Acessibilidade / Reportar erro

A formação teórico-crítica do docente: a pesquisa-ação, uma experiência no México

Resumos

O propósito deste trabalho é abordar aspectos relacionados com a formação teórica e crítica do professor de línguas, vinculados com o exercício da reflexão do docente sobre seu desenvolvimento na aula, a procura de informação e o trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores. Para conseguir o nosso objetivo, delineamos, em primeiro lugar, o perfil do professor de línguas estrangeiras (PLE), a partir de representações existentes entre docentes de línguas estrangeiras de um curso de formação docente no Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras na Universidad Nacional Autónoma de México (CELE-UNAM). Para efeitos práticos, faremos referência, principalmente, ao docente da educação superior, mesmo que grande parte do aqui exposto atinge outros setores educativos. Em segundo lugar, abordamos a forma em que a noção de formação de professores foi construída no México, partindo das condições sociais em que arrancaram determinados programas de planejamento educacional, os quais procuravam favorecer a atualização acadêmica no país. Já na parte final do artigo, contextualizamos a nossa experiência como participantes no projeto Interação na sala de aula de Português como Língua Estrangeira, Pesquisa-Ação (PIA-PLE), levado a cabo na mesma universidade.


ABSTRACT The aim of this article is to explore issues related to the theoretical and critical formation of foreign language teachers, linked with the teacher's reflection about his work in class and the search of information, as well as the colaborative work among teachers and researchers. First, we delineate a profile of a foreign language teacher in the Centro de Enseñanza de Lenguas Extranjeras at the Universidad Nacional Autónoma de México (CELE-UNAM). Then, we study the way the notion of teacher's training was built in Mexico, in the social context where the educational programs in our country began, aiming at encouraging academic actualization. Finally, we talk briefly about our experience in the project "Interaction in the classroom of Portuguese as a Foreign Language, Action Research (PIA-PLE)", developed in the same University.


ARTIGOS

A formação teórico-crítica do docente: a pesquisa-ação, uma experiência no México1 1 Este artigo constitui o primeiro capítulo do livro La investigación-acción y la formación teórico-crítica del docente - atualmente no prelo -, cujo propósito é abordar e discutir, sob a orientação metodológica da pesquisa ação, a questão da formação de especialistas em lingüística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras: a formação do professor, do formador de professores e pesquisadores aplicados ao estudo do ensino de línguas.

María Noemí Alfaro Mejía; Marisela Colín Rodea ; Helena Maria da Silva Gomes Castro; Leonardo Herrera González

Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras, Universidad Nacional Autónoma de México - CELE - UNAM

RESUMO

O propósito deste trabalho é abordar aspectos relacionados com a formação teórica e crítica do professor de línguas, vinculados com o exercício da reflexão do docente sobre seu desenvolvimento na aula, a procura de informação e o trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores. Para conseguir o nosso objetivo, delineamos, em primeiro lugar, o perfil do professor de línguas estrangeiras (PLE), a partir de representações existentes entre docentes de línguas estrangeiras de um curso de formação docente no Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras na Universidad Nacional Autónoma de México (CELE-UNAM). Para efeitos práticos, faremos referência, principalmente, ao docente da educação superior, mesmo que grande parte do aqui exposto atinge outros setores educativos. Em segundo lugar, abordamos a forma em que a noção de formação de professores foi construída no México, partindo das condições sociais em que arrancaram determinados programas de planejamento educacional, os quais procuravam favorecer a atualização acadêmica no país. Já na parte final do artigo, contextualizamos a nossa experiência como participantes no projeto Interação na sala de aula de Português como Língua Estrangeira, Pesquisa-Ação (PIA-PLE), levado a cabo na mesma universidade.

ABSTRACT

The aim of this article is to explore issues related to the theoretical and critical formation of foreign language teachers, linked with the teacher's reflection about his work in class and the search of information, as well as the colaborative work among teachers and researchers. First, we delineate a profile of a foreign language teacher in the Centro de Enseñanza de Lenguas Extranjeras at the Universidad Nacional Autónoma de México (CELE-UNAM). Then, we study the way the notion of teacher's training was built in Mexico, in the social context where the educational programs in our country began, aiming at encouraging academic actualization. Finally, we talk briefly about our experience in the project "Interaction in the classroom of Portuguese as a Foreign Language, Action Research (PIA-PLE)", developed in the same University.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Referencias Bibliográficas

Almeida Filho, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, S. P.: Pontes, 1993.

