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Construção e validação de gerontecnologias cuidativo-educacionais: revisão integrativa

Resumo

Objetivo

identificar na literatura como as gerontecnologias cuidativo-educacionais (GTEC) têm sido construídas e validadas, e propor recomendações para o seu desenvolvimento.

Método

revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Web of Science, LILACS, CINAHL, BDENF, MEDLINE e SciELO seguindo a recomendação Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Selecionaram-se estudos com os objetivos de construir e/ou validar gerontecnologias disponíveis na íntegra. Para extração dos dados, utilizou-se instrumento contendo variáveis acerca do nível de evidência dos estudos, ano de publicação e país de origem, objetivos, tipo de gerontecnologia desenvolvida e métodos de construção e validação.

Resultados

foram analisados 17 estudos. O ano de 2019 obteve maior número de publicações sobre a temática, sendo a maioria proveniente do Brasil. Evidenciou-se o desenvolvimento das gerontecnologias materiais, representadas por cartilhas, folhetos, manuais, jogos, softwares e materiais multimídia. Em relação ao método de construção das gerontecnologias adotado nos estudos destacaram-se diagnóstico situacional por meio de entrevistas, diálogos e escalas, e revisões da literatura acerca das temáticas. Na maioria dos estudos a validação foi realizada junto às pessoas idosas e, em alguns artigos, realizou-se a validação também com especialistas.

Conclusão

constatou-se que o processo de desenvolvimento de GTEC é recente e requer aprimoramento quanto à etapa de validação, a qual nem sempre é realizada pelos pesquisadores. Com relação às recomendações para o seu desenvolvimento, destacam-se o uso da linguagem acessível aos idosos e a associação de conhecimentos teóricos e práticos.

Palavras-Chave:
Tecnologia Educacional; Idoso; Estudos de Validação; Revisão; Enfermagem Baseada em Evidências

Abstract

Objective

identify in the literature how care-educational gerontechnologies have been constructed and validated and recommended propositions for their development.

Method

integrative literature review carried out in the Web of Science, LILACS, CINAHL, BDENF, MEDLINE and SciELO databases following the recommendation of Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). We selected studies that presented the construction and validation of gerontechnologies. For data extraction, we used an instrument adapted from the international RedENSO. We also classified the level of evidence of the studies according to Melnyk and Fineout-Overholt

Results

We analyzed 17 studies. The year 2019 had the highest number of publications on the subject, with the majority coming from Brazil. The development of material gerontechnologies, as booklets, leaflets, manuals, games, software and multimedia materials, was more reported. Regarding the method of construction of gerontechnologies adopted in the studies, situational diagnosis through interviews, dialogues and scales, and literature reviews on the themes stood out. In most studies, validation was performed with the elderlies and, in some studies, validation was also performed with specialists.

Conclusion

We found that the process of development of care-educational gerontechnologies is recent and requires improvement in the validation stage and not always performed by researchers. Regarding the recommendations for their development, we highlight the use of language accessible to older people and the association of theoretical and practical knowledge.

Keywords
Educational Technology; Elderly; Validation Study; Review; Evidence-Based Nursing

INTRODUÇÃO

O envelhecimento populacional é uma preocupação global que envolve temas acerca da saúde, da seguridade financeira e da distribuição dos recursos financeiros das famílias para o cuidado com a pessoa idosa. A Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030) foi declarada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em maio de 2020, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas idosas, suas famílias e comunidades11 Organização Panamericana da Saúde. Década do envelhecimento saudável nas américas (2021-2030) [Internet]. Brasília, DF: OPAS; 2021 [acesso em 04 jan. 2022]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/decada-do-envelhecimento-saudavel-nas-americas-2021-2030.
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No Brasil, a agenda estratégica do Ministério da Saúde traz entre seus objetivos a garantia da atenção integral à saúde da pessoa idosa e dos portadores de doenças crônicas em todos os níveis de atenção à saúde22 Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes para o cuidado das pessoas idosas no SUS: proposta de modelo de atenção integral [Internet]. Brasília, DF: MS; 2014 [acesso 15 jul. 2020]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_cuidado_pessoa_idosa_sus.pdf.
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicaco...
. Atender às demandas ocasionadas pelo envelhecimento demonstra ser um desafio para o sistema de saúde, pois assistir a esse público específico exige uma nova forma de atenção à saúde e humanização do cuidado prestado33 Borba EL, Medonça FM, Torres KA, Martins PL. A política Nacional da Saúde do Idoso em perspectiva. Rev. Adm. Soc. Inov. 2019;5(1):41-56. Disponível em: https://doi.org/10.20401/rasi.5.1.266..

A atenção integral à saúde da pessoa idosa busca a manutenção da capacidade funcional, promoção da autonomia e, consequentemente, da qualidade de vida. É importante considerar que envelhecer não significa ficar inabilitado. Toda a assistência prestada à pessoa idosa deve levar em consideração a sua capacidade de julgamento e tomada de decisões. É importante estimular e assegurar o exercício da autonomia nas relações de cuidado à saúde da pessoa idosa44 Paranhos DGAM, Albuquerque A. A autonomia do paciente idoso no contexto dos cuidados em saúde e seu aspecto relacional. Rev. Direito Sanit. 2018;19(1):32-49. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v19i1p32-49..

Nesse sentido, existem as gerontecnologias, que buscam auxiliar nas atividades cotidianas da pessoa idosa55 Antunes MD, Santos AJ, Oliveira DV, Bertolini SMMG, Nishida FS, Oliveira LP, et al. Gerontecnologia: o que mostra a produção científica nos últimos 20 anos? Bol Inf Unimotrisaúde Sociogerontol. 2019;13(6):1-10. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/6517.. É um campo de estudo interdisciplinar, pois envolve a tecnologia, a gerontologia e o envelhecimento, englobando o desenvolvimento de técnicas, produtos e serviços baseados no conhecimento do processo de envelhecimento66 Olympio PCAP, Alvim NAT. Jogo de tabuleiro: uma gerontotecnologia na clínica do cuidado de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2018;71:871-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0365..

As gerontecnologias apresentam um vasto campo de atuação, incluindo a investigação, a concepção e o desenvolvimento de diversas tecnologias voltadas a promoção da qualidade de vida das pessoas idosas. A possibilidade de atuação é ampla, como na saúde, segurança, assistência, comunicação e estímulo, por exemplo55 Antunes MD, Santos AJ, Oliveira DV, Bertolini SMMG, Nishida FS, Oliveira LP, et al. Gerontecnologia: o que mostra a produção científica nos últimos 20 anos? Bol Inf Unimotrisaúde Sociogerontol. 2019;13(6):1-10. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/6517..

Diversos tipos de gerontecnologias podem ser desenvolvidas para ampliar as possibilidades dos profissionais de saúde na realização de práticas inovadoras e produtoras de cuidado. Dentre elas, destacam-se as gerontecnologias cuidativo-educacionais (GTEC), conhecidas como recursos de suma importância para complementar a assistência à saúde e incentivar a participação do paciente, por meio do estímulo ao autocuidado, e da família no processo de cuidado77 Benevides JL, Coutinho JFV, Pascoal LC, Joventino ES, Martins MC, Gubert FA, et al. Construção e validação de tecnologia educativa sobre cuidados com úlcera venosa. Rev. Esc. Enferm. USP. 2016;50(2):309-16. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000200018.

