Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Pública, Volume: 53, Número: 1, Publicado: 2019
  • Coalizões de advocacia e estratégias de negociação na revisão do Código Florestal Artigo

    Medeiros, Estela Alves de; Gomes, Ricardo Corrêa

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa as coalizões de advocacia (meio ambiente e agricultura) estabelecidas durante a revisão do Código Florestal brasileiro e as principais estratégias de negociação adotadas. Entrevistas, análise de documentos e notícias de jornais de grande circulação possibilitaram captar como os gestores do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lideraram tais coalizões. A teoria do Advocacy Coalition Framework (ACF) foi utilizada na análise das coalizões. Os resultados demonstram que esses ministérios recorreram à negociação como estratégia principal. A coalizão agricultura também investiu em informação científica, ao passo que a coalizão meio ambiente investiu em mobilização social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El trabajo tiene como objetivo analizar las coaliciones de causa (medio ambiente y agricultura) establecidas durante la revisión del Código Forestal Brasileño y las estrategias de negociación principales que se utilizan. Entrevistas, análisis de documentos y de los principales periódicos de noticias permiten captar como gestores de los ministerios de Medio Ambiente (MMA) y de Agricultura, Ganadería y Abastecimiento (Mapa) lideraron estas coaliciones. La teoría de advocacy coalition framework (ACF) se utiliza para el análisis de las coaliciones. Los resultados mostraron que ambos ministerios utilizan la negociación como estrategia principal. La coalición agricultura invirtió en información científica, mientras que la coalición medio ambiente invirtió en movilización social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to analyze the advocacy coalitions (classified as ‘environment’ and ‘agriculture’) established during the revision of the Brazilian Forest Code and the main negotiation strategies used. Interviews, analysis of documents and newspaper’ reports allowed capturing how the managers of the Ministries of Environment (MMA) and Agriculture, Livestock and Supply (Mapa) led these coalitions. Coalition analysis used the Advocacy Coalition Framework (ACF). Results showed both ministries used negotiation as their main strategy. The agriculture coalition invested in scientific information, while environment coalition carried out social mobilization.
  • Auditoria operacional: uma nova classificação para os resultados de seus monitoramentos Artigo

    Fleischmann, Roberto Silveira

    Resumo em Português:

    Resumo Há décadas, as auditorias operacionais (AOPs) constituem importante ferramenta para o aprimoramento da gestão pública no Brasil e no mundo. Contudo, poucos estudos tratam do processo de monitoramento dessas auditorias e de sua adaptação à cultura brasileira. O objetivo desta pesquisa foi propor uma nova classificação para o acompanhamento das determinações e das recomendações resultantes das AOPs realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). A partir da classificação prevista no manual de AOP do Tribunal de Contas da União (TCU), o TCE/SC adotou alterações na classificação descrita nos relatórios de monitoramento das 14 AOPs encerradas até 2015. A atual classificação foi submetida aos auditores e, posteriormente, aos chefes e aos coordenadores de auditoria, para sugestões. Por essa razão, sugere-se uma nova classificação para os resultados das AOPs.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Durante décadas, las auditorías de desempeño (AOP) han sido una herramienta importante para la mejora de la gestión pública en Brasil y en el mundo. No obstante, pocos estudios abordan el proceso de seguimiento de esas auditorías y su adaptación a la cultura brasileña. El objetivo de esta investigación es proponer una nueva clasificación para el seguimiento de las determinaciones y recomendaciones resultantes de las AOP, llevadas a cabo por el Tribunal de Cuentas del Estado de Santa Catarina (TCE/SC). A partir de la clasificación establecida en el Manual de AOP del Tribunal de Cuentas de la Unión, el TCE/SC adoptó cambios en la clasificación descrita en los informes de seguimiento de las 14 AOP concluidas hasta 2015. La clasificación actual se sometió a los auditores y posteriormente a los jefes y coordinadores de auditoría para posibles sugerencias. Por esta razón, se sugiere una nueva calificación para los resultados de las AOP.

