry out this intervention in the urban landscape, with the making of new urban structures such as the square and the cathedral, demanded a circuit of proposals, definitions and an apparatus that thought, first, the making of a city in demolition. That is, a process for the dismantling of old and pre-existing structures, which resulted in the displacement of numerous occupants of the target area. In this way, we focus on a collective architecture of political, symbolic and cipher arrangements around the work, analyzing its impact at the level of a network revealing the social face of the process, through the names, agreements and negotiations, tensions and contestations to the discourse about the realization of the work, which are not assimilated by historiography. In this sense, we have added an unprecedented primary documentation, the basis of our reflection, from the Department of Expropriations of São Paulo.
  • “Um gosto bem pronunciado pela história natural”: as ventarolas de beija-flor de M.&E. Natté entre ciência e arte Estudos De Cultura Material

    MENESES, PATRÍCIA DALCANALE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa discutir a relação de artefatos zoológicos com a popularização do discurso científico a partir das ventarolas decoradas com beija-flores taxidermizados produzidas pela empresa M.&E. Natté, no Rio de Janeiro da segunda metade de século XIX. Seus leques frequentemente apresentam o beija-flor em cena narrativa, interagindo com um fragmento de natureza. Argumento que esses artefatos, mais do que outros produtos zoológicos, transmitem concepções científicas em voga à época, bem como a preocupação da M.&E. Natté em projetar uma imagem vinculada à história natural.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to discuss the relationship between zoological artifacts and the popularization of scientific discourse based on fixed fans decorated with stuffed hummingbirds, produced by the company M.&E. Natté, in Rio de Janeiro during the second half of the 19th century. Their fans often present the hummingbird in a narrative scene, interacting with a fragment of nature. I argue that these artifacts, more than other zoological products, convey current scientific concepts at the time, as well as the concern of M.&E. Natté in projecting an image linked to natural history.
  • As múltiplas faces de Valério Vieira Estudos De Cultura Material

    ELIAS, ÉRICO MONTEIRO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe uma análise da obra de Valério Vieira (1862-1941) dividida em cinco partes. Na primeira parte, resgata os processos criativos envolvidos na concepção de Os trinta Valérios (c. 1900) e do Segundo panorama de São Paulo (1922), enquadrando as duas obras em seus contextos históricos. A análise permite delinear o perfil de um autor mais vinculado a práticas da fotografia oitocentista do que alinhadas a propostas do modernismo, sem deixar de sublinhar sua originalidade. Nas quatro partes seguintes, aborda as relações estabelecidas entre a obra de Valério Vieira e outros campos da arte: cinema, teatro e música, em diálogos reais ou imaginários travados com artistas como Georges Meliès, Leopoldo Fregoli, Almirante e Pixinguinha.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyse the work of Valerio Vieira (1862-1941) in five parts. The first part revisits the creative processes entailed in the making of Os Trinta Valérios (c.1900) and Segundo panorama de São Paulo (1922) as we look at both works in connection with their historical context. The present analysis sheds lights on an author whose work is more aligned with the practices of nineteenth-century photograph rather than the proposals of modernism, while highlighting the artist’s originality. In the four subsequent parts, we approach the relations between Valerio Vieira’s work and other fields of art: cinema, theatre, and music through real or imaginary interchanges with artists like Georges Melies, Leopoldo Fregoli, Almirante and Pixinguinha.
  • Rendas de ferro: uma doação pela memória civilizatória brasileira Estudos De Cultura Material

    SANTOS, IRINA ARAGÃO DOS

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo é um estudo histórico e historiográfico a partir de objeto museológico, um colar que é exemplar do Ferro de Berlim, tipo europeu em voga na primeira metade do século XIX, e de sua ficha catalográfica. O colar, cuja ficha catalográfica atribui a construção à Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, de São Paulo, foi, supostamente, presente dedicado à Dona Teresa Cristina. O objeto e sua ficha catalográfica são indícios para a reflexão e o levantamento de hipóteses sobre a doação feita pela memória civilizatória brasileira. Ao longo da pesquisa por referências para a proposição de uma biografia do objeto, surgiram incógnitas e outras possibilidades foram identificadas para a peça, que reiteram a potência da cultura material como documento histórico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This is a historical and historiographical study based on a museum object and its catalogue card (object description and information about it). The necklace - a Berlin Iron exemplar, a fashionable European product in the first half of the 19th century - and its museum catalogue card, which attributes its construction to the Royal Iron Factory São João do Ipanema, from São Paulo, and supposedly a gift dedicated to the Empress Teresa Cristina, are indications for hypotheses and reflection on the donation made as a confirmation of the Brazilian civilizing memory. Throughout the search for references for proposing a biography of the object, uncertainties emerged and other possibilities were identified for the piece, which reiterate the huge potential of the material culture as a historical document.
  • Tipologia textual de Roquette-Pinto no Museu Nacional Estudos De Cultura Material

    CARVALHO, PEDRO LIBANIO RIBEIRO DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa, por meio do estudo dos tipos textuais usados dentro do gênero discursivo Livro de Tombo e de textos congêneres, a tipologia textual encontrada no Livro de Tombo do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional/UFRJ, quando da reorganização realizada por Edgard Roquette-Pinto, no início do século XX. A perspectiva entre a Coleção Comissão Rondon e outros textos de Roquette-Pinto é o corpus para entender a modificação da antropologia enquanto ciência no Brasil. Ao analisar a catalogação como gênero discursivo examinam-se as mudanças nas descrições dos objetos indígenas em coleções e em textos etnográficos. Com o uso de exemplos, analisam-se as características dos dois discursos simultâneos veiculados pelos textos: o da ciência e o da civilização dos índios. O primeiro era descritivo e o segundo, narrativo. Estes discursos se uniam e se separavam de acordo com a organização e função nos textos. Na pesquisa também foi observado que a cultura material dos indígenas não era examinada do ponto de vista das relações sociais nos grupos produtores, mas como estágios de evolução civilizacional conforme as teorias científicas da época.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article analyzes, through the study of the textual types used within the speech genre inventory and similar texts, the textual typology found in the Inventory of the Ethnology and Ethnography Sector of the Museu Nacional / UFRJ, during the reorganization carried out by Edgard Roquette-Pinto, at the beginning of the 20th century. The perspective between the Rondon Commission Collection and other texts by Roquette-Pinto is the corpus for understanding the modification of anthropology as a science in Brazil. When analyzing cataloging as a speech genre, changes in the descriptions of indigenous objects in collections and in ethnographic texts are examined. Using examples, the characteristics of the two simultaneous discourses conveyed by the texts are analyzed: that of science and that of the civilization of the indians. The first was descriptive and the second, narrative. These speeches could be intertwined according to the organization and its function in the texts. In the research it was also observed that the material culture of the indigenous people was not examined from the point of view of social relations of it’s producer, rather stages of civilizational evolution according to the scientific theories of that time.
  • A mulher moderna vai a Hollywood: a representação de feminilidade no editorial de moda da Rhodia Têxtil em parceria com a revista Claudia (abril de 1967) Estudos De Cultura Material

