Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos CEDES, Volume: 41, Número: 115, Publicado: 2021
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Apresentação

    Valente, Wagner Rodrigues
  • O DESENHO, UMA DISCIPLINA DE PREPARAÇÃO PARA UMA PROFISSÃO Artigos | História Da Educação Matemática

    Rodrigues, Alexandra; Matos, José Manuel

    Resumo em Português:

    RESUMO Pretende-se averiguar a importância que o ensino do desenho assume na educação técnico-profissional. Em primeiro lugar, buscaremos a evolução das intenções legislativas sobre o ensino dessa disciplina e o modo como seu âmbito foi sendo alterado. Em segundo lugar, analisa-se um manual prestigiado do princípio do século XX, que condensa o saber escolar sobre desenho, tal como era entendido nessa época.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article intends to ascertain the importance of teaching drawing in technical and professional education. First, we will look for the evolution of the legislative intentions on teaching this discipline and the way its scope has been changed. Second, we analyse a prestigious manual from the beginning of the 20th century, that which condenses school knowledge about drawing, as it was understood at that time.
  • ALDEBARO KLAUTAU E O PROGRAMA DE MATEMÁTICAS DA ESCOLA NORMAL DE BELÉM (PARÁ) DE 1932 Artigos | História Da Educação Matemática

    Mendes, Iran Abreu

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, caracteriza-se a expertise de Aldebaro Klautau acerca dos saberes matemáticos do primário (aritmética, geometria e desenho) no programa de matemáticas da Escola Normal de Belém durante o período em que nela atuou. Ao analisar os conteúdos dos documentos nos arquivos dessa escola, foram tomados os conceitos de expert, expertise e saberes profissionais docentes para refletir sobre a importância das conexões entre planejamento, metodologias e programa de ensino, na abordagem de saberes docentes relativos à matemática na formação de normalistas, que visa aprender a ensinar no curso primário.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, it is characterized the expertise of Aldebaro Klautau aboutthe mathematical knowledge of the primary school (arithmetic, geometry, and drawing) in the mathematics program of the Normal School of Belém during the period when he worked there. When analyzing the contents of the documents in the archives of the school, the concepts of expert, expertise, and professional teaching knowledge were taken into consideration, in order to reflect on the importance of the connections between planning, methodologies, and teaching program, in the approach of teaching knowledge related to mathematics for the primary school teacher’s formation.
  • UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A ÁLGEBRA NO ENSINO ELEMENTAR ESTADUNIDENSE Artigos | História Da Educação Matemática

    Rodriguês, Jeremias Stein; Godoi, Anieli Joana de; Costa, David Antonio da

    Resumo em Português:

    RESUMO Em 1905, um estudo sobre a reestruturação do ensino elementar estadunidense é publicado na revista Educational Review, apontando a necessidade de uma álgebra neste nível escolar. Um estado do conhecimento histórico acerca desse tema na revista foi realizado, com base na perspectiva das humanidades digitais, utilizando o software IRaMuTeQ. A álgebra foi o foco na busca por publicações, a partir da seleção e da análise dos textos com o software. Observou-se um movimento a favor de um ensino centrado em equações e sistemas lineares, aplicados a problemas complexos de aritmética.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In 1905, a study on the reform of the American elementary education is published in the journal Educational Review, pointing out the need for an algebra at the elementary school. A historical state of knowledge about this theme in the Educational Review was made, based in the perspective of digital humanities, using the IRaMuTeQ. Algebra was the focus in the search on the journal, from the selection and analysis of the texts with the software. A movement in favor of teaching based on equations and linear systems, applied to complex problems of arithmetic, was observed.
  • SANGIORGI: A SISTEMATIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Artigos | História Da Educação Matemática

    França, Denise Medina; Santos, Edilene Simões Costa dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo verifica se Osvaldo Sangiorgi foi um expert no ensino de matemática em tempos da Matemática Moderna. Fundamentado em pesquisas sócio-históricas, analisamos manuais pedagógicos e artigos por meio dos elementos: reconhecimento pelos pares; apropriação de concepções educacionais que circularam em nível internacional; convocação pelo Estado para a resolução de problemas técnicos; sistematização de saberes no âmbito educacional; e circulação desses saberes. Concluímos que Sangiorgi sistematizou saberes a ensinar e para ensinar referentes à matemática abordada como estrutura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article verifies whether Osvaldo Sangiorgi was an expert in teaching mathematics in times of Modern Mathematics. Based on socio-historical research, we analyze pedagogical manuals and articles through the elements: peer recognition; appropriation of educational concepts that circulated at an international level; call by the State to resolve technical problems; systematization of knowledge in the educational field; and circulation of that knowledge. We conclude that Sangiorgi systematized knowledge for teach and to teach regarding mathematics approached as a structure.
  • PROBLEMAS ARITMÉTICOS COMO ELEMENTOS DA MATEMÁTICA DO ENSINO Artigos | História Da Educação Matemática