    Resumo em Inglês:

    Abstract For several decades, performance audits (AOPs) have significantly helped the improvement of public management in Brazil and the world. However, few studies have investigated this audits follow-up process and how they have adapted to Brazilian culture. This research proposes a new classification for the results of the performance audits follow-up observing whether the determinations and recommendations resulting from AOPs carried out by the Court of Accounts of the State of Santa Catarina (TCE/SC) are implemented. The classification provided in the AOP Manual prepared by the Federal Court of Accounts, was adapted by the TCE/SC, with changes that were described in the follow-up reports of 14 AOPs with information from the fiscal years 2004 to 2015. A first draft of a new classification was submitted to the auditors for analysis and suggestions. After that, it was sent to the analysis and contributions of the chief auditors and audit coordinators. The study, therefore, registered the changes that had occurred in the AOPs and proposed a new classification for the results of the AOPs follow-up that considers the degree of implementation of determinations and recommendations in the performance audit.
  • Determinantes da inovação nas empresas estatais: evidência para as empresas públicas no Equador Artículo

    Argothy, Anderson; Álvarez, Nuria González

    Resumo em Português:

    Resumo Os estudos de inovação atualmente não levam em conta e tendem a ignorar a inovação nas empresas públicas (EP) e seus efeitos sobre outras organizações. Evidências recentes mostram que as EP não são necessariamente inferiores às empresas privadas (Kowalski et al., 2013). Este artigo investiga pela primeira vez através de um estudo empírico os determinantes da inovação em EP no Equador. Identifica os determinantes internos e externos da inovação e seu efeito sobre a probabilidade de inovação no EP. Além disso, a variável cuidado ambiental é incluída como um determinante interno; esta variável não foi analisada em estudos anteriores sobre a inovação em EP. Os dados são da pesquisa de atividades de ciência, tecnologia e inovação do Equador (ACTI), publicado em 2014. O modelo proposto é avaliado por meio de uma regressão linear de tipo logit. Os resultados mostram que existem determinantes que têm efeito positivo sobre a probabilidade de inovação e são de dois tipos: internos (funcionários, treinamento, aquisição de tecnologia e cuidado ambiental) e externos (governo, mediante o apoio para gestão de qualidade).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los estudios de innovación en la actualidad no toman en cuenta o tienden a ignorar la innovación en las empresas públicas (EP) y sus efectos sobre otras organizaciones. Evidencia reciente muestra que las EP no son necesariamente inferiores a sus contrapartes privadas (Kowalski, Büge, Sztajerowska, & Egeland, 2013). Este trabajo investiga por primera vez mediante un estudio empírico los determinantes de la innovación en las EP de Ecuador. Identifica determinantes internos y externos de la innovación y su efecto en la probabilidad de innovación en EP. Además, se incluye la variable cuidado ambiental como determinante interno; esta variable no ha sido analizada en trabajos previos sobre innovación en EP. Los datos utilizados provienen de la encuesta de actividades de ciencia y tecnología e innovación de Ecuador (ACTI) publicada en el 2014. El modelo propuesto se estima mediante una regresión lineal de tipo logit. Los resultados muestran que existen determinantes que tienen efecto positivo sobre la probabilidad de innovación y que son de dos tipos: internos (trabajadores, capacitación, adquisición de tecnología y cuidado ambiental) y externos (gobierno, mediante el programa de apoyo a la gestión de calidad).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The current studies on innovation do not consider or tend to ignore innovation in Public Enterprises (PE) and their effects on other organizations. Recent evidence shows that PE are not necessarily inferior to their private counterparts (Kowalski, Büge, Sztajerowska, & Egeland, 2013). This article investigates the determinants of innovation in PE of Ecuador, for the first time, through an empirical study. It identifies internal and external determinants of innovation and the effect on the probability of innovation in PE. In addition, the variable environmental care is included as an internal determinant; this variable has not been analyzed in previous work on innovation in PE. The data used come from the Survey of Activities of Science, Technology, and Innovation of Ecuador (ACTI) published in 2014. The proposed model is estimated by logit linear regression. The results show that there are determinants that have a positive effect on the probability of innovation and they are of two types: internal (workers training, technology acquisition and environmental care) and external (government, through the support program for quality management).
  • Efeitos intersetoriais e transversais e seus impactos sobre a efetividade das políticas públicas nos municípios do Ceará Artigo