    CABRAL, GABRIELA SOARES

    Resumo em Português:

    RESUMO A revista Claudia, lançada pela Editora Abril em 1961, se desenvolveu interligada aos aspectos da modernização da sociedade brasileira e com a constituição da sociedade de consumo. Trazendo a proposta de ser a revista “amiga da mulher moderna”, o periódico mesclou em suas páginas modelos tradicionais de feminilidade e as mudanças dos novos tempos. Este artigo visa analisar a representação imagética da “mulher moderna” no editorial de moda em parceria com a Rhodia têxtil publicado em abril de 1967. Ao buscar apreender como a publicação utilizou a fotografia de moda para construir a imagem da mulher pautada pelo consumo e pela modernidade durante um período em que o Brasil passava por transformações de ordem política, econômica, social e cultural, este trabalho visa contribuir com os estudos de cultura visual e de gênero no país.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Claudia magazine, launched by Editora Abril in 1961, was developed in connection with aspects of modernization of Brazilian society and its consumer society constitution. Bringing the proposal to be the magazine “friend of the modern woman”, the periodical merged in its pages the traditional models of femininity and the changes brought by new times. Therefore, this article aims to analyze the image of the “modern woman” in the fashion editorial in partnership with Rhodia Têxtil published in April 1967. Seeking to understand how the publication used fashion photography to build an image of this woman based on consumption and modernity during a period in which Brazil underwent through political, economic, social and cultural transformations, this work aims to contribute to the studies of visual culture and gender in the country.
  • Ser e parecer: indumentária e hierarquia social na sátira de frei Lucas de Santa Catarina, Portugal, século XVIII Estudos De Cultura Material

    Silva, Luciana da

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir da perspectiva analítica da cultura material investigaremos a valorização das aparências na sociedade portuguesa da primeira metade do século XVIII, examinando representações do vestir e do aparentar na literatura de cordel produzida por frei Lucas de Santa Catarina. Trata-se de observar alguns aspectos das relações entre aparências e comportamentos na construção de uma sátira que visava criticar a falta de correspondência entre ser e parecer, num contexto em que a mobilidade social despontava em diversos setores. Tais textos fornecem ao historiador um amplo quadro no qual indumentária e comportamentos são descritos de maneira imbricada nas rotinas cotidianas. A partir dessas descrições, observaremos os conjuntos de artefatos necessários ao cuidado da imagem a ser apresentada no meio social, analisando seus usos e a percepção deles transcritos nas fontes selecionadas. Assim, refletiremos sobre alguns dos embates acerca das vestimentas e das modas, que se fundamentavam na contestação da ascensão social e no esforço de conter um amplo processo de mudança que marcava a sociedade portuguesa do período.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT From the analytical perspective of material culture, this article will investigate the valuation of appearances in Portuguese society in the first half of the 18th century, through the examination of representations of clothing and appearance in the cordel literature produced by Frei Lucas de Santa Catarina. The objective is to observe some aspects of the relationships between appearances and behaviors in the construction of a satire that aimed to criticize the non-correspondence between being and appearing, in a context of emerging social mobility for several sectors. Such texts provide historians with a broad framework where clothing and behavior are described amid everyday routines. From these descriptions, we will observe the sets of artifacts necessary to care for the image to be presented in social environments, analyzing its uses and the perception of these transcripts in the selected sources. Thus, we will reflect on some of the clashes over clothing and fashion trends that were based on the challenge of social ascension and the effort to contain a broad process of change that marked the Portuguese society of the period.
  • O artefato impresso na Época Moderna: forma e materialidade dos produtos da prensa manual preservados no acervo de obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília Estudos De Cultura Material

    ARAÚJO, ANDRÉ DE MELO

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, articulam-se simultaneamente dois eixos investigativos com o propósito de apresentar o ganho analítico que o estudo da materialidade de impressos da Época Moderna, de sua produção gráfica coletiva e de seus processos de edição, bem como dos modos de organização textual e visual da informação registrada em papel ao longo do tempo trazem para a pesquisa histórica. Em um primeiro eixo, tem-se por objetivo familiarizar leitores e leitoras com aspectos mais gerais relacionados à produção de impressos no período. Uma vez que os produtos da prensa manual frequentemente apresentam uma configuração e exibem marcas particulares originadas em momentos distintos, o segundo eixo investigativo deste artigo dedica-se à análise gráfica e material de exemplares paradigmáticos, majoritariamente pertencentes à coleção de obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília e impressos no continente europeu entre os séculos XVI e XVII. Ao analisá-los, defende-se a tese segundo a qual os artefatos impressos na Época Moderna refletem padrões culturais, ao mesmo tempo que resultam de limites impostos pela técnica e por decisões de ordem econômica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, I argue that early modern printed artifacts reflect cultural patterns, whilst being a result of the limits imposed by economic decisions and technique. By articulating two investigative scales, I highlight the analytical gain that the study of the materiality of early modern printed artefacts and their collective graphic production and editing processes, as well as of the modes of textual organization and visual information recorded on paper over time provide to historical research. On the one hand, the article introduces readers to the general aspects of production of printed material in the period. On the other hand, since hand press’ printed artefacts often exhibit specific configurations and marks originated at different periods of time, the article examines the graphic and material features of paradigmatic examples printed in the European continent, in the 16th and 17th centuries. Most of the analysed materials are housed at the rare book collection of the University of Brasília’s Central Library.
  • A tela do padre Bourel: percursos de uma pintura Estudos De Cultura Material

    PORTO, MARIA EMILIA MONTEIRO

    Resumo em Português:

    RESUMO Estudo sobre a tela A morte do padre Filipe Bourel, pintura a óleo anônima que alude a uma missão jesuítica organizada entre os indígenas da nação Paiacu no final do século XVII, realizada na “Escola Portuguesa do século XVIII”. Foi parte de uma grande encomenda litúrgica e devota para ornamentar as igrejas erigidas com a expansão missionária pelas Capitanias do Norte. Remete-se à tradição barroca e segue o modelo de representação da morte de São Francisco Xavier na praia de Goa. Ao aplicarmos o método biográfico no estudo da imagem, acompanhamos o trânsito da pintura entre sua provável origem em uma oficina confessional, seu papel ornamental e devocional em uma igreja periférica do Império Português, os circuitos de colecionadores e leilões de arte, e suas formas de recepção na cultura contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This is a study on painting Fr. Filipe Bourel’s Death (A Morte do Padre Filipe Bourel), an anonymous oil painting that alludes to an organized Jesuit mission among the Paiacu nation natives at the end of the 17th century, belonging to the “18th Century Portuguese School”. Possibly the painting was part of a great liturgical and devotional commission to ornament the churches erected during the Jesuit missionary expansion by the Northern Captaincies. It refers to the Baroque tradition and follows the model of representation of Saint Francis Xavier’s death on the beaches of Goa. By applying the biographical method in the image analysis, the text shows the transit of this painting from its probable origin in a confessional workshop, its ornamental and devotional role in a peripheral church of the Portuguese empire, and from there to the circuits of collectors and art auctions until their forms reception in contemporary culture.
  • “Susana e os velhos” em questão: um episódio bíblico, suas representações e relações com o governo da justiça no Antigo Regime (séculos XVI-XVII) Estudos De Cultura Material

