Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Volume: 44, Publicado: 2022
  • A ciência e a RBCE em mais um ano de pandemia Editorial

    Mascarenhas, Fernando; Lazzarotti Filho, Ari; Vianna, Lauro Casqueiro
  • Alasdair MacIntyre e a Filosofia do Esporte: uma discussão comparativa sobre o conceito de prática Artigo Original

    Boccati, Paulo Augusto; Santos Neto, Samuel Ribeiro dos

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo teve por objetivo apresentar o conceito de práticas sociais do filósofo Alasdair MacIntyre, a partir de seus usos na Filosofia do Esporte, e compará-lo com o conceito de práticas corporais mobilizado na literatura brasileira do campo da Educação Física. A discussão foi realizada a partir de uma revisão narrativa de ambos os conceitos, buscando contextualizar seus percursos epistemológicos, apropriações e possíveis fragilidades e potencialidades. Foi possível constatar que o conceito de práticas de MacIntyre é dotado de estabilidade e possibilita a investigação estruturada de questões específicas dos esportes, mas possui menor amplitude de significantes comparado ao conceito de práticas corporais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo tuvo como objetivo presentar el concepto de prácticas sociales del filósofo Alasdair MacIntyre, basado en sus usos en la Filosofía del Deporte, y compararlo con el concepto de prácticas corporales movilizado en la literatura brasileña en el campo de la Educación Física. La discusión se realizó a partir de una revisión narrativa de ambos conceptos, buscando contextualizar sus trayectorias epistemológicas, apropiaciones y posibles debilidades y potencialidades. Se pudo verificar que el concepto de prácticas de MacIntyre está dotado de estabilidad y permite una investigación estructurada de cuestiones deportivas específicas, pero tiene un rango de significantes menor en comparación con el concepto de prácticas corporales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article aimed to present the concept of social practices of the philosopher Alasdair MacIntyre, based on its uses in the Philosophy of Sport, and compare it with the concept of bodily practices mobilized in the Brazilian literature in the field of Physical Education. The discussion was carried out from a narrative review of both concepts, seeking to contextualize their epistemological paths, appropriations and possible weaknesses and potentialities. It was possible to verify that MacIntyre's concept of practices is endowed with stability and allows for a structured investigation of specific sports issues, but it has a smaller amplitude of signifiers when compared to the concept of bodily practices.
  • A cobertura jornalística das copas de 2019 no Globoesporte.com: indícios da midiatização do futebol de mulheres Artigo Original

    Lourenço, Otávio Bonjiovanne; Monteiro, Vinicius Augusto do Nascimento; Silva, Lucas Barbosa; D’auria, Breno Brey; Santos, Silvan Menezes dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivamos analisar a cobertura jornalística do grupo Globo sobre as seleções brasileiras na Copa do Mundo de Futebol Feminino e na Copa América de Futebol Masculino, ambas as edições de 2019. Desenvolvemos uma análise de produto midiático, com abordagem quanti-qualitativa dos dados. Como ferramenta analítica, utilizamos a teoria do enquadramento, subsidiada pelo modelo analítico dos 5 E´s do esporte. Analisamos também o volume da produção noticiosa, autoria das notícias, sexo dos autores e autoras, fontes de entrevistas e o sexo dessas fontes. Os resultados reforçam a ideia de que o processo de midiatização do futebol de mulheres está restringindo-se a sua entretenimização e, por conseguinte, isto não tem lhe agregado valor a ponto de se transformar em notícia.

    Resumo em Espanhol:

    ABSTRACT We aim to analyze the news coverage of Grupo Globo on the Brazilian teams in the Women's World Cup and the Men's Soccer America's Cup, both 2019 editions. We develop an analysis of media products, with a quantitative-qualitative approach to the data. As an analytical tool we use the theory of framing, based on the analytical model of the 5 E's of sport. We also analyze the volume of news production, the authorship of them, the sex of the authors, the sources of the interviews and the sex of these sources. The results reinforce the idea that the process of mediatization of women's football is restricting its entertainment and, therefore, this has not added value to the point of becoming news.

    Resumo em Inglês:

    RESUMEN Apuntamos analizar la cobertura de noticias del Grupo Globo sobre las selecciones brasileñas en el Mundial Femenino y la Copa América de Fútbol Masculino, ambas ediciones de 2019. Desarrollamos un análisis de productos de medios, con un enfoque cuantitativo-cualitativo de los datos. Como herramienta analítica utilizamos la teoría del encuadre, sustentada en el modelo analítico de los 5 E´s del deporte. También analizamos el volumen de producción de noticias, la autoría de ellas, el sexo de los autores y los autores, las fuentes de las entrevistas y el sexo de estas fuentes. Los resultados refuerzan la idea de que el proceso de mediatización del fútbol femenino está restringiendo su entretenimiento y, por tanto, esto no ha añadido valor hasta el punto de convertirse en noticia.
  • Aspectos envolvidos na contratação e manutenção do personal trainer: capitais em jogo Artigo Original

    Silva, Jhonatan Henrique Dias da; Silva, Alan Camargo; Triani, Felipe da Silva; Telles, Silvio de Cassio Costa; Lüdorf, Sílvia Maria Agatti

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivou-se analisar os aspectos que influenciam na contratação e na manutenção do personal trainer, no ponto de vista dos clientes. Para a composição da pesquisa, usuários do serviço responderam questionários e entrevistas. Detectou-se que vários capitais estão em jogo, mas os clientes enfatizaram aspectos simbólicos relativos ao conhecimento, segurança e confiança no seu trabalho como diferenciais. Ao invés de valorizar o capital corporal, como apontado em outros estudos, a investigação observou a emergência do capital perfil como elemento de distinção.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo fue analizar los aspectos que influyen en la contratación y mantenimiento del entrenador personal, desde el punto de vista de los clientes. Para la composición de la encuesta, los usuarios del servicio respondieron cuestionarios y entrevistas. Se detectó que varios capitales están en juego, pero los clientes enfatizaron aspectos simbólicos relacionados con el conocimiento, la seguridad y la confianza en su trabajo como diferenciales. En lugar de valorar el capital corporal, como se señaló en otros estudios, la investigación observó el surgimiento del capital de perfil como elemento de distinción.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective was to analyze the aspects that influence the hiring and maintenance of the personal trainer, from the clients' point of view. For the composition of the survey, service users answered questionnaires and interviews. It was detected that several capitals are at stake, but clients emphasized symbolic aspects related to knowledge, security and confidence in their work as differentials. Instead of valuing body capital, as pointed out in other studies, the investigation observed the emergence of profile capital as an element of distinction.
  • Nível de atividade física de adultos: associação com escolaridade, renda e distância dos espaços públicos abertos em Criciúma, Santa Catarina Artigo Original

    Morais, Geiziane Laurindo de; Rech, Cassiano Ricardo; Schäfer, Antônio Augusto; Meller, Fernanda de Oliveira; Farias, Joni Marcio de

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do estudo foi avaliar a associação entre o nível de atividade física com a escolaridade e renda de adultos e distância dos espaços públicos abertos de Criciúma, Santa Catarina, Brasil. Aplicou-se um questionário para avaliar o perfil da população criciumense, e a avaliação dos espaços foi em in loco por meio do instrumento Physical Activity Resource Assessment – PARA. Identificou-se 100 espaços e entrevistou-se 820 residentes de ambos os sexos. Verificou-se que 74,9% da população não alcança a recomendação mínima de atividade física semanal. A variável escolaridade apresentou associação positiva com o nível de atividade física. Conclui-se que há necessidade de desenvolver estratégias que estimulem comportamentos ativos e reformulação de políticas públicas para utilização dos espaços públicos, promovendo uma cidade saudável.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo del estudio fue evaluar la asociación entre el nivel de actividad física con la educación y la renta de los adultos y la distancia de los espacios públicos abiertos en Criciúma, Santa Catarina, Brasil. El cuestionario se aplicó para evaluar el perfil de la población criciumense y la evaluación de espacios se realizó in loco utilizando el instrumento Physical Activity Resource Assessment – ​​PARA. Se identificaron 100 espacios y se entrevistó a 820 residentes de ambos sexos. Se encontró que el 74,9% de la población no alcanzó la recomendación mínima de actividad física semanal. La variable educación mostró una asociación positiva con el nivel de actividad física. Se concluye que existe la necesidad de desarrollar estrategias que fomenten conductas activas y reformulación de políticas públicas para el uso del espacio público, promoviendo una ciudad saludable.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of the study was to evaluate the association between the level of physical activity with education and income of adults and distance from open public spaces in Criciúma, Santa Catarina, Brazil. A questionnaire was applied to assess the profile of the Criciumense population and the assessment of spaces was carried out in loco using the Physical Activity Resource Assessment – PARA instrument. 100 spaces were identified and 820 residents of both sexes were interviewed. It was found that 74.9% of the population does not reach the minimum recommendation of weekly physical activity. The education variable showed a positive association with the level of physical activity. It is concluded that there is a need to develop strategies that encourage active behaviors and reformulation of public policies for the use of public spaces, promoting a healthy city.
  • Conhecimentos e competências dos treinadores de rugby de categorias de base: comparação entre importância atribuída e domínio percebido Artigo Original

    Silva, Amanda Franco da; Müller, Camila Borges; Goicochea, Ciana Alves; Toescher, Marcelo Kopp; Pinheiro, Eraldo dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivou-se comparar a importância atribuída (IA) e o domínio percebido (DP) de conhecimento e competências de treinadores de rugby do campeonato nacional juvenil. Treinadores das seleções estaduais de rugby (n=19) responderam o Questionário dos Conhecimentos e Competências do Treinador sobre a IA e o DP classificados em escala Likert. O teste de Wilcoxon foi realizado para comparar IA e DP. Os resultados relacionados aos conhecimentos apresentaram IA significativamente maior que DP. Nas competências, apenas o item “planejar uma sessão de treino” não apresentou diferença significativa entre IA e DP. Conclui-se que a IA é maior que o DP em diversas questões relacionadas aos conhecimentos e competências percebidas de treinadores de rugby juvenil.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo fue comparar la importancia asignada (AI) y el dominio percibido (DP) de conocimientos y habilidades de los entrenadores de rugby en el campeonato nacional juvenil. Los entrenadores de los equipos estatales de rugby (n=19) respondieron el Cuestionario de conocimientos y habilidades para entrenadores sobre IA y DP clasificados en una escala Likert. Se realizó la prueba de Wilcoxon para comparar AI y DP. Los resultados relacionados con el conocimiento mostraron AI significativamente superior a DP. En competencias, solo el ítem “planificación de una sesión de entrenamiento” no mostró diferencia significativa entre IA y DP. Se concluye que AI es mayor DP en varias preguntas relacionadas con el conocimiento y las habilidades percibidas de los entrenadores de rugby juvenil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim was to compare the assigned importance (AI) and the perceived domain (PD) of knowledge and competences of rugby coaches in the national youth championship. Coaches from state rugby teams (n=19) answered the Coach Knowledge and Competences Questionnaire on AI and PD classified on a Likert scale. Wilcoxon test was performed to compare AI and PD. The results related to knowledge showed significantly higher AI than PD. In competences, only the item “planning a training session” showed no significant difference between AI and PD. It is concluded that AI is higher PD in several questions related to the knowledge and perceived skills of youth rugby coaches.
  • O processo de esportivização do remo na cidade de São Paulo (1899-1949) Artigo Original