8 D’avilla CG, Puggina AC, Fernandes RAQ. Construção e validação de jogo educativo para gestantes. Esc. Anna Nery. Ref. Enferm. 2018;22(3):1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0300.
-99 Linard LLP, Silva RCR, Alves SSS, Fernandes MC, Freitas FFQ. Tecnologia educativa como estratégia de incentivo cognitivo ao idoso. In: Moreira TMM, Pinheiro JAM, Florêncio RS, Cestari VRF. Tecnologias para a promoção e o cuidado em saúde [Internet]. Fortaleza: EdUECE; 2018 [acesso em 15 jul. 2020]. p. 178-90. Disponível em: http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/TECNOLOGIAS_PARA_A_PROMOCAO_E_O_CUIDADO_EM_SAUDE.pdf.
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. São exemplos: os manuais, cartilhas, jogos, oficinas, programas e softwares educativos1010 Moreira APA, Saboia VM, Camacho ACLF, Daher DV, Teixeira E. Jogo educativo de administração de medicamentos: um estudo de validação. Rev. Bras. Enferm. 2014;67(4):528-34. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2014670405..

As GTEC possibilitam a difusão do conhecimento, provocam mudanças e influenciam no padrão de saúde das pessoas idosas, além de aumentarem as possibilidades de utilização de novos recursos para as práticas do cuidado e para o ensino de saúde1111 Lima AMC, Piagge CSLD, Silva ALO, Robazzi MLCC, Melo CB, Vasconcelos SC. Tecnologias educacionais na promoção da saúde do idoso. Enferm. Foco. 2020;11(4):87-96. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3277/956.. A partir da construção compartilhada de conhecimento e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e afetivas, estimulam o paciente a utilizar os seus sentidos para pensar e relacionar essas atividades à sua realidade77 Benevides JL, Coutinho JFV, Pascoal LC, Joventino ES, Martins MC, Gubert FA, et al. Construção e validação de tecnologia educativa sobre cuidados com úlcera venosa. Rev. Esc. Enferm. USP. 2016;50(2):309-16. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000200018.

8 D’avilla CG, Puggina AC, Fernandes RAQ. Construção e validação de jogo educativo para gestantes. Esc. Anna Nery. Ref. Enferm. 2018;22(3):1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0300.
-99 Linard LLP, Silva RCR, Alves SSS, Fernandes MC, Freitas FFQ. Tecnologia educativa como estratégia de incentivo cognitivo ao idoso. In: Moreira TMM, Pinheiro JAM, Florêncio RS, Cestari VRF. Tecnologias para a promoção e o cuidado em saúde [Internet]. Fortaleza: EdUECE; 2018 [acesso em 15 jul. 2020]. p. 178-90. Disponível em: http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/TECNOLOGIAS_PARA_A_PROMOCAO_E_O_CUIDADO_EM_SAUDE.pdf.
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O desenvolvimento dessas tecnologias na prática cotidiana deve ser incentivado, mas é necessário que sejam válidas para comprovar a sua eficácia antes de utilizar com o público-alvo1212 Melo IA, Andrade JS, Otero LM. Construção e validação de tecnologias educacionais desenvolvidas por enfermeiros para pessoas com Diabetes Mellitus: uma revisão integrativa. In: International Nursing Congress; 27 maio; Barcelona; 2017. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/cie/article/download/6032/2020.
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. A compreensão sobre como são construídas e validadas as GTEC mostra-se útil para profissionais que buscam desenvolvê-las ou que as utilizam para subsidiar o cuidado prestado à pessoa idosa, utilizando-se de materiais com base científica e com resultados reais.

O presente estudo teve como objetivo identificar na literatura como as GTEC têm sido construídas e validadas e propor recomendações para o seu desenvolvimento.

MÉTODO

Trata-se de uma Revisão Integrativa (RI), que desempenha papel fundamental para o desenvolvimento da Prática Baseada em Evidência (PBE)1313 Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7ª. ed. Porto Alegre: Artmed; 2011.. Foi conduzida em seis etapas: identificação do tema e seleção da questão de pesquisa; critérios para inclusão e exclusão de estudos/ busca na literatura; categorização dos estudos; avaliação dos estudos incluídos; avaliação dos resultados e síntese do conhecimento. O período decorrido do planejamento do estudo até sua conclusão foi de junho a outubro do ano de 20201414 Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008 ;17(4):758-64. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.,1515 Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Uso de gerenciador de referências bibliográficas na seleção dos estudos primários em revisão integrativa. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:1-13. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2017-0204.
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O percurso realizado para definição dos procedimentos de busca, seleção e análise dos artigos seguiu as recomendações do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA)1616 Page MJ, Moher D, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. PRISMA 2020 explanation and elaboration: updated guidance and exemplars for reporting systematic reviews. BMJ. 2021;372(160):1-9. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj.n160..

Foi determinado como tema o desenvolvimento e a validação de gerontecnologias, objetivando responder à seguinte questão norteadora: “o que revelam os artigos de pesquisa metodológica sobre a construção e a validação de gerontecnologias?”. Para sua elaboração utilizou-se a estratégia PICo1717 Araújo WCO. Recuperação da informação em saúde: construção, modelos e estratégias. Conci: Conv. Ciênc. Inform. 2020;3(2):100-34. Disponível em: https://doi.org/10.33467/conci.v3i2.13447., acrônimo para população (idosos), interesse (artigos de pesquisa metodológica sobre a construção e validação de gerontecnologias cuidativo-educacionais) e contexto (cuidado em saúde), adaptada para uso em pesquisas não-clínicas.

Definiram-se como critérios de inclusão ser artigo de pesquisa original relacionado à construção e validação de gerontecnologia cuidativo-educacional, que estivesse disponível na íntegra online e gratuito, publicado nos idiomas português, inglês e/ou espanhol, sem delimitação de recorte temporal. Foram excluídos artigos duplicados, outras revisões e os estudos em que as pessoas idosas não eram a população alvo.

A busca dos artigos incluídos na revisão foi realizada a partir de fontes secundárias. Foram utilizados descritores e termos booleanos em cada base de dados de maneira padronizada. Para busca dos artigos foram selecionadas as bases de dados Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), Base de dados em Enfermagem (BDENF), Medical Literature Online (MEDLINE) e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e a biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO).

Os descritores utilizados para busca foram consultados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e seus sinônimos ou equivalentes no idioma inglês no Medical Subject Headings (MeSH) e Títulos CINAHL. Esses foram combinados com os operadores booleanos AND e OR, conforme estratégia de busca sistematizada apresentada no Quadro 1.

Quadro 1
Estratégias de busca sistematizadas. Picos, PI, Brasil, 2020.

Dois revisores, de forma independente, opinaram quanto à inclusão de cada estudo, e foram selecionados os que obtiveram acordo mútuo, de forma a evitar resultados tendenciosos. Neste estudo não houve a necessidade de terceiro revisor para desempate de conflitos. Essa etapa ocorreu durante o mês de agosto de 2020.

Para coleta de dados, foi utilizado um instrumento composto por duas seções, adaptado a partir do formulário da Red de Enfermería em Salud Ocupacional (RedENSO Internacional)1818 Marziale MH. Instrumento para recolección de datos revisión integrativa [Internet]. [s.l.]: RedENSO; 2015 [acesso em 10 jun. 2020]. Disponível em: http://gruposdepesquisa.eerp.usp.br/sites/redenso/wp-content/uploads/sites/9/2019/09/Instrumiento_revision_litetarura_RedENSO_2015.pdf.
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sendo a primeira constituída por informações básicas sobre as publicações, como: título, nome e formação dos autores, ano, país, base de dados, idioma, periódico, tipo de estudo e nível de evidência. A segunda parte do instrumento contém questões relacionadas à temática de interesse, constituído por questões que abordavam o nome, tipo, classificação, objetivo e conteúdo da tecnologia desenvolvida, características essenciais ao seu desenvolvimento e processo de validação e/ou avaliação.

