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Revista de Administração Pública, Volume: 52, Número: 4, Publicado: 2018
  • REDES SOCIAIS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE NO BRASIL Artigo

    Allegretti, Ana Cristina Vidal; Moysés, Simone Tetu; Werneck, Renata Iani; Quandt, Carlos Olavo; Moysés, Samuel Jorge

    Resumo em Português:

    Resumo A reforma administrativa no Brasil, iniciada com a Constituição de 1988, permitiu a efetivação de políticas públicas descentralizadas, incluindo a municipalização do setor saúde e participação popular. Objetivando apreender como essas mudanças democráticas ecoaram na literatura internacional, o artigo analisou a produção científica da administração pública da saúde no Brasil, adotando o estudo de redes sociais. A pesquisa foi feita na base do Web of Science, utilizando termos relacionados com administração, delimitada por “Brazil” e “health”, e softwares auxiliares BibExcel e Ucinet. A rede de publicações da administração se mostrou coesa, com práticas de democracia deliberativa e participação social. Ao incluir o termo “saúde”, houve maior variação de temas, com destaque para a Reforma Sanitária e descentralização do Sistema Único de Saúde, de forma crítica e reflexiva, e notada ausência do controle social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La reforma administrativa en Brasil, iniciada con la Constitución de 1988, permitió la efectuación de políticas públicas descentralizadas, tales como la municipalización del área de salud previendo mayor abertura para la participación popular. Objetivando aprehender como la efectuación de esos cambios tuvo eco en la literatura internacional, el presente artículo analizó la producción científica a respecto de la administración pública de la salud en Brasil, adoptando el estudio de redes sociales. La investigación se realizó con base en la Web of Science, utilizando los términos relacionados a la administración, delimitada por “Brazil” y “health”, y los programas BibExcel e Ucinet. La red de publicaciones de la administración se mostró coherente, conteniendo prácticas de democracia deliberativa y participación social. Al incluir el término “salud”, hubo una mayor variación de temas, con destaque para la Reforma Sanitaria Brasileña y la descentralización del Sistema Único de Salud, con enfoque más crítico y reflexivo, e importante laguna relativa al control social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Brazilian administrative reform was included in the 1988 Constitution, and it has promoted decentralized policies, including the municipalization of health and popular participation. The objective of this article is to understand how the implementation of these democratic changes were studied in the international literature. The scientific production on Brazilian public health administration was analyzed by studying social networks. The search was conducted in the Web of Science database, using administration terms, delimited by “Brazil” and “health,” and using BibExcel and Ucinet software. The network of publications in administration was cohesive, containing practices of deliberative democracy and social participation. By including the term “health,” more variations were found, particularly on the Brazilian Health Reform and on the decentralization of the National Health System, with a more critical and reflexive focus, albeit with a clear gap on social accountability.
  • Medindo o nível da influência colaborativa dos stakeholders e das ações de orçamento aberto Article

    Abreu, Welles Matias de; Gomes, Ricardo Corrêa

    Resumo em Português:

    Resumo A influência colaborativa dos stakeholders e as ações de orçamento aberto são elementos importantes na governança para promover o desenvolvimento social (Ansell e Gash, 2008). No entanto, um ponto que precisa ser esclarecido é como medir esses elementos supostamente independentes. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar maneiras de medir a influência colaborativa dos stakeholders e das ações de orçamento aberto. Os aspectos metodológicos centram-se na coleta de dados por meio de entrevistas e na análise de conteúdo para identificação dos resultados. Conclui-se que o número de organizações da sociedade civil e a presença de iniciativas no âmbito dos conselhos sociais são formas de medir a influência colaborativa dos stakeholders e nas ações de orçamento aberto, respectivamente. Além disso, este trabalho destaca a importância de se integrar a influência colaborativa dos stakeholders e das ações de orçamentos abertos. Por fim, propõe-se uma agenda de pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La influencia colaborativa de las partes interesadas y las acciones de presupuesto abierto son elementos importantes en la gobernanza para promover el desarrollo social (Ansell y Gash, 2008). Un punto que necesita ser aclarado es cómo medir estos elementos supuestamente independientes. El objetivo del documento es identificar maneras de medir la influencia de las partes interesadas de colaboración y acciones de presupuesto abierto. Los aspectos metodológicos se centran en la recogida de datos mediante entrevistas y análisis de contenido para la identificación de resultados. Concluimos que el número de organizaciones de la sociedad civil y la presencia de los consejos sociales y sus componentes operacionales son medidas relevantes de influencia colaborativa de las partes interesadas y acciones de presupuesto abierto, respectivamente. Además, este documento destaca la relevancia para integrar las influencias colaborativas de las partes interesadas con las acciones de presupuesto abierto. Finalmente, propone una agenda de investigación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Collaborative stakeholder influence and open budget actions are important elements in governance in order to promote social development (Ansell and Gash, 2008). However, it is important to clarify how to measure these supposedly independent elements. The aim of the article is to identify ways to measure the influence of collaborative stakeholders and open budget actions. The methodological aspects focus on data collection through interviews and content analysis. The conclusion is that the number of civil society organizations and the presence of social councils and their operational components are relevant measures of collaborative stakeholder influence and open budget actions, respectively. In addition, this article highlights the relevance of integrating collaborative stakeholder influences with open budget actions. Finally, a research agenda is proposed.
  • Da opacidade à transparência? Avaliando a Lei de Acesso à Informação no Brasil cinco anos depois Article

    Michener, Gregory; Contreras, Evelyn; Niskier, Irene

    Resumo em Português:

    Resumo Após cinco anos em vigor, quão bem a lei brasileira de acesso à informação (LAI) está funcionando? E o que pode ser feito para melhorar? A partir da análise de dados oficiais, de nove avaliações de cumprimento das obrigações de transparência, de entrevistas com políticos e gestores públicos, e de pesquisa de arquivo, este artigo oferece estatísticas descritivas e inferenciais sobre cumprimento de pedidos de acesso à informação e indicadores de implementação. Os resultados demonstram que menos de uma em cada duas solicitações de Acesso à Informação (AI) no Brasil obtém uma resposta dos governos e mais de 50% dos pedidos excedem os prazos estabelecidos pela lei. A implementação inconsistente também é ilustrada pela escassez de indicadores de cumprimento, tais como estatísticas governamentais sobre pedidos, compromissos públicos com o AI, plataformas específicas para envio de pedidos de AI e órgãos de controle designados. O Brasil precisa investir urgentemente em maior gerenciamento da informação, capacitando as instituições de controle para implementar e adjudicar as obrigações de transparência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen ¿Qué tan bien funciona la Ley de Acceso a la Información (LAI) brasileña a los cinco años de su entrada en vigor?, y ¿qué se puede hacer para mejorarla? Este artículo ofrece estadística descriptiva e inferencial del cumplimiento con los requerimientos de acceso a la información e indicadores de implementación, en base a información oficial, nueve evaluaciones de cumplimiento, entrevistas con políticos y formuladores de políticas, y revisión documentaria. Los resultados muestran que menos de uno de cada dos pedidos de acceso a la información en Brasil obtiene respuesta de los gobiernos, y en más del 50% de los casos se excede el plazo máximo de respuesta establecido por ley. Un débil compromiso con el acceso a la información se evidencia también por la falta de varios indicadores claves de cumplimiento, como estadísticas sobre los pedidos, declaraciones de compromiso con el acceso a la información, plataformas específicas para realizar pedidos, y designación de instituciones supervisoras. Brasil necesita invertir con urgencia en una mejor gestión de la información, empoderando a instituciones supervisoras para implementar y juzgar respecto a obligaciones de acceso a la información.

