Acessibilidade / Reportar erro

Sigilo e confidencialidade na relação médico-paciente: conhecimento e opinião ética do estudante de medicina

Secrecy and cconfidentiality in the doctor-patient relationship: ethical knowledge and opinion of medical students

El secreto y la confidencialidad de la relación médico-paciente: el conocimiento y la opinión ética del estudiante de medicina

Resumos

Considerando-se que o segredo médico é característica moral obrigatória da medicina e pilar da relação médico-paciente, e o pensamento ético do médico o reflexo de sua formação acadêmica, viu-se a necessidade de pesquisar o conhecimento ético do estudante de medicina da Universidade do Estado do Pará. O estudo caracteriza-se pela aplicação de um questionário com situações onde os alunos deveriam julgar em quais o sigilo poderia ser quebrado. Foi ainda questionado se haviam lido o Código de Ética Médica ou o juramento de Hipócrates. Foram entrevistados 207 acadêmicos de medicina, do 1º ao 4º ano da Universidade do Estado do Pará. Foi observado que 25 estudantes apresentaram domínio sobre o sigilo médico, 135 possuíam conhecimento insatisfatório e 27 desconheciam o assunto. Assume importância fundamental a orientação ética dos alunos de medicina em busca da formação de egressos, capazes de cultuar, praticar e respeitar o sigilo do paciente.

Sigilo; Ética médica; Confidencialidade; Educação médica


Given that the medical secrecy is a moral characteristic of medicine and basis of the doctor-patient relationship, and the physician's ethical thought reflect their academic background, it was necessary to research the ethical knowledge of medical students at the University of Para State. The study is characterized by a questionnaire with situations where the student should judge situations in which confidentiality could be broken. It was also asked whether they had read the Code of Medical Ethics and the Hippocratic Oath. 207 medical students were interviewed, from 1st to 4th year of University of the State of Para. It was observed that 25 students showed high-knowledge about medical confidentiality, with 135 as regular-knowledge and 27 showed low-knowledge about the issue. The ethical orientation to medical students becomes extremely important seeking to have graduates capable of practicing and respecting the patient confidentiality.

Secrecy; Medical ethics; Confidentiality; Medical education


Considerando que el secreto médico es una característica moral obligatoria de la medicina y el pilar de la relación médico-paciente y el pensamiento ético del médico, el reflejo de su formación académica, se vio la necesidad de investigar el conocimiento ético de los estudiantes de medicina de la Universidad del Estado de Pará. El estudio se caracteriza por un cuestionario con situaciones en las que el alumno debe juzgar en cuales la confidencialidad puede ser rota. También se preguntó si estos hubieran leído el Código de Ética Médica y el juramento de Hipócrates. Fueron entrevistados 207 estudiantes de medicina, del 1er a 4º año de la Universidad del Estado de Pará, Brasil. Se observó que 25 estudiantes mostraron el dominio de la confidencialidad médica, 135 poseían pobre conocimiento y 27 mostraron desconocimiento del tema. Es de fundamental importancia la formación y la orientación ética de los estudiantes de medicina, para formar graduados capaces de rendir culto, practicar y respetar el sigilo del paciente.