O nível de evidência (NE) foi determinado segundo a classificação de Melnyk e Fineout-Overholt1919 Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Making the case for evidence-based practice. In: Melnyk BM, Fineout-Overholt E. (Eds.). Evidence-based practice in nursing and healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins; 2005. p. 3-24. em: nível I – revisão sistemática ou metanálise; nível II – estudo randomizado controlado; nível III – estudo controlado sem randomização; nível IV – estudo caso-controle ou estudo de coorte; nível V – revisão sistemática de estudos qualitativos ou descritivos; nível VI – estudo qualitativo ou descritivo; e nível VII – opinião ou consenso.

As gerontecnologias encontradas nos estudos foram determinadas de acordo com a classificação das tecnologias educacionais em saúde de Teixeira2020 Teixeira E. Interfaces participativas na pesquisa metodológica para as investigações em enfermagem. Rev. Enferm. UFSM. 2019; 9(1):1-3. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2179769236334.
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,2121 Lucca DC, Hammerschmidt KSA, Girondi JBR, Fernandez DLR, Carvalho AB, Rosa SS, et al. Jogo das Atitudes: gerontotecnologia educacional para idosos em tratamento hemodialítico. Rev. Bras. Enferm. 2020;73(suppl.3):e20180694. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0694. em tecnologias educacionais materiais – que são produtos, e tecnologias educacionais imateriais – processos dinâmicos.

Os estudos selecionados foram analisados de forma crítica, sendo as informações extraídas categorizadas de acordo com os objetos de interesse e apresentadas em quadros contendo o perfil das publicações, a caracterização das gerontecnologias construídas, os processos metodológicos de validação e as principais recomendações para desenvolvimento de gerontecnologias.

RESULTADOS

Foram recuperados 242 estudos, sendo excluídos após leitura de título e resumo 215 publicações por não responderem à questão de pesquisa ou não ser a pessoa idosa o público-alvo. Conseguinte, realizou-se a leitura na íntegra de 27 publicações, das quais foram excluídos 10 artigos, resultando na composição de 17 estudos primários para esta revisão integrativa, conforme detalhado na Figura 1.

Figura 1
Fluxograma de seleção dos estudos primários, adaptado da recomendação PRISMA. Picos - PI, Brasil, 2020.

Dentre os estudos analisados, a maioria não ultrapassou o limite de 10 anos de publicação, sendo o ano de 2019 com mais publicações. Quanto ao local de realização dos estudos, o Brasil foi o país de destaque. Os profissionais que se destacaram na construção de gerontecnologias cuidativo-educacionais foram os enfermeiros, com número significativo de estudos publicados.

Predominaram as gerontecnologias materiais representadas por cartilhas, folhetos, manuais, jogos, até softwares e materiais multimídia. As gerontecnologias imateriais também foram contempladas com o desenvolvimento de técnicas de empoderamento e grupos socioeducativos. O Quadro 2 foi construído pelos autores para apresentar a síntese dos dados de cada estudo primário incluído na revisão.

Quadro 2
Caracterização dos estudos analisados na revisão. Picos - PI, Brasil, 2020.

Quanto às características metodológicas para construção e validação das GTEC identificadas nos estudos, estão apresentadas no Quadro 3. Sobre o método de construção observou-se diferentes processos realizados pelos autores. Pontos em comum foram encontrados, como a realização do diagnóstico situacional das pessoas idosas, relatado por onze estudos, norteados por aplicação de entrevista semiestruturada2424 Barros EJL, Santos SSC, Gomes GC, Erdmann AL. Gerontotecnologia educativa voltada ao idoso estomizado à luz da complexidade. Rev Gaúcha Enferm. 2012;33(2):95-101. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1983-14472012000200014.,2525 Pennafort VPS, Lobo FLM, Barbosa TO, Pontes FG. Tecnologia educacional para orientação de idosos nos cuidados com a fístula arteriovenosa. Enferm. Foco. 2019;10(6):79-84. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2467.,2727 Throfast V, Hellström L, Hovstadius B, Petersson G, Ericson L. e-Learning for the elderly on drug utilization: A pilot study. Health Informat J. 2017;25(2):227-39. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1460458217704245.,3030 Ferreira JM, Hammerschmitdt KSA, Siewert JS, Alvarez AM, Locks MOH, Heidmann ITSB. Gerontotechnology for the prevention of falls of the elderly with Parkinson. Rev. Bras. Enferm. 2019; 72(Suppl 2):243-50. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0704.,3535 Delatorre PG, Sá SPC. Tecnologia educacional para a alta hospitalar do idoso submetido à angioplastia coronariana transluminal percutânea. Rev. Enferm. UFPE on Line. 2013;7(esp):5040-3. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v7i7a11768p5040-5043-2013.,3636 Campos K, Oliveira JRM, Blasca WQ. Processo de adaptação de aparelho de amplificação sonora individual: elaboração de um DVD para auxiliar a orientação a indivíduos idosos. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. 2010;15(1):19-25. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100006., diálogo66 Olympio PCAP, Alvim NAT. Jogo de tabuleiro: uma gerontotecnologia na clínica do cuidado de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2018;71:871-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0365.,2222 Gonçalves LHT, Schier J. “Grupo Aqui e Agora” : uma tecnologia leve de ação sócio-educativa de enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2005;14(2):271-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072005000200016.,3131 Carvalho KM, Figueiredo MLF, Galindo Neto NM, Sá GGM. Construction and validation of a sleep hygiene booklet for the elderly. Rev Bras Enferm. 2019;72(Suppl 2):214-20. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0603. e escalas2626 Goes TM, Polaro SHI, Gonçalves LHT. Cultivo do bem viver das pessoas idosas e tecnologia cuidativo-educacional de enfermagem. Enferm. Foco. 2016;7(2):47-51. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2016.v7.n2.794.,2929 Costa NP, Polaro SHI, Vahl EAC, Gonçalves LHT. Storytelling: a care technology in continuing education for active ageing. Re.v Bras. Enferm. 2016;69(6):1068-75. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0390.,3030 Ferreira JM, Hammerschmitdt KSA, Siewert JS, Alvarez AM, Locks MOH, Heidmann ITSB. Gerontotechnology for the prevention of falls of the elderly with Parkinson. Rev. Bras. Enferm. 2019; 72(Suppl 2):243-50. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0704., selecionadas de acordo com o objetivo de cada pesquisa. Seis estudos relatam a realização de revisão de literatura acerca da temática a ser abordada para subsidiar a subsequente elaboração do conteúdo da tecnologia2121 Lucca DC, Hammerschmidt KSA, Girondi JBR, Fernandez DLR, Carvalho AB, Rosa SS, et al. Jogo das Atitudes: gerontotecnologia educacional para idosos em tratamento hemodialítico. Rev. Bras. Enferm. 2020;73(suppl.3):e20180694. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0694.,2424 Barros EJL, Santos SSC, Gomes GC, Erdmann AL. Gerontotecnologia educativa voltada ao idoso estomizado à luz da complexidade. Rev Gaúcha Enferm. 2012;33(2):95-101. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1983-14472012000200014.,2525 Pennafort VPS, Lobo FLM, Barbosa TO, Pontes FG. Tecnologia educacional para orientação de idosos nos cuidados com a fístula arteriovenosa. Enferm. Foco. 2019;10(6):79-84. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2467.,3131 Carvalho KM, Figueiredo MLF, Galindo Neto NM, Sá GGM. Construction and validation of a sleep hygiene booklet for the elderly. Rev Bras Enferm. 2019;72(Suppl 2):214-20. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0603.,3434 Nakamura MY, Almeida K. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas. Audiol. Commun. Res. 2018;23(e1938):1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1938.,3636 Campos K, Oliveira JRM, Blasca WQ. Processo de adaptação de aparelho de amplificação sonora individual: elaboração de um DVD para auxiliar a orientação a indivíduos idosos. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. 2010;15(1):19-25. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100006..

