Acessibilidade / Reportar erro

Olga: a semeadora de grãos e de responsabilidade social na história do grupo Nova América

Resumos

O presente estudo se propôs a investigar as motivações que levaram os proprietários de uma empresa familiar, o Grupo Nova América, a atuar de forma socialmente responsável. A empresa dedica-se há quase 150 anos à agricultura, à pecuária e à agroindústria, tendo, hoje, na produção de açúcar e álcool sua principal atividade. Elegeu-se como método de pesquisa a historiografia, mais precisamente, a história de empresas, tendo como linha de análise a questão da responsabilidade social. Imbricada com a história da empresa está a história de vida de Olga, que fornece o título a este artigo. Os dados foram coletados por meio de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Neste, entrevistas provocaram narrativas. A história do Grupo Nova América revela: (a) uma organização reconhecida por seu comportamento socialmente responsável, o qual remonta aos primórdios do Grupo, sendo o resultado dos valores e crenças de Olga Ottoni de Rezende Barbosa, mãe e avó dos atuais dirigentes; (b) uma mulher e administradora à frente do seu tempo, cujos valores e crenças eram impregnados por componentes éticos; (c) valores e crenças de dirigentes como fontes de aprendizagem para a organização; (d) ser possível a busca da competitividade e do lucro, com responsabilidade social.


This paper analyses the reasons of the owners of a family firm, the Nova America Group, for acting in a social responsible way. Agriculture and cattle breeding have been the business of Nova America Group for 150 years. Nowadays, the production of sugar and alcohol is its main activity. We chose historiography as research method. In this context, we chose organizations stories, in particular. Social responsibility was the analysis line. The story of Nova America Group is connected with the life story of Olga, which gives the title to this paper. The data collection was supported by literature review, documental research and field research. In the field, interviews stimulated people to tell stories. The story of Nova America Group shows: (a) an organization that is known for it social responsible behaviour, which remounts to the origins of the Group, being the result of the values and faiths of Olga Ottoni de Rezende Barbosa, mother and grandmother of the current managers; (b) a woman and a manager a head of her time, whose values and faiths were impregnated by ethical components; (c) values and faiths of the managers as learning sources for the organization; (d) to be possible the search of competitiveness and profit, with social responsibility.


ARTIGOS / ARTICLES

Olga: a semeadora de grãos e de responsabilidade social na história do grupo Nova América

Sylvia Constant VergaraI; Darci Basta dos Santos SilvaII; Ana Paula Cortat Zambrotti GomesIII

IProfª EBAPE/FGV

IIMestre em Gestão Empresarial EBAPE/FGV

IIIMestre em Administração Pública EBAPE/FGV

RESUMO

O presente estudo se propôs a investigar as motivações que levaram os proprietários de uma empresa familiar, o Grupo Nova América, a atuar de forma socialmente responsável. A empresa dedica-se há quase 150 anos à agricultura, à pecuária e à agroindústria, tendo, hoje, na produção de açúcar e álcool sua principal atividade. Elegeu-se como método de pesquisa a historiografia, mais precisamente, a história de empresas, tendo como linha de análise a questão da responsabilidade social. Imbricada com a história da empresa está a história de vida de Olga, que fornece o título a este artigo. Os dados foram coletados por meio de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Neste, entrevistas provocaram narrativas. A história do Grupo Nova América revela: (a) uma organização reconhecida por seu comportamento socialmente responsável, o qual remonta aos primórdios do Grupo, sendo o resultado dos valores e crenças de Olga Ottoni de Rezende Barbosa, mãe e avó dos atuais dirigentes; (b) uma mulher e administradora à frente do seu tempo, cujos valores e crenças eram impregnados por componentes éticos; (c) valores e crenças de dirigentes como fontes de aprendizagem para a organização; (d) ser possível a busca da competitividade e do lucro, com responsabilidade social.

ABSTRACT

This paper analyses the reasons of the owners of a family firm, the Nova America Group, for acting in a social responsible way. Agriculture and cattle breeding have been the business of Nova America Group for 150 years. Nowadays, the production of sugar and alcohol is its main activity. We chose historiography as research method. In this context, we chose organizations stories, in particular. Social responsibility was the analysis line. The story of Nova America Group is connected with the life story of Olga, which gives the title to this paper. The data collection was supported by literature review, documental research and field research. In the field, interviews stimulated people to tell stories. The story of Nova America Group shows: (a) an organization that is known for it social responsible behaviour, which remounts to the origins of the Group, being the result of the values and faiths of Olga Ottoni de Rezende Barbosa, mother and grandmother of the current managers; (b) a woman and a manager a head of her time, whose values and faiths were impregnated by ethical components; (c) values and faiths of the managers as learning sources for the organization; (d) to be possible the search of competitiveness and profit, with social responsibility.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

