Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Pública, Volume: 49, Número: 6, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

    Spink, Peter K.
  • Desenvolvimento sustentável no Órgão de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio: demolindo mitos e barreiras Artigos

    Costa, Ligia Maura

    Resumo em Português:

    Resumo: A noção de desenvolvimento sustentável inclui justiça social, distribuição da renda, pleno emprego, segurança e saúde no ambiente de trabalho, proteção ambiental e bem-estar socioeconômico. Este artigo traz uma análise comparativa das disputas trazidas à OMC, desde a entrada em vigor da instituição em 1o de janeiro de 1995 até 1o de janeiro de 2014, relacionadas com elementos do desenvolvimento sustentável. O objetivo é examinar a extensão e a natureza do conceito de desenvolvimento sustentável no sistema de solução de controvérsias da OMC através dos exames da "jurisprudência" da OMC. É fato que a OMC enfrentará, num futuro próximo, desafios ligados à noção de desenvolvimento sustentável. A habilidade da OMC para conciliar a liberalização comercial multilateral com o desenvolvimento sustentável em seu sistema de solução de controvérsias é uma preocupação central à legitimidade dessa instituição.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La noción de desarrollo sostenible incluye la justicia social, la distribución del ingreso, el pleno empleo, la salud y la seguridad en el trabajo, protección del medio ambiente y el bienestar socioeconómico. Este artículo presenta un análisis comparativo de las diferencias planteadas en la OMC desde la entrada en vigor de la institución en 1 enero 1995 hasta 1 enero 2014 y las cuestiones relacionadas con el desarrollo sostenible presente en muchas de estas disputas. El artículo busca examinar el alcance y la naturaleza del concepto de desarrollo sostenible en el sistema de solución de diferencias de la OMC por el examen de la jurisprudencia de la OMC. No se puede negar que muchos retos que el sistema de la OMC tendrá que enfrentar en el futuro próximo están vinculados a la noción de desarrollo sostenible. La posibilidad de conciliar la liberalización del comercio multilateral de la OMC con el desarrollo sostenible es una preocupación central para la legitimidad de esta institución.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The concept of sustainable development includes social justice, equal income distribution, full employment, safe and healthy working environments, environmental protection and socio-economic welfare. This paper intends to provide a comparative analysis of sustainable development issues inside the WTO dispute system based on the analysis of the cases presented to WTO since January 1st 1995 until January 1st 2014. This paper proposes to analyse the extent and nature of the incorporation of sustainable development issues into WTO dispute settlement through the analysis of the WTO "case law". No one can deny that the WTO will face in the near future challenges related to sustainable development issues. The WTO's ability to reconcile multilateral trade liberalization with sustainable development in its system of dispute is a central concern to the institution's legitimacy.
  • Accountability, coprodução da informação e do controle: observatórios sociais e suas relações com órgãos governamentais Artigos

    Schommer, Paula Chies; Rocha, Arlindo Carvalho; Spaniol, Enio Luiz; Dahmer, Jeferson; Sousa, Alessandra Debone de

    Resumo em Português:

    Resumo: A partir do desenvolvimento de uma proposta de categorização da accountability em quatro estágios - clássica, transversal, sistêmica e difusa -, este trabalho objetiva identificar características da coprodução da informação e do controle sociopolítico sobre a administração pública nas relações entre observatórios sociais brasileiros e órgãos estatais de controle. O estudo analisa dados de 20 observatórios sociais e, particularmente, três experiências de coprodução da informação e do controle, com base em uma perspectiva sistêmica da accountability e um modelo em quatro categorias: política-cultural; valorativa; organização sistêmica e produção. A conclusão sintetiza características dessas práticas, fases específicas no processo de accountability, bem como potencialidades e desafios para a coprodução da informação e do controle, que não só influencia como também é influenciada pelo sistema de accountability.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Desde una propuesta de categorización de la accountability - clásica, transversal, sistémica y difusa -, este trabajo tiene como objetivo identificar las características de la coproducción de la información y del control sociopolítico de la administración pública en las relaciones entre los observatorios sociales brasileños y las agencias gubernamentales de control. El estudio analiza datos de 20 observatorios sociales y, más específicamente, de tres experiencias de coproducción, a partir de una perspectiva sistémica de la accountability y un modelo dividido en cuatro categorías: político-cultural; evaluativa; organización sistémica y producción. En la conclusión presentase las características de estas prácticas, las etapas en el proceso de accountability, así como el potencial y los desafíos para la coproducción de la información y del control, que no solo influye, como también es influenciada por el sistema de accountability.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Through the development of a proposal to categorize accountability into four stages - classical, cross-sectional, systemic, and diffused -, this article aims to identify characteristics of co-production of information and socio-political control of public administration in the work of Brazilian social observatories in relationship with government control agencies. The study analyses data from 20 social observatories and, particularly, three experiences of co-production of information and control, based on a systemic perspective on accountability and a model with four categories: Political and cultural; valuing; systemic-organizational, and production. The conclusions summarize characteristics of these practices, specific phases in the accountability processes, as well as the potentialities and challenges of co-production of information and control, which not only influences, but it is also influenced by the accountability system.
  • O processo de formulação e monitoramento do planejamento estratégico de Tribunais de Contas sob a ótica da Nova Sociologia Institucional Artigos