Quadro 3
Percurso metodológico para construção e validação das gerontecnologias cuidativo-educacionais dos estudos analisados. Picos – PI, Brasil, 2020.

A respeito do processo de validação, seis estudos apresentam gerontecnologias validadas por especialistas e idosos2424 Barros EJL, Santos SSC, Gomes GC, Erdmann AL. Gerontotecnologia educativa voltada ao idoso estomizado à luz da complexidade. Rev Gaúcha Enferm. 2012;33(2):95-101. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1983-14472012000200014.,2727 Throfast V, Hellström L, Hovstadius B, Petersson G, Ericson L. e-Learning for the elderly on drug utilization: A pilot study. Health Informat J. 2017;25(2):227-39. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1460458217704245.,2828 Rocha GS, Oliveira APP, Teixeira E, Nemer CRB. Validação de manual de cuidados de idosos após cirurgia cerebral. Rev. Enferm. UFPE on line. 2019;13:e243025. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.243025.,3131 Carvalho KM, Figueiredo MLF, Galindo Neto NM, Sá GGM. Construction and validation of a sleep hygiene booklet for the elderly. Rev Bras Enferm. 2019;72(Suppl 2):214-20. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0603.,3333 Macedo MLM, Chaves SPL, Amaral AKFJ, Pontes ES, Silva DN, Cruz RL, et al. Construção e validação de conteúdo e aparência de um guia de saúde vocal para a pessoa idosa. Rev. CEFAC. 2020;22(1):e6619. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216/20202216619.,3535 Delatorre PG, Sá SPC. Tecnologia educacional para a alta hospitalar do idoso submetido à angioplastia coronariana transluminal percutânea. Rev. Enferm. UFPE on Line. 2013;7(esp):5040-3. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v7i7a11768p5040-5043-2013., sete foram validadas apenas por idosos66 Olympio PCAP, Alvim NAT. Jogo de tabuleiro: uma gerontotecnologia na clínica do cuidado de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2018;71:871-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0365.,2121 Lucca DC, Hammerschmidt KSA, Girondi JBR, Fernandez DLR, Carvalho AB, Rosa SS, et al. Jogo das Atitudes: gerontotecnologia educacional para idosos em tratamento hemodialítico. Rev. Bras. Enferm. 2020;73(suppl.3):e20180694. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0694.,2222 Gonçalves LHT, Schier J. “Grupo Aqui e Agora” : uma tecnologia leve de ação sócio-educativa de enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2005;14(2):271-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072005000200016.,2525 Pennafort VPS, Lobo FLM, Barbosa TO, Pontes FG. Tecnologia educacional para orientação de idosos nos cuidados com a fístula arteriovenosa. Enferm. Foco. 2019;10(6):79-84. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2467.,2626 Goes TM, Polaro SHI, Gonçalves LHT. Cultivo do bem viver das pessoas idosas e tecnologia cuidativo-educacional de enfermagem. Enferm. Foco. 2016;7(2):47-51. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2016.v7.n2.794.,2929 Costa NP, Polaro SHI, Vahl EAC, Gonçalves LHT. Storytelling: a care technology in continuing education for active ageing. Re.v Bras. Enferm. 2016;69(6):1068-75. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0390.,3030 Ferreira JM, Hammerschmitdt KSA, Siewert JS, Alvarez AM, Locks MOH, Heidmann ITSB. Gerontotechnology for the prevention of falls of the elderly with Parkinson. Rev. Bras. Enferm. 2019; 72(Suppl 2):243-50. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0704., e quatro não foram validadas pelos autores2323 Hammerschmidt KSA, Lenardt MH. Tecnologia educacional inovadora para o empoderamento junto a idosos com diabetes mellitus. Texto Contexto Enferm. 2010;19(2):358-65. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072010000200018.,3232 Santos CMVT, Andrade JA, Amorim AC, Garcia PA, Carvalho GA, Vilaça KHC. Application on mobile platform “Idoso Ativo” (Active Aging): exercises for lower limbs combining technology and health. Fisioter. Mov. 2018; 31:e003117. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-5918.031.AO17.
http://dx.doi.org/10.1590/1980-5918.031....
,3434 Nakamura MY, Almeida K. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas. Audiol. Commun. Res. 2018;23(e1938):1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1938.,3636 Campos K, Oliveira JRM, Blasca WQ. Processo de adaptação de aparelho de amplificação sonora individual: elaboração de um DVD para auxiliar a orientação a indivíduos idosos. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. 2010;15(1):19-25. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100006.. Em relação à abordagem metodológica destacaram-se os estudos qualitativos (n=15)66 Olympio PCAP, Alvim NAT. Jogo de tabuleiro: uma gerontotecnologia na clínica do cuidado de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2018;71:871-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0365.,2121 Lucca DC, Hammerschmidt KSA, Girondi JBR, Fernandez DLR, Carvalho AB, Rosa SS, et al. Jogo das Atitudes: gerontotecnologia educacional para idosos em tratamento hemodialítico. Rev. Bras. Enferm. 2020;73(suppl.3):e20180694. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0694.

22 Gonçalves LHT, Schier J. “Grupo Aqui e Agora” : uma tecnologia leve de ação sócio-educativa de enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2005;14(2):271-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072005000200016.

23 Hammerschmidt KSA, Lenardt MH. Tecnologia educacional inovadora para o empoderamento junto a idosos com diabetes mellitus. Texto Contexto Enferm. 2010;19(2):358-65. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072010000200018.

24 Barros EJL, Santos SSC, Gomes GC, Erdmann AL. Gerontotecnologia educativa voltada ao idoso estomizado à luz da complexidade. Rev Gaúcha Enferm. 2012;33(2):95-101. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1983-14472012000200014.

25 Pennafort VPS, Lobo FLM, Barbosa TO, Pontes FG. Tecnologia educacional para orientação de idosos nos cuidados com a fístula arteriovenosa. Enferm. Foco. 2019;10(6):79-84. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2467.

26 Goes TM, Polaro SHI, Gonçalves LHT. Cultivo do bem viver das pessoas idosas e tecnologia cuidativo-educacional de enfermagem. Enferm. Foco. 2016;7(2):47-51. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2016.v7.n2.794.

27 Throfast V, Hellström L, Hovstadius B, Petersson G, Ericson L. e-Learning for the elderly on drug utilization: A pilot study. Health Informat J. 2017;25(2):227-39. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1460458217704245.

28 Rocha GS, Oliveira APP, Teixeira E, Nemer CRB. Validação de manual de cuidados de idosos após cirurgia cerebral. Rev. Enferm. UFPE on line. 2019;13:e243025. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.243025.