    Medeiros, Daniele Cristina Carqueijeiro de

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar a esportivização do remo na cidade de São Paulo. O período recortado é aquele em que o remo foi praticado prioritariamente no rio Tietê. Parte-se da hipótese de que os clubes de regatas e as federações foram elementos fundamentais na transformação do remo na cidade. A análise das fontes mostra que paulatinamente os torneios ganharam contornos mais competitivos e regulamentados. Em meio a estes processos, o rio Tietê, com suas particularidades geográficas, configurava-se como um grande impedimento à esportivização do remo. Conclui-se que ao mesmo tempo em que as práticas ganhavam características mais esportivizadas, semelhantes àquelas internacionalmente instituídas, elas esbarravam nas conjunturas locais, expressas pela geografia do rio Tietê.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este artículo es analizar la deportivización del remo en São Paulo. El período analizado es aquel en que el remo se practicaba principalmente en el río Tietê. Se supone que los clubes de regatas y las federaciones fueron elementos clave en la transformación del remo en la ciudad. El análisis de las fuentes muestra que, poco a poco, los torneos fueron adquiriendo contornos más competitivos y regulados. En medio a estos procesos, el río Tietê, con sus particularidades geográficas, se configuró como un gran impedimento para la deportivización del remo. Se concluye que, al mismo tiempo que las prácticas ganaron características más deportivas, similares a las establecidas internacionalmente, se chocaron con coyunturas locales, expresadas por la geografía del río Tietê.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this article is to analise the rowing’s sportization process in the city of São Paulo. The period of this research is the moment when rowing was primarily realized at Tietê river. The hypothesis of this research is regatta clubs and federations were fundamentals to the transformations of rowing in the city. The sources show that tournaments realized in São Paulo became gradually more competitive and regulated. However, the Tietê river, with its geographic particularities, was a huge impediment to the sportization process. The conclusion is, while this practice became more sportive, it knocked against local characteristics, expressed by the geography of Tietê river.
  • Barreras para la práctica de la actividad física y marcadores de adiposidad en estudiantes universitarios Original Article

    Quijano Duarte, Sergio Alejandro; Mantilla Toloza, Sonia Carolina; Martínez Torres, Javier; Jaimes Guerrero, Carlos Alberto

    Resumo em Português:

    RESUMEN El objetivo del estudio fue establecer asociación entre barreras para la práctica de actividad física y marcadores de adiposidad en universitarios. A través de un estudio transversal, se realizó valoración antropométrica, se aplicó encuesta de datos sociodemográficos y cuestionario de percepción de barreras para la práctica de la actividad física en 211 estudiantes. Las barreras más frecuentes son falta de tiempo, de energía y de voluntad. Se encontró mayor valor en indicadores de adiposidad en hombres y asociación entre las barreras falta de tiempo, de habilidades y miedo a lastimarse, con un mayor índice de masa corporal. Como conclusión, se encontró relación entre barreras para la actividad física y marcadores de adiposidad, aspectos relevantes en las estrategias de promoción de actividad física y control de peso.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMO O objetivo do estudo foi estabelecer associação entre barreiras à prática de atividade física e marcadores de adiposidade em universitários. Foi realizado un estudo transversal. Foi realizada avaliação antropométrica, levantamento de dados sociodemográficos e aplicado questionário de percepção de barreiras à prática de atividade física em 211 alunos. As barreiras mais frequentes são falta de tempo, energia e vontade. Maior valor foi encontrado nos indicadores de adiposidade em homens e associação entre as barreiras, falta de tempo, habilidade e medo de machucar, com maior índice de massa corporal. Foi encontrada relação entre barreiras à atividade física e marcadores de adiposidade, aspectos relevantes nas estratégias de promoção da atividade física e controle de peso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this study the objective was to establish the association between physical activity barriers and adiposity markers in university students. A cross sectional descriptive study was executed. Anthropometric assessment, sociodemographic data survey and physical activity barrier perception questionnaire were applied to 211 students. The most frequent barriers were lack of time, energy and free will. It was found greater value in indicators of adiposity in men and association between the barriers lack of time, skills and fear of injury, with a higher body mass index. It was found a relationship between barriers to physical activity and adiposity markers, relevant aspects in the strategies of promotion of physical activity and weight control.
  • Os ciclos de desenvolvimento da carreira do personal trainer Artigo Original

    Calesco, Vinicius Almeida; Both, Jorge

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do estudo foi de identificar os ciclos de desenvolvimento de carreira do personal trainer. Foi aplicado a 101 personal trainers um instrumento que abordou aspectos sociodemográficos e profissionais. Em seguida, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 24 profissionais para obtenção de informações não evidenciadas no primeiro momento. Os resultados demonstram que o personal trainer apresenta quatro ciclos de carreira, sendo: Entrada no Mercado de Trabalho, Exploração e Estabilização, Reavaliação e Insegurança e Declínio ou Desistência. Conclui-se que o personal trainer inicialmente desfruta de notória ascensão profissional, sequenciada por insegurança financeira e trabalhista, o que resulta na mudança de área de atuação precocemente.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo del estudio fue identificar los ciclos de desarrollo de la carrera de entrenador personal. Se aplicó un instrumento que abordó aspectos sociodemográficos y profesionales a 101 entrenadores personales. Luego, se realizó una entrevista semiestructurada con 24 profesionales para obtener información que no se evidenció en un principio. Los resultados muestran que el entrenador personal tiene cuatro ciclos de carrera, a saber: Entrada al mercado laboral, Exploración y estabilización, Reevaluación e inseguridad y Decadencia o rendición. Se concluye que el entrenador personal disfruta inicialmente de un notorio ascenso profesional, seguido de precariedad económica y laboral, lo que se traduce en un cambio temprano de área de especialización.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of the study was to identify the personal trainer career development cycles. An instrument that addressed sociodemographic and professional aspects was applied to 101 personal trainers. Then, a semi-structured interview was carried out with 24 professionals to obtain information that was not evidenced at first. The results show that the personal trainer has four career cycles, namely: Entry into the Job Market, Exploration and Stabilization, Reassessment and Insecurity and Decline or Giving up. It is concluded that the personal trainer initially enjoys a notorious professional ascension, followed by financial and labor insecurity, which results in an early change of area of expertise.
  • Um novo contrato motor nos domínios do esporte, lazer e Educação Física? Aportes para uma teoria reflexiva do movimento humano Artigo Original

    Souza, Juliano de; Oliveira, Vinicius Machado de; Garcia, Rui Proença

    Resumo em Português:

    RESUMO Esse artigo teve como objetivo compreender em que medida as dinâmicas da modernização reflexiva concorreram para que um novo contrato motor emergisse nos contextos do lazer, esporte e Educação Física na contemporaneidade. Frente a esse desiderato, o texto foi estruturado em três seções. Na primeira parte, discutimos como a modernização reflexiva impactou as relações sociais num contexto macrossociológico. Em seguida, abordamos como e em que sentido as autobiografias de movimento foram alteradas na modernidade tardia. Por fim, introduzimos algumas bases para a uma teoria do movimento humano que se apeteça potencial na tradução dos novos sentidos atribuídos ao lazer e ao esporte na sociedade contemporânea.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tuvo como objetivo comprender en qué medida la dinámica de la modernización reflexiva contribuyó al surgimiento de un nuevo contrato motor en los contextos del ocio, el deporte y la Educación Física en la época contemporánea. En vista de este objetivo, el texto se estructuró en tres apartados. En la primera parte, discutimos cómo la modernización reflexiva ha impactado las relaciones sociales en un contexto macrosociológico. A continuación, discutimos cómo y en qué sentido se alteraron las autobiografías de movimientos en la modernidad tardía. En la sección final, presentamos algunas bases para una teoría del movimiento humano que tiene potencial para traducir los nuevos significados atribuidos al ocio y al deporte en la sociedad contemporánea.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aimed to understand to what extent the dynamics of reflexive modernization contributed to a new movement contract to emerge in the leisure, sport, and Physical Education contexts in contemporaneity. Given this objective, the text was structured in three sections. In the first part, we discuss how reflexive modernization has impacted social relations in a macro-sociological context. We then discuss how and in what sense movement autobiographies were altered in late modernity. Finally, we introduce some bases for a human movement theory that has the potential to translate the new meanings attributed to leisure and sport in contemporary society.
  • A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética Artigo Original

    Lorenzini, Ana Rita; Melo, Marcelo Soares Tavares de; Souza Júnior, Marcílio

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho foi explicar a abordagem da aula crítico-superadora no componente curricular Educação Física. Foi realizada uma pesquisa documental com base em documentos curriculares referenciados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, nos quais a aula é a unidade fundante do tempo-espaço pedagógico, sendo ampliada na forma de seminários, oficinas, festivais, etc., e qualificada com o método pedagógico. É possível concluir que a aula crítico-superadora é operacionalizada por fundamentos lógicos e históricos subjacentes ao aporte da teoria do conhecimento dialético-materialista-histórico e da Educação Física Crítico-Superadora.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tuvo como objetivo explicar el enfoque de clase crítica- superadora en el componente del plan de estudios de Educación Física. La investigación documental se llevó a cabo a partir de documentos curriculares referenciados por el Departamento de Educación del Estado de Pernambuco. En estos, la clase es la unidad fundacional del tiempo-espacio pedagógico, que se expande en forma de seminarios, talleres, festivales, por nombrar algunos, y calificados por el método pedagógico. Se concluyó que la clase crítica-superadora se operacionaliza sobre bases lógicas e históricas que subyacen en el aporte de la teoría del conocimiento dialéctica histórico-materialista y el enfoque Crítico-superador en Educación Física.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aimed to explain the critical-surpassing class approach in the component of the Physical Education curriculum. Documentary research was carried out based on curriculum documents referenced by the Department of Education of the State of Pernambuco. In these, the class is the founding unit of the pedagogical time-space, which is expanded in the form of seminars, workshops, festivals, to name a few, and qualified by the pedagogical method. It was concluded that the critical-surpassing class is operationalized by logical and historical foundations underlying the contribution from knowledge materialist-historical dialectic theory and the Critical-surpassing approach in Physical Education.
  • Relações entre a velocidade de decolagem e desempenho em lançadores de disco paraolímpicos da classe F-44 e F-46 Original Article

    Banja Fernandes, Túlio Luiz; Oliveira, Saulo Fernandes Melo de; Oliveira, José Igor Vasconcelos de; Martins, Felipe José Aidar; Ramos Júnior, Valdir Rodrigues; Costa, Manoel da Cunha; Tashiro, Tetsuo

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo teve como objetivo a análise do lançamento de disco em atletas paralímpicos de duas classes funcionais (CFs). Sete atletas de duas classes F-44 (N=4) e F-46 (N=3) executaram 3 lançamentos cada durante uma competição regional, e foram avaliados por meio de cinemetria 3D. Os atletas avaliados apresentaram uma técnica de lançamento semelhante, com movimento de preparação em direção oposta ao lançamento que antecedia o arremate. Na classe F-44 houve uma fraca correlação entre a velocidade de decolagem e o alcance do disco (r= 0,15; p>0,05). Na F-46 houve forte correlação entre a velocidade de decolagem e o alcance (r= 0,77; p=0,014). Conclui-se que atletas das CFs avaliadas apresentam diferenças importantes em termos de desempenho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente estudio tuvo como objetivo analizar el lanzamiento de disco en atletas paralímpicos de dos clases funcionales (FC). Siete atletas de dos clases F-44 (N = 4) y F-46 (N = 3) realizaron 3 lanzamientos cada uno durante una competencia regional, y fueron evaluados usando cinemetría 3D. Los deportistas evaluados presentaron una técnica de lanzamiento similar, con un movimiento de preparación en sentido contrario al lanzamiento que precedió al tiro. En la clase F-44 hubo una correlación débil entre la velocidad de despegue y el alcance del disco (r = 0,15; p> 0,05). En el F-46 hubo una fuerte correlación entre la velocidad de despegue y el alcance (r = 0,77; p = 0,014). Se concluye que los deportistas de los CF evaluados presentan importantes diferencias en cuanto a rendimiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to analyze discus throwing in Paralympic athletes from two functional classes (FCs). Seven athletes from two classes F-44 (N=4) and F-46 (N=3) performed three throws each during a regional competition and were evaluated through 3D kinemetry. The assessed athletes presented a similar throwing technique, with a preparation movement opposite to the throw preceding the shot. Class F-44 showed a weak correlation between take-off speed and range (r= 0.15; p>0.05). F-46 showed a strong correlation between take-off speed and range (r=0.77; p=0.014). We conclude that athletes from the assessed FCs present important differences in terms of performance.
  • Por entre tramas e tessituras do espaço urbano “sobre rodas”: tecendo relações entre o esporte e lazer e a pessoa com deficiência física na cidade Artigo Original

