Acessibilidade / Reportar erro

Julgamento simulado como estratégia de ensino da ética médica

Mock trial as a strategy of the teaching of medical ethics

Juicio simulado como estrategia de enseñanza de la ética médica

Resumos

Este trabalho buscou identificar a percepção dos alunos sobre a importância do julgamento simulado como estratégia de ensino da ética médica em uma escola de medicina. Durante o julgamento simulado do segundo semestre de 2010 compareceram 211 alunos, que responderam um questionário contendo itens escalonados de Likert, no qual foram incluídas três questões específicas sobre a utilização da estratégia: contribuição para a aquisição de conhecimentos sobre ética médica, relevância para a formação profissional e se recomenda a continuidade da atividade na instituição. Os alunos que responderam "definitivamente sim" ou "provavelmente sim" para as três questões escalonadas alcançaram, respectivamente, um total de 96,2%, 93,9% e 92,5%. Este resultado permitiu concluir que, com base na percepção favorável dos estudantes pesquisados, é recomendável a continuidade do julgamento simulado como uma das estratégias de ensino da ética médica na instituição.

Ética médica; Bioética; Educação médica; Estudantes de medicina; Métodos de estudo de matéria médica


This study aimed to identify students' perceptions about the importance of the mock trial as a strategy for teaching medical ethics in a medical school. During the mock trial of the second term of 2010, students answered a questionnaire with Likert scaled items that in which were included three specific questions about the use of the strategy: contribution to learn about medical ethics, relevance to the training and if recommends the continuation of the activity at the Institution. Two hundred eleven students attended and all responded to the survey. Students who answered "definitely yes" or "probably yes" to three questions scaled reached, respectively, a total of 96.2%, 93.9% and 92.5%. This result led to conclude that, based on the favorable perception of the students surveyed; it is recommended the continuation of the mock trial as a strategy for the teaching of Medical Ethics at the Institution.

Medical ethics; Bioethics; Medical education; Medical Students; Medical subject study methods


Este estudio tuvo como objetivo identificar las percepciones de los estudiantes sobre la importancia del juicio simulado como una estrategia para la enseñanza de la ética médica en una escuela de medicina. Durante el juicio simulado de la segunda mitad de 2010 acudieron 211 estudiantes que respondieron a un cuestionario tipo Likert, con elementos escalonados, que incluyó tres preguntas específicas sobre el uso de la estrategia: contribución al aprendizaje de la ética médica, relevancia para la formación profesional y se recomienda la continuación de la actividad en la institución. Los estudiantes que respondieron "definitivamente sí" o "probablemente sí" a las tres cuestiones escalonadas alcanzaron, respectivamente, un total de 96,2%, 93,9% y 92,5%. Este resultado permitió concluir que, con base en la percepción favorable de los estudiantes encuestados, es recomendable la continuación del juicio simulado como una de las estrategias para la enseñanza de la ética médica en la institución.

Ética médica; Bioética; Educación médica; Estudiantes de medicina; Métodos de estudio de materia médica


  • 1
    Aristóteles. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret; 2009.
  • 2
    Anastasiou LGC, Alves LP. Estratégias de ensinagem. In: Anastasiou LGC, Alves LP, organizadores. Processo de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Ed. Univille; 2004. p. 67-100.
  • 3
    Neves NMBC. Ética para futuros médicos: é possível ensinar? Brasília: Conselho Federal de Medicina; 2006.
  • 4
    Batista NA, Silva SHA. O professor de medicina. São Paulo: Loyola; 2001.
  • 5
    Oliveira RA. O julgamento simulado do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo: processo de ensino da ética médica. Interface Comunic Saúde Educ. 1997;1(1):141-6.
  • 6
    Grisard N. Ética médica e bioética: a disciplina em falta na graduação médica. Bioética. 2002;10(2):97-114.
  • 7
    Conselho Federal de Medicina. Resolução nº 1.897, de 17 de abril de 2009. Aprova as normas processuais que regulamentam as sindicâncias, processos ético-profissionais e o rito dos julgamentos nos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. Diário Oficial da União. 6 maio 2009;seção 1:75-7.
  • 8
    Carneiro LA, Porto CC, Duarte SBR, Chaveiro N, Barbosa MA. O ensino da ética nos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Educ Méd. 2010;34(3):412-21.
  • 9
    Muñoz D, Muñoz DR. O ensino da ética nas faculdades de medicina do Brasil. Rev Bras Educ Méd. 2003;27(2):114-24.
  • 10
    Dantas F, Souza EGS. Ensino da deontologia, ética médica e bioética nas escolas médicas brasileiras: uma revisão sistemática. Rev Bras Educ Méd. 2008;32(4):507-17.
  • 11
    Conselho Federal de Medicina. Resolução nº 664, de 28 de fevereiro de 1975. Diário Oficial da União. 12 ago. 1975; parte 2, seção 1.
  • 12
    Almeida AM, Bitencourt AGV, Neves NMCB, Neves FBCS, Lordelo MR, Kleuber ML et al. Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica. Rev Bras Educ Méd. 2008;32(4):437-44.
  • 13
    Bitencourt AGV, Neves NMBC, Neves FBCS, Brasil ISPS, Santos LSC. Análise do erro médico em processos ético-profissionais: implicações na educação médica. Rev Bras Educ Méd. 2007;31(3):223-8.
  • 14
    Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 4, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União. 9 nov. 2001;seção 1:38.
  • 15
    Boyaciyan K, Camano L. O perfil dos médicos denunciados que exercem ginecologia e obstetrícia no Estado de São Paulo. Rev Bras Educ Méd. 2006;52(3):144-7.
  • 16
    Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Centro de Bioética. Novidades: julgamento simulado. [internet]. [acesso 22 abr. 2012]. Disponível: http://www.bioetica.org.br/?siteAcao=NovidadesIntegra&id=104
  • 17
    Gilbert WM, Fadjo DE, Bills DJ, Morrison HFK, Sherman MP. Teaching malpractice litigation in a mock trial setting: a center for perinatal medicine and law. Obstet Gynecol. 2003;101(3):589-93.
  • 18
    Moreno-Hunt C, Gilbert WM. Current status of obstetrics and gynecology resident medical-legal education: a survey of program directors. Obstet Gynecol. 2005;106(6):1.382-4.
  • 19
    Preston-Shoot M, McKimm J. Teaching, learning and assessment of law in medical education. Special Report 11. [internet]. Concentry: The Higher Education Academy, UK Centre for Legal Education (UKCLE), The Higher Education Academy Subject Centre for Medicine, Dentistry and Veterinary Medicine (Medev); 2010 [acesso jan. 2013]. Disponível: http://www.medev.ac.uk/ static/uploads/resources/UKCLE-versionA.pdf
  • 20
    Heiss DG, Basso M. The rationale, organization and impact of a mock trial on physical therapy students' attitudes toward and confidence in research. J Allied Health. 2003;32(3):202-10.
  • 21
    March AL, Ford CD, Adams MH, Cheshire M, Collins AS. The mock trial: a collaborative interdisciplinary approach to understanding legal and ethical issues. Nurse Educ. 2011;36(2):66-9.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Out 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    08 Maio 2012
  • Aceito
    26 Jan 2013
  • Revisado
    12 Nov 2012
Conselho Federal de Medicina SGAS 915, lote 72, CEP 70390-150, Tel.: (55 61) 3445-5932, Fax: (55 61) 3346-7384 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: bioetica@portalmedico.org.br