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Aspectos interferentes na qualidade do curso de educação física na ótica do corpo discente

Interfering aspects on the quality of a physical education program from the perspective of the students

Resumos

O presente estudo objetivou identificar os aspectos que estão interferindo na qualidade do processo de formação acadêmico-profissional de um Curso de Educação Física da cidade do Rio de Janeiro de forma positiva ou negativa, considerando as opiniões de seu corpo discente. Para isso se utilizou a Técnica Dephi em dois rounds. No primeiro round 68 alunos listaram aspectos positivos e aspectos negativos do referido curso. No segundo round 407 informantes responderam a escala de opinião previamente construída, onde avaliaram se os indicadores listados eram positivos ou negativos, e ainda se eram muito ou pouco interferentes em sua formação acadêmico-profissional. Os resultados permitiram verificar que algumas categorias de análise foram predominantemente negativas, por exemplo, a biblioteca e o laboratório de informática. Entretanto a maioria das categorias demonstrou comportamento positivo. Deste modo os aspectos positivos foram predominantes sobre os negativos para essas categorias de análise. Identificou-se ainda que todos os indicadores eram muito interferentes na formação acadêmico-profissional para a maioria dos informantes.

Educação física; Avaliação do ensino superior; Técnica delphi


The present research focuses in identifying different aspects influencing the quality of a Physical Education Program in Rio de Janeiro in either positive or negative ways - considering the student's point of view. The Delphi Technique was used for that purpose in two rounds. In the first round, 68 students listed positive and negative aspects about the course. In the second round, 407 subjects answered the opinion scale, where they evaluated if the aspects were positive or negative and how impacting they were in influencing their academic and professional training. Based on the results, it was possible to verify that some of the aspects were predominantly negative - the library and the computer laboratory, for example. Nevertheless, most of the categories showed positive results. It was concluded that the positive aspects were predominant over the negative ones in these categories and also that all of these were considered as highly influential in the academic and professional training for most of the subjects.

Physical education; Higher Education Evaluation; Delphi technique


Aspectos interferentes na qualidade do curso de educação física na ótica do corpo discente

Interfering aspects on the quality of a physical education program from the perspective of the students

Marcelo Moreira AntunesI; Marcos Doederlein PolitoII; Helder Guerra de ResendeIII

IMestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2008). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Niteroi e professor assistente e coordenador adjunto do curso de graduação em Educação Física do Centro Universitário da Cidade – Rio de Janeiro. E-mail: antunesmm@hotmail.com

IIDoutor Educação Física pela Universidade Gama Filho (2006). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, coord. do Grupo de Estudo e Pesquisa em Respostas Cardiovasculares e Exercício (GECardio/UEL) e vice-coordenador do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física UEM/UEL. E-mail: marcospolito@uel.br

IIIDoutor/Livre-Docente em Educação Física - Didática da Educação Física - pela Universidade Gama Filho (1992). Atualmente é Vice-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Castelo Branco (UCB-RJ). Avaliador de Cursos de Graduação em Educação Física (INEP), tendo presidido a Comissão de Especialistas em Educação Física que subsidiou o CNE na definição das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Educação Física. E-mail: heldergr@globo.com

RESUMO

O presente estudo objetivou identificar os aspectos que estão interferindo na qualidade do processo de formação acadêmico-profissional de um Curso de Educação Física da cidade do Rio de Janeiro de forma positiva ou negativa, considerando as opiniões de seu corpo discente. Para isso se utilizou a Técnica Dephi em dois rounds. No primeiro round 68 alunos listaram aspectos positivos e aspectos negativos do referido curso. No segundo round 407 informantes responderam a escala de opinião previamente construída, onde avaliaram se os indicadores listados eram positivos ou negativos, e ainda se eram muito ou pouco interferentes em sua formação acadêmico-profissional. Os resultados permitiram verificar que algumas categorias de análise foram predominantemente negativas, por exemplo, a biblioteca e o laboratório de informática. Entretanto a maioria das categorias demonstrou comportamento positivo. Deste modo os aspectos positivos foram predominantes sobre os negativos para essas categorias de análise. Identificou-se ainda que todos os indicadores eram muito interferentes na formação acadêmico-profissional para a maioria dos informantes.

Palavras-chaves: Educação física. Avaliação do ensino superior. Técnica delphi.

ABSTRACT

The present research focuses in identifying different aspects influencing the quality of a Physical Education Program in Rio de Janeiro in either positive or negative ways – considering the student's point of view. The Delphi Technique was used for that purpose in two rounds. In the first round, 68 students listed positive and negative aspects about the course. In the second round, 407 subjects answered the opinion scale, where they evaluated if the aspects were positive or negative and how impacting they were in influencing their academic and professional training. Based on the results, it was possible to verify that some of the aspects were predominantly negative – the library and the computer laboratory, for example. Nevertheless, most of the categories showed positive results. It was concluded that the positive aspects were predominant over the negative ones in these categories and also that all of these were considered as highly influential in the academic and professional training for most of the subjects.

Key words: Physical education. Higher Education Evaluation. Delphi technique.