    Beltrame, André Luís Normanton

    Resumo em Português:

    RESUMO Analisar como as pessoas com deficiência física, usuárias de cadeira de rodas, percebem o esporte e lazer na cidade é o objetivo desta pesquisa. De abordagem qualitativa, com base etnográfica, o estudo fez uso da observação participante, entrevistas e diário de campo junto a 12 participantes. A investigação construiu duas categorias de análise, uma voltada para a acessibilidade e outra no campo das relações com a sociedade. Os resultados apontam para um cenário corponormativo que territorializa e segrega a pessoa com deficiência física nas experiências de esporte e lazer.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Analizar cómo las personas con discapacidad física, los usuarios de sillas de ruedas, perciben el deporte y el ocio en la ciudad es el objetivo de esta investigación. Con un enfoque cualitativo, basado en la etnografía, el estudio utilizó observación participante, entrevistas y diario de campo con 12 participantes. La investigación construyó dos categorías de análisis, una centrada en la accesibilidad y la otra en el campo de las relaciones con la sociedad. Los resultados apuntan a un escenario corporativo que territorializa y segrega a las personas con discapacidad física en experiencias deportivas y de ocio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Analyzing how people with physical disabilities, wheelchair users, perceive sport and leisure in the city is the objective of this research. With a qualitative approach, based on ethnographic, the study used participant observation, interviews and field diary with 12 participants. The research built two categories of analysis, one focused on accessibility and the other in the field of relations with society. The results point to a corponormative scenario that territorializes and segregates people with physical disabilities in sports and leisure experiences.
  • Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour Artigo Original

    Mendes, Diego de Sousa; Barbosa, Lucas Gilberto

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo analisou possíveis contribuições da Teoria Ator-Rede (TAR) e da obra de Bruno Latour para se pensar o social na Educação Física. Como metodologia, foi feito um estudo teórico, de característica exploratória, de parte da obra latouriana e da TAR, bem como de textos que tratam do social na Educação Física, para uma reflexão sobre possíveis contribuições da TAR em direção a uma guinada do olhar analítico sobre o social na Educação Física. A partir de nossa análise, constatamos que a TAR e a obra latouriana podem trazer uma análise dinâmica e menos determinista sobre as associações que compõe a Educação Física, reconhecendo os diversos participantes heterogêneos (humanos e não-humanos) que compõe as redes de associações constituintes desta área.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analizó las posibles contribuciones de la teoría Actor-Red (TAR) y el trabajo de Bruno Latour para pensar sobre lo social en Educación Física. Como metodología, se realizó un estudio teórico, de carácter exploratorio, de parte del trabajo Latouriana y TAR, así como textos que tratan de lo social en Educación Física, para una reflexión sobre posibles aportes de TAR hacia un giro de la visión analítica sobre lo social en Educación Física. A partir de nuestro análisis, encontramos que la TAR y el trabajo de Bruno Latour puede aportar una mirada dinámica y menos determinista a las asociaciones que componen la Educación Física, reconociendo los diversos participantes heterogéneos (humanos y no humanos) que componen las redes de asociaciones que son constitutivas de esta área.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzed possible contributions of the Actor-Network theory (ANT) and the work of Bruno Latour to think about the social in Physical Education. As a methodology, a theoretical study was made, of exploratory characteristic, of part of the Latour’s work and ANT, as well as texts dealing with the social in Physical Education, for a reflection on possible contributions of ANT towards a turn of the analytical view on the social in Physical Education. From our analysis, we found that ANT and Latour’s work can bring a dynamic and less deterministic look at the associations that compose Physical Education, recognizing the various heterogeneous participants (human and non-human) who compose the networks of associations that are constituent of this area.
  • Educação Física nas Bases Curriculares do Brasil e do Chile: uma análise comparada Artigo Original

    Barcelos, Rafael Almeida; Almeida, Felipe Quintão de; Doña, Alberto Moreno

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo oferece uma análise comparada dos Currículos Nacionais de Brasil e do Chile. Os estudos comparados serviram de inspiração metodológica. Os resultados evidenciaram as afinidades e diferenças entre os dois documentos, com foco na Educação Física escolar, ao mesmo tempo em que descreveram algumas críticas direcionadas a eles.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo ofrece un análisis comparado del Currículo Nacional de Brasil y Chile. Los estudios comparados sirvieron de inspiración metodológica. Los resultados demostraron las afinidades y diferencias entre los dos documentos, con énfasis en la Educación Física escolar, al mismo tiempo en que describieron algunas críticas a la documentación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper offers a comparative analysis of the National Curriculum from Brazil and Chile. The comparative studies were methodological inspiration to guide the investigation. The results highlight similarities but, also, differences in both investigated documents, with special attention in Physical Education. It was an opportunity to describe some critical points about National Curriculum.
  • Bolsa atleta do Distrito Federal: perfil econômico, esportivo e educacional dos beneficiados Original Article

    Costa, Felipe Rodrigues da; Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de; Martins, Fernando Bernardes; Rocha, Hugo Paula Almeida da; Soares, Antonio Jorge Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi de traçar o perfil dos atletas do Programa Bolsa-Atleta do Distrito Federal a fim de realizar uma análise processual dos fatores que compõem o modelo holístico da dupla carreira. A amostra da pesquisa compreendeu 25 atletas beneficiados em 2014 e os dados foram coletados por meio do preenchimento de um questionário estruturado online, com perguntas sobre o tema em discussão. Os principais resultados mostram que os atletas não apresentam atraso escolar, têm alta expectativa educacional e a maioria pertence aos estratos socioeconômicos mais altos. As instituições esportivas e educacionais devem assumir um papel ativo para estimular a organização de políticas públicas potencializando o investimento do Estado para a promoção do esporte de alto rendimento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El estudio tuvo como objetivo identificar el perfil de los atletas del Programa Bolsa-Atleta del Distrito Federal para realizar un análisis procedimental de los factores que conforman el modelo holístico de la carrera dual. La muestra estuvo compuesta por 25 atletas beneficiados en 2014 y los datos fueron recolectados mediante un cuestionario estructurado en línea. Los principales resultados de la investigación muestran que los atletas no presentan retraso escolar, tienen altas expectativas educativas y en su mayoría pertenecen a estratos socioeconómicos más altos. Las instituciones deportivas y educativas deben desempeñar un papel activo en el fomento de la organización de políticas públicas, potenciando la inversión del Estado en la promoción del deporte de alto rendimiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study outlined the profile of athletes participating in the Athlete Scholarship Program of the Federal District to conduct a processual analysis of factors composing the holistic dual career model. The research sample included 25 athletes who benefited from the program in 2014. Data were collected through an online structured questionnaire about the topic under discussion. The main results indicate that the athletes present no educational delay, have high educational expectations, and that most belong to the highest socioeconomic class. Sporting and educational institutions must stimulate the organization of public policies, increasing public investments in high performance sports.
  • Cultura fitness digital no léxico da cultura corporal de movimento: temas emergentes para a educação física escolar Artigo Original

    Oliveira, Braulio Nogueira de; Fraga, Alex Branco

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente texto tem por objetivo discutir possibilidades de incorporação de temas emergentes da cultura fitness digital ao léxico da educação física escola. Estas derivam de interações relacionadas a um aplicativo fitness que faz uso da inteligência artificial. Com base na Teoria Ator-Rede, identificou-se quatro temáticas: espetacularização fitness, que envolve a intensa exibição de si; a bolha fitness, fruto da ação de algoritmos; a culpabilização fitness, sob a égide do sujeito empreendedor de si; e o biohacking, que transita pela autoexperimentação para uma auto otimização. Conclui-se que a cultura fitness digital possui elementos pouco explorados, embora relevantes à escola.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este texto tiene como objetivo discutir las posibilidades de incorporar temas de la cultura del fitness digital en la educación física escolar. Estos temas derivan de interacciones relacionadas con una aplicación de fitness basada en inteligencia artificial. Basado en la Teoría del Actor-Red, se identificaron cuatro temas: la espectacularización fitness, que implica la exhibición intensa de uno mismo; la burbuja fitness, fruto de la acción de los algoritmos; culpabilización fitness, que produz o auto-empreendedor; y biohacking, que pasa de la autoexperimentación a la autooptimización. Se concluye que la cultura del fitness digital tiene elementos poco explorados, aunque relevantes para la escuela.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to discuss possibilities to add emerging themes of digital fitness culture in physical education at school. These themes were collected from interactions related to a fitness app based on artificial intelligence. Through the Actor-Network Theory, four themes were identified: fitness spectacularization, a process of strong self-exhibition; the fitness bubble, the result of the action of algorithms; fitness blame, which produces the self-entrepreneur; and biohacking, which ranges from self-experimentation to self-optimization. It is concluded that the digital fitness culture has little explored elements, although relevant to the school.
  • Educação Física no Ensino Médio Integrado: conhecimento e especificidade Artigo Original

    Boscatto, Juliano Daniel; Bagnara, Ivan Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desse ensaio teórico é analisar os fundamentos teóricos e legais que possuem potencial para contribuir com a compreensão da especificidade da Educação Física no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Os dados indicam que o trabalho, ciência, tecnologia e cultura são entendidos como dimensões indissociáveis da formação humana e necessitam estar na base das propostas educacionais dos componentes curriculares no Ensino Médio Integrado. Cabe, então, à Educação Física, a partir do escopo que constitui a cultura corporal de movimento, estabelecer articulações com o campo epistemológico que a compõe e promover integrações curriculares com as demais áreas do conhecimento, possibilitando uma formação emancipatória.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este ensayo teórico es analizar los fundamentos teóricos y legales que poseen potencial para contribuir con la comprensión de la especificidad de la Educación Física en la Enseñanza Media Integrada a la Educación Profesional y Tecnológica. Los datos indican que el trabajo, la ciencia, la tecnología y la cultura se constituyen en dimensiones inseparables de la formación humana y necesitan estar en la base de las propuestas educativas en este nivel y modalidad de enseñanza. Así, la Educación Física necesita, a partir del ámbito que constituye la cultura corporal del movimiento, establecer articulaciones con el campo epistemológico que la compone y promover la integración curricular con otras áreas del saber, posibilitando una formación emancipadora.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this theoretical essay is to analyze the theoretical and legal foundations which have the potential to contribute to the understanding of the specificity of Physical Education in High School Integrated to Vocational and Technological Education. The data indicate that work, science, technology and culture are understood as inseparable dimensions of human formation and need to be in educational proposals base of curricular components in Integrated High School. Therefore, it is up to Physical Education, from the scope that constitutes the body culture of movement, to establish articulations with the epistemological field that composes it and promote curricular integration with other knowledge areas, enabling an emancipatory formation.
  • O financiamento como desafio nas políticas públicas de saúde: o caso do Programa Academia da Saúde Artigo Original

    Carvalho, Fabio Fortunato Brasil de; Vieira, Leonardo Araújo

    Resumo em Português:

