Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Pública, Volume: 48, Número: 2, Publicado: 2014
  • Inovação na gestão pública subnacional: reflexões sobre a estratégia de desenvolvimento do Acre

    Brose, Markus Erwin

    Resumo em Português:

    Revisões periódicas das tendências da inovação na gestão pública subnacional desde a redemocratização reiteram a necessidade de ampliação dos estudos nesta área. Além dessa demanda por estudos quanto a novos serviços, procedimentos inovadores e modernização da gestão, o presente artigo busca reforçar a necessidade de estudos sobre a qualidade da governança. Utilizamos para tanto a descrição da estratégia de desenvolvimento do Acre como estudo de caso, evidenciando o papel relevante da gestão pública na melhoria da qualidade de vida naquele estado, e sua preparação aos impactos das mudanças climáticas. A análise permite refletir sobre a importância do contexto político e social do qual surgem inovações, para além da replicação de receituários, sendo a gestão de conhecimento indutora a inovações.

    Resumo em Espanhol:

    Revisiones periódicas de la innovación en la administración pública sub-nacional desde la democratización reiteraron la necesidad de realizar más estudios en esta área. Además de la demanda de estudios sobre nuevos servicios, procedimientos innovadores y de modernización de la gestión, el artículo tiene por objeto reforzar la necesidad de estudios sobre la calidad del gobierno. Se utiliza tanto para la descripción de la estrategia de desarrollo de Acre como caso de estudio, con el objetivo de destacar el papel de la gestión pública en la mejora de la calidad de vida en ese estado, y su preparación para los impactos del cambio climático. El análisis nos permite reflexionar sobre la importancia del contexto político y social para las innovaciones que se producen más allá de la repetición de recetas.

    Resumo em Inglês:

    Periodic reviews about trends of innovation in subnational public administration since democratization reiterated the need for further studies in this area. Besides the demand for studies on new services, innovative procedures and management modernization, this article seeks to reinforce the need for studies on the quality of governance. We present a description of the development strategy of Acre as a case study, aiming to highlight the role of public management in improving the quality of life in that state, and its adaptation to climate change impacts. The analysis allows us to reflect on the importance of the political and social context for innovations which arise beyond the replication of prescriptions, the habit of knowledge management being conductive to innovation.
  • O surgimento do ambientalismo estatal e social na Argentina

    Gutiérrez, Ricardo A.; Isuani, Fernando J.

    Resumo em Português:

    A prematura criação da primeira agência ambiental na Argentina deu-se paralelamente ao retorno da democracia em 1973 e logo após a Conferência de Estocolmo de 1972. Porém, a criação de instituições ambientais estatais não foi incremental e só veio a ganhar força na década de 1990. Por sua vez, as organizações sociais ambientais têm surgido em ondas sucessivas desde meados da década de 1960 até hoje. O objetivo deste artigo é reconstruir a emergência das instituições ambientais e a forma como os atores estatais e sociais têm interagido ao longo deste processo. Argumenta-se que o ambientalismo social e a criação de instituições ambientais estatais percorreram caminhos paralelos, não tendo maior contato até o começo deste milênio, quando um novo tipo de ambientalismo social consegue influenciar a agenda governamental como consequência de uma série de conflitos ambientais. Argumenta-se também que, na Argentina, a trajetória de ambos os ambientalismos, o estatal e o social, deve ser entendida à luz da influência internacional, tanto ideológico-normativa como financeira, e da dinâmica do regime político. Em relação a este último, demonstra-se que tanto a mudança de regime quanto mudanças institucionais dentro do próprio regime favorecem o desenvolvimento de uma agenda pública ambiental e uma maior articulação dessa agenda com a agenda governamental.