INTRODUÇÃO

A avaliação das condições de oferta no ensino superior brasileiro vem se tornando um tema recorrente e objeto de debates por parte da comunidade acadêmica e, em especial, aquela vinculada às instituições de ensino superior. Este cenário de debates, de propostas e de realizações ganhou corpo, mais especificamente, a partir da promulgação da última Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96), que determina que o Estado é o responsável em promover os processos avaliativos da educação, visando a melhoria e a consolidação da qualidade do ensino.

A consolidação desse processo de mudança no campo da avaliação surge a partir da Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que ainda determina que as IES devem idealizar, planejar e realizar seu sistema de auto-avaliação.

Em geral, as IES utilizam instrumentos de auto-avaliação, para a coleta de dados junto ao corpo discente, construídos a partir dos focos de interesse e das necessidades de cada uma delas, o que nem sempre contempla todas as opiniões e críticas julgadas mais importantes pelo corpo discentes. Com essa afirmação não se quer negar que os instrumentos de avaliação elaborados pelas IES possuem importância. Porém, consideramos relevante que os alunos possam expor suas opiniões de forma espontânea sobre as condições e a qualidade do curso ao qual estão vinculados.

O presente estudo justifica-se, por representar uma significativa contribuição para o campo da avaliação do ensino superior, tanto pela utilização do corpo discente como fonte de dados do proceso avaliativo, quanto em estudos que utilizarem a Técnica Delphi em suas metodologias.

Considerando a situação problema configurada, o presente estudo tem por objetivo identificar e categorizar os aspectos interferentes na qualidade do Curso de Graduação em Educação Física de uma Intituição de Ensino Superior (IES) da cidade do Rio de Janeiro, sob a ótica do corpo discente.

A questão que configura o problema a ser investigado pode ser assim destacada: Quais os aspectos que estão interferindo na qualidade do processo de formação acadêmico-profissional do Curso de Educação Física considerando as opiniões de seu corpo discente?

Para responder este problema, é necessário responder as seguintes questões, considerando a opinião consensual de seu corpo discente: Quais aspectos interfem negativamente na qualidade do Curso de Graduação em Educação Física da IES pesquisada? Quais aspectos interferem positivamente na qualidade do Curso de Graduação em Educação Física da IES pesquisada? Que categorias do processo de formação acadêmico-profissional1 1 Coordenação do Curso; Organização curricular; Estágios supervisionados obrigatórios, Práticas pedagógicas obrigatórias como componente curricular; Trabalho de conclusão de curso; Atividades complementares obrigatórias; Desempenho dos alunos no ENADE; Corpo docente; Corpo discente; Corpo técnico-administrativo; Biblioteca; Laboratório de informática; Instalações gerais da Unidade Praça Seca; Recursos materiais e instalações específicas do curso; e Serviços gerais prestados pela Instituição. são privilegiadas, em termos positivo e negativo, a partir da opinião dos alunos? Quais os acordos e as diferenças de opinião entre os alunos sobre aspectos que interferem, muito ou pouco, na qualidade do curso? As opiniões dos alunos diferem em função do período em que se encontram no curso, da faixa-etária do grupo de alunos, do sexo, do turno ao qual estão vinculados e do número de reprovações?

A escolha de uma única instituição para realização do estudo pode-se justificar apoiando-se em Balzan (2000) quando afirma que o conhecimento de uma situação real de uma instituição ou do sistema nacional de ensino superior é fundamental para a impementação das mudanças necessárias para a melhoria da qualidade do ensino.

METODOLOGIA DESENVOLVIDA PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA

O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa de levantamento de opiniões do tipo survey, sendo descritivo, de natureza quantitativa, pois é realizado no ambiente onde os fatos a serem pesquisados se efetivam.

As pesquisas do tipo levantamento também são conhecidas como survey. Thomas e Nelson (2002) ressaltam que o survey é um método de pesquisa descritivo largamente utilizado, sendo a Técnica Delphi2 2 Apesar dos autores citados neste texto, por vezes, utilizarem o termo Método Delphi, optamos pelo termo Técnica Delphi, pois entendemos que ela é um instrumento e não um conjunto de instrumentos, sendo assim ela se caracteriza como técnica e não método. uma delas. Deste modo a técnica de coleta de dados utilizada no presente estudo é a Técnica Delphi, por se caracterizar como uma forma de encontrar consenso entre os informantes sobre aspectos relevantes da sua realidade. (Thomas; Nelson, 2002)

Para Linstone e Turoff (1975) a Técnica Delphi pode ser aplicada em uma grande variedade de áreas, incluindo a educação. Segundo Afonso (1992), a Técnica Delphi se concretiza como uma excelente ferramenta para estudos na área da educação e da educação física. Afonso (1992) ressalta ainda a validade e a aplicabilidade da técnica por diversos pesquisadores da área esportiva e pedagógica nas últimas décadas (SMITH, 1974; CHAI, 1976; HARTMAN, 1981; SHEFIELD, 1982; NAHAS, 1988; CARDOSO, 1991 apud AFONSO, 1992). Podem-se citar, ainda, publicações mais recentes que reforçam essa validade e aplicabilidade na área, como as de autoria de Nascimento (1999); Saeta, Popadiuk e Teixeira (2003); Hanashiro, Nassif e Teixeira (2003); Nascimento, Nahas e Mendes (2005) e Olarte (2006).