    Resumo em Inglês:

    Abstract How well is Brazil’s access to information (ATI) law working five years after passage? And what can be done to improve it? Drawing on official data as well as nine evaluations of compliance with ATI obligations, interviews with policymakers, and archival research, this paper provides descriptive and inferential statistics on compliance with ATI requests and indicators of implementation. Results show that less than one in every two requests in Brazil obtains a response from agencies, and more than 50% of requests exceed the time limits established in the law. Evidence of weak commitments to ATI are also illustrated by the paucity of several key indicators of compliance, including statistics on requests, declared commitments to ATI, ATI-specific platforms for making requests, and designated oversight institutions. Brazil urgently needs to invest in greater information management, empowering oversight institutions to implement and adjudicate ATI obligations.
  • O uso da tecnologia da informação e comunicação para caracterizar os municípios: quem são e o que precisam para desenvolver ações de governo eletrônico e smart city Artigo

    Przeybilovicz, Erico; Cunha, Maria Alexandra; Meirelles, Fernando de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo explora as características de infraestrutura e uso das tecnologias da informação e comunicação dos municípios brasileiros, refletindo sobre a possibilidade de desenvolverem ações de governo eletrônico e smart cities. Um estudo quantitativo de análise de agrupamentos foi realizado sobre dados da Munic 2014 e identificou quatro clusters: o Sem-tecnologia, o Atento ao cidadão, o Atento à legislação e o Provido de TIC, que sugerem diferentes vias de ação em TIC. Cada grupo de municípios apresenta diferentes necessidades para o desenvolvimento de ações de governo eletrônico e smart cities, que requerem ações específicas para cada um dos quatro clusters.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio investiga las características de infraestructura y uso de las tecnologías de la información y comunicación de los municipios brasileños, reflexionando sobre la posibilidad de desarrollo de acciones de gobierno electrónico y de smart cities. Un estudio cuantitativo de análisis de agrupamientos realizado sobre datos de la investigación Munic-2014 identificó cuatro clusters: el Sin-tecnología, el Atento al Ciudadano, el Atento a la legislación y el Provisto de TIC, que sugieren diferentes vías de acción en TIC. Cada grupo de municipios presenta diferentes necesidades para el desarrollo de acciones de gobierno electrónico y smart cities que indican la necesidad de acciones específicas para cada uno de los cuatro clusters.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study investigates the infrastructure characteristics and use of information and communication technologies of Brazilian municipalities reflecting on the possibility of developing e-government and smart cities actions. A quantitative study of cluster analysis, using data from the research “Munic 2014”, identified four clusters: the Technologyless, the Concerned-on citizen, the Concerned-on legislation, and the ICT Supported, that suggest different courses of action in ICT. Each group of municipalities presents different needs for the development of e-government and smart cities actions that indicate the need for specific actions for each of the four clusters.
  • Inclusão financeira de populações ribeirinhas: avaliação de impacto da Agência Barco Artigo

    Santos, Ricardo Paschoeto dos; Joia, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o impacto da Agência Barco na inclusão financeira da população ribeirinha da ilha de Marajó. Para tal, foram coletados dados via observação direta e entrevistas com clientes e funcionários da Agência Barco na ilha de Marajó, os quais foram analisados por meio de análise léxica e de conteúdo. As categorias obtidas foram, então, interpretadas vis-à-vis um modelo de inclusão financeira desenvolvido a partir da literatura existente. Os resultados obtidos permitem concluir que a Agência Barco tem conseguido fornecer, parcialmente, acesso a produtos e serviços financeiros. Entretanto, a falta de educação financeira básica da população ribeirinha da ilha de Marajó tem sido um obstáculo para o adequado uso dos serviços financeiros disponíveis, impedindo uma inclusão financeira sustentável.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esa investigación tiene por objetivo evaluar el impacto de la Agência Barco en la inclusión financiera de la población de las riberas de la isla de Marajó. Así, han sido recolectados datos por médio de observación directa e de entrevistas semi-estructuradas con los clientes e empleados de la Agência Barco en la isla de Marajó, los cuales han sido analizados por médio de análises léxica y de contenido. Las categorias obtenidas fueran interpretadas vis-à-vis un modelo de inclusión financeira desarollado desde la literatura existente. Los resultados obtenidos permiten concluir que la Agência Barco há logrado éxito en suplir, parcialmente, acceso a los productos y servicios financieros. Sin embargo, la falta de educación financiera básica ha impedido que la poblácion haga uso adecuado de los servicios financieros ofertados, lo que ha impedido una inclusión financiera sostenible.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to assess the impact of the Agência Barco (a branch of a bank that operates in a boat) on the financial inclusion of the riverine population of the Marajó island. Empirical research was carried out through direct observation and semi-structured interviews applied to users and employees of the Agência Barco. Lexical and content analyses were then applied in order to identify the elements for the financial inclusion of this population. The categories obtained through this technique were interpreted vis-à-vis a financial inclusion model developed from the existing literature. The research results show that the Agência Barco has managed to supply partial access to financial products and services. However, the lack of basic financial education of the riverine population of the Marajó island has hindered adequate use of the financial services provided, hampering sustainable financial inclusion.
  • Serviços de governo eletrônico no Brasil: uma análise a partir das medidas de acesso e competências de uso da internet Artigo