    Resumo em Espanhol:

    La primera agencia ambiental estatal fue tempranamente creada en Argentina con el retorno a la democracia en 1973 y tras la Conferencia de Estocolmo de 1972. No obstante, la creación de instituciones estatales ambientales ha distado de ser incremental y sólo comenzó a ganar vigor en la década de 1990. Simultáneamente, las organizaciones sociales ambientalistas emergieron en sucesivas oleadas desde mediados de los años 1960 hasta nuestros días. Este trabajo reconstruye el surgimiento de las instituciones ambientales y la forma en que los actores estatales y sociales han interactuado a lo largo del proceso. Argumentaremos que el ambientalismo social y la creación de instituciones estatales ambientales recorrieron caminos paralelos y no tuvieron mayor contacto hasta el nuevo milenio, cuando un nuevo tipo de ambientalismo social logró impactar en la agenda gubernamental a partir de una serie de conflictos ambientales. Argumentaremos, también, que el recorrido del ambientalismo estatal y social en Argentina debe entenderse a la luz de la influencia internacional (tanto ideológico-normativa como financiera) y de la dinámica del régimen político. Respecto de esta última, mostraremos que tanto el cambio de régimen como cambios institucionales dentro del régimen fueron favorables al desarrollo de una agenda pública ambiental y de su encuentro con la agenda gubernamental.

    Resumo em Inglês:

    Upon the 1972 Stockholm Conference, the first Argentine environmental agency was early created with the return to democracy in 1973. Nevertheless, the creation of state environmental institutions was not incremental and only gained strength in the 1990s. Simultaneously, social environmental organizations have arisen in successive waves from the mid-60s through today. This article traces back the emergence of environmental institutions and the way in which state and social actors have interacted along the process. We argue that social environmentalism and the creation of state environmental institutions moved through separate roads and had no major contact until the beginning of the new millennium, when a new kind of social environmentalism managed to impact the government agenda due to a number of environmental conflicts. We also argue that the journey of social and state environmentalism in Argentina must be understood in the light of international influence (both ideological-normative and financial) and of the dynamics of the political regime. Regarding the latter, we show that both regime change and institutional changes within the regime have favored the development of a public environmental agenda and its connection with the government agenda.
  • Alguns aspectos da implementação da Análise de Impacto Regulatório no Brasil

    Castro, Camila Moreira de

    Resumo em Português:

    Em uma sociedade mais complexa, políticas regulatórias emergem como uma importante ferramenta na gestão pública. No entanto, regulação per se não é mais o suficiente, e a agenda por uma reforma regulatória está aumentando. Seguindo esse contexto, o Brasil tem implementado Análise de Impacto Regulatório (AIR) em suas agências reguladoras. Nesse sentido, as especificidades brasileiras precisam ser consideradas e, nesse ponto, uma abordagem sistemática tem muito a contribuir. Este artigo pretende abordar algumas reflexões críticas sobre as quais os decisores políticos devem perguntar-se antes de embarcar na implementação de um sistema AIR no contexto brasileiro. A partir de uma perspectiva de longo prazo, a implementação de AIR deve ser vista como parte de uma mudança permanente na cultura administrativa, entendendo que AIR deve ser utilizado como um recurso a mais no processo de tomada de decisão, ao invés de uma solução final.

    Resumo em Espanhol:

    En una sociedad más compleja, políticas regulatorias han emergido como una herramienta en la administración pública. Sin embargo, la propia regulación ya no es suficiente, y la agenda de reforma de la regulación es cada vez mayor. Siguiendo este contexto, Brasil ha venido aplicando el Análisis del Impacto Regulatório (AIR) en sus agencias reguladoras. Por lo tanto, las características singulares brasileñas deben tenerse en cuenta y por esta cuestión un enfoque sistemático tiene mucho que aportar. Este trabajo tiene como objetivo abordar algunas de las preguntas y el análisis que los responsables políticos deberían preguntarse a sí mismos antes de embarcarse en la implementación de un sistema de AIR, en el contexto brasileño. Desde una perspectiva a largo plazo, la aplicación de AIR debe ser visto como parte de un cambio permanente en la cultura administrativa, entendiendo que la AIR se debe utilizar como un recurso más en el proceso de toma de decisiones, en lugar de una solución final.