29 Costa NP, Polaro SHI, Vahl EAC, Gonçalves LHT. Storytelling: a care technology in continuing education for active ageing. Re.v Bras. Enferm. 2016;69(6):1068-75. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0390.
-3030 Ferreira JM, Hammerschmitdt KSA, Siewert JS, Alvarez AM, Locks MOH, Heidmann ITSB. Gerontotechnology for the prevention of falls of the elderly with Parkinson. Rev. Bras. Enferm. 2019; 72(Suppl 2):243-50. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0704.,3232 Santos CMVT, Andrade JA, Amorim AC, Garcia PA, Carvalho GA, Vilaça KHC. Application on mobile platform “Idoso Ativo” (Active Aging): exercises for lower limbs combining technology and health. Fisioter. Mov. 2018; 31:e003117. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-5918.031.AO17.
http://dx.doi.org/10.1590/1980-5918.031....
,3434 Nakamura MY, Almeida K. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas. Audiol. Commun. Res. 2018;23(e1938):1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1938.,3636 Campos K, Oliveira JRM, Blasca WQ. Processo de adaptação de aparelho de amplificação sonora individual: elaboração de um DVD para auxiliar a orientação a indivíduos idosos. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. 2010;15(1):19-25. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100006., destes, seis guiados pelos princípios da Pesquisa Convergente Assistencial66 Olympio PCAP, Alvim NAT. Jogo de tabuleiro: uma gerontotecnologia na clínica do cuidado de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2018;71:871-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0365.,2121 Lucca DC, Hammerschmidt KSA, Girondi JBR, Fernandez DLR, Carvalho AB, Rosa SS, et al. Jogo das Atitudes: gerontotecnologia educacional para idosos em tratamento hemodialítico. Rev. Bras. Enferm. 2020;73(suppl.3):e20180694. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0694.,2222 Gonçalves LHT, Schier J. “Grupo Aqui e Agora” : uma tecnologia leve de ação sócio-educativa de enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2005;14(2):271-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072005000200016.,2626 Goes TM, Polaro SHI, Gonçalves LHT. Cultivo do bem viver das pessoas idosas e tecnologia cuidativo-educacional de enfermagem. Enferm. Foco. 2016;7(2):47-51. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2016.v7.n2.794.,2929 Costa NP, Polaro SHI, Vahl EAC, Gonçalves LHT. Storytelling: a care technology in continuing education for active ageing. Re.v Bras. Enferm. 2016;69(6):1068-75. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0390.,3030 Ferreira JM, Hammerschmitdt KSA, Siewert JS, Alvarez AM, Locks MOH, Heidmann ITSB. Gerontotechnology for the prevention of falls of the elderly with Parkinson. Rev. Bras. Enferm. 2019; 72(Suppl 2):243-50. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0704., em contrapartida, três estudos possuíam abordagem quantitativa, do tipo pesquisa metodológica2828 Rocha GS, Oliveira APP, Teixeira E, Nemer CRB. Validação de manual de cuidados de idosos após cirurgia cerebral. Rev. Enferm. UFPE on line. 2019;13:e243025. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.243025.,3131 Carvalho KM, Figueiredo MLF, Galindo Neto NM, Sá GGM. Construction and validation of a sleep hygiene booklet for the elderly. Rev Bras Enferm. 2019;72(Suppl 2):214-20. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0603.,3535 Delatorre PG, Sá SPC. Tecnologia educacional para a alta hospitalar do idoso submetido à angioplastia coronariana transluminal percutânea. Rev. Enferm. UFPE on Line. 2013;7(esp):5040-3. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v7i7a11768p5040-5043-2013., e dois estudos eram quantitativos-qualitativos2828 Rocha GS, Oliveira APP, Teixeira E, Nemer CRB. Validação de manual de cuidados de idosos após cirurgia cerebral. Rev. Enferm. UFPE on line. 2019;13:e243025. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.243025.,3434 Nakamura MY, Almeida K. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas. Audiol. Commun. Res. 2018;23(e1938):1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1938..

Considerando as particularidades de cada estudo na elaboração das gerontecnologias, respeitando-se as peculiaridades do público-alvo, foram resumidas no Quadro 4 as recomendações consideradas essenciais para o processo de construção, observando-se que se referem principalmente à linguagem, ao conteúdo e à aparência. Constatou-se nível de evidência IV sobre a construção e validação das gerontecnologias, sendo assim classificadas por serem oriundas de estudos descritivos ou qualitativos.

Quadro 4
Recomendações essenciais à construção de uma gerontecnologia cuidativo-educacional. Picos, PI, Brasil, 2020.

DISCUSSÃO

Os achados do estudo demonstram que a produção científica acerca das gerontecnologias cuidativo-educacionais é recente. O Brasil obteve destaque e o enfermeiro foi o profissional com número significativo de publicações. Predominaram os estudos com abordagem qualitativa e a construção de tecnologias materiais. As tecnologias foram construídas após realização de diagnóstico situacional e revisão de literatura, respeitando recomendações importantes para as particularidades da pessoa idosa. A maioria dos estudos realizou o processo de validação somente com o público-alvo.

O Brasil foi o país onde quase todas as produções analisadas foram realizadas, o que pode ser explicado pelo fato da busca ter sido realizada majoritariamente em bases eletrônicas da América do Latina e Caribe. Ainda assim, essa conjuntura tem conexão com o modelo de assistência adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que se baseia na orientação das práticas assistenciais e na busca por um modelo de atenção focado na promoção da saúde e prevenção de doenças3737 Silva MCN, Machado MH. Sistema de Saúde e Trabalho: desafios para a Enfermagem no Brasil. Ciênc. Saúde Colet. 2020;25(1):7-13. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.27572019..

Os achados destacam o enfermeiro como o profissional de maior participação e contribuição no desenvolvimento das GTEC, o que está relacionado as competências inerentes à profissão, como ser o responsável por orientar e educar incentivando o autocuidado. Habitualmente a enfermagem é cercada por diversas práticas educativas, que vão desde a comunicação e empoderamento dos idosos até ao desenvolvimento de softwares e materiais educacionais3838 Odebrecht CO, Gonçalves LO, Sell I. Da gerontologia a gerontecnologia. [s.l.]: Portal do envelhecimento; 2000. Disponível em: http://www.portaldoenvelhecimento.com/acervo/artieop/Geral/artigo140.htm.
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A participação dos profissionais de enfermagem no desenvolvimento das GTEC corrobora com o estudo de revisão3939 Frota KC, Santos LTS, Oliveira LS, Marques MF, Ponte KMA. Tecnologias educativas: estratégias eficientes para a promoção da saúde de idosos. Rev. Saúde.Com. 2019;15(2):1531-7. Disponível em: https://doi.org/10.22481/rsc.v15i2.4401. em que se observou destaque para produções brasileiras e de enfermagem. Outra revisão de literatura3838 Odebrecht CO, Gonçalves LO, Sell I. Da gerontologia a gerontecnologia. [s.l.]: Portal do envelhecimento; 2000. Disponível em: http://www.portaldoenvelhecimento.com/acervo/artieop/Geral/artigo140.htm.
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verificou avanço no desenvolvimento de tecnologias por esses profissionais em prol do cuidado à pessoa idosa, o que nos remete a perceber a inserção dessa classe tanto na utilização, quanto no desenvolvimento de GTEC.

Percebe-se que o campo de estudo das gerontecnologias cuidativo-educacionais está em desenvolvimento ao se analisar a linha temporal dos artigos analisados. Tal condição pode estar relacionada ao decréscimo das taxas reprodutivas e à diminuição da mortalidade das pessoas adultas e idosas, caracterizando o fenômeno do envelhecimento populacional. Com o aumento da expectativa de vida, as doenças crônico-degenerativas são mais frequentes, o que pressiona por novas formas de cuidado que preservem a autonomia e funcionalidade das pessoas idosas4040 Oliveira AS. Transição demográfica, transição epidemiológica e envelhecimento populacional no brasil. Hygeia. 2019;15(31):69-79. Disponível em: https://doi.org/10.14393/Hygeia153248614..

Foi possível observar que para a construção das GTEC, seguiu-se um percurso formado por três etapas: diagnóstico situacional, revisão de literatura/planejamento e elaboração da tecnologia. Na primeira etapa há a inserção do pesquisador no local escolhido para buscar informações sobre a situação de saúde da população em questão4141 Mendonça GJMG, Albuquerque CCP, Lima EGDP, Rocha GD, Pereira SF, Melo AMB. A utilização do diagnóstico situacional para o planejamento das ações na ESF. Braz J Health Rev. 2021;4(2):8170-84. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-346.. Na segunda etapa é realizada a busca de referências científicas que possam subsidiar a escrita do conteúdo e as recomendações adequadas para a aparência de tecnologias destinadas às pessoas idosas3434 Nakamura MY, Almeida K. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas. Audiol. Commun. Res. 2018;23(e1938):1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1938.. Posteriormente à essas duas etapas, é que se dá a elaboração de fato do material.

