Acessibilidade / Reportar erro

Museus e Educação Histórica numa realidade contemporânea em transição

Museums and Historical Education in contemporary transitional reality

Resumos

Mudanças contínuas em todas as esferas de nossas vidas parecem afetar a maneira como as pessoas enquanto indivíduos ou coletividades acessam, percebem e compreendem as realidades do presente e do passado. Diante de novas questões que se colocam, os museus e Educação Histórica não podem mais contar com a certeza adquirida pela experiência passada, pelas observações, estudos e pesquisas. É imperativo explorar esta realidade em mudança nos diferentes setores da vida, para que seja possível entender o papel dos museus e de outros locais da Educação Histórica nesse novo ambiente em transição. A maneira pela qual nós pensávamos e entendíamos a relação entre os museus e a Educação Histórica e, por esse motivo, ensinar, aprender e pesquisar História, devem ser reconsiderados, re-analisados e re-teorizados, levando-se em consideração a co-existência de ambos, suposições novas e tradicionais, conceitos e pré-conceitos, idéias, processos e realidades. Este trabalho discute as implicações do amplo uso da tecnologia eletrônica em relação ao aprendizado da História, especialmente no ambiente do museu, e noções do espaço em transição e processos de transição relacionados ao caráter virtual das percepções contemporâneas e representações da realidade e das fontes históricas. A discussão é baseada, principalmente, em observações relacionadas ao extenso uso público geral da História, especialmente da história oral, na esfera pública.

Educação Histórica; Museus; Tecnologia eletrônica; História oral


Continuous change in all spheres of our life seems to affect the ways in which people as individuals and collectivities approach, perceive and understand present and past realities. Both museums and Historical Education can no longer rely on certainties acquired through past experience, observations, studies and research, since new questions come to the fore. It is imperative to explore this changing reality in different sectors of life in order to understand museums' and Historical Education's location and role in this new transitional environment. The way we used to think of and understand museums and Historical Education and, for that matter, teaching, learning and research, needs to be reconsidered, re-analyzed and re-theorized, taking seriously into account the co-existence of both new and traditional assumptions, conceptions and pre-conceptions, ideas, processes and realities. The paper discusses the implications of the broad use of electronic technology in relation to history learning, especially within the museum environment, and notions of transitional space and transitional processes related to the virtual character of contemporary perceptions and representations of reality and historical sources. The discussion is especially based on observations related to the general broad public use of History, and especially of oral history, in the public sphere.

Historical Education; Museums; Electronic technology; Oral history


Museus e Educação Histórica numa realidade contemporânea em transição* * Texto traduzido do original "Museums and History Education in contemporary transitional reality" por Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, Luciana Braga Garcia, Maria Auxiliadora Schmidt e Tânia Braga Garcia.

Museums and Historical Education in contemporary transitional reality

Irene Nakou

Professora Assistente, University of Thessaly, Grécia

RESUMO

Mudanças contínuas em todas as esferas de nossas vidas parecem afetar a maneira como as pessoas enquanto indivíduos ou coletividades acessam, percebem e compreendem as realidades do presente e do passado. Diante de novas questões que se colocam, os museus e Educação Histórica não podem mais contar com a certeza adquirida pela experiência passada, pelas observações, estudos e pesquisas. É imperativo explorar esta realidade em mudança nos diferentes setores da vida, para que seja possível entender o papel dos museus e de outros locais da Educação Histórica nesse novo ambiente em transição. A maneira pela qual nós pensávamos e entendíamos a relação entre os museus e a Educação Histórica e, por esse motivo, ensinar, aprender e pesquisar História, devem ser reconsiderados, re-analisados e re-teorizados, levando-se em consideração a co-existência de ambos, suposições novas e tradicionais, conceitos e pré-conceitos, idéias, processos e realidades. Este trabalho discute as implicações do amplo uso da tecnologia eletrônica em relação ao aprendizado da História, especialmente no ambiente do museu, e noções do espaço em transição e processos de transição relacionados ao caráter virtual das percepções contemporâneas e representações da realidade e das fontes históricas. A discussão é baseada, principalmente, em observações relacionadas ao extenso uso público geral da História, especialmente da história oral, na esfera pública.