  • A VOZ DA TERRA, 7 mar. 1979.
  • AQUINO, C. (Org.) História empresarial vivida. São Paulo: Gazeta Mercantil, 1986. v.2.
  • ASHLEY, P. A. (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002.
  • BARBOSA, R.; BARBOSA P. F. Nossa mãe Olga São Paulo: Villipress, 2000.
  • COUTINHO, Renata B. G.; MACEDO-SOARES, Diana L. Gestão Estratégica com responsabilidade social: arcabouço analítico para auxiliar sua implementação em empresas no Brasil. Revista de Administração Contemporânea, v. 6, n.3, p. 75-96, set./dez. 2002.
  • CUNLIFFE, Ann L; LUHMAN, John T.; BOJE, David M. Narrative temporality: implications for organizational research. Organization Studies, v. 25, n.2, p. 261- 286. London: Sage, 2004.
  • CURADO, Isabela. Pesquisa historiográfica em administração: uma proposta metodológica. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais..Campinas: ANPAD, 2001.
  • EXAME. As 100 melhores empresas para você trabalhar São Paulo: Abril, 2000.
  • FARIA, José Henrique de. Ética, moral e democracia: paradoxos da práxis organizacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 1.,  2000, Curitiba. Anais.. Curitiba: ANPAD, 2000.
  • FREYRE, G. Casa grande e senzala. 25. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987.
  • FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil São Paulo: Nacional, 1971.
  • GAZETA DE ASSIS, Assis, 31 jul. 1981.
  • GRAJEW, O. O futuro está em nossas mãos. Revista Veja, n.51, p.30, dez. 2001.
  • HADDOCK LOBO, R. História econômica e administrativa do Brasil 14.ed. São Paulo: Atlas, 1968.
  • LAWLESS, F. M. A responsabilidade social das empresas multinacionais no terceiro mundo 1993. 242f. Tese (Doutorado em Teologia) - Departamento de Teologia, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro.
  • LEMAÎTRE, Nadine. La culture d'entreprise: facteur de performance. In: CHANLAT, Jean-François; SÉGUIN, Francine (Org.). L'analyse des organizations: une anthologie sociologique. Québec: Gaëtan Morin, 1987.
  • LOGSDON, J. M.; YUTHAS, K. Desempenho social corporativo: orientação para depositários e desenvolvimento moral organizacional. In: Segunda Conferência Anual Internacional de Promoção da Ética nos Negócios, 1995, Niagara. Artigo... Niagara: Universidade Niagara e St. John. p. 1-12.
  • MACHADO, Adriana L. C. S.; LAGE, Allene C. Responsabilidade social: uma abordagem para o desenvolvimento social. O caso da CVRD. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 26., 2002, Salvador. Anais..Salvador: ANPAD, 2002.
  • MARTINS, Paulo Emilio. A reinvenção do sertão: a estratégia organizacional de Canudos. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 2001.
  • MELO NETO, F. P.; FROES, C. Responsabilidade social & cidadania empresarial - a administração do 3º setor. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
  • MENDONÇA, Luís Eduardo C. História de empresas brasileiras: tem espaço na academia? Questionamentos exploratórios e conclusões preliminares. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 24., 2000, Florianópolis. Anais..Florianópolis: ANPAD, 2000.
  • MOTTA, Marly Silva da. Histórias de vida e história institucional: a produção de uma fonte histórica. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 18., 1995, Recife. Anais..Recife: ANPUH, 1995.
  • NASH, L. Ética nos negócios: boas intenções à parte. São Paulo: Makron Books, 1993.
  • NOGUEIRA, Carlos E. de A.; CHAUVEL, Marie Agnes. Responsabilidade social: um estudo exploratório sobre o processo de decisão das instituições mantidas por empresas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 27., 2003, Atibaia. Anais..Atibaia: ANPAD, 2003.
  • OLIVEIRA, E. M. Usina Maracaí - mais de meio século de história. Assis: MCP Comunicações, 1998.
  • PINTO, Luiz Fernando da Silva. Gestão-cidadã: ações estratégicas para a participação social no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 2002.
  • PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil 17.ed. São Paulo: Brasiliense, 1974.
  • PRIGOGINE, Ilya. O reencantamento da natureza. In: WEBER, Renée. Diálogos com cientistas e sábios: a busca da unidade. São Paulo: Cultrix, 1986.
  • SIMS, D. Aprendizagem organizacional como o desenvolvimento de histórias: cânones, apócrifos e mitos piedosos. In: EASTERBY-SMITH, M.; BURGOYNE, J.; ARAÚJO, L (Coord.). Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem São Paulo: Atlas, 2001.
  • VERGARA, Sylvia Constant; BRANCO, Paulo Durval. Empresa humanizada: a organização necessária e possível. Revista de Administração de Empresas São Paulo: Fundação Getulio Vargas, v.41, n.2, p.20-30, abr./jun.2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br