Ali (2005) destaca ainda o caráter qualitativo quando afirma que as atuais pesquisas demonstram a efetividade da Técnica Delphi como um método qualitativo na busca do esclarecimento de pontos específicos.

Para o presente estudo foi utilizado a Técnica Delphi em dois rounds consecutivos para se alcançar um consenso entre os informantes do grupo selecionado. O número de alunos matriculados e freqüentando regularmente o curso é de 8473 3 Dados fornecidos pela diretoria de unidade da Pra ça Seca referente ao segundo semestre de 2007 através de relatório próprio de alunos ativos. , distribuidos entre os turnos da manhã (331 alunos), da tarde (167 alunos) e da noite (349 alunos), divididos entre os oito períodos, o que representou a população do estudo.

Uma amostra composta por 68 alunos foi utilizada para o primeiro round, distribuídos da seguinte forma: 34 do sexo masculino e 34 do feminino, dos três turnos do curso. Os alunos do 1º período foram descartados por terem pouca Vicência no curso. A amostra utilizada para o segundo round foi de 407 informantes representando 48% da população.

O instrumento utilizado no primeiro round foi uma entrevista composta por duas perguntas principais, respondidas pelos informantes para elaboração de uma lista de aspectos positivos e negativos que interferem decisivamente na qualidade da formação acadêmico-profissional. As perguntas eram: (1) Quais os itens que em sua opinião estão interferindo positiva e decisivamente em sua formação acadêmico-profissional; (2) Quais os itens que em sua opinião estão interferindo negativa e decisivamente em sua formação acadêmico-profissional. Os 332 itens informados pelos alunos no primeiro round foram analisados e depurados, resultando em 76 indicadores para constituir o instrumento de coleta dos dados referentes ao segundo round.

Para o segundo round, o instrumento de coleta de dados foi uma escala de opiniões, composto de duas partes: a primeira com informações referentes à caracterização dos informantes, tais como o ano e o semestre de matrícula, o sexo, idade, o período que cursa, o turno que freqüenta e o número de reprovações4 4 A variável número de reprovações parece relevante no sentido de que pode indicar uma visão tendenciosa do aluno sobre a realidade do curso em sua avaliação. . A segunda parte foi composta pela lista de 76 indicadores identificados no primeiro round.

Antes da aplicação final do instrumento, foi realizado um teste de reprodutibilidade. Um grupo formado por 20 alunos foi escolhidos de forma acidental para testar a reprodutibilidade do instrumento. Esse número de alunos foi determinado tendo como referência o cálculo da amostra para uma análise de correlação, considerando nível de significância menor que 0,05; coeficiente de correlação 0,80; e potência estatística 0,80. O cálculo para o número da amostra foi realizado no aplicativo Primer of Biostatistic 4.0.

A análise estatística utilizada foi a correlação não paramétrica de Spearman. Em mais de 70% das questões aplicadas aos alunos, o coeficiente de correlação mostrou-se superior a 0,80. Esse resultado indicou um alto índice de reprodutibilidade do questionário.

Para cada indicador da escala de opiniões os alunos que responderam ao segundo round tinham que assinalar um dos três critérios de cada uma das duas colunas propositivas A e B.

Na Coluna A a proposição é: o indicador refere-se a um aspecto positivo ou negativo do Curso Educação Física das sua IES? E os critérios correspondentes devem ser: Positivo (+), Negativo (-) ou Sem Opinião Formada (SOF). Na coluna B a proposição é: com que ênfase o indicador está interferindo na qualidade de formação do Curso de Educação Física da sua IES? E os critérios correspondentes podem ser: Muito, Pouco ou Sem Opinião Formada (SOF).

O tratamento estatístico utilizado é de característica descritiva, sedimentado no percentual de cada fator interferente identificado. O percentual de 70% foi estabelecido como linha de corte para a definição de consenso da avaliação dos indicadores. Realizou-se ainda uma análise de regressão múltipla, modelo stepwise. Os dados foram analisados através do programa Statistica 6.0 (Statsoft, Tulsa, USA), considerando como nível de significância estatística o valor de p menor que 0,05. Objetivou-se com isso a inferência de possíveis associações, isoladas ou combinadas, das variáveis sexo, período cursado, faixa-etária, turno e reprovação.

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

No que se refere a distribuição dos alunos pelos turnos, predominam as matrículas no turno da noite com 41,2% do corpo discente ativo, ficando 39% para o turno da manhã e 19,7% para o turno da tarde. As matrículas noturnas estão abaixo da média do Estado se comparado com os dados referentes ao senso de 1999 realizado pelo INEP (BRASIL, 2000), que registrava uma média de 50,7% de matrículas no turno da noite. Entretanto, manteve-se a tendência de ser o turno da noite aquele que registra o maior percentual de matrículas nas IES privadas.

Seguindo a tendência das matrículas por turno, os alunos vinculados ao turno da noite foram os que mais contribuíram como informantes desta pesquisa, representando 41,3% dos respondentes. O turno da manhã ficou com 36,6% e o da tarde com 22,1%.