    ALBUQUERQUE, FERNANDA DEMINICIS DE; LOUREIRO, MARCELLO JOSÉ GOMES

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir do episódio bíblico conhecido por “Susana e os velhos”, que consta no livro de Daniel, este artigo propõe um conjunto de questões para discutir as razões pelas quais essa história foi tão representada por pintores, sobretudo entre meados do século XVI e a centúria seguinte, em diversas regiões da Europa. O argumento axiológico é o de que esse episódio estabelece relações estreitas com o exercício da justiça e do direito régio, exatamente em uma conjuntura em que as monarquias europeias buscavam não apenas conferir centralidade ao governo da justiça, mas também instrumentalizar a arte como tecnologia potencial para suas soluções de lidimidade e de conservação. No plano conclusivo, o artigo sustenta a ideia de que o episódio era manipulado, na esfera moralizante, para disciplinar comportamentos sociais, sobretudo de mulheres; enquanto, na esfera jurídica, para ferir a legitimidade da aplicação de justiças sumárias ou particulares, fortalecendo a primazia de um direito régio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on the biblical episode known as “Susanna and the Elders”, contained in the book of Daniel, this article proposes a set of questions to discuss the reasons why this history was so represented by painters, especially between the mid-16th and the following century, in several regions of Europe. The axiological argument is that this episode establishes close relations with the exercise of the king’s justice, exactly at a time when European monarchies sought not only to give centrality to the government of justice, but also to instrumentalize art as a potential technology for its solutions for legality and conservation. In conclusion, the article reaches the idea that the episode was manipulated, in the moralizing sphere, to discipline social behaviors, especially of women; while, in the legal sphere, to undermine the legitimacy of applying summary or private justice, strengthening the primacy of a king’s justice.
  • Menus e Cardápios: os impressos efêmeros e a pesquisa em História da Alimentação Estudos De Cultura Material

    ABRAHÃO, ELIANE MORELLI

    Resumo em Português:

    RESUMO É possível dizer que uma coleção de cardápios evidencia as práticas alimentares e a rede de sociabilidades de personagens públicas? Este artigo aborda esta questão a partir da Coleção Washington Luís Pereira de Souza, que compõe o acervo do Museu Republicano “Convenção de Itu” do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Os cinquenta e sete cardápios preservados pelo ex-presidente da república (1926-1930), as numerosas fotografias que registraram estas celebrações em torno da mesa de jantar, além das notícias publicadas nos jornais, descortinam as escolhas alimentares, os locais, os formatos das reuniões, os motivos dessas celebrações e os convidados, seja por meio dos autógrafos nos menus, seja por conta da descrição dos participantes nos periódicos. Consegue-se, portanto, de forma original compreender aspectos importantes das práticas alimentares, da sociabilidade e do engendramento político no Brasil Republicano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Do menu collections reveal the food practices and the political networks of public figures? This article addresses such question by looking at the Washington Luís Pereira de Souza Collection, which make up the archive of the “Convenção de Itu” Republican Museum, at the University of São Paulo. Altogether, the fifty-seven menus gathered by the former president of the Republic, the photographs depicting celebrations around the dining table, as well as the newspaper commentaries reveal meal choices, sitting arrangements, the motivations behind these gatherings, and the attendees - either through autographs on the menus, or through the guest lists disclosed in issues of newspapers of the time. These documents enable us to apprehend important aspects regarding sociability, food practices, and the political network during the Brazilian Republic (1899-1930).
  • Da Escócia à Amazônia: os dutos verticais metálicos da fábrica escocesa W. McFarlane & Co. nas fachadas do Centro Histórico de Belém, Pará, Brasil Estudos De Cultura Material

    PALÁCIOS, FLÁVIA OLEGÁRIO; ALMEIDA, YASMIM SILVA DE; RAIOL, MARCELA CRISTIANE SOUSA; MORAES, YASMIN CALDAS

    Resumo em Português:

    RESUMO Durante o fim do século XIX e início do XX, Belém (Pará, Brasil) passou por várias transformações em sua estrutura urbana, arquitetônica e social em função do ciclo da borracha. Também conhecido como belle époque, o período foi marcado pelas importações majoritariamente europeias, que modificaram a arquitetura da cidade. Uma das fábricas estrangeiras que exportou intensamente foi a escocesa W. MacFarlane & Co., com bens arquitetônicos em ferro fundido de modelos e funções bem diversas, que até hoje estão na cidade, em especial os dutos verticais, inseridos em várias fachadas ecléticas. No entanto, tais dutos correm o risco de desaparecer, seja por mau funcionamento, substituições ou furtos, mesmo sendo um importante testemunho histórico, tecnológico e arquitetônico. Nesse sentido, este trabalho pretende documentar os dutos verticais de sete bairros de Belém, do centro histórico e entorno, no que tange a quantidade, padrões e formas de alterações dos remanescentes, discutindo as transformações e permanências dos dutos que ainda fazem parte da paisagem urbana de Belém. Foram desenvolvidos levantamentos in loco que geraram fichas documentais de 408 dutos verticais da W. MacFarlane & Co., distribuídos em 223 edificações nos sete bairros estudados, o que permitiu identificar uma grande variedade de padrões. Os resultados desta pesquisa serão utilizados para subsidiar a salvaguarda de tais dutos (que vêm desaparecendo ao longo dos anos) como parte dos elementos metálicos históricos provenientes da industrialização em Belém, a fim de continuar a pesquisa desses dutos verticais na restauração científica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT As a result of the Rubber Cycle, also known as “Belle Époque”, that stroke Brazil during the late 19th and early 20th century, the municipality of Belém (PA-Brazil) underwent several transformations in its urban, architectural, and social structures. This period was characterized by metal ornaments imports from European countries, modifying the architecture of the city. In this scenario, the Scottish company W. MacFarlane & Co was among the foreign companies that intensely exported cast iron goods, including a range variety of patterns and design of iron ornaments, especially water ducts in eclectic façades - still present in the city. Despite representing an important historical, technological, and architectural testimony, these water ducts are currently in danger due bad functioning, substitutions, and robbery. This research aims to document quantity, patterns, and alteration forms of the water ducts present in seven neighborhoods in Belém, including the historical center, besides discussing the ducts transformations that still occur within the urban landscape. A total of 408 ducts from 223 façades were documented in the study, indicating a great variety of patterns. The results will subside these ducts safeguard as a part of the remanent metal architectural elements from the industrialization in Belém that are disappearing through the years, as well as provide data for further research on these water ducts for scientific restoration purposes.
  • Cartas a José Sidrim: grafia dos afetos na Belém do Ecletismo Estudos De Cultura Material

