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A paleontologia na educação infantil: alfabetizando e construindo o conhecimento

Palenteology in the kindergarten: teaching and building knowledge

Resumos

A Paleontologia é recomendada pelos PCN como tema de ciências para o ensino básico brasileiro, sendo freqüente em muitos livros didáticos no País. Abordagens mais completas sobre o tema são, ainda, escassas no dia-a-dia das escolas, devido mais à deficiência dos professores do que ao desinteresse ou dificuldades de aprendizado dos alunos. São descritas aqui iniciativas de atuação junto à Educação Infantil, envolvendo o colégio, professores e alunos. O que se propõe é usar a Paleontologia na alfabetização e na construção do conhecimento, por meio do contato dos alunos com esse tema desde suas atividades educativas iniciais. Visa à popularização do conhecimento paleontológico, à aproximação entre Universidade-Escola, à formação continuada de professores e à prestação de assessoria na elaboração/execução de atividades. As atividades aqui relatadas, mais do que idéias a serem copiadas, devem servir como idéias geradoras de idéias, sendo adaptadas à realidade e às condições de cada um dos interessados.

Educação Infantil; paleontologia; divulgação científica


Paleontology is recommended by PCN's (Brazilian Curricular Parameters) as a subject to be developed in basic education. Such theme frequently figures in many text-books all over the country. However, more complete approaches are rarely incorporated into daily teaching practices. Such absence seems to be more related to teachers' personal deficiencies (during their training) than to students' limitations (lack of interest or difficulties in learning process). Here we describe some actions related to kindergarten education working with the school (building), teachers, and children. The main proposal is to use Paleontology in the initial "read and write process", presenting this theme from the very beginning kindergarten activities. Final goals are related to paleontological knowledge becoming more popular in Brazilian basic education, to bring together University and School, to encourage with up to date of teachers' knowledge, and to help educators in setting up and executing activities on Paleontology. The actions mentioned here, more than ideas to be imitated, must work as feedback to generate new ideas, adjustable to particular conditions.

kindergarten education; paleontology; scientific diffusion


A paleontologia na educação infantil: alfabetizando e construindo o conhecimento

Palenteology in the kindergarten: teaching and building knowledge

Fernanda Torello de MelloI; Luiz Henrique Cruz de MelloII; Maria Beatriz de Freitas TorelloIII

IProfessora Doutora, Departamento de Biologia, Centro de Ciências Psicológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

E-mail: torello.mello@uol.com.br

IIProfessor Doutor, Departamento de Geografia, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

IIIPedagoga, assessora pedagógica

RESUMO

A Paleontologia é recomendada pelos PCN como tema de ciências para o ensino básico brasileiro, sendo freqüente em muitos livros didáticos no País. Abordagens mais completas sobre o tema são, ainda, escassas no dia-a-dia das escolas, devido mais à deficiência dos professores do que ao desinteresse ou dificuldades de aprendizado dos alunos. São descritas aqui iniciativas de atuação junto à Educação Infantil, envolvendo o colégio, professores e alunos. O que se propõe é usar a Paleontologia na alfabetização e na construção do conhecimento, por meio do contato dos alunos com esse tema desde suas atividades educativas iniciais. Visa à popularização do conhecimento paleontológico, à aproximação entre Universidade-Escola, à formação continuada de professores e à prestação de assessoria na elaboração/execução de atividades. As atividades aqui relatadas, mais do que idéias a serem copiadas, devem servir como idéias geradoras de idéias, sendo adaptadas à realidade e às condições de cada um dos interessados.

Palavras-chave: Educação Infantil. paleontologia. divulgação científica.

ABSTRACT

Paleontology is recommended by PCN's (Brazilian Curricular Parameters) as a subject to be developed in basic education. Such theme frequently figures in many text-books all over the country. However, more complete approaches are rarely incorporated into daily teaching practices. Such absence seems to be more related to teachers' personal deficiencies (during their training) than to students' limitations (lack of interest or difficulties in learning process). Here we describe some actions related to kindergarten education working with the school (building), teachers, and children. The main proposal is to use Paleontology in the initial "read and write process", presenting this theme from the very beginning kindergarten activities. Final goals are related to paleontological knowledge becoming more popular in Brazilian basic education, to bring together University and School, to encourage with up to date of teachers' knowledge, and to help educators in setting up and executing activities on Paleontology. The actions mentioned here, more than ideas to be imitated, must work as feedback to generate new ideas, adjustable to particular conditions.

Keywords: kindergarten education. paleontology. scientific diffusion.

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Agradecimentos

Os autores agradecem ao Colégio Pequenópolis (São Paulo-SP), na figura de seu presidente, José Aurélio de Camargo, pela oportunidade e suporte para a realização das atividades. À Maria Célia Montagna de Assumpção (Sistema Anglo de Ensino), pelo incentivo, apoio e valiosas discussões. Aos professores que acolheram esta iniciativa e compreenderam seu valor para o enriquecimento do conhecimento do aluno. À Prof.a Dr.a Renata Guimarães Netto (Unisinos/RS), pela leitura crítica do documento e sugestões e ao parecerista da revista pelas sugestões e críticas.

Artigo recebido em abril de 2005 e selecionado para publicação em outubro de 2005.

Nota:

Este projeto foi desenvolvido no ano de 2002, quando o Colégio Pequenópolis adotava o material didático do Sistema Anglo de Ensino e dispunha, em seu quadro de funcionários, de orientadores pedagógicos direcionados especialmente à Educação Infantil. Infelizmente, hoje o método foi abandonado e as iniciativas propostas aqui não foram levadas a diante. Nenhum dos autores possui qualquer vínculo atual com a instituição.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2005

Histórico

  • Aceito
    Out 2005
  • Recebido
    Abr 2005
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
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