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Editorial

Editorial

Com este número, EDUCAÇÃO E PESQUISA atinge seu segundo ano editorial, após vinte e três anos de existência como Revista da Faculdade de Educação da USP.

É hora de dar a conhecer a relação dos especialistas que colaboraram com a árdua, competente e generosa tarefa de fornecer pareceres para o sem-número de artigos que nos foram enviados nesse espaço de tempo. Sem a contribuição de tais profissionais, não teria sido possível trazer a público o resultado final de nossos esforços; resultado expresso na qualidade dos artigos publicados.

No que se refere especificamente a este número, cabe destacar a significativa presença estrangeira. Exemplo disso é EM FOCO.

Fruto de uma experiência iniciada já no segundo número pós-reformulação editorial, a seção EM FOCO vem assumindo gradativamente um papel crucial no que diz respeito ao perfil de EDUCAÇÃO E PESQUISA. Trata-se de um espaço privilegiado de divulgação de pesquisas e ensaios aglutinados em torno de determinados temas afeitos ao universo pedagógico e suas interfaces com outras frentes teórico-conceituais.

Os temas aludidos nas edições anteriores foram, respectivamente, o tempo escolar e a infância na história. Agora surge ética e educação, e não por acaso. A atualidade, importância e urgência das discussões sobre o tema são suas marcas principais.

Dos seis artigos da presente seção, três foram escritos por colegas estrangeiros. São eles: ¿Cómo hacer escuelas democráticas?, por Josep Ma Puig Rovira (Universitat de Barcelona); Psicologia moral e educação: para além de crianças "boazinhas", por Larry Nucci (University of Illinois at Chicago); e Nuevas perspectivas sobre el razonamiento moral, por Genoveva Sastre Vilarrasa e Montserrat Moreno Marimon (Universitat de Barcelona).

Os outros três artigos, de autores brasileiros, são: Escola, democracia e a construção de personalidades morais, por Ulisses F. Araújo (Universidade Estadual de Campinas); Para um estudo psicológico das virtudes morais, por Yves de La Taille (Universidade de São Paulo); e Cognição, afetividade e moralidade, por Valéria Amorim Arantes de Araújo (Universidade de Uberaba).

Também entre os demais artigos, a presença estrangeira se dá com o texto do português Luís Miguel Carvalho (Universidade Técnica de Lisboa), intitulado O Senhor Director: fragmentos de uma história de actores e práticas escolares em Portugal. A contribuição brasileira, nesse caso, coube a Pedro Roberto Jacobi (Universidade de São Paulo), autor do texto Educação, ampliação da cidadania e participação.

Ainda, neste volume publicamos Fazeres ordinários da classe: uma aposta para a pesquisa e para a formação, tradução de um ensaio de Anne-Marie Chartier (Institut National de Recherche Pedagogique), renomada pesquisadora francesa da área de história da educação.

Queremos deixar patente nossos agradecimentos aos vários profissionais e alguns colegas que, com sua presteza, tornaram possível esta publicação, em particular Isabel Gretel Eres Fernandes, pela revisão dos textos em espanhol, e Ulisses Ferreira Araújo, co-responsável pela organização de EM FOCO.

Julio Groppa Aquino

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Nov 2001
  • Data do Fascículo
    Dez 2000
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