    Resumo em Inglês:

    In an increasingly complex society, regulatory polices emerge as an important tool in public management. Nevertheless, regulation per se is no longer enough, and the agenda for a regulatory reform is increasing. Following this context, Brazil has implemented Regulatory Impact Analysis (RIA) in its regulatory agencies. Thus, Brazilian specificities have to be considered and, in this regard, a systematic approach provides a significant contribution. This article aims to address some critical reflections about which policy-makers should ask themselves before joining the implementation of a RIA system in the Brazilian context. Through a long-term perspective, the implementation of RIA must be seen as part of a permanent change in the administrative culture, understanding that RIA should be used as a further resource in the decision-making process, rather than a final solution.
  • O caso do PAC Embrapa: requisitos de uma gestão orientada para resultados no setor público

    Porpino, Gustavo; De Stefani, Emerson

    Resumo em Português:

    O artigo analisa os processos de gestão, acompanhamento e controle de resultados adotados pela Embrapa para realizar com efetividade os 10 projetos e 141 metas previstos no Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa). A pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso descritivo, aborda a literatura de gestão orientada para resultados (GpR) em junção com a análise do modelo emergente dessa implementação. Ao explicitar e descrever o modelo praticado que se revelou preponderante para o cumprimento das metas e para uma elevada execução orçamentária, o estudo identifica sete requisitos necessários para uma gestão para resultados eficaz em instituições públicas, tais como: meritocracia na formação da equipe gestora, apoio da alta gestão, autonomia e comunicação estratégica. Ao apresentar evidências empíricas dos requisitos para a eficácia da GpR, o estudo oferece subsídios para melhoria da gestão de programas de governo e consequente geração de valor público.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analiza los procesos de gestión, supervisión y control de resultados adoptado por Embrapa para realizar con eficacia los 10 proyectos y 141 metas previstas en el Programa de Fortalecimiento y Crecimiento de Embrapa (PAC Embrapa). La investigación cualitativa, basada en el estudio de caso descriptivo, se refiere a la literatura de gestión basada en resultados (GBR) en conjunto con el análisis de modelo emergente de esta implementación. Para explicar y describir el modelo usado que fue vital para el logro de los objetivos y la ejecución de un alto presupuesto, el estudio identifica siete requisitos para una gestión eficaz para obtener resultados en las instituciones públicas, tales como la meritocracia en la formación del equipo directivo, el apoyo de la alta dirección, la autonomía y la comunicación estratégica. Con la presentación de la evidencia empírica de los requisitos para la eficacia de la GBR, el estudio ofrece contribuciones para mejorar la gestión de los programas de gobierno y la consecuente generación de valor público.

    Resumo em Inglês:

    The paper analyzes the processes of management, monitoring and controlling of results adopted by Embrapa to effectively perform the 10 projects and 141 goals in Embrapa's Strengthening and Growth Program (PAC Embrapa). The qualitative approach, based in a descriptive case study strategy, discusses the literature on managing for results (MFR) coupled with the analysis of the model that emerged from this implementation. While presenting and describing the model used, considered vital for achieving objectives and for a high budget execution, the study identifies seven requirements for an effective management for results in public institutions, such as meritocracy in the formation of the management team, support from top management, autonomy and strategic communication. By presenting empirical evidence of the requirements for effective MFR, the study provides contributions to improve the management of government programs and the consequent generation of public value.
  • Revisitando as origens do ensino de graduação em administração pública no Brasil (1854-1952)

    Coelho, Fernando de Souza; Nicolini, Alexandre Mendes

    Resumo em Português:

    A história do ensino de graduação em administração pública no Brasil é retratada por um conjunto de obras/autores que partem da instalação do curso da EBAP-FGV em 1952 como o marco zero. Contudo, pouco se escreveu sobre a pré-história dessa formação acadêmica no país; seus antecedentes carecem de sistematização. O objetivo deste artigo é rever as origens desse ensino para compreender sua evolução e institucionalização na educação superior nacional. Esse esforço contribui para a construção da memória da área de conhecimento de administração no Brasil, em geral, e do seu ensino (e pesquisa), em particular. Baseado em ampla revisão bibliográfica e em uma razoável análise documental, o artigo desvela três momentos nítidos, conexos e sucessivos entre o Segundo Império e o final do Estado Novo que precedem a institucionalização desse curso superior na década de 1950.

