Acessibilidade / Reportar erro

Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula

Resumos

O trabalho propõe uma reflexão sobre a formação continuada, enfatizando um curso de atualização em conteúdos científicos em desenvolvimento na área de Saúde e Meio Ambiente e a proposta de modificação da prática pedagógica dos cursistas, após freqüência ao curso (Vianna, 1998). Investigamos se os cursistas que assistiram as palestras, freqüentaram laboratórios e vivenciaram o dia a dia dos pesquisadores, modificaram a sua maneira de ver a Ciência e mostraram interesse em alterar a sua prática docente. Estabelecemos as seguintes categorias, a partir das reflexões dos cursistas, relacionadas à formação permanente: reflexão sobre concepção de ensino, adequação e sugestões para a sala de aula e necessidade de oportunidade de formação continuada. Concluímos que, para uma melhor formação permanente de professores das áreas de ciências, a interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula deve estar presente.

Formação permanente; ensino de ciências; pesquisa e ensino


The work proposes some consideration about continued formation, with emphasis on an up-dating course about scientific contents regarding health and environment , as well as the proposal to modify the attendants' pedagogical practice after the course (Vianna, 1998). We searched if the teachers that attended the lectures, went to the laboratories and experienced the researchers' daily activities came to modify their own way to see Science and have consequently shown some interest in altering their teaching practice. Based on the considerations presented by the attendants, we have established the following categories concerning permanent formation: considerations about teaching concept, adequacy and suggestions regarding the classroom, and the necessity of an opportunity to have a continued formation. We came to the conclusion that, in order to have a better permanent formation of Science teachers, we definitely need the interaction of Scientists' Science and Classroom Science.

Permanent formation; science teaching; research and teaching


ARTIGOS

Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula

Deise Miranda ViannaI; Anna Maria Pessoa de CarvalhoII

IProfessora Assistente Doutora, Instituto de Física, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (e-mail: desemv@if.ufrj.br)

IIProfessora Titular, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (e-mail: ampdcarv@usp.br)

RESUMO

O trabalho propõe uma reflexão sobre a formação continuada, enfatizando um curso de atualização em conteúdos científicos em desenvolvimento na área de Saúde e Meio Ambiente e a proposta de modificação da prática pedagógica dos cursistas, após freqüência ao curso (Vianna, 1998). Investigamos se os cursistas que assistiram as palestras, freqüentaram laboratórios e vivenciaram o dia a dia dos pesquisadores, modificaram a sua maneira de ver a Ciência e mostraram interesse em alterar a sua prática docente. Estabelecemos as seguintes categorias, a partir das reflexões dos cursistas, relacionadas à formação permanente: reflexão sobre concepção de ensino, adequação e sugestões para a sala de aula e necessidade de oportunidade de formação continuada. Concluímos que, para uma melhor formação permanente de professores das áreas de ciências, a interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula deve estar presente.

Unitermos: Formação permanente, ensino de ciências, pesquisa e ensino

ABSTRACT

The work proposes some consideration about continued formation, with emphasis on an up-dating course about scientific contents regarding health and environment , as well as the proposal to modify the attendants' pedagogical practice after the course (Vianna, 1998). We searched if the teachers that attended the lectures, went to the laboratories and experienced the researchers' daily activities came to modify their own way to see Science and have consequently shown some interest in altering their teaching practice. Based on the considerations presented by the attendants, we have established the following categories concerning permanent formation: considerations about teaching concept, adequacy and suggestions regarding the classroom, and the necessity of an opportunity to have a continued formation. We came to the conclusion that, in order to have a better permanent formation of Science teachers, we definitely need the interaction of Scientists' Science and Classroom Science.

Keywords: Permanent formation, science teaching, research and teaching.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1 Esta era a nomenclatura utilizada na época.

2 'Imersão'- termo que está sendo usado para caracterizar a dedicação dos cursistas e pesquisadores ao curso. A carga horária foi de 78 horas, mas o convívio ultrapassou este período, devido aos contatos entre uma aula e outra, e até mesmo após, totalizando assim uma carga horária superior. Considerando-se que uma disciplina em Universidade tem, em média, 60 horas por período, o tempo de duração do curso foi considerado suficiente.

  • ANDRÉ, M.E.D.A. Etnografia da prática escolar Campinas, Papirus, 1995.
  • CARVALHO, A. M. P. , GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências São Paulo, Cortez, 1993.
  • CARVALHO, A. M. P. O uso do vídeo na tomada de dados: pesquisando o desenvolvimento de ensino em sala de aula. Pro-Posições, v. 7, n.1, p. 5-13, 1996.
  • COSTA, S. C. G. Projeto saúde e meio ambiente. Rio de Janeiro, Fiocruz, 1996.
  • GATTI, B.A. A formação de docentes: o confronto necessário - professor x academia. Educação Brasileira, v. 14, jan./jul., 1992.
  • JIMÉNEZ,V. M. Concepciones de los profesores de ciencias en formación y practica del aula. In: BLANCO NIETO,L. J., JIMÉNEZ,V.M. (Coord.). La formación del professorado de Ciências y matematicas en España y Portugal Badajoz, 1994. P. 309-325.
  • LATOUR, B. , WOOLGAR, S. La vie de laboratoire Paris, La Découverte, 1988.
  • LATOUR, B. La science en action. Paris, La Découverte, 1989.
  • __________. Pasteur et Pouchet: hétérogenèse de l'histoire des sciences, In: SERRES, M. (Org.) Éléments d'histoire des sciences Paris, Bordas, 1994, p. 423-445.
  • MENEZES, L.C. (Org.). Formação continuada de professores de ciências no âmbito iberoamericano. São Paulo, Autores Associados/NUPES, 1996.
  • THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação São Paulo, Cortez, 1986.
  • VIANNA, D. M. Da criação à difusão: a ciência que ensinamos. Pro-Posições, v. 7, n.1, pag. 95-102, 1996.
  • _____________. Do fazer ao ensinar ciência. (tese de Dourorado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1988.
  • _____________. Ensinar ciências olhando para dentro do laboratório. In: Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 3, 1997, Anais... São Paulo, 1997. pag. 7-18.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    2000
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br