    Silva, Flávia de Araújo e; Mário, Poueri do Carmo

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo desta pesquisa foi descrever o processo de adoção do planejamento estratégico nos Tribunais de Contas brasileiros, desde o planejamento até o monitoramento, sob a ótica da Nova Sociologia Institucional. A metodologia de pesquisa utilizou-se de survey e pesquisa documental analisando os casos de 23 Tribunais que responderam a questionário. Como resultados e contribuição da pesquisa, verificou-se que esse processo, por ainda ser recente para muitos Tribunais (em grande parte deles), está em fase de amadurecimento e nem todas as melhores práticas vêm sendo observadas, restando ainda algumas barreiras a serem superadas para colocar o sistema de planejamento e monitoramento operando efetivamente. Verificaram-se vários aspectos do isomorfismo no processo de formulação e na definição da metodologia de monitoramento, como o fato de a quase totalidade dessas organizações usar o balanced scorecard.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de este estudio es describir el proceso de adopción de la planificación estratégica en los Tribunales de Cuentas brasileños, desde la planificación hasta la supervisión, bajo la óptica de la Nueva Sociología Institucional. La metodología de investigación utilizó una encuesta y la investigación documental, analizando los casos de veintitrés tribunales que han respondido a un cuestionario. Como resultado y la asistencia, se encontró que este proceso es todavía nuevo para muchos Tribunales (una gran parte de ella), está en la misma etapa de maduración y no se ha observado mejores prácticas, a pesar de algunos obstáculos que todavía impiden a superar para poner el sistema de planificación y seguimiento operativo de manera efectiva. Hubo varios aspectos del isomorfismo en la formulación y definición de la metodología de seguimiento, por ejemplo, el hecho de que casi todas estas organizaciones utilizan el Cuadro de Mando Integral (BSC).

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this study was to describe the adoption process of the strategic planning in Brazilian Courts of Auditors, from planning to monitoring, under the view of the New Institutional Sociology. The research methodology was the survey and documentary research, analyzing the cases of twenty-three courts that responded to the questionnaire. As a result and contribution, it was found that this process - for being still new to many courts (in large part thereof) - is in the same ripening stage and not all best practices have been observed, although some remaining barriers have to be overcome to put the system planning and monitoring operating effectively. There were several aspects of the isomorphism in the formulation process and in the definition of the monitoring methodology, for example, the fact that almost all of these organizations use the Balanced Scorecard.
  • Monitoramento e avaliação de resultados dos programas governamentais delineados no PPA Artigos