    Resumo em Espanhol:

    La historia de la educación de grado en administración pública en Brasil se cuenta con un lote de libros/autores desde la instalación de este curso en EBAP-FGV, marzo 1952. Sin embargo, poco fue escrito sobre la historia temprana de esta formación académica en Brasil. Este artículo tiene como objetivo revisar los orígenes de esta educación para comprender su introducción en el sistema nacional de enseñanza superior. Este tipo de trabajo es importante porque contribuye a la construcción de una memoria de la área de conocimiento de la administración pública en Brasil, y en particular de su enseñanza (y investigación). Basado en una extensa revisión de la literatura y el análisis de documentos, el artículo revela tres momentos claros, relacionados y sucesivos entre el II Imperio y el fin de Estado Novo, que precedió a la institucionalización de este curso de la educación superior en la década de 1950.

    Resumo em Inglês:

    The history of undergraduate education in public administration in Brazil is told by a set of books/authors since the installation of this course at EBAP-FGV in March 1952. However, few words were written about the early history of this academic training in Brazil; its history need systematization. This article aims to review the origins of that education to understand its introducing in national higher education system. This kind of work is important because it contributes for the construction of a memory of public administration knowledge area in Brazil, and particularly of its teaching (and research). Based on an extensive literature review and document analysis, the article reveals three clear, related and successive moments between the II Empire and the end of Estado Novo, which preceded the institutionalization of this higher education course in the decade of 1950.
  • Política de fundos na educação e desigualdades municipais no estado de São Paulo: uma análise a partir das arenas políticas de Lowi

    Limonti, Rogério Machado; Peres, Ursula Dias; Caldas, Eduardo de Lima

    Resumo em Português:

    A sistematização das políticas sociais no Brasil vem sendo tratada de forma incremental nas últimas décadas, sendo a Constituição de 1988 um marco histórico ao reafirmar a importância de estados e municípios na oferta dessas políticas, em especial, na educação. Durante a década de 1990, percebe-se, no entanto, dificuldades na relação dos entes federativos para a condução de políticas educacionais. São então implementadas diversas modificações, como a aprovação do Fundef, que foi alterado em 2006, com a aprovação do Fundeb. Essas mudanças implicaram distorções e iniquidades na distribuição de recursos da educação nos municípios do estado de São Paulo. Este artigo busca discutir essas distorções, a partir da adoção dos dois fundos constitucionais, à luz das arenas de políticas públicas de Lowi (1966, 1972).

    Resumo em Espanhol:

    La sistematización de las políticas sociales en Brasil se están abordando gradualmente en las últimas décadas, la Constitución de 1988 es un hito histórico en la reafirmación de la importancia de los estados y municipios para ofrecer a sus políticas, especialmente en la educación. Durante la década de 1990, está claro, sin embargo, las dificultades en la relación de las entidades federativas para llevar a cabo las políticas. Se implementan cambios en la aprobación de un fondo para la educación, el Fundef, que fue modificado en 2006, con el Fundeb. Estos cambios profundos conllevaran distorsiones y desigualdades en los municipios del estado de São Paulo. Este artículo analiza estas distorsiones, con cargo a la aprobación de los fondos, a la luz de las arenas políticas públicas de Lowi (1966, 1972).

