Acessibilidade / Reportar erro

The Numa Numa Dance e Gangnam Style: vídeos musicais no Youtube em múltiplas mediações

The Numa Numa Dance and Gangnam Style: musical videos on youtube in multiple mediation

Resumos

O trabalho aborda os vídeos The Numa Numa Dance - vídeo amador cover precursor dos virais musicais, veiculado em 2004 por Gary Brolsma; e Gangnam Style, do Dj Psy - videoclipe oficial da canção do pop coreano e o vídeo mais visto da história do Youtube; buscando discutir os processos de mediação que envolvem a circulação desses vídeos em perspectiva comparada. A premissa central é a de que The Numa Numa Dance é precursor de uma categoria de vídeos musicais que nos ajuda a entender o sucesso de Gangnam Style posteriormente; e que ambos se inscrevem na mesma rede sociotécnica que articula amadores e profissionais, indústria cultural e usuários comuns e que, mapeadas, nos revelam aspectos importantes da cultura musical contemporânea circulando através das redes digitais.

teoria ator-rede; Youtube; videoclipes


This paper examines the videos The Numa Numa Dance - a 2004 amateur video uploaded by Gary Brolsma and taken as a precursor of viral musical videoclips, and Gangnam Style, by Dj Psy - the official music video of a k-pop song and the most frequently watched videoclip in the history of YouTube, and discusses the mediation process whereby these videos circulate on YouTube from a comparative perspective. The core premise is that The Numa Numa Dance is the precursor of a category of music videos that later help us understand the success of Gangnam Style, and that they both fall within the same socio-technical network that links amateur and professional people, cultural industry and common users. Once they are mapped, these networks reveal important aspects of contemporary musical culture circulating through digital media.

actor-network theory; YouTube; musical videoclips


  • BURGUESS, J.; GREEN, J. Youtube e a revolução digital São Paulo: ED Aleph, 2009.
  • ______. The entrepreneurial Vlogger: Participatory Culture Beyond the Professional-Amateur Divide. In: SNICKARS, P.; VONDERAU, P. The youtube reader Suécia: National Library of Sweden, 2009a. p. 89-107.
  • CONTER, M. B. Imagem-Música em vídeos para web Paródias, reciclagens e remixagens. São Paulo: Kazuá, 2013.
  • DE NORA, T. Music in everyday life Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
  • DUNNE, J; MOSER, C. Automedialitát, Subjektconstitution. In: Schrift, Bild and neuen Medien Munique: Fink, 2008.
  • FELINTO, E. Videotrash: o youtube e a cultura do spoof na Internet. Galáxia, São Paulo: v. 16, p. 33-42, dez. 2008.
  • FRITH, S. Performing Rites On the Value of Popular Music Cambrige: Harvard University Press, 1998.
  • HALBWACHS, M. A memória coletiva São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1990.
  • HENNION, A. Music and Mediation: Towards a new Sociology of Music. In: The Cultural Study of Music: A Critical Introduction. CLAYTON, M; HERBERT, T.; MIDDLETON, R. (Org.). London: Routledge, 2002.
  • HOLZBACH,A.; NERCOLINI; M. Videoclipe em tempos de reconfigurações. Revista FAMECOS (online), v. 1, p. 50-56, 2009.
  • JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
  • KEEN, A. O Culto do Amador São Paulo: Zahar, 2009.
  • LATOUR, B. Reassembling the social: An Introduction to Actor-Network-Theory. Oxford: Oxford Univ. Press, 2005.
  • MULLER, E. Where Quality Matters: Discourses on the Art of Making a YouTube Video. In: SNICKARS, P.; VONDERAU, P. The youtube reader Suécia: National Library of Sweden, 2009. p. 126-139.
  • PEREIRA DE SÁ, S. -Apropriações low-tech no funk carioca: a Batalha do Passinho e a rede de música popular de periferia. Revista Fronteiras (Online), v. 16, p. 28-37, 2014.
  • PEREIRA DE SÁ, S.; Holzbach, A. #u2youtube e a performance mediada por computador. Galáxia (São Paulo. Online), v. 10, p. 146-160, 2010.
  • PETERS, K.; SEIER, A. Home dance: Mediacy and Aesthetics of the self on youtube. In: SNICKARS, P.; VONDERAU, P. The youtube reader. Suécia: National Library of Sweden, 2009, p. 187-203.
  • SNICKARS, P.; VONDERAU, P. The youtube reader. Suécia: National Library of Sweden, 2009
  • SOARES, T. Videoclipe, youtube e televisão expandida. Notas sobre Itinerários do audiovisual na cultura midiática. In: INTERCOM, 32, Curitiba. Anais... Curitiba, 2009.
  • STRANGELOVE, M. Watching youtube: extraordinary videos by ordinary people. Toronto: University of Toronto Press, 2010.
  • VERNALLIS, C. Unruly media: youtube, Music Videos and the new digital cinema. Oxford: Oxford University Press, 2013.
  • WILLIAMS, R. Television: technology and cultural form. London: Routledge, 1990.
  • ZILLER, J. Expressões antropofágicas: apropriação e recriação de vídeos no YouTube. Revista Contemporânea, Salvador, UFBA, v. 10, n. 3, p. 741-758, set-dez, 2012.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    Jun 2014
  • Aceito
    Ago 2014
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com