    Araujo, Marcelo Henrique de; Reinhard, Nicolau; Cunha, Maria Alexandra

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo analisar como medidas de disponibilidade de acesso à internet e de competência de uso influenciam o uso de serviços de governo eletrônico no Brasil. A pesquisa se baseou na abordagem das capacidades de Amartya Sen para a análise dos microdados da pesquisa TIC Domicílios coordenada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), referente ao ano-base de 2013. Para o tratamento e a análise dos dados, empregou-se um conjunto de técnicas estatísticas multivariadas. Os resultados indicam que nas classes C, D e E o aumento da chance de uso de serviços de e-gov é fortemente influenciado pela disponibilidade de acesso à internet em casa ou no trabalho (acesso individual), assim como pela maior competência de uso de outros recursos da internet.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se pretende analizar cómo la disponibilidad de medidas de acceso a internet y las habilidades de uso de internet (capacidades) influyen en el uso de los servicios de gobierno electrónico en Brasil. La investigación se fundamenta en el enfoque de las capacidades de Amartya Sen para el análisis de los microdatos de investigación TIC Domicílios coordinados por el Centro Regional para el Desarrollo de la Sociedad de la Información (CETIC.br), para el año base de 2013. Los resultados indican que en las clases C (clase media), D y E (clase baja) el incremento de la probabilidad de adopción de servicios de gobierno electrónico está fuertemente influenciado por el acceso a internet en casa o trabajo (acceso individual), así como la amplitud de competencias del usuario en utilizar otros recursos de internet.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze how measures to promote Internet access, and users’ competencies influence the use of electronic government services in Brazil. We adopted Sen’s Capability Approach as theoretical framework in order to analyze the microdata from the ICT Households 2013, a national-wide survey coordinated by the Regional Center for Studies on Development of the Information Society (Cetic.br). The results indicate that for social classes C (middle class), D and E (lower class) the increase in the odds ratio of the use of e-gov services is strongly influenced by both internet access preferably at home or work (individual access) as well as the users’ internet skills.
  • Influência da corrupção nos gastos das empresas estatais Artigo

    Lopes Júnior, Elias Pereira; Câmara, Samuel Façanha; Rocha, Leonino Gomes; Brasil, Alexander