    Resumo em Inglês:

    The systematization of social policies in Brazil is being addressed incrementally in recent decades. The 1988 Constitution is a historic milestone in reaffirming the importance of states and municipalities to offer these policies, especially in education. During the 1990s, however, some difficulties are seen in the relationship of federal entities to conduct educational policies. Then they implemented several changes to the approval of a fund for education, Fundef, which was amended in 2006, with the approval of Fundeb. These changes caused distortions and inequities in the distribution of education resources in the municipalities in the State of São Paulo. This article discusses these distortions from the approval of these two funds, in the light of public policy arenas by Lowi (1966, 1972).
  • Conhecimento, aprendizagem organizacional e poder na rede: um estudo de caso na Secretaria de Educação e Cultura de Coahuila, México

    Américo, Bruno Luiz; Takahashi, Adriana Roseli Wünsch

    Resumo em Português:

    O presente estudo parte da lacuna identificada de estudos de aprendizagem organizacional e poder. Para isso, tem como objetivo analisar a relação entre conhecimento, aprendizagem organizacional e poder, que permite controle, a partir da implantação, seguimento e avaliação de um Programa Nacional de Ensino de Inglês pela Coordenação da Secretaria da Educação e Cultura em Coahuila, México. Como referencial, vale-se da literatura de aprendizagem e conhecimento, poder e controle. Especificamente, versa sobre: a força ordenadora dos elementos textualizados na rede. Por meio de um estudo de caso qualitativo verificou-se como se dá o fluxo do conhecimento (acúmulo e utilização) e o exercício de poder, onde mediadores atuam, configurando o processo de aprendizagem individual e organizacional.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio se basa en las diferencias identificadas en los estudios sobre el aprendizaje organizacional y el poder. Para esto, se analiza la relación entre el conocimiento, el aprendizaje organizacional y el poder, que permite el control de la implementación, el seguimiento y la evaluación de un Programa Nacional de Enseñanza del Inglés de la Coordinación de la Secretaría de Educación y Cultura de Coahuila, México. Como punto de referencia, se utiliza la literatura de aprendizaje y conocimiento, del poder y del control. Específicamente, se describe: la fuerza ordenadora de los elementos textualizados en una red. A través de un estudio de caso cualitativo verificase cómo es el flujo de conocimientos (acumulación y utilización) y el ejercicio del poder, donde actúan los mediadores, configurando el proceso de aprendizaje individual y organizacional.

    Resumo em Inglês:

    This study is based on the gap identified in studies of organizational learning and power. For this, it aims to analyze the relationship between knowledge, organizational learning and power, which allows controlling, from implementation, monitoring and evaluation of an English Teaching National Program by the Board of Education and Culture of Coahuila, Mexico. As a benchmark, it makes use of the literature of learning and knowledge, power and controlling. Specifically, it describes the ordering ability of textual elements in a net. Through a qualitative case study it verified how the flow of knowledge (accumulation and utilization) and the exercise of power happen, where mediators act, configuring the process of individual and organizational learning.
  • A relação público-privada no SUS: um olhar sobre a assistência ambulatorial de média e alta complexidade na região de saúde da Baixada Cuiabana em Mato Grosso

    Romano, Cátia Maria Costa; Scatena, João Henrique Gurtler

    Resumo em Português:

    O artigo objetiva discutir a relação público-privada na assistência ambulatorial de média e alta complexidade no SUS, na região da Baixada Cuiabana (MT). No Brasil, as imbricações entre os setores público e privado na saúde e suas consequências são complexas e ainda pouco estudadas. Este é um estudo quantitativo e descritivo, com base em dados secundários de Sistemas de Informação do SUS, referentes à estrutura, à produção e aos gastos desse tipo de assistência. Os resultados apontam que o número de estabelecimentos, a produção e o volume de recursos se concentram em Cuiabá, tendo o setor privado/filantrópico como principal provedor. Conclui-se que tal fato possa sugerir que esse setor detenha poder político e de pressão sobre o SUS, tanto na negociação de seus contratos quanto na prestação de serviços ambulatoriais mais bem remunerados.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo aborda la colaboración público-privada en la atención ambulatoria secundaria y terciaria en el SUS, en la Baixada Cuiabana (MT). En Brasil, la superposición entre los sectores público y privado de la salud y sus consecuencias son complejas y aún poco estudiadas. Se trata de un estudio cuantitativo y descriptivo, con base en datos secundarios de los Sistemas de Información del SUS, en cuanto a la estructura, la producción y los costes de dicha asistencia. Los resultados muestran que el número de establecimientos, la producción y el volumen de los recursos están concentrados en Cuiabá, con el sector privado/filantrópico como principal proveedor. Este hecho podría sugerir que este sector tiene el poder político y la presión en el SUS, tanto en la negociación de sus contratos como en la prestación de servicios ambulatorios mejor pagados.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the public-private relationship in ambulatory care of medium and high complexity within SUS, in the region of Baixada Cuiabana (MT). In Brazil, the overlapping between public and private sectors in the health system and its consequences are complex and still poorly studied. This is a quantitative and descriptive study, based on secondary data from the SUS Information Systems, concerning structure, production and costs of the aforementioned assistance. The results indicate that the number of establishments, production and volume of resources are concentrated in Cuiabá, and the private/philanthropic sector is the main provider. Such fact may suggest that this sector holds political power over SUS, both in contract negotiation and in the provision of better remunerated ambulatory services.
  • Trajetória e avaliação dos programas federais brasileiros voltados a promover a eficiência administrativa e fiscal dos municípios