    Santos, Guilherme Kraus dos; Raupp, Fabiano Maury

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta uma proposição metodológica de monitoramento físico e financeiro dos programas e ações governamentais delineados nos Planos Plurianuais (PPA) do Governo do Estado de Santa Catarina (SC). Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Para tanto, utilizaram-se de procedimentos técnicos de uma pesquisa-ação na Secretaria de Estado da Fazenda (SC), por meio de observação sistemática e de entrevistas com gestores. A pesquisa resultou em um método de desdobramento do produto da ação orçamentária em bens e serviços específicos, passíveis de monitoramento nas dimensões físicas e financeiras. No entanto, de acordo com os gestores catarinenses, a confiabilidade das informações físicas dos bens e serviços continua sendo o maior desafio do método.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este artículo se presenta una propuesta metodológica de seguimiento físico y financiero de los programas y acciones de gobierno se indica en el Plan Plurianual del Estado Gobierno de Santa Catarina (SC). Se trata de una investigación aplicada, de carácter descriptivo, con enfoque cualitativo y cuantitativo. Para ello, hemos utilizado los procedimientos técnicos de investigación-acción en el Departamento de Hacienda, a través de la observación sistemática y entrevistas con los gerentes. La investigación dio como resultado un método de división de bienes y servicios específicos de productos acción presupuesto, capaces de controlar las dimensiones físicas y financieras. Sin embargo, según los responsables, la confiabilidad de la información física de los bienes y servicios sigue siendo el mayor desafío del método.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents a methodological solution for the financial and physical monitoring of governmental actions and programs delineated in the Multiyear Plan of the State Government of Santa Catarina (SC). It constitutes an applied and descriptive research that follows a quali-quantitative approach. In order to do this, we made use of the technical procedures of an action-research undertaken by the Department of Finance (SC) by means of systematic observation and interviews with managers. The research resulted in a method of deploying the product of budget actions in terms of specific goods and services, all capable of being monitored both in physical and financial dimensions. However, according to the managers, the reliability of the physical information on the goods and services continues to be the greatest challenge of the method.
  • A coevolução entre políticas públicas/instituições e o desenvolvimento tecnológico: o caso da Petrobras Biocombustível Artigos

    Câmara, Samuel Façanha; Brasil, Alexander

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a coevolução das políticas públicas/instituições e das capacidades tecnológicas da Petrobras Biocombustível (PBio). Para tanto, o estudo considerou uma abordagem teórica associada à corrente neoshumpteriana, analisando sua evolução no período de 2004 até 2012. A análise demonstrou que: i) a PBio/Petrobras alcançou maiores níveis de capacidades tecnológicas em suas rotas industriais se comparadas às tecnologias agrícolas que induziu; e ii) as políticas/instituições do setor evoluíram, principalmente em relação à política industrial de financiamento e à política de estímulo à demanda. Entretanto, os níveis das políticas/instituições, embora elevados no setor, não estabeleceram níveis tecnológicos de fronteira internacional, indicando que esse salto se dará por meio de mais esforços internos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este estudio tuvo como objetivo analizar la coevolución de las políticas públicas/ instituciones y las capacidades tecnológicas de Petrobras Biocombustível (PBio). Para eso, el estudio consideró un enfoque teórico asociado con la corriente neoshumpteriana, analizando su evolución desde 2004 a 2012. El análisis mostró que: i) PBio/Petrobras alcanzó niveles más altos de las capacidades tecnológicas en sus rutas industriales en comparación con las tecnologías agrícolas que indujo; y ii) las políticas/instituciones del sector evolucionaron, principalmente con relación a la política industrial de la financiación y la política de estímulo a la demanda. Sin embargo, los niveles de políticas/instituciones, aunque alto en el sector, no establecieron niveles tecnológicos de frontera internacional, lo que indica que este salto será mediante más esfuerzos internos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The main objective of this paper was to analyze the coevolution of the public policies/institutions and technological capabilities of Petrobras Biocombustível (PBio). To do so, the study considered a theoretical approach related to the neoshumpterian view, analyzing the evolution process from 2004 to 2012. The main findings were: i) PBio/Petrobras reached higher levels of technological capabilities in their industrial paths when compared to induced agricultural technologies; and, ii) the policies/institutions of this sector have evolved, especially regarding the financing industrial policy and the demand raising policy. However, although the levels of policies/institutions were high in the sector, they do not established technological patterns of international frontier, indicating that this catching up will be reached through additional internal efforts.
  • O impacto da criação da Funpresp sobre os benefícios previdenciários dos servidores públicos federais Artigos