    Bertini, Luciane de Fatima; Valente, Wagner Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto trata do tema da formação de professores que ensinam matemática em perspectiva histórica, tendo como interesse a matemática presente na formação docente e no ensino. De modo mais específico, intenta-se responder à pergunta: Como os problemas aritméticos se constituíram em um dos elementos que articulam a matemática da formação de professores e a do ensino escolar? As conclusões revelam os processos e dinâmicas estabelecidos entre uma matemática a ensinar e uma matemática para ensinar, ambas constituintes de uma matemática do ensino.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text discusses the formation of mathematics teachers from a historical perspective, focusing on the mathematics present in teacher training, as well as in the teaching activity. More specifically, we aim at answering the question: How did arithmetic problems become one of the elements that articulate the mathematics in teacher training and in school teaching? The conclusion reveals the processes and dynamics established between the mathematics to teach and the mathematics for teaching, both of which are part of a mathematics of teaching.
  • EVERARDO ADOLPHO BACKHEUSER: UM EXPERT DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA? Artigos | História Da Educação Matemática

    Pinto, Neuza Bertoni

    Resumo em Português:

    RESUMO Analisando o percurso profissional de Everardo Adolpho Backheuser, em suas relações com o contexto educacional das décadas de 1920 e 1930, este estudo indaga sobre a expertise desse educador no campo da matemática escolar, na difusão dos ideais da Escola Nova junto à gestão de Fernando de Azevedo, na Diretoria da Instrução Pública do Rio de Janeiro. A partir de critérios advindos de aportes sócio-históricos, de Hofstetter e Schneuwly; Morais; e Valente, o estudo conclui afirmando o perfil de expert em educação matemática do educador em questão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Analyzing the professional career of Everardo Adolpho Backheuser, in his relations with the educational context of the 1920s and 1930s, this study inquires about the expertise of this educator in the field of school mathematics, in the diffusion of the New School ideas under the management of Fernando de Azevedo in the Director of Public Instruction of Rio de Janeiro. Based on criteria derived from socio-historical contributions, by Hofstetter and Schneuwly; Morais; and Valente, the study concludes by affirming that the educator in question has the profile of a mathematics education expert.
  • LOS GRUPOS DE RENOVACIÓN DE LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN ESPAÑA Artigos | História Da Educação Matemática

    Astudillo, Maria Teresa González

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los grupos de renovación de enseñanza de las matemáticas surgen en España a mediados de los años 70 del siglo XX. Inicialmente, eran grupos muy locales que, a través de las relaciones que establecieron entre ellos y con educadores de otros países mostraron una forma diferente de enseñar las matemáticas, en la que se nota la influencia de las corrientes internacionales. En este artículo se hace un repaso de los grupos más reconocidos y se muestran sus ideas acerca de la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas a través de una de sus publicaciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The renovation groups of mathematics teaching emerged in Spain in the mid-70s of the 20th century. Initially, they were very local groups that, through the relationships they established among themselves and with educators from other countries, showed a different way of teaching mathematics, in which the influence of international currents is noted. This article reviews the most recognized groups and shows their ideas about the teaching-learning of mathematics through one of their publications.
  • O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E A MATEMÁTICA DO CURSO SECUNDÁRIO Artigos | História Da Educação Matemática

    Lima, Eliene Barbosa

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste texto, investigamos historicamente os saberes presentes no curso de cálculo diferencial e integral do curso de matemática no Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia, no período de 1968 a 1978. A pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: “Que relações foram estabelecidas entre o curso de cálculo diferencial e integral e a matemática do curso secundário?” Para tanto, fizemos uso de uma literatura vigente, de um modus operandi da história cultural e de fontes históricas. Assim, apropriando-nos do debate de uma história da educação sobre saberes profissionais da docência, consideramos que os saberes para o curso de cálculo diferencial e integral não foram pensados e organizados para a prática específica da docência em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this text, we investigated, historically, the knowledge present in the differential and integral calculus course of the mathematics course at the Universidade Federal da Bahia’s Instituto de Matemática, from 1968 to 1978. The research sought to answer the following question: ‘What relationships were established between the differential and integral calculus course and the High School mathematics?’ For that, we used the current literature, of a cultural history modus operandi and historical sources. Thus, appropriating the debate of a history of education about professional teaching knowledge, we consider that the knowledge for the differential and integral calculus course was not thought and organized for the specific practice of teaching in the classroom.
  • PARECERISTAS AD HOC 2021 Nominata

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br