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Editorial

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Caro(a)s Leitor(a)s,

Quando anunciamos, em junho 2013, o início das atividades do "Projeto Memória"1 1 "[...] iniciamos o 'Projeto Memória' com o desafio de publicar todos os números desde o seu início no formato on-line e disponibilizá-los no seu site na Plataforma SER" (BENCOSTTA, 2013, p. 2). , toda a nossa equipe destinou zelo e dedicação na concretização de um importante passo na história da Educar em Revista, qual seja, disponibilizar no formato on-line todo o material publicado neste periódico, desde o seu primeiro volume, publicado no ano de 1977.

Neste momento, é com bastante satisfação que damos conhecimento a toda a nossa comunidade de consulentes que esta etapa foi concluída com pleno êxito. Dessa forma, incorporamos ao acervo já existente na Plataforma SER (www.ser.ufpr.br) a parte da coleção cujos volumes apenas existia em seu formato impresso, que era de difícil acesso aos pesquisadores. Portanto, desde já pode ser consultada a coleção completa composta por 778 (setecentos e setenta e oito) artigos, 58 (cinquenta e oito) resenhas, 52 (cinquenta e dois) editoriais, 33 (trinta e três apresentações), 18 (dezoito) documentos, 5 (cinco) conferências, 5 (cinco) informes/notícias e 4 (quatro) depoimentos, totalizando 15.136 (quinze mil, cento e trinta e seis) páginas digitalizadas.

Certamente, todo esse esforço é compartilhado com os editores que vivenciaram a implantação da plataforma SER na Universidade Federal do Paraná, assim como daqueles que antecederam o processo de digitalização das revistas impressas para o formato digital. E aproveitando este momento, apresentamos a tabela a seguir, como convite a (re)visitar esta produção e conhecer o percurso deste periódico que se tornou, ao longo de sua história, um dos mais conceituados na área de pesquisa da educação brasileira.

Dando continuidade a este editorial, para este volume, o dossiê que brindamos a(o)s nosso(a)s leitore(a)s foi organizado pelas professoras Elisa Maria Dalla-Bona (Universidade Federal do Paraná – UFPR) e Maria Amélia Dalvi (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES) que, intitulado Leitura e escrita literária na Educação Básica. O que tem a dizer a pesquisa contemporânea?, coube-lhes fazer sua apresentação.

No que diz respeito à seção de demanda contínua, a mesma está disposta com a contribuição de interessantes artigos. Iniciamos com aquele de autoria de Elaine Cátia Maschio (Centro Universitário Internacional – UNINTER) intitulado Experiências comunitárias na organização das escolas étnicas italianas da cidade de Curitiba. Nele, a autora, como o próprio título indica, buscou interpretar a organização dessa modalidade de ensino, entre os anos de 1880-1900, diante da falta de escolas públicas nas regiões de colonização estrangeira.

Chegou da Espanha a contribuição dos professores M. Begoña Alfageme e Pedro Miralles (Universidade de Murcia, Espanha). Seu artigo, El profesorado de Geografía e Historia de ensenãnza secundaria ante la evaluacíon, propõe discutir a partir de pesquisa realizada com professores espanhóis o tema da avalição da aprendizagem frente às suas práticas.

Na sequência, temos o artigo Da reificação ao reconhecimento das pesquisas qualitativas em educação de autoria de Amarildo Luiz Trevisan (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM), que tratará do avanço das pesquisas qualitativas em educação e de que modo é possível pensar novos padrões de reconhecimento das mesmas.

Com o título O estado da arte de pesquisas sobre a educação de surdos no Brasil de 2007 a 2001, as autoras Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez e Cássia Geciauskas Sofiato (Universidade de São Paulo – USP) apresentam os resultados de uma pesquisa decorrente do levantamento das dissertações e teses defendidas no Brasil que trataram do tema da educação de surdos e Libras, disponíveis no Banco de Teses da Capes.

No campo de discussão sobre a educação inclusiva, o professor Gilmar de Cravalho Cruz (Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO), juntamente com a professora Rosana Glat (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ) publicam conosco seu artigo Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura. Sua proposta é debater a formação obtida nos cursos de licenciaturas e sua implicação na preparação profissional para a docência com vistas à inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.

Educação a distância na formação profissional continuada de professores da educação básica: Analisando contratos e destratos didáticos a partir de um estudo de caso é o título do artigo de Gilberto Lacerda Santos (Universidade de Brasília – UnB), que investiga a relação entre informática e educação a partir da experiência de professores digitalmente incluídos colocados em situação de alunos de um curso de especialização a distância.

O professor Artur José Renda Vitorino (Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP), em Local, nacional e universal nos estudos históricos de educação comparada: o caso das ações afirmativas na era genômica, contribui para o debate que trata do entendimento das identidades culturais e afetivas existentes no grande panorama da mundialização, colocando em cena o papel do Estado-Nação nos processos de regulação dos sistemas educacionais.

Concluindo nossa seção de demanda contínua, encerramos com a contribuição de Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN) e Maria Arminda Pedrosa (Universidade de Coimbra – Portugal), com o artigo Ensinar ciências na perspectiva da sustentabilidade: barreiras e dificuldades reveladas por professores de biologia em formação. Nele as autoras identificaram os temas relacionados ao ambiente e ao desenvolvimento sustentável que são considerados difíceis de serem ensinados, caracterizando os motivos dessas dificuldades.

Assim, desejamos que aproveitem a leitura de mais este volume.

Curitiba, maio de 2014.

Marcus Levy Bencostta

Editor

  • BENCOSTTA, M. L. Editorial. Educar em Revista, Curitiba, n. 48, p. 1-4, abr./jun. 2013.
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    "[...] iniciamos o 'Projeto Memória' com o desafio de publicar todos os números desde o seu início no formato on-line e disponibilizá-los no seu site na Plataforma SER" (BENCOSTTA, 2013, p. 2).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Jul 2014
    • Data do Fascículo
      Jun 2014
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
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