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Vocabulário expressivo e variáveis regionais em uma amostra de escolares de Maceió

Expressive vocabulary and analyze the variables in a regional sample of students in Maceió

Resumos

OBJETIVO: Caracterizar o vocabulário expressivo e analisar as variáveis regionais em uma amostra de escolares do primeiro ano do ensino fundamental de Maceió. MÉTODOS: Participaram 72 escolares de três escolas de Maceió. Para selecionar a amostra, os escolares foram submetidos às seguintes avaliações: avaliação da fala, por meio da prova de Fonologia do ABFW; avaliação do vocabulário expressivo, por meio da aplicação da Prova de Vocabulário do ABFW e avaliação do desenvolvimento infantil, por meio da Escala de Desenvolvimento Infantil Denver. Foram realizadas análises estatística descritiva e analítica (p<0,05). RESULTADOS: Não houve diferença de desempenho lexical entre os gêneros, nem entre as faixas etárias, mas foi verificada diferença entre as escolas. Os escolares apresentaram desempenho abaixo do esperado nos campos semânticos locais, vestuário, alimentos e formas e cores. Melhor desempenho foi observado para os campos semânticos animais, meios de transporte e móveis e utensílios. Os processos de substituição mais realizados foram: substituição por co-hipônimo, por valorização do estímulo visual, por vocábulos que designam seus atributos semânticos, por hiperônimos e parassinônimos. Foram observadas diferentes designações para os vocábulos balança, escorregador, privada e casinha. CONCLUSÃO: Os escolares de Maceió que compuseram a amostra apresentaram desempenho lexical semelhante, independente do gênero e da faixa etária, mas houve diferença para a variável escola.

Vocabulário; Testes de linguagem; Criança; Linguagem; Desenvolvimento da linguagem


PURPOSE: To characterize the expressive vocabulary and analyze the variables in a regional sample of students of first grade of elementary school in Maceió. METHODS: The sample was composed by 72 children from three Maceió public schools. To select the sample, the children underwent speech evaluation through the ABFW Test - Phonology; and expressive vocabulary through the ABFW - Vocabulary Test. Following, statistical analysis was conducted using Kruskal-Wallis, Mann-Whitney and Wilcoxon tests. Statistical significance was considered as p value smaller than 0.05. RESULTS: There was no difference between gender and among age ranges in lexical performance. Differences among schools were observed. When compared to data from the ABFW, the children from Maceió underachieved the expected scores in the semantic fields sites, clothing, food, and shapes and colors. The best performance was observed for the fields animal, vehicles, furniture and utensils. The most recurrent substitution processes were the co-hyponym, valorization of the visual stimulus, words that designate their semantic attributes, hypernym, parasynonym or equivalents. CONCLUSION: The children of Maceió present a similar lexical development, independent of gender or age group, with a difference only among the schools tested.

Vocabulary; Language tests; Child; Language; Language development


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Ago 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    10 Set 2012
  • Aceito
    26 Jun 2013
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