Sigilo; Ética médica; Confidencialidad; Educación médica


  • 1
    Gracia D. La confidencialidad de los datos genéticos. Ética de los confines de la vida. Bogotá: El Buho; 1998. p. 137-50. (Ética y vida: estudios de bioética, v. 3)
  • 2
    Krogh E, Brito LMO, da Silva DSM, Ferreira ECMF, da Silva RA. Consulta ginecológica na adolescência: aspectos relacionados e motivações determinantes para sua realização. Rev Pesq Saúde. 2012;13(2):11-6.
  • 3
    Mendonça AC, Villar HCCE, Tsuji SR. O conhecimento dos estudantes da faculdade de medicina de Marília (Famema) sobre responsabilidade profissional e segredo médico. Rev Bras Educ Méd. 2009;33(2):221-9.
  • 4
    Beiner M, Lannotti GC. O paternalismo e o juramento hipocrático. Rev Bras Saúde Matern Infant. 2010;10(2 Suppl):s383-9.
  • 5
    Wanssa MCD. Autonomia versus beneficência. Rev. bioét. (Impr.). 2011;19(1):105-17.
  • 6
    Bitencourt AGV, Neves FBCS, Kuwano AY, Rebello GS, Fraga AN, Neves NMBC. Reflexões sobre os juramentos utilizados nas faculdades médicas do Brasil. Rev Bras Educ Méd. 2007;31(1):31-7.
  • 7
    Lemos K, Neves N, Athanazio R, Lordelo M, Bitencourt A, Neves FS et al Proposta de código de ética dos estudantes de medicina da Bahia. Gaz Méd Bahia. 2005;75(2):133-42.
  • 8
    Conselho Federal de Medicina. Código de Ética Médica: resolução CFM nº 1.246/1988. Brasília: CFM; 1998.
  • 9
    Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. [Internet]. (acesso 18 maio 2013). Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
  • 10
    Brasil. Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. [Internet]. (acesso 18 maio 2013). Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm
  • 11
    Brasil. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Código Civil. [Internet]. (acesso 18 maio 2013). Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm
  • 12
    Siqueira J, Sakai M, Eisele R. O ensino da ética no curso de medicina: a experiência da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bioética. 2002;10(1):85-95.
  • 13
    Teixeira RKC, Silva JAC. Autonomia e beneficência em um CEP universitário. Revista da AMRIGS. 2012;56(3):220-4.
  • 14
    Siegler M. Confidentiality in medicine: a decrepit concept. N Engl J Med. 1982;307(24):1.518-21.
  • 15
    Santos MFO, Santos TEO, Santos ALO. A confidencialidade médica na relação com o paciente adolescente: uma visão teórica. Rev. bioét. (Impr.). 2012;20(2):318-25.
  • 16
    Niveau G, Burkhardt S, Chiesa S. Medical confidentiality and the competent patient. J Med Ethics. 2013;39(11):686-9.
  • 17
    Macara AW. Confidentiality: a decrepit concept? Discussion paper. J R Soc Med. 1984;77(7):577-84.
  • 18
    Anesi GL. The "decrepit concept" of confidentiality, 30 years later. Virtual Mentor. 2012;14(9):708-11.
  • 19
    Ferreira RC, Silva RF, Zanolli MB, Varga CRR. Relações éticas na atenção básica em saúde: a vivência dos estudantes de medicina. Ciênc Saúde Coletiva. 2009;14 (1 Suppl):1.533-40.
  • 20
    Amorim KPC, Araujo EM. Formação ética e humana no curso de medicina da UFRN: uma análise crítica. Rev Bras Educ Méd. 2013;37(1):138-48.
  • 21
    Nunoz D, Munoz DR. O ensino da ética nas faculdades de medicina do Brasil. Rev Bras Educ Méd. 2003;27(2):114-24.
  • 22
    Hossne WS, Hossne RS. Opinião do estudante de medicina sobre algumas questões bioéticas. Bioética. 1998;6(2):127-33.
  • 23
    Fard NN, Asghari F, Mirzazadeh A. Ethical issues confronted by medical students during clinical rotations. Med Educ. 2010;44(7):723-30.
  • 24
    Weil PG. A nova ética. Rio de Janeiro: Record; 2002.
  • 25
    Lees AB, Godbold R. To tell or not to tell? Physiotherapy students' responses to breaking patient confidentiality. New Zealand Journal of Physiotherapy. 2012;40(2):59-63.
  • 26
    Sales-Peres SHC, Sales-Peres A, Fantini AM, Freitas FDR, Silva OP, Chaguri RH. Sigilo profissional e valores éticos. RFO. 2008;13(1):7-13.
  • 27
    Loch JA, Clotet J, Goldim JR. Privacidade e confidencialidade na assistência à saúde do adolescente: percepções e comportamentos de um grupo de 711 universitários. Rev Assoc Med Bras. 2007;53(3):240-6.
  • 28
    Beauchamp TL, Childress JF. Princípios de ética biomédica. São Paulo: Loyola; 2002.
  • 29
    Patenaude J, Niyonsenga T, Fafard D. Changes in students' moral development during medical school: a cohort study. CMAJ. 2003;168(7):840-4.
  • 30
    Lind G. Moral regression in medical students and their learning environment. Rev Bras Educ Méd. 2000;24(3):24-33.
  • 31
    Almeida AM, Bitencourt AGV, Neves NMBC, Neves FBCS, Lordelo MR, Lemos KM et al Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica. Rev Bras Educ Méd. 2008;32(4):437-44.
  • 32
    Neves NMBC, Siqueira JE. A bioética no atual Código de Ética. Rev. bioét. (Impr.). 2010;18(2):439-50.
  • 33
    Ract ALP, Maia JA. Reflexão sobre quatro versões do código de ética do estudante de medicina. Rev. bioét. (Impr.). 2012;20(3):502-6.
  • 34
    Almeida JLT, Schramm FR. Paradigm shift, metamorphosis of medical ethics, and the rise of bioethics. Cad. Saúde Pública. 1999;15 (1 Suppl.):15-25.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Maio 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2014

Histórico

  • Aceito
    21 Nov 2013
  • Recebido
    22 Jul 2013
  • Revisado
    18 Set 2013
Conselho Federal de Medicina SGAS 915, lote 72, CEP 70390-150, Tel.: (55 61) 3445-5932, Fax: (55 61) 3346-7384 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: bioetica@portalmedico.org.br