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Teatro corporativo e estratégias espetaculares: em busca de uma abordagem dramatúrgica

Resumos

Além de elevar a importância das organizações e da academia da administração, a globalização tornou evidente o teatro corporativo e as estratégias espetaculares. O quadro resultante é contraditório e ajuda a explicar as críticas mais recentes sobre a relevância do conhecimento acadêmico em estratégia. Por um lado, grandes corporações exigem que gerentes/administradores desempenhem funções estratégicas por meio do uso de conhecimento acadêmico que reproduz o discurso da administração científica; por outro, grandes corporações mobilizam estratégias espetaculares e exigem que seus gerentes/administradores desempenhem papéis que desafiam a hegemonia da administração científica. Por meio do conceito de representação social mostramos, aqui, como e porque a administração científica tornou-se hegemônica, e como e porque a dramaturgia pode contribuir para desafiá-la, ao invés de criar contradições para gerentes/administradores. Analisamos três tradições teatrais importantes no mundo das máscaras - o Topeng Pajegan balinês, a Commedia dell´Arte italiana e a arte circense dos palhaços - para mostrar como esse quadro de contradições pode ser atenuado.


Besides increasing the relative importance of organizations and the business academy the globalization also brought to the forefront the corporate theatre and the spectacular strategies. The resulting picture is contradictory and it helps explain the more recent critique on the relevance of academic knowledge in strategic management. On the one hand, large corporations demand that managers/administrators undertake strategic functions through the use of academic knowledge. On the other hand, large corporations mobilize spectacular strategies and demand that managers/administrators play roles that challenge the hegemony of scientific management. Drawing upon the concept of social representation this article shows how and why scientific management became hegemonic and how and why dramaturgy can challenge it rather than creating a contradictory scenario for managers/administrators. We analyse three important theatrical traditions related to the world of masks - Topeng Pajegan, Commedia dell’Arte, and the art of clowns - to show how the relevance crisis in strategic management can be hampered.


ARTIGO

Teatro corporativo e estratégias espetaculares: em busca de uma abordagem dramatúrgica

Alexandre FariaI, José Luís F.S. de CarvalhoII

IProf. EBAPE/FGV

IIProf. FACC/UFRJ

RESUMO

Além de elevar a importância das organizações e da academia da administração, a globalização tornou evidente o teatro corporativo e as estratégias espetaculares. O quadro resultante é contraditório e ajuda a explicar as críticas mais recentes sobre a relevância do conhecimento acadêmico em estratégia. Por um lado, grandes corporações exigem que gerentes/administradores desempenhem funções estratégicas por meio do uso de conhecimento acadêmico que reproduz o discurso da administração científica; por outro, grandes corporações mobilizam estratégias espetaculares e exigem que seus gerentes/administradores desempenhem papéis que desafiam a hegemonia da administração científica. Por meio do conceito de representação social mostramos, aqui, como e porque a administração científica tornou-se hegemônica, e como e porque a dramaturgia pode contribuir para desafiá-la, ao invés de criar contradições para gerentes/administradores. Analisamos três tradições teatrais importantes no mundo das máscaras – o Topeng Pajegan balinês, a Commedia dell´Arte italiana e a arte circense dos palhaços – para mostrar como esse quadro de contradições pode ser atenuado.

ABSTRACT

Besides increasing the relative importance of organizations and the business academy the globalization also brought to the forefront the corporate theatre and the spectacular strategies. The resulting picture is contradictory and it helps explain the more recent critique on the relevance of academic knowledge in strategic management. On the one hand, large corporations demand that managers/administrators undertake strategic functions through the use of academic knowledge. On the other hand, large corporations mobilize spectacular strategies and demand that managers/administrators play roles that challenge the hegemony of scientific management. Drawing upon the concept of social representation this article shows how and why scientific management became hegemonic and how and why dramaturgy can challenge it rather than creating a contradictory scenario for managers/administrators. We analyse three important theatrical traditions related to the world of masks – Topeng Pajegan, Commedia dell’Arte, and the art of clowns – to show how the relevance crisis in strategic management can be hampered.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2006
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