    RESUMO O Programa Academia da Saúde (PAS) contribui para promoção da saúde e produção do cuidado, mas considerando a falta de investimentos, o objetivo foi apresentar um panorama do financiamento federal do PAS pelo Ministério da Saúde. Foi realizada pesquisa exploratória no Fundo Nacional de Saúde, sendo analisadas as transferências relacionadas à construção e custeio, de 2011 a 2020, para a gestão municipal. Foram identificados 2.164 polos concluídos, 1.691 que receberam recursos e não concluíram a obra e uma média anual de 1.441 polos sendo custeados em 2020. Em conclusão, o panorama apresentado no texto mostra que o PAS não foi priorizado e como exemplo está o valor de custeio altamente defasado já que não ocorreu atualização desde a sua criação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El Programa Academia de la Salud (PAS) contribuye a la promoción de la salud y a la producción de cuidados, pero teniendo en cuenta la falta de inversiones, el objetivo era presentar un panorama de la financiación federal del PAS. Se realizó una investigación exploratoria en el Fondo Nacional de Salud, analizando las transferencias relacionadas con la construcción y el mantenimiento, de 2011 a 2020, para la gestión municipal. Se identificaron 2.164 centros terminados, 1.691 que recibieron recursos y no terminaron la obra y una media anual de 1.441 centros en financiación en 2020. En conclusión, el panorama presentado en el texto muestra que el PAS no fue priorizado y, como ejemplo, el valor de los costos está muy desactualizado ya que no ha habido ninguna actualización desde su creación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Health Academy Program (HAP) contributes to health promotion and care production, but considering the lack of investments, the objective was to present an overview of the federal funding of the HAP by the Ministry of Health. An exploratory research was conducted in the National Health Fund, and the transfers related to construction and costing, from 2011 to 2020, to municipal management were analyzed. A total of 2,164 completed centers were identified, 1,691 that received funds and did not complete construction and an annual average of 1,441 centers being funded in 2020. In conclusion, the overview presented in the text shows that HAP was not prioritized and, as an example, the costing value is highly outdated since its not been uptaded since its creation.
  • O desenvolvimento dos Jogos Pan-Americanos (1955-1959) Original Article

    Santos, Doiara Silva dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo analisa a segunda e terceira edições dos Jogos Pan-Americanos (Pan-Am), como constituintes formais Movimento Olímpico, materializados nas tensões do contexto mais amplo da Guerra Fria. Os dados coletados reúnem fontes primárias da década de 1950 que correspondem à preparação e realização dos Jogos, a saber: documentos oficiais do Comitê Olímpico Internacional (COI), da Organização Desportiva Pan-Americana (PASO), do Comitê Olímpico Mexicano. Os resultados demonstram que, depois do sucesso das primeiras edições, a continuidade dos Jogos Pan-Americanos esteve ameaçada por razões ideológicas, financeiras e políticas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta investigación examina la segunda y tercera ediciones de los Juegos Panamericanos como constituyentes formales del Movimiento Olímpico, materializados en las tensiones del contexto más amplio de la Guerra Fría. La recolección de datos reunió documentos del Comité Olímpico Internacional (IOC), de la Organización Panamericana de Desportos (PASO), e do Comitê Olímpico Mexicano. Los resultados demuestran que, después del éxito sucesivo de las primeras dos ediciones, la continuidad del Pan-Am se han amenazada por motivos políticos, económicos y ideológicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper examines the second and third editions of the Pan-American Games (Pan-Am), as a formal constituent of the Olympic Movement, materialized within the broader tensions of Cold War. Data collection gathered primary sources from the 1950s corresponding to the preparation and realization of those Games, namely: official documents of the International Olympic Committee (IOC), the Pan-American Sports Organization (PASO), and the Mexican Olympic Committee. Results demonstrate that, after the immediate success of the first two editions, the continuity of the Pan-Am was threatened by financial, ideological and political reasons.
  • A saúde como afirmação das vidas na Educação Física escolar Artigo Original

    Almeida, Felipe Quintão de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute a relação da saúde com a Educação Física escolar a partir do conceito de vida. Metodologicamente, estabelece uma interlocução com três autores representantes de uma pedagogia crítica da disciplina. Após descrever e comparar as suas perspectivas, sugere o conceito de “buen vivir” como possibilidade de uma educação para a saúde na Educação Física escolar com foco no desenvolvimento da “boa vida”.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo discute la relación de la salud con la Educación Física escolar a partir del concepto de vida. Metodológicamente, establece una interlocución con tres representantes de una pedagogía crítica de la disciplina. Después de describir y comparar sus perspectivas, sugiere el concepto de “buen vivir” como posibilidad de una educación para la salud en la Educación Física escolar con foco en el desarrollo de la “buena vida”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses the relationship between health and Physical Education considering the concept of life. In methodological terms, it is based on a dialogue with three typical names of critical pedagogy in Physical Education. After describe and compare their perspectives, the article suggests the concept of “buen vivir” as a possibility of health education in Physical Education with focus in the development of a “good life”.
  • As agendas do Global Education Reform Movement (GERM) e as suas relações com a Educação Física Artigo Original

    Silva, André Osvaldo Furtado da; Madela, Angelica; Wittizorecki, Elisandro Schultz

    Resumo em Português:

    RESUMO O avanço mundial do conservadorismo provocou a constituição de um movimento articulado denominado Global Education Reform Movement (GERM), que com a sua agenda tenta ditar os ritmos da educação. No Brasil não é diferente: com a permeabilidade do GERM na educação nacional, identificamos que a Educação Física vem sendo tocada com esses traços de modernização que, no nosso entender, esmaecem o significado e as ações do componente curricular. Assim, pela análise de documentos, discutimos como essa agenda global se relaciona com o contexto da Educação Física nacional.

    Resumo em Espanhol:

    El avance mundial del conservadurismo llevó a la formación de un movimiento articulado denominado Movimiento Global de Reforma Educativa (GERM), que con su agenda trata de dictar los ritmos de la educación. En Brasil no es diferente: con la permeabilidad del GERM en la educación nacional, identificamos que la Educación Física ha sido tocada con esos rasgos de modernización que, a nuestro juicio, desdibujan el sentido y las acciones del componente curricular. Así, a través del análisis de documentos, discutimos cómo esta agenda global se relaciona con el contexto de la Educación Física nacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The worldwide advance of conservatism led to the formation of an articulated movement called the Global Education Reform Movement (GERM), which with its agenda tries to dictate the rhythms of education. In Brazil it is no different: with the permeability of GERM in national education, we identified that Physical Education has been touched with these modernization traits that, in our view, fade the meaning and actions of the curricular component. Thus, through the analysis of documents, we discussed how this global agenda relates to the context of national Physical Education.
  • O equivalente metabólico estimado e o gasto energético verificam o esforço físico de diabéticos tipo 1 em repouso e exercícios? Um ensaio cruzado randomizado Original Article

    Brito-Gomes, Jorge Luiz de; Barbosa, Rhennan Rodrigues; Nunes, Samira Maria Socorro; Ferreira, Guilherme Bruno Santiago; Costa, Manoel da Cunha

    Resumo em Português:

    RESUMO Comparar o equivalente metabólico (MET) medido e estimado e o gasto energético (EE) em diferentes situações em pacientes com diabetes tipo 1 (DM1). Dez DM1 realizaram três sessões de 30 minutos (Repouso, Corrida-RS e Exergame-VS) em intensidade moderada. MET e EE foram medidos por um analisador direto de gases e estimados pela fórmula usando frequência cardíaca e V̇02pico. Valores MET (medidos vs. estimados) foram estatisticamente diferentes durante o RS (4,58±1,11 vs. 7,59±1,36) e o VS (3,98±0,84 vs. 5,77±0,84) (p<0,001). Semelhante em EE: RS (147±43 vs. 246±157) e VS (129±33 vs. 184±20) (p<0,001). O erro entre os métodos: 0,41, 1,51 e 1,07 MET e 20,1, 51,5 e 32,5 Kcal para Repouso, RS e VS. A estimativa pode ser usada em repouso e com cuidado durante RS e VS.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Comparar el equivalente metabólico (MET)y gasto energético (EE) medido y estimado en diferentes situaciones en diabeticos tipo-1 (T1DM). Diez T1DM realizaron tres sesiones de 30 minutos (Descanso, Running-RS y Exergame-VS) en intensidad moderada. El MET y EE se midieron con un analizador de gases y se calcularon con fórmula utilizando la frecuencia cardíaca y VO2pico. Valores MET (medidos frente a estimados) eran estadísticamente diferentes durante RS (4,58±1,11 vs 7,59±1,36) y VS (3,98±0,84 vs 5,77±0,84) (p<0,001). Similar en EE: RS (147±43 vs 246±157) y VS (129±33 vs 184±20) (p<0,001). El error entre los métodos: 0.41, 1.51 y 1.07 MET y 20.1, 51.5 y 32.5 Kcal para Reposo, RS y VS. La estimación podría usarse en reposo y con cuidado durante RS y VS.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT To compare measured and estimated metabolic equivalent (MET) and energy expenditure (EE) in different situations with Type-1 diabetes (T1DM) patients. Ten T1DM patients performed three 30-minute sessions (resting, running-RS, and exergame-VS) at moderate intensity. MET and EE were measured by direct gas analyzer and estimated using the formula applying heart rate and V̇02peak. MET values (measured vs. estimated) were statistically different during RS (4.58±1.11 vs.7.59±1.36) and VS (3.98± 0.84 vs. 5.77±0.84) (p<0.001). EE values were similar: RS (147±43 vs. 246±157) and VS (129±33 vs. 184±20) (p<0.001). The error between the methods: 0.41, 1.51, and 1.07 METs and 20.1, 51.5, and 32.5 Kcals for resting, RS, and VS. Estimation could be used in resting and with caution for RS and VS.
  • Rugby e Argentina: dos valores e suas contradições à disputa pela formação da identidade nacional Artigo Original

    Araujo, Lucas Giachetto de; Giglio, Sérgio Settani

    Resumo em Português:

    RESUMO Este ensaio discute a relação entre o rugby e a questão da identidade nacional argentina. O trabalho apresenta uma breve contextualização sobre o rugby argentino e sua formação social, o papel do capitão no rugby e como é disputada a identidade nacional dentro do esporte. A partir disso, relaciona a homenagem da Seleção Argentina de rugby ao falecimento de Diego Maradona e o caso de racismo envolvendo alguns atletas, incluindo o capitão Pablo Matera. Como conclusão, aponta como essa identidade se manifesta em um lugar duplo, isto é, na sua relação dentro do país ao negar o que é nacional, e ao se apropriar do nacional-popular na relação com o exterior.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este ensayo analiza la relación entre el tema de la identidad nacional argentina y el rugby argentino. El trabajo se presenta una breve contextualización sobre el rugby argentino y su formación social, el rol del capitán en el rugby y cómo se disputa la identidad nacional dentro del deporte. A partir de esto, relata el homenaje de la selección argentina de rugby a la muerte de Diego Maradona y el caso de racismo que involucró a algunos deportistas, entre ellos el capitán Pablo Matera. En conclusión, señala cómo esta identidad tiene un doble lugar, en su relación dentro del país, negando lo nacional; y con el exterior, apropiándose de lo nacional-popular.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This essay discusses the relationship between rugby and the question of Argentine national identity. The paper presents a brief contextualization about Argentine rugby and its social formation, the role of the captain in rugby, and how national identity is disputed within the sport. From this, it relates the tribute of the Argentinean national rugby team to the passing of Diego Maradona and the case of racism involving some athletes, including captain Pablo Matera. From this, it presents a brief contextualization of Argentine rugby and its social formation, the role of the captain in rugby, and how national identity is disputed within the sport. As a conclusion, the points out how this identity manifests itself in a double place, that is, in its relationship within the country by denying what is national; and by appropriating the national-popular in the relationship with the outside.
  • Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19 Artigo Original

    Gasparotto, Guilherme da Silva; Gasparotto, Lívia Pimenta Rennó

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do estudo foi compreender significados atribuídos pelos estudantes à prática do jiu-jítsu em um projeto escolar, sobre sentimentos e emoções durante a pandemia de covid-19, a partir da análise de discurso de um grupo focal formado por oito participantes de um projeto de extensão da modalidade de jiu-jítsu, com auxílio do software Iramuteq. Identificaram-se três classes e seis subclasses de palavras relacionadas que, em conjunto com a análise de similitude destes termos, demonstraram as percepções e significações que os estudantes atribuíram à experiência no projeto. Para os estudantes, os ensinamentos da modalidade e experiências no projeto escolar puderam auxiliar a mitigar efeitos emocionais negativos, resultantes do isolamento social.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo del estudio fue comprender los significados atribuidos por los estudiantes a la práctica de Jiu-jitsu en un proyecto escolar, sobre los sentimientos y emociones durante la pandemia de Covid-19. A partir del análisis del discurso de un grupo focal formado por ocho participantes de un proyecto de extensión de la modalidad Jiu-jitsu, con la ayuda del software Iramuteq, se identificaron tres clases y seis subclases de palabras relacionadas que, junto con el análisis de similitud, evidenciaron las percepciones y significados que los estudiantes atribuyeron a la experiencia en el proyecto. Para los estudiantes, las enseñanzas de la modalidad y las experiencias en el proyecto escolar podrían ayudar a mitigar los efectos emocionales negativos derivados del aislamiento social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of the study was to understand meanings attributed by students to the practice of Jiu-jitsu in a school project, about feelings and emotions during the Covid-19 pandemic. A focus group was formed with the participation of eight students involved of an extension project of the Jiu-jitsu, then the discourse analysis was performed with the aid of the Iramuteq software. Three words classes and six words subclasses related were identified, these together with the analysis of similarity of the terms demonstrated the perceptions and meanings that the students attributed to the experience in the project. For the students, the teachings of the modality and experiences in the school project could help to mitigate negative emotional effects resulting from social isolation.
  • Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística Artigo Original

