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Editorial

EDITORIAL

Educação e Pesquisa traz neste número artigos que apresentam um bom retrato de alguns temas e perspectivas que marcam as produções na área educacional brasileira contemporânea. Alguns propõem uma análise mais abrangente, outros dão um tratamento temático mais delimitado. Há ainda os que abordam temas recorrentes na Educação, mas que ainda merecem ser revisitados. Juntos, os textos oferecem ao leitor uma espécie de balanço da literatura acadêmica educacional em curso, um painel de análises, discussões e desafios enfrentados pelos pesquisadores atuais.

Os primeiros três textos do volume tratam de resultados de pesquisas recentemente elaboradas sobre diferentes aspectos da educação pública. O primeiro artigo, José Martí e a educação popular: um retorno às fontes, elaborado por Danilo R. Streck, aborda traços da vida e obra do cubano José Martí e, principalmente, suas contribuições como fonte histórica para a compreensão da educação popular na América Latina. O segundo artigo, Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa, de Marlene Ribeiro, embora também trate de temática relacionada aos movimentos sociais populares, examina, mais especificamente, algumas experiências de formação — promovidas por diversos movimentos e organizações — que articulam trabalho e educação. A autora identifica também algumas contradições expressas nas práticas e concepções subjacentes às pedagogias adotadas. O terceiro texto, Iniciativa privada na educação pública, elaborado por Oswaldo Gonçalves Junior, discute os resultados de sua pesquisa de mestrado, um estudo de caso sobre um programa educativo desenvolvido pelo governo federal em parceria com a iniciativa privada, o Programa Moto Perpétuo da Fiat Automóveis S. A., que durante cinco anos (de 1977 a 2001) distribuiu kits de materiais paradidáticos para milhares de escolas de diferentes regiões do Brasil.

Questões pertinentes às relações entre as possibilidades do mundo virtual e a educação aproximam os dois textos seguintes. As mudanças sociais e culturais advindas da apropriação da cultura tecnológica e digital por instituições educativas é o tema do artigo Cultura tecnológica e redes sociotécnicas: um estudo sobre o portal da rede municipal de ensino de São Paulo, de autoria de Zulmira Medeiros e Paulo Cezar Santos Ventura, que também é fruto de uma dissertação de mestrado. O estudo de caso relatado procurou investigar o processo de criação, implementação e utilização de um portal na Internet numa rede municipal de ensino. O texto Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes, de Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi e Maria da Graça Nicoletti Mizukami, por sua vez, aborda a temática da formação docente a partir da reflexão sobre os resultados iniciais de um projeto de pesquisa e intervenção em desenvolvimento. Tal trabalho procura avaliar as contribuições de um Programa de Monitoria, via WEB, voltado ao desenvolvimento profissional de professoras experientes que atuam como mentoras de professoras iniciantes.

Os dois artigos subseqüentes também abordam a problemática da formação docente, mas adotam outras perspectivas de análise. O texto Teoria, pesquisa e prática em Educação: a formação do professor-pesquisador, de Débora R. P. Nunes, objetiva pontuar fatores que contribuem para a freqüente dissociação entre teoria e prática educacional, discutir os efeitos perversos dessa ruptura conceitual, além de apontar algumas estratégias para a sua reunificação. A autora apresenta duas experiências norte-americanas como exemplos de iniciativas bem-sucedidas no que diz respeito à necessidade de aliar pesquisa acadêmica a pratica escolar. Já Maria Amélia Santoro Franco, no texto de sua autoria: Entre a lógica da formação e a lógica das palavras: a mediação dos saberes pedagógicos, expressa sua preocupação em criar rotas alternativas para a formação profissional do professor para atuar na escola pública contemporânea. Apoiada num conjunto de estudos e pesquisas recentes, o texto visa explorar a lógica das práticas, para transformá-las em possibilidades formativas.

Três textos encerram o conjunto de artigos publicados neste fascículo. Apesar de abordarem temas distintos, os trabalhos mostram o mesmo esforço em buscar novos olhares para velhos problemas educacionais. O artigo A imanência como "lugar" do ensino de filosofia, de Rodrigo Pelloso Gelamo, discute a problemática do ensino de filosofia a partir das contribuições de alguns conceitos elaborados por Deleuze e Guattari. No texto Por uma pedagogia do equilíbrio, de Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque e Ricardo Tescarolo, os autores pretendem criticar a visão fiscalista que reduz a Pedagogia a mero programa de treinamento técnico e propõe uma nova abordagem capaz de reconhecer a importância do equilíbrio entre razão e experiência. O texto Corpo e psique: da dissociação à unificação — algumas implicações na prática pedagógica, de Lucia Helena Pena Pereira, por sua vez, analisa a unicidade corpo/psique e os bloqueios de expressão corporal advindos da dissociação dessas dimensões.

Como o leitor poderá constatar, além da saudável diversidade temática, que traduz o nosso compromisso com o pluralismo de idéias e de perspectivas de investigação, este número de Educação e Pesquisa dá visibilidade a trabalhos elaborados por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, vinculados a diversas instituições. Acreditamos que esta é uma das principais tarefas de nossa Revista: servir como um veículo de divulgação científica e, principalmente, como um instrumento capaz de estimular o estudo e o debate.

A seção tradução normalmente publica textos de reconhecido valor e de dificil acesso ao público leitor brasileiro. Neste número apresentamos o artigo Representaciones del pasado, cultura personal e identidad nacional dos professores Alberto Rosa, Guglielmo Bellelli e David Bakhurst, que atende a esses requisitos. No entanto, por se tratar de um texto escrito em espanhol, a Comissão Editorial mantêm sua versão original.

Lucia Emilia Nuevo Barreto Bruno

Claudemir Belintane

Maria Isabel de Almeida

Marta Kohl de Oliveira

Pedro Roberto Jacobi

Teresa Cristina Rego

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Set 2008
  • Data do Fascículo
    Abr 2008
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