O grupo de informantes foi constituído por 163 mulheres e 244 homens, distribuídos em diversas faixas-etárias. Os dados ainda revelam que o maior quantitativo de informantes está na faixa-etária de 20 a 29 anos (89,1%). Estes dados são coerentes com os registrados pelo INEP no ensino superior brasileiro, onde a faixa-etária é de 18 a 24 anos, sendo que 49,4% dessas matrículas estão distribuídas pela região sudeste. (BRASIL, 2005)

O número de reprovações nas disciplinas do Curso revelaram que 55,2% dos informantes nunca foram reprovados; que 25% foram reprovados apenas uma vez; que 10% foram reprovados duas vezes; que 5,4% foram reprovados três vezes; e que 4,1% tiveram mais de três reprovações. Estes dados sugerem que o motivo 'reprovação' pode indicar uma baixa interferência nas respostas da escala de opiniões.

Os dados referentes aos indicadores da escala de opiniões agrupadas em 15 categorias de avaliação são apresentadas a seguir. Esses dados são apresentados em relação à qualidade do impacto – positivo ou negativo – de cada um dos indicadores da escala de opinião, ao nível de interferência – muito ou pouco – dos mesmos indicadores, ao nível de significância entre a variáveis relacionadas com as respostas sobre a qualidade, e ao nível de significância entre a variáveis relacionadas com as respostas sobre a interferência. Vale lembrar que são destacados apenas os indicadores que apresentaram consenso entre as repostas dos informantes.

Nas tabelas apresentadas, são usadas as legendas 'p' e 'R', onde 'p' representa a significância estatística ou a probabilidade de algo ocorrer ao acaso. Conceitualmente, é tido como significativo quando seu valor é menor que 0,05, o que significa uma probabilidade maior que 95% de ocorrer em função da análise observada. 'R' significa a relação entre duas variáveis – quanto mais próxima de 1,00 (100%) mais perfeita tende a ser a relação entre elas. O valor de 'R' também pode ser negativo, indicando uma relação indireta. 'R2' significa a proporção da variabilidade. Ainda para a discussão dos dados decidiu-se pela exclusão das respostas 'Sem Opinião Formada' (SOF) para a qualidade do indicador ou para o seu nível de interferência.

SOBRE A COORDENAÇÃO DO CURSO

Os dados revelam que de modo geral, a maioria dos alunos está satisfeita com o tempo de dedicação presencial da pessoa responsável pela coordenação do Curso de Educação Física, embora não a julgue hábil na resolução dos problemas afetos ao Curso. O único consenso gerado nessa categoria refere-se ao tipo de relacionamento com os alunos – 82,2% dos alunos julgam este aspecto positivo.

Apenas o indicador referente ao clima de relacionamento provocado pela Coordenação alcançou consenso, onde 78,5% dos informantes julgam que este aspecto tem sido muito importante para a qualidade da formação do Curso de Educação Física, assim como 82,2% consideram ser um aspecto positivo do Curso. Isso aponta para uma grande satisfação dos alunos em relação ao atendimento da coordenação destinado a eles.

O resultado revela que os homens têm uma posição marcadamente contrária à da maioria dos informantes que consideram o indicador como positivo.

Apenas um indicador apresentou associação com uma das variáveis independentes deste estudo. Este resultado revela que os alunos mais recentemente vinvulados ao curso tendem a considerar que a competência da Coordenação pouco interfere na qualidade da formação oferecida. Este grupo pode estar divergindo da maioria dos informantes por não estarem tempo suficiente para o surgimento de problemas que demandem atenção da coordenação ou da administração.

SOBRE A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR (DISCIPLINAS)

Apenas cinco indicadores geraram níveis significativos de opiniões consensuais positivas em relação à organização curricular do curso. Os relacionados ao sistema de avaliação adotado pela Instituição (78,8%), o nível de dificuldades das provas e dos trabalhos acadêmicos solicitados para verificação da aprendizagem (79%), a articulação dos conhecimentos tratados nas disciplinas do currículo com as demandas do mercado de trabalho escolar (76,6%), a articulação no trato do conhecimento abordado pelas diferentes disciplinas que compõem o currículo (75,2%) e a carga horária destinada às disciplinas de fundamentação teórica (71,3%). Isso reforça as informações prestadas pelos alunos do Curso que participaram da prova do ENADE no ano de 2004, onde aproximadamente 45% das respostas indicaram que o currículo é relativamente integrado e para 35% deles o currículo é bem integrado e há clara vinculação entre as disciplinas. (BRASIL, 2004)

Num estudo desenvolvido por Nascimento et al (2005) junto ao Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é consenso entre os alunos que a articulação dos conteúdos entre as disciplinas é um aspecto negativo para a qualidade da formação recebida, ao contrário do resultado aqui encontrado.

Em relação ao aspecto interferência na formação quatro indicadores obtiveram consenso. A carga horária das disciplinas práticas de intervenção profissional (78,1%), o nível de atualização dos conteúdos programáticos das disciplinas (73%), a quantidade de alunos por turma (76,5%) e a distribuição das disciplinas pelos oito períodos de formação do curso (74,3%).