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo procura analisar o efeito da corrupção sobre o nível de gastos das empresas estatais (State-Owned Enterprises - SOEs) e como essas práticas podem ser prejudiciais para a economia, a despeito do que propõe a hipótese grease on the wheels. Para atender à proposta do estudo, foi utilizada uma base de dados construída a partir de outras três bases que continham apenas empresas listadas no mercado de ações. Após o tratamento dos dados, restaram 96.379 observações de empresas de 41 países entre 2002 e 2011. Para a consecução dos resultados, a pesquisa fez uso da técnica Difference-in-Differences para mensurar o efeito da influência política sobre os gastos das SOEs após a crise financeira de 2008. Os resultados confirmaram a hipótese do estudo, demonstrando que em ambientes com elevada corrupção os políticos usam sua influência com o objetivo de obter ganhos políticos/privados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo busca analizar el efecto de la corrupción sobre el nivel de gasto de las empresas estatales (State-Owned Enterprises - SOEs) y como estas prácticas pueden ser perjudiciales para la economía, a pesar de lo que propone la hipótesis grease on the wheels. Para este propósito el estudio utiliza una base de datos construida a partir de otras tres bases conteniendo informaciones solo de empresas listadas em el mercado de acciones. Después del tratamiento de los datos, quedaron 96.379 observaciones de empresas de 41 países entre 2002 y 2011. Mediante el uso de la técnica Difference-in-Differences, se midió el efecto de la influencia política sobre los gasto de las SOEs, después de la crisis financiera de 2008. Los resultados confirmaron la hipótesis del estudio, demostrando que en ambientes con elevada corrupción, los políticos usan su influencia con el objetivo de obtener ganancias políticas/privadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to analyze the effect of corruption on state-owned enterprises (SOEs) and how this practice could be harmful to the economy, despite what the grease on the wheels hypothesis suggests. A database built from three other databases was used. It contained only stock market listed enterprises. After the data treatment process, only 96,379 observations remained, from companies from 41 countries between 2002 and 2011. To achieve the expected results this study used the Difference-in-Differences technique in order to measure the effect of political influence on SOEs spending after the 2008 financial crisis. The results confirmed the hypothesis of the study, demonstrating that within environments with high levels of corruption, politicians use their influence for political/private gain purposes.
  • Os sentidos da pesquisa sobre corrupção Artigo

    Marani, Sílvio César Zákhia; Brito, Mozar José de; Souza, Gustavo Costa de; Brito, Valéria da Glória Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo pretende traçar um panorama geral sobre as discussões acumuladas em torno da corrupção, identificando e agrupando as principais ocorrências relacionadas com ela na pesquisa científica. Os textos encontrados durante o processo de revisão de literatura revelam o caráter heterogêneo e assimétrico da produção científica sobre o tema. Do parco ou quase inexistente número de artigos dedicados exclusivamente à revisão de literatura sobre a corrupção até a infinidade de textos que atacam suas causas, efeitos e percepção, o tema é abordado com interesses diferentes no meio científico. Nosso artigo pretende prestar uma contribuição aos estudos de administração pública ao identificar os sentidos das pesquisas sobre corrupção e organizá-los em seis grupos ou eixos temáticos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se pretende dar una visión general de los debates acumulados alrededor de la corrupción, identificando y recogiendo las principales ocurrencias en la investigación científica. Los textos encontrados durante el proceso de revisión de la literatura revelan el carácter heterogéneo y asimétrico de la literatura científica sobre el tema. De la escasa o casi inexistente cantidad de artículos dedicados exclusivamente a la revisión de la literatura sobre la corrupción a la multitud de textos que atacan sus causas, efectos y percepción, el tema se aborda con diferentes intereses en la comunidad científica. Nuestro artículo pretende hacer una contribución a los estudios de la administración pública identificando los sentidos de la investigación sobre la corrupción y organizándolos a partir de seis grupos o ejes temáticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to give an overview of the accumulated discussions about corruption, identifying and gathering its main occurrences in scientific research. The texts found during the literature review process reveal the heterogeneous and asymmetrical character of scientific literature on the subject. From the scarce or barely existing number of articles devoted exclusively to the literature review on corruption to the multitude of texts that tackle its causes, effects and perception, the subject is approached with different interests in the scientific community. This article aims to contribute to Public Administration studies by identifying the senses of research on corruption and organizing them into six groups or thematic axes.
  • Contingenciamento do pagamento de despesas e restos a pagar no orçamento federal do SUS Fórum: Perspectivas Práticas

    Vieira, Fabiola Sulpino; Santos, Maria Angelica Borges dos

    Resumo em Português:

    Resumo Discute-se a execução orçamentária e financeira das despesas com ações e serviços públicos de saúde (ASPS) do governo federal, no período de 2002 a 2015, especialmente quanto às implicações do contingenciamento do pagamento de despesas e de sua inscrição como restos a pagar para o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Observou-se que o limite de pagamento autorizado para o Ministério da Saúde nesse período foi insuficiente para pagar as despesas do órgão em cada exercício, provocando elevada inscrição de despesas como restos a pagar. Ademais, que o cancelamento de parte dos restos a pagar impactou a aplicação de recursos em ASPS, contribuindo para agravar o problema de financiamento do SUS.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este trabajo, se discute la ejecución presupuestaria y financiera con las acciones y servicios de salud pública (ASPS) del gobierno federal, de 2002 a 2015, en cuanto al impacto de la restricción de gastos y de los gastos no pagados para la financiación del sistema público de salud de Brasil (SUS). Se encontró que en este periodo el límite de pago autorizado para el Ministerio de Salud no fue suficiente para pagar los gastos de cada año, causando alto registro de gastos no pagados. Además, que la cancelación de parte de esos gastos impactó la asignación de recursos en ASPS, contribuyendo para el agravamiento del problema de financiamiento del SUS.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores the execution of the Brazilian federal budget for public health programs and services (ASPS), from 2002 to 2015, analyzing the impact of the spending constraint and unpaid commitments on the public healthcare system (SUS) financing. It was found that in this period the authorized payment limit for the Ministry of Health was insufficient to pay yearly expenses, engendering significant amounts of unpaid commitments. In addition, the cancellation of part of the unpaid commitments impacts the allocation of resources in ASPS, further aggravating SUS financing difficulties.
  • O problema das matrículas escolares: uma discussão sobre a melhoria das regras utilizadas em São Paulo Fórum Perspectivas Práticas

    Fernandes, Gustavo Andrey de Almeida Lopes

    Resumo em Português:

    Resumo A adoção de mecanismos de escolha escolar é pouco estudada no Brasil, apesar do seu crescente uso em outros países, sobretudo, nos EUA. Neste artigo, com o uso de instrumental teoria dos jogos, o sistema de matrículas escolares do município de São Paulo é analisado. Por não usar as preferências dos alunos, verifica-se que o sistema não atende a nenhum dos conceitos desejados de um mecanismo de alocação: estabilidade, não manipulação e eficiência. Alternativamente, é proposta adoção do mecanismo de Gale-Shapley. Simulações são realizadas para corroborar os resultados teóricos, indicando enorme potencial de ganhos com a mudança do sistema existente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La adopción de mecanismos de elección escolar es poco estudiada en Brasil. En este artículo, con el uso de la teoría de los juegos, el sistema de matrices escolares del municipio de São Paulo es analizado. Por no usar las preferencias de los alumnos, verificase que el sistema de São Paulo no atiende las principales cualidades de un mecanismo de asignación: estabilidad, no manipulación y eficiencia. Alternativamente, se propone utilizar el mecanismo de Gale-Shapley. Simulaciones son realizadas para corroborar los resultados históricos, exigiendo enormes potencialidades de ganancias con el cambio del sistema existente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract School choice is an issue little studied in Brazil, despite its huge importance, especially in the USA. In this paper, using game theory, how students are allocated in municipality of São Paulo is analyzed. As students ‘preferences are not taken into account, the São Paulo system does not meet the main qualities of an allocation mechanism: stability, non-manipulation and efficiency. Alternatively, the use of the Gale-Shapley mechanism is proposed. Simulations are performed confirming theoretical results and also indicating a huge potential for improvement in the system.
  • Indicadores de saneamento: uma análise de variáveis para elaboração de indicadores municipais Fórum: Perspectivas Práticas

    Nirazawa, Alyni Nomoto; Oliveira, Sonia Valle Walter Borges de

    Resumo em Português:

    Resumo Passados nove anos da Lei do Saneamento, que define as diretrizes nacionais, verifica-se a necessidade de integrar os componentes do conceito de saneamento básico e buscar meios para monitorar os municípios. Crescentes iniciativas internacionais utilizam indicadores compostos para mensurar o desempenho das cidades, compará-las e para influenciar discussões de políticas nacionais e internacionais. Nesse sentido, o objetivo foi analisar variáveis para elaboração de indicadores de saneamento básico para os municípios paulistas a fim de gerar informações para a administração pública. O método fundamenta-se na análise de conteúdo temática de documentos para compreender os componentes e atributos do saneamento; e na análise fatorial exploratória para elaboração dos indicadores. O resultado da análise originou três indicadores que compõem um índice municipal e indica a necessidade de dados para avaliar de forma completa o saneamento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Después de nueve años de Ley de Saneamiento, que establece las directrices nacionales, aun existe la necesidad de integrar el concepto de los componentes de saneamiento y buscar formas de controlar el saneamiento en los condados. Crecientes iniciativas internacionales utilizan indicadores compuestos para medir el desempeño de las ciudades, para compararlas y para influir en los debates de políticas nacionales e internacionales. En este sentido, el objetivo es analizar variables para la elaboración de indicadores de saneamiento para los municipios de São Paulo a fin de generar información para la administración pública. El método se basa en el análisis de contenido temático para entender los componentes y atributos del saneamiento; y análisis exploratorio factorial para elaborar indicadores. El análisis resultante arrojó tres indicadores que componen un índice municipal e indican la necesidad de datos para evaluar completamente el saneamiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract After nine years of the Sanitation Law that defines the national guidelines in this area, it is still necessary to clarify the elements characterizing basic sanitation, and seek tools that enable monitoring sanitation in municipalities. Increasing international initiatives employ composite indicators to measure the performance of cities, compare them and use them to influence national and international political discussions. In this direction, the objective of this study is to analyze variables for the elaboration of sanitation indicators for the municipalities of São Paulo in order to generate information for the public administration. The method is based on thematic content analysis to understand the sanitation’s components and attributes, and factorial exploratory analysis to elaborate indicators. The results show three indicators that compose a municipal index and indicate the need for data to fully evaluate sanitation.
  • A gestão fiscal do estado do Rio de Janeiro: uma análise à luz da LRF e da sustentabilidade da dívida no período de 2001 a 2017 Fórum: Perspectivas Práticas

    Cruz, Alethéia Ferreira da; Lopes, Bruno Lobão; Pimenta, Daiana Paula; Soares, Gustavo Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desta pesquisa é verificar o papel da LRF na dinâmica da gestão fiscal do Rio de Janeiro e na sustentabilidade da dívida pública estadual no período de 2001 a 2017. Observou-se que os limites permitidos pela legislação foram extrapolados, e, de forma concomitante, o decréscimo do PIB, a elevação das taxas de juros e os contínuos déficits primários a partir de 2012 desencadearam um grave descompasso das contas públicas. Conclui-se que, embora a LRF tenha desempenhado um papel disciplinador na gestão das finanças do estado do Rio de Janeiro até meados de 2012, a legislação não limitou a má gestão dos recursos e não foi suficiente para evitar a insustentabilidade fiscal instalada no estado a partir de 2014.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de esta investigación es verificar el papel de la LRF en la dinámica de la gestión fiscal de Río de Janeiro y en la sostenibilidad de la deuda pública estadual en el período de 2001 a 2017. Se observó que los límites permitidos por la legislación fueron extrapolados y, de forma concomitante, el descenso del PIB, la elevación de las tasas de interés y los continuos déficit primarios a partir de 2012 desencadenaron un grave desajuste de las cuentas públicas. Se concluye que, aunque la LRF desempeñó un papel disciplinario en la gestión de las finanzas del estado de Río de Janeiro hasta mediados de 2012, la legislación no limitó la mala gestión de los recursos y no fue suficiente para evitar la insostenibilidad fiscal instalada en el estado a partir de 2014.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this research is to verify the role of the fiscal responsibility law (FRL) in the dynamics of the fiscal management of Rio de Janeiro, and in the sustainability of the state’s public debt in the period from 2001 to 2017. It was observed that Legislation limits were extrapolated, and concomitantly, the decrease in GDP, the rise in interest rates and the continuous primary deficits from 2012, triggered a serious mismatch of public accounts. It is concluded that, although the FRL played a disciplinary role in the management of the state of Rio de Janeiro’s finances until mid-2012, the legislation did not limit the mismanagement of resources and was not enough to avoid the fiscal unsustainability installed in the state from 2014.
  • ERRATA Errata

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