    Nogueira, Cláudio André Gondim; Forte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante

    Resumo em Português:

    Resumo Identificar em quais circunstâncias a intersetorialidade e a transversalidade ocorrem no âmbito das políticas públicas se mostra fundamental para aumentar sua efetividade. Assim, este estudo integrou dois arcabouços teóricos relacionados à pobreza e à atratividade, visando a captar seus efeitos. A estimação econométrica com dados para os municípios cearenses evidenciou, por exemplo, que o crescimento econômico e as políticas públicas que o estimulam, além de favorecer a redução dos níveis de pobreza, também podem aumentar a atratividade de determinado município. Por outro lado, iniciativas que estimulam a urbanização e a requalificação dos espaços aumentam sua atratividade e, ainda, favorecem a redução da pobreza. Assim, ressalta-se a necessidade de pesquisar como as características do local e de sua população podem afetar a efetividade das políticas públicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Identificar en qué circunstancias la transversalidad y la intersectorialidad se producen en el contexto de las políticas públicas es esencial para aumentar su efectividad. Por ello, este estudio integró dos marcos teóricos relacionados con la pobreza y la atractividad, con el objetivo de captar sus efectos. La estimación econométrica con datos para los municipios de Ceará evidenció, por ejemplo, que el crecimiento económico y las políticas públicas que estimulan y favorecen la reducción de los niveles de pobreza también pueden aumentar la atractividad de un determinado municipio. Por otro lado, las iniciativas que fomentan la urbanización y la recalificación de espacios aumentan su atractividad y también ayudan a reducir la pobreza. Asimismo, se resalta la necesidad de investigar cómo las características del lugar y de su población pueden afectar la efectividad de las políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Identifying under what circumstances transversality and intersectoriality take place within the scope of public policies is fundamental to increase their effectiveness. Thus, two theoretical frameworks related to poverty and attractiveness were integrated, aiming to capture the existing effects. The econometric estimation with data for Ceara’s municipalities showed, for example, that economic growth and the public policies that stimulate it, besides favoring the reduction of poverty levels, can also increase the attractiveness of a given municipality. On the other hand, initiatives that stimulate the urbanization and the requalification of spaces, increase their attractiveness and, also, favor the reduction of poverty. In addition, it was emphasized the need to investigate how the characteristics of the place and its population can affect the effectiveness of policies.
  • Desenvolvimento local versus projeto de globalização neoliberal: refletindo sobre cidades orientadas ao mercado Article