    Goulart, Karine Naves de Oliveira; Fortunato, Stayce Moreira; Dias, Gabrielle Batista; Cerqueira, Laura Lírio Resende; Wanner, Samuel Penna; Nunomura, Myrian; Aleixo, Ivana Montandon Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar fatores motivacionais para a participação em aulas online de ginástica artística (GA) e a satisfação dos alunos quanto à qualidade dessas aulas. Uma amostra de 39 alunos respondeu ao Inventário de Motivação para Prática Desportiva e a um questionário estruturado para avaliação da qualidade das aulas online. Um total de 67%, 53% e 30% dos alunos consideraram “muito importante” os motivos relacionados à “competência esportiva”, “saúde” e “amizade/lazer”, respectivamente. Todas as dimensões avaliadas no questionário sobre a qualidade das aulas apresentaram satisfação superior a 75%. Portanto, a “Competência esportiva” é o principal fator motivacional para a prática de aulas online de GA. De maneira geral, os alunos se mostraram satisfeitos com a qualidade dessas aulas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este estudio fue analizar factores de motivación para la participación en las clases de gimnasia artística (GA) en línea y satisfacción de los alumnos con respecto a las mismas. Una muestra de 39 alumnos respondió al Inventario de Motivación para la Práctica Deportiva y a un cuestionario que evaluaba las clases. Un total de 67%, 53% y 30% de los estudiantes consideraron “muy importantes” las razones relacionadas con “competencia deportiva”, “salud” y “amistad/ocio”, respectivamente. La calidad de las clases mostró una satisfacción superior al 75%. Por lo tanto, la “competencia deportiva” es el principal factor de motivación para la práctica de las clases online de AG. La mayoría de los estudiantes están satisfechos con la calidad de las clases.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to analyse the motivational factors for artistic gymnastics (AG) online training sessions and the children's perception regarding the quality of this training. A sample of 39 children answered the Motivation for Sports Practice Inventory and a structured questionnaire to assess the quality of online sessions. A total of 67%, 53%, and 30% of the children reported the reasons related to “sports competence”, “health”, and “friendship/leisure” are “very important”, respectively. All dimensions evaluated in the structured questionnaire showed a percentage of satisfaction greater than 75%. Therefore, “Sports competence” is the main motivational factor for participation in AG online training sessions. Overall, children were satisfied with the quality of this online training.
  • Entre a motivação, a alteridade e as demonstrações de resultados nos corpos: o Instagram e as estratégias de treinadores/as fitness para colocar em evidência seu exercício profissional Artigo Original

    Delfino, Juliana Maia; Silva, André Luiz dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo identifica e analisa as estratégias que os/as treinadores/as das “musas fitness” acionam para colocar em evidência seu exercício profissional no Instagram. Para tanto, ao longo de quinze dias as postagens de sete personal trainers foram acompanhadas e suas imagens e textos analisados. Por meio de estratégias semelhantes às usadas por segmentos de autoajuda, buscaram motivar seus/as seguidores/as à adesão e permanência em programas de exercício, processo que evidenciou a “indolência” e a “preguiça” como marcas de alteridade. O corpo foi acionado para materializar as conquistas dos/as “perseverantes” e o fracasso dos/as “negligentes”, além de informar sobre as habilidades técnicas e atestar sobre a competência profissional desses/as treinadores/as.

    Resumo em Espanhol:

    Resumem Este artículo identifica y analiza las estrategias que utilizan los entrenadores de las “musas del fitness” para destacar su práctica profesional en Instagram. Para ello, durante quince días se monitorearon las publicaciones de siete entrenadores y se analizaron sus imágenes y textos. A través de estrategias similares a las utilizadas por los segmentos de autoayuda, los entrenadores buscaron motivar a sus seguidores a adherirse y permanecer en los programas de ejercicio, proceso que evidenció la “pereza” y la “pereza” como marcas de alteridad. El organismo se activó para materializar los logros de los “perseverantes” y el fracaso de los “negligentes”, además de informar sobre las habilidades técnicas y dar fe de la competencia profesional de estos entrenadores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article identifies and analyzes the strategies that coaches of “fitness muses” use to highlight their professional practice on Instagram. For that, over fifteen days, the posts of seven coaches were monitored, and their images and texts were analyzed. Through strageties similar to those used by self-help segments, the coaches sought to motivate their followers to adhere and persist in the workout programs, a process that evidenced “indolence” and “laziness” as marks of alterity. The body was activated to materialize the achievements of the “perseverants” and the failure of the “negligents”, in addition to informing about the technical skills and attesting to the professional competency of these coaches.
  • Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida Artigo Original

    Oliveira, Nathalia Dória; Araújo, Allyson Carvalho de; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de

    Resumo em Português:

    RESUMO Problematiza a experiência pedagógica na formação de professores em Educação Física no ensino remoto, a partir da perspectiva da professora em docência assistida. O texto se inspira nos estudos narrativos e, em postura qualitativa, se debruça sob o teor narrado pela professora em docência assistida sobre experiência no semestre de 2020.2. Em análise da experiência é problematizada a potência da escrita como uma tecnologia de expressão de dimensão recursiva na aprendizagem colaborativa e o impulso produtivo de artefatos pedagógicos digitais como sintoma de ansiedade em repor a presença. A problematização a luz de postura colaborativa de um comentador crítico aponta para crescimento de professora neófita e alunos mesmo considerando limites postos pela pandemia.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Problematiza la experiencia pedagógica de formación docente en Educación Física en la enseñanza remota de emergencia, desde la perspectiva del docente en enseñanza asistida. Se inspira en los estudios narrativos y, en un enfoque cualitativo, se centra en el contenido narrado por el docente en la enseñanza asistida sobre la experiencia en 2020.2. En el análisis de la experiencia, se problematiza el poder de la escritura como tecnología de expresión con una dimensión recursiva en el aprendizaje colaborativo y el impulso productivo de los artefactos pedagógicos digitales como síntoma de la ansiedad por restaurar la presencia. La problematización de comentarista crítico apunta al crecimiento de docentes y alumnos neófitos aún considerando los límites impuestos por la pandemia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper problematizes the pedagogical experience in the Physical Education teacher education in remote teaching from the perspective of a teacher in assisted teaching. Narrative studies inspire the text and, in a qualitative approach, focus on the content narrated by the teacher in assisted teaching about the experience in the 2020.2 term. The experience both problematizes (1) the power of writing as an expression technology with a recursive dimension in collaborative learning and (2) the productive impulse of digital pedagogical artifacts as a symptom of anxiety to restore in-person activities. The problematization by critical commentator's collaborative posture points to the growth of the neophyte teacher and students, even considering the limits imposed by the pandemic.
  • A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal Artigo Original

    Almeida, Maycon Ornelas; Rufino, Luiz Gustavo Bonatto; Lazzarotti Filho, Ari; Backes, Ana Flávia; Rodrigues, Heitor de Andrade

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do estudo foi investigar a formação e a prática pedagógica sobre o ensino das Lutas no Ensino Médio da rede do Distrito Federal. O método de pesquisa é de natureza mista (quanti-qualitativa) e do tipo exploratória. Para a coleta de dados se elaborou e validou um questionário (30 questões), o qual foi respondido por 38 professores. Os resultados revelaram que os professores são formados em Educação Física, 81,58% possui pós-graduação lato sensu, e 2,63% possui pós-graduação stricto sensu, 53,73% tiveram a disciplina de Lutas na graduação, 47,37% ensinam Lutas, as principais estratégias são a adaptação de regras/materiais/espaços e o uso de jogos de luta. Entre os que não ensinam Lutas (52,63%) prevalece as justificativas de falta de capacitação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo del estudio fue investigar la formación y práctica pedagógica sobre la enseñanza de las Luchas en la educación secundaria en la red del Distrito Federal. El método de investigación es de carácter mixto (cuanti-cualitativo) y exploratoria. Para la recolección de datos, se elaboró y validó un cuestionario (30 preguntas), respondido por 38 docentes. Los resultados revelaron que los docentes están formados en Educación Física, 81,58% tiene posgrado lato sensu y 2,63% tiene posgrado stricto sensu, el 53,73% tenía al graduarse la disciplina de Luchas, el 47,37% enseñan Luchas, las principales estrategias son la adecuación de reglas/materiales/espacios y uso de juegos de Lucha. Entre los que no enseñan Luchas (52,63%) prevalecen las justificaciones de falta de formación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of the study was to investigate the formation and pedagogical practice on the teaching of Fights in High School in the Federal District. The research method is of a mixed nature (quanti-qualitative) and exploratory. For data collection, a questionnaire (30 questions) was elaborated and validated, which was answered by 38 teachers. The results revealed that teachers are trained in Physical Education, 81.58% have a graduate study lato sensu, and 2.63% have a master's degree, 53.73% had the discipline of Fights at graduation, 47.37% teach Fights and that the main strategies are the adaptation of rules/ materials/spaces, and use of fighting games. Among those who do not teach Fights (52.63%) the justifications of lack of training prevail.
  • Trabalho jornalístico: uma experiência com a produção de revista digital Artigo Original

    Silva, Cristiane Rezende

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho interdisciplinar teve como objetivo analisar a participação dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio em uma experiência pedagógica de produção de uma revista digital. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, pois possibilitamos aos professores e alunos condições de investigar suas práticas de maneira crítica e reflexiva. A utilização da ferramenta permitiu despertar nos alunos a curiosidade, aumentando o interesse em debater e conhecer algumas temáticas do mundo jornalístico.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente trabajo interdisciplinario tuvo como objetivo analizar la participación de estudiantes de tercer año de secundaria en una experiencia pedagógica de producción de una Revista Digital. La metodología utilizada fue la Investigación Acción, porque permitimos a profesores y estudiantes investigar sus prácticas de manera crítica y reflexiva. El uso de la herramienta permitió despertar la curiosidad en los estudiantes, aumentando el interés por debatir y conocer algunos temas del mundo periodístico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present interdisciplinary work aimed to analyze the participation of third year high school students in a pedagogical experience of producing a Digital Magazine. The methodology used was Action Research, as we enable teachers and students to investigate their practices in a critical and reflexive way. The use of the tool made it possible to arouse curiosity in students, increasing the interest in debating and getting to know some themes from the journalistic world.
  • A percepção dos professores do curso de Educação Física sobre os impactos da criação do curso no câmpus da UFT em Miracema do Tocantins Artigo Original