    NUNES, MATEUS CARVALHO; BARRETO, PIETRA PAES

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho analisa cartas inéditas que comunicam interesses, sentimentos e experiências estabelecidas através do relacionamento do arquiteto José Sidrim (1881-1969) com nobres personalidades da cidade de Belém que o contrataram para projetar e construir suas residências. Transcreve, também ineditamente, os relatos importantes para a pesquisa historiográfica da arquitetura e da história social da arte formado por três exemplares: carta de Guilherme Paiva (1926), de Orlando Lima (1926) e de Benedicto Passarinho (1927), escritas e enviadas a Sidrim ao término das obras. Através da compreensão da cultura escrita e das práticas de correspondências da época, este trabalho objetiva coletar e analisar informações relativas ao exercício da arquitetura, considerando seu âmbito social, as características do ofício de arquiteto em sua época e a construção de uma memória afetiva entre o proprietário da casa, o arquiteto e a edificação. Investiga-se como os relatos destas cartas narram as vivências e rituais do modo de fazer arquitetura em um momento de inovação artística e política, reflexo direto do panorama econômico pelo qual a cidade então passava. As cartas provam-se relatos da dimensão dos impactos que a obra arquitetônica pode causar na memória e no imaginário social como declarações, epístolas afetivas, além de como produtos sociais. Consequentemente, a partir do manejo de conceitos de Roland Barthes e Gilles Deleuze, objetiva-se a reconstituição ideológica e imagética de um fragmento tanto da Belém nostálgica, moderna, de caráter idílico como de sua narrativa visual e de sua memória afetiva a partir de tal grafia dos afetos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes unpublished letters that communicate interests, feelings, and experiences arising from the relationship of architect José Sidrim (1881-1969) with notable characters from Belém, who hired him to design and build their residencies. In a pioneering way, the paper also transcribes important narratives for the social history of art and architectural historiography through three examples, including letters written by Guilherme Paiva (1926), Orlando Lima (1926) and Benedicto Passarinho (1927) and sent to Sidrim at the completion of the works. Based on the written culture and correspondence habits of the time, this paper aims to collect and analyze information related to the architectural practice, considering its social field, the profile of the architect, and the construction of an affective memory between the house owner, the architect, and the building itself. For this purpose, it investigates how these letters report experiences and rituals of the architectural practice in a period of artistic and political innovation, reflecting the economic panorama experienced by the city of Belém during this period. Beyond mere social products, the letters, as declarations, effective epistles, report the powerful impact of an architectural work in social memory and imaginary. From this writing of affects, this work aims to rebuild the image and ideology of a fragment of the nostalgic, modern, and idyllic Belém, as well as of its visual narrative and affective memory, based on the philosophical concepts postulated by Roland Barthes and Gilles Deleuze.
  • As imaterialidades do material: a repatriação do canhão El Cristiano ao Paraguai Estudos De Cultura Material

    HOIÇA, JAQUELINE DE JESUS; GUEDES, SANDRA PASCHOAL LEITE DE CAMARGO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetiva discutir os fatores extrajurídicos que determinam a repatriação de bens culturais aos seus países de origem, especialmente à luz do caso do canhão El Cristiano. Esse bem, que compõe a cultura material da Guerra do Paraguai (1864-1870), foi capturado como troféu de guerra pelo Exército Brasileiro e trazido do Paraguai ao Brasil, onde integra o acervo do Museu Histórico Nacional. Em 2010 o governo brasileiro deu início ao processo de repatriação de El Cristiano ao Paraguai. Porém, mais de dez anos depois, a devolução ainda não foi concretizada. A partir da análise dos documentos produzidos nesse processo e à luz de teóricos do campo do patrimônio cultural e do direito, sob uma perspectiva interdisciplinar, foi possível identificar que as diferentes imaterialidades que perpassam esse bem material são responsáveis pelo impasse instaurado em torno de sua repatriação. Tais imaterialidades são as memórias, os valores e os discursos que são acionados por retóricas holistas dos dois países e legitimam tanto a reivindicação do El Cristiano como a defesa de sua permanência no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Focused on the case of the El Cristiano cannon, this paper aims to discuss the extralegal factors that determine the repatriation of cultural properties to their countries of origin. Part of the material culture of the Paraguayan War (1864-1870), the cannon was captured as a war trophy by the Brazilian army and now integrates the collection of the National Historical Museum. Although the Brazilian government started the restitution of El Cristiano to Paraguay in 2010, more than ten years later, such a return was not concluded. From theorists of the Cultural Heritage and Law field, the analysis of documents produced in this process indicated that the impasse in the cannon restitution accounts for different immaterialities permeating this cultural property, such as the memories, values, and discourses triggered by holistic rhetoric of both countries, legitimizing both the claim for El Cristiano in Paraguay and the defense of its permanence in Brazil.
  • A Casa das Fazendas Pretas, o comércio e o luto na segunda metade do século XIX Estudos De Cultura Material

    SCHMITT, JULIANA

    Resumo em Português:

    RESUMO A Casa das Fazendas Pretas foi um estabelecimento comercial localizado no Rio de Janeiro, entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX. Anunciando em sua publicidade ser a “única no seu gênero”, era especializada em tecidos e artigos para o luto e o meio-luto. Ao reconstituir sua história, é possível observar o desenvolvimento deste tipo de comércio próprio do Oitocentos em meio à modernização do centro da capital carioca, a preocupação com a etiqueta lutuosa e o lugar social que essas regras ocupavam na vida da elite e das classes médias naquele período. Com esse objetivo, as fontes primárias usadas para este estudo foram revistas femininas e de variedades, acessadas através da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, e documentos sob guarda do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Casa das Fazendas Pretas (House of Funerary trousseaus) was a commercial establishment located in Rio de Janeiro between the second half of the 19th century and the first half of the 20th century. Aimed at being “the only one of its kind,” as stated in its advertising, it was specialized in fabrics and articles for mourning and half-mourning. In retracing its history, one may observe the development of this particular kind of commerce, the concern with the mourning etiquette, and the social place occupied by these rules in the life of the elite and the middle classes at that time. This study was conducted with women’s and general interest magazines accessed through the National Library website and documents found in the National Archives, in Rio de Janeiro.
  • A construção imagética de uma Belém idílica: trans-historicidade e movimento das imagens nas apólices da Port of Pará Estudos De Cultura Material