    Abdalla, Márcio Moutinho; Faria, Alexandre

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é discutir o que vem sendo propagado e reproduzido como desenvolvimento local, procurando aproximar e compreender os problemas decorrentes desse fenômeno, sobretudo ao destacar o fomento à formação de cidades orientadas ao mercado. Busca-se questionar os processos de desenvolvimento e políticas públicas, avançando no debate com base na tese de duplo movimento de Karl Polanyi, devidamente revisitada e atualizada histórica e geograficamente. Como contribuição, destaca-se o engajamento na decolonialidade para tratar lacunas temporais e geoepistêmicas da tese polanyiana. Ademais, pode-se identificar que o contramovimento polanyiano de mercado depende da ação de diversos atores sociais, com destaque para sociedades e governos, por meio de políticas públicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito de este ensayo es discutir lo que ha sido propagado y reproducido como desarrollo local, con el objetivo de aproximar y comprender los problemas resultantes de este fenómeno, al destacar especialmente la promoción de la formación de ciudades orientadas al mercado. Se busca cuestionar los procesos de desarrollo y las políticas públicas, promover el debate con base en la tesis de doble movimiento de Karl Polanyi, debidamente revisada y actualizada histórica y geográficamente. Como contribuciones, se destacan el compromiso con la decolonialidad para el tratamiento de las lagunas temporales y geoepistémicas de la tesis de Polanyi. Además, es posible identificar que el contramovimiento polanyiano de mercado depende de la acción de distintos actores sociales, con énfasis en las sociedades y gobiernos, a través de políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to discuss what has being disseminated and reproduced as local development, seeking to understand the problems arising from this phenomenon, particularly highlighting the promotion of market-oriented cities. We question the processes of development and public policies, advancing in the debate based on Karl Polanyi’s double-movement thesis duly revisited and updated historically and geographically. As contributions, we highlight the engagement with de-coloniality to treat temporal and geo-epistemic gaps of the Polanyian thesis. In addition, it is possible to identify that the Polanyian counter-movement depends on the actions of several social actors, with emphasis on societies and governments, through public policies.
  • Reforçando a contribuição social de gênero: a servidora pública qualificada versus a executiva Artigo

    Mota-Santos, Carolina; Carvalho, Antonio; Oliveira, Paula; Andrade, Juliana

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo constitui uma abordagem quantitativa com base na análise de um modelo hipotético sobre o serviço público e sua relação com a construção social em torno do gênero. O universo da pesquisa consiste em mulheres altamente qualificadas que trabalham no serviço público e em empresas privadas de médio e grande portes no Brasil. A amostra final foi composta por 1.464 questionários válidos; destes, 18,6% de servidoras públicas. Foram testadas hipóteses para verificar a relação de dependência entre as variáveis: rendimento da mulher em relação ao seu par amoroso e o tipo de carreira; responsabilidade da mulher pelas atividades do lar e o tipo de carreira; rendimento em relação ao seu par amoroso e responsabilidade pelas atividades do lar; tempo de cuidado das mulheres com seus filhos e o tipo de carreira; motivadores do interesse em permanecer na carreira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio proporciona un enfoque cuantitativo basado en el análisis de un modelo hipotético del servicio público y su relación con la construcción social en torno al género. El universo de la investigación se limita a las mujeres altamente calificadas que trabajan en el servicio público y en las empresas privadas medianas y grandes en Brasil. Son 1.464 cuestionarios válidos, el 18,6 % de estos respondidos por servidoras públicas. Se probaron hipótesis para determinar la relación de dependencia entre las siguientes variables: rendimiento de la mujer con relación a su compañero y el tipo de carrera; responsabilidad de la mujer para con las actividades del hogar y el tipo de carrera; rendimiento con relación a su pareja y responsabilidad con las actividades del hogar; tiempo dedicado por las mujeres al cuidado de sus hijos y el tipo de carrera; factores motivadores de su interés en permanecer en la carrera.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This quantitative approach study analyzes a hypothetical model for the public service and its relationship with the social construction around gender. The research universe was limited to highly qualified women working in the public service and medium and large private companies in Brazil. From 1,464 valid questionnaires, 18.6% were completed by public servants. Hypotheses were tested to verify the relationship of dependence between the variables: women’s income in relation to their husbands’ and the type of career; women’s responsibility for household chores and the type of career; women’s and their husbands’ income in relation to mutual responsibility for household chores; time spent by women and their husbands with their children and the type of career; and motivators of interest in remaining in the career.
  • Os efeitos da coprodução nos resultados da conciliação judicial: a percepção da sociedade sobre um serviço inovador Artigo

    Rêgo, Mariana Carolina Barbosa; Teixeira, Janaina Angelina; Silva, Antonio Isidro da

