Acessibilidade / Reportar erro

RESENHA LITERÁRIA

Antonio Carlos dos Santos

Universidade Federal de São Carlos

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Antonio Carlos dos Santos é Mestre em Banco de Dados pela UFRJ e PhD em Information Management pela London Business School (London University) Coordenador do Curso de Engenharia da Computação da UFSCar. Área de pesquisa em: Planejamento Estratégico, Gerenciamento, Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia de Informação, Mapeamento de Processos, Fatores Humanos no Projeto de Interfaces de Usuários. Caixa Postal 676 - CEP: 13565-905 São Carlos-SP, Brasil Fone: (16) 3351-8232 (16) 3351-8586 Fax: (16) 3351-8233 E-mail: santos@dc.ufscar.br

O livro apresenta uma abordagem estruturada completa para o planejamento estratégico de Sistemas de Informações nas organizações. Ele descreve a evolução dos SI/TIs (Sistemas de Informações/Tecnologia de Informação) nos negócios, o seu impacto no desempenho das organizações e a sua contribuição para o desenvolvimento estratégico geral dos negócios.

Neste processo ele destaca como os SI/TIs viabilizam as mudanças na condução do negócio para alcançar vantagem competitiva no seu ramo da indústria.

Ele apresenta um leque de ferramentas, técnicas e um modelo estruturado para identificar as oportunidades que os SI/TIs oferecem e os mecanismos para a escolha daqueles que atendem e respondem ao maior conjunto possível de fatores críticos para o sucesso dos negócios.

Alem disso o livro mostra como as ofertas de soluções de SI/TIs podem ser gerenciadas para satisfazer as exigências do negócio e para isso apresenta uma série de abordagens e modelos que podem ser adotados nos processos de planejamento estratégico de SIs de muitas organizações.

O modelo estruturado da condição para monitorar os sinais, no ambiente externo, que exigem mudanças rápidas e que tem uma crescente influência global nos negócios e envolvem variáveis econômicas, políticas, sociais, tecnológicas, ecológicas e legais. Na seqüência é considerada os grupos de pressão que demandam reconhecimento e resposta gerencial rápida e entre eles estão os acionistas, competidores, fornecedores, mídia, governo, sindicatos, clientes, empregados e instituições financeira .

A terceira parte do modelo considera os participantes dos processos do negócio que exigem uma parcela da riqueza criada e envolve novamente acionistas, clientes, fornecedores, empregados, sindicatos e governo. Por último e também importante o modelo contempla em sua estrutura abordagens para a formulação das estratégias do negócio e os seus processos de planejamento. Estas abordagens incorporam mecanismos para definição de escopo organizacional, o estabelecimento dos seus objetivos, estruturas para conduzir uma análise situacional e as ações para determinar e alcançar as estratégias futuras.

O livro é o resultado de muito trabalho de pesquisa realizada pelos autores e de centenas de outros trabalhos, utilizados na sua estrutura e desenho da abordagem proposto.

Apesar de recente o livro tem também as suas falhas. Em nenhum momento ele aborda diretamente nem referencia as políticas, práticas e filosofias de gerenciamento e governança definidas pelo PMI, COBIT e ITIL. Em comunicação pessoal o Prof. Dr. John Ward garantiu que esta falha estará resolvida na próxima edição.

Ainda assim este livro é importante sob duas perspectivas: 1) cada capítulo é altamente focado e contém uma imensa riqueza de informação em cada tópico e 2) pode ser utilizado como uma coleção de técnicas maduras e amplamente utilizadas para ajudar efetivamente o processo de planejamento estratégico.

Os autores também exploram adequadamente quatro áreas estratégicas importantes para SI/TI: informação, aplicativos, tecnologia e recursos, vestidos por processos abrangentes de levantamento, análise, proposta, seleção e utilização.

Finalizando eu diria que o livro dá ao praticante condições de encontrar nos processos propostos uma ou mais técnicas que podem ser exploradas nas mais diversas situação do processo de planejamento estratégico de SI/TI nas organizações.

Recebido em: 01/08/2005

Aprovado em: 30/08/2005

  • Endereço para correspondência:
    Antonio Carlos dos Santos
    é Mestre em Banco de Dados pela UFRJ
    e PhD em Information Management pela London Business School (London University)
    Coordenador do Curso de Engenharia da Computação da UFSCar.
    Área de pesquisa em: Planejamento Estratégico, Gerenciamento, Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia de Informação, Mapeamento de Processos, Fatores Humanos no Projeto de Interfaces de Usuários.
    Caixa Postal 676 - CEP: 13565-905
    São Carlos-SP, Brasil
    Fone: (16) 3351-8232 (16) 3351-8586
    Fax: (16) 3351-8233
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      21 Fev 2011
    • Data do Fascículo
      2005
    TECSI Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação - FEA/USP Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 FEA 3, 05508-900 - São Paulo/SP Brasil, Tel.: +55 11 2648 6389, +55 11 2648 6364 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: jistemusp@gmail.com