    NUNES, MATEUS CARVALHO; NUNES, MARCIA CRISTINA RIBEIRO GONÇALVES; EIRÓ, JORGE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho analisa uma gravura representativa da cidade de Belém que ilustra uma apólice da empresa Port of Pará. A análise parte de seus aspectos trans-históricos e de suas reverberações imagéticas, a fim de engendrar uma memória coletiva da cidade assente em seus espectros de modernidade. As apólices, ferramentas transacionais mercantis daquele contexto, são fontes documentais historiográficas por representarem o dinâmico cenário pelo qual as estruturas da cidade se movimentavam no auge do ciclo da borracha. Suas gravuras, ao mesmo tempo que são leituras da cidade sob uma perspectiva desenvolvimentista e cosmopolita, também constituem escrituras de uma nostalgia memorial urbana, de projeção visionária de melancolia e utopia. As gravuras são alicerçadas no movimento de imagens devido ao rearranjo das edificações e da morfologia urbana de Belém, representativas de diversos momentos históricos da cidade. Analisa-se aqui, a partir da perspectiva warburguiana, essa operação imagética, que sintetiza o forte caráter idílico de uma certa experiência de modernidade numa capital periférica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on its trans-historical aspects and imagetic reverberations of an engraving of the city of Belém that illustrates policies of Port of Pará Company, this work analyzes a collective memory of the city based on its modernity spectra. The policies, historiographical documents, and transactional mercantile tools of that context represent the dynamic scenario on which the city structures functioned on the rubber cycle boom. The engravings not only offer interpretations of the city through a developmentalist and cosmopolitan perspective, but also constitute writings of a memorial urban nostalgia, of visionary melancholic and utopian projection. The engravings are based on the movement of images due to the rearrangement of buildings and urban morphology of Belém, which represents several historical moments of the city. From a Warburguian perspective, this work analyzes this imagetic operation that synthesizes the strong idyllic power of a certain experience of modernity in a peripheric capital.
  • Crônica post mortem: a vida e a obra de Primitivo Moacyr pela memória de Afonso D’Escragnolle Taunay Estudos De Cultura Material

    CARVALHO, ROSANA AREAL DE; MACHADO, RAPHAEL RIBEIRO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem por intuito apresentar reflexões sobre a crônica fúnebre de Afonso D’Escragnolle Taunay sobre Primitivo Moacyr, publicada no Jornal do Commercio em outubro de 1942. Problematizamos o texto como objeto histórico nos debruçando sobre as condições e hipóteses inspiradas pela leitura. A crônica é entendida como produto, lugar de memória e como objeto impresso circunscrito à cultura material brasileira, sendo assim, colabora com a compreensão da relação da escrita com a memória e dialoga com o espaço no qual circulou e fora lida, atuando como discurso de verdade e podendo modificar, historicamente, as referências que os sujeitos possuem do passado. A crônica de Taunay contribui para o entendimento das redes de sociabilidades, dos valores incutidos no contexto e do que sabiam e pensavam sobre o protagonista. A existência de tal escrito ilumina o lugar de Moacyr como intelectual na produção das pesquisas sobre a história da educação brasileira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to reflect on the funeral chronicle of Afonso D’Escragnolle Taunay on Primitivo Moacyr, published in October 1942 in Jornal do Commercio. From the conditions and hypothesis inspired by the reading, this work problematizes the text as an historical object, representing a product, a “place of memory,” and a printed object restricted to Brazilian material culture. Thus, it corroborates to the understanding of the writing-memory association, dialoguing with the context in which it circulated and was read, acting as a speech of truth and being able to modify, historically, the references about the past. The chronicle helps understanding the social network, the values instilled in the context, and what was known and thought about the protagonist. Such writing sheds light on Moacyr’s place as an intellectual in the history of education in Brazil.
  • Les artisans de la concorde: Remarques sur le Congrès des Arts Populaires de Prague (1928) Estudos De Cultura Material

    NATAL, CAION MENEGUELLO

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Cet article analyse un événement spécifique : le premier Congrès international des arts populaires, qui s’est tenu à Prague en 1928. Lors de cette réunion, les savoir-faire artisanaux ont été considérés comme des outils diplomatiques efficaces : des éléments d’un réseau d’échanges culturels dont le but était de maintenir la paix. Nous mettons en évidence les principaux travaux qui y ont été discutés, en tenant compte du contexte géopolitique des années 1920 en Europe. L’objectif de cet article est de montrer comment les débats du dit congrès ont cherché à surmonter les rivalités nationalistes et à établir la concorde entre les nations européennes par un discours esthétique ancré sur le concept d’art populaire.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article deals with the First International Congress of Popular Arts, held in the city of Prague, in 1928. During this meeting, craft traditions were considered effective diplomatic tools for comprising elements of a cultural exchange network whose aim was to maintain peace. The text highlights the main works discussed during the symposium, considering the geopolitical context of the 1920s in Europe. Based on the concept of folk art, this study sought to understand how this concept served as an aesthetic speech aimed to overcome nationalist rivalries and establish harmonious relations among European nations.
  • Montagem fotográfica e imprensa brasileira (1900-1940): uma abordagem preliminar Estudos De Cultura Material

    FABRIS, ANNATERESA

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir de uma pesquisa por amostragem, o artigo propõe analisar o uso de processos de montagem na imprensa brasileira entre 1900 e 1940. Para demonstrar as possibilidades que se abrem à pesquisa num campo pouco estudado, optou-se por dividir a explanação em dois momentos. O primeiro, denominado “foco fechado”, é dedicado ao estudo de dois delitos a fim de determinar como os recursos de montagem ajudam a articular narrativas, ora sóbrias, ora sensacionalistas. O segundo, intitulado “panorâmica”, focaliza algumas das múltiplas possibilidades ensejadas pela montagem, que confronta o leitor com um ritmo visual inusitado, mas não desconcertante.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT From a sample survey, this article aims to analyze the use of montage processes in the Brazilian press between 1900 and 1940. To demonstrate the possibilities offered to researches in a yet little studied field, the text is divided into two distinct moments. The first, called “close-up,” is dedicated to investigating two crimes, seeking to understand how montage collaborates in the articulation of reports sometimes sober, sometimes sensationalist. The second, entitled “travelling,” addresses some of the numerous possibilities offered by the montage, confronting the reader with a strange, though not disturbing, visual rhythm.
  • Eixos da moda popular paulistana: a iniciativa privada na origem e consolidação das ruas Vinte e Cinco de Março e José Paulino Estudos De Cultura Material