    Fernandes, Leandro Costa; Ribeiro, Daniele Bueno Godinho

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos professores com formação em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT) acerca do impacto e importância desse curso para a população de Miracema do Tocantins. A amostra da pesquisa foi composta por seis docentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFT. Utilizamos a técnica elaborada por Moreira, Simões & Porto (2005), designada: “Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado”. Percebemos que, apesar de muito positiva a implantação do curso de Educação Física na referida cidade, ainda existem lacunas que precisam ser preenchidas para que o processo de consolidação do curso contribua também para o processo de desenvolvimento integral do município e regiões circunvizinhas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de esta investigación fue analizar la percepción de los profesores con formación en educación física de la Universidad Federal de Tocantins-UFT, sobre el impacto y la importancia de este curso para la ciudad. La muestra de la investigación estuvo conformada por 6 docentes del curso de Educación Física (UFT). Utilizamos la técnica desarrollada por Moreira; Simões & Porto (2005), denominado: Análisis de Contenido: Técnica de Elaboración y Análisis de Unidades de Significado. Constatamos que, aunque la implementación del curso de Educación Física en Miracema do Tocantins es muy positiva, aún existen vacíos que deben ser llenados para que el proceso de consolidación del curso también contribuya al proceso de desarrollo integral del municipio y regiones circundantes

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to to analyze the perception of teachers with physical education training at the Federal University of Tocantins – UFT on the impact and importance of the course for the city population. The research sample consisted of six teachers of the Physical Education Degree course (UFT). We used the Content Analysis: Technique of Elaboration and Analysis of Meaning Units, elaborated by Moreira; Simões & Porto (2005). We found that although the implementation of the Physical Education course in Miracema do Tocantins was very positive, some gaps should be filled for the consolidation process of the course to contribute to the process of integral development of the municipality and surrounding regions.
  • O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES) Artigo Original

    Melo, Leonardo Bernardes Silva de; Rocha, Hugo Paula Almeida da; Ribeiro, Leonardo Gonçalves; Souza, Marcel Lima Lessa de; Silva, José Edmilson da; Lima, Michel Leonardo Ferreira de; Leite, Marcelo Bittencourt; Soares, Antonio Jorge Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do artigo foi diagnosticar o rendimento acadêmico dos estudantes da Rede Pública Municipal, que participaram do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES). A amostra foi composta por 1.118 alunos (474 meninas e 644 meninos do Ensino Fundamental), de 30 escolas participantes do VIES. Analisamos as informações dos relatórios mensais das Organizações Sociais responsáveis pelos contratados de gestão das Vilas Olímpicas, com os indicadores de rendimento escolar do público-alvo. Comparamos os rendimentos bimestrais entre alunos VIES e não VIES de toda Rede de Ensino Público Municipal. Uma análise preliminar constatou que os alunos acompanhados pelo VIES apresentaram rendimento escolar médio superior ao grupo que não realizava atividades sistemáticas nas Vilas Olímpicas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo del artículo fue diagnosticar el rendimiento académico de los estudiantes del sistema escolar público municipal que participaron en el Proyecto Villas Olímpicas y Escuelas (VIES). La muestra estuvo conformada por 1118 estudiantes de 30 escuelas participantes del VIES. Analizamos los informes mensuales elaborados por la dirección de las Villas Olímpicas y los indicadores de rendimiento de los estudiantes. Comparamos el rendimiento escolar de los estudiantes participantes de VIES con aquellos que no participaron y estaban matriculados en el sistema escolar público municipal. El análisis constató que los estudiantes monitoreados por el VIES tuvieron un rendimiento escolar promedio superior a los demás estudiantes del sistema público municipal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to diagnose the academic performance of students from municipal public schools who participated in the Vilas Olímpicas e Escolas Project (VIES). The sample consisted of 1,118 students from 30 schools participating in the VIES. We analyzed the information in the monthly reports of the social organizations responsible for the management contractors of Vilas Olímpicas and cross-referenced it with the school performance indicators. We compared the bimonthly academic performance between the VIES and non-VIES students from the entire municipal network. The preliminary analysis found that the students monitored by the VIES had a higher average school performance than the group that did not perform systematic activities in the sports center of the city of Rio de Janeiro.
  • Aspectos sociais e performance: o princípio da individualidade sociocorporal Original Article

    Freitas, Diego Costa; Silva, Gustavo da Motta; Lüdorf, Sílvia Maria Agatti

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é analisar aspectos socioculturais envolvidos na prática do trail run, e como estes podem se relacionar ao desempenho esportivo de atletas amadores. Sob um olhar qualitativo, realizou-se observação participante, entrevistas semiestruturadas e registros em diário de campo. O tratamento dos dados foi realizado à luz da análise de conteúdo. Para os investigados, o trail run, além de desafogo aos males sentidos no dia a dia, é visto como um ambiente que permite o desenvolvimento pessoal e a interação social. Conclui-se que elementos de natureza não biológica ligados à rotina de treinos devem ser considerados no planejamento do treinamento, uma vez que parecem gerar impactos na performance de atletas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La investigación tuvo como objetivo analizar aspectos socioculturales de la práctica de trail run y como se los pueden relacionar al desempeño deportivo de los atletas. A partir de la perspectiva cualitativa, se realizó una observación participante, entrevistas semiestructuradas y registros en el diario de campo. Además de un desahogo del día a día, los investigados comprenden el trail run como un espacio de desarrollo personal e interacción social. Se concluye que elementos quedados fuera de la naturaleza biológica están relacionados a la rutina de entrenamientos y podrían ser considerados en el planeamiento, pues existe la posibilidad de generar impactos en el desempeño de los atletas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study aims to analyze sociocultural aspects of the practice of trail running and how these relate to the performance of amateur athletes. We used a qualitative perspective to observe the participants, as well as field-notes. Semi-structured interviews were conducted with amateur athletes of regional prominence. Data were processed considering content analysis. For those under investigation, trail running, besides relieving daily drudgery, is seen as a setting which enables personal development and social interaction. We conclude that elements of a non-biological nature connected to a practice routine must be considered when planning said practice, since they seem to create impacts on athlete performance.
  • Graduação em Educação Física: motivos de ingresso, interrupção e permanência em cursos de Licenciatura e Bacharelado Artigo Original

    Assís, Ana Fabíola de; Bento, Lauro Eugênio; Pinho, Silvia Teixeira de; Delani, Daniel; Teixeira, Tatiane Gomes

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo objetivou investigar os motivos de ingresso, interrupção e permanência em cursos de graduação em Educação Física (EDF) de Porto Velho/RO, comparando a Licenciatura (LIC) ao Bacharelado (BAC). Participaram 238 estudantes, que responderam ao questionário. Os motivos de ingresso mais citados foram identificação pessoal e profissional. A necessidade de prover o sustento próprio ou familiar foi o motivo de interrupção mais frequente. O principal motivo de permanência foi o gosto ou a identificação com a EDF. Estudantes de LIC apresentaram menor renda e maior frequência de interrupção do curso. Conclui-se que, embora haja significativas similaridades entre os cursos quanto às variáveis estudadas, existem diferenças entre eles que merecem ser consideradas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio tuvo como objetivo investigar los motivos de ingreso, interrupción y permanencia en los cursos de graduación en Educación Física (EDF) en Porto Velho, comparando licenciatura (LIC) y bachillerato (BAC). Participaron 238 alumnos, respondiendo el cuestionario. Las razones más citadas para ingreso fueron identificación personal y profesional. La necesidad de proveer el sustento fue el motivo más frecuente de interrupción. La principal razón para permanencia fue el gusto/identificación con la EDF. Estudiantes de LIC presentaron menor renta familiar y mayor frecuencia de interrupción del curso. Se concluye que si bien existen similitudes significativas entre los cursos en cuanto a las variables estudiadas, existen diferencias entre ellos que merecen ser consideradas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study aimed to investigate the reasons for entering, interrupting and staying in undergraduate courses in physical education (EDF) in Porto Velho, comparing licentiate (LIC) and bachelor (BAC) students. 238 students participated, answering the questionnaire. The main reasons were personal identification and professional identification. The need to support themselves or the family was the most frequent reason for interruption. The main reason for staying was liking/identification with EDF. LIC students had lower income and higher frequency of course interruptions. It is concluded that although there are significant similarities between the courses regarding the variables studied, there are differences between them that deserve to be considered.
  • Árbitras nordestinas: trajetórias de vida no futsal Artigo Original

    Lima, Maria das Dores Pinto Sant’Ana; Mélo, Roberta Souza; Macedo, Christiane Garcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve como objetivos analisar a trajetória de vida de árbitras de futsal da região Nordeste e refletir sobre como suas representações de “ser mulher árbitra” se articulam à sua identificação enquanto “mulher nordestina”. Baseamo-nos nos campos da História Oral, História Cultural e nos Estudos de Gênero. Foram analisadas 13 entrevistas e documentos de acervos pessoais e institucionais. Nossas análises revelam que as interlocutoras se deparam com limitações às quais respondem recorrendo a variadas referências de gênero que, por sua vez, expõem as complexidades da categoria “mulher”. Destacamos, aqui, o lugar de uma “identidade regional” ao qual elas frequentemente se referem ao tratarem das formas encontradas para questionarem e enfrentarem os preconceitos que atravessam suas trajetórias.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio tuvo como objetivo analizar la trayectoria de vida de las árbitras de futsal de la región nordeste y reflexionar sobre cómo sus representaciones de “ser mujer árbitra” se articulan con su identificación como “mujer del nordeste”. Nos basamos en la Historia Oral, la Historia Cultural y los Estudios de Género. Se analizaron 13 entrevistas y documentos de colecciones personales e institucionales. Nuestros análisis revelan que los interlocutores enfrentan limitaciones a las que responden recurriendo a diversas referencias de género que, a su vez, exponen las complejidades de la categoría “mujer”. Aquí, destacamos el lugar de una “identidad regional” a la que suelen referirse cuando se trata de las formas que encuentran para cuestionar y enfrentar los prejuicios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to analyze the life trajectory of referees from futsal in the northeastern region and reflect on how their representations of “being a referee woman” are linked to their identification as a “northeastern woman”. We are based on Oral History, Cultural History and Gender Studies. Thirteen interviews and documents from personal and institutional collections were analyzed. Our analyzes reveal the interlocutors are faced with limitations and difficulties to which they respond by resorting to various references of gender and behavior that, in turn, expose the complexities of the “woman” category. We highlight the place of a “regional identity” that they often refer to when dealing with the ways found to question and face the prejudices that cross their trajectories.
  • Ipameri x Goiânia: rivalidade na bola ao cesto goiana (1939 a 1942) Artigo Original

    Ribeiro, Jean Carlo; Nunes, Fábio Santana

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem por objetivo investigar o processo de transferência da representação institucional e do protagonismo da bola ao cesto goiana da cidade de Ipameri para a nova capital do estado de Goiás, Goiânia, entre os anos de 1939 e 1942. O recorte temporal considera os registros presentes nos periódicos Correio Official - Estado de Goyaz e O Popular, que destacam a criação e o desaparecimento da Federação Goiana de Bola ao Cesto em Ipameri e as pioneiras movimentações esportivas em torno da modalidade em Goiânia. Desde sua criação em 1939, a presença da entidade em uma cidade do interior foi questionada, e, em 1942, a Federação Goiana de Bola ao Cesto de Ipameri foi extinta, deixando sequelas no movimento esportivo em torno da modalidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio tiene como objetivo investigar el proceso de transferencia de la representación institucional y el papel de lo baloncesto de Goiás de la ciudad de Ipameri para la nueva capital del estado de Goiás, Goiânia, entre los años de 1939 y 1942. El marco temporal considera los registros presentes en los periódicos Correio Official - Estado de Goyaz y O Popular, que destacan la creación y desaparición de la Federación de baloncesto de Goiás en Ipameri y los movimientos deportivos pioneros en torno a la modalidad en Goiânia. Desde su creación en 1939, la presencia de la entidad en una ciudad del interior fue cuestionada y en 1942, la Federación de baloncesto de Goiás de Ipameri fue extinguida, dejando secuelas en el movimiento deportivo en torno a la modalidad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to investigate the process of transferring institutional representation and the role of the basketball in Goiás from the city of Ipameri to the new capital of the state of Goiás, Goiânia, between 1939 and 1942. The temporal cut considers the records present in the journals Correio Official - Estado de Goyaz and O Popular, which highlight the creation and the disappearance of the Goiana Federation of the Basketball in Ipameri and the pioneering sports movements around the modality in Goiânia. Since its creation in 1939, the presence of the entity in a city in the interior has been questioned and in 1942, the Goiana Federation of the Basketball in Ipameri was extinguished, leaving sequels in the sports movement around the modality.
  • O fundamento da imagem-movimento dos corpos em movimento Artículo Original

    Galak, Eduardo Lautaro

    Resumo em Português:

    ABSTRACT Historical images of corporal practices with didactic objectives are analyzed, starting from the understanding that there is a common axis in the construction of a body formation (Physical Education) and of body narratives (informative documentary cinema) that have their key point in the invention of a body measurement device (chronophotographer) by Étienne Jules Marey towards the end of the 19th century. This interpretation conducts us to observe the dialogue between corporal techniques and cinematographic techniques, and thereby understand the movement-image of bodies in motion as the foundations of a body grammar that constitutes the legitimized (visible), the non-legitimized (non-visible) and the null (invisible).

