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Hipótese do efeito de terceira pessoa: as estimativas de fumantes e não-fumantes sobre os efeitos dos anúncios anti-tabagismo

Third-person effect: the estimated effects of smokers and non-smoker attitudes towards the anti-tobacco advertising

Resumos

A hipótese do efeito de terceira pessoa consiste na idéia de que as pessoas, quando submetidas a mensagens persuasivas e conteúdos mediáticos avaliados como negativos, nocivos ou socialmente indesejáveis, subestimam os efeitos sobre si e superestimam os efeitos sobre as outras pessoas. Por outro lado, frente a mensagens avaliadas como positivas, benéficas e/ou socialmente desejáveis, os indivíduos tendem a estimar um grande efeito sobre si e um efeito menor sobre os outros, caracterizando o efeito inverso de terceira pessoa ou o efeito de primeira pessoa. A partir dessas duas noções pilares e das discussões sobre os fatores e variáveis que incidem sobre o fenômeno do efeito de terceira pessoa, procura-se verificar neste trabalho como são estimados os efeitos dos anúncios anti-tabagismo do Ministério da Saúde, contidos nos versos dos maços de cigarro, por fumantes e não-fumantes. A amostra consistiu de 102 indivíduos residentes da cidade de Salvador. A questão central é verificar como os fumantes avaliam os efeitos sobre si, sobre os outros fumantes e sobre os não-fumantes, assim como os não-fumantes estimam os efeitos sobre si, sobre as outras pessoas não fumantes e sobre os fumantes.

Teorias da comunicação; Efeito de terceira pessoa; Tabagismo; Media Effects; Opinião Pública


The third-person effect hypothesis predicts that people when exposed to persuasive messages and media contents understood as negative, harmful or socially undesirable, tend to underestimate the effects of its contents on themselves and overestimate the effects on others. On the other hand, people tend to overestimate the effects of messages and contents considered positive, beneficial and socially desirable on themselves and underestimate the impact of its contents on others. The latter is referred to as the reverse third person effect or the first person effect. Based on the assumptions above, this paper initially discusses the facts and variables that moderate the third person effect. Secondly, empirical research verifies the estimated effects produced by smokers and nonsmokers in Salvador towards the anti-tobacco advertising from the Brazilian Federal Health State Department. The sample consisted of 102 smokers and non-smokers from Salvador who estimated the effects on themselves, on smokers and on non-smokers of the antitobacco advertising mentioned above.

Communication theories; Third-person effect; Tobacco; Public opinion; Media effects


ARTIGOS

Hipótese do efeito de terceira pessoa: as estimativas de fumantes e não-fumantes sobre os efeitos dos anúncios anti-tabagismo1 1 Uma versão deste artigo foi apresentado como trabalho de conclusão de curso da disciplina obrigatória COM 536 – Contemporaneidade, Comunicação e Cultura, ministrada pelo professor Wilson Gomes no primeiro semestre de 2008, na Faculdade de Comunicação da UFBA. Agradecimentos especiais a Elizabeth Gomes Souza pela ajuda através de discussões, interpretações e organizações para o desenvolvimento estatístico requisitado na pesquisa apresentada neste artigo.

Third-person effect: the estimated effects of smokers and non-smoker attitudes towards the anti-tobacco advertising

Camilo Aggio

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia – FACOM/UFBA. Bolsista CNPQ. Endereço: Rua Carmen Miranda, 326, Pituba.CEP: 41610-87. E-mail: camiloaggio@gmail.com

RESUMO

A hipótese do efeito de terceira pessoa consiste na idéia de que as pessoas, quando submetidas a mensagens persuasivas e conteúdos mediáticos avaliados como negativos, nocivos ou socialmente indesejáveis, subestimam os efeitos sobre si e superestimam os efeitos sobre as outras pessoas. Por outro lado, frente a mensagens avaliadas como positivas, benéficas e/ou socialmente desejáveis, os indivíduos tendem a estimar um grande efeito sobre si e um efeito menor sobre os outros, caracterizando o efeito inverso de terceira pessoa ou o efeito de primeira pessoa. A partir dessas duas noções pilares e das discussões sobre os fatores e variáveis que incidem sobre o fenômeno do efeito de terceira pessoa, procura-se verificar neste trabalho como são estimados os efeitos dos anúncios anti-tabagismo do Ministério da Saúde, contidos nos versos dos maços de cigarro, por fumantes e não-fumantes. A amostra consistiu de 102 indivíduos residentes da cidade de Salvador. A questão central é verificar como os fumantes avaliam os efeitos sobre si, sobre os outros fumantes e sobre os não-fumantes, assim como os não-fumantes estimam os efeitos sobre si, sobre as outras pessoas não fumantes e sobre os fumantes.

Palavras-chave: Teorias da comunicação. Efeito de terceira pessoa. Tabagismo. Media Effects. Opinião Pública.

ABSTRACT

The third-person effect hypothesis predicts that people when exposed to persuasive messages and media contents understood as negative, harmful or socially undesirable, tend to underestimate the effects of its contents on themselves and overestimate the effects on others. On the other hand, people tend to overestimate the effects of messages and contents considered positive, beneficial and socially desirable on themselves and underestimate the impact of its contents on others. The latter is referred to as the reverse third person effect or the first person effect. Based on the assumptions above, this paper initially discusses the facts and variables that moderate the third person effect. Secondly, empirical research verifies the estimated effects produced by smokers and nonsmokers in Salvador towards the anti-tobacco advertising from the Brazilian Federal Health State Department. The sample consisted of 102 smokers and non-smokers from Salvador who estimated the effects on themselves, on smokers and on non-smokers of the antitobacco advertising mentioned above.

Keywords: Communication theories. Third-person effect. Tobacco. Public opinion. Media effects.

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Referências

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Artigo recebido em 19/03/2009. Artigo aprovado, na sua versão final, em 10/04/2010.

  • ANDSAGER, J.L.; WHITE, H. Aleen self versus others: media messages and the thirdperson effect. Murray State University. Lea's Communication Series 2007.
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  • 1
    Uma versão deste artigo foi apresentado como trabalho de conclusão de curso da disciplina obrigatória COM 536 – Contemporaneidade, Comunicação e Cultura, ministrada pelo professor Wilson Gomes no primeiro semestre de 2008, na Faculdade de Comunicação da UFBA. Agradecimentos especiais a Elizabeth Gomes Souza pela ajuda através de discussões, interpretações e organizações para o desenvolvimento estatístico requisitado na pesquisa apresentada neste artigo.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Set 2014
    • Data do Fascículo
      Set 2010

    Histórico

    • Aceito
      10 Abr 2010
    • Recebido
      19 Mar 2009
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