    ANDRADE, STEPHANIE GUERRA DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo explora a história social das duas principais ruas concentradoras de lojas de moda popular de São Paulo: Vinte e Cinco de Março e José Paulino. A partir da recuperação de trajetórias de famílias estrangeiras estabelecidas nessas ruas, discute-se como a soma das iniciativas privadas de imigrantes que buscavam a estabilização financeira por meio da abertura do próprio negócio relaciona-se à produção do espaço que ocuparam. Em ambos os casos, a transformação de capital produtivo e comercial (tecidos, armarinhos e roupas) em capital imobiliário (construção de imóveis) foi a principal força motriz do processo de verticalização. As famílias aqui retratadas, a exemplo de outras, são agentes sociais cujas atuações, combinadas a demandas decorrentes da metropolização paulistana e a fatores histórico-geográficos, acarretaram êxito econômico. A produção e a venda de roupas, acessórios, tecidos e armarinhos transformaram a Vinte e Cinco de Março e a José Paulino em eixos de referência na cidade, no estado, no país e na América Latina. Por meio do entrelaçamento de fontes bibliográficas, documentais e orais, buscou-se averiguar e discutir as convergências e as particularidades dos dois territórios. O texto aborda processos que datam das últimas décadas do século XIX e chegam à atualidade. Nesse extenso intervalo, foram realizados os loteamentos e arruamentos originários dos atuais traçados e a construção de grande parte das edificações presentes nas vias, além da chegada de novas comunidades estrangeiras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article explores the social history of the two most important popular fashion streets in São Paulo: Vinte e Cinco de Março and José Paulino. By tracing the trajectories of foreign families fixed on these streets, it discusses how private initiatives of immigrants looking for financial stability through the opening of their own business relates to the creation of the space occupied by them. In both cases, the transformation of commercial and productive capital (fabric, clothes, and sewing supplies of the fashion industry) into real estate capital (building construction) was the main driving force of the verticalization processes. The families here portrayed are social agents whose initiatives, combined with the demands arising from the metropolization process and historic and geographic factors of São Paulo, resulted in economic prosperity. The manufacturing and sales of clothes, fabrics, and sewing supplies transformed Vinte e Cinco de Março and José Paulino into important references in the city, state, country, and Latin America. Through bibliographic, documentary, and oral sources, this study sought to investigate and discuss the convergences and particularities of the two territories, addressing processes that date from the last decade of the 19th century to the present day - a period in which allotments and street layouts were shaped, most buildings were constructed, and new foreign communities arrived to the places.
  • Mãos na argila: notas para uma abordagem da materialidade da escrita cuneiforme Estudos De Cultura Material

    RANIERI, LEANDRO PENNA; FATTORI, ANITA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetiva compreender a relação entre a materialidade da escrita e a escrita cuneiforme na antiga Mesopotâmia. Inicialmente, discutimos como as abordagens tradicionais aplicadas a textos, a partir do “modelo linguístico” e suas derivações, contribuíram para a desmaterialização da escrita ao priorizar a mensagem escrita em detrimento do material inscrito. Em seguida, debatemos os conceitos de material e materialidade, levando em conta tanto as condições de existência e as propriedades materiais do suporte/objeto, como as relações materiais que fazem com que a escrita se concretize. Por fim, apresentamos dois estudos de caso que consideram a relação entre sujeitos, objetos e ambientes dentro do contexto em que circulam, partindo de abordagens analíticas mais recentes, aplicadas aos estudos de cultura material, que conferem à materialidade um papel ativo nas relações sociais. O primeiro estudo de caso apresenta os tabletes de argila em um contexto preciso de relações administrativas, problematizando a visão de que seriam suportes ou veículos para uma mensagem. Já no segundo, trazemos as possíveis compreensões da relação entre materialidade, texto e imagem em relevos parietais palacianos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper focuses on the relationship between the materiality of writing and the cuneiform writing system in ancient Mesopotamia. To this end, it will first look at the traditional approaches to the analyses of texts, from the “linguistic model” and its derivatives, and how they contributed to the dematerialization of writing by prioritizing the written message over the written material. Then, it will discuss the concepts of material and materiality, considering the conditions for existence and material properties of inscribed objects, as well as the material relations that enable the act of writing. Finally, from more recent analytical approaches in material culture studies that assign a more active role to materiality in structuring social relations, this study examines the relationship between subjects, objects, and the environments in which they are inserted through two case studies. The first one looks at clay tablets in administrative relations, problematizing the understanding of tablets as supports or vehicles for messages. The second case study explores alternatives for conceptualizing the dynamic relationship among materiality, text, and image in palace wall reliefs.
  • Os canhões de Ipanema: tecnologia, indústria, logística e política em 1840 Estudos De Cultura Material

    LANDGRAF, FERNANDO JOSE GOMES; CASTRO, ADLER HOMERO FONSECA DE; ARAUJO, PAULO EDUARDO MARTINS; REGALADO, LUCIANO BONATTI

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho apresenta informações de documentos inéditos de 1840, com as descrições da fabricação de três canhões, um fato técnico a ser rememorado, pelo ineditismo, pelos desafios técnicos que superou e pelos registros descritivos na Fábrica de Ferro de Ipanema, realizados pelo major João Bloem, o então diretor, e das agruras resultantes da Revolta Liberal. Nesse momento, a expansão da indústria paulista do açúcar coincide com a aplicação de recursos na Fábrica durante a regência Feijó, para suprir a demanda por máquinas e componentes em ferro fundido utilizados na moagem da cana por centenas de engenhos paulistas e mineiros. Não se faziam canhões de ferro no país e as armas foram fundidas, usinadas e submetidas a testes de resistência a disparos com cargas de pólvora. Até o final do século XIX, ocorre uma proliferação de fundições de ferro em muitas cidades brasileiras. Como única produtora da matéria-prima das fundições - o ferro-gusa - a Fábrica de Ipanema produziu ferro e fundiu os canhões, o que demonstra a presença das competências técnica e metalúrgica, relacionadas aos investimentos no período da Regência e à intenção de retomar o projeto militar original da produção de equipamentos bélicos. Essa soma de conhecimentos e habilidades levou o diretor a defender uma proposta de estabelecer uma filial em Juquiá, perto do porto de Iguape, não aceita pelo Ministério da Marinha. Ao apresentar a história desses canhões, este trabalho rememora alguns dos obstáculos que se interpuseram ao sonho de trazer a primeira Revolução Industrial ao Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Unpublished documents from 1840 describe the fabrication of three cannons - a technical fact to be remembered due to its uniqueness, the technical challenges and the detailed descriptions provided by major João Bloem, the director of the Fábrica de Ferro de Ipanema, and the difficulties after the 1842 Liberal Revolt. The expansion of the sugar industry in São Paulo is concurrent with the investments in cast iron machines and components used to grind sugarcane for hundreds of sugar mills from Sorocaba to the South of Minas Gerais, made during Feijó Regency. The iron cannons were the only ones made in Brazil; they were cast, milled, and submitted to firing tests with gunpowder charges three times higher than the regularly used. Although iron foundries spread to many Brazilian cities, they all used imported cast iron, for until the end of the 19th century Ipanema was the only place where the raw material, cast iron, was produced from iron ore. The casting of cannons demonstrates the presence of sophisticated metallurgical and technical competence, related to the investments of the Regency period and the intention to regain the original objective of producing military supplies in that plant. This experience and the developed competences led the director to propose a subsidiary in Juquiá, near the port of Iguape, which was not accepted by the Navy ministry. In presenting the history of these cannons, this paper discusses some of the situations that hindered the dream of bringing the first industrial revolution to Brazil.
  • “Continua a febre dos monumentos”: a estatuomania na imprensa do Rio de Janeiro (décadas de 1880 a 1930) Estudos De Cultura Material