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo examinou os efeitos da coprodução e das competências do prestador de serviços nos resultados da conciliação judicial no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a partir da percepção de satisfação das partes litigantes e dos advogados usuários do serviço. A conciliação judicial é uma inovação do Poder Judiciário que visa a aumentar a eficiência e o valor gerado pelos serviços de Justiça e trata-se de um processo coproduzido, no qual os usuários participam da prestação dos serviços públicos. Para alcançar o objetivo proposto, utilizaram-se dados secundários provenientes da pesquisa de satisfação do usuário elaborada e aplicada pela equipe técnica do TJDFT e a amostra final, após o tratamento dos dados, consistiu em 1.735 partes litigantes e 764 advogados. Para análise dos dados, aplicaram-se as técnicas de análise fatorial exploratória e de regressão logística e os resultados sugerem que a coprodução é a variável com maior poder preditivo dos resultados do serviço, tanto para o cidadão como para a imagem do Poder Judiciário, na perspectiva das partes. Por fim, os resultados do serviço para o cidadão, se positivos, aumentam a probabilidade da imagem do Poder Judiciário também ser positiva, na percepção dos dois grupos investigados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio examinó los efectos de la coproducción y las competencias del prestador de servicios en los resultados de la conciliación judicial en el Tribunal de Justicia del Distrito Federal y Territorios (TJDFT), a partir de la percepción de satisfacción de las partes litigantes y de los abogados usuarios del servicio. La conciliación judicial es una innovación cuyo propósito es aumentar la eficiencia y el valor generado por los servicios de justicia y se trata de un proceso coproducido, en que los usuarios tienen un papel esencial en la prestación de los servicios públicos. Para alcanzar el objetivo propuesto, se utilizaron datos secundarios provenientes de la encuesta de satisfacción del usuario, elaborada y aplicada por el equipo técnico del TJDFT y la muestra final, después del tratamiento de los datos, consistió en 1.735 partes litigantes y 764 abogados. Para el análisis de los datos, se aplicaron las técnicas de análisis factorial exploratorio y de regresión logística, y los resultados sugieren que la coproducción es la variable con mayor poder predictivo de los resultados del servicio, tanto para el ciudadano como para la imagen del Poder Judicial, desde la perspectiva de las partes. Por último, los resultados del servicio para el ciudadano, si fueran positivos, aumentan la probabilidad de que la imagen del Poder Judicial también sea positiva, según la percepción de los dos grupos investigados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study examined the effects of coproduction and the competencies of the service provider on the results of the Judicial Conciliation at the State Courthouse of Distrito Federal, based on the satisfaction of the litigants and lawyers who used the service. The Judicial Conciliation is an innovation to increase efficiency and results for the general public and is a coproduced process, in which the users play an essential role in the provision of public services. The study used secondary data obtained from a customer satisfaction survey designed by the TJDFT. The final research sample consisted of 1,735 litigants and 764 lawyers. For the data analysis, exploratory factor analysis and logistic regression were used, and the results of the regressions suggest that coproduction is the variable that best explains the results of the service for the customers as well as for the reputation of the Judiciary, from the perception of the litigants. Finally, the perception that the service was beneficial to citizens increases the likelihood of the customer to develop a positive image of the Judiciary, according to the results obtained both in the litigants’ and lawyers’ samples.
  • Determinantes das transferências fiscais para as unidades municipais: efeitos da representação desproporcional dos distritos eleitorais brasileiros Artigo

    Deda, Carin Caroline; Kauchakje, Samira

    Resumo em Português:

    Resumo A representação desproporcional dos distritos eleitorais tem efetiva influência sobre a distribuição de recursos públicos em benefício das regiões sobrerrepresentadas, o que evidencia que os gastos públicos são dirigidos por fatores políticos e institucionais. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar os efeitos de fatores institucionais, notadamente da representação desproporcional no Poder Legislativo, nas transferências em direção aos municípios brasileiros. Empregou-se a técnica estatística de regressão econométrica com dados em painel, tendo como unidade de análise os municípios brasileiros no período de estudo de 2004 a 2014. Os resultados apontam expressivo efeito da desproporcionalidade representativa no Congresso Nacional nas despesas discricionárias federais e estaduais, o que demonstra que a estrutura da representação orienta as motivações políticas e as ações dos gestores públicos brasileiros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La representación desproporcionada de distritos electorales tiene una influencia efectiva en la distribución de recursos públicos en beneficio de las regiones sobrerrepresentadas, lo que pone de manifiesto que los gastos públicos están dirigidos por factores políticos e institucionales. El objetivo de este artículo es analizar los efectos de factores institucionales, notablemente de la representación desproporcionada en el Legislativo, sobre las transferencias hacia los municipios brasileños. Se empleó la técnica estadística de regresión econométrica con datos en panel. La unidad de análisis son los municipios brasileños y el período es de 2004 a 2014. Los resultados apuntan que el efecto de la desproporcionalidad representativa en el Congreso Nacional sobre los gastos discrecionales federales y estatales es expresivo, lo que demuestra que la estructura de la representación orienta las motivaciones políticas y las acciones gestoras públicas brasileñas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The disproportionate representation of electoral districts has an effective influence on the distribution of public resources to the overrepresented regions, which shows that public spending is driven by political and institutional factors. Therefore, the objective of this article is to analyze the products of institutional factors, notably disproportionate non-legislative representation on the transfers to Brazilian municipalities. We used statistical econometric regression with panel data. Brazilian municipalities were analyzed considering the period from 2004 to 2014. The results indicate that the effect of malapportionment in the National Congress on discretionary federal and state expenditures is significant, which demonstrates that the representation structure guides political motivation and the actions of Brazilian public management.
  • Alinhamento partidário e demanda por transferências federais no Brasil Artigo

    Meireles, Fernando

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo investiga como governos subnacionais solicitam transferências federais junto ao governo central no Brasil. Usando microdados sobre os pedidos de transferências voluntárias dos municípios à União entre 2009 e 2016 e um desenho de regressão descontínua, mostra-se que prefeitos do partido que ocupa a Presidência da República requerem muito mais recursos do que prefeitos oposicionistas - indicando que o alinhamento partidário constitui canal importante para solicitá-los. Por outro lado, esse efeito é heterogêneo entre prefeitos de partidos que integram a coalizão de governo federal. Desse modo, os resultados mostram que o alinhamento partidário entre diferentes níveis de governo importa para explicar a demanda por recursos discricionários no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo investiga cómo gobiernos subnacionales en Brasil solicitan transferencias federales al gobierno central. A partir de microdatos sobre las solicitudes de transferencias discrecionales de los municipios brasileños al gobierno central (2009-2016) y de un diseño de regresión discontinua (RD) se demuestra que los alcaldes del partido que ocupa la presidencia requieren sustancialmente más recursos que los alcaldes opositores, lo que indica que la alineación partidaria es un canal importante para solicitarlos. Por otro lado, este efecto es heterogéneo entre los alcaldes de partidos que integran la coalición de gobierno a nivel federal. Los resultados demuestran que la alineación partidaria entre diferentes niveles de gobierno es importante para explicar la demanda de recursos discrecionales en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes how subnational governments request transfers from the federal government in Brazil. Using microdata on applications for discretionary transfers from the Brazilian federal government to municipalities between 2009 and 2016 and a regression discontinuity design (RDD), I show that mayors affiliated with the president’s party demand substantially more resources than opposition mayors, meaning that the partisan alignment is an important channel to request transfers. On the other hand, the effect varies among mayors from other coalition parties. Thus, the results show that partisan alignment between different levels of government is a key factor in explaining the requests for discretionary resources in Brazil.
  • Consistência na declaração de bens dos candidatos nas eleições brasileiras: ficção ou realidade? Artigo