Não existem métodos específicos, consolidados na literatura, para a construção de GTEC, porém, com base no que foi analisado, as etapas supracitadas são um caminho que pode ser seguido pelos pesquisadores, pois pode-se afirmar certa similaridade na condução dos estudos. São importantes, pois ao segui-las, permitem o desenvolvimento de GTEC adequadas às necessidades do público alvo, com linguagem, conteúdo e aparência que permitam às pessoas idosas acessarem informações verídicas e atuais e que sejam aplicáveis durante o processo de cuidado e autocuidado3434 Nakamura MY, Almeida K. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas. Audiol. Commun. Res. 2018;23(e1938):1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1938.,4141 Mendonça GJMG, Albuquerque CCP, Lima EGDP, Rocha GD, Pereira SF, Melo AMB. A utilização do diagnóstico situacional para o planejamento das ações na ESF. Braz J Health Rev. 2021;4(2):8170-84. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-346..

Com relação às características das GTEC, houve predomínio das gerontecnologias materiais, dentre essas, as tecnologias impressas foram as mais frequentes, desenvolvidas em seis estudos2424 Barros EJL, Santos SSC, Gomes GC, Erdmann AL. Gerontotecnologia educativa voltada ao idoso estomizado à luz da complexidade. Rev Gaúcha Enferm. 2012;33(2):95-101. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1983-14472012000200014.,2828 Rocha GS, Oliveira APP, Teixeira E, Nemer CRB. Validação de manual de cuidados de idosos após cirurgia cerebral. Rev. Enferm. UFPE on line. 2019;13:e243025. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.243025.,3030 Ferreira JM, Hammerschmitdt KSA, Siewert JS, Alvarez AM, Locks MOH, Heidmann ITSB. Gerontotechnology for the prevention of falls of the elderly with Parkinson. Rev. Bras. Enferm. 2019; 72(Suppl 2):243-50. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0704.,3131 Carvalho KM, Figueiredo MLF, Galindo Neto NM, Sá GGM. Construction and validation of a sleep hygiene booklet for the elderly. Rev Bras Enferm. 2019;72(Suppl 2):214-20. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0603.,3333 Macedo MLM, Chaves SPL, Amaral AKFJ, Pontes ES, Silva DN, Cruz RL, et al. Construção e validação de conteúdo e aparência de um guia de saúde vocal para a pessoa idosa. Rev. CEFAC. 2020;22(1):e6619. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216/20202216619.,3535 Delatorre PG, Sá SPC. Tecnologia educacional para a alta hospitalar do idoso submetido à angioplastia coronariana transluminal percutânea. Rev. Enferm. UFPE on Line. 2013;7(esp):5040-3. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v7i7a11768p5040-5043-2013. e, embora tragam nomenclaturas variadas (manuais, guias, cartilhas), são consideradas equivalentes devido sua forma impressa. Em uma revisão4242 Maniva SJCF, Carvalho ZMF, Gomes RKG, Carvalho REFL, Ximenes LB, Freitas CHA. Tecnologias educativas para educação em saúde no acidente vascular cerebral: revisão integrativa. Rev. Bras. Enferm. 2018;71(suppl.4):1724-31. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0041. realizada para identificar na literatura as tecnologias educativas em saúde relacionadas ao Acidente Vascular Cerebral, também se verificou a maior frequência de uso de materiais impressos.

Outra revisão3838 Odebrecht CO, Gonçalves LO, Sell I. Da gerontologia a gerontecnologia. [s.l.]: Portal do envelhecimento; 2000. Disponível em: http://www.portaldoenvelhecimento.com/acervo/artieop/Geral/artigo140.htm.
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aponta a utilização do material impresso como ferramenta tecnológica efetiva ao possibilitar a apreensão, troca de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades no domicílio. Um estudo3131 Carvalho KM, Figueiredo MLF, Galindo Neto NM, Sá GGM. Construction and validation of a sleep hygiene booklet for the elderly. Rev Bras Enferm. 2019;72(Suppl 2):214-20. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0603. desenvolveu uma cartilha educativa para mediar a orientação sobre os cuidados com a pele periestoma de pessoas estomizadas, e corroboram ao destacar que os materiais educativos impressos detêm papel importante na educação em saúde, pois favorecem a aprendizagem por ter a possibilidade de ficar à disposição do paciente e seu familiar sempre que surgirem dúvidas.

Dois estudos desenvolveram jogos educativos, um de tabuleiro66 Olympio PCAP, Alvim NAT. Jogo de tabuleiro: uma gerontotecnologia na clínica do cuidado de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2018;71:871-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0365. e o outro de cartas2121 Lucca DC, Hammerschmidt KSA, Girondi JBR, Fernandez DLR, Carvalho AB, Rosa SS, et al. Jogo das Atitudes: gerontotecnologia educacional para idosos em tratamento hemodialítico. Rev. Bras. Enferm. 2020;73(suppl.3):e20180694. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0694.. A utilização do jogo como produto gerontecnológico representa a quebra do conceito de atividades educativas pautadas na centralidade da doença, e emerge como estratégia lúdica, natural e motivadora para promoção da autodeterminação, desenvolvimento psicológico, cognitivo e social, potencializador de autoestima, trocas de experiências e aprendizagem compartilhada entre os idosos.

Ainda em relação às GTEC materiais, é possível observar a produção de tecnologias educacionais digitais (TED), como módulos e-learning2727 Throfast V, Hellström L, Hovstadius B, Petersson G, Ericson L. e-Learning for the elderly on drug utilization: A pilot study. Health Informat J. 2017;25(2):227-39. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1460458217704245. , materiais multimídia (arquivo interativo e filme)3434 Nakamura MY, Almeida K. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas. Audiol. Commun. Res. 2018;23(e1938):1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1938.,3636 Campos K, Oliveira JRM, Blasca WQ. Processo de adaptação de aparelho de amplificação sonora individual: elaboração de um DVD para auxiliar a orientação a indivíduos idosos. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. 2010;15(1):19-25. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100006. e um software3232 Santos CMVT, Andrade JA, Amorim AC, Garcia PA, Carvalho GA, Vilaça KHC. Application on mobile platform “Idoso Ativo” (Active Aging): exercises for lower limbs combining technology and health. Fisioter. Mov. 2018; 31:e003117. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-5918.031.AO17.
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. O que essas gerontecnologias têm em comum é que precisam da associação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como acesso à internet e um smartphone, DVD ou computador, para serem utilizadas.

