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Editorial

Caros(as) leitores(as):

É com satisfação que apresentamos o quarto número especial da Educar em Revista neste ano de 2014, publicado em paralelo às edições sequenciais, versando mais uma vez sobre a temática da "Educação a distância". Considera-se a necessidade de atualização de reflexões sobre o referido tema, visto que nosso periódico debruçou-se sobre a temática há mais de uma década, ainda na edição de número 21, publicada no ano de 2003. Ao todo temos 11 artigos, dos quais apresentaremos sumariamente suas propostas de abordagens.

Daniel Mill e Márcia Rozenfeld G. Oliveira abrem o dossiê especial com um artigo que propõe uma reflexão sobre a própria produção de pesquisa em educação a distância (EaD), através do que os autores definem como uma análise "bibliométrica" a partir de teses defendidas na área da Educação. Katia Morosov Alonso, por sua vez, preocupa-se com a relação entre a EaD e as políticas públicas federais brasileiras, dedicando-se à análise de documentos oriundos principalmente do Ministério da Educação. Já Suely Scherer e Glaucia da Silva Brito apresentam um artigo decorrente de estudo realizado a partir da análise de possibilidades de aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais, tendo como objeto registros realizados em fóruns virtuais e também conteúdos oriundos de tese e dissertação específicas.

Dando sequência ao dossiê especial, José Armando Valente apresenta-nos algumas reflexões sobre o blended learning, caracterizado pela combinação de atividades presenciais e atividades educacionais a distância. Vinculados a instituições espanholas, Francisco Brazuelo Grund e Domingo José Gallego Gil contribuem com o artigo "Estado del Mobile Learning en España", trazendo ao dossiê um panorama sobre a referida experiência na Espanha, partindo de uma revisão da produção científica publicada entre os anos de 2009 e 2013. Por sua vez, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Katia Alexandra de Godoi e Silva contribuem neste número com o artigo intitulado "Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line". Maria Teresa Menezes Freitas e Aléxia Pádua Franco trazem uma significativa reflexão sobre os desafios da preparação de professores formadores e autores no referido campo educacional referente à temática do presente dossiê.

Nos artigos do dossiê "Educação a distância", ainda temos Lucilene Lisboa de Liz e Sandra Quarezemin com "Formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica na modalidade EaD: ensino de língua materna e a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação"; Maria Luisa Furlan Costa e Maria Aparecida Crissi Knuppel com o artigo "As representações sociais do trabalho do tutor presencial: limites e possibilidades"; Rui Trindade, vinculado à Universidade do Porto, Portugal, com o texto "Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspectiva docente na E-Learning".

E, por fim, Mára Lúcia Fernandes Carneiro e Milene Selbach Silveira, por sua vez, apresentam 65 objetos de aprendizagem que foram produzidos em núcleo específico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, refletindo sobre estes objetos como elementos facilitadores na educação a distância.

Nestes termos, os editores encerram o ano de 2014 com um número recorde de dossiês especiais para a Educar em Revista: quatro ao todo. Considera-se que foi um ano excepcional, e que os próximos dossiês especiais poderão ser limitados conforme a reformulação do regimento de nosso periódico, visando o aumento das demandas editoriais dos números sequenciais, e a rigorosidade das exigências advindas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO), em direção a um processo de padronização e internacionalização de nossas revistas acadêmicas brasileiras.

Ademais, na certeza de um dever muito bem cumprido por parte da equipe de trabalho da Educar em Revista ao longo de 2014, desejamos uma boa leitura deste número especial e convidamos aos interessados à submissão de artigos em nossa demanda contínua, considerando as diretrizes para autores publicadas em nosso site.

Curitiba, dezembro de 2014.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2014
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