Cuenca, M. J. Teories Gramaticals i ensenyament de llengues. Valencia: Tàndem Edicions, 1998.

Díaz Barriga, A. Investigación educativa y formación de profesores. Contradicciones de un articulación. Cuadernos del CESU, n. 20, Coordinación de Humanidades, Centro de Estudios sobre la Universidad, UNAM, México, 1990.

Germain, C. El enfoque comunicativo: qué y cómo enseñar. III Encuentro Nacional de Profesores de Lenguas, CELE-UNAM, México, 1984. Mímeo.

Moita Lopes, L. P. Oficina de Lingüística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, S.P.: Editora Mercado de Letras, 1996. (Col. Letramento, Educação e Sociedade)

Moita Lopes, L. P. A nova ordem mundial, os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de inglês no Brasil: a base intelectual para uma ação política. In: Bárbara, Leila; Ramos, Rosinda de Castro Guerra (Org.). Reflexos e ações no ensino-aprendizagem de Línguas. Campinas, S. P.: Editora Mercado de Letras, 2003. (Col. As faces da Lingüística Aplicada)

Richards; Nunan. Second Language Teacher Education. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

Schön, D. A. La formación de profesionales reflexivos: hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Temas de Educación Paidós, Ministerio de Educación y Ciencia, 1992.

Seedhouse, P. Linking pedagogical purposes to linguistic patterns of interaction: the analisis of communication in the language classroom. IRAL, XXXII, n. 4, p. 303-320, 1994.

Stern, H. H. Fundamental concepts of language teaching. London: Oxford University Press, 1983.

Vez, J. M. Fundamentos lingüísticos en la enseñanza de letras extranjeras. Barcelona: Editorial Ariel, 2000.

Williams, M. A developmental view of classroom observations. ELT Journal, v. 3, 2 abr. 1989.

  • Almeida Filho, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, S. P.: Pontes, 1993.
  • Cuenca, M. J. Teories Gramaticals i ensenyament de llengues. Valencia: Tàndem Edicions, 1998.
  • Díaz Barriga, A. Investigación educativa y formación de profesores. Contradicciones de un articulación. Cuadernos del CESU, n. 20, Coordinación de Humanidades, Centro de Estudios sobre la Universidad, UNAM, México, 1990.
  • Germain, C. El enfoque comunicativo: qué y cómo enseñar. III Encuentro Nacional de Profesores de Lenguas, CELE-UNAM, México, 1984. Mímeo.
  • Moita Lopes, L. P. Oficina de Lingüística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, S.P.: Editora Mercado de Letras, 1996. (Col. Letramento, Educação e Sociedade)
  • Moita Lopes, L. P. A nova ordem mundial, os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de inglês no Brasil: a base intelectual para uma ação política. In: Bárbara, Leila; Ramos, Rosinda de Castro Guerra (Org.). Reflexos e ações no ensino-aprendizagem de Línguas. Campinas, S. P.: Editora Mercado de Letras, 2003. (Col. As faces da Lingüística Aplicada)
  • Richards; Nunan. Second Language Teacher Education Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
  • Schön, D. A. La formación de profesionales reflexivos: hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Temas de Educación Paidós, Ministerio de Educación y Ciencia, 1992.
  • Seedhouse, P. Linking pedagogical purposes to linguistic patterns of interaction: the analisis of communication in the language classroom. IRAL, XXXII, n. 4, p. 303-320, 1994.
  • Stern, H. H. Fundamental concepts of language teaching. London: Oxford University Press, 1983.
  • Vez, J. M. Fundamentos lingüísticos en la enseñanza de letras extranjeras Barcelona: Editorial Ariel, 2000.
  • Williams, M. A developmental view of classroom observations. ELT Journal, v. 3, 2 abr. 1989.
  • 1
    Este artigo constitui o primeiro capítulo do livro
    La investigación-acción y la formación teórico-crítica del docente - atualmente no prelo -, cujo propósito é abordar e discutir, sob a orientação metodológica da pesquisa ação, a questão da formação de especialistas em lingüística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras: a formação do professor, do formador de professores e pesquisadores aplicados ao estudo do ensino de línguas.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Abr 2013
    • Data do Fascículo
      2007
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com