Palavras-chave: Educação Histórica; Museus; Tecnologia eletrônica; História oral.

ABSTRACT

Continuous change in all spheres of our life seems to affect the ways in which people as individuals and collectivities approach, perceive and understand present and past realities. Both museums and Historical Education can no longer rely on certainties acquired through past experience, observations, studies and research, since new questions come to the fore. It is imperative to explore this changing reality in different sectors of life in order to understand museums' and Historical Education's location and role in this new transitional environment. The way we used to think of and understand museums and Historical Education and, for that matter, teaching, learning and research, needs to be reconsidered, re-analyzed and re-theorized, taking seriously into account the co-existence of both new and traditional assumptions, conceptions and pre-conceptions, ideas, processes and realities. The paper discusses the implications of the broad use of electronic technology in relation to history learning, especially within the museum environment, and notions of transitional space and transitional processes related to the virtual character of contemporary perceptions and representations of reality and historical sources. The discussion is especially based on observations related to the general broad public use of History, and especially of oral history, in the public sphere.

Keywords: Historical Education; Museums; Electronic technology; Oral history

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 16 fev. 2005

Texto aprovado em 17 nov. 2005

NOTA DE RODAPÉ

  • ANNIS, S. The museum as a staging ground for symbolic action. Museum, n. 151, p. 168- 171, 1987.
  • ASHBY, R. Dealing with conflicting information: students' approaches to historical sources and their concept of evidence. In: KOKKINOS, G.; NAKOU, I. (Eds.). Approaching history education in the beginning of the 21st Century. Athens: Metaixmio, 2005.
  • DUNCAN, C. Civilizing rituals: inside public art museums. London and New York: Routledge, 1995.
  • HORNE, D. Reading museums. In: BOYLAN, P. (Ed.). Museums 2000 - Politics, people, professionals and profit. London: Museum Association - Routledge, 1989.
  • HUYSSEN, A. Twilight memories: making time in a culture of amnesia. London: Routledge, 1995.
  • KAVANAGH, G. (Ed.). Making histories in museums. London and New York: Leicester University Press, 1996.
  • ______. Dream spaces - memory and the museum. London and New York: Leicester University Press, 2000.
  • LEE, P. Towards a concept of historical literacy. In: KOKKINOS, G.; NAKOU, I. (Eds.). Approaching history education in the beginning of the 21st Century. Athens: Metaixmio, 2005.
  • LIAKOS, A. To ask or to listen carefully? Culture heritage policies. Cogito, n. 1, p. 58- 61, 2004.
  • LOWENTHAL, D. The past is a foreign country. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
  • MACDONALD, G. F. Change and Challenge: museums in the information society. In: KARP, C. I. LAVINE, S. D. (Eds.). Museums and communities: the politics of public culture. Washington: Smithsonian Institution Press, 1992.
  • MACLUHAN, M. Understanding media: the extentions of man. London: Sphere Books Limited, 1967.
  • NAKOU, I. Children's historical thinking within a museum environment: an overall picture of a longitudinal study. In: DICKINSON, A.; GORDON, P.; LEE, P. J. (Eds.). Raising standards in history education - international review of history education. London: Woburn Press, 2001. v. 3.
  • THOMPSON, P. The voice of the past - oral history. Athens: Plethron, 2003.
  • WITCOMB, A. Re-Imagining the museum - beyond the mausoleum. London and New York: Routledge, 2003.
  • *
    Texto traduzido do original "Museums and History Education in contemporary transitional reality" por Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, Luciana Braga Garcia, Maria Auxiliadora Schmidt e Tânia Braga Garcia.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Set 2014
    • Data do Fascículo
      2006

    Histórico

    • Aceito
      17 Nov 2005
    • Recebido
      16 Fev 2005
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: educar@ufpr.br