    Rodrigues, Danilo Diogenes; Afonso, Luís Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste trabalho é quantificar os impactos da criação da Funpresp em 2012, tendo como foco os funcionários públicos federais ativos. Com o emprego de técnicas de matemática atuarial, por meio do cálculo de anuidades calcula-se a diferença entre o benefício de aposentadoria que os servi­dores teriam no antigo e no novo regime previdenciário. A mudança é desfavorável para todos os servidores e servidoras de diferentes idades e níveis de remuneração, com perdas de cerca de 15%. Adicionalmente, são analisadas as condições que deveriam ser verificadas para que não houvesse prejuízos aos servidores. Somente deixaria de haver redução de benefícios nas condições altamente improváveis de uma taxa de juros real superior a 9% ou se os atuais servidores passassem a contribuir com 47% de seu salário para a Funpresp. Esses resultados ilustram a necessidade de medidas para aumentar o nível informacional dos servidores para que eles possam entender adequadamente os impactos dessa medida.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de este estudio es cuantificar el impacto de la creación de Funpresp en 2012, centrándose en los empleados federales activos. Con el uso de técnicas matemáticas actuariales a través del cálculo de anualidades se calcula la diferencia entre el beneficio de jubilación que los servidores tendrían en el viejo y en el nuevo régimen de pensiones. El cambio es desfavorable para todos los servidores de diferentes edades y niveles de remuneración, con pérdidas de alrededor del 15%. Además se analizan las condiciones que deben revisarse para que no hubiera daños a los servidores. Sólo dejará de ser una reducción de los beneficios en circunstancias muy poco comunes de una tasa de interés real de 9% y los servidores actuales para empezar a contribuir el 47% de su salario para Funpresp. Estos resultados ilustran la necesidad de tomar medidas para aumentar el nivel de información de los servidores para que puedan comprender adecuadamente los impactos de esta medida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The goal of this study is to quantify the impacts of the creation of Funpresp in 2012, focusing on the active federal civil servants. Using techniques of actuarial mathematics, through the calculation of annuities, we calculate the difference between the retirement benefits in the old and in the new pension regime. The change is unfavorable for all servers of different ages and income levels, with losses of about 15%. Additionally, we analyzed the set of conditions that should be verified so that any worker would be affected by the changes. Only in the highly unlikely circumstances of a real interest rate above 9% or a contribution rate of 47% of the income for Funpresp that would be no reduction in the benefits. These results illustrate the need for action to increase the informational level of civil servants in order they can understand correctly the impacts of the creation of Funpresp.
  • Reestruturação organizacional: os principais desafios para o Ministério Público do Rio Grande do Norte Artigos

    Lima, Jean Marcel Cunto; Jacobini, Juliana Perez Ruggiro; Araújo, Maria Arlete Duarte de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo visa avaliar o processo de reestruturação organizacional do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) ocorrida no ano de 2010, verificando os impactos administrativos decorrentes do processo de mudança e implantação da nova estrutura organizacional. Os dados foram obtidos através de documentos, relatórios e juntamente aos integrantes da administração superior e cargos de direção no MPRN. Os dados demonstram que o processo de modernização administrativa teve boa aceitação entre os entrevistados e que melhorou o desempenho e a produtividade de suas unidades. A pesquisa conclui que houve avanço no desempenho institucional, mas que se faz necessária, para consolidação das novas rotinas estabelecidas, a melhoria da comunicação entre as unidades administrativas e entre demandantes e demandados a fim de assegurar a efetividade do projeto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo tiene como objetivo evaluar la reestructuración organizativa del Ministerio Público de Río Grande do Norte (MPRN) se produjo en 2010, comprobando los efectos administrativos del proceso de cambio y la implementación de la nueva estructura organizativa. Los datos fueron obtenidos a través de documentos, informes y a los miembros de la Alta Dirección y posiciones ejecutivas en MPRN. Los datos demuestran que el proceso de modernización administrativa fue bien aceptado entre los encuestados y que mejora el rendimiento y la productividad de sus unidades. La investigación concluye que no ha habido avances en el desempeño institucional, pero que es necesario consolidar las nuevas rutinas establecidas, mejorar la comunicación entre las unidades administrativas y entre demandantes y demandados a fin de garantizar la eficacia del proyecto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to assess the organizational restructuring of the Public Ministry of Rio Grande do Norte (MPRN) occurred in 2010, checking the administrative impacts of the change process and implementation of the new organizational structure. Data were obtained through documents, reports, and with the members of the Senior Management and executive positions in MPRN. The data demonstrate that the administrative modernization process was well accepted among the respondents and that improved the performance and productivity of its units. The research concludes that there has been progress in institutional performance, but that it is necessary to consolidate the new routines established the improvement of communication between administrative units and between plaintiffs and defendants in order to ensure the effectiveness of the project.
  • Legitimidade e efetividade em arranjos institucionais de políticas públicas: o Programa Minha Casa Minha Vida Artigos