Numa avaliação realizada a partir da opinião dos alunos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), 42% dos alunos indicaram relevância dos conteúdos na formação profissional e 49% responderam haver relativa relevância para a modalidade da formação em curso (UNIVALI, 1999). Comparando os resultados obtidos nas duas Instituições, as disciplinas do Curso de Educação Física da IES pesquisada são consideradas pelos alunos mais adequadas às demandas do mercado de trabalho.

Os resultados sugerem que quanto mais baixo for o período de vinculação do informante, maior é a possibilidade de indicação de impacto negativo dos indicadores 'Nível de atualização das bibliografias' e 'Flexibilização curricular para os alunos com dificuldades de aprendizagem (acompanhamento especial, tutorias)'.

Os indicadores listados na Tabela 2 indicam que quanto mais recente é o ingresso no curso, maior é a tendência dos informantes considerarem que pouco interferem na qualidade da formação oferecida. Estas respostas podem indicar que este grupo de alunos ainda não tem experiência suficiente para avaliar os referidos indicadores.

SOBRE OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS

Nesta categoria não houve consenso entre as opiniões dos informantes no que se refere à qualidade dos indicadores na sua formação. Por outro lado há consenso sobre o nível de interferência em todos os indicadores relacionados ao estágio supervisionado para a formação acadêmico-profissional dos alunos do Curso de Educação Física.

A associação dos quatro indicadores apresentados acima indica que quanto mais recente é a vinculação do aluno ao curso, maior é a sua associação com as respostas negativas. Este resultado é previsível, na medida em que as atividades de estágio superivisionado são destinadas aos alunos a partir da segunda metade do curso e esse grupo de informantes ainda não chegou nessa fase.

A avaliação dos formulários de registro das atividades de estágio supervisionado também está significativamente associada aos alunos com maior número de reprovações, que possuem a maior tendência a avaliarem negativamente este aspecto.

Verificou-se, também, uma significativa associação com os alunos do turno da noite, que julgaram positivamente a carga horária de estágio supervisionado.

A Tabela 3 revela que a variável referente ao período de vinculação dos alunos com o Curso de Educação Física apresenta associação significativa com os seis indicadores desta categoria de análise. Os alunos dos primeiros períodos, certamente por desconhecerem a estrutura e o funcionamento das atividades de estágio supervionado, tendem a julgar os indicadores pouco importantes para a formação deles. Os resultados informam ainda que os alunos matriculados nos turnos da tarde e da manhã tenderam a conferir pouca importância dos indicadores apresentados acima.

SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS OBRIGATÓRIAS COMO COMPONENTE CURRICULAR

Além de apresentar consenso entre os informantes nesse único indicador da categoria, a 'Carga horária destinada às práticas pedagógicas no contexto das disciplinas' se apresenta como positivo na formação acadêmico-profissional dos alunos. Os dados ainda revelam que houve consenso de que a carga horária das práticas pedagógicas está influenciando muito para uma boa formação dos alunos. Nesta categoria não foi encontrada relação significativa entre as variáveis independentes e o indicador avaliado.

SOBRE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Sobre essa categoria os dados revelam que não há consenso em relação ao nível de interferência dos indicadores. Entretanto, todos os indicadores foram consensualmente considerados muito importantes para a formação recebida, mesmo que para a maior parte deles esta ainda seja uma disciplina distante do seu período de vinculação no curso.

Em relação aos indicadores acima apresentados, os alunos mais recentemente vinculados ao curso, têm maior tendência a considerará-los negativos na qualidade do curso. Também os homens revelaram maior tendência de considerar negativos os aspectos desta categoria.

De acordo com os dados apresentados na Tabela 5 os alunos mais novos do curso tendem a julgar estes aspectos como sendo pouco importantes para a formação oferecida. Já os homens consideram os indicadores 'Mecanismos de orientação do TCC' e 'Quantidade de alunos por orientador de TCC' pouco importantes para sua formação.

SOBRE AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS

O único indicador que alcançou consenso diz respeito aos mecanismos institucionais de incentivo à realização dessas experiências, indicando que os alunos insatisfeitos são 72,1%.

O indicador tem uma associação significativa, onde quanto mais recente é a data de ingresso no curso maior é a tendência de julgar positivo este aspecto. Este dado reforça a suposição de que as instituições estejam se adequando gradativamente a este novo tipo de exigência e os alunos mais novos já devem estar se beneficiando dessa nova exigência.

De acordo com os dados da pesquisa a 'Divulgação do Regulamento e da dinâmica das Atividades Complementares' é considerada pelos alunos do turno da tarde e principalmente os do turno da manhã tendem como pouco importante.

SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENADE (EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES)

Apenas o indicador 'Atividades promovidas pelo Curso em função dos resultados do ENADE' apresentou consenso de 77,3%. A exemplo do que ocorreu com a categoria anterior, não houve consenso entre os informantes sobre o nível de importância destes indicadores.

