Acessibilidade / Reportar erro

Levantamento das principais dificuldades dos estudantes utilizando dados de processos seletivos

Survey of major problems of students using data of selection procedure

Resumo:

Através de dados de processos seletivos, propomos uma forma de análise para levantar as principais dificuldades dos estudantes de Ensino Médio com conteúdos de física ministrados nesse nível de ensino. Nessa análise, utilizamos os dados dos questionários socioeconômicos dos candidatos aos vestibulares da UFMG e os resultados de algumas questões de física desses vestibulares. Assim foi possível correlacionar a atratividade das alternativas com dados socioeconômicos - tipo de escola frequentado na maior parte do ensino médio e grau de escolaridade dos pais. Notamos que as dificuldades dos estudantes diferem de acordo com o grupo socioeconômico ao qual pertencem e, com esse dado, tentamos entender como evolui a compreensão dos estudantes sobre o tópico abordado nessas questões.

Palavras Chaves:
ensino de física; processos seletivos, fatores socioeconômicos

Abstract:

Using data of selective processes, we propose a way to verify the main difficulties of the high school students with physics contents learning in this degree. In this analysis, we used data of the socioeconomic questionnaires that the candidates of the selective process of UFMG filled in and the results of some physics questions of this process. Thus it is possible to relate the attractiveness of the alternative with the socioeconomic data - kind of school they have been to for most time of their high school and their parents schooling. We noted that the difficulties of the students were different to each socioeconomic group and, with this result, we try to understand how the comprehension of the students about the topics concerned in these questions evolves.

Keywords:
physics teaching; selective process; socioeconomic factors.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALVES, E.S.; et. al. - Física no vestibular: provas e comentários (Vestibular UFMG/2001); Belo Horizonte: Ed. UFMG; (2001)
  • ALVES, E.S.; et. al. - Física no vestibular: provas e comentários (Vestibular UFMG/2003); Belo Horizonte: Ed. UFMG; (2003)
  • ALVES, E.S.; et. al. - Física no vestibular: provas e comentários (Vestibular UFMG/2004); Belo Horizonte: Ed. UFMG; (2004)
  • ALVES, E.S.; et. al. - Física no vestibular: provas e comentários (Vestibular UFMG/2005); Belo Horizonte: Ed. UFMG; (2005)
  • HESTENES, D.; Wells, M.; Swackhamer, G. - Force Concept Inventory; Phys. Teach. 30: 141(1992)
  • KALMAN, C. S.; ROHAR, S.; WELLS, M. - Enhancing conceptual change using argumentative essays. Am. J. Phys. 72 (5) (2004)
  • PACCA, J. L. A. A Metodologia de Análise Nas Pesquisas Sobre Conceitos Alternativos. Revista de Ensino de Física, 1(1): 20-30 (1984)
  • PEDUZZI, L.O.Q.; MOREIRA, M.A.; ZYLBERSZTAJN, A. - As concepções espontâneas, a resolução de problemas e a história da ciência numa seqüência de conteúdos em mecânica: o referencial teórico e receptividade de estudantes universitários à abordagem histórica da relação força e movimento, Revista Brasileira Ensino Física, 14(4) 239-246 (1992)
  • SOUZA; E. V., MOREIRA J. G., Conceitos intuitivos: força no sentido do movimento em questões do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais, in Anais do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Jabuticatubas, MG (2004)
  • VIENNOT, L.,a? European J Sci Ed (1) p. 205(1979)
  • VILLANI, A. ; PACCA, J. L. A.; HOSOUME, Y. Concepção Espontânea Sobre Movimento. Revista de Ensino de Física 7(1): 37-45 (1985).
  • ZYLBERSZTAJN, A. - Concepções Espontâneas em Física: Exemplos em Dinâmica e Implicações para o Ensino, Revista de Ensino de Física 5(2): 3-16, (1983)
  • UFMG, Manual do Candidato do Concurso Vestibular (2005).
  • 3
    Segundo as concepções de Aristóteles, só existe movimento se houver uma força na mesma direção desse movimento. Neste trabalho, vamos chamar de força aristotélica à força que tem essa mesma concepção.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2008

Histórico

  • Recebido
    11 Jan 2007
  • Aceito
    23 Ago 2007
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br