    Loureiro, Maria Rita; Macário, Vinicius; Guerra, Pedro Henrique

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente trabalho pergunta se os arranjos institucionais do novo programa habitacional do país, denominado "Minha Casa Minha Vida" (PMCMV), são democráticos e efetivos, ou seja, se incentivam a participação mais ampla de uma pluralidade de atores e se favorecem a implementação e o alcance das metas propostas. A pesquisa empírica permitiu concluir que tais arranjos foram favoráveis ao alcance das metas, mas apresentam déficits democráticos na medida em que atores sociais relevantes na área, como os movimentos populares e os grupos organizados de especialistas em temas urbanos, não têm tido suas demandas contempladas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Se indaga aquí si las estructuras institucionales del nuevo programa habitacional del país, llamado de "Minha Casa Minha Vida" (PMCMV), son democráticas y efectivas, o sea, si incentivan la participación más amplia de una pluralidad de actores y si favorecen la implementación y el alcance de las metas propuestas. La encuesta empírica permitió concluir que tales estructuras fueron favorables para el alcance de las metas, pero aun presentan déficits democráticos en la medida que relevantes actores sociales del área, como los movimientos populares y los grupos organizados de especialistas en temas urbanos, no han tenido sus demandas contempladas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper questions whether the arrangements of the country's new housing program called "My House My Life" (PMCMV) are democratic and effective. In other words, if they encourage the broader participation of numerous players and if they favor the proposed targets being implemented and achieved. The empirical research showed that such arrangements were indeed favorable in terms of achieving the targets, but that they present democratic shortcomings to the extent that the demands of the relevant social players in the area, as popular movements and organized groups of specialists in urban topics, have not, in fact, been considered.
  • Cultura de aprendizagem contínua, atitudes e desempenho no trabalho: uma comparação entre empresas do setor público e privado Artigos

    Cavazotte, Flávia de Souza Costa Neves; Moreno Jr., Valter de Assis; Turano, Lucas Martins

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo investiga a relação entre cultura de aprendizagem contínua, percepção de oportunidades de crescimento e desempenho individual, comparando empresas do setor público e privado. O trabalho se baseia em teorias que propõem que crenças compartilhadas sobre o apoio à aprendizagem no contexto organizacional são um importante fator situacional que pode influenciar as atitudes de funcionários e seu desempenho no trabalho. Foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, por meio de questionários respondidos por funcionários da força de vendas de três organizações distintas, principais competidoras em um mesmo mercado, sendo duas delas empresas privadas e uma pública. Os resultados sugerem que a aprendizagem contínua está mais presente na cultura das empresas privadas, e está significativamente relacionada com a percepção de oportunidades de crescimento e com o desempenho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este artículo se investiga la relación entre la cultura de aprendizaje continua, la percepción de oportunidades de crecimiento y el rendimiento individual, comparandolas empresas en el sector público y privado. El trabajo se lleva a las teorias que proponen que creencias compartidas sobre el apoyo al aprendizaje en el contexto de la organización son un importante factor situacional que puede influir en las actitudes de los empleados y su desempeño en el trabajo. Se realizó una encuesta cuantitativa mediante encuestas contestadas por los empleados de la fuerza de ventas de tres organizaciones distintas, principales competidores en el mismo mercado, dos de las cuales son privadas y una pública. Los resultados sugieren que el aprendizaje continuo es más presente en la cultura de las empresas privadas, y se relacionó significativamente con la percepción de las oportunidades de crecimiento y de rendimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article investigates the relationship among continuous learning culture, perception of growth opportunities and individual performance, comparing companies in the public and private sectors. The paper is based on theories that propose that shared beliefs about support for learning in the organizational context are an important situational factor that can influence the attitudes of employees and their job performance. A quantitative research was conducted with survey questionnaires answered by employees of the sales force of three distinct organizations, all major competitors in the same market, being two private and one public. The results suggest that continuous learning is more present in the culture of private companies, and it is significantly related to the perception of growth opportunities and performance.
  • O reagrupamento familiar no âmbito municipal na Espanha. Uma análise comparada na região mediterrânea Artigos

    Pastor Seller, Enrique; Martínez Gallardo, Blas José

    Resumo em Português:

