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Aerodinâmica de cabos de pontes estaiadas sob a ação simultânea de chuva e vento - parte I desprendimento de vórtices

Resumos

Simultâneas ocorrências de vibrações de cabos de pontes estaiadas sob ação combinada de chuva e de vento têm sido observadas ao redor do mundo nos últimos 20 anos. Este mecanismo tem causado grande preocupação aos engenheiros de pontes e pesquisadores por provocar grandes amplitudes de vibração. Estas vibrações, que são predominantemente transversais à direção do vento, foram observadas apenas sob condições de chuva leve e baixa velocidade do vento ocorrendo simultaneamente. Este trabalho apresenta os principais resultados de um programa experimental em túnel de vento, realizado com o intuito de investigar a influência dos filetes d’água formados na superfície dos cabos sobre o desprendimento de vórtices em três modelos seccionais. O modelo M1 foi posicionado horizontalmente com vento incidente normal ao eixo longitudinal, o modelo M2 foi posicionado horizontalmente com vento incidindo obliquamente ao eixo longitudinal e o modelo M3 representa um cabo inclinado típico de ponte estaiada. Para o M3 notou-se aumento da intensidade do desprendimento de vórtices para qualquer posição dos filetes. A maior intensidade ocorreu para os filetes superior e inferior localizados a 50° e 110°. Para escoamento turbulento, o desprendimento de vórtices é mais intenso nos modelos com filetes. Para Re < 1,2 x 105 o filete inferior não tem influência sobre o escoamento. Entretanto, para Re > 1,2 x 105 o filete inferior passa a afetar nitidamente o escoamento em torno do cilindro. Para o modelo inclinado o filete inferior apresentou influência no escoamento para todos os valores de Re.

pontes estaiadas; chuva; vento; filetes d’água


Simultaneous occurrence of cable vibrations under the combined action of wind and rain have been observed around the world in cable-stayed bridges in the last 20 years. This mechanism has caused great concern to bridge engineers and researchers due to the large vibration amplitudes. These vibrations, which are predominantly cross-wind, were observed only under conditions of light rain and low wind speed occurring simultaneously. This paper presents the main results of an experimental wind tunnel study on three sectional cable models, set to investigate the influence of rivulets on the vortex shedding mechanism. The M1 model was positioned horizontally with perpendicular wind incidence to the longitudinal axis, the M2 model was positioned horizontally with oblique wind to the longitudinal axis and the M3 model was a typical inclined cable of cable-stayed bridges. For the M3 model, the vortex shedding intensity increases for all rivulets positions. The greatest intensity occurred when the upper and lower rivulets were at 50° and 110°, respectively. For turbulent flow, the vortex shedding is stronger in the models with rivulets. For Re < 1.2 x 105 the lower rivulets has no influence on the flow. However, for > 1.2 x 105 the lower rivulets have a clear influence on the flow around the cylinder. For the inclined model (M3) the lower rivulet affected the flow for all the Re range.

cable-stayed bridges; rain; wind; water rivulets


Aerodinâmica de cabos de pontes estaiadas sob a ação simultânea de chuva e vento – parte I: desprendimento de vórtices

D. S. MachadoI; A. M. Loredo-SouzaII

ILaboratório de Aerodinâmica das Construções, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lac@ufrgs.br,lac@ufrgs.br, Caixa Postal 15.035 – CEP 91.501-970, Porto Alegre, Brasil

IIE-mail:lac@ufrgs.br

RESUMO

Simultâneas ocorrências de vibrações de cabos de pontes estaiadas sob ação combinada de chuva e de vento têm sido observadas ao redor do mundo nos últimos 20 anos. Este mecanismo tem causado grande preocupação aos engenheiros de pontes e pesquisadores por provocar grandes amplitudes de vibração. Estas vibrações, que são predominantemente transversais à direção do vento, foram observadas apenas sob condições de chuva leve e baixa velocidade do vento ocorrendo simultaneamente. Este trabalho apresenta os principais resultados de um programa experimental em túnel de vento, realizado com o intuito de investigar a influência dos filetes d’água formados na superfície dos cabos sobre o desprendimento de vórtices em três modelos seccionais. O modelo M1 foi posicionado horizontalmente com vento incidente normal ao eixo longitudinal, o modelo M2 foi posicionado horizontalmente com vento incidindo obliquamente ao eixo longitudinal e o modelo M3 representa um cabo inclinado típico de ponte estaiada. Para o M3 notou-se aumento da intensidade do desprendimento de vórtices para qualquer posição dos filetes. A maior intensidade ocorreu para os filetes superior e inferior localizados a 50° e 110°. Para escoamento turbulento, o desprendimento de vórtices é mais intenso nos modelos com filetes. Para Re < 1,2 x 105 o filete inferior não tem influência sobre o escoamento. Entretanto, para Re > 1,2 x 105 o filete inferior passa a afetar nitidamente o escoamento em torno do cilindro. Para o modelo inclinado o filete inferior apresentou influência no escoamento para todos os valores de Re.

Palavras-chave: pontes estaiadas, chuva, vento, filetes d’água.

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6. Referências bibliográficas

Received: 26 Dec 2008

Accepted: 21 Dec 2009

Available Online: 30 Jun 2010

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2010

Histórico

  • Recebido
    26 Dez 2008
  • Aceito
    21 Dez 2009
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