Os indicadores 'Esclarecimentos aos alunos sobre o ENADE' e 'Atividades promovidas pelo Curso em função dos resultados do ENADE', a resposta 'Pouco' está mais associada com os turnos da tarde e da manhã. Esse dados demonstram uma oposição em relação a maioria dos informantes que apontaram essa categoria como sendo muito importante para a sua formação acadêmico-profissional.

SOBRE O CORPO DOCENTE

Destacam-se como positivos e consensuais o relacionamento professor-aluno, o nível de formação acadêmica dos professores, a competência para conduzir o processo de ensino-aprendizagem, o domínio e atualização dos conhecimentos que são objeto de ensino-aprendizagem, a experiência profissional com os assuntos pertinentes à disciplina ministrada e, por fim, aspectos formais como assiduidade e pontualidade.

No estudo realizado por Nascimento et al (2005), os resultados revelaram uma insatisfação da maioria dos alunos em relação à competência dos professores para lecionar suas disciplinas, resultado oposto ao da presente pesquisa. Por outro lado no estudo realizado na Faculdade São Camilo (FSCES), no Espírito Santo, os alunos também demonstraram insatisfação com a dinâmica das aulas (DARDENGO, 2007). Esta variação de resultados pode demonstrar diferenças das ações pedagógicas dos professores em instituições com perfis diferenciados.

De forma ampla a categoria Corpo docente é positivamente avaliada pelo corpo discente do Curso de Educação Física estudado. Todos os indicadores registraram consenso de opinião, demonstrando grande importância dessa categoria para a formação dos informantes.

Os indicadores 'Domínio e atualização do conhecimento em relação à disciplina' e 'Relacionamento com os alunos' são avaliados pelos homens como geradores de impacto negativo na formação recebida. Em relação ao 'incentivo para a dedicação aos estudos' foi considerado negativo pelos alunos mais velhos.

Em relação ao nível de intereferência, apenas o indicador 'Domínio e atualização do conhecimento em relação à disciplina' revelou associação significativa. Quanto mais recente é a vinculação dos alunos, maior é a tendência a julgarem pouco interferente na qualidade do curso. Essas respostas demonstram uma tendência contrária às respostas dadas pela maioria dos informantes (87,7%), que afirmam consensualmente que esse indicador é muito importante para a sua formação.

SOBRE O CORPO DISCENTE

O indicador 'Relacionamento entre os alunos' obteve índice de consenso positivo entre os informantes. Por outro lado a participação dos alunos nas atividades e eventos promovidos por outras instituições gerou consenso negativo. Este resultado pode sugerir falta de disponibilidade de tempo ou financeiras para participação em atividades fora da sua instiuição, ou ainda pode sugerir que a divulgação desses eventos não é satisfatória.

Os dados apontam, de modo mais amplo, para uma avaliação predominantemente positiva para essa categoria, ao contrário do que é verificado no estudo de Nascimento et al (2005).

Todos os indicadores foram considerados muito importantes para a formação acadêmico-profissional dos alunos. Entretanto, somente o relacionamento entre eles registrou um índice consensual de acordo entre 76,3% dos informantes.

Os indicadores 'Participação nas atividades regulares do Curso (aulas e eventos da instituição)' e 'Relacionamento entre os alunos' indicam que os homens foram os que mais julgaram como negativo o impacto destes indicadores. Esses dados revelam opiniões opostas entre os homens e a maioria dos informantes da pesquisa que indicam esses indicadores como aspectos positivos do curso.

Apenas o indicador 'Participação nas atividades regulares do Curso (aulas e eventos da instituição)' aparece significativamente associado às variáveis período e sexo. Os informantes mais novos do curso foram os que mais responderam que esse indicador tem pouca importância na sua formação. Já para os homens esse indicador é gerador de pouca interferência na sua formação.

SOBRE O CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Os indicadores desta categoria não foram consensuais apesar de serem considerados de impacto positivo na qualidade do curso. Em relação ao nível de interferência, há consenso que a competência do corpo administrativo e a forma de se relacionar com os alunos estejam inteferindo muito na qualidade da formação recebida. Não houve associações significativas para essa categoria.

SOBRE A BIBLIOTECA

Dos oito indicadores referentes à biblioteca apenas três apresentam avaliação positiva, e desses, dois indicadores apresentaram índices de consenso, a saber: 'Atendimento dos funcionários da biblioteca' (79,9%) e 'Limpeza, de conservação e de manutenção da biblioteca e do acervo' (84,6%). Os demais indicadores obtiveram avaliação negativa. Vale ressaltar que a maioria dos informantes não freqüentam bibliotecas em outros locais, demonstrando pouco conhecimento para emitir uma avaliação mais consistente. A biblioteca também foi avaliada pelo corpo discente da UNIVALI (UNIVALI, 1999). Em ambas as IES a avaliação foi negativa quanto à essa categoria.

Os dados informam que o indicador 'Atendimento dos funcionários da biblioteca' apresentou associação significativa, onde os homens julgaram negativa a qualidade do atendimento na biblioteca, contrariamente ao que foi demonstrado anteriormente, onde 79,9% avaliaram positivamente esse indicador.