    Resumo: No presente artigo, apresentamos os resultados de uma investigação comparada sobre a evolução do processo de reagrupamento familiar de estrangeiros fora da União Europeia na Espanha, na região de Murcia e, mais concretamente, na região de Molina de Segura no período de 2007-14. Analisamos a evolução do reagrupamento familiar, através de fontes secundárias. Realizamos entrevistas estruturadas ao universo dos pedidos de relatório de habitação adequada para o reagrupamento familiar em Molina de Segura com vista a caracterizar o perfil do reagrupante. Aplicamos um questionário a estrangeiros fora da UE para descrever as tendências do reagrupamento familiar em Molina de Segura e realizamos entrevistas aprofundadas para conhecer os conflitos surgidos nas famílias reagrupadas, com atores, especialistas e técnicos. Os resultados evidenciam que as mudanças normativas e a atual crise econômica têm impacto, entre outros fatores, nos processos de reagrupamento familiar. Nesse contexto, é necessário implementar os recursos adequados aos serviços de bem-estar local para fomentar a real integração das pessoas imigrantes e manter os níveis de coesão social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En el artículo se presentan los resultados de una investigación comparativa de la evolución del proceso de reagrupación familiar de extranjeros no comunitarios en España, la Región de Murcia y el municipio de Molina de Segura en el período 2007-2014. Se analiza la evolución de la reagrupación familiar, mediante el acceso a fuentes secundarias. Para caracterizar el perfil del reagrupante se realizan entrevistas estructuradas al universo de solicitantes de informe de adecuación de vivienda para reagrupación familiar en Molina de Segura. Se aplica un cuestionario a extranjeros no comunitarios para describir las tendencias en reagrupación familiar en Molina de Segura y para conocer los conflictos surgidos en las familias reagrupadas se llevan a cabo entrevistas en profundidad a actores expertos y estratégicos. Los resultados evidencian que los cambios normativos y la actual crisis económica inciden, entre otros factores, a los procesos de reagrupación familiar. En este contexto es necesario incrementar los recursos destinados a los Servicios de Bienestar local para favorecer la integración real de las personas inmigrantes y mantener los niveles de cohesión social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: We present in the article the results of a comparative research on the evolution of the process of family reunification of non-EU foreigners in Spain, Murcia and the town of Molina de Segura in the period 2007-2014. The evolution of family reunification is analyzed by accessing secondary sources. To characterize the profile of the reunified, we conducted structured interviews regarding the universe of applicants to report adequate housing for family reunification in Molina de Segura. It was applied a questionnaire to non-EU foreigners asking them to describe the trends in family reunification in Molina de Segura and for the conflicts in families regrouped conducted in-depth interviews with experts and strategic partners. The results show that the regulatory changes and the current economic crisis affect, among other factors, the processes of family reunification. In this context, it is necessary to increase the resources allocated to the municipal social services to support the effective integration of immigrants and maintain levels of social cohesion.
  • Empoderamento de mulheres de uma ONG colombiana: um estudo de caso simples Artigos

    Caicedo Muñoz, Silvia Cristina; Solarte-Pazos, Leonardo

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo é um estudo de caso de como um grupo de mulheres se empoderam, conformam uma ONG e geram empoderamento na sua comunidade, argumentando que o empoderamento é um processo no tempo, o qual se dá em três níveis: psicológico, organizacional e comunitário. O empoderamento nas mulheres é independente, emerge como produto da ação delas sobre os problemas sociais e públicos da sua comunidade, e impacta no desenvolvimento social na medida em que se transformam os valores que têm as mulheres sobre o que é uma mulher e como é na sua realidade. A ONG de mulheres gera empoderamento a partir da teoria de libertação embasada na eliminação da opressão do gênero. Os resultados do estudo são um aporte à compreensão do empoderamento em organizações de mulheres que desenvolvem políticas públicas sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo es un estudio de caso sobre cómo un grupo de mujeres se empoderan, conforman una ONG y generan empoderamiento en su comunidad, argumentando que el empoderamiento es un proceso en el tiempo, el cual se da en tres niveles psicológico, organizacional y comunitario. El empoderamiento en las mujeres es interdependiente, emerge como producto de la acción de ellas sobre los problemas sociales y públicos de su comunidad, e impacta el desarrollo social en la medida en que se transforman los valores que tienen las mujeres sobre qué es una mujer y cómo es en su realidad. La ONGD de mujeres genera empoderamiento a partir de la Teología de la liberación basada en la eliminación de la opresión de género. Los hallazgos del estudio son un aporte a la comprensión del empoderamiento en organizaciones de mujeres que desarrollan políticas públicas sociales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper describes and analyzes the case of group of empowered women who organized a local NGO and generate empowerment in their community. The paper argues that it is a process in time, being possible to explain it through three empowerment levels: psychological, organizational and communitarian. The empowerment process in these women is independent and emerges as the result of their actions on public and social problems in their community, and it generates impact on social development to the extent that the women change their values about "what is a woman" and "how is her reality". The NGO of women generates empowerment based on the liberation theory and elimination of gender oppression. The study contributes to the understanding of the empowerment phenomenon in women organizations who develop public social policies.
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br