Acessibilidade / Reportar erro

Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória

Mathematics in-service teachers' formation aiming the development for citizenship behavior: an extract of the trajectory

Resumos

Apresenta ações de formação continuada para professores de Matemática do Observatório da Educação/2010 do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil, realizadas em escolas públicas de ensino fundamental dos municípios de Sapucaia do Sul e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Apresenta três trajetórias dessas ações com as temáticas: Matemática e o tema transversal Meio Ambiente; Formação continuada e resolução de problemas matemáticos; e Educação Inclusiva. As trajetórias apresentadas levam a perceber que os professores precisam aprender a aprender para aprender a ensinar. Acredita-se que a qualificação da prática docente favorece que a escola se torne um espaço de promoção da igualdade de condições entre os seres humanos.

educação matemática; formação continuada; ensino fundamental


This paper presents partial results of in-service formation acts for Mathematics teachers, through Education Observatory/2010, the Graduate Program in Mathematics and Science Teaching from Universidade Luterana do Brasil, accomplished in Public Elementary Schools from Sapucaia do Sul and São Leopoldo/RS. Will be presented three trajectories with following themes: Mathematics and Environment; In-service formation and mathematics Problems Solving; and Inclusive Education. The trajectories presented lead to realize that teachers need to learn to learn to learn to teach. It is believed that the qualification of teaching practice favors that school becomes a place of equality of humans' conditions.

mathematics education; continuing education; elementary school


  • ALAVA, Séraphin (Org.). Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • BEYER, H. O. Inclusão e avaliação de alunos com necessidades especiais Porto Alegre: Mediação, 2005.
  • BOAVIDA, A M.; PONTE, J. P. Investigação colaborativa: potencialidades e problemas. In: GTI (Org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional Lisboa: APM, 2002. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/02-Boavida-Ponte(GTI).pdf>
  • BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara de Educação Básica CEB). Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009.
  • BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil Brasília, DF: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
  • BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, DF: 1996.
  • BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais Brasília, 1997.
  • BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1999.
  • BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais (1º e 2º ciclos). 2. ed. Rio de Janeiro: MEC/SEF, DP&A, 2000. v. 4.
  • BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
  • COSTA, D. R. Métodos estatísticos em testes adaptativos informatizados 2009. Dissertação (Mestrado em Estatística) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.
  • CURI, Edda. A formação matemática dos professores das séries iniciais. Anais [do] II FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA, 2., 2008, Barreiras, BA. Anais [do] II.. Barreiras, BA: Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Bahia, 2008.
  • DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa Campinas: Autores Associados, 2000.
  • GROENWALD, C. L. O.; RUIZ, L. M. Formação de professores de Matemática: uma proposta de ensino com novas tecnologias. Acta Scientiae, Canoas, v. 8, n. 2, jul./dez. 2006.
  • GROENWALD, C. L. O.; KAIBER, C.; MORA, C. D. Perspectivas em educação matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 6, n. 1, p. 37-55, jan./jun. 2004.
  • HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho Porto Alegre: Artmed, 1998.
  • IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores Porto Alegre: Artmed, 2010.
  • IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo, Cortez, 2009.
  • JUSTO, Jutta C. R. Resolução de problemas matemáticos aditivos: possibilidades da ação docente. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2009.
  • KILPATRICK, J.; SWAFFORD, J. Helping children learn Mathematics 7. ed. Washington, DC, USA: National Academy Press, 2005. (National Research Council. Mathematics Learning Study Committee).
  • LOPES, Celi Aparecida (Org.). Matemática em projetos: uma possibilidade. Campinas, SP: Gráfica FE/Unicamp, Cempem, 2003.
  • MARCELO, Carlos. Cómo conocen los profesores la materia que enseñan: algunas contribuciones de la investigación sobre el conocimiento didáctico del contenido. (1993). Disponível em: http://ocw.pucv.cl/cursos-1/epe1137/materiales-de-clases-1/unidad-2/construccion-conocimiento-profesional>. Acesso em: 24 out. 2009.
  • MARZANO, R. J.; PICKERING, D. J.; POLLOCK, J. E. O ensino que funciona Porto Alegre: Artmed, 2008.
  • MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Heinle, 2007.
  • MORENO, L. R. et al. Hacia un sistema inteligente basado en mapas conceptuales evolucionados para la automatización de un aprendizaje significativo: aplicación a la enseñanza universitaria de la jerarquía de memoria. In: JORNADAS DE ENSEÑANZA UNIVERSITARIA DE LA INFORMÁTICA, 13., 2007, Teruel. Actas.., Teruel, España: Universitad de Zaragoza, 2007. p. 269-276. Disponível em: <http://bioinfo.uib.es/~joemiro/aenui/procJenui/Jen2007/Jen2007.pdf>
  • NADOLNY, L. F; GARANHANI, M. C. Estratégias de formação continuada para professores de educação infantil. In: ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. (Org.). Ser professor: formação e os desafios na docência. Curitiba: Champagnat, 2011.
  • NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 83, n. 203/204/205, p. 72-84, jan./dez. 2002.
  • NOVAK, J.; GOWIN, D. Aprendiendo a aprender Barcelona: Martínez Roca, 1988.
  • NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática Porto Alegre: Artmed, 1997.
  • NUNES, T.; BRYANT, P. Paper 4: Understanding relations and their graphical representation London: Nuffield Foundation, 2009. Disponível em: <http://www.nuffieldfoundation.org/sites/default/files/P4.pdf>
  • POLYA, George. A arte de resolver problemas 1ª reimpressão. Rio de Janeiro: Interciências, 1986.
  • POLYA, George. Sobre a resolução de problemas de matemática na high school. In: KRULIK, S.; REYS, R. E. A resolução de problemas na matemática escolar São Paulo: Atual, 1997.
  • SANDS, William A.; WATERS, Brian K. Introduction to ASVAB and CAT. In: SANDS, William A.; WATERS, Brian K.; MCBRIDE, James R. (Ed.). Computerized adaptive testing: from inquiry to operation. Washington, DC, US: American Psychological Association, 1997.
  • SANTAROSA, L. C. et al. Tecnologias digitais acessíveis Porto Alegre: JSM Comunicação, 2010.
  • SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987. Disponível em: <http://ci.unlv.edu/files/Week3_Shulman_Knowledge_Teaching.pdf>
  • UNESCO. Declaração de Salamanca e linhas de ação sobre necessidades educativas especiais Brasília: Corde, 1994.
  • VERGNAUD, Gérard. La théorie des champs conceptuels. Recherches em Didactiques des Mathématiques, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990.
  • VYGOTSKY, L.S. Fundamentos de defectología Madrid: Visor, 1997. (Obras escogidas, V).
  • WAINER, H. Computerized adaptive testing: a primer. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    22 Ago 2012
  • Aceito
    11 Abr 2013
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br