Acessibilidade / Reportar erro

Aplicação da função Cobb-Douglas para análise da produtividade no setor aéreo: o caso da Gol

Cobb-Douglas function application for productivity analysis in the airline industry: the case of Gol Airlines

Resumos

Este artigo tem como objetivo analisar a aplicação da função Cobb-Douglas como ferramenta para análise da produtividade no setor aéreo. Uma série de dados da empresa Gol Linhas Aéreas foi selecionada para estimar uma função de produção utilizando variáveis que representassem o capital e o trabalho como insumos principais. A série de dados foi analisada em três partes: a primeira, do primeiro trimestre de 2003 até a aquisição da Varig, no segundo trimestre de 2007; a segunda, que considera o período após aquisição da Varig; e a última, considerando o período completo, de 2003 até 2009. Os resultados mostram que com a compra da Varig há redução da produtividade da empresa observada pela redução da participação do fator trabalho nos resultados medidos em passageiro-quilômetro transportado. Esse efeito se deve ao aumento do número de trabalhadores na nova empresa, sem que houvesse consequente aumento da produção. Os resultados são consistentes com a teoria econômica, embora o período de análise deva ser considerado como curto prazo.

produtividade; função Cobb-Douglas; transporte aéreo


This article aims to analyze the application of the Cobb-Douglas function as a tool for productivity analysis in the airline industry. A series of data from Gol Airlines was selected to estimate a production function using variables that represent capital and labor inputs. The data set was analyzed in three parts: first, from the first quarter of 2003 through the acquisition of Varig, in the second quarter of 2007; the second period after considering the acquisition of Varig, and the last one, considering the whole period from 2003 to 2009. The results show that the acquisition of Varig reduced the productivity observed by the reduction of the participation of labor in the results measured in revenue passenger kilometers. This effect is due to the increase in the number of workers in the new company, with no resulting increase in production. The results are consistent with the economic theory, although the period of analysis must be considered as a short term.

productivity; Cobb-Douglas function; air transportation


  • Amorim, H. C. (2007) A Gol ainda é uma empresa low-fare? Journal of Transport Literature, vol. 1, n. 1, pp. 23-45.
  • Barros Jr, J. R. (2007) Custos no transporte aéreo: determinantes e modelos. Journal of Transport Literature, vol. 1, n. 2, pp. 70-109.
  • Barrow, M. (2008) Estatística para economia, contabilidade e administração. Ed. Atica, 1ª Edição.
  • Bettini, H. F. A. J. e Oliveira, A. V. M. (2011) Transporte aéreo regional: entre economias de densidade e custos de transação. Journal of Transport Literature, vol. 5, n. 4, pp. 171-187.
  • Cobb, Charles W. e Douglas, Paul H. (1928) A Theory of Production. American Economic Association, pp. 139-165.
  • Fernandes, E. e Pires, H. M. (2011) Desempenho de empresas aéreas: uma análise mundial. Journal of Transport Literature, vol. 5, n. 3, pp. 123-140.
  • Fortes, J. L. (2011) Ainda há diferença no serviço de bordo entre empresas aéreas brasileiras? Journal of Transport Literature, vol. 5, n. 4, pp. 103-118.
  • Fraga, R. (2010) Estudo de Caso: Histórico e Análise Evolutiva da Trip Linhas Aéreas. Journal of Transport Literature, vol. 2, n. 2, pp. 66-93.
  • Fregnani, J. A., Ferreira, N. S. e Griebeler, M. C. (2009) Análise de Custos Logísticos do Transporte Aéreo Regional. Journal of Transport Literature, vol. 3, n. 2, pp. 7-24.
  • Gol Linhas Aéreas Inteligentes (2010) Relatórios Trimestrais. Disponível em www.voegol.com.br Acesso em 06 de junho de 2010.
  • Guterres, M. X. e Correia, A. (2007) Estimação de uma Função de Produção para a Indústria do Transporte Aéreo Nacional XXVII ENEGEP.
  • Martins, F. G. D., DaSilva, F. G. F., Rocha, C. H., Queiroz, M. e Araújo, C. E. F. (2012) Análise de eficiência estimando fronteiras paramétricas Cobb-Douglas e translog: o caso de empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus no brasil. Journal of Transport Literature, vol. 6, n. 3.
  • Melo Filho, C. R. (2011) O custo do seguro aeronáutico e seus determinantes. Journal of Transport Literature, vol. 5, n. 1, pp. 83-96.
  • Porto, P. P. e Lopes, D. R. (1995) Empresas Nacionais de Transporte Aéreo Regular: Uma Função de Produção Possível. Revista ITA-Engenharia Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
  • Santos, F. A. B. (2011) O arrendamento de aeronaves no mercado brasileiro de transporte aéreo regular. Journal of Transport Literature, vol. 5, n. 3, pp. 210-228.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2012

Histórico

  • Recebido
    05 Set 2011
  • Aceito
    30 Jan 2012
  • Revisado
    26 Jan 2012
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com