Os indicadores apresentados acima tendem a ser julgados como pouco importantes em termos de interferência na qualidade do curso pelos alunos dos períodos iniciais e ainda pelos homens. Os informantes mais velhos se associaram significativa com o indicador quantidade, diversidade e atualização de livros necessários ao curso de Educação Física, julgando-o como pouco interferente na qualidade da formação.

SOBRE O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Essa categoria apresentou índice consensual de qualidade negativa para a formação em todos os indicadores. Esses dados demonstram uma grande insatisfação com o laboratório de informática. Nascimento et al (2005) também identificaram insatisfação dos alunos do Curso de Graduação em Educação Física da UFSC com o laboratório de informática. A partir desses dados podemos identificar que as instituição, pública ou privadas, não conseguem manter atualizadas e em quantidade suficiente para atender as demandas dos alunos.

Somente o indicador acesso à Internet para realização das tarefas acadêmicas obteve índice de consenso, indicando ser muito importante para a formação dos informantes.

Os informantes matriculados mais recentemente no curso são os que julgaram positiva a 'Quantidade, a qualidade e a manutenção dos equipamentos de informática'. O indicador 'Acesso à Internet para realização das tarefas acadêmicas' apresentou associação significativa, onde os homens foram os que mais julgaram este aspecto como gerador de impacto negativo na qualidade do curso.

Estes resultados revelam que os alunos matriculados nos primeiros períodos do curso são aqueles que mais julgaram os indicadores 'Instalações do laboratório de informática' e 'Quantidade, qualidade e manutenção dos equipamentos de informática' como pouco interferentes na qualidade do curso. Essas respostas são contrárias a da maioria dos informantes que ressaltou a grande importância desses indicadores.

SOBRE AS INSTALAÇÕES GERAIS DA UNIDADE PESQUISADA

Os dados revelaram impacto de tendência positiva na qualidade do curso. Dos quatro indicadores, três obtiveram níveis de consenso – 'Adequação das salas de aula', as 'Condições de limpeza, conservação e manutenção das instalações em geral' e dos banheiros em especial.

Em relação à adequação das salas de aula, o estudo realizado na UNIVALI apresentou percentual de 73% de respostas 'Sim' para adequação desse espaço físico (UNIVALI, 1999), resultado similar ao encontrado na IES pesquisada. Isso demonstra que ambas instituições buscam adequar suas instalações as demandas de seus alunos.

Todos os indicadores foram considerados muito interferentes na qualidade do curso, alcançando consenso para todos eles. Essa avaliação conjugada com os dados sobre o impacto caracteriza as instalações gerais como sendo um aspecto positivo do curso e muito interferente na formação dos informantes.

O indicador 'Adequação dos setores de atendimento aos alunos' se vincula significativamente com os informantes mais novos no curso, que julgaram como positivo esse indicador. O indcador 'Condições de higiene dos banheiros' tem associação com os alunos matriculados nos turnos da tarde e da noite, que tenderam a considerá-lo de impacto negativo, opinião esta contrária à da maioria dos informantes. Os homens foram os que mais julgaram as condições de higiene dos banheiros como positivo para a qualidade do curso.

Para todos os indicadores apresentados acima, os homens são os que julgam pouco importantes para a qualidade da formação, contrariando o que é apresentado em relação aos aspectos interferentes.

SOBRE OS RECURSOS MATERIAIS E INSTALAÇÕES ESPECÍFICAS DO CURSO

O indicador 'condições de limpeza, conservação e manutenção dos materiais e das instalações específicas do curso' foi o único que gerou índice de consenso (77,3%), indicando impacto positivo. Na avaliação realizada pela UNIVALI, o julgamento sobre as instalações destinadas às aulas práticas apresentou resultados diferentes do encontrado nesta pesquisa. Para 38% dos informantes daquela instituição as instalações são inadequadas, e para 28% são consideradas adequadas em parte. (UNIVALI, 1999)

A avaliação da categoria Recursos materiais e instalações especificadas da IES pesquisada se apresentou como sendo positiva, reforçando o que foi verificado no relatório do ENADE 2004 referente à instituição foco desta pesquisa. (BRASIL, 2004)

Todos os indicadores desta categoria foram considerados muito interferentes na qualidade do curso, além de terem apresentado índices de consenso entre os informantes.

Os resultados revelam que, quanto mais recente é o período de vínculo dos alunos no curso, maior é a tendência do indicador 'Locais destinados às aulas práticas' ser julgado como gerador de impacto positivo para a qualidade da formação.

SOBRE OS SERVIÇOS GERAIS PRESTADOS PELA INSTITUIÇÃO

Nesta categoria, a facilidade de acesso foi o único a alcançar consenso positivo de 72,0% na opinião dos alunos. Por sua vez, os resultados obtidos a partir da opinião dos alunos acerca do nível de interferência, cinco indicadores alcançaram consenso, sendo eles: 'Serviços de reprodução de documentos e material didático (xerox)' (77,8%), o 'Valor das mensalidades' (76,7%), os 'Mecanismos adotados para facilitar o pagamento das mensalidades (Bolsas, descontos, negociações, etc.)' (78,0%), a 'Facilidade de acesso à Unidade do Curso' (81,5%) e a 'Imagem do Curso de Graduação Educação Física da IES pesquisada no mercado de trabalho' (79,9%).

