Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Pública, Volume: 41, Número: 5, Publicado: 2007
  • Palavras da diretora

    Zouain, Deborah Moraes
  • Compreendendo a natureza das políticas do Estado capitalista Artigos

    Santos, Reginaldo Souza; Ribeiro, Elizabeth Matos; Gomes, Fábio Guedes; Santos, Leidimar Cândida dos; Ribeiro, Mônica Matos; Santos, Thiago Chagas Silva; Caribe, Daniel Andrade; Souto, Iara Martins Icó; Silva Júnior, Cleber Dias da

    Resumo em Português:

    Este artigo tem duas dimensões de análise: uma busca compreender o sentido e a finalidade da política concebida e executada pelo Estado capitalista;a outra investiga a sua natureza, se pública ou estatal. Com isso, tem-se como propósito construir bases conceituais e metodológicas que ajudem a entender um pouco melhor as razões dos sucessos ou fracassos das políticas ditas públicas, particularmente em contextos de países periféricos. Essa construção para o entendimento passa por compreender que o resultado está associado muito mais à forma de gestão da demanda social - administração política - do que à precisão do cálculo previamente estabelecido.

    Resumo em Inglês:

    This article has two analytical dimensions: the first deals with the meaning and purpose of the policies designed and implemented by the capitalist state; the second investigates their nature, whether public or state. Therefore, the article intends to build a conceptual and methodological framework that will help to better understand about the reasons of the success or failure of the so-called public policies, especially in the context of the peripheral countries. This involves understanding that the outcome is associated much more to the way social demands are managed - political administration - that to the precision of previously established calculations.
  • Economia de comunhão e aprendizagem: uma perspectiva epistêmica Artigos

    Villlardi, Beatriz Quiroz; Leitão, Sergio Proença; Marques, Deise

    Resumo em Português:

    Este artigo compara e analisa epistemologias pertinentes para orientar a teorização sobre as práticas do projeto de economia de comunhão (EdC). Considera estudos acadêmicos já publicados no Brasil sobre aquele projeto empresarial e econômico de orientação espiritual cristã. Para isso também considera a vocação de suas pequenas e médias empresas para a aprendizagem coletiva e examina os pressupostos subjacentes aos paradigmas de pesquisa em administração. Seu propósito é contribuir para a formulação de uma teoria sobre EdC.

    Resumo em Inglês:

    This article compares and analyzes pertinent epistemologies to guide the theorization on the communion economy project (EoC) practices. It considers academic studies published in Brazil about that Christian-oriented entrepreneurial and economic project. It also takes into account the vocation of those small and medium enterprises for collective learning and examines the underlying assumptions of business administration research paradigms. Its purpose is to contribute for the formulation of an EoC theory.
  • O processo de conversão de sistemas de produção de hortaliças convencionais para orgânicos Artigos

    Assis, Renato Linhares de; Romeiro, Ademar Ribeiro

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o processo de conversão para a olericultura orgânica por meio de estudos de caso junto a agricultores com comercialização em supermercados ou feiras específicas, constatando que o Estado sempre esteve à margem do processo de difusão da agricultura orgânica, determinando o estabelecimento de uma cultura de "independência" por parte desse setor produtivo. Pelo fato de a produção de hortaliças exigir um contato constante com o mercado e o processo de inovação tecnológica, há uma baixa demanda de apoio por parte pelos agricultores, independentemente do estrato socioeconômico. O artigo mostra também que ações públicas destinadas a promover a conversão para sistemas orgânicos têm maior receptividade junto a produtores familiares, em função da maior exigência por mão-de-obra na agricultura orgânica em relação à convencional, resultando em maiores custos monetários para os que recorrem à mão-de-obra contratada.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the process of converting conventional horticulture into organic systems. The study was based on a research made with organic farmers commercializing their produce in specialized organic markets. The State has always been absent, having no dissemination policy for organic farming methods, thus contributing for the sector's 'independent stance'. This situation and the specific technological and commercial dynamics of organic horticulture also explain why the farmers have a low demand for state support, whatever their socio-economic level. The article emphasizes the fact that public polices for converting conventional into organic practices are more likely to be successful with family farmers, due to the higher demand of labor by organic farming, which is more costly for those who resort to hired help.
  • Gestão de competitividade e políticas públicas de formação de mão-de-obra: o caso Centro Paula Souza Artigos

    Trevisan, Leonardo; Veloso, Elza

    Resumo em Português:

    Os trabalhadores mais jovens são os mais atingidos pela incompatibilidade entre o tipo de oferta e o perfil da demanda de mão-de-obra de padrão médio de qualificação. Há carência de estudos quanto à mão-de-obra operacional, fator relevante de competitividade. Os objetivos deste artigo são investigar origens e expectativas da clientela de escolas técnicas, identificar motivos das escolhas profissionais e avaliar as políticas públicas que buscam equilíbrio entre o conhecimento adquirido na escola e o exigido no mercado. A sustentação teórica da pesquisa está nos trabalhos de Naville, Maslow e Alderfer (quanto a motivações), adotando o modelo de Meister para avaliar vantagens competitivas. As entrevistas qualitativas com grupos de professores mostraram insatisfação com a política pública de seleção por mérito, enquanto as entrevistas com alunos constataram que as políticas públicas de formação técnica não atendem expectativas discentes. As trajetórias profissionais analisadas apresentam certa distância com estas expectativas. As entrevistas com os responsáveis por seleção e contratação das empresas do setor em que a clientela escolar é formada demonstraram fragilidade de vínculos entre a escola e a empresa, com os bancos eletrônicos de currículos alcançando prioridade ante a oferta da clientela da escola técnica.