    SCARELLI, RAFAEL DIAS

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo aborda como a imprensa carioca e os intelectuais da época perceberam e analisaram a expansão da escultura pública na cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1880 e 1930. Em especial, investiga como esses atores se apropriaram da ideia de “estatuomania”, a partir da observação atenta do que se passava na França, para interpretar a realidade urbana carioca. Defendemos que não se tratou da simples “importação” de uma ideia estranha ao meio local, mas, sim, de um processo de intensa reelaboração e adaptação do conceito, mobilizando-o no bojo das disputas político-ideológicas do momento. Para tal análise, apoiamo-nos, como fontes documentais, nos artigos publicados nos jornais e revistas ilustradas da então capital brasileira, além de periódicos franceses.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses how the carioca press and intellectuals understood and analyzed the expansion of public sculpture in the city of Rio de Janeiro, Brazil, between the 1880s and the 1930s. It aims to investigate how these actors appropriated the idea of “statuomanie”, interpreting the carioca urban reality in the light of what was happening in France. This article argues that it was not a mere “importation” of a foreign idea to the local environment, but rather a process of intense reworking and adaptation of the concept according to the context of political and ideological conflicts at the time .These analyses were conducted with data collected by means of documentary sources such as articles published in newspapers and illustrated magazines in Rio de Janeiro, as well as in the French press.
  • O sítio da Independência no Ipiranga: as vicissitudes de um local histórico Estudos De Cultura Material

    CINTRA, JORGE PIMENTEL; CINTRA, ALEXANDRE PIMENTEL

    Resumo em Português:

    RESUMO Ensaio de reconstituição histórica do sítio pelo qual passou D. Pedro I no dia 7 de setembro de 1822, em que analisamos não só o caminho que ele percorreu, mas também os locais destacados, no sítio do Ipiranga, tendo em conta as diversas reformas ao longo do tempo. Realizamos uma revisão crítica das diversas tentativas de demarcar o lugar onde aconteceu a Independência do Brasil: nota-se que houve uma série de enganos ao longo do tempo e muita confusão nas explicações. Foi feito um esforço para desenvolver uma narrativa linear e esclarecer pontos obscuros ou confusos. Para isso servimo-nos da iconografia histórica: telas, fotos e mapas. Estes últimos, com a ajuda de programas de cartografia digital, puderam ser superpostos a mapas atuais para a determinação dos pontos de interesse. Ao longo do texto e ao final, são feitas considerações sobre o sentido de determinar esse local, com maior ou menor precisão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work consists of a historical reconstruction essay of the site through which D. Pedro I passed on September 7, 1822. Besides investigating the path he treaded, this essay also approaches the highlighted points on the Ipiranga site, considering the various reforms they have gone through over time. A critical review of the numerous attempts to demarcate the place where Brazil’s independence took place evinced a series of mistakes over time and considerable confusion in the explanations. In an attempt to develop a linear narrative and clarify obscure or confounding points, this study relies on historical iconography: paintings, photos, and maps - which were superimposed on current maps to determine the points of interest with the aid of digital mapping programs. Throughout the text, a series of considerations are made about the purpose and the meaning of determining this location, with a greater or lesser precision.
  • Uma coleção de arquitetura moderna: imagem e narratividade no catálogo latino-americano de Henry-Russell Hitchcock (1955) Estudos De Cultura Material

    CABRAL, CLAUDIA COSTA

    Resumo em Português:

    RESUMO Os edifícios são colecionáveis? Houve quem colecionasse projetos, como o casal Tremaine, para quem Niemeyer e Johnson projetaram casas nunca construídas; certas exposições incorporaram protótipos arquitetônicos, como a casa que Breuer levantou no jardim do MoMA em 1949. Mas na grande maioria das vezes, as obras de arquitetura entram nos museus e na historiografia através de algo que as representa. Essas representações - fotografias, desenhos - geralmente compõem catálogos que, de certa maneira, desfrutam de uma vida independente das exposições que os originaram e superam-nas em longevidade. Latin American Architecture since 1945, catálogo decorrente da exposição homônima organizada por Henry-Russell Hitchcock para o MoMA em 1955, é hoje amplamente reconhecido como peça fundamental na construção historiográfica da arquitetura moderna latino-americana, bem como o Brazil Builds de Philip Goodwin (1943). Os catálogos de arquitetura são produtos bibliográficos onde as imagens têm papel preponderante sobre os textos. Entram na categoria da coleção de figuras ou do álbum fotográfico. Contudo, não obstante a prioridade da imagem sobre a palavra, o catálogo constitui, também, uma narrativa. O objetivo deste texto é interrogar a condição narrativa própria do catálogo como coleção de arquitetura, como álbum fotográfico, em suas correlações com os métodos da historiografia e com a formação do conceito de arquitetura moderna, através de Latin American Architecture since 1945.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Are buildings collectible? Some people collected projects, like the Tremaine couple, for whom Niemeyer and Johnson designed houses that they never built; some exhibitions incorporated architectural prototypes, such as the house installed by Breuer in MoMA’s garden in 1949. But in most cases, works of architecture enter museums (and historiography) by their representations. These representations - photographs, drawings - usually compose catalogs that, in a way, enjoy a life independent from their exhibitions of origin, whose longevity they surpass. Latin American Architecture Since 1945, the catalog of the homonymous exhibition organized by Henry-Russell Hitchcock for MoMA in 1955, is now widely recognized as a central piece in the historiographical construction of Latin American modern architecture, like Brazil Builds by Philip Goodwin (1943). Architectural catalogs are bibliographic products where pictures have a predominant role over texts. They fall into the category of the picture collection, or the photographic album. But despite the priority of image over word, the catalog is also a narrative. The purpose of this text is to examine the intrinsic narrative condition of the catalog as a photographic album and as an architecture collection, in its correlations with the historiographic methods and with the formation of the modern architecture concept, by using Latin American Architecture Since 1945.
  • Um estudo comparativo da dinâmica microclimática em espaços adaptados para fins de conservação de acervos sob a ótica da sustentabilidade Conservação E Restauração