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Se analizan imágenes históricas sobre prácticas corporales con objetivos didácticos, a partir de comprender que existe un eje común en la construcción de una formación del cuerpo (Educación Física) y narrativas del cuerpo (cine documental informativo) que tienen su punto clave en la invención de un aparato de medición de los cuerpos (cronofotógrafo) por parte de Étienne Jules Marey hacia finales del siglo XIX. Su interpelación permite observar el diálogo de técnicas corporales y técnicas cinematográficas, y con ello interpretar en la imagen-movimiento de cuerpos en movimiento los fundamentos que constituyen la gramática de lo corporal legitimada (visible), no-legitimada (no-visible) y nula (invisible).

    Resumo em Inglês:

    RESUMO São analisadas imagens históricas sobre práticas corporais com objetivos didáticos, partindo do entendimento de que há um eixo comum na construção de uma formação do corpo (Educação Física) e narrativas do corpo (cinema documentário informativo) que têm seu ponto-chave na invenção de um dispositivo de medição corporal (cronofotógrafo) criado por Étienne Jules Marey no final do século XIX. A sua interpelação permite observar o diálogo entre técnicas corporais e técnicas cinematográficas, e assim interpretar na imagem-movimento dos corpos em movimento os fundamentos que constituem a gramática do corporal legitimada (visível), não legitimada (não visível) e nula (invisível).
  • Corpos jovens em evidência no contexto da pandemia: o que pode um corpo? Artigo Original

    Copolillo, Martha Queiroz; Correia, Adriana Martins; Collier, Luciana Santos; Rodrigues, Thayane de Araujo; Corrêa, Ingrid Lourenço de Amorim

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo discutimos as experiências de um projeto de ensino/extensão, com foco em reflexões acerca do corpo no ambiente escolar. Apresentamos um relato de oficinas realizadas entre o final de 2019 e o primeiro ano da pandemia, com uma turma do ensino médio de um colégio de aplicação, vinculado a uma universidade pública do Rio de Janeiro. O fio condutor partiu da pergunta “O que pode um corpo?”, buscando problematizar como esses/as estudantes vinham constituindo os processos de “ser corpo” e como lidavam com isso na vida escolar. O projeto se orientava a cada encontro pelas narrativas discentes, provocando formas outras de pensar e sentir o corpo e produzindo, coletivamente, possibilidades de ampliar os modos de ver e sentir os corpossujeitos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo discute las experiencias de un proyecto de enseñanza y extensión, que se centró en reflexiones sobre el cuerpo en el ámbito escolar. Presenta el informe de talleres realizados entre finales de 2019 y el primer año de la pandemia, en 2020, con una clase de bachillerato de una Facultad de Aplicación, vinculada a una universidad pública. El hilo conductor partió de la pregunta “¿Qué puede hacer un cuerpo?”, con el objetivo de cuestionar cómo estos estudiantes estaban constituyendo los procesos de “ser cuerpo” y cómo lo enfrentaban en la vida escolar. El trabajo fue guiado por las narrativas de estos estudiantes. Así, buscamos provocar otras formas de pensar y sentir el cuerpo, para producir colectivamente posibilidades de ampliar las formas de ver y sentir los cuerpos vivos y palpitantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses the experiences of a teaching and extension project, focusing on reflections of the body in the school environment. It presents the report of workshops held between the end of 2019 and the first year of the pandemic, in 2020, with a high school class from a College of Application, linked to a public university. The guiding thread started from the question “What can a body do?”, with the aim of how these students were constituting the processes of “being a body” and how they dealt with it in school life. . The work was guided by the narratives of these students, provoking other ways of thinking and feeling the body and collectively producing possibilities to expand the ways of seeing and feeling the body-subjects.
  • Subversões pedagógicas e produção de alianças na Educação Física Artigo Original

    Marani, Vitor Hugo

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste texto, procurei entender as estratégias pedagógicas utilizadas para desafiar a estabilidade de gênero e de sexualidade na educação física, por meio do ensino da dança, em universidades federais brasileiras. Para tanto, utilizei-me da pesquisa narrativa com docentes homossexuais e incursões autoetnográficas para interpretar ações pedagógicas que atravessam identidades e proliferações subversivas em dança; do corpo como central para desafiar gênero e sexualidade; e de pedagogias públicas para discutir gênero e sexualidade. A partir da ideia de aliança, de Judith Butler, evidencio os modos pelos quais questionamos a heteronormatividade na educação física e ampliamos os processos de reconhecimento social.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este texto, traté de comprender las estrategias pedagógicas utilizadas para desafiar la estabilidad de género y sexualidad en la educación física, a través de la enseñanza de la danza, en universidades federales brasileñas. Para ello, utilicé investigaciones narrativas con docentes homosexuales e incursiones autoetnográficas para interpretar acciones pedagógicas que cruzan identidades y proliferaciones subversivas en la danza; del cuerpo como central para desafiar el género y la sexualidad; y el uso de pedagogías públicas para discutir el género y la sexualidad. A partir de la idea de alianza de Judith Butler, destaco las formas en que cuestionamos la heteronormatividad en la educación física y ampliamos los procesos de reconocimiento social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this work, it was tried to understand the pedagogical strategies used to challenge the stability of gender and sexuality in physical education classes, through the teaching of dance, in Brazilian federal universities. For that, it was used a narrative research with homosexual teachers and autoethnographic incursions to interpret pedagogical actions that cross identities and subversive proliferations in dance; the body as central to challenging gender and sexuality; and, the use of public pedagogies to discuss gender and sexuality. Based on Judith Butler's idea of alliance, it was highlighted the ways in which heteronormativity is questioned in physical education classes and expand processes of social recognition.
  • Análise dos discursos e imagens presentes no capítulo sobre Educação Física Escolar no Guia de Atividade Física para a População Brasileira Artigo Original

    Malacarne, José Augusto Dalmonte; Carvalho, Pedro Henrique Melo de; Araújo, Mariane Ferreira dos Santos; Rocha, Marcelo Borges; Palma, Alexandre

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho foi analisar os discursos e imagens sobre a Educação Física Escolar presentes no Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Realizou-se uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, a partir da análise do discurso e do conteúdo visual envolvendo o capítulo. A Educação Física Escolar, nas recomendações do guia, assume uma visão funcionalista e utilitarista do movimento humano. Entende-se o avanço promovido pelo guia, sobretudo ao incentivar e valorizar a Educação Física Escolar no Brasil. Contudo, é fundamental transformar o discurso vigente, de caráter predominantemente biomédico, em uma abordagem que valorize a cultura corporal em suas múltiplas contribuições para a formação dos estudantes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo fue analizar los discursos e imágenes sobre la educación física escolar presentes en la Guía de Actividad Física para la Población Brasileña. Se realizó una investigación documental, de enfoque cualitativo, a partir del Análisis del Discurso y del Contenido Visual que involucra el capítulo. La educación física escolar, en las recomendaciones de la Guía, asume una visión funcionalista y utilitaria del movimiento humano. Se entienden los avances promovidos por la Guía, especialmente por el fomento y la valoración de la educación física escolar en Brasil. Sin embargo, es imprescindible transformar el discurso actual, predominantemente biomédico, en un enfoque que valore la cultura corporal en sus múltiples aportaciones a la formación de los estudiantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this work was to analyze the discourses and images about school physical education present in the Guide of Physical Activity for the Brazilian Population. A documental research of qualitative approach was carried out, based on the Discourse Analysis and the Visual Content involving the chapter. School physical education, in the recommendations of the Guide, assumes a functionalist and utilitarian view of human movement. It is understood the progress promoted by the Guide, especially by encouraging and valuing school physical education in Brazil. However, it is essential to transform the current discourse, predominantly biomedical, into an approach that values body culture in its multiple contributions to the formation of students.
  • A cidadania reclamada nas mediações pedagógicas da capoeira com crianças em situação de acolhimento social Artigo Original

    Tostes, Luiza Fraga; Loureiro, Fabio Luiz; Mello, André da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Analisa-se um processo socioeducativo com crianças em situação de acolhimento social, mediada pela capoeira, com foco no desenvolvimento da cidadania reclamada. Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida com 10 crianças acolhidas pela Casa Lar de Serra/ES, em que, no período de julho a dezembro de 2021, ocorreram 46 encontros. As experiências vivenciadas valorizaram as práticas autorais e a coparticipação das crianças na construção das mediações pedagógicas com a capoeira, fomentando, dessa maneira, um modelo de cidadania em que os sujeitos assumem os discursos e as práticas sobre si.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Analiza un proceso socioeducativo con niños en situación de acogimiento social, mediada por la capoeira, con foco en el desarrollo de la ciudadanía reivindicada. Es una investigación acción, desarrollada con 10 niños asistidos por Casa Lar de Serra/ES. De julio a diciembre de 2021, ocurrió 46 encuentros. Las experiencias vividas valoraron las prácticas autorales y la coparticipación de los niños en la construcción de las mediaciones pedagógicas con capoeira, fomentando así un modelo de ciudadanía en el que los sujetos asumen los discursos y prácticas sobre sí mismos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT It analyzes a socio-educational process with children in a situation of social care, mediated by capoeira, with a focus on the development of the claimed enfranchisement. This is an action research, developed with 10 children welcomed by Casa Lar de Serra/ES. From July to December of 2021, occurred 46. The experiences in pedagogical mediations with capoeira built with the chindren, valued authorial practices and the co-participation of children, thus fostering a model of citizenship in which subjects assume the discourses and practices about themselves.
  • Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física Artigo Original

    Torres, Ester Geraldo Campelo; Cardoso, Layana Costa Ribeiro; Gaia, Paulino Pinheiro; Fernandes, Robson Marques; Almeida, Dulce Maria Filgueira de

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo objetiva entender o significado da relação corpo e cultura na formação docente em Educação Física. Seguiu uma abordagem metodológica qualitativa do tipo revisão sistemática. A consulta realizada por meio dos descritores corpo, cultura e educação física, tendo como marco temporal 2004 a 2019. A análise de conteúdo se deu a partir da construção epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociais e culturais do corpo; (b) o corpo no espelho do social; e (c) imaginários sociais, utilizando-se do software NVivo12. Os resultados apontam que a relação entre corpo e aspectos biológicos sofre forte influência dos padrões normativos ditados pelo meio, e que a concepção de corpo, relacionada à cultura, vem sofrendo transformações e (re)significações.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo pretende comprender el significado de la relación cuerpo y cultura en la formación del profesorado de Educación Física. Se siguió un enfoque metodológico cualitativo de tipo revisión sistemática. La consulta se realizó a través de los descriptores cuerpo, cultura y educación física (2004-2019). El análisis de contenido se basó en la construcción epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociales y culturales del cuerpo; (b) el cuerpo en el espejo de lo social; y (c) imaginarios sociales, con el software NVivo12. Los resultados señalan que la relación entre el cuerpo y los aspectos biológicos está influenciada por los estándares normativos dictados por el entorno y que la concepción del cuerpo, relacionada con la cultura, viene sufriendo transformaciones y (re)significados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article aims to understand the meaning of the relationship between body and culture in Physical Education. It followed a qualitative methodological approach of the systematic review type. The query was made through the descriptors body, culture and physical education as a time frame 2004 to 2019. The content analysis was based on the epistemological construction of Le Le Breton: (a) social and cultural logics of the body; (b) the body in the mirror of the social; and (c) social imaginaries, using the NVivo12 software. The results show that the relationship between body and biological aspects is strongly influenced by normative standards dictated by the environment and that the conception of body, related to culture, has been undergoing transformations and (re)significations.
  • Centro Rede CEDES - MA: uma experiência exitosa Artigo Original

