Acessibilidade / Reportar erro

Aprendizagem nas organizações: paradigmas de análise, teoria e cultura organizacional

ARTIGOS/ARTICLES

Aprendizagem nas organizações: paradigmas de análise, teoria e cultura organizacional

Mozar José de BritoI; Valéria da Glória Pereira BritoII

IProfessor do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, Pesquisador na área de Organizações e Recursos Humanos, Doutorando em Administração pela FEA/USP

IIProfessora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, Mestre em Organizações e Recursos Humanos pelo CEPEAD/UFMG, Pesquisadora da CAPES e FAPEMIG

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARGYRIS, C. Good Communications that blocks learning. Harvard Businness Review. 1994. July-August, p.77-85

ARROW, K. The implications of learning by doing. Review of Ecomomics Studies. N. 29 1962. p.166-170

BALASUBRAMANIAN, V. Organizational Learning and Inforamtion Systems, graduate School of management. Rutgers University. Newark, 1996. Trabalho disponibilizado na rede: www.bmgt.edu/business/academicdepts/is/leraning/orglml.html.

BERRY, D. F. Um senso de comunidade. Revista de Administração de Empresas. FGV, V.35, N.l. 1995. p.70-75

CASTORIANA, J. A. ; Ferreiro, E.; Lener, D. Oliveira, M. K. Piaget- Vygotsky: Novas constribuições para o debate. São Pulo, Editora Ática, 1995. 175p.

CHANDLER, A. Scale and escope: The dynamics of industrial capitalism. Cambridge, Mass, Harvard/Belknap. 1990

CORSINI, R. Concise encyclopedia of psycology. New York, Wiley . 1987

CROSSAN, M. M. ; Guatto, T. The evolution of organizational learning. Western Business School The University of Western Ontario, London, Canadá, 1995.

CROSSAN, M. M. ; Lane, H. W. ; White, R. E. Learning within organization. Western Business School The University of Western Ontario, London, Canadá, 1995.

DODGSON, M. Technology learning, technology strategy and competitivce pressures. Bristish Journal Of Management. V.2, N.3, 1991 .p-132-149 DOGDSON, M. Organizational Learning: A review of some literatures. Organizations Studies. V. 14, N. 3, 1993 p. 375-394.

DOSI, G. Sources, Procedures, and microeconomics effects of innovation. Journal of Economic Literature. N. 26. 1988. p. 1120-1171 FIOL, C. M. ; Lyles, M. A. Organizational Learning. Academy of management review. V.10, N. 4; 1985. p. 803-813.

FLEURY, A. ; Fleury, M. T. L. Aprendizagem e inovação organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. São Paulo, Atlas. 1995

FLEURY, M. T L. Aprendendo a mudar - aprendendo a aprender. Revista de Administração. USI^ V30, N.3, 1995. p.5-11

FLEURY, M. T. L. O ambiente para a aprendizagem organizacional. Traba­lho apresentado no Seminário Internacional Rhodia/Puc-SE Tema: Educação para o trabalho: Novas exigências de aprendizagem. São Paulo, de 7 a 9 agosto de 1996. (material impresso).

Fundação Getúlio Vargas. Dicionário de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, Editora FGV. 1987.

HUBER, G. P Organizational Learning: The contribuiting process and the literatures. Organization Science. V.2, N. 1. 1991. p. 88-115

ISAACS, W. N. Taking Flight: Dialogue, colletive thingking and learning organizational. Organization Science. V.22, N. 2, 1993. p. 52-62 Loveridge, R. and Pitt, M. The strategic management of technological innovation. Chichester, Wiley. 1990.

MARENGO, L. Knowledge, coordenation and learning in an adaptative model of the firm’. University of Sussex, 1992 (dissertation MS).

MEZIROW, J. Contemporary Paradigms of Learning. Adult Education Quarterly. V 46, N. 3. Spring, 1996. p. 158-173.

MORGAN, G. Imagens das Organizações. São Paulo, Atlas, 1995. p. 81-113

MOWERY, D. The emergence and growth of industrial research in American Manufacturing. Stanford University, 1981.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo, Editora Scipione, Série Pensamento e Ação no Magistério. 1995. 11 Ip.

PALANGANA, I. C. Desenvolvimento & Aprendizagem em Piaget e Vygotsky : A relevância do social. São Paulo, Editora Plexus. 1994. 159p.

