Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Pública, Volume: 42, Número: 4, Publicado: 2008
  • Palavras da diretora

    Zouain, Deborah Moraes
  • Administração pública e gestão social: a produção científica brasileira entre 2000 e 2005 Artigos

    Hocayen-da-Silva, Antônio João; Rossoni, Luciano; Ferreira Júnior, Israel

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos, observa-se grande esforço dos pesquisadores em fazer um balanço crítico das publicações científicas em diversas disciplinas. Porém, algumas áreas foram pouco contempladas, como a administração pública e gestão social. Buscando preencher essa lacuna, este artigo apresenta um quadro geral da produção científica em administração pública e gestão social com base nos dados levantados em 549 artigos publicados nos anais do Enanpad, entre os anos de 2000 e 2005. As variáveis analisadas em cada artigo foram: número de autores por artigo; instituição e estado de origem dos autores; proporção de trabalhos teóricos e empíricos; e método e estratégia de pesquisa. Verificou-se que a média de autores por artigo vem crescendo. A maioria enquadrou-se como teórico-empírico (76,1%). Dos artigos teórico-empíricos, aproximadamente 67% utilizaram o método qualitativo, com predomínio do estudo de caso (55,7%) como estratégia de pesquisa; porém o uso do método quantitativo vem aumentando. Entre as instituições de origem dos autores, cinco se destacaram como as mais prolíficas, respondendo por aproximadamente 50% dos artigos publicados no período; e cerca de 56% dos artigos concentraram-se em três estados do país.

    Resumo em Inglês:

    Over the past few years, there has been a great effort from researchers to compile a critical assessment of scientific publications from several fields of knowledge. However, public sector management and social management have not been covered as much as other fields. In order to fill the gap, this article presents a framework of the scientific production in public management and social management based on data gathered from 549 papers published in the Enanpad proceedings between 2000 and 2005. The variables analyzed in each paper were: the number of authors per paper; the institution and state of origin of the authors; the ratio of theoretical and empirical papers; the method and research strategy used. It was found that the average number of authors per paper is growing. Most of these papers were categorized as 'theoretical-empirical'. Within the theoretical-empirical papers, approximately 67% were of qualitative nature, predominantly case studies (55,7%) as the main research method, although it can be suggested there is a growth of quantitative methods. Among the authors' institutions or origin, five can be highlighted as the most productive, responsible for approximately 50% of the papers published within that time-frame, and around 56% of the papers can be narrowed down to three states in the country.
  • O papel do comprador no processo de compras em instituições públicas de ciência e tecnologia em saúde (C&T/S) Artigos

    Batista, Marco Antonio Cavalcanti; Maldonado, José Manuel Santos de Varge

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda o papel do comprador público nas aquisições de bens e serviços para as instituições públicas de ciência e tecnologia em saúde (C&T/S), tendo como referência o CPqAM/Fiocruz. O estudo contempla características e causas que potencializam os contextos da gestão das compras institucionais, os aspectos da administração pública brasileira, a função administrativa de compra, o papel do comprador público no processo, o seu perfil, o seu comportamento ético, bem como a possibilidade de redução de custos na aquisição de materiais para a pesquisa científica.

    Resumo em Inglês:

    This article addresses the role of the public purchaser in the acquisitions of goods and services for public institutions of science and technology in health (S&T/H), using as a reference the CPqAM/Fiocruz. The study examines characteristics and causes of the development of the management of institutional purchases, the aspects of Brazilian public administration, the administrative function of purchasing, the position of the public purchaser in the process, his or her profile and ethical behavior, as well as the possibility of cost reduction in the acquisition of materials for scientific research.
  • A resiliência de profissionais angolanos Artigos

    Vergara, Sylvia Constant

    Resumo em Português:

    Este artigo focaliza o atual esforço de profissionais de Angola, do continente africano, para superar os efeitos devastadores da colonização do país, seguida de uma brutal guerra civil. Em indivíduos e comunidades, há capacidade de regeneração quando cessam eventos que propiciam pressões desgastantes. A teoria da resiliência explica essa propriedade. Inserida na esfera da subjetividade, tal teoria contribuiu para alcançar o objetivo do estudo: descobrir que forças ligadas a sentimentos impulsionaram ou facilitaram as ações de angolanos, profissionais de organizações públicas e privadas, para a superação de dificuldades. A amostra de 46 profissionais foi obtida por acessibilidade. O método escolhido para coletar os dados no campo e tratá-los foi a análise de conteúdo. A literatura e as respostas dos sujeitos da investigação permitiram a formação de uma grade mista que redundou em quatro categorias: amor à pátria; solidariedade; esperança; recursos intangíveis. Essas categorias agregam as forças ligadas a afetos explicitadas pelos pesquisados e, portanto, as bases resilientes dos sujeitos da investigação.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses on the current efforts of professionals from Angola, on the African continent, to overcome the devastating effects of the country's colonization, followed by a brutal civil war. Potentially, individuals and communities have the capacity to overcome hardship when the events that provide deteriorating pressures have ceased. The resilience theory, which supports the study presented here, explains this quality. This theory, belonging to the sphere of subjectivity, helps reach the objective of the study: to discover which forces and the feelings connected to them stimulated or facilitated the actions of Angolans, professionals from public and private organizations, to overcome difficulties. The sample of 46 professionals was obtained by accessibility. The chosen method to collect the data in the field and to treat it was content analysis. The literature and the responses of the subjects led to a combined graph containing four categories: love of the motherland, solidarity, hope, and intangible resources. These categories encompass the forces related to emotions that were made explicit by the interviewees and, consequently, to their foundations of resilience.
  • Propuesta de una escala para medir la calidad del servicio de los centros de atención secundaria de salud

    Torres Moraga, Eduardo; Lastra Torres, Jorge

    Resumo em Espanhol:

    El Ministerio de Salud en Chile se ha planteado como uno de sus principales objetivos, proveer servicios acorde a las expectativas de la población. Para lograrlo, se requiere necesariamente, conocer cuál es la calidad del servicio ofrecida por los centros de salud. En Chile, los centros de atención secundaria, no han desarrollado escalas de calidad del servicio que tengan un buen grado de validez, fiabilidad y dimensionalidad. Este artículo, propone una escala que cumpla estas condiciones, para medir de manera óptima la calidad del servicio que los Centros de Atención Secundaria ofrecen a sus pacientes. Para lograr este objetivo, se aplicó una encuesta estructurada y posteriormente se realizó un exhaustivo análisis psicométrico de los datos, a través de una serie de análisis exploratorios y confirmatorios que incluyó ecuaciones estructurales. Este estudio permitió construir y proponer una escala fiable, válida y con buen grado de dimensionalidad, compuesta por cinco subescalas claramente relacionadas e integradas en un único constructo. Estas son: confiabilidad, empatía, capacidad de respuesta, accesibilidad y tangibles.

    Resumo em Inglês:

    Chile's Ministry of Health has made it one of its main objectives to provide services that meet the expectations of the population. To achieve this, it is necessary to know what the quality of service offered by healthcare centers is like. In Chile, secondary healthcare centers have not developed quality of service scales that have a good level of validity, dependability, and dimensionality. This article proposes a scale that fulfills these conditions so as to measure in an optimal way the quality of service that secondary healthcare centers offer their patients. To achieve this objective, a structured survey was applied, followed by an exhaustive psychometric analysis of the facts through exploratory and confirmatory analysis that included structural equations. This study allowed for the construction and proposal of a scale that is valid, dependable and has a good level of dimensionality composed of five subscales that are clearly related and integrated in one single construct. These are: reliability, empathy, response capacity, accessibility, and tangibility.
  • Desafios logísticos às redes de negócios no Brasil: o que podem as parcerias público-privadas (PPPs)? Artigos

    Mesquita, Arlan Mendes; Martins, Ricardo S.

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a distribuição regional dos investimentos prioritários para parcerias público-privadas (PPPs), tendo por base as condições logísticas para formação de redes de negócios nas regiões e a perspectiva de estratégia de redução das desigualdades regionais, e como foco os sistemas de transporte. Considerando-se os aspectos positivos da regulamentação e o fato de não ter o objetivo de promover uma descentralização da riqueza nacional, conclui-se que além de não se poder esperar das PPPs o efeito de redução das desigualdades regionais no Brasil - uma distorção com repercussões extremamente negativas para o desenvolvimento brasileiro - é bastante possível que o efeito seja no sentido de reforçar as desigualdades.

    Resumo em Inglês:

    This article investigates the regional distribution of priority investments of public-private partnerships (PPP), based on the logistic conditions for business-oriented networks in the regions and the strategic perspective of reducing regional inequalities, with a focus on transportation systems. Taking into consideration the positive aspects of regulation and the fact that it does not have as its objective the promotion of decentralization of the national wealth, the article concludes that PPPs are not supposed to reduce regional inequalities in Brazil, a distortion with extremely negative repercussions for Brazilian development. Besides, the article indicates that it is even possible for PPPs to have an adverse effect, strengthening inequalities.
  • Governabilidade (II) Seções Especias

    Monteiro, Jorge Vianna
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br