    Araujo, Silvana Martins de; Araujo, Raffaelle Andressa dos Santos; Teixeira, Pablo Linhares; Viana, Raimundo Nonato Assunção; Santos, Antonio Higor Gusmão dos

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo tem como objetivo relatar as principais ações desenvolvidas pelo Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede CEDES do estado do Maranhão, no período de 2016 a 2019. A estruturação do Centro foi planejada tendo em vista atividades sistemáticas e projetos especiais. Destacam-se, como ações exitosas, dois projetos de pesquisa, um Curso de Aperfeiçoamento em Lazer e um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Políticas Públicas de Esporte e Lazer.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tiene como objetivo relatar las principales acciones desarrolladas por el Centro de Desarrollo de la Investigación en Políticas de Deporte y Ocio de la Red CEDES en Maranhão de 2016 a 2019. La estructuración del Centro fue planificada en actividades sistemáticas y proyectos especiales. Destacan como actuaciones de éxito dos proyectos de investigación, un Curso de Mejora del Ocio y un Curso de Postgrado Lato Sensu en Gestión de Políticas Públicas de Deporte y Ocio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to report the main actions developed by the Center for Research Development in Sports and Leisure Policies of the CEDES Network in Maranhão from 2016 to 2019. The structuring of the Center was planned in systematic activities and special projects. Two research projects, a Leisure Improvement Course and a Lato Sensu Post-Graduate Course in Management of Public Sports and Leisure Policies, stand out as successful actions.
  • Curso virtual de futebol e formação humana: análise dos elementos históricos e pedagógicos Artigo Original

    Mota, Joselene Ferreira; Ferreira, Emerson Maciel; Freitas, Rhenan Ferreira de; Reis, Saulo Viana

    Resumo em Português:

    RESUMO Trata-se de relato de experiência sobre o desenvolvimento do curso virtual “Futebol e formação humana: elementos históricos e pedagógicos”, ação que compôs o conjunto de atividades virtuais do Projeto Academia e Futebol da Universidade Federal do Pará (UFPA) no período da pandemia de Coronavirus Disease-2019 (COVID-19). O objetivo foi analisar as impressões dos cursistas em relação à apropriação do conhecimento transmitido nas oito aulas do curso. A metodologia foi realizada pela pesquisa de campo de caráter exploratório, em que foram aplicados formulários via Google Forms aos 47 cursistas que concluíram o curso virtual. O resultado da análise comprovou que as temáticas via conteúdos foram relevantes e que a metodologia para o tempo pandêmico foi adequada, o que propiciou a apropriação dos conhecimentos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este es un relato de experiencia sobre el desarrollo del Curso Virtual de Fútbol y formación humana: análisis de elementos históricos y pedagógicos, acción que conformó el conjunto de actividades virtuales de la Academia UFPA y Proyecto de Fútbol durante el período de la pandemia del COVID-19. El objetivo es analizar las impresiones de los estudiantes en relación con la apropiación del conocimiento transmitido en las ocho clases del curso. La metodología se basó en una investigación de campo exploratoria donde se aplicaron formularios a través de formularios de Google a los 47 estudiantes que completaron el curso virtual. El resultado del análisis es que los temas a través del contenido fueron relevantes y que la metodología para el tiempo de pandemia fue adecuada, lo que condujo a la apropiación del conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This is an experience report on the development of the Virtual Football Course and human formation: analysis of historical and pedagogical elements, an action that composed the set of virtual activities of the UFPA Academy and Soccer Project during the COVID-19 pandemic period. The objective is to analyze the impressions of the students in relation to the appropriation of knowledge transmitted in the eight classes of the course. The methodology was based on exploratory field research where forms were applied via google forms to the 47 students who completed the virtual course. The result of the analysis is that the themes via content were relevant and that methodology for the pandemic time was appropriate which led to the appropriation of knowledge related to the themes of the classes.
  • A organização do trabalho pedagógico da Educação Física com crianças em tratamento oncológico Artigo Original

    Trindade, Luísa Helmer; Barbosa, Raquel Firmino Magalhães; Mello, André da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Discute o trabalho pedagógico de professores de Educação Física com crianças em tratamento oncológico, considerando as agências, as autorias e as produções culturais dos infantis. Trata-se de uma Pesquisa-Ação Colaborativa, desenvolvida com 61 crianças entre 4 e 12 anos. Os dados produzidos pela observação participante e registrados em diário de campo foram sistematizados em três categorias: planejamento em conjunto, tempo do brincar e agências infantis. Os resultados apontam para a construção coletiva do planejamento e para o reconhecimento das crianças como agentes de si, produtoras de cultura e protagonistas em seus processos de socialização, dando visibilidade ao que é criado e ressignificado por elas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Discute el trabajo pedagógico de los profesores de Educación Física con niños con cáncer, considerando los organismos, la autoría y las producciones culturales de los niños. Se trata de una Investigación Acción Colaborativa, desarrollada entre 2019 y 2021, con 61 niños entre 4 y 12 años. Los datos producidos por la observación y registrados en un diario de campo fueron sistematizados en tres categorías: planificación conjunta, tiempo de juego y agencias infantiles. Los resultados apuntan para la construcción colectiva de la planificación y el reconocimiento de los niños y niñas como agentes de sí mismos, productores de cultura y protagonistas de sus procesos de socialización, dando visibilidad a lo creado y resignificado por ellos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Discusses the pedagogical work of Physical Education teachers with children with cancer, considering the agencies, authorship, and cultural productions of children. This is a Collaborative Action Research, developed between 2019 and 2021, with 61 children between 4 and 12 years old. The data produced by observation and recorded in a field diary were systematized into three categories: joint planning, playtime, and children's agencies. The results point to the collective construction of planning and the recognition of children as agents of themselves, producers of culture, and protagonists in their socialization processes, giving visibility to what is created and re-signified by them.
  • Mediações entre trabalho e educação física: uma análise a partir de um programa de escolarização de trabalhadores Artigo Original

    Angelo, Denis Fernando Barcellos; Fonseca, Denise Grosso da; Lima, Leonardo da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que tem como objetivo compreender o papel da Educação Física em um programa de escolarização de adultos trabalhadores do município de Porto Alegre/RS. Utiliza-se o materialismo histórico dialético como teoria e método de pesquisa, apontando como parte dos resultados a ausência da categoria trabalho no interior da Educação Física e a reivindicação por parte dos sujeitos pesquisados de que a área possa contribuir para pensar o trabalho enquanto atividade humana fundamental. Por fim, considera-se que a educação física é parte importante da formação humana, aliada a uma educação científica e técnica, que possa contribuir para a constituição de um projeto histórico da classe trabalhadora, superando a sociedade do capital.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este texto presenta los resultados de una investigación que tiene como objetivo comprender el papel de la Educación Física en un programa de escolarización de adultos trabajadores en la ciudad de Porto Alegre/RS. Se utiliza como teoría y método de investigación el materialismo histórico dialéctico, señalando como parte de los resultados la ausencia de la categoría trabajo dentro de la Educación Física y la afirmación de los sujetos investigados de que el área puede contribuir a pensar el trabajo como actividad humana fundamental. Finalmente, se considera que la educación física es parte importante de la formación humana, combinada con la educación científica y técnica, que puede contribuir a la constitución de un proyecto histórico de la clase obrera, superando la sociedad del capital.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text presents the results of a research that aims to understand the role of Physical Education in a schooling program for working adults in the city of Porto Alegre/RS. Dialectical historical materialism is used as a theory and research method, pointing out as part of the results the absence of the work category within Physical Education and the claim by the researched subjects that the area can contribute to thinking about work as a human activity fundamental. Finally, it is considered that physical education is an important part of human formation, combined with scientific and technical education, which can contribute to the constitution of a historical project of the working class, overcoming the capital society.
  • Integração entre a análise do desempenho e o ensino-aprendizagem nos esportes coletivos Artigo De Revisão

    Lamas, Leonardo; Morales, Juan Carlos Pérez

    Resumo em Português:

    RESUMO Nos esportes coletivos, a análise do desempenho e a condução do processo de ensino-aprendizagem implicam, implícita ou explicitamente, escolhas metodológicas. Neste trabalho, serão apresentadas algumas das principais abordagens teórico-metodológicas que embasam a análise do desempenho e o ensino-aprendizagem nos esportes coletivos e suas implicações práticas. Será discutida a integração desses conteúdos com o intuito de contribuir com o suporte científico para a prática pedagógica do professor/treinador.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En los deportes de equipo, analizar el rendimiento y conducir el proceso de enseñanza-aprendizaje implica, implícita o explícitamente, elecciones metodológicas. En este trabajo presentaremos algunos de los principales enfoques teórico-metodológicos que sustentan el análisis del desempeño y la enseñanza-aprendizaje en los deportes de equipo y sus implicaciones prácticas. Discutiremos la integración de estas temáticas con el objetivo de contribuir con el soporte científico de la práctica pedagógica del profesor/entrenador.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In team sports, the performance analysis and the teaching-learning process imply, implicitly or explicitly, methodological choices. In this work, we will present some of the main theoretical-methodological approaches that support performance analysis and teaching-learning in team sports and their practical implications. We will discuss the integration of these subjects in order to contribute with scientific support to the pedagogical practice of the teacher/coach.
  • Produção cientifica sobre natação em língua portuguesa: uma análise bibliométrica Artigo De Revisão

    Souza, Karin Kovalski de; Correia, Clara Knierim; Machado, Jean Marlon; Schütz, Elinai dos Santos Freitas; Pereira, Suzana Matheus; Ruschel, Caroline

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo analisou a produção científica sobre natação em língua portuguesa por meio da bibliometria. A busca ocorreu nas bases Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde e Scopus, desde seu início até setembro de 2022. Duzentos e trinta e dois artigos completos foram incluídos. A produção aumentou consideravelmente nas duas últimas décadas, sendo predominantemente concentrada nas regiões Sudeste e Sul, em periódicos A2 a B2 do Qualis-CAPES 2013-2016. Biomecânica e fisiologia foram as áreas mais estudadas. A maior parte dos estudos é de natureza quantitativa, observacional e transversal, direcionados à população adolescente e atleta. A quantidade e variedade de estudos demonstra o interesse da comunidade científica em investigar aspectos relacionados à natação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El estudio analizó la producción científica sobre natación en portugués a través de la bibliometría. La búsqueda se realizó en las bases Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde y Scopus, desde su inicio hasta septiembre de 2022. Se incluyeron 232 artículos completos. La producción aumentó considerablemente en las últimas dos décadas y predomino en las regiones Sudeste y Sur, en las revistas A2 a B2 de Qualis-CAPES 2013-2016. Biomecánica y fisiología fueron las áreas más estudiadas. La mayoría de los estudios son cuantitativos, observacionales y transversales, dirigidos a la población adolescente y deportista. La cantidad y variedad de estudios demuestra el interés de la comunidad científica por investigar aspectos relacionados con la natación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study analyzed the scientific production on swimming in Portuguese through bibliometrics. Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde and Scopus databases were searched from their inception until September 2022. Two hundred and thirty-two studies were included. Scientific production increased considerably in the last two decades, being mainly concentrated in the Southeast and South regions, in journals classified as A2 to B2 in the Qualis-CAPES 2013-2016. Biomechanics and physiology were the most studied areas. Most studies are of a quantitative, observational, and cross-sectional nature, and included adolescent and athlete populations. The quantity and variety of studies demonstrates the interest in investigating aspects related to swimming.
  • ERRATA: Análise da produção científica sobre gênero na Educação Física brasileira entre os anos de 2013 e 2018: uma perspectiva Cientométrica Errata

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com