Acessibilidade / Reportar erro
Esta errata corrige:

Errata

No PDF do artigo Por uma gestão mais democrática na educação: contribuições de uma formação a distância para atuação profissional de seus egressos com número de DOI: 10.1590/S1414-40772019000300011, publicado no periódico AVALIAÇÃO, 24 (3): 766-784, na página 772, no terceiro parágrafo onde se lê Quadro 1, deve-se incluir:

Implantação dos Conselhos Escolares Após ter feito o curso de Formação em Conselhos Escolares participei do processo de implantação do(s) Conselho(s) Escolare(s) O curso de formação me motivou a fomentar e incentivar a implantação do(s) Conselho(s) Escolare(s) No curso de formação aprimorei conhecimentos e habilidades que foram utilizadas (ou poderiam ser utilizadas) em ações para implantação do(s) Conselho(s) Escolare(s) O curso de formação me qualificou para os procedimentos referentes à regulamentação dos conselhos escolares em minha rede de ensino/município Fortalecimento dos Conselhos Escolares Após o curso de formação propus e/ou participei de ações para o fortalecimento dos Conselhos Escolares na minha rede de ensino e/ou município No curso de formação adquiri competências necessárias para a tarefa de contribuir com o fortalecimento dos Conselhos Escolares na minha rede de ensino e/ou município Após curso me senti mais seguro(a) para orientar ações, participar de discussões e incentivar iniciativas que venham (ou poderiam vir) a fortalecer a atuação dos Conselhos Escolares As atividades de levantamento de informações sobre os conselhos (plano inicial) e o plano de ação auxiliaram (ou poderiam auxiliar) na execução de ações para a implantação e/ou fortalecimento dos conselhos escolares. Sobre os conhecimentos adquiridos no curso No curso de formação pude aprender os conceitos básicos sobre os Conselhos Escolares No curso de formação pude aprender questões práticas sobre os Conselhos Escolares Os materiais e atividades do curso de formação me ajudaram na ampliação dos conhecimentos sobre os Conselhos Escolares Os feedbacks recebidos no curso de formação me ajudaram a ampliar o conhecimento sobre os Conselhos Escolares Sobre a iniciativa de formação continuada/ divulgação Realizar o curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares me motivou a realizar outras formações na modalidade à distância Recomendaria o curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares a um colega Após o curso passei a compartilhar mais informações sobre os Conselhos Escolares e divulgar as políticas e ações relacionadas ao Programa Em virtude da participação no curso de formação, me tornei a/o principal responsável pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares em minha instituição e/ou município Sobre o Plano de Ação A elaboração do Plano de Ação me auxiliou na implantação e/ou fortalecimento dos Conselhos Escolares em minha rede de ensino A elaboração do Plano de Ação me fez refletir sobre as necessidades de ter os Conselhos Escolares atuantes na minha rede de ensino Realizar o Plano de Ação foi crucial para minha atuação na implantação e/ou fortalecimento dos Conselhos Escolares em minha rede de ensino A elaboração do Plano Inicial me auxiliou na construção do Plano de Ação

Na página 773, onde se lê Tabela 1, deve-se incluir:

Escores Média Sim (DP) Média Não (DP) t p Implantação 15,95 (4,78) 13,37 (4,96) 8,71 0,00** Fortalecimento 17,98 (2,30) 15,43 (3,75) 13,96 0,00** Conhecimento 18,53 (1,82) 17,70 (2,58) 6,27 0,00** Compartilhamento 16,83 (2,68) 14,32 (3,49) 13,54 0,00** Plano de Ação 17,09 (2,99) 12,17 (5,67) 18,73 0,00** Total 86,37 (10,65) 72,99 (14,90) 17,46 0,00**

Na página 775, onde se lê Gráfico 1, deve-se incluir:


Na mesma página, onde se lê Gráfico 2, deve-se incluir:


Ainda na mesma página, onde se lê: Gráfico 3, deve-se incluir:


Na página 776, onde se lê Gráfico 4, deve-se incluir:


Na mesma página, onde se lê Tabela 2, deve-se incluir:

Justificativas Frequência Percentual Não atua na área 103 25% Em andamento 47 11% Não teve oportunidade 37 9% Aplicado parcialmente 30 7% Auxiliou no desenvolvimento de outra ação 30 7% Já existiam conselhos 29 7% Não houve interesse 26 6% Questões políticas 21 5% Falta de compromisso dos municípios 11 3% Foi apenas atividade do curso 10 2% Falta de tempo 10 2% Não recebeu apoio da secretaria de educação 9 2% Já existia um plano anterior 9 2% Não tinha estrutura suficiente 8 2% Muitas dificuldades encontradas 8 2% Precisa de alguns ajustes 3 1% Outras 26 7%

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Maio 2020
  • Data do Fascículo
    Jan-Apr 2020
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
E-mail: revistaavaliacao@uniso.br