Os indicadores apresentados na acima se relacionam significativamente com os alunos mais recentes no curso, com respostas de impacto positivo. Nesta categoria não se verificou associação significativa entre as variáveis independentes e os respectivos indicadores, no que se refere ao nível de interferência na qualidade do curso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De modo geral, não foi possível apresentar análises comparativas mais amplas com os estudos de objetivos similares. Os poucos estudos existentes até a data da realização do presente estudo são muito recentes, provavelmente em decorrência na recém implantada sistemática da avaliação instituicional do ensino superior brasileiro. Alguns estudos sobre a avaliação do ensino superior apontam a utilização do corpo discente apenas para avaliar o corpo docente, como é o caso do Centro Universitário São Camilo (DARDENGO, 2007), da Universidade Federal Fluminense (PAULA, 2004), o da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade de São Paulo (PAULA, 2002). Entretanto, somente no estudo de Dardengo (2007) ofereceu subsídios para uma análise comparativa dos resultados sobre o corpo docente.

Nos estudos consultados não se identificou um tratamento estatístico que privilegiasse a análise comparativa do nível de significância de variáveis, como as aqui apresentadas, pois os referidos estudos se detiveram em análises estatísticas descritivas.

Os dados obtidos no presente estudo indicaram que dos 76 indicadores distribuídos em 15 categorias, 61,9% foram considerados como geradores de impacto positivo enquanto que 38,1% foram julgados como causadores de impacto negativo na qualidade do Curso. No geral, estes resultados sugerem que os alunos estão satisfeitos com o curso. No entanto, apenas 34,2% geraram índices de consenso, sendo 27,6% considerados de impacto positivo e 6,6% de impacto negativo. Em termos de consenso, também prevalece uma tendência de avaliação positiva da qualidade do curso, segundo a opinião do corpo discente.

No que se refere ao nível de interferência dos indicadores de análise na qualidade da formação acadêmico-profissional, os resultados revelaram que todos (100%), estão interferindo muito na qualidade do curso. Porém, um pouco mais da metade desses indicadores (54%) foram considerados como opiniões consensuais.

Mas no contexto da presente pesquisa e em termos de índices de consenso, a análise do nível de interferência de cada indicador só ganha força se conjugado com o tipo de impacto gerado. Dos 76 indicadores, apenas 22 deles (28,9%) geraram índices de consenso tanto em relação ao tipo de impacto quanto em relação ao nível de interferência, envolvendo 10 (67,0%) das 15 categorias de análise.

Do ponto de vista consensual, o único aspecto apontado como negativo e que está interferindo muito na qualidade da formação recebida refere-se ao laboratório de informática. Entretanto, muitos deles freqüentam o laboratório de Informática para consultar e-mail, entrar no site de relacionamento orkut e navegar em sites que nada tem a ver com a produção acadêmica e apoio aos estudos vinculados ao curso.

Os resultados do presente estudo revelaram informações relevantes para o processo de avaliação e auto-avaliação do curso de Educação Física da IES pesquisada. Estudos desta natureza são importantes para instituições e cursos comprometidos com a qualidade do processo formativo.

No entanto, os resultados de pesquisas desta natureza não asseguram, por si só, a fiel radiografia da realidade focalizada, apenas se constituem em informações relevantes que precisam ser cruzadas com as informações dos demais atores sociais que interagem na instituição e no curso. Trata-se, do ponto de vista de um importante segmento de um cenário formativo, a quem se destina a função político-social de uma instituição educacional – os alunos.

Recebido em: 13 de dezembro de 2009

Aprovado em: 08 de abril 2010

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  • UNIVALI. Avaliação Institucional na UNIVALI: ouvindo os egressos em 1996. Itajaí: UNIVALI, 1999.
  • 1
    Coordenação do Curso; Organização curricular; Estágios supervisionados obrigatórios, Práticas pedagógicas obrigatórias como componente curricular; Trabalho de conclusão de curso; Atividades complementares obrigatórias; Desempenho dos alunos no ENADE; Corpo docente; Corpo discente; Corpo técnico-administrativo; Biblioteca; Laboratório de informática; Instalações gerais da Unidade Praça Seca; Recursos materiais e instalações específicas do curso; e Serviços gerais prestados pela Instituição.
  • 2
    Apesar dos autores citados neste texto, por vezes, utilizarem o termo Método Delphi, optamos pelo termo Técnica Delphi, pois entendemos que ela é um instrumento e não um conjunto de instrumentos, sendo assim ela se caracteriza como técnica e não método.
  • 3
    Dados fornecidos pela diretoria de unidade da Pra ça Seca referente ao segundo semestre de 2007 através de relatório próprio de alunos ativos.
  • 4
    A variável número de reprovações parece relevante no sentido de que pode indicar uma visão tendenciosa do aluno sobre a realidade do curso em sua avaliação.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Jul 2010
    • Data do Fascículo
      Jul 2010

    Histórico

    • Aceito
      08 Abr 2010
    • Recebido
      13 Dez 2009
    Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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