Acessibilidade / Reportar erro

Fim: o que resta é sempre o princípio feliz de alguma coisa

CARTA AO LEITOR

Fim: o que resta é sempre o princípio feliz de alguma coisa

Prof. Dr. José Antônio Baddini Martinez

Professor Associado do Departamento de Clínica Médica Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto (SP) Brasil

Caros Leitores:

O título acima, uma citação da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luis, reflete com propriedade o momento pelo qual o Jornal Brasileiro de Pneumologia estará vivendo, passado o XXXV Congresso Brasileiro de Pneumologia, no próximo mês de novembro em Curitiba. Naquele evento, após eu ter percorrido seis anos à frente da publicação, passarei o cargo de Editor-Chefe para o meu substituto, o Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho. Ainda que, por norma regimental, eu ainda tivesse mais dois anos na posição, outras solicitações ligadas a minha carreira acadêmica levaram-me a concluir que era hora de entregar a responsabilidade a um novo condutor.

Quando releio o meu primeiro editorial de 2005, fico tomado de imensa satisfação ao constatar que os objetivos apontados no início da jornada foram atingidos integralmente.(1) De mais relevante, foi sedimentada a figura do Editor do Jornal Brasileiro de Pneumologia como elemento autônomo da Diretoria da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT); foi implantado plenamente o regulamento de funcionamento do Jornal; foi obtida a indexação da publicação nas bases de dados Medline, Scopus e no sistema ISI Web of Knowledge; e a revista conseguiu uma inédita inserção a nível internacional. Além disso, em meados do próximo ano, será divulgado, pelo Journal of Citation Reports, o primeiro fator de impacto para o nosso Jornal.

Naturalmente, não posso deixar de compartilhar a satisfação do dever cumprido com os demais responsáveis pelo sucesso da empreitada: os membros das três últimas diretorias da SBPT, os funcionários da nossa sociedade, as empresas prestadoras de serviço, os revisores dos artigos e, especialmente, os autores que confiaram a nós o precioso produto de seu trabalho.

Quero enfatizar que os erros acontecidos, como última instância de decisão, são de minha inteira responsabilidade; porém, foram sempre cometidos na ânsia de acertar.

O Prof. Dr. Carlos Carvalho reúne certamente todas as qualidades necessárias para fazer com que esta publicação evolua muito mais. Em relação a 2005, as prioridades agora são outras, mas não menos difíceis de serem atingidas. A comunidade dos pneumologistas brasileiros tem a obrigação de apoiar integralmente o novo Editor-Chefe, submetendo excelentes manuscritos científicos ao Jornal, para que este possa atingir valores de fator de impacto crescentes e expressivos!

Muito obrigado à SBPT e aos colegas pneumologistas pela oportunidade de ter desempenhado esta missão!

Agora só resta o princípio feliz de meus próprios projetos e de outra era de renovado sucesso para o Jornal Brasileiro de Pneumologia!

  • 1. Martinez JA. New times, old challenges. J Bras Pneumol. 2005,31(1):1-2.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Out 2010
  • Data do Fascículo
    Out 2010
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia SCS Quadra 1, Bl. K salas 203/204, 70398-900 - Brasília - DF - Brasil, Fone/Fax: 0800 61 6218 ramal 211, (55 61)3245-1030/6218 ramal 211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: jbp@sbpt.org.br