Portanto, as vantagens de desenvolver TED para idosos envolvem os estímulos visuais, táteis e auditivos que permitem a utilização de diversos recursos simultâneos e lúdicos instigando a construção de imagens mentais, facilitando a memorização das informações4343 Sá GGM, Silva FL, Santos AMR, Noleto JS, Gouveia MTO, Nogueira LT. Tecnologias desenvolvidas para a educação em saúde de idosos na comunidade: revisão integrativa da literatura. Rev. Latinoam. Enferm. 2019;27(e3186):1-12. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3171.3186..Os estudos que desenvolveram e utilizaram TED obtiveram resultados satisfatórios em relação ao objetivo da tecnologia, além da aprovação de sua utilização pelo público-alvo2727 Throfast V, Hellström L, Hovstadius B, Petersson G, Ericson L. e-Learning for the elderly on drug utilization: A pilot study. Health Informat J. 2017;25(2):227-39. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1460458217704245.,3232 Santos CMVT, Andrade JA, Amorim AC, Garcia PA, Carvalho GA, Vilaça KHC. Application on mobile platform “Idoso Ativo” (Active Aging): exercises for lower limbs combining technology and health. Fisioter. Mov. 2018; 31:e003117. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-5918.031.AO17.
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Sobre as gerontecnologias cuidativo-educacionais imateriais, identificou-se o desenvolvimento de ações educativas em quatro estudos que realizaram programas educacionais/atividades grupais2222 Gonçalves LHT, Schier J. “Grupo Aqui e Agora” : uma tecnologia leve de ação sócio-educativa de enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2005;14(2):271-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072005000200016.,2626 Goes TM, Polaro SHI, Gonçalves LHT. Cultivo do bem viver das pessoas idosas e tecnologia cuidativo-educacional de enfermagem. Enferm. Foco. 2016;7(2):47-51. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2016.v7.n2.794.,2929 Costa NP, Polaro SHI, Vahl EAC, Gonçalves LHT. Storytelling: a care technology in continuing education for active ageing. Re.v Bras. Enferm. 2016;69(6):1068-75. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0390.,4444 Berardinelli LMM, Guedes NAC, Ramos JP, Silva MGN. Tecnologia educacional como estratégia de empoderamento de pessoas com enfermidades crônicas. Rev Enferm. UERJ. 2014;22(5):603-9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2014.15509. e um estudo realizou ação individualizada, associada a assistência prestada2323 Hammerschmidt KSA, Lenardt MH. Tecnologia educacional inovadora para o empoderamento junto a idosos com diabetes mellitus. Texto Contexto Enferm. 2010;19(2):358-65. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072010000200018.. As GTEC imateriais funcionam como instrumento que favorecem a autonomia e melhoria das condições de vida das pessoas idosas e contribuem para a manutenção do equilíbrio biopsicossocial4545 Gonçalves KD, Soares MC, Bielemann VLM. Grupos com idosos: estratégia para (re)orientar o cuidado em saúde. Rev. Conexão UEPG. 2013;9(2):218-25. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao. através de relações dialógicas entre o processo educativo e cuidativo, que são imprescindíveis à uma gerontecnologia, humanizando as relações e promovendo o cuidado à saúde da pessoa idosa.

No tocante ao desenvolvimento de gerontecnologia cuidativo-educacional, o processo de validação é imprescindível, pois garante qualidade e a efetividade do produto, o que potencializa a educação em saúde realizada por meio da tecnologia. A validação é quase sempre feita por especialistas da área para adequação do material para o público-alvo. Pode ser realizada em consonância com o público-alvo ou apenas com ele dependendo do tipo de tecnologia e os objetivos do pesquisador2020 Teixeira E. Interfaces participativas na pesquisa metodológica para as investigações em enfermagem. Rev. Enferm. UFSM. 2019; 9(1):1-3. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2179769236334.
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Observamos nessa revisão uma priorização da validação com o público-alvo. A opção pelo uso de entrevista ao invés de questionário para a validação da GTEC pelo público idoso é muito comum e acontece por permitir maior flexibilidade considerando as especificidades desse público. A entrevista é menos cansativa e quando se trabalha com idosos deve-se atenuar a influência das limitações que podem interferir no sucesso da coleta dos dados, como diminuição da acuidade visual e baixo nível de escolaridade, para que tais fatores não venham a mascarar os resultados da intervenção tecnológica4646 Gomes MC, Oliveira, AA, Alcará AR. Entrevista: um relato de aplicação da técnica. In: Anais do 6º Seminário em Ciência da Informação; Ago 3-5 2016 ; Londrina, Brasil. Londrina: UEL; 2016. p. 1-13. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/viewFile/359/175
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A respeito da realização de pesquisas quantitativas para a criação e validação das GTEC, considera-se que elas detêm um processo mais estruturado e possível de ser reproduzido pelos pesquisadores. Esse método de pesquisa favorece a disponibilidade de medidas numéricas que são mais facilmente comparáveis as de outros estudos de validação. Os três estudos2828 Rocha GS, Oliveira APP, Teixeira E, Nemer CRB. Validação de manual de cuidados de idosos após cirurgia cerebral. Rev. Enferm. UFPE on line. 2019;13:e243025. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.243025.,3131 Carvalho KM, Figueiredo MLF, Galindo Neto NM, Sá GGM. Construction and validation of a sleep hygiene booklet for the elderly. Rev Bras Enferm. 2019;72(Suppl 2):214-20. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0603.,3333 Macedo MLM, Chaves SPL, Amaral AKFJ, Pontes ES, Silva DN, Cruz RL, et al. Construção e validação de conteúdo e aparência de um guia de saúde vocal para a pessoa idosa. Rev. CEFAC. 2020;22(1):e6619. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216/20202216619. que a utilizaram, validaram a gerontecnologia tanto com especialistas, quanto pelo público-alvo, e utilizaram instrumentos avaliativos correspondentes para cada etapa, como o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional (IVCE) e o Suitability Assessment of Materials (SAM), muito comuns na validação de TE para outros públicos.

É necessário que se desperte a atenção dos pesquisadores que desenvolvem gerontecnologias para a importância da validação desses materiais. Quatro estudos 2323 Hammerschmidt KSA, Lenardt MH. Tecnologia educacional inovadora para o empoderamento junto a idosos com diabetes mellitus. Texto Contexto Enferm. 2010;19(2):358-65. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072010000200018.,3232 Santos CMVT, Andrade JA, Amorim AC, Garcia PA, Carvalho GA, Vilaça KHC. Application on mobile platform “Idoso Ativo” (Active Aging): exercises for lower limbs combining technology and health. Fisioter. Mov. 2018; 31:e003117. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-5918.031.AO17.
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,3434 Nakamura MY, Almeida K. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas. Audiol. Commun. Res. 2018;23(e1938):1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1938.,3636 Campos K, Oliveira JRM, Blasca WQ. Processo de adaptação de aparelho de amplificação sonora individual: elaboração de um DVD para auxiliar a orientação a indivíduos idosos. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. 2010;15(1):19-25. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100006. não adotaram nenhuma forma de avaliação da tecnologia elaborada ou aplicada, o que se torna um risco, pois se tratando de idosos, a adequação desses materiais deve ser ainda mais criteriosa e direcionada, levando-se em consideração os possíveis desgastes relacionados ao envelhecimento3434 Nakamura MY, Almeida K. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas. Audiol. Commun. Res. 2018;23(e1938):1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1938..

Tendo em vista as recomendações essenciais para o desenvolvimento de materiais para idosos, com relação à linguagem e ao conteúdo, deve-se priorizar a inteligibilidade e a acessibilidade, sendo o conteúdo escrito de maneira mais simples, de fácil compreensão. As sugestões são de que a linguagem utilizada deve ser simples e clara, compatível com a compreensão do idoso. Deve-se optar por frases curtas ou conceitos-chave, evitar o uso de jargões ou termos técnicos, usar a comunicação verbal e não verbal, e ao utilizar imagens e símbolos, priorizar os mais familiares, que tenham relação com a rotina do idoso 66 Olympio PCAP, Alvim NAT. Jogo de tabuleiro: uma gerontotecnologia na clínica do cuidado de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2018;71:871-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0365., 2424 Barros EJL, Santos SSC, Gomes GC, Erdmann AL. Gerontotecnologia educativa voltada ao idoso estomizado à luz da complexidade. Rev Gaúcha Enferm. 2012;33(2):95-101. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1983-14472012000200014.,2828 Rocha GS, Oliveira APP, Teixeira E, Nemer CRB. Validação de manual de cuidados de idosos após cirurgia cerebral. Rev. Enferm. UFPE on line. 2019;13:e243025. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.243025.,3131 Carvalho KM, Figueiredo MLF, Galindo Neto NM, Sá GGM. Construction and validation of a sleep hygiene booklet for the elderly. Rev Bras Enferm. 2019;72(Suppl 2):214-20. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0603.