    Grin, Eduardo José

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta a trajetória dos programas do governo federal direcionados à modernização administrativa e fiscal dos municípios brasileiros desde os anos 1930. O foco do trabalho, contudo, são os programas implantados nos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Lula (2003-10) voltados a incrementar as capacidades administrativas e fiscais das cidades. O argumento central é que esses programas sempre foram concebidos e executados pelas burocracias federais propondo soluções para os municípios que representam a visão "modernizadora" do governo central para os problemas de gestão dos governos locais. Essas iniciativas têm duplicado esforços e não contribuem para enfrentar as carências administrativas municipais, o que limitou seu alcance e gerou poucos resultados desde sua reinserção na agenda do governo federal a partir de 1997.

    Resumo em Espanhol:

    Lo artículo enfoca la trayectoria de los programas del gobierno federal para la modernización administrativa y fiscal de los municipios brasileños desde los años 1930. Lo foco del texto, todavía, son los programas implantados en los gobiernos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) y Lula (2003-10) que intentaran incrementar las capacidades administrativas y fiscales municipales. Lo argumento central es que eses programas siempre fueran concebidos y ejecutados por las burocracias federales proponiendo soluciones para los municipios que representan la visión "modernizante" del gobierno federal para los problemas de gestión de los gobiernos locales. Esas iniciativas duplicaran esfuerzos y no contribuyen para combatir las carencias administrativas municipales, lo que limitó su alcance, además de generar pocos resultados desde su reinserción en la agenda del gobierno federal desde el año 1997.

    Resumo em Inglês:

    The article deals of the path of programs of federal government dedicated to administrative and fiscal modernization of Brazilian cities since the 30s. The focus in this text, however, is the programs implemented during Fernando Henrique's government (1995-2002) and Lula's government (2003-10) aimed at to increase the administrative and fiscal capacities in the cities. The central argument is about these programs having always been designed and implemented by federal bureaucracies proposing solutions for municipalities that represent the "modernizing" vision of the central government to management problems of local governments. These initiatives have duplicated efforts and don't help to envisage the municipal administrative failures, which limited its reach and generated few results since their return in the agenda of the federal government from 1997.
  • Diagnóstico, perspectivas de uso e expansão dos serviços de trens metropolitanos no Brasil

    Santos, Jonas Clemente dos; Sobral, Marcos Felipe Falcão

    Resumo em Português:

