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Editorial

Editorial

É com grande satisfação que entregamos aos nossos leitores mais este número da revista Avaliação. Com apoio importantíssimo de muitos leitores e colaboradores, já entramos no vigésimo ano e produzimos 68 edições dedicadas ao aprofundamento das questões relativas à educação superior e, especialmente, à avaliação da educação superior, não apenas com foco no Brasil, mas também na América Latina, Caribe e alguns países europeus. Cerca de 800 artigos, em português, espanhol e inglês foram publicados, sempre na perspectiva da temática central deste periódico. Nessa trajetória, contamos com a colaboração de eminentes estudiosos de vários países, a quem devemos e queremos agradecer vivamente.


Na presente edição, contamos com a participação de reconhecidos estudiosos dos assuntos de educação superior e sua avaliação. Apresentamos uma interessante discussão, elaborada por Lucídio Bianchetti e António M. Magalhães, sobre o tema da internacionalização da educação superior, aqui pela via de uma reflexão sobre o Processo de Bolonha. Centrada no tema da avaliação, trazemos uma análise de Fernanda Luzia Lopes e Claudete Maria Medeiros Vendramini sobre o tema da avaliação em larga escala, tomando como objeto central o ENADE. Júlio C. G. Bertolin e Telmo Marcon criticam o que chamam de “O (des)entendimento de qualidade na educação superior brasileira – das quimeras do provão e do Enade à realidade do capital cultural dos estudantes”.Gladys Beatriz Barreyro, Silvana Lorena Lagoria e Gabriella de Camargo Hizume apresentam um estudo sobre as ANAs - Agências Nacionais de Acreditação no Sistema ARCU-SUL. Maria Isabel da Cunha, Marja Leão Braccini e Nadiane Feldkercher se dedicam ao tema da “Inserção profissional, políticas e práticas sobre a iniciação à docência: avaliando a produção dos congressos internacionais sobre o professorado principiante”. Cláudio Almir Dalbosco traz à nossa reflexão o atualíssimo tema da “Educação superior e os desafios da formação para a cidadania democrática”. Jorge Luiz Lordêlo de Sales Ribeiro trata do SINAES, discutindo os seus princípios e finalidades, identificando os modelos de avaliação institucional utilizados e verificando, a partir dos relatórios de auto-avaliação das IES, as dificuldades e facilidades encontradas pelas IES. Leo Lynce Valle de Lacerda procura “investigar os pressupostos epistemológicos que nortearam o Sistema Nacional de Avaliação Superior – Sinaes, implantado no Brasil em 2004, a fim de demonstrar um percurso que chega a Kant, quando examinados os princípios dispostos no documento original do Sinaes, e outro, aparentemente oposto, até Descartes, quando observada a práxis avaliativa do sistema”. Claudia Brito Silva Cirani, Milton de Abreu Campanario, e Heloisa Helena Marques da Silva, partindo do conceito de conhecimento como bem público capaz de sustentar o desenvolvimento de uma sociedade, analisam a evolução do ensino da pós-graduação senso estrito (doutorado, mestrado e mestrado profissional) no Brasil. Jose Alberto Carvalho dos Santos Claro e Rogério Augusto Profeta buscam constatar quais tipos de Benefícios Sociais (BS) são disponibilizados aos Docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Por sua vez, Eugénia Silva, Rui Resende, Francisco Gonçalves e Rui Gomes investigam o pensamento do estagiário em educação física durante a prática do ensino supervisionada.


Eis aí um conjunto de textos que, esperamos, merecerão a atenção de nossos leitores. Um 2015 muito feliz!


José Dias Sobrinho
Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar 2015
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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