    Resumo em Inglês:

    Younger workers are the most affected by the incompatibility between labor offer and the demand for a medium standard qualification. There is a great need for studies on the operational workforce, which is a relevant competitiveness factor. This article's objectives are to investigate backgrounds and expectations from technical school student bodies, to identify motives for particular professional choices, and to evaluate public policies which seek a balance between school-acquired knowledge and expected knowledge in the workplace. The research found theoretical bases on previous work by Naville, Maslow and Aldefer (concerning motivation), adopting Meister's model for evaluating competitive advantages. The qualitative interviews with groups of teachers showed dissatisfaction regarding public policies of merit-based selection, while interviews with students proved that public policies for technical development do not meet their expectations. The interviews with the personnel responsible for selecting and hiring in companies which have students as their clients showed fragile ties between the schools and the companies, with precedence of electronic résumé databases over technical school clients.
  • Estudo dos fatores condicionantes do índice de desenvolvimento humano nos municípios do estado do Paraná: instrumento de controladoria para a tomada de decisões na gestão governamental Artigos

    Scarpin, Jorge Eduardo; Slomski, Valmor

    Resumo em Português:

    Este artigo aponta uma modelagem matemática para determinar o valor futuro do IDH-M para os municípios do Paraná, com base em dados contábeis atuais e outras variáveis. O referencial teórico abrange, entre outros, aspectos de externalidades e bens públicos, analisando as razões pelas quais são necessários investimentos públicos e também contempla aspectos sobre o cálculo do IDH-M. O artigo é baseado em uma pesquisa explicativa, e o instrumental utilizado é a análise de regressão, com regressões múltiplas a partir de 87 variáveis independentes, sendo 10 variáveis não-contábeis e 77 contábeis. Fica evidente que o IDH-M possui relação com as variáveis de IDH-M passado, distância em relação à capital, altitude, nível de população rural, receita tributária, despesa com pessoal, despesa com saúde e saneamento, investimentos e gastos com indústria e comércio.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a mathematical model for determining the future valueof local HDI of municipalities in the state of Paraná, Brazil, based on current accounting data and other variables. The theoretical framework considers externalities and public assets, analyzing the reasons why public investments are necessary, as well as how the HDI is calculated. This explanatory research uses regression analysis with multiple regressions of 87 independent variables, 10 of them non-accounting and 77 accounting variables. The tests showed that local HDI has relation with past local HDI variables, distance to the state capital, altitude, level of rural population, tax revenue, expenses with civil service personnel, public health and sanitation expenditure, investments and expenses with commerce and industry.
  • Razão e sensibilidade no ensino de administração: a literatura como recurso estético Artigos

    Fischer, Tânia; Davel, Eduardo; Vergara, Sylvia; Ghadiri, Philip D.

    Resumo em Português:

    Este artigo problematiza o uso da literatura como recurso estético durante o processo de ensino da administração, com base em uma análise multidisciplinar dos trabalhos acadêmicos publicados, com a finalidade de: refletir sobre literatura e o papel da ficção no ensino, articulando a literatura com a existência humana; abordar a pesquisa em organizações e o uso de gêneros e estilos literários na produção do conhecimento; e discutir sobre os usos dos textos literários em ensino, pelo relato e discussão de práticas que utilizam a literatura. Tem especial destaque a dimensão estratégica da atividade de ensino que usa a literatura como recurso estético. A conclusão é de que o texto literário é um poderoso recurso de aprendizagem, pois tem como matéria-prima a palavra, o discurso, que é a essência da administração. E, também, que a integração entre administração e literatura pode ser uma estratégia fecunda, favorecendo criatividade e descoberta, pois possibilita o desenvolvimento de capacitações para sentir e conhecer.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this article is to challenge the use of literature as an aesthetic resource in management teaching-learning. The research is based on a multidisciplinary literature review in order to: think about fiction and its role in teaching, articulating fiction with human existence; explore organizational research and the use of literary genres and styles in knowledge production, and discuss about the use of literary texts in teaching through the presentation and discussion of practices using and capitalizing on fiction. Special attention is given to the strategic dimension of teaching activity that uses fiction as an aesthetic resource. The research's conclusion suggests that literary text is a powerful learning resource because it has as primary source accounts and discourse, these being the essence of management. Another conclusion is that the relationship between management and literature translates into a rich strategy, encouraging creativity and discovery as it allows the development of capabilities to feel and to know.
  • Guanxi economics: Confucius meets Lenin, Keynes, and Schumpeter in contemporary China Special Features

    Nitsch, Manfred; Diebel, Frank
  • O "constitucionalismo de risco" brasileiro Seções Especias

    Monteiro, Jorge Vianna
  • Errata

Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br