    Os congestionamentos e as dificuldades de locomoção nos grandes centros urbanos têm desafiado os gestores públicos a encontrar soluções que favoreçam a mobilidade. Dentre as alternativas mais promissoras, encontra-se o uso do transporte ferroviário metropolitano (metrô) que, no Brasil, ainda está limitado a poucas capitais. Desta forma, o presente trabalho visa analisar o estado atual dos metrôs brasileiros. Foi realizada uma pesquisa de campo juntamente com a coleta de dados bibliográficos de forma a retratar a quantidade de linhas, estações e sua extensão, a quantidade de usuários, a mobilidade existente em relação a integrações com outros modais, os valores tarifários, os custos, investimentos e outras características. O estudo concluiu que todos os serviços apresentam dificuldades de expansão e deficiências nos serviços ao cliente e na comunicação com a sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    La congestión y los problemas de movilidad en los grandes centros urbanos han desafiado los funcionarios públicos para encontrar soluciones que promuevan la movilidad. Entre las alternativas más prometedoras es el uso de la estación del metro (tren subterráneo) de que, en Brasil, todavía está limitado a unas pocas ciudades. Así, este estudio tiene como objetivo analizar el estado actual de los subterráneos de Brasil. Un estudio de campo se llevó a cabo junto con la colección de datos bibliográficos con el fin de retratar a la cantidad de líneas, estaciones y su extensión, los usuarios de cantidad, movilidad existente con respecto a la integración con otros modos, los valores tarifarios, costos, colocación y otras características. El estudio concluyó que todos los servicios tienen dificultades para ampliar y deficiencias en el servicio al cliente y la comunicación con la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    Congestion and transit problems in the urban centers have challenged public managers to find solutions that encourage mobility. Among of the most promising alternatives, is the use of rail metro (subway). Several cities around the world have used subway systems in order to equalize mobility problems, however, in Brazil, the use of this transport is still limited to a few capitals. Thus, this study aims to analyze the current state of the Brazilian Subway System. We conducted a field survey, along with the collection of bibliographic data in order to depict the amount of lines, stations and its extension, the quantity of users transported and the mobility of citizens in relation to existing integrations with other modes, the fares, costs investments and expandability. The study concluded that all services have difficulties to expand their rail network as well as deficiencies in customer service and communication with society.
  • Iniciativas de gestão pública que promovem a produtividade a partir de uma perspectiva do gênero

    Orellana Pino, Cristian Eugenio; Perotti, Hernán José

    Resumo em Português:

    Este trabalho é uma análise crítica da gestão organizacional que estuda a participação da mulher nos arranjos produtivos locais em duas regiões: a província de Santa Fe, Argentina, e os setores rurais na Zona Central do Chile. Ambos os casos expõem uma visão do risco do retorno da inversão do capital econômico e social em arranjos produtivos locais que são afetados por intervenções da gestão das políticas públicas no âmbito da mulher. Este trabalho constitui uma análise qualitativa descritiva e de processo heurístico sobre a visão que se tem do gênero, e particularmente da mulher, para compreender que tipos de iniciativas incentivam a participação nessa forma de organização do trabalho de coprodução e sob que condições estas ocorrem.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo es un análisis crítico de la gestión organizacional que estudia la participación de la mujer en formatos productivos locales en dos regiones: la provincia de Santa Fe en Argentina y en las regiones rurales de la Zona Central de Chile. Ambos análisis exponen una visión acerca del riesgo del retorno de la inversión del capital socio-económico en formatos productivos de desarrollo local que son afectados por intervenciones de la administración de políticas públicas en el ámbito de la mujer. Este trabajo constituye un análisis cualitativo descriptivo y de proceso heurístico sobre la visión que se tiene del género, y particularmente de la mujer, para entender qué tipos iniciativas estimulan la participación hacia esa forma de organización de trabajo de coproducción y bajo qué condiciones estas ocurren.

    Resumo em Inglês:

    This work is proposed as a phenomenological analysis of critical organizational management which examines gender participation in local production in two regions of neighboring countries: the province of Santa Fe in Argentina and the Central Region of Chile. Both cases develop the vision of risk that exists on economic and social capital investment results when local productive sectors are affected by public policy interventions and initiatives, specially when they are implemented with a focus on women and the phenomenon of gender participation. An heuristic qualitative study is developed as a methodology to analyze the phenomenon of gender to understand what kind of initiatives to encourage participation on this aspect of organization may be implemented and under what conditions they occur.
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br