Acessibilidade / Reportar erro

O bem-viver contemporâneo em revistas: uma análise do tensionamento entre consumo e simplicidade no discurso da Vida Simples

The good life in contemporary magazines: an analysis of the balance between consumerism and simplicity in the discourse of the magazine Vida Simples

Resumos

O objetivo deste artigo é trabalhar com o tensionamento entre consumo e simplicidade no discurso da revista Vida Simples, editada pela editora Abril. A base desse questionamento é a construção do bem-viver contemporâneo em revistas - contexto em que o jornalismo cria novos parâmetros de estilo e normalidade. Entendemos que a revista Vida Simples propõe uma vida simplificada, que preconiza uma redução do consumo, mas, de outra forma, a maneira que a sociedade oferece para ter uma vida mais simples é através do consumo como forma de construção de identidades. Utilizando o aporte teórico-metodológico da análise de discurso de linha francesa, observamos que o discurso da revista está tensionado entre a incitação a um consumo individualista, a um consumo que considera o ambiental e a um consumo politizado.

jornalismo; revista; análise de discurso; consumo; simplicidade


[Simple Life] - This paper analyzes the balance between consumerism and simplicity in the discourse of the magazine Vida Simples, published by Editora Abril. The setting of this issue is the construction of contemporary well-being in magazines - the context in which journalism creates new standards of style and normality. We understand that the magazine Vida Simples proposes a simplified life that advocates a reduction in consumerism. In contrast, however, the way to a simpler life offered to society is through consumerism as a form of identity construction. Using the theoretical and methodological contribution of the French school of discourse analysis, we find that the magazine's discourse is balanced between the incitement of individualistic consumption, consumption that considers the environment, and politicized consumption, whose discourse is laced with ideological disputes.

journalism; magazine; discourse analysis; consumption; simplicity


  • ALI, Fatima. A arte de editar revistas São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
  • BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008a.
  • ______. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008b.
  • BENETTI, Marcia. Jornalismo e perspectivas de enunciação: uma abordagem metodológica. In: Intexto. Porto Alegre: UFRGS, v. 1, janeiro/junho 2006.
  • ______. Análise do discurso: estudo de vozes e sentidos. In: LAGO, Claudia; BENETTI, Marcia. Me–todologia de pesquisa em jornalismo Petrópolis: Vozes, 2008a.
  • ______. Jornalismo e vida cotidiana: o comer e o cozinhar contemporâneos nas revistas semanais. VI SBPJor - Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Anais... São Paulo: SBPJOR/Umesp, 2008b.
  • BOURDIEU, Pierre. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu. n. 39. São Paulo: Ática, 1994. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).
  • BUITONI, Dulcília. Mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira. São Paulo: Summus, 2009.
  • CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
  • DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
  • ELGIN, Duane. Simplicidade voluntária. São Paulo: Cultrix, 1993.
  • FERREIRA, Maria Cristina L. (Org.). Glossário de termos do discurso Porto Alegre: UFRGS, 2001. Disponível em: <http://www.discurso.ufrgs.br/glossario.html>. Acesso em: 15 ago. 2009.
  • FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2009a.
  • ______. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009b.
  • MASERA, Diego. Rumo ao consumo sustentável na América Latina e Caribe Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma-Unep), 2001. Disponível em: <http://www.pnuma.org/industria/documentos/conslacp.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2009.
  • MATHESON, Christie. Eco chic: salvando o planeta com estilo. São Paulo: Matrix, 2008.
  • MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: neurose (Espírito do tempo - 1). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
  • MOUILLAUD, Maurice. A informação ou a parte da sombra. In: MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sérgio Dayrell (Org.). O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Paralelo 15, 1997.
  • ORLANDI, Eni. O discurso da educação ambiental. In: Instituto Ecoar pela Cidadania, 1996. Dis–ponível em: http://www.ecoar.org.br/website/pesquise_publi_ecoar.asp#7 Acesso em: 5 maio 2008.
  • ______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2007.
  • PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
  • PORTILHO, Fátima. Novos atores no mercado: movimentos sociais econômicos e consumidores politizados. In: Política & Sociedade. vol. 8, n. 15, outubro de 2009.
  • ______. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania São Paulo: Cortez, 2010.
  • PRADO, José Luiz Aidar. Experiência e receituário performativo na mídia impressa. In: Intexto Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, v. 1, n. 20, janeiro/junho 2009.
  • ______. Convocação nas revistas e construção do "a mais" nos dispositivos midiáticos. In: MATRIZes. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP, ano 3, n. 2, janeiro/julho 2010.
  • ______. Política da imagem na era da convocação. In: Significação: Revista de Cultura e Audiovisual São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, ano 39, n. 37, janeiro/junho 2012.
  • ______. Regimes de visibilidade em revistas: análise multifocal dos contratos de comunicação. CD–-ROM do Grupo de Pesquisa em Mídia Impressa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: PUC-SP, 2011.
  • REGINATO, Gisele Dotto. Em busca da complexa simplicidade: o consumo no discurso jornalístico da revista Vida Simples. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Santa Maria: UFSM, 2011.
  • SLATER, Don. Cultura do consumo & modernidade São Paulo: Nobel, 2002.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    Set 2012
  • Aceito
    Jan 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com