    Souto-Maior, Cesar Duarte; Borba, José Alonso

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, os dados dos candidatos nas eleições brasileiras de 2010, 2012 e 2014 foram comparados com informações referentes à população brasileira. Ao todo, foram analisadas 486.832 candidaturas. Os candidatos apresentam maior idade e escolaridade do que a população em geral. Como pesquisas anteriores correlacionam positivamente idade e escolaridade com patrimônio, pode-se supor que os candidatos devem ter um patrimônio médio superior ao da população em geral. De fato, os candidatos tinham mais moradias e veículos do que a população em geral. Entretanto, a porcentagem de candidatos que apresentaram ativos bancários era muito baixa em comparação com a população em geral. Os resultados apontam que parte da declaração de bens dos candidatos não vem sendo preenchida corretamente, o que gera sério problema na relação principal-agente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, se compararon los datos de los candidatos en las elecciones brasileñas de 2010, 2012 y 2014 con informaciones referentes a la población en general. En total, se analizaron 486.832 candidaturas. Los candidatos presentan mayor edad y escolaridad que la población brasileña en general. Como las investigaciones anteriores correlacionan positivamente la edad y escolaridad con el patrimonio, se puede suponer que los candidatos deberían tener un patrimonio medio superior al de la población. De hecho, los candidatos tenían más inmuebles y vehículos que la población en general. Sin embargo, el porcentaje de candidatos que presentaron activos bancarios era muy bajo en comparación con la población en general. Los resultados indican que una parte de la declaración de bienes de los candidatos no está siendo correctamente declarada, lo que genera un problema serio en la relación principal-agente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Candidates data in the Brazilian elections of 2010, 2012 and 2014 were compared with information regarding the population in general. A total of 486,832 applications were analyzed. The candidates presented higher age and level of schooling than the Brazilian population in general. As previous research positively correlates age and level of schooling with assets, it can be assumed that the candidates would have greater assets, on average, than the general population. The study showed that candidates had more residencies and vehicles than the general population. However, the percentage of candidates who had bank assets was very low compared to the population. The results point out that a portion of the candidates’ assets is not correctly declared, which creates a serious problem in the principal-agent relationship.
  • ATRIBUTOS E CHANCES DE SUCESSO ELEITORAL DE PREFEITOS NO BRASIL Artigo

    Dufloth, Simone Cristina; Horta, Cláudia Júlia Guimarães; Silva, Max Melquiades da; Costa, Marcelo Ladeira Moreira da; Rocha, Michelle de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Estudo sobre as chances de sucesso eleitoral do Poder Executivo local com base na evolução do perfil de candidatos e eleitos. Foram analisados os resultados das eleições municipais ocorridas em 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016 segundo sexo, idade, escolaridade e ocupação, que revelassem fatores de influência para o perfil dos prefeitos vitoriosos. A metodologia envolveu pesquisa documental e bibliográfica. Tendo como base teoria de campo e capital político de Bourdieu (2011), foram analisados dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral mediante teste do qui-quadrado e de regressão logística. Os resultados indicaram o sexo e a ocupação declarada como fatores de influência determinantes no perfil dos eleitos. Observou-se diminuição das chances de sucesso eleitoral de candidatos do sexo masculino ou oriundos de carreira política nas eleições ocorridas em 2012 e em 2016.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo estudia las posibilidades de éxito electoral del Poder Ejecutivo local basado en la evolución del perfil de candidatos y elegidos. Se analizaron los resultados de las elecciones municipales ocurridas en 2000, 2004, 2008, 2012 y 2016 según sexo, edad, escolaridad y ocupación que revelasen factores de influencia para el perfil de los alcaldes victoriosos. La metodología incluyó investigación documental y bibliográfica. Con base en la teoría de campo y capital político de Bourdieu (2011), se analizaron datos proporcionados por el Tribunal Superior Electoral mediante la prueba de chi-cuadrado y de regresión logística. Los resultados indicaron el sexo y la ocupación declarada como factores de influencia determinantes en el perfil de los elegidos. Se observó una disminución de las posibilidades de éxito electoral de candidatos del sexo masculino u oriundos de carreras políticas en las elecciones ocurridas en 2012 y 2016.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article shows the chances of electoral success for local Executive Branch based on the profile of candidates and elected candidates. The results of the municipal elections of 2000, 2004, 2008, 2012 and 2016 were analyzed concentrating on the characteristics sex, age, schooling, and occupation in order to observe the influence of these characteristics in the profile of the elected mayors in the last five elections. The methodology involved documentary and bibliographic research. Data available from the Supreme Electoral Court were analyzed using the chi-square test and logistic regression. The analysis considered Bourdieu’s theory of field and political capital (2011). The results show evidence that the candidate’s sex and occupation are decisive influencing factors, with a decrease in chances of electoral success for male candidates or candidates of a political career in the elections of 2012 and 2016.
  • A APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE SENTIMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO PARA AS PRÁTICAS DA GESTÃO SOCIAL EM NÍVEL GOVERNAMENTAL Artigo