    ANDRADE, ANNA LAURA CANUTO ROCHA DE; CAVICCHIOLI, ANDREA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo resgata e apresenta os principais caminhos de aproximação entre o universo da conservação de bens culturais e as tendências da sustentabilidade, discutindo particularmente o papel do diagnóstico microclimático de espaços adaptados à função museológica na definição das estratégias de conservação preventiva embasadas nos princípios de tal movimento (identificadas por alguns autores como slow conservation). Esta análise se articula com dois estudos de caso que avaliam os comportamentos dinâmicos de parâmetros físico-ambientais (temperatura e umidade) coletados durante o período de um ano em espaços internos do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP) e do Museu Casa da Xilogravura, confrontados com as variações climáticas externas. Os resultados e suas interpretações permitem ressaltar a importância do diagnóstico dos espaços de conservação, enquanto ferramenta de planejamento de ações preventivas alternativas às tradicionais abordagens de controle ambiental mecanizado e automatizado, e vislumbrar estratégias passivas que valorizem potencialidades existentes, minimizem vulnerabilidades isoladas e contribuam concretamente para a articulação com um mundo sustentável.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article retrieves and presents the main ways of combining the universe of cultural heritage conservation with the trends of sustainability and, especially, discusses the role of microclimate diagnostics of areas adapted to the museum function in the definition of preventive conservation strategies based on the principles of such movement (by some authors identified as slow conservation). This analysis is articulated with two case studies in which the dynamic behavior of physical-environmental parameters (temperature and humidity) collected during a one-year interval in internal areas of two museums (Museu Paulista and Museu Casa da Xilogravura) are assessed, considering external climatic variations. The results and their interpretation allow corroborating the importance of diagnostics of conservation areas as a planning tool for preventive actions alternative to traditional approaches based on mechanized and automated environmental control. Moreover, they enable envisioning passive strategies that value existing potentials, minimize individual vulnerabilities and concretely contribute to the articulation with a sustainable world.
  • Reflexões sobre a tomada de decisões no restauro de um manuscrito iluminado setecentista Conservação E Restauração

    CAMPOS, ANA CRISTINA TORRES

    Resumo em Português:

    RESUMO Em 2018, um códice manuscrito iluminado, intitulado Compromisso da Irmandade do Smo. Sacramento da Freguezia de Nossa Senhora do Pilar Das Congonhas do Anno de 1725 foi restaurado dentro de um projeto cujo objetivo é pensar a relação entre a conservação-restauração e a história. As decisões de intervenção foram tomadas dentro de uma perspectiva que busca o balanço entre duas forças aparentemente opostas: a manutenção dos aspectos materiais da passagem do tempo e as intervenções necessárias para garantir a continuidade de seus aspectos funcionais, simbólicos e estéticos pelo maior tempo possível. São discutidas decisões tomadas no processo de restauro concernentes ao miolo do livro, ou seja, no processo de reestruturação de suporte e de atenuação de manchas, buscando expor os caminhos que levaram à tomada de determinadas decisões em detrimento de outras e compreender como o trabalho de restauração, assim como qualquer outro tipo de intervenção, está ligado à uma série de valores que muito têm a dizer sobre quem age sobre o objeto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In 2018, a project aimed to think the association between conservation and history conserved an illuminated manuscript codex entitled Commitment of the brotherhood of the Holy Sacrament of the Parish of Our Lady of the Pillar of Congonhas from the year of 1725. All interventions were thought based on a perspective that sought to balance two apparently opposite forces: maintaining the material aspects of the passage of time and implementing the necessary interventions for ensuring the object’s functional, symbolic, and aesthetic aspects for as long as possible. To unravel the path that led to specific choices in detriment to others, this work discusses the decisions made regarding the conservation of the book leaves, such as filling missing material and removing stains, thus exposing how the conservation process, as well as any other type of intervention, is connected to a series of values that say a lot about the person who acts upon the object.
  • Acervos de arquitetura como espaço histórico de formação Documentos

    LIRA, JOSÉ; DELECAVE, JONAS; PRÓSPERO, VICTOR; FIAMMENGHI, JOÃO BITTAR

    Resumo em Português:

    RESUMO Nos últimos anos, trabalhos de cunho historiográfico em torno de fontes e arquivos de arquitetura e urbanismo, assim como iniciativas institucionais e particulares ligadas a questões de preservação, vêm contribuindo para a consolidação de uma agenda coletiva em torno do valor histórico desses acervos no Brasil. Os debates giram em torno de seu papel no interior de instituições culturais, acadêmicas e profissionais, e de sua relevância para a formação, a memória e a prática em arquitetura e urbanismo. Nossa intenção aqui é justamente discutir o papel, a agência e as potencialidades desses acervos de arquitetura nas atividades de ensino e pesquisa na área. Inicialmente, apresentamos um quadro geral de alguns acervos de arquitetura no Brasil e suas relações institucionais e com experiências de ensino específicas. Em seguida, refletimos sobre usos pedagógicos recentes desses acervos, destacando algumas experiências didáticas nacionais e estrangeiras. Por fim, discutimos a importância dos acervos especializados para a pesquisa na área, seus significados, possibilidades e dilemas contemporâneos. Desse modo, pretendemos contribuir para a definição de estratégias ligadas à constituição, à preservação e ao uso de acervos de arquitetura e urbanismo no interior de instituições acadêmicas no país.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In recent years, historiographical works on architectural and planning sources or archives, as well as institutional or private initiatives aimed at preservation issues, have helped to consolidate a collective agenda around the historical value of these collections in Brazil. Debates revolve around their role within cultural, academic, and professional institutions, and their relevance to education, memory, and practice in architecture and urbanism. This article aims to speculate about the roles, agencies, powers, and limits of architectural collections in contemporary teaching and research practices. To this end, it first presents an outlook of architectural collections in Brazil and their relations with different academic institutions. Then, the text will comment on recent pedagogical uses of architectural and planning collections, highlighting some teaching experiences in both the national and international context. Finally, it discusses the importance of specialized collections to research in the field of architecture and urban planning, as well as their contemporary meanings, possibilities, and dilemmas. This study is expected to contribute to the definition of strategies on the constitution, preservation, and use of architectural and planning collections within academic institutions in Brazil.
  • ERRATA: Mobilidade e interconexões oceânicas: o engenheiro militar e o artífice entre a Capitania do Ceará e o reino de Portugal Errata

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br