PEDLER, M. ; Boydell, T ; Burgoyne, J. Towards the learning company. Management Education and Development. V.20, N.I. 1989. p.1-8

ROSEMBERG, N. Inside the black box: Technology and Economics. Cambridge, Cambridge University Press. 1962

SCHEIN, E. H. On dialogue, Culture and Organizational Learning. Organizational Dynamics. V.22, N. 2, 1993. p. 40-51

SCHEIN, E. Organizational culture and leardeship. San Franscisco, Jossey Bass, 1992.

  • ARGYRIS, C. Good Communications that blocks learning. Harvard Businness Review. 1994. July-August, p.77-85
  • ARROW, K. The implications of learning by doing. Review of Ecomomics Studies. N. 29 1962. p.166-170
  • BALASUBRAMANIAN, V. Organizational Learning and Inforamtion Systems, graduate School of management. Rutgers University. Newark, 1996. Trabalho disponibilizado na rede: www.bmgt.edu/business/academicdepts/is/leraning/orglml.html
  • BERRY, D. F. Um senso de comunidade. Revista de Administração de Empresas. FGV, V.35, N.l. 1995. p.70-75
  • CASTORIANA, J. A. ; Ferreiro, E.; Lener, D. Oliveira, M. K. Piaget- Vygotsky: Novas constribuições para o debate. São Pulo, Editora Ática, 1995. 175p.
  • CHANDLER, A. Scale and escope: The dynamics of industrial capitalism. Cambridge, Mass, Harvard/Belknap. 1990
  • CORSINI, R. Concise encyclopedia of psycology. New York, Wiley . 1987
  • CROSSAN, M. M. ; Guatto, T. The evolution of organizational learning. Western Business School The University of Western Ontario, London, Canadá, 1995.
  • CROSSAN, M. M. ; Lane, H. W. ; White, R. E. Learning within organization. Western Business School The University of Western Ontario, London, Canadá, 1995.
  • DODGSON, M. Technology learning, technology strategy and competitivce pressures. Bristish Journal Of Management V.2, N.3, 1991 .p-132-149 DOGDSON,
  • M. Organizational Learning: A review of some literatures. Organizations Studies. V. 14, N. 3, 1993 p. 375-394.
  • DOSI, G. Sources, Procedures, and microeconomics effects of innovation. Journal of Economic Literature. N. 26. 1988. p. 1120-1171 FIOL,
  • C. M. ; Lyles, M. A. Organizational Learning. Academy of management review. V.10, N. 4; 1985. p. 803-813.
  • FLEURY, A. ; Fleury, M. T. L. Aprendizagem e inovação organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. São Paulo, Atlas. 1995
  • FLEURY, M. T L. Aprendendo a mudar - aprendendo a aprender. Revista de Administração. USI^ V30, N.3, 1995. p.5-11
  • FLEURY, M. T. L. O ambiente para a aprendizagem organizacional. Trabalho apresentado no Seminário Internacional Rhodia/Puc-SE Tema: Educação para o trabalho: Novas exigências de aprendizagem. São Paulo, de 7 a 9 agosto de 1996. (material impresso).
  • Fundação Getúlio Vargas. Dicionário de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, Editora FGV. 1987.
  • HUBER, G. P Organizational Learning: The contribuiting process and the literatures. Organization Science. V.2, N. 1. 1991. p. 88-115
  • ISAACS, W. N. Taking Flight: Dialogue, colletive thingking and learning organizational. Organization Science. V.22, N. 2, 1993. p. 52-62 Loveridge,
  • R. and Pitt, M. The strategic management of technological innovation. Chichester, Wiley. 1990.
  • MEZIROW, J. Contemporary Paradigms of Learning. Adult Education Quarterly. V 46, N. 3. Spring, 1996. p. 158-173.
  • MORGAN, G. Imagens das Organizações. São Paulo, Atlas, 1995. p. 81-113
  • MOWERY, D. The emergence and growth of industrial research in American Manufacturing. Stanford University, 1981.
  • OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo, Editora Scipione, Série Pensamento e Ação no Magistério. 1995. 11 Ip.
  • PALANGANA, I. C. Desenvolvimento & Aprendizagem em Piaget e Vygotsky : A relevância do social. São Paulo, Editora Plexus. 1994. 159p.
  • PEDLER, M. ; Boydell, T ; Burgoyne, J. Towards the learning company. Management Education and Development. V.20, N.I. 1989. p.1-8
  • ROSEMBERG, N. Inside the black box: Technology and Economics. Cambridge, Cambridge University Press. 1962
  • SCHEIN, E. H. On dialogue, Culture and Organizational Learning. Organizational Dynamics. V.22, N. 2, 1993. p. 40-51
  • SCHEIN, E. Organizational culture and leardeship. San Franscisco, Jossey Bass, 1992.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Jun 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1997
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br