    Oliveira, Daniel José Silva; Bermejo, Paulo Henrique de Souza; Pereira, José Roberto; Barbosa, Daniely Aparecida

    Resumo em Português:

    Resumo A análise de sentimento é uma técnica de descoberta de conhecimento por meio da mineração de dados, sua finalidade é revelar a opinião das pessoas sobre temas específicos. Essa é uma técnica apropriada para aplicação em fontes de dados não estruturados, como as mídias sociais, que abarcam informações sobre diversos temas, inclusive política e administração pública. O objetivo deste estudo foi identificar se a análise de sentimento pode refletir a opinião pública e, assim, trazer contribuições para as práticas da gestão social. Para tanto, a técnica foi aplicada para revelar as opiniões dos cidadãos expressas no Twitter sobre alguns dos principais programas sociais em vigor no Brasil durante o governo Dilma Rousseff. O estudo consistiu no confronto entre os resultados da análise de sentimento e os conceitos e aplicações envolvendo quatro estratégias de utilização de mídias sociais pelos governos sob a ótica da gestão social. Os resultados da pesquisa revelaram que a técnica da análise de sentimento pode contribuir para as práticas da gestão social no contexto da estratégia de rede.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El análisis de sentimiento es una técnica de descubrimiento de conocimiento a partir de la minería de datos que tiene la finalidad de revelar la opinión de las personas sobre temas específicos. Esta es una técnica apropiada para aplicación en fuentes de datos no estructurados, como los medios sociales, que abarcan información sobre diversos temas, inclusive política y administración pública. En este ámbito, el objetivo de este estudio fue identificar si el análisis de sentimiento puede reflejar la opinión pública y, así, traer contribuciones a las prácticas de la gestión social. Para ello, la técnica se aplicó para revelar la opinión de los ciudadanos expresada en Twitter sobre algunos de los principales programas sociales vigentes en Brasil durante el gobierno de Dilma Rousseff. El estudio consistió en la confrontación de los resultados del análisis de sentimiento con los conceptos y aplicaciones que involucran cuatro estrategias de utilización de medios sociales por parte de los gobiernos bajo la óptica de la gestión social. Los resultados de la investigación revelaron que la técnica de análisis de sentimiento puede contribuir a las prácticas de la gestión social en el contexto de la estrategia de red.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Sentiment analysis is a knowledge discovery technique developed from data mining; its purpose is to reveal people’s opinions on specific topics. This is an appropriate technique to apply to unstructured data sources, such as social media, that cover information on a variety of topics (such as politics and public administration). In this context, the objective of this study was to identify whether sentiment analysis can reflect public opinion and, thus, contribute to practices of social management. Therefore, the sentiment analysis technique was applied to reveal citizens’ opinions, which were expressed on Twitter and concerned some of the main social programs in force during Brazil’s Rousseff government. The study consisted of a comparison between the results of the sentiment analysis and the concepts and applications involving four strategies of social media used by governments from the point of view of social management. The results revealed that the sentiment analysis technique could contribute to social management practices in the context of the network strategy.
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br