32 Santos CMVT, Andrade JA, Amorim AC, Garcia PA, Carvalho GA, Vilaça KHC. Application on mobile platform “Idoso Ativo” (Active Aging): exercises for lower limbs combining technology and health. Fisioter. Mov. 2018; 31:e003117. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-5918.031.AO17.
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33 Macedo MLM, Chaves SPL, Amaral AKFJ, Pontes ES, Silva DN, Cruz RL, et al. Construção e validação de conteúdo e aparência de um guia de saúde vocal para a pessoa idosa. Rev. CEFAC. 2020;22(1):e6619. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216/20202216619.
-3434 Nakamura MY, Almeida K. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas. Audiol. Commun. Res. 2018;23(e1938):1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1938..

Se o propósito ao criar uma tecnologia educacional é facilitar a apreensão das informações, então deve-se levar em consideração a leiturabilidade e legibilidade no processo de construção, pois isso facilitará ao máximo a compreensão dos leitores mesmo quando esses possuírem graus mais baixos de letramento. Reforça-se que quando se trata de materiais direcionados aos idosos, deve-se considerar os possíveis desgastes sensoriais e cognitivos desse público77 Benevides JL, Coutinho JFV, Pascoal LC, Joventino ES, Martins MC, Gubert FA, et al. Construção e validação de tecnologia educativa sobre cuidados com úlcera venosa. Rev. Esc. Enferm. USP. 2016;50(2):309-16. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000200018..

Umas das recomendações evidenciadas neste estudo são referentes à alternância entre as linguagens verbal (linguagem escrita ou falada) e não verbal (ilustrações). Um estudo3434 Nakamura MY, Almeida K. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas. Audiol. Commun. Res. 2018;23(e1938):1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1938. reforça que as ilustrações aumentam a atenção e compreensão do material inclusive por pessoas que apresentem baixo grau de letramento. Também demonstram que as recomendações referentes ao design propiciam uma maior compreensão e auxiliam na correta tomada de decisão. Desse modo, devem ser incorporadas ilustrações claras e compreensíveis e que sejam familiares ao público idoso.

Abreu et al.4747 Abreu ACS, Marinho DF, Cardoso IAP. Tecnologia educativa para os cuidadores de pacientes submetidos a traqueostomia: estudo de validação. Rev. Aten. Saúde. 2019;17(59):19-32. Disponível em: https://doi.org/10.13037/ras.vol17n59.5730. demonstraram que a estrutura e apresentação da tecnologia é a etapa de maior complexidade do material porque envolve aspectos como: layout, grafismo, design e linguagem adequada para o público-alvo. Os autores reforçam que a tecnologia deve apresentar layout adequado, cores apropriadas e adequação da linguagem científica à linguagem do público-alvo, além de ilustrações atrativas e adequadas para que o material seja considerado adequado ao público idoso. Quanto as tecnologias imateriais, devem estimular a interação social e compartilhamento de saberes e proporcionar a convivência em grupo2929 Costa NP, Polaro SHI, Vahl EAC, Gonçalves LHT. Storytelling: a care technology in continuing education for active ageing. Re.v Bras. Enferm. 2016;69(6):1068-75. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0390..

Outras recomendações encontradas são referentes à ludicidade e interatividade, fatores que facilitam a aprendizagem4848 Barbosa AS, Feitoza AR, Bessa MEP, Souza SMF, Lopes MPS, Torres CSR. Construção e validação de jogo educativo para prevenção do HIV/AIDS em idosos. In: da Silva Neto BR, org. Saúde pública e saúde coletiva: dialogando sobre interfaces temáticas 3. Ponta Grossa : Atena Editora; 2019., e ao tipo de material a ser utilizado para a confecção da gerontecnologia cuidativo-educacional, pois é recomendado que o material permita a assepsia antes e após o uso, como o revestimento do tipo contact 2121 Lucca DC, Hammerschmidt KSA, Girondi JBR, Fernandez DLR, Carvalho AB, Rosa SS, et al. Jogo das Atitudes: gerontotecnologia educacional para idosos em tratamento hemodialítico. Rev. Bras. Enferm. 2020;73(suppl.3):e20180694. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0694..

No jogo de tabuleiro que foi desenvolvido para o público idoso4848 Barbosa AS, Feitoza AR, Bessa MEP, Souza SMF, Lopes MPS, Torres CSR. Construção e validação de jogo educativo para prevenção do HIV/AIDS em idosos. In: da Silva Neto BR, org. Saúde pública e saúde coletiva: dialogando sobre interfaces temáticas 3. Ponta Grossa : Atena Editora; 2019. os pesquisadores confeccionaram em vinil, com aplicação de Policloreto de Vinila (PVC) e laminação transparente para proteção das imagens. Além disso, o jogo é guardado dentro de uma caixa de madeira para garantir a durabilidade do material.

Quanto ao nível de evidência, os estudos analisados são categorizados como descritivos ou qualitativos, sendo considerado, pela ferramenta utilizada, como de baixo nível. Contudo, essa classificação não deve ser associada com má qualidade do método empregado, mas sim com a natureza dos estudos de construção e validação. É imprescindível que, para o desenvolvimento das GTEC os pesquisadores levem em consideração o nível de evidência do método empregado, desenvolvendo pesquisas que de fato possam subsidiar a prática clínica do profissional de saúde, considerando a segurança e a ética das ações4949 da Silva Neto BR, org. Dialogando sobre Interfaces Temáticas 3. Ponta Grossa: Atena Editora; 2019..

Como limitações do estudo, aponta-se a influência das bases utilizadas, que são majoritariamente da América Latina e do Caribe, em relação à escassez de estudos internacionais sobre o tema; o baixo nível de evidência pela classificação da ferramenta de avaliação utilizada, uma vez que qualifica apenas o delineamento metodológico utilizado, mas outros pontos como risco de viés e a qualidade metodológica não foram avaliados nessa revisão.

Ainda assim, esta pesquisa é relevante por evidenciar conhecimentos atuais sobre a construção e validação das GTEC, que servirão de subsídio teórico para os enfermeiros e demais profissionais de saúde que buscam desenvolver novos instrumentos para o cuidado ao idoso associando os conhecimentos científicos ao cuidado educativo dialógico.

CONCLUSÃO

Constatou-se que o processo de desenvolvimento de gerontecnologias cuidativo-educacionais é recente e requer aprimoramento quanto à etapa de validação, que nem sempre é realizada pelos pesquisadores.

Quanto ao método de construção, o ponto em comum foi a realização do diagnóstico situacional das pessoas idosas, norteado por aplicação de entrevista, diálogo e escalas. A etapa de validação, quando realizada, foi conduzida na maioria das vezes com o público-alvo, sendo que em alguns estudos esse processo também foi feito com especialistas.

As principais gerontecnologias são do tipo materiais, como cartilhas, folhetos, manuais, jogos, softwares, materiais multimídia. Ainda assim, tecnologias imateriais estão presentes, como técnicas de empoderamento e grupos socioeducativos. Com relação às recomendações para o desenvolvimento de gerontecnologias, destacam-se aspectos como a linguagem acessível e a associação de conhecimentos teóricos e práticos.

Destaca-se, assim, que este estudo apresenta uma síntese atual sobre a temática, e mostra ao leitor informações importantes sobre o percurso metodológico a ser seguido, contribuindo para que sejam desenvolvidas gerontecnologias cuidativo-educacionais que atendam às especificidades do público alvo e sejam validadas pelos especialistas e idosos, com o intuito de serem materiais educativos acessíveis e confiáveis.

  • Não houve financiamento para a execução deste trabalho.

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Editado por

Editado por: Isac Davidson S. F. Pimenta

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Abr 2022
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    12 